sexta-feira, 29 de junho de 2012

Paulinho (roupeiro) vai deixar o Sporting? E outras aberrações

Aberração da silly season
Paulinho (roupeiro) vai deixar o Sporting? É que não estou a ver outro lugar para o Miguel Lopes. Piada à parte, que em nenhum momento deve ser entendida como uma falta de respeito para com o nosso Paulinho, nem para com o profissional que é Miguel Lopes, obviamente que a possibilidade de uma troca de Adrien com o defesa é uma aberração da silly season e como tal deve ser comentada. Para lá do mais que discutível critério técnico, uma troca como esta representaria o total desconhecimento ou alheamento do que é o sentir dos sportinguistas. Não podendo deixar de comentar a noticia, espero que o jornal que a difundiu, se tenha enganado e falte Braga à frente do Sporting e tenha trocado Custódio pelo do Adrien, como já ouvi dizer.

Proença, a aberração
A nomeação de Proença para a final do Euro2012, tal como a anterior nomeação para a final da Liga dos Campeões - onde esteve impecável - poderia significar o triunfo da arbitragem portuguesa e, nesse sentido, merecer o nosso regozijo. Mas quem vê Proença e outros internacionais a arbitrar em Portugal e observa o seu trabalho lá fora é levado a pensar que se tratam de sósias, mas cujas semelhanças se limitam à aparência fisica e não se estende à forma de arbitrar, aos conhecimentos exibidos e, sobretudo, aos critérios. E isto diz tudo do que é a aberração da arbitragem nacional: uma para consumo interno, de forma a satisfazer as clientelas, proporcionar as promoções, de forma a obter mais rendimentos e outra para consumo internacional, onde concorrem ombro a ombro com os melhores no oficio.

A (meia) aberração do fim dos empréstimos
É apenas meia aberração porque falamos do futebol português, contaminado que está pela suspeição. Nesse sentido é até "natural" que o principal prejudicado seja o principal mentor dessa suspeição ao ver limitada a sua politica de empréstimos. No mais só posso olhar para a medida como uma forte limitação à afirmação de muitos jovens jogadores, que o aparecimento das equipas B não atenua. Essa seria a porta de entrada no difícil escalão sénior, mas o estágio no escalão superior serviria com antecâmara para o regresso aos clubes de origem. No caso concreto do Sporting olho para os casos de Pereirinha e Adrien, que viveram desterrados na Grécia e Israel, respectivamente, perdendo 1 ano de afirmação. É que o estrangeiro é a agora a única saída possível para jogadores que alcancem um nível superior ao que proporcionam os nossos escalões inferiores.

47 comentários:

  1. " Para lá do mais que discutível critério técnico, uma troca como esta representaria o total desconhecimento ou alheamento do que é o sentir dos sportinguistas."

    Excelente comentário.

    É tema que não irei abordar pois sinceramente faz me confusão a hipótese de Adrien sair do clube.Recuso me a acreditar em tal.

    ResponderEliminar
  2. Troca de Adrien por M.Lopes? vindo do jornal a "bosta" sao noticias q n espantam! Tem o fito de tentar destabilizar o nosso clube...Mas será q no plano teorico ficariamos a perder?? M.Lopes recém promovido a internacional A por Portugal, teria grandes possibilidades de ser titular na nossa equipa a concorrer com Arias, Cedric ou Pereirinha. Adrien (jogador q ate gosto bastante) se calhar terá mts dificuldades para se afirmar no meio campo onde imperam figuras como Rinaudo, Elias, Schaars, A.Martins, Izma ou Matias. Se calhar até não ficavamso a perder.
    Qt aos P.Proença e aos arbitros lá fora não tem a pressao e os jogos de influencia q aqui se fazem, logo tão mais descontraidos pra apitar. Aq tem o manto de influencia dos trips e lamps a pressionar ...
    Fim dos emprestimos, quem ira sofrer mais serao os clubes pequenos, pq os grandes terao as equipas B e em alternativa emprestimnos pr afora do Pais...
    Saudaçoes Leoninas
    Lascp

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem o fim dos emprestimos!

    Benfica e principalmente o Porto têm camionetes de jogadores emprestados na 1ª liga - e isso pode funcionar como forma de controlar esses clubes mais pequenos.
    já o Sporting - os poucos que tem emprestados, só nos têm lixado a vida - por isso tudo bem !

    Miguel lopes por Adrien ? Não acho assim tão descabido - o Adrien não quer ficar no Sporting e dificilmente teria lugar na equipa.

