segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dias mau para o Sportinguismo

São dias mau para o Sportinguismo.

Perder no Porto já quase se tornou um hábito, tão comum como ser espoliado pela arbitragem. O que torna tudo ainda mais incompreensível é que até em jogos como o de ontem, em que fomos particularmente inofensivos, não tenha faltado mais uma vez o pé na cabeça a tentar tudo para que à derrota fosse associada uma humilhação. Um anti-sportinguismo primário, visceral que me enoja.

Mau para o Sportinguismo é também ver acumular exibições no dragão jogando a medo, exactamente da mesma forma que jogava o FCP sempre que atravessava a ponte da Arrábida, nos anos da grande depressão azul, que foram nem mais nem menos que as primeiras 8/9 décadas da sua existência.

Reagiu o Sporting pela boca de Luís Duque e também pelos jogadores que, ainda em campo, se olhavam incrédulos para o que se passava. Mas, no que aos dirigentes diz respeito, é chorar após o leite estar há muito derramado. Talvez por estarem demasiado ocupados em fazer uma das chicotadas psicológicas mais ridículas que conheço - insisto: o que se pretende com uma mudança de treinadora 48 horas de um jogo? A forma cabisbaixa como a equipa se apresentou confirmou os meus maiores temores -esqueceram-se de contestar a nomeação do superdragão Jorge Sousa, fundador do núcleo de Lordelo daquela claque. 

Mas pior. O presidente do Sporting, seja ele qual for, não pode elogiar a "competência" de Pinto da Costa, esquecendo-se do que foram os últimos 30 anos do futebol português, sem com isso não estar a divorciar-se dos sócios que representa. Não se pode continuar a sentar ao seu lado quando, por muito menos, se escusou a fazê-lo no camarote presidencial da Luz.

Para terminar este tema fica a contabilidade dos clássicos Antas/Dragão (30anos): G.P. FCP - 15 / G.P. contra FCP - 3 / Expulsões FCP - 10 / Expulsões SLB e SCP - 37. É preciso dizer mais alguma coisa?

Mas o dia de ontem foi muito pior para o Sportinguismo do que apenas uma derrota, mais uma, no dragão. Como foi tornado público ontem, o presidente do Sporting foi vaiado e insultado aquando da recepção no Solar do Norte por uma facção do Directivo XXI, insultos que se estenderam ao hotel onde a equipa estagiava. Só quem tem um enorme vácuo entre os dois pavilhões auriculares pode aplaudir estes métodos para exprimir a indignação, justa diga-se, pelos resultados negativos acumulados.

Este é um sintoma muito claro de que a ausência de vitórias está a contribuir para a degeneração do Sportinguismo pelo qual me apaixonei. E essa forma de estar era diferente, ou pelo menos assim a percepcionava, dos demais na vitória e na derrota. E esses sinais são cada vez mais evidentes na autofagia que alastra, pouco falta para estarmos a comer o cotovelo.

O episódio é ainda mais lamentável porque o associa o nome de um bastião de Sportinguismo na mui nobre e Invicta cidade do Porto e do Norte do País, que muitas vezes são ambos confundidos com os métodos soezes e linguagem torpe de Pinto da Costa. Mais lamentável ainda porque nos faz parecer iguais e porque passa por cima do esforço que muitos fizeram e continuam a fazer para manter o Solar do Norte como ponto de encontro de muitos Sportinguistas. Ao Carlos, ao Bruno, ao Diogo, Gabriel, Tiago, Hugo, Nuno e ao Sr. Leite (espero não me ter esquecido de ninguém, das pessoas que conheço melhor) o meu abraço solidário.

Nota importante: Corre o rumor, cada vez mais insistente, de que Scolari será o próximo treinador do Sporting. Espero que não passe disso mesmo mas, como se costuma dizer, não há fumo sem fogo. A ser verdade isto significaria mais uma fuga para a frente, muito longe de contribuir para resolver o(s) problema(s) do  nosso futebol, além de mais um passo para gastar uma fortuna que não temos. Tal obrigar-me-à a repensar o meu relacionamento com o clube. Serei sempre Sportinguista, mas há momentos em que, por auto-preservação, somos obrigados repensar a forma de melhor nos relacionarmos com os que não são caros.

