terça-feira, 22 de maio de 2012

Adrien, um erro de Sá Pinto e Paulinho

Não precisei de ver as boas exibições com a camisola da Académica para ver qualidades em Adrien Silva, como se poderá ler aqui, chamando à atenção para os comentários que se seguiram então. O jogador completou com distinção o estágio em Coimbra, terminando a época como o melhor jogador em campo na Taça de Portugal, parecendo quase natural o seu regresso ao plantel principal do Sporting. Plantel ao qual já havia pertencido, talvez cedo demais, mas onde evidenciou qualidades suficientes para evitar dispêndios mais ou menos inúteis com jogadores como Maniche e Zapater, por exemplo. E pode agora, estou em crer, desempenhar papel semelhante em importância que alguns dos que estamos habituados a ver a titulares, sendo mais barato.

O percurso que parecia natural está agora assombrado pela reacção de alguns  à qualidade do seu desempenho como profissional na final da Taça, pelo regozijo natural da sua reacção à vitória, que ganharam mais relevo por causa da chamada de atenção de Sá Pinto na conferência de imprensa que antecedeu a final. Estas foram para mim um erro de Sá Pinto, uma precipitação causada pela vertigem de um vitória anunciada que não se concretizou. 

Tenho sérias dúvidas que seja legitimo limitar as declarações de um jogador que, mesmo pertencendo-nos, representa outra camisola. Mas, concedendo de barato essa legitimidade que me parece estranha, também me parece inadequada a censura pública nas circunstâncias em que ocorreram. Isto porque me parece avisada a velha máxima "elogios públicos, criticas privadas", sabendo como sabemos que o mais pequeno caso depressa pode ser transformado num dramalhão de proporções épicas. Se Adrien desrespeitou códigos ou ordens expressas, se excedeu nas declarações, o assunto devia ter sido resolvido dentro de portas, estou certo que Sá Pinto e os demais elementos da SAD concordarão com o método.

Também me arrepio em ler declarações de um jogador que nos pertence e tem ainda por cima muitos anos de casa dizendo quer ganhar. Mas é possível esperar outra coisa? Ficaria bem pior imaginá-lo a facilitar-nos um jogo ou fazer o que achamos que muitos fazem quando defrontam a casa-mãe, lesionando-se subitamente. Mais estranho ainda é ler os lamentos dos Sportinguistas relativamente ao empenho dos nossos jogadores da final e ver que alguns não querem aquele que durante os 90 minutos foi o melhor exemplo do que deve ser a entrega de um profissional em campo.

Adrien no Sporting ou noutro lugar qualquer será um jogador de quem se falará no futuro, assim tenha a sorte indispensável. Com apenas mais um ano de contrato o assunto não devia ser outro que não o "renova Adrien" ao invés do "no Sporting nunca!"

Sobre as palavras de Paulinho relativamente a Domingos, compreendo o desabafo caso as coisas tenham ocorrido como ele as pôs, mas preferia que não tivessem ocorrido. Domingos tem respeitado o silêncio sobre o Sporting e creio que o Sporting deveria fazer o mesmo em relação ao ex-treinador. Como em qualquer divórcio o melhor é o silêncio sobre o passado, todos ganham. Neste caso concreto preocupa-me o Sporting obviamente,  onde já há ruído em excesso.


18 comentários:

  1. eu no caso adrien, era chama-lo ao plantel e propor-lhe renovaçao, e dizia: "so quero que mantenhas a garra que tinhas em coimbra, agora ao serviço do sporting"

    alias ainda bem que quer ele quer o cedric deram tudo pela academica( tal como o wilson fez em olhao) nos jogos contra o sporting. deram cacetada quando foi preciso, fizeram anti jogo quando necessario, quiseram ganhar e foram profissionais.

    antes assim, do se constiparem de vespera, ou torcerem o dedo do pé e não poderem jogar, ou mesmo no proprio jogo terem medo de por o pé.

    quanto a historia do Paulinho, no inicio da epoca saiu a historia que o domingos, tinha proibido as brincadeiras dos jogadores com ele no inicio dos treinos

    ResponderEliminar
  2. Concordo mas não exageremos. Adrien só foi o melhor em campo devido à mediocridade geral dos jogadores do Sporting.

