quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Afinal porque não estamos no 1º lugar?

O Sporting chega à paragem do campeonato em 3º lugar, a 6 pontos dos comandantes da Liga. Mantém a melhor posição até agora alcançada na tabela mas vê aumentar a distância que o separava do topo, por força de uma derrota (SLB) e um empate (AAC). Estes resultados estão inseridos naquela que é até agora a pior série no que diz respeito aos jogos fora de casa, completando 2 jogos sem vencer. 

Aproveitando a paragem fazemos agora uma retrospectiva do que foram as 13 jornadas e como é que perdemos os 12 pontos que nos faltam. 



  
Sporting 1- Olhanense 1 (2 pontos)
Um resultado nitidamente influenciado pelo Xistrema. A arbitragem de Xistra foi tão perniciosa para o Sporting que se não foi encomendada pareceu. Penalty e expulsão por assinalar quando o resultado estava ainda 0-0 e um golo limpo anulado a Postiga foram de mais para uma equipa que iniciava o campeonato. Paradoxalmente esta foi, quanto a mim, uma das melhores exibições do Sporting em Alvalade este ano que infelizmente não redundou nos 3 pontos que, em condições normais, teriam sido alcançados.

Beira-Mar 0 – Sporting 0  (2 pontos)
Talvez a exibição mais feia do Sporting na Liga este ano. Primeira parte completamente deitada fora, num jogo de baixa qualidade no jogo ofensivo que produziu apenas uma oportunidade de golo clara nos 90  minutos.

Sporting 2 – Marítimo 3 (3 pontos)
O pior resultado até agora por ter sido em casa e por se inserir numa sequência verdadeiramente tenebrosa, que levou muitos a decretar a morte do Sporting como candidato ao título. E para que tal sucedesse conjugaram-se os erros de Pedro Proença a roçar o escândalo: golo limpo anulado, um golo do adversário marcado com o ombro, penalty por marcar, expulsão perdoada. Vaidoso como é, Proença não terá querido ficar atrás de Xistra. Mas não foi só. Os 3 golos sofridos em jeito de oferta fizeram lembrar o Sporting das 2 últimas épocas, a que se somou a lesão de Jeffren, quando este acabava de empatar o jogo a 2.

SLB 1 – Sporting 0 (3 pontos)
O derby interrompeu uma série vitoriosa de 7 vitórias consecutivas. Derrota frustrante pelo sabor a injustiça e pela falta de engenho para contornar o autocarro vermelho, após expulsão de Cardoso e pelo penalty no lance de judo sobre Onyewu. Quem viu o jogo dificilmente deixará de concluir que, independentemente do resultado, a distância entre as equipas, no futebol produzido, não é tão grande como se podia supor à partida.

Académica 1- Sporting 1 (2 pontos)
Sendo o mais recente, está ainda fresco na memória de todos. Empate com sabor a derrota, especialmente pelo volume de oportunidades desperdiçadas que nos tinham permitido vencer o jogo com tranquilidade.

Conclusão
Não é propriamente uma novidade, mas é indiscutível que o Sporting, dos 3 grandes, tem sido o mais afectado pelas decisões dos árbitros. E é indiscutível que há um  padrão:  sempre que o Sporting perdeu pontos aos erros próprios teve ainda que somar a contrariedade de erros arbitrais. É fácil contabilizar os pontos que nos foram retirados directamente pela acção dos senhores de preto mas nunca se conseguirá apurar os danos que isso provocou na confiança de uma equipa que, além de estar ainda em formação, tem ainda que superar a desconfiança interna e externa gerada por anos consecutivos de más decisões. Não faço das questões da arbitragem um álibi, até porque há evidências de que temos ainda muito trabalho de casa para fazer, mas sem parar a  intervenção externa nunca saberemos muito bem o que podemos valer.

Dizia o PLF da @BancadaNova que o Sporting tem ainda que melhorar a sua média de pontos porque os “últimos campeões: 2011 - FCP = 84pts; 2010 - SLB = 76pts; 2009 - FCP = 70pts; 2008 - FCP = 69pts; 2007 - FCP = 69pts.” Ou seja,  “numa projecção simples (simplista!): FCP+SLB = 2,54pts/jogo, final seria 76pts. SCP = 2,08pts/jogo, final seria 62pts.”  

Essa melhoria é possível e até pode ser considerada visível nos últimos resultados, mesmo tendo em conta que a equipa, mesmo assolada por lesões, revelou progressos ao nível do jogo defensivo (desde a 5ª jornada que não sofre mais do que um golo por jogo) e desde aí que só não marcou no derby e mesmo aí, perante um dos adversários mais difíceis, podia tê-lo feito. Isto é, ao contrário do jogo com o Beira-Mar, que também havia ficado a zero, construiu ocasiões suficientes para o fazer e isso é também um bom indicativo. 

Obviamente que, face ao que é o campeonato português, a missão "titulo nacional" não é impossível mas está muito dificultada face ao atraso actual e a manterem-se as prestações dos que nos precedem na classificação. Como foi muito bem caracterizada aqui ontem pelo LMGM e alguns dos comentários que se seguiram, o campeonato do Sporting é o próximo jogo, por sinal já hoje com o Marítimo. 

7 comentários:

  1. Leão de Alvalade, uma pequena correcção, o primeiro jogo é Sporting 1 - 1 Olhanense e não Marítimo ;)

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Podemos queixar-nos do jogo com a Olhanense e o Maritimo. Deveríamos ter ganho os 2, não fossem os erros do árbitro. Teríamos mais 5 pontos e estaríamos a apenas 1 ponto de SLB e FCP. Em termos anímicos a diferença era grande.

    ResponderEliminar
  3. Porque o Pinto da Costa não deixou.

    Passei para desejar a toda a equipa redatorial, que eu muito admiro, um Natal Feliz junto dos que vos são queridos.

    Beijos com sabor a canela


    PS - Que o Pai Natal nos traga a prenda que andamos a pedir para logo... uma Passagem Marítima para o Jamor

    ResponderEliminar
  4. Onde é que estava quando no ano passado o Benfica sofreu do mesmo problema no início do campeonato relativamente aos senhores de preto? Ah, já me lembro, a fazer de conta de que nada se passava!...

    Já agora, bem que podia fazer também uma lista de jogos favorecidos este ano... É que não sei se já não foram compensados totalmente!

    Ah, e já agora, mais uma vez, querem transformar uma vitória limpa do Benfica sobre o vosso clube num roubo arbitral... Enfim, não aprendem que o campeonato não se esgota nesse jogo. Enfim, cada um tem o seu campeonato!

    Feliz Natal! Já não era Natal para vocês à já uns anos! Ao menos isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. filipe araujo

    "ah",mas sao verdes

    ResponderEliminar
  6. este ano ja fomos compensados totalmente com 3 penalties em 20 minutos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)