41 comentários:

  1. O Sporting é o clube com melhores resultados no Dragão na ultima década. Daí a encomenda...

    ResponderEliminar
  2. leao de alvalade

    numa altura em que todos deviam estar unidos, continua-se com a guerra estupida que ja anda ha ano e meio, em que temos de um lado quem "apoia" a direcçao e quem é do sporting e nao de uma facçaoe do outro quem é contra os primeiros por apoiarem algo que a direcçao faça.

    aquilo ontem nao passou de uma guerra das claques: ficou-se a perceber que os "vendidos" da juve leo apoiam o clube independetemente do resto e os tipos do duxxi estao contra eles porque sao contra a direcçao.

    quanto ao scolari nao acredito, ele acabou de ser nomeado conselheiro do governo, mas seja quem for o escolhido, será sempre enquanto lá estiver o meu treinador, tal como esta é enquanto la estiver a minha direcçao, e estes sao os meus jogadores enquanto la estiverem

    ResponderEliminar
  3. Mas algum dia o Sá Pinto tinha condições para ir ao Dragão depois da Hungria? Isso já se percebeu queria o Porto. A equipa, tirando entrar nervosa até estava a reagir muito bem...

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    O nosso Sportinguismo não se altera pelos resultados da equipa, apenas o nosso estado de alma se altera. Neste momento estamos todos muito deprimidos, mas sempre com esperança que o nosso Sporting vá melhorar. Para mim é assim há mais de 50 anos.

    O jogo de ontem enquadra-se na lastimável campanha que temos feito esta época e nos últimos anos.
    Um dos meus filhos perguntava-me se eu achava que esta era a pior equipa que eu já tinha visto no Sporting. Felizmente não é e isso dá-me alento para acreditar que podemos fazer bem melhor.

    Quanto ao presente e apesar de não ser a pior equipa que já vi ao Sporting, não deixa de ser confrangedor assistir a uma equipa incapaz de criar jogo - somos uma nulidade no último quarto do campo. Leio muitos comentários sobre esta situação, mas continuo a achar que os nossos jogadores são melhores que a generalidade dos seus opositores (excepto Porto e Benfica) pelo que penso que o mal tem uma raíz profunda que é fundamental cortar imediatamente.

    Conduz-me isso ao treinador. Scolari só a brincar. Na minha opinião precisávamos de alguém com um perfil do Boloni ou do Jozic, isto é de alguém que seja capaz de criar uma equipa de ráiz, algo que não temos de momento.
    Com os jogadores que temos não será se calhar uma missão impossível.

    Finalmente dois pontos colaterais, um a APAF. É óbvio que o que se passou ontem foi vergonhoso e se não foi por causa disso que perdemos o jogo, tal não impede que o Sporting defenda de forma muito viva os seus interesses. Tempo virá em que uma arbitragem destas será decisiva para nos retirar pontos.
    Outro sobre os dirigentes. Não sei se são melhores ou piores, mas sei o que é governar sem dinheiro. Alguns dos comentários e exigências que vejo por aí são próprias de quem não vive dificuldades financeiras. Avaliar uma administração sem ter aspecto em conta é um exercício desonesto e perigoso.

    SL

    Antonio

    ResponderEliminar
  5. Falas só do que fez o pessoal do DUXXI, seu palhaço, e o que fizeram os "juveleos" capangas do godinho? uma perseguição estupita, a quem justamente mostrou a sua indignação ao principal responsável pelo estado do Sporting! meteram um miudo que não tinha mais de 16/17 anos xeio de sangue na casa de banho do dragão! e correram com os outros colegas dele ao soco e ao pontapé para fora do estadio!!

    ESTA JUVELLEO DE HOJE EM DIA É UMA VERGONHA! É UM VERDADEIRO CANCRO!

    ResponderEliminar
  6. Escolher o Scolari é assim qualquer coisa do género andar à procura de um carro familiar e vir do stand com um camião tir. É que não fazem a mais pequena ideia.

    É da maneira que faço uma pausa no pagamento das quotas.


    E sim, devo ser lagarto, como agora gostam de classificar.