    E foi o melhor em empenho não haja dúvidas.

    Mas há algo que não me sai da cabeça e hei-de confirmar no futuro.
    Tivesse ele vestido de verde e branco e decerto que o empenho demonstrado na entrada sobre o Polga tinha sido coroada de falta e colorida de cartolina vermelha.

    O empenho dos jogadores do Sporting é um mimo para os arbitros. Que o diga o Rinaudo.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  3. No caso do Paulinho mais um erro de quem o deixou falar. Presidente para presidir, treinador para treinar e roupeiro para arrumar, com todo o respeito quanto a condiçao do Paulinho se calhar deve ter outras funçoes no Sporting visto que ja extravassa as simples funçoes que lhe foram atribuidas, por exemplo, se o presidente da Galp quisesse despedir um gasolineiro era feito no mesmo dia sem lamentaçoes e se pensarmos que a piramide no sporting esta invertida de tal forma que um roupeiro pode vir a publico falar da sua situaçao contratual, qualquer coisa vai mal no Sporting

    ResponderEliminar
  4. Como é hábito um brilhante texto e cheio de oportunidade.

    Adrein é de caras um jogador que "cabe" no Sporting. Urge renovar rapidamente o seu contrato e acabar com esta novela.
    Umas belas fotos dele com os dirigentes e treinador no anuncio de renovação faria mais do que qq outra declaração sobre o assunto.

    Paulinho é um símbolo do Sporting. Não cabe na cabeça de ninguém que isso pudesse algum dia ser feito. Domingos, que conhece bem o futebol português, não iria cometer esse erro, afrontando o carinho e simpatia que todos nutrimos pelo Paulinho. Se o fez, errou.
    Eu preferiria que nada disso fosse agora falado, até pq Domingos é passado e tem tido um comportamento fora do Sporting (há semelhança do que teve dentro) muito digno e respeitador.

    Mas enquanto não começar o Europeu, tb já sabemos que qq "peidinho" em Alvalade vai ser alvo de todo o escrutínio da comunicação social.

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  5. Ainda custa destilar a tristeza e agonia do jogo. Ninguém me tira da cabeça que com Carriço e André Martins titulares a história tinha sido bem diferente, desde Bilbao que lhes sinto a falta no 11.
    A Direcção terá de se esforçar por conter os danos, a capa d'ABola é um bom princípio, enalteçam-se os jogadores, aponte-se baterias para a nova época! É uma questão de dias -- não tarda começa o Euro para absorver todas as capas. E trabalho, muito, de porta fechada.

    ResponderEliminar
  6. Post muito certeiro Lda! Tive no Jamor e claro que a quente não gostei de algumas atitudes que tiveram mas, mais a frio, reconheço que é importante que este "caso" seja ultrapassado.

    Temos é ter o Adrien e Cedric do nosso lado! Já chega os mafiosos do Norte roubarem-nos os jogadores que queremos comprar.

    Adrien é nosso e deve renovar!

    PM

    ResponderEliminar
  7. O Sporting pouco aprende com os erros que comete, a 2 anos quis resgatar o André Santos em Janeiro e não consegui, porque não tinha essa opção, e pelos vistos este ano também não tinha essa opção sobre os jogadores emprestados. Assim consegui queimar dois jogadores injustamente, um foi o Renato Neto que devia ter ficado a jogar e evoluir, aonde estava e outro foi o Adrien, que devia ter vindo em Janeiro para jogar, porque tinha lugar no Sporting, e em vez disso esta-se a criar uma onda ( injusta )na maioria dos blogs leoninos contra o rapaz.Depois admiram-se se não renovar o contrato, como tem acontecido com muitos.
    Quanto ao Paulinho, meteu o pé na poça, mas isto é um problema do Sporting, toda a gente ( entenda-se direcção e funcionários ) fala e emite opinião, quando deviam lemitar-se a cumprir com as suas funções.
    Assim, não vamos longe, depois de um ano aonde as assistências no estadio aumentaram, os maus exemplos continuam a vir de dentro.
    G. Leão