    Por isso ou o vendem agora ou daqui a uns meses sai por zero. Ou fazem uma negociata como esta e recebemos um jogador que para mim deverá discutir a titularidade com Arias. João Goncalves, Cedric, pereirinha ??? agora já são bons ?

    ResponderEliminar
  4. Se for verdade é vergonhoso:

    - Temos melhores jogadores do que o Miguel Lopes no nosso plantel - Cedric, Pereirinha e Arias. Ir buscar um defesa direito é inacreditável!
    - O Adrien é um jogador com grande potencial
    - Faziamos o jeito ao Porto que assim pode vender Moutinho já tendo uma alternativa de enorme valor
    - Damos um claro sinal que não sabemos valorizar os jogadores da cantera e que eles têm de de afirmar é nos nossos rivais.

    O Pinto da Costa dá-nos bicadas em imensos negócios que depois não conseguimos concretizar e os dirigentes do Sporting volta não volta fazem estes jeitos ao corrrupto do Norte.

    Repito, se for verdade é gestão ruinosa!

    PM

    ResponderEliminar
  5. Este é um negócio que faz todo o sentido à luz de uma certa falta de senso que tem caracterizado a gestão do Sporting. O Porto vai vender o Moutinho - o melhor jogador da selecção de Portugal e um dos melhores do Europeu, com lugar de caras no meio-campo ideal - por uma carrada de massa, e necessita de um substituto à altura. Não existe melhor alternativa que recorrer à Academia que formou o jovem ex-leão e encontrar entre os que daí saíram alguém à sua altura. Se tivessem dúvidas podiam perguntar ao Pedro Emanuel que lhes diria que estava ali alguém capaz de ser titular de caras no Porto pós- Moutinho e de disputar um lugar no onze da selecção, no futuro imeiato. Quanto ao lateral direito dificilmente jogará no Sporting porque não é melhor do qualquer um daqueles que estão no clube - Arias, Cedric, Pereirinha e até o João Gonçalves - e porque se trata de um jogador muito sujeito a lesões.Admito que não irá substituir o Paulinho. Fará o papel do Nuno André Coelho nesta eventual negociata lesiva dos interesses do Sporting.
    Se isto se concretizar, Adrien será o Moutinho de Godinho Lopes e o Sporting assumirá, cada vez mais, o papel de Academia .... fornecedora do Porto

    ResponderEliminar
  6. E se for verdade? Trocar um lateral que esteve presente no Euro e pode jogar em ambas as alas, por um "deus" feito imprensa, que não quer renovar, não é melhor dos que lá temos e é conflituoso, onde é mau negócio? O Porto tem muitos para essa zona: Castro Ruben Micael, etc. É um capricho, nada mais. Só temos de defender o que é nosso e o Miguel Lopes seria uma boa opção

    ResponderEliminar
  7. Se o critério for "esteve no Euro" em vez de "temos quem faça o lugar?" ou "quanto vale Miguel Lopes" "quantas vezes o vi jogar e vi alguma coisa de jeito?"...

    ResponderEliminar
  8. Agora é o argumento "ah e o Porto quer vender o Moutinho por uma pipa de massa e não devemos fazer o favor "

    Lembrem-se que ganharemos 25% da mais valia - ou seja se ele sair por 40M - ganhamos qq coisa como 7,5M.

    Se calhar ainda vão aparecer uns a dizer que não precisamos.

    ResponderEliminar
  9. O critério estar presente no Euro é muito bom. Segundo esse critério o Ruben Micael é melhor jogador que o André Martins? Querem uma troca? Devo só dizer que o Ruben Micael já foi despachado pelo Porto, no pacote do Falcão.

    O melhor médio da seleção, João Moutinho, não esteve presente no último Mundial. É mesmo esse critério do ser seleccionável que é relevante?

    PM

    ResponderEliminar
  10. Iorda 9,

    Esse argumento também é giro. Devemos ficar contentes agora por andarmos a vender jogadores ao Porto, eles serem lá valorizados e depois ganharmos 25% e o Porto (em 2 anos) ficar com os 75%? É isso?

    Peço desculpa mas eu não fico. E digo novamente. Gestão ruinosa, que sou cavará a distância entre nós e o Porto, parece-me óbvio.

    PM

    ResponderEliminar
  11. Anonimo (PM)

    Não disse que concordava com a venda do Moutinho, a merd.. já foi feita há 2 anos - agora não há nada a fazer.

    É claro que o Porto ganha mt mais mas fica sem um dos seus melhores jogadores (e diguem o que disserem Adrien n tem nem de perto nem de longe a mesma qualidade)

    Devemos pensar sempre apenas em nós e em relação a este negocio parece-me que precisamos mais de um lateral que de um MC - sendo que esse MC não tem grande vontade de ficar, nem o Sá Pinto pelos vistos de ficar com ele.