    ResponderEliminar
  7. E os miúdos que esses drogados da juve meteram a sangrar, são os verdadeiros Sportinguistas, os que fazem quase todos os fins de semana, centenas e centenas de KM para virem a lisboa ver o nosso grande amor! Batem nos verdadeiros LEÕES, e deixam escapar impunes quem anda a destruir o nosso SPORTING, os "nossos" dirigentes! os que elogiam o maior corrupto de Portugal, e ainda se sentam ao lado dele!
    Uma vergonha este Sporting, uma vergonha esta juve..

    ResponderEliminar
  8. por vezes tenho vergonha de ser adepto de um clube que tem adeptos que preferem insultar por questoes eleitoralistas do que remar para o mesmo lado.

    ps: fcs, nao acredito no scolari, o homem acabou de ser contratado pelo governo brasileiro como conselheiro por causa do mundial

    ResponderEliminar
  9. Riga,

    Há aí sinais muitos esquisitos. Afinal o homem até é bom em certas áreas e tal...

    ResponderEliminar
  10. Não digam mal do Jorge Sousa
    http://ocantinhodohooligan.tumblr.com/post/15427201805/hoje-vamos-ver-se-nao-roubam-como-no-ano-passado
    http://ocantinhodohooligan.tumblr.com/post/1715414823/paulo-sergio-fica-um-sabor-amargo
    http://videos.sapo.pt/THJrrGnKIaKTLyNZQzqa

    ResponderEliminar
  11. fcs

    mas temos de ser realistas, uma pessoa que na carreira, tem um titulo mundial , 2 titulos brasileiros e 2 libertadores, nao deve ser assim tao mau com o pintam.

    e depois tem algo que nao me importava de ver num treinador do sporting: nao tem problemas em chamar os bois pelos nomes, seja em termos de arbitragem seja memso das confusoes que os jornalistas gostam de fazer cá no burgo

    ResponderEliminar
  12. mas seja quem for( a rr ja anda a dizer que sera anunciado nas proximas horas e é estrnageira e conhece o futebol portugues.....por estes criterios temos assim de repente. scolari, adriaanse e pouco mais)

    ResponderEliminar
  13. Já não me basta levar com canalhice a falta de vergonha na cara dos Porcos & Lampiões ainda tenho de me ver privado do convívio com a família Sportinguista no Solar do Norte, eu que estive para ir com o meu filho ... que adeptos Sportinguistas são estes ??? JL, Directivos , Ultra o caralho que os foda ... quando uma claque não se apresenta para apoiar o seu clube para mim nunca se pudera afirmar como tal e quando digo apoiar o clube é dentro do estádio com cânticos e aplausos mais fortes quanto pior for o momento da equipa !!!

    Alguém consegue se erguer sendo constantemente ataco pelos seus sem o apoio dos seus !??? estou cansado de ser espoliado pelos homens de negro no entanto magoa-me muito mais o divisionismo e as querelas internas no clube.

    SL,




    ResponderEliminar
  14. Desculpem o aparte, mas face à belíssima exibição de Jorge Sousa ontem à noite voltou-me o tema à lembrança.

    Não foi noticiada a semana passada (muito discretamente, nem me lembro de onde saiu a notícia) uma "reunião secreta" entre Vítor Pereira e administradores da SAD do Porco, algures na sede da FPF, supostamente para vetar árbitros que o Porco considera indesejáveis?

    Não me lembro de ter visto um desmentido, quer do Sr. Pereira quer da SAD do Porco.

    A FPF está a investigar isto? A comunicação social não investiga isto? Não se passa nada?

    E em que país civilizado é que é permitido (sem um pio da comunicação social...) a um árbitro que foi comprovadamente membro de uma das claques ultra de um clube apitar jogos desse clube? Ou, sequer, estar inscrito como árbitro para a Liga profissional?

    Bem sei que o Porco manda nisto tudo há 25 anos, mas é preciso ser tudo tão porco?

    Enquanto não limparmos (i) o sistema (APAF, nomeações, promoções, vetos etc. de árbitros) e(ii) a comunicação social (que faz gala em achincalhar o SCP, 90% das vezes com historietas inventadas), não há competência técnica e união que nos valha.