    ResponderEliminar
  8. Ser do Sporting passa por neste momento olhar para o Adrien com orgulho.
    Eu estou orgulhoso do Adrien ter feito uma grande exibição (como as outras 2 que fez esta época contra o Sporting).
    Se ele fosse jogador do porto ou do benfica, teria apanhado um virus estranho na vespera do jogo que o impediria de alinhar.
    Mas eu sou do Sporting e orgulho-me que o Sporting não tenha tido uma atitude à porto ou à benfica. Custou-nos a Taça de Portugal? Provavelmente. Mas no fim ganhou o Sportinguismo.

    Quanto ao Paulinho, sendo verdade o que ele disse (e não quero acreditar que se instrumentalize o Paulinho para diabolizar o ex-treinador do Sporting), o Domingos devia era ter sido despedido no segundo a seguir a ter sugerido a saída do Paulinho.
    O dia em que uma direcção do Sporting decida tirar o Paulinho da equipa, será o dia em que me vou passar de vez e rasgo o cartão de sócio. Porque o Paulinho é o Sporting.

    ResponderEliminar
  9. Mas será que o pessoal ainda não reparou que o Adrien quer-se é pôr a milhas de Alvalade?Já deve ter alguma oferta e está a fazer tudo para ser odiado em Alvalade para sair.

    ResponderEliminar
  10. Grande, grande post. Sem tirar nem pôr, em cheio. Parabéns. Quer-se dizer, então o homem passa uma época com mais vinte e tal pessoas, a sofrer, a jogar, a ser feliz e miserável, a compartilhar tudo o que é jogo e emoção com os colegas, e de repente querem que ele faça de conta que isso não existe porque joga contra nós? Das duas uma: ou punham uma cláusula que o impedisse de jogar contra nós, ou então calam-se. E o Sá Pinto aí falhou à grande. Também concordo sobre o Domingos. Tem respeitado completamente o Sporting (é e sempre foi um senhor, até prova em contrário) e nesse sentido também deveriam agir todos os elementos do clube. Parabéns pelo post. Razoável, equilibrado, ponderado. Como deve ser o grande adepto.

    ResponderEliminar
  11. Leiam esta reflexão. vale a pena

    http://abancadanascente.blogspot.pt/2012/05/ainda-o-caso-adrien-e-os.html

    ResponderEliminar
  12. Só quem não tem a mínima noção do que é jogar futebol (atenção que nem sequer afirmo que quem acusa Adrien não percebe o que é uma equipa de futebol profissional, daquelas assim a modos que mesmo à séria e tal...), é que pode acusar o Adrien...

    Eu que até joguei futebol federado alguns anos não vou recorrer a esse exemplo. Apenas me recordo das peladinhas na rua ou na escola contra os amigos, colegas e vizinhos e em como dava tudo o que podia para vencer a equipa adversária... Que numa hora eram uns e na seguinte já eram outros, que ainda no jogo anterior tinham sido 'colegas' de equipa...

    Acusar o Adrien por ter dado td o que tinha no sentido de conquistar um título é apensa e só... ESTÚPIDO.

    É estúpido, mas acreditem que nem sequer é muito surpreendente. Afirmava no final do jogo que, depois da exibição que o Adrien acabara de protagonizar, qd e se regressasse ao SCP teria a sua vida complicada perante uns certos adeptos do SCP que no que concerne a usar a cabeça em prol do SCP apenas o fazem para usar bonés alusivos ao clube...

    Pois "meu dito, meu feito"... e nem sequer for preciso confirmar o regresso deles entre nós...

    Mais uma vez um excelente post, amigo LdA!

    A desilusão é gde, mas para o ano sp que dispuser de disponibilidade, saúde e dinheiro, lá estarei a apoiar o SCP!

