terça-feira, 12 de junho de 2012

Para perceber melhor a demissão de Pereira Cristóvão

Para perceber melhor a demissão de Paulo Pereira Cristóvão, que é o que julgo mais importará aos Sportinguistas, será necessário esperar mais algum tempo. Isto porque não creio que tenham sido apenas as razões invocadas por PPC ( por mais plausíveis que sejam) a conduzirem ao desfecho hoje verificado. Algo se terá alterado radicalmente para que em apenas 2 meses PPC se veja obrigado a reconsiderar novamente a sua presença no CD do clube. 

Olhando para o pode estar por trás da decisão tomada parece-me difícil terem sido razões relacionadas com o processo em que foi arguido, uma vez que o nome do Sporting já não poderá ser dissociado do nome do até agora dirigente que, recorde-se, não foi ainda formalmente acusado de nada. A menos que PPC saiba que a sua audiência perante o juiz de instrução venha introduzir alterações dramáticas.

 Não foi certamente no que disse PPC que encontraremos grandes explicações para o abandono, merecendo realce o momento em que se refere a Luís Duque, Carlos Freitas e Sá Pinto, afirmando emocionado que "o Sporting precisa de gente assim".  A melhor explicação estará no silêncio com que brindou todos os colegas de direcção, incluindo o presidente Godinho Lopes. E a leitura solitária do comunicado que levou a efeito diz o resto.

Tive oportunidade de estar uma vez com PPC em Alvalade, que, como é óbvio, não é o mesmo que "conhecer" alguém. Mas o encontro breve, consolidado pelo que acompanhei directa e indirectamente, serviu para gravar uma imagem de alguém muito focado e até entusiasmado com o muito trabalho que sabia que tinha pela frente e com ideias e convicções bem fundadas. Uma boa surpresa, tendo em conta aquilo que muitas vezes se diz a propósito dos dirigentes do nosso clube. 

Não sei quem ocupará as suas funções ( não me preocupa tanto o nome mas sim a as suas aptidões) , mas mesmo partilhando da ideia que não há insubstituíveis, não duvido que o Sporting deixou de ter no seu centro de decisões um elemento importante. E quem ocupar o seu lugar tem um exemplo de dedicação para seguir e difícil de superar. Tal como ele disse a propósito do trio que dirige a SAD também me parece que o Sporting precisava de mais pessoas como o Paulo Pereira Cristóvão a dirigi-lo. É essa a minha convicção e não é por, aparentemente, ter caído em desgraça, que não o iria afirmar aqui.

Deixo de fora, propositadamente, as questões que envolveram a passagem de PPC pelo CD, como as tão faladas imagens do túnel ou o "caso Cardinal". No tão "bacteriologicamente  puro" futebol português só  as imagens colocadas num túnel do estádio do Sporting poderiam ter o tratamento que tiveram e o desfecho verificado. Quanto ao "caso Cardinal" não vou usar de relativismo moral para o aliviar, aguardando por isso que este se clarifique. E é recusando precisamente esse "relativismo moral" que entendo que, por ora, e até que se faça luz sobre esse caso, o Sporting não tem lições a receber de ninguém, nem tem que suportar remoques de quem está longe, pelo seu passado, de servir de exemplo a ninguém.

P.S.- Já depois de ter colocado o post o Sporting emitiu um comunicado que pode ser lido na integra no site do clube, bem assim como o comunicado integral lido por PPC. Nele está reservado um parágrafo (Aos meus colegas de Conselho Directivo, presidido por Luís Godinho Lopes, peço que nunca se desviem do caminho e que mantenham a raça, a força e a verticalidade sempre demonstrados mesmo quando alguns «moços de recados» anunciaram a desgraça e a cisão entre nós.) que anula parcialmente o que disse acima. Não vi a declaração de PPC em directo e o comunicado que li no jornal "ABola" afinal não era integral como haviam anunciado. Em nome do rigor fica a correcção.

16 comentários:

  1. http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/article1608192.ece

    ResponderEliminar
  2. Tobias Minus - "Taxista Vermelho"12 de junho de 2012 às 23:14

    "...que entendo que, por hora"

    Sem o 'h', se faz favor, a menos que tenha havido alteração acordada ortograficamente.
    Simplesmente por ora, ou, por agora ...

    ResponderEliminar
  3. Olha o vermelhusco minus, "amigo" do MM do Sporting Autêntico,também por aqui debita sentenças!?!

    ResponderEliminar
  4. LdA,
    Este tema é muito difícil de abordar por várias razões.

    PPC é um ex-PJ que tanto na polícia como nos corredores judiciais fez muitas inimizades ao longo dos anos.

    No clube concorreu contra o "establishment" leonino e de repente aliou-se aos seus herdeiros, mais uma vez deixou incomodados alguns, ressentidos outros e tantos outros invejosos com a projecção que alcançou. Alguns deles capazes de lançar teias de longo alcance.

    Foi, desde há muitos anos, o único "duro" a ter assento na direcção do clube, alguém capaz de afrontar o sistema octopodiforme existente no futebol português. Mais uma vez, aqui também não fez amigos.