    Já chega de porcaria. Chega.

    ResponderEliminar
  15. peço desculpa a intromissao,neste estimado forum sportinguista que visito a algum tempo para saber o que os sportinguistas pensam do seu clube,averdade e simples,1º remate do sporting a baliza digno de esse nome foi aos 83 M,se nao fosse o arbitro o que e que tinha acontecido,perdiam 1-0,amarelos houve com fartura,rojo jogador muito imprudente,ou foi mal expulso,o sporting so tem que se queixar de si proprio,ou na hungria tambem foi culpa do arbitro,a inercia dos fossos dirigentes começa a ser gritante,mas um grande bem haja aos adeptos do sporting que pode-se dizer sao os mais fieis deste pais em decadencia

    ResponderEliminar
  16. anónimo:

    Como se costuma dizer a comentários como o teu palhaço é a tua tia.

    Não falei dos confrontos entre elementos de diversas claques porque só agora vou sabendo alguns pormenores do que aconteceu, mas presenciei parte do que sucedeu ao intervalo, pois foi na fila abaixo da que eu me encontrava. Não sabia então que se tratava de um confronto entre claques, embora tudo parecesse indicar que sim.

    Quanto ao DUXXI devo-te dizer que conheço pessoalmente muitos dos que participaram na confusão gerada, já viajei inclusive várias vezes com eles e faço questão de os cumprimentar sempre que nos encontramos no mesmo estádio.

    Por amizade, sou até sócio da claque. Isso dá-me direito acrescido de comentar o comportamento que tiveram ontem.

    ResponderEliminar
  17. E tao triste o episodio dos adeptos em relacao ao presidente, como a da juve para os do Diretivo.

    ResponderEliminar
  18. Episódios tristes sem exceções Sportinguista contra Sportinguista será sempre um episódio triste seja em que circunstancia for.

    SL,

    ResponderEliminar
  19. Estou farto do futebol português.

    Estou farto dos ladrões com cartões às cores e seus dirigentes bananinhas, das putas, dos chulos, das viagens, dos brindes, das trocas de favores, dos jogadores emprestados, das sarrafadas encomendadas, dos treinadores colocados, dos jogadores enconados, das claques, dos impostos e salários de terceiros pagos imediatamente antes do início dos jogos com certas equipas, dos conselhos com disciplina colorida e sem justiça, da liga manipulada, da federação cega, surda e muda e de sucessivos governos e polícias que assobiam para o lado.

    Estou farto do estado do clube que eu amo: cheio de doutores e engenheiros que percebem tanto de futebol como eu de física quântica, de grandes egos em pequenas pessoas com enormes salários e prebendas, um clube com guerras, guerrinhas e guerrilhas internas constantes, Roma no seu pior, facadas nas costas e uma cegueira imensa.

    O Sporting começa-me a fazer mais mal que bem, coisa que nunca me tinha acontecido. Numa das épocas mais importantes do clube, não consigo explicar a ninguém a quem tento incutir Sportinguismo o que é isto a que assisto:
    Elogios a PDC, pretensos Sportinguistas em guerra "civil", desnorte completo na forma de agir!?! F*#%-se para isto tudo, estou seriamente a pensar levar o meu Sportinguismo numas longas férias.

    ResponderEliminar
  20. 10A,

    O SCP felizmente não se resume à sua equipa de Futebol Profissional.

    Respira-se um ar bem mais saudavel noutras modalidades tirando talvez o Futsal onde os porcos tentam minar a modalidade com a sua habitual imundice.

    SL,

    ResponderEliminar
  21. O q mais me custa é isto: notar o tamanho do desespero de tanto leão... O gde problema é que o desespero tem razão de ser

    É frustrante ver os anos passar e o meu SCP sempre envolvido nestas guerras intestinas. Começo a duvidar se algum dia, o SCP conseguirá ter a sorte de arranjar alguém que consiga agregar a gde nação leonina. Mt do q nos fazem os inimigos externos, deve-se tb á nossa desunião, a essa nossa histórica fraqueza, resultante de tricas, egos, vaidades e egoísmos e… falta de memória… Pelos vistos, GL, tb não parece possuir a liderança e clarividência necessárias para alcançar esse efeito unificador que se pretende…