    ResponderEliminar
  13. Morreu Manolo Vidal...

    Agora a angustia por termos perdido a Taça de Portugal cresce...

    O Manolo resistiu td este tempo, quase me atrevo a dizer que resistiu até poder partir mais descansado e feliz: com o seu Sporting campeão da Taça de Portugal. Infelizmente não foi assim...

    Dias mt tristes os que vamos vivendo.

    Obrigado Manolo. Por tudo. Até sempre.

    ResponderEliminar
  14. Ainda em relação ao Adrien a questão não é o profissionalismo, que é bom que o tenha, mas sim a forma como expressou o que pensava. E para os que não sabem, a Académica também estava em black-out, o que torna ainda mais incomprensível as declarações do Adrien. só faltava o Cedric também ter falado.
    Só não vê quem quer, o porquê do Adrien se ter posto em bicos de pés

    ResponderEliminar
  15. Subscrevo esta análise (mais uma) brilhante do Lda. Receio que o costume venha a acontecer. Adrien ir parar ao FCP ou ao SLB. Muitas vezes temos o que merecemos. Os farnerudes e os pongolles é que são bons!

    Com um velho leão como foi Manolo Vidal nos corredores de Alvalade, estas e outras coisas más não teriam sucedido ao Sporting. Ele sempre soube defender e afirmar os nossos valores. Paz à sua Alma.

    ResponderEliminar
  16. Quando o Adrien começou a despontar nos juniores e depois na equipa principal, achei que ele tinha qualidades para assumir o lugar do Moutinho quando este fosse para o estrangeiro.

    Com o filme que alguns sportinguistas estão a arranjar, temo que vai acontecer isso mesmo...

    ResponderEliminar
  17. Sempre axei Adrien um jogador de qualidade, com garra e ambição. Axo lamentável q se critique um jogador por querer ganhar, mesmo tando do outro lado da barricada. Tomara a nós q tds os nossos jogadores mostrassem a mesma ambição e o mesmo empenho!!!! Tragam-no de volta ao nosso plantel e renovem!!! É deste tipo de jogadores q precisamos, ainda por cima formado por nós!!!

    ResponderEliminar
  18. Excelente post. O Adrien tem apenas um ano de contrato o que fragiliza a posição do Sporting. Eis um exemplo claro daquilo que tem sido a péssima gestão dos activos do clube. O Adrien foi sucessivamente dispensado para rodar e completar o seu período de crescimento. Quando esse período se aproxima do fim e o jogador está próximo da regresso, até em função do seu inegável crescimento desportivo, constata-se que a relação com o clube está a concluir-se.(Nesta altura não é necessário estar muito bem informado para perceber que outros olhos gulosos apontam para Adrien com um indisfarçável apetite) Isto para não referir que a sua saída -como muito bem referido para viabilizar os Maniches e Zapateros deste mundo - já deixou muito a desejar enquanto puro acto de gestão desportiva.
    A polémica sobre as declarações do Adrien são apenas estúpidas. Feitas por gente sem cabeça ou, no caso de Sá Pinto, num momento de menor acerto.As referências negativas ao seu elevado desempenho apenas imbecilidade pura. Temo no entanto um clima no clube pouco propício ao jogador. Ainda ontem na Antena Um o comentador que representa o Sporting se referia às perdas de tempo protagonizadas pelo Adrien durante a partida enquanto expressão de um comportamento anti-desportivo e apelava a uma "cultura do Sporting" que, ao que se entendia, Adrien não parecia estar preparado para representar.
    Quanto às declarações do Paulinho, lamento-as. Domingos - um bom treinador que nos proporcionou bons momentos esta época - tem tido um comportamento inatacável, preservando o Sporting e mostrando um respeito enorme pela instituição. Gente com responsabilidade deveria preservar o treinador, independentemente dos detalhes sobre as questões de relacionamento que se passaram durante a sua passagem pelo clube. Mas, importa relativizar as coisas e não colcoar tudo no mesmo plano, confundindo alhos com bugalhos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)