    Por isso, tenho como certo que vamos ouvir falar no seu nome até à exaustão na CS e que tudo vai servir para achincalhar, menorizar e vilipendiar o nome do clube. Mas tenho a certeza que nunca saberemos verdadeiramente o que aconteceu com PPC.

    Abç

    ResponderEliminar
  5. A principal razão é muito simples, a dois dias de começarem as inquirições! Por alma de quem é que o Sporting tinha de passar por algo que não lhe diz absolutamente respeito nenhum? Nenhum sportinguista lhe perdoaria trazer novamente o nome do clube para a rua! Inclusive aqueles que entendeu ressalvar hoje! Seria interessante consultar o que já disse deles num passado recente!

    Apresentou-se sozinho para ler uma declaração que só a si diz respeito! Não é novidade para ninguém que estava perfeitamente isolado no CD! Não chegaram 9 horas?

    Preocupados com a sua substituição? Mas o que que percebia de património PPC?

    Depois de anos a apelidar de roqueteiros tudo quanto mexia no Sporting, para ele próprio encher a boca com o nome do clube, foi-lhe concedida uma oportunidade, não para demonstrar o seu amor ao clube mas se era ou não uma verdadeira mais valia ao clube. Está à vista de todos a forma como se espalhou ao comprido na 1º oportunidade! Obviamente todos os que sempre anteviram este desfecho são agora os seus principais detractores! Não é fácil esquecer todo o mal que já fez ao clube!

    ResponderEliminar
  6. Julgo que a sua saída deva facilitar a entrada de um investidor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Apenas uma pequena, mas importante correcção: PPC na leitura do comunicado faz uma menção muito especifica a Godinho Lopes, que pode ser constatada no comunicado publicado no site do Sporting. Curiosamente ou não essa menção desaparece no comunicado publicado no site d'A Bola...

    ResponderEliminar
  9. Para quem esteve uma vez com PPC, acho estranho esta frase do teu post:
    "...que o Sporting deixou de ter no seu centro de decisões um elemento importante. E quem ocupar o seu lugar tem um exemplo de dedicação para seguir e difícil de superar."

    Achas que é mesmo um elemento assim tão importante?
    Por mim, estava na escala do Carlos Barbosa.
    Precisamos de gente no Sporting que sejam exemplos e não gente que gere ódios e traga o bom nome do clube para os pasquins pelas piores razões.

    ResponderEliminar
  10. Se ele é de facto inocente, acho que o Sporting não devia aceitar o seu pedido de demissão. Mais uma vez, perante situações adversas, os dirigentes do Sporting voltam as costas aos seus. Nunca simpatizei com PPC, embora pensasse que uma pessoa com o perfil dele pudesse impor algum respeito a quem tantas vezes nos desrespeita. O problema é que somos governados por gente que teme qualquer tipo de confronto. E isso até seria de louvar não estivessemos nós a falar de um mundo à parte, o do futebol, onde vingam os espertos, os burlões e os de má formação. Ao fim e ao cabo, a única falha que aponto a PPC neste pouco tempo que lá esteve foi ter mudado o papel que forrava as paredes do corredor dos balneários. Não sei se imposto pela UEFA se não. Mas se sim, bem que o tema poderia continuar a ser as claques e não aquela autêntica palhaçada que lá puseram. Embora, se formos a ver, até possa ser considerado uma homenagem aos dirigentes do nosso clube de há uns anos para cá: umas autênticas borboletas.

    ResponderEliminar
  11. Começa a água a correr sobre a ponte...

    ResponderEliminar
  12. Ainda somos muito anjinhos no mundo da informação e contra informação. E o universo Sporting é ainda mt vulnerável a esta temática.

    A seguir ao almoço e antes do Portugal-Dinamarca, aconselho (com o devido respeito) que aluguem e vejam o filme "O alfaiate do Panamá".

    Talvez passem a ver este e outros temas de outro prisma.


    Edu Mart

    ResponderEliminar
  13. Fez muito bem sair, aliás já devia ter saido á muito, nisto dos negócios de futebol, não interessa ser também interessa pareçer, e de certo ninguém ia investir no sporting, enquanto ele lá estivesse, fez muito bem a direção aceitar a demisão.

    ResponderEliminar
  14. O Sporting transformou-se num entreposto de gente que entra e sai do clube a seu belo prazer. São presidentes que não têm mais do que uma hora por dia para dispensar ao clube mas que depois já querem ganhar a presidência da FPF. São presidentes que apesar de 90% dos votos são incompetentes quanto baste para não durarem mais do que 2 anos. São presidentes que depois de já terem passado pela área do património do clube decidiram que estava na hora de experimentar voos mais altos. São vices que iam revolucionar o marketing do clube mas que desistiram de o fazer. São vices que um dia criticaram as direcções mas que por terem conseguido apenas 10% dos votos decidiram que afinal a verdade está do lado de quem ganha. Querem estabilidade? Como se andam sempre a entrar e a sair? E para quê? Para o Sporting não ganhar nada e ver-se envolvido em situações que entristecem os seus adeptos? Vergonha de dirigentes!

    ResponderEliminar
  15. A saída do PPC é uma jogada de antecipação. Se ele ficasse como VP era mais provável que a medida de coacção fosse prisão preventiva. Com a demissão, não deve ir além de termo de identidade e residência.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)