    Infelizmente, o desnorte está longe de se encontrar circunspecto a SP. Para me manter coerente e em paz comigo próprio, não posso deixar passar sem comentar a polémica afirmação de GL... mais que falhar nos treinadores, falhou, cometeu erro crasso, qd para tentar justificar as suas acções (despedimento de um treinador), elogia(?) uma figura sinistra, nojenta, porca, manipuladora como o jorge-nuno pintelho da bosta, AKA papa, aka engenheiro-chefe, aka peidoquento, aka (MUITA ATENÇÃO) insultador do Paulinho... Essa frase que enaltece o 'sucesso' do dirigente máximo do fóculpuerto ñ é só insultuosa para com os sportinguistas, como demonstra fraqueza e pior, repete erros estrondosos feitos no passado, nomeadamente pelos seus mal-amados antecessores (FSF e JEB) e q tanta mágoa deixaram na nação leonina... E é essa falta de memória e clarividência num presidente do SCP q é, para mim, incompreensível e imperdoável…

    A arbitragem deste domingo, foi, desta forma, devastadora não só para a equipa de futebol, mas principalmente para GL. É que nem sequer dá margem para escaparem os sportinguistas mais novos ou de memória mais, vá lá, selectiva. Repito, o pior de td é a nítida sensação de que estes nossos dirigentes não aprendem com os ERROS CRASSOS feitos no passado, repetindo-os até à exaustão. A próxima decisão passa pela contratação do treinador da equipa de futebol. E, devo dizer, q estou com medo… Mt medo.

    ResponderEliminar
  22. Concordo com o post em geral,excepto no que diz respeito ao clube.Não confundir clube com direção.Relação com o clube,sempre.E se for preciso cá estaremos para os despedir na hora certa.
    Quanto ao treinador,nenhum ganha sempre.Alguns exemplos:

    Mourinho:2 campeonatos em 4 possíveis no Chelsea.Chicoteado na 4ª época.Magnífico no Inter.Ficou muito cedo a 8 pontos na 1ª época do Real Madrid (só ganhou a Taça do Rei).Depois campeão e agora de novo a 8 pontos e em 7º lugar.

    Rijkaard:fracasso na seleção da Holanda,no Sparta de Roterdão(o 1º clube).No Barcelona,o melhor,2 campeonatos em 5 épocas e uma Liga dos Campeões.Galatasaray,despedido na 1ª época e é agora selecionador da Arábia Saudita.

    Van Basten:falhanço(relativo) na sel. da Holanda e rotundo no Ajax.È agora treinador do Herenveen(13º em 18).

    E podíamos continuar.

    Conclusão:o treinador é escolhido em função de um conjunto de características mas vai perder algum dia.Os melhores são os que ganham mais do que perdem e são poucos(Mourinho,etc).
    O fundamental é a estrutura(a todos os níveis) que se cria à volta do treinador.Logo nenhum treinador vai resolver ,só por si, os nossos problemas se a casa não estiver em ordem.
    O problema de Sá Pinto é que não tinha curriculo nenhum,não estava a ganhar (como muitos outros) e a estrutura não o ajudou(estou a ser simpático...)quando ele precisava mais do que qualquer outro.
    Acho que falar tanto do treinador é estar desfocado do verdadeiro problema.

    MF

    PS:Guardiola é excepcional enquanto treinador vencedor mas não é para o nosso bolso.

    ResponderEliminar
  23. Treinadores há muitos, seu palerma!

    5 treinadores para 5 classificações:

    Scolari – o burro – mandava colocar bandeiras do Sporting em todas as janelas e esperava que os resultados aparecessem. Ficaríamos em 5º, na melhor das hipóteses.

    Otto Rehhagel – o austero – futebol defensivo seria a regra – não perderíamos mais, mas terminaríamos o campeonato com um recorde de empates. Como estes só valem um terço dos pontos, ficaríamos em 4º.

    Ernesto Valverde – o ingénuo – vítima da austeridade grega começaria a todo o gás em Alvalade até perceber que a austeridade por estas banda não é melhor do que na Grécia. Deprimido, ainda assim conseguiria atingir o 3º depois de quase ter conseguido a surpresa.

    Manuel José – o louco – conhecedor das modernas revoluções islâmicas mudaria tudo em Alvalade. Bateríamos um recorde de vitórias consecutivas, chegaríamos ao 1º lugar e nas últimas jornadas perderíamos tudo pois Manuel José já só pensava em chegar a Presidente do clube e entretanto tinha-se incompatibilizado com os jogadores. Ainda assim ficaríamos em 2º.

    Harry Redknapp – o bêbado – já esteve envolvido num caso de corrupção, o que em Portugal é uma vantagem – seriamos goleados uma ou duas vezes, mas ganharíamos as restantes vezes. Chegaríamos a 1º na penúltima jornada, num golpe de sorte alinhado com um roubo escandaloso do adversário mais directo por um dos seus árbitros associados. Seríamos campeões no último jogo, com um penálti nos descontos, depois de algumas centenas de ataques cardíacos. Os resistentes apanhariam todos um valente pifo, juntamente com o mister, um pouco por esse Portugal fora.

    ResponderEliminar
  24. Vá lá... Ainda há malta com boa disposição....

    :)

    ResponderEliminar
  25. Obrigado Divaleonivo, até fiquei bem disposto

    ResponderEliminar
  26. divaleonino,

    Estou a levar tudo isto demasiado a peito perdi o bom humor e obrigado por me lembrares isso.

    ResponderEliminar
  27. venha de lá o redknapp, então, hic!

    ResponderEliminar
  28. Só para dizer que subscrevo o post anterior e o presente mas que ainda não consigo dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  29. Por favor, peço encarecidamente. Não façam trocadilhos de PORTO com PORCO. Coitados dos animais que nos dão umas boas febras, costeletas, presuntos. Quando se quiserem referir a esses LADRÕES, usem KOSOVARES ou CORRUPTOS.

    ResponderEliminar
  30. Subscrevo integralmente o post e associo-me à ideia de que as lamentáveis cenas dentro do Estádio do Dragão são igualmente profundamente incomodativas. A balcanização do universo Sporting é uma realidade indesmentível e poucas coisas me magoam tanto como isso.

    ResponderEliminar
  31. Talvez seja hora de os sportinguistas começarem a pensar em colocar alguém como presidente que:

    - Nada tenha a ver com as recentes eleições nem com os últimos anos de gestão deste clube;

    - Coloque as claques na ordem e deixe de ser comandado por gente que apenas vê lucro e gera violência;

    - Coloque o clube acima dos seus interesses pessoais e saiba incutir os valores leoninos junto dos que os rodeiam;

    - Una os sportinguistas em seu torno e saiba apresentar um projecto sem promessas vãs e com base numa verdadeira aposta por 3 anos que não abane logo à primeira contrariedade.

    Conseguimos ainda encontrar alguém assim entre nós?

    Blogues como o A Norte, Sangue Leonino e outros, onde ainda se sente verdadeiro e desinteressado sportinguismo, podem e devem promover estes estados gerais do Sporting.

    É a sugestão de alguém, sócio do Sporting, que se sente cada vez mais deprimido e alheado com o dia a dia do nosso clube mas que ainda acredita ser possível voltarmos a ter alguém que seja um verdadeiro líder.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  32. Dizes que os adeptos foram ao Solar e ao Hotel por causa dos maus resultados ? Não sabes o que dizes. Foram lá para mudar esta situação que muitos desconhecem.

    Citação de: Norte Leonino em Ontem, 14:15

    Boa tarde Caros Leões, ontem foi um dia muito longo e quero que toda a gente fique a par e sem qualquer dúvidas acerca do que se passa no Sporting!

    De manhã pintar a frase: "Esforço, Dedicação, Devoção... Eis o que vocês não são!!" Almoçar e aí vamos nós para o Solar do Norte encostar o engodinho lopes que já sabia que estavamos à espera dele não para lhe oferecer uma rosa e fez questão de fazer chegar num carro de alta cilindrada os seus 3 seguranças que chegaram cheios de peito a pensar que iam lidar com meninos mas saíram-se mal e rapidamente começaram a falar baixo e com serenidade antes que mamassem. O mal que fizemos foi não os mandar abaixo logo ali por tudo aquilo que nos tentaram fazer à noite! Mas ninguém ali é bruxo e pensavamos que apesar de tudo eram sportinguistas, mas não, é uma máfia paga pelo Sporting para proteger o topo gigio e companhia! Entretanto chega o engodinho, é vaiado, ouve umas verdades e vai embora. Antes de tudo isto começar, tentaram comprar-nos a nós também para que tudo se silenciasse e aquilo parecesse uma manifestação de apoio... Até viagens ao estrangeiro ofereceram para ir ver o Sporting para a liga europa! só que a palhaçada acabou! Acabaram-se as claques compradas! O sistema desta direcção é pagar para silenciar os críticos! E sabem como funciona: os 3 seguranças (máfia) dizem à corja da JL a quem têm que bater! Isto passou-se no dragão ao intervalo, um dos nossos foi para o hospital porque o fernando mendes, esse chulo que comanda a juve leo, andava com os macacos na bancada a tentar fazer a folha aos contestatários que estiveram de tarde com os seguranças do Sporting atrás!

    Depois disto do Solar do Norte, fomos então para o hotel do Sporting em Gaia dar continuidade à nossa luta porque isto não é o Sporting... e acreditem ontem fiquei a saber que estão a matar o Sporting à força toda e bem por dentro!


    ResponderEliminar
  33. Continuação:

    Em Gaia apareceram uns super morcoes, leia-se cabeçudos, os primeiros vieram enganados e pensar que eramos meninos, levaram bem na tromba e depois vieram uns 15 e lá fomos nós rua abaixo com eles todos a correrem à nossa frente, depois vieram uns 50 e aí a coisa já foi mais pesada, de qualquer das formas vi o macaco a arrancar à velocidade toda do seu Q7 a pensar que a malta ia a correr para ele, mas a malta ia a correr era para o autocarro do Sporting!

    Fomos todos para o Dragão e já sabíamos que iam tentar fazer-nos a folha por termos feito rebentar a bomba no Sporting, e começa a perseguição aos nossos, com o fernando mendes e os seus macacos, alguns deles andam na bola há 2 dias e nem sabem o que é o Sporting, só andam ali para se drogarem à força toda porque a juve leo é uma maquina de vender droga e para receberem uns dinheiros do Sporting! Um dos nossos ainda foi para o hospital ao intervalo! Alguns levaram na bancada, com a polícia a ver (acredito PLENAMENTE que mesmo eles estão comprados) sempre a mando dos 3 seguranças! Depois vinham tentar buscar o pessoal à bancada para tentarem levar o pessoal pa zona da casa de banho e darem porrada (porque quando o fernando chulo mendes deu porrada a um na bancada a polícia disse: opah se querem fazer alguma coisa ao menos nâo façam à nossa frente). Isto com toda a gente na bancada incrédula... claro que eles em clara maioria são uns homens valentes! A gente pode não ir mais à bola mas a vingança será feita!

    O Sporting está completamente podre meus amigos, está tudo comprado, está tudo a chular o Sporting! tudo! Só que ninguém tem que ter medo dos macacos da JL... Nós somos bem mais do que eles, muitos mais! Só que não estamos organizados! Há muita gente na JL que não se revê nisto... e não se esqueçam que o dinheiro não dá para todos, é só para um grupinho de 20 e vai chegar a uma altura em que o feitiço se vai virar contra o feiticeiro! Não tenham medo desses gajos é só o que vos digo! Esses artistas da JL ainda se vão lembrar do que fizeram ontem... Mais não posso dizer! Vamos ser astutos... mas não se esqueçam que não se meteram com meninos! Somos Leões do Norte não somos cornos de lisboa!

    Está na altura Sportinguistas... Temos que lutar!

    Grande abraço a todos os verdadeiros Sportinguistas!


    Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=30451.17840#ixzz28l1BCs7C

    ResponderEliminar
  34. ou seja anonimo, nao passaram de uns palhaços(os tipos que foram ao solar armados em verdadeiros sportinguistas)que so quiseram e querem armar confusao

    ResponderEliminar
  35. Anónimo,

    Esse mundo que relatas é um mundo particular em que vivem alguns Sportinguistas mas que interessará pouco à maioria estou em crer.

    O que se passa entre claques não me cabe a mim julgar, a única coisa que posso dizer relativamente ao assunto é não me revejo em qualquer acto de violência, muito menos entre Sportinguistas, venham eles de onde vierem.

    O que se passou no Solar do Norte, que é o foco deste post, foi uma vergonha para todos nós, o Sporting tem tudo a perder e nada a ganhar.

    E para lá de o Sporting ser noticia pelas piores razões o que lá ocorreu é uma falta de respeito pela liberdade e vontade dos que ali se reuniram e que nada têm a ver com as questões relatadas.

    O mais triste de tudo isto que aqui vem relatado - da pancadaria com superdragões até aos confrontos entre JL e DUXXi - é que hoje em dia já parece não fazer qualquer diferença vestir de azul e branco, vermelho ou verde e branco.

    Quando se chega aqui alguma coisa está profundamente errada e que não se esgota na retórica da "corja" dos "lambuças" dos exigentes ou dos "verdadeiros Sportinguistas"


    ResponderEliminar
  36. Não devem ter lido bem o post em que o anonimo que não sou eu conta a sua versão da história. A ser verdade o presidente compra proteção, gravissimo e não me pareçe impossivel. Tem uma frase nos ultimos dias em que se compara a Pinto da Costa, ridiculo. E este site não é de verdadeiros adeptos do sporting mas sim de anginhos, está sempre tudo bem não se pode levar uma frase a contestar quem nada faz pelo meu grande amor? Mas que sentido critico tão baixo, eu também sou daqueles que tive 18 anos à espera sempre com paixão mas quando os jogadores lutavam e ficávamos a 5 pontos ou por ai e mesmo nessa altura havia contestação. Não é andarmos a mais de meio da tabela e estes supostos sportinguistas andarem aqui a escrever que o sporting é apoiar e mais isto e aquilo. Eu até apoiaria o sporting na distrital mas não com directores a ganharem 20 e 30 mil euros mensais (duque) e eu nunca ouvi-los a defender treinador nenhum ou seja garantindo a manutenção dos seus poleiros. Esta linhagem continua a destruir o sporting a as divisões entre adeptos tambem é resposabilidade em parte dela logo o meu presidente não é este e não me venham dizer que então não sou do sporting, sou sim senhor mas não de presidentes que acabaram com as modalidades e agora só por caroliçe de alguns socios consegui-mos retomá-las e vitórias nas modalidades já nem em atletismo mas não critiquem porque assim é que são sportinguistas.

    ResponderEliminar
  37. Não devem ter lido bem o post em que o anonimo que não sou eu conta a sua versão da história. A ser verdade o presidente compra proteção, gravissimo e não me pareçe impossivel. Tem uma frase nos ultimos dias em que se compara a Pinto da Costa, ridiculo. E este site não é de verdadeiros adeptos do sporting mas sim de anginhos, está sempre tudo bem não se pode levar uma frase a contestar quem nada faz pelo meu grande amor? Mas que sentido critico tão baixo, eu também sou daqueles que tive 18 anos à espera sempre com paixão mas quando os jogadores lutavam e ficávamos a 5 pontos ou por ai e mesmo nessa altura havia contestação. Não é andarmos a mais de meio da tabela e estes supostos sportinguistas andarem aqui a escrever que o sporting é apoiar e mais isto e aquilo. Eu até apoiaria o sporting na distrital mas não com directores a ganharem 20 e 30 mil euros mensais (duque) e eu nunca ouvi-los a defender treinador nenhum ou seja garantindo a manutenção dos seus poleiros. Esta linhagem continua a destruir o sporting a as divisões entre adeptos tambem é resposabilidade em parte dela logo o meu presidente não é este e não me venham dizer que então não sou do sporting, sou sim senhor mas não de presidentes que acabaram com as modalidades e agora só por caroliçe de alguns socios consegui-mos retomá-las e vitórias nas modalidades já nem em atletismo mas não critiquem porque assim é que são sportinguistas.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo,

    essa é uma versão dos acontecimentos, já li outras e devo dizer-te que me interessa muito menos do que o