terça-feira, 15 de maio de 2012

As eleições no Sporting e o saco de gatos

Os rumores já circulam há algum tempo mas havia prometido a mim mesmo não os alimentar. Hoje, com a generalidade dos meios de comunicação social a darem-lhes espaço e com o "O Jogo" a fazer deles capa o assunto torna-se incontornável.

Como é bom de ver é de esperar que os rumores não sejam mais do que isso mesmo e venham na continuidade de noticias mais ou menos do mesmo género e que aparecem sempre antes dos compromissos importantes. Já foi assim antes do jogo com o Bilbau, antes do derby e agora antes da final da Taça. 

Caso sejam mais do que rumores e as noticias de eleições venham a ser confirmadas trata-se de mais um episódio lamentável, difícil de qualificar e inaceitável para a generalidade dos Sportinguistas, acabando por confirmar o que se dizia desta lista no momento eleitoral de Março de 2011 e que tanto Godinho Lopes se esforçou por contrariar: um saco de gatos sem consistência para zelar pelos interesses do Sporting.

Provocar eleições em vésperas do inicio de uma temporada em que os Sportinguistas depositavam fundadas esperanças, é não só hipotecar a preparação da época e o seu desenrolar, mas também uma traição não só aos adeptos mas também a todo um grupo de trabalho liderado por Sá Pinto pelo ruído que viria a introduzir. Isto sem ignorar que num ápice pertencer ao plantel passaria de desejo de qualquer profissional - pelo valor que o grupo possui já e pelo que promete - a um pesadelo que qualquer se quer esquivar.

Pior, eleições nesta altura poderia ser o repasto ideal para todos quantos não gostam verdadeiramente do Sporting, sportinguistas ou não, com o clube partido em trincheiras. No limite poderíamos ver a degladiarem-se em facções opostas membros da actual direcção, com a roupa suja exposta na praça pública.

Vinco novamente o meu desejo de que tudo não passe de rumores. Mas, a ser verdade, ver-me-ei obrigado a repensar a minha relação com o clube. Não na minha condição de sócio e de adepto Sportinguista, que em todo lado me orgulho de exibir, mas na proximidade com que o faço. É que já estou cansado de ver à frente do Sporting reputados profissionais, gente com nome na praça, mas que a partir do momento em passam as portas de Alvalade não são capazes de levantar os olhos do próprio umbigo.

Talvez o Sporting em que eu acredito, de gente capaz de assegurar a vontade e legado dos nossos fundadores, e que nos tornou numa referência nacional e internacional no meio desportivo, não passe já de uma elaboração mental sem qualquer correspondência com a realidade.


Acredito que haja dissensões e pontos de vista diferentes, isso é um percurso normal na vida de uma instituição. A forma como se sai desses impasses revela a estatura dos seus intervenientes.

20 comentários:

  1. quando um dos nomes do contra que aparece é o rui paulo figueiredo( sim é este o tal maçon que toda a gente "fala" que ameaça bater com a porta, é deixa-lo ir.

    eu acho que nao tinha logica o presidente ceder agora, depois de ter dado apoio e voto de confiança ao PPC

    ResponderEliminar
  2. Eh pá...
    Não sendo eu um apoiante do Godinho Lopes, de todo... Até nem via com maus olhos este passo...
    Mata 2 coelhos de 1 cajadada:
    - "resolver" o problema PPC, queimando o menos possivel o homem e a instituição - porque naturalmente este não faria parte da nova direcção;
    - reforçar e credibilizar a direcção - as ultimas eleições foram ganhas de forma bastante conturbada, e dado o momento actual, acredito que Godinho Lopes ganha as eleições com grande à-vontade, e provavelmente até sem grande oposição (não estou a ver o Bruno de Carvalho a ir lá armar-se em parvo, sabendo de antemão que agora é que não tem hipoteses de todo...)

    ResponderEliminar
  3. Se isto for verdade é gozar com a malta e um gajo farta se destas merdas.

    ResponderEliminar
  4. Sou tentado a concordar com o Hélder Marques. Godinho, ganhando novas eleições, resolvia o problema de PPC e dos críticos (ler Bruno Carvalho). E se as eleições forem feitas no defeso não me parece que o planeamento da época fique em risco. Quanto a isto mau será se tudo já não estiver sobre rodas.
    Com tudo resolvido no inicio da época estaríamos mais fortes para resistir aos tais rumores.

    ResponderEliminar
  5. ja saiu comunicado da direcçao sobre este assunto

    ResponderEliminar
  6. Godinho Lopes já referiu essa possibilidade em várias entrevistas, não pelas razões apontadas de "guerras sobre o tamanho das pilinhas", mas em resultado da negociação com os investidores.

    Se os investidores exigirem que a Direcção tenham um periodo de gestão maior do que um ano esse cenário pode ser real.

    O caso PPC pode vir a sobrar para a direcção mas julgo que esse risco foi assumido por todos e assim sendo esperemos por factos.