    ResponderEliminar
  12. Quando vi a capa com a notícia escrevi isto no FB:

    Expliquem-me lá como se eu fosse muito burra qual é a mais valia para o Sporting se isto for verdade...
    É a reprise de um filme já visto e que não teve as melhores receitas de bilheteira para o Sporting...

    ResponderEliminar
  13. Há aqui comentários que não consigo perceber, por muito que me esforce.

    Se o Sporting aceitar a saída do Adrien para o FC Porto, está a dizer a TODOS os jogadores da Academia que é NORMAL ter contrato com o Sporting e sonhar jogar no Porto. Ou no Benfica.

    Ou até no Braga, quem sabe.

    ResponderEliminar
  14. E quanto aos que dizem que o Adrien não tem lugar no Sporting, muito menos na selecção nacional, o meu conselho é que esperem... mas não vale a pena sentarem-se...

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. O Barça vai contratar o Jordi Alba por 14 milhões.

    Alguém duvida que o Barça pode contratar o
    lateral-esquerdo que quiser?

    Pois, mas vai contratar o Alba, que jogou no Barcelona dos 7 aos 14 anos.

    Deve ser coincidência

    ResponderEliminar
  17. "A bolha" merece-me tanto crédito como o correio da manha. Além disso, fala-se que Adrien poderá rumar a Inglaterra (Everton ou Backburn Rovers).

    A arbitragem em Portugal é um sector profundamente marcado por padrinhos, afilhados e amiguinhos. Se não se fizer os gestos certos na hora certa não se sobe, se não se sobe não se leva insígnias, se não se leva insígnias não se apita lá fora e nunca chegarão a um lugar de destaque na carreira. Se se portam mal, descem (ex: Bruno Paixão, pelo que fez ao fóculcorruptos na época passada). O Proença até pode saber trabalhar bem, mas se desobedecer ao "his master's voice" de nada lhe vale.

    A qualidade do futebol em muitas das equipas vai piorar com o fim dos empréstimos, pois sem estes jogadores sobram aqueles que as equipas podem efectivamente contratar pelo que dificilmente assistiremos a bons jogos. Embora com alguns "treinadores" da nossa praça, ainda que se mantivessem os empréstimos de jogadores, a qualidade do futebol nunca será uma realidade (ex: José "Boné" Mota / André Martins).
    No entanto, tenho que concordar com o fim desta situação, pois os esquemas de controlo das equipas adversárias eram cada vez mais descarados. Porém, temos de estar atentos porque decerto que se vão intensificar os esquemas alternativos (ex: compras e promessas de compra de jogadores para as equipas A e B antes dos jogos).

    ResponderEliminar
  18. Kovacevic,

    Tocas num ponto muito interessante e já outro dia tinha pensado nisso. É que o Barcelona tem possivelmente a melhor escola de formação do mundo mas também comete alguns erros.

    O Barça recomprou (a preços elevados!) Piqué, Fabregas e Alba, jogadores todos eles formados na Catalunha. Nós não nos podemos dar a esses luxos por isso temos de ter muito rigor na gestão dos nossos talentos! Que não é o que tem sido feito...

    Iorda9, a questão é que Schaars, Elias, Matias poderão representar mais valias a curto prazo e Adrien será sempre uma opção de futuro que deveremos valorizar. Mas discordo contigo quando dizes que precisamos de um lateral (ainda mais sendo um Miguel Lopes).

    PM

    ResponderEliminar
  19. Kovacevic,

    Também acho que não vai ser preciso sentar.

    Chamo à atenção para um pormenor: a percentagem que o Sporting tem direito não é a 20% o passe do Moutinho mas sim das mais valias realizadas acima de um determinado valor (julgo que 10milhões) o que torna a coisa menos interessante do que parece.

    Isto porque o Moutinho foi vendido por 11 milhões e se for vendido por 20 temos direito a mais 2, se por 40 mais 4, isto é quem fez um grande negócio foi o FCP. Que deve agradecer ao Costinha e a JEB. Costinha que ainda tem a lata de vir tecer considerações sobre o que Sporting precisa ou deixa de precisar.

    Quando um dia se apurar o que foi a passagem destes 2 "srs" por Alvalade "vai vir" muita coisa interessante...

    ResponderEliminar
  20. Quanto à qualidade do Adrien, também ouvi dizer o mesmo ou pior de Moutinho quando ele foi para o FCP e depois viu-se.

    ResponderEliminar
  21. Maçã Podre Parte II, em exibição num cinema perto de si. Nesta sequela o papel de mau da fita é desempenhado por Adrien Silva, enquanto que Godinho Lopes interpreta o papel de presidente que prefere sacrificar uma maçã para salvar o pomar.

    ResponderEliminar
  22. QUANDO A BOLA NOTICIOU O NEGOCIO DO JOÃO ANÃO PARA O FCPORCO TAMBÉM MUITOS NÃO QUERIAM ACREDITAR...EU ESPERO QUE NÃO SEJA VERDADE MAS INFELIZMENTE ACHO QUE É.

    ResponderEliminar
  23. O Pessoal aqui fala de Adrien como se fosse um jogador de FM, que daqui a 2 anos está a valer 20M

    Esquecem-se que Adrien e Sá Pinto estão incompatibilizados - Sá Pinto não o quer e Adrien tb não tem muita vontade de ficar e muito menos de renovar.

    Falam que Elias e Schaars podem significar mais valias a curto prazo.. Há propostas por eles ? Rumores sequer? - Elias se for vendido o Sporting ganha alguma coisa ?

    O que está em causa é tomar a decisão mais correcta em função do enquadramento que não é o melhor.

    E a lateral direito temos melhores soluções ? Arias penso que terá um bom futuro, mas os restantes não ! E Adrien duvido muito.

    O vosso problema é que não estão a pensar se esta situação é boa para o Sporting - estão a pensar que o Porto pode ficar com um gajo que é normal e transformar em bom jogador. E depois dizer-se que o Sporting o deixou fugir - mais uma vez estamos a pensar em função dos outros.

    Moutinho foi vendido por 10M e o Sporting tem direito a 25% das mais valias realizadas - ou seja 25% do valor acima dos 10M
    Se venderem por 20M tem direito a 2,5M - se venderem por 30M a 5M - se venderem por 40M a 7,5M

    ResponderEliminar
  24. O Sporting é sempre o clube mais prejudicado com que os pasquins inventam. Mas, mesmo assim os adeptos sportinguistas aceitam tudo o que lêem como certo. Os pasquins já sabem: quando querem desestabilizar o Clube e porem sportinguistas contra sportinguistas, é só publicar algo e aí temos o Universo Leonino às turras. ABRAM OS OLHOS! Sejam criteriosos e desconfiados com o que escrevem sobre nós.PORRA!S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  25. TAMBEM NINGUEM ACREDITADA QUE O MOUTINHO IA PARA O PORTO QUANDO A BOLA DEITOU A NOTICIA PARA FORA !!!!!!!!!!!!!!!!

    DEPOIS ENGOLIMOS TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A VERDADE È QUE O SÁ FICOU FODIDO COM O ADRIEN COM CERTAS DECLARAÇÕES.....

    A VERDADE É QUE, SEGUNDO DIZEM, O ADRIEN TERÁ ALMOÇADO COM PINTO DA COSTA NO INÍCIO DO ANO......

    VAMOS VER SE SERÁ MESMO UMA ABERRAÇÃO ESTA NOTÍCIA.....

    ( n me admira que queiram comprar um def direito, aliás na imprensa tb já saíu um nome para esse lugar, não me admira que achem o filipe lopes bom e com potencial e que façam a troca, todos contentes...n me admira nada!!..e o pasquim a bola costuma ser muito mais verdadeiro e certeiro que outros...)

    ResponderEliminar
  26. A todos os que estão a confundir os assuntos, pois há vários,

    Vamos focar-nos em umas temáticas específicas:

    Deve o Sporting contratar o Miguel Lopes? Porquê?
    Não. Porque não tem qualidade para jogar no Sporting. Como não teve no Porto, no Bétis e no Braga, onde jogou porque Salino (adaptado à posição) se lesionou.

    Deve o Sporting comprar um defesa-direito? Porquê?
    Não. Porque tem nos seus quadros e (espero) no plantel o Pereirinha (quem tem dúvidas, veja o jogo em Manchester e um outro contra o Porto, em 2006/2007), o Cedric (o Mundial de sub-20 e a época na Académica comprovam a sua qualidade) e o Árias que tem tudo, juntamente, com a equipa B para crescer.

    Posto isto, não sei como é que ainda há discussão.

    O Adrien é outro tema. Não vamos confundir.

    ResponderEliminar
  27. Ò Cantinho,
    pareces o papa a falar do uso de preservativos...não tem nada a ver com a transmissão de doenças mas sim sexualidade cristã......

    ENTÃO OS ASSUNTOS NÃO TÊM NADA A VER UM COM O OUTRO???? NÃO LESTE UMA NOTÍCIA NUM PASQUIM DA PRAÇA??????

    Que parvoice de conversa!!!!!!!!!!!!!!

    Já saíram notícias avulso sobre o interesse do Sporting em Rosales e sobre incompatibilidades com Adrien mas não são essas que estamos TODOS aqui a comentar!!!!!!!!!!
    Estamos a comentar UMA notícia que relaciona OS DOIS ASSUNTOS!!!
    E vens dizer para não confundir os assuntos???

    Ou a notícia é falsa ou tem algum fundo de verdade, agora vir dizer que estamos todos a confundir as "temáticas específicas"..

    Que cagadisse!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Confesso...eu leio a bola. Quase todos os dias a compro. Sei que para um Sportinguista (até pelo que fui atacado no Sangue Leonino) isso implica quase uma blasfémia. No entanto há 34 anos atrás,quando acabei a 1 classe, o meu pai dava-me o jornal para eu ler para ele. Com essa prática, ganhei gosto ao jornal. Sei bem que é um pasquim completamente virado a sul da 2 circular. No entanto não há jornal desportivo com a bola em Portugal e não me custa passar sempre aquelas paginas vermelhas e ler o resto. Têm (infelizmente pois vão falecendo...caso de Duda Guennes) artigos de opinião que sempre gostei de ler e como tal recuso-me a deixar a sua leitura apenas e só por esse facto. Ao ver a 1 pagina quando o comprei esta manha, fiquei um bocado "aterrado" para não dizer "lixado". Vejo o Adrien como um bom valor e confesso que não vejo o Miguel Lopes com capacidade para roubar o lugar a Cédric que é de longe o melhor lateral direito Lusitano e vai tirar rapidamente o lugar a João Pereira. Por isso quando ao fim do dia vi as noticias a desmentir em 2 jornais nas suas edições online fiquei descansado...por agora. E porquê? Porque há muito se sabe do interesse do fcp no nosso jogador. E sabe-se tambem que para além de este entrar no ultimo ano de contrato já tem um historico de fugas ao nosso clube (Chelsea). A mim não me faz confusão possiveis trocas. Agora por jogadores para uma posição onde estamos excendentários não faz claramente sentido!!!

    Quanto ao fim dos emprestimos a equipas do mesmo escalão, aplaudo de pé. Acaba-se de vez com uma promiscuidade tão exemplarmente usada a norte e agora já muito seguida por um rival poucos metros a sul.

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  29. Mike,

    Eu aprendi a ler na Bola e em alguns livros aos quadradinhos que hoje ninguém conhece. Preocupa-me pouco o que pensam os que não me ajudam a pagar as coisas que compro para ler.Hoje não leio a Bola com regularidade mas sempre que me interessa não me queima as mãos. Isto sem esquecer com quem estão alinhados...

    Do resto concordo, o caso Adrien vai ser de dificil resolução até porque ele deve olhar para o meio-campo actual e ver que entrará com dificuldade e às tantas noutro grande tem mais facilidades. E claro temos que concordar que o projecto desportivo do Sporting dos últimos anos não oferece muita segurança.

    Quanto às trocas não sei se haverá ambiente para tal mas a haver não tem que passar pelo Miguel Lopes.O Sporting precisa de centrais e ponta-de-lança se quiserem ir por aí...

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Pedro Leão,

    Peço desculpa pela minha homilia. Leia os comentários do Miguel Damas e do Leão de Alvalade e perceberá que a situação do Adrien está resolvida. O seu futuro (não se sabe é quando) não será em Alvalade.
    Por isso é que eu não misturo os assuntos. Porque um já está resolvido. Se o tema Adrien estará resolvido, há que ir resolver o outro tema que surgiu, a contratação de um defesa-direito e a contratação de Miguel Lopes. Foi a esses que me dirigi.

    Agora vá em paz e não se enerve, isto é só futebol, ou já não é?

    ResponderEliminar
  31. Cantinho,

    Os comentários do Miguel Damas e do Leão de Alvalade a que te referes, por acaso até são posteriores ao post ridículo que deixáste.

    Inclusivé o artigo do Anorte é sobre a notícia do pasquim que relaciona os dois assuntos. Até o Miguel Damas refere-se a essa notícia do pasquim que é o que andamos todos aqui a comentar.

    Se o assunto Adrien tem um histórico por trás isolado do assunto defesa-direito, até eu o disse no 1º post que escrevi mas a notícia do dia era troca entre ele e o outro jogador. E portanto a sua apreciação é que nada tinha a ver com nada!

    Se a questão do Adrien está resolvida ou não, não sei, nem será pelos posts que refere que se pode chegar a qualquer conclusão. Pelo que sei, a porta não está fechada apesar de ser mais provável que o vendam pois a postura do jogador em diversas alturas não foi do agrado do treinador e da SAD. Da mesma forma que, pelo que sei, a notícia do pasquim é falsa. Mas não tenho informações tão precisas como você tem para dizer que o assunto está encerrado!!

    Quanto ao defesa direito, não há, pelo que sei, nenhuma intenção na contratação de Miguel Lopes como você diz. Espero que não haja mesmo pois temos o Cédric que é muito melhor e o Pereirinha que dá-me todas as garantias.

    Eu espero mesmo que não haja esta troca e mesmo sem troca que não venha nenhum Miguel Lopes dos corruptos!

    Quanto ao ir em paz, não se preocupe com isso! Tente apenas ser objectivo e acrescentar algo de novo às discussões sobre os assuntos que se estão a debater.

    E para mim, isto não é só futebol, é o Sporting Clube de Portugal que é muito mais que isso!! E são 40 anos de clube! Não é você que me enerva nem comentários ridículos, disso há por todo o lado!! É o Sporting!!!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  32. Será que é desta que os árbitros vão passar a ‘amochar’?

    http://stasis-leonina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Com ou sem ML ou Adrien que grande plantel o Sporting terá no próximo ano. Qualquer deles será/seria suplente.

    Mantendo-se estes jogadores, será a primeira vez, desde que fomos campeões pela ultima vez, que entro com grande otimismo numa nova época.

    Qualquer equipa do mundo gostaria de ter na sua equipa o Rui Patricio, Insua, Izmailov, Schaars, Matias, Rinaudo, Elias, Ricky, Carrillo, entre outros, todos eles internacionais A de países como Portugal, Brasil, Holanda, Argentina, Russia. Chile, etc.


    Edu Mart

    ResponderEliminar
  34. Pedro Leão,

    Peço desculpa, eu devo escrever muito mal pois não percebeu nada do que eu disse. (o exemplo dos comentários do Miguel e Leão era para dar, mais um exemplo, que o tema Adrien é quase perdido, de que pelo historial não haverá muito a fazer.)

    Vou tentar "apenas ser objectivo e acrescentar algo de novo às discussões sobre os assuntos que se estão a debater."

    Obrigado pela sua lucidez.

    ResponderEliminar
  35. Aparece um gajo a dizer que foi a Bola que noticiou em 1ª mão a transferência de Moutinho e uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade!

    ResponderEliminar
  36. Cantinho,

    Você não escreve mal, o problema é que se justifica sem sentido e depois volta a justificar-se sem ponta por onde se pegue. Se lermos o seu primeiro post, ou andamos todos muito confusos aqui, como você diz, ou então você é que percebeu mal o que se debatia..

    Mas claro que você prefere entrar em ironias como as bocas que me manda no final dos posts..a minha "lucidez" não tem ironias, sou directo e transparente, não me faço de vítima nem de esperto, nem confundo os assuntos!

    E já que eu não percebi nada do que você disse, se calhar devia então era emendar no seu próprio blog o plantel do SCP pois o Adrien ainda consta na sua lista..

    E não precisa de me agradecer nada, em vez disso, use o que tem para pensar..

    ResponderEliminar
  37. Pedro Leão,

    Obrigado pela visita. Gostei das suas críticas. Um dia quando quiser um provedor, lembrar-me-ei de si. Não tenho que justificar o que escrevo mas faço-o para si e, já que o meu blog é público, creio que tenho de fazer a quem me questiona (e ainda bem que o fazem - sem ironia).

    O plantel que lá coloco é o plantel que EU acho que podia servir os interesses do Sporting, para a próxima época. No fundo, sei que não será aquele. Não será porque eu não percebo nada de bola, logo seria muita sorte acertar num plantel perfeito, não será porque os responsáveis pela sua planificação (os que percebem de bola) devem ter outras ideias e, por fim, porque há variáveis que nós, simples adeptos, não podemos controlar (nem saber) como as renovações, vendas, contratações e dispensas.
    Daí eu ter colocado o Adrien porque, num mundo perfeito (que só existe na cabeça dos adeptos - nós, ou pelo menos eu, pois eu a si não o conheço [pode ser mais que adepto]), ele teria que estar no plantel. Porque é bom jogador, melhor do que alguns que lá estiveram na época passada, e é nosso, não há necessidade de o contratar.

    Mas mesmo não usando o que tenho para pensar (palavras suas, depois eu é que sou irónico e mando bocas), julgo que será difícil "salvar" o Adrien para o nosso clube. Há muitas notícias, declarações e silêncios que me leva a crer isso. Mas, voltando à irracionalidade de um adepto, contínuo a não querer acreditar nesses sinais e ainda penso nele no nosso Sporting.

    E, foi por isso, que tentei desviar o assunto Adrien (deste post do ANORTE) para a outra temática em questão, a do defesa-direito. E quando escrevi, não escrevi a falar de si, escrevi porque muitos adeptos que aqui escreveram estavam a considerar como boa a hipótese "contratar um defesa-direito" e, imagine-se, o Miguel Lopes!!! E, com a minha oratória papal, (boca sua, quando se dirigiu a mim), tentei colocar alguma racionalidade no que se estava a escrever, omitindo o caso Adrien que, para mim, estará quase perdido.

    Agora leia o que escreveu sobre mim sem eu, repito, me dirigir a si, onde me chama ridículo, acéfalo (pois não uso o que tenho para pensar, logo é como não ter cabeça) e que você é mais importante na discussão do futuro do Sporting do que eu, pois aconselha-me a "ser objectivo e acrescentar algo de novo às discussões sobre os assuntos que se estão a debater", algo que você, como é óbvio, estava a fazer.

    Agora eu deveria responder-lhe como? Gritava como você fez (uso de maiúsculas)? Insultava-o e reprimia a sua escrita e pensamento, como você fez? Como também quero ter "40 anos de clube" (e olhe que não faltam muitos, mas gostei dessa sua abordagem de arrogância e a tentar superiorizar-se), fui pela ironia.

    Viva Sporting! (nisto, pelo menos, estaremos de acordo).

    ResponderEliminar
  38. Cantinho,

    Continua a fazer-se de coitadinho e de vítima e eu já não tenho pachorra.

    Mas digo-lhe duas ou três coisas, quando disse para usar o que tem para pensar fui directo e não fui irónico!!! Nem lhe chamei acéfalo, isso é o seu discurso desviante e indirecto para se fazer de vítima. Disse exactamente o contrário porque supus que tem algo que pode usar em vez de estar com falsos agradecimentos. A diferença é grande pois você é que se pôs com bocas indirectas quando agradeceu a minha "lucidez". Essa lucidez era uma ironia, é óbvio que não me reconhecia nenhuma lucidez,como ironia eram agradecimentos pois no fundo não me estava a agradecer nada, como é óbvio também. Portanto em relação a ironias penso que já percebeu essa diferença entre nós!

    Quanto à oratória papal, também não lhe acusei de ter oratória papal, apenas usei um exemplo do discurso do vaticano em relação a um assunto conhecido para explicar que estes assuntos estavam relacionados ao contrario do que você disse no primeiro post, que nada tinham a ver um com o outro e que estávamos todos a fazer uma grande confusão. Usei uma analogia entre dois assuntos que têm em comum o facto de estarem relacionados ao contrário do que você disse! Mas como gosta de confundir baralhar tudo, diz agora que eu lhe acusei de ter uma oratória papal. Porra, já não há paciência!!
    Totalmente falso e isso é apenas fugir à questão e arranjar tudo para confundir as conversas. Aliás, isto tem sido um debate parvo porque você não faz mais do que justificar tudo com argumentos novos, sempre sem nexo e com interpretações descabidas.

    Quanto aos 40 anos de Clube, não foi para me superiorizar e lá está mais uma vez a sua mania de se fazer de coitado e me fazer de arrogante. Se quiser perceber o contexto dessa referencia, respondia-lhe à sua boquinha inferiorizada, ao dizer para eu me acalmar. Expliquei-lhe que o que me irrita são as questões do Sporting quando o Clube são prejudicado, como é óbvio. Portanto os 40 anos vêm desse contexto e não como lhe dá jeito colocar.

    Agora não me venha responder e dizer que eu lhe disse que não percebe as coisas porque não é tão bom como eu, porque o que escrevi é exactamente o contrário, disse que se quiser perceber porque suponho que tem essa capacidade!

    Mas, finalmente lá admite que se desviou do assunto ou seja, afinal não estávamos a confundir nada..E também lá admite as suas ironias..

    Quanto à minha letra grande, não foram sinal de berros apesar de perceber que possa induzir a essa interpretação. foi para vincar a minha indignação pelo que tinha escrito. Da mesma forma que também usou letra grande no seu ultimo post e eu nao me parece que esteja aos berros!

    Se alguem escreve um post todo aos berros é uma coisa, agora se alguem realça algumas palavras ou frases, parece-me outra coisa.

    Quanto ao seu blogue, tem toda a razão e apesar de não ser um visitante assíduo, dou-lhe os parabéns pela iniciativa e persistência pois acho que o Sporting será sempre maior quanto maior for debatido e difundido. Todos os blogues contribuem para isso! Quanto ao provedor, nem respondo..nem respondo a mais nada!

    SL

    ResponderEliminar
  39. Pedro Leão,

    (Para você não ter a primeira e a última palavra)

    O Pedro dirigiu-se a mim, pela primeira vez, sem que eu o tenha feito.
    Como não gostei de algumas coisas que me disse (e como disse) e, por eu ter achado que (eu) tinha sido pouco lúcido no meu comentário ao post (e que originou a sua interpelação), respondi-lhe.

    Não é uma questão de vítima, coitadinho, ironia ou bocas. Você falou, eu respondi.

    Por mim, também está terminado.

    Lamento que isto tenha tido lugar neste espaço, lugar que procuro diariamente que muito prezo na valorização e crescimento do nosso clube. Desta forma, peço desculpa aos donos desta casa, crendo que o Pedro também concordará comigo. Da próxima vez peço-lhe (e, acredite, sem ironia [isto de escrever e não falar é tramado pois pode parecer gozo quando não é]), pode passar pelo meu blog, e lá discutiremos.

    ResponderEliminar
  40. Toda a gente fala da grande época de Adrien numa Académica que esteve para descer. Que falta fez a Paulo Bento a mesma posição. Ninguém conhece melhor Adrien que Paulo Bento. Ninguém questiona porque Adrien não foi ao Europeu. É muito jovem? Moutinho foi capitão no Sporting muito mais cedo!

    ResponderEliminar
  41. Caro anónimo (o último)

    Talvez esta notícia ajude a esclarecer essas dúvidas relativamente à convocatória. Não será a principal razão, mas ajudará.

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=339449

    ResponderEliminar
  42. Independentemente de clubes e empresários c/ força meterem jogadores na convocatória, Adrien não foi ao Europeu porque Paulo Bento não quis! Não há duvidas nenhumas acerca de uma verdade absoluta e inquestionável!

    ResponderEliminar
  43. Parabéns, grande Sporting! Porque o Sporting cada vez mais é demasiado grande para este país de mentalidade pequenina, corrupta e mesquinha. Porque, apesar de todas as vicissitudes, de todos os problemas, de sócios que insistem em manter este grande clube nas garras da nomenklatura nojenta, somos enormes e cada vez que levantamos a cabeça, os outros tremem. Porque somos a maior potência desportiva nacional. Porque o Sporting é o sonho do que poderia ser o futebol e o desporto português. E o sonho continuará nos próximos 106 anos. Porque somos e seremos sempre diferentes.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  44. PARABENS SPORTING

    Alguem tem alguma inf sobre o Pav. Multiusos? O que foi dito ontem na assembleia? Para quando, que tipo, quantos espetadores, etc...

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  45. Se houvesse justiça no mundo, hoje, dia do SCP completar 106 anos de vida, era dia da GERAÇÃO ACADEMIA jogar a final do EURO2012!

    PARABÉNS SPORTING! ÉS ÚNICO E BASTA.

    ResponderEliminar
  46. A mim faz-me confusão como alguns dizem que o jogador A é melhor que o B, quando o futebol e os jogadores estão sempre em evolução, para mim isto não faz sentido nenhum.
    Por exemplo Elias é o mesmo, mas jogou de uma maneira até Dezembro e jogou de outra forma após esse período, quem não o viu jogar até Dezembro diria que não vale nada.
    Os nomes não jogam, eu acredito no rendimento e na competência e é dessa forma que o Sporting tem que trabalhar.
    O Sporting é um clube demasiado politizado, com adeptos mais preocupados nas suas guerras do que no sucesso do clube.
    Nos últimos anos o Sporting cometeu vários erros na sua gestão desportiva porque pensou demasiado com o coração, quem lidera um clube não pode actuar dessa forma, essa é a linguagem do adepto.
    De resto vejo com grande apreensão a próxima época, não por não haver contracções, mas por já sentir o ambiente que Sporting se prepara para viver.
    O caso Adrien será o primeiro a incendiar o clube e os adeptos.

    ResponderEliminar
  47. Porque e que o Adrien nao tem lugar no plantel do Sporting como alguns sportinguistas (assim se dizem) aqui afirmam?. Porque na ultima epoca ao servico da modesta Academica foi muito superior, em qualidade tecnica, em profissionalismo... Em futebol, do que um tal de Schaars. Nao deveriam ser os melhores a jogar? Ou preferimos o costumeira inveja ao que e nacional. Adrien fez uma epoca superior a qualquer medio do Sporting... Tirando Rinaudo... Quem diz o contrario deve gostar mais de matrecos do que de futebol.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)