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Não deixa de ser ironico, havia quem dizia que com Bruno de Carvalho haveria eleições no prazo de 1 ano, parece que com Godinho também o será.

    Grande é um clube que resiste a isto tudo.

    ResponderEliminar
  8. Longe de mim desejar eleições e não sou apologista de eleições de ano a ano, pois nesse caso não faz sentido mandatos de 3 anos.
    Contudo o cenário não é inverosimil de todo...
    A época futebolistica já está a ser tratada a todo o vapor, pois se assim não fosse nunca se poderia sequer supor que podessemos ter algum êxito.
    É obvio que em ano de Europeu torna-se mais complicado fechar o plantel mais cedo, seja por causa das compras ou das possíveis vendas.
    Que não haja eleições porque o bom trabalho deve continuar.
    Se chegar a haver eleições que sejam no inicio da epoca, quando tudo já estiver em marcha e quando já houverem investidores.
    Talvez ai o Presidente GL queira relegitimar o seu poder e renovar a sua direcção.
    Parece-me o periodo mais aconselhavel.


    Assinado: ViscondeAlvalade

    ResponderEliminar
  9. Leiam o site oficial do Clube e esclareçam as vossas dúvidas. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Cenário de eleições nas vesperas de um possivel titulo para o Sporting, é sintomático, imprensa a funcionar através dos naturais canais clubisticos,não se esqueçam que esta semana ainda vão sair mais 12 ou 13 jogadores do sporting, e claro, nova revolução.
    Noticias sobre a taça de Portugal só mesmo o feito da académica ter chegado onde chegou e porque pedro emanuel até estar a precisar de algum fervor clubistico que sopra do norte, não confundir com norte de alvalade... não desanime Leão de Alvalade já devia estar habitudo,é que o pinto da costa depois de resolver os problemas internos ficou com mais tempo para nos incomodar...
    fiquem bem

    SL

    ResponderEliminar
  11. quando eu vejo os lampiões a falar do ppc é porque estão com medo dele ! e sabem porque? estavão habituados a lidar com totos. ele não brinca em serviço, por muito que custe a muita gente ele esta la para defender o sporting, e não para se servir do clube, (figuiredo maçon)

    ResponderEliminar
  12. Pior que um saco de gatos, só um com o rabo preso! Somos ou não somos diferentes?

    E também temos gente para assegurar que o planeamento da próxima época não seja beliscado!

    Há que arrumar a casa de uma vez por todas!

    A equipa e o treinador já disseram de sua justiça, não adianta nada o frete da claque!

    SL

    ResponderEliminar
  13. LdA,mais uma vez inteiramente de acordo com as suas ideias.Espero que tudo isto não passe de mais uma especulação da imprensa,pois tb eu não me sentiria motivado a continuar a gastar o meu dinheiro em quotas,gamebox e deslocações de mais de 300km de 15 em 15 dias.Quero é estabilidade e responsabilidade e não a chicana permanente!
    SL

    ResponderEliminar
  14. http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicado_150512_93111.asp

    É a "imprensa" que temos...

    ResponderEliminar
  15. Seria um erro crasso ir pra eleiçoes! Temos 1 rumo definido q nos pode levar ao sucesso, e q n deve ser posto em causa. Devia ser 1 motivo de forte uniao. Enq outros (dirigentes e adeptos) por coisas mts mais graves se uniram em torno do seu presidente e clube, no nosso clube julga-se a culpabilidade mesmo antes de saber se ha fundamento e é motivo pra divisao!!! Haja paxorra...será q nunca mais aprendem a lição!!!

    ResponderEliminar
  16. Caríssimo, já há uns meses que tinha escrito noutro local que haveriam eleições em Junho. Exercício de adivinhação? Não, de todo... O caso PPC veio agravar o cenário que já existia e parece-me mesmo que vamos ter eleições, de acordo com um calendário já traçado à muito tempo! A não ser que...os tais investidores não apareçam entretanto, o que baralharia as contas!

    ResponderEliminar
  17. Quando no passado domingo um determindo comentador quase garantiu que o Sporting iria para eleições logo após a final da taça, era mais do que previsivel que o resto da comunicação social pegasse no assunto, não porque as afirmações do referido comentador tivessem algo de verdadeiro, para porque era, e é, importante desestabilizar antes da única prova que o Sporting pode ganhar na época. Tenho pena que alguns dos " ilustres " sportinguistas não se dispensem de comentar esta eventual situação, alimentando ainda mais a polémica.
    Realmente nós sportinguistas somos diferentes mas muitas vezes diferentes em sentido inverso aos interesses do nosso Sporting.
    Assino por baixo o post.

    ResponderEliminar
  18. Os 'pasquins' têm as costas largas. O tema das eleições antecipadas foi aberto pelo GL na entrevista ao Expresso no fim de 2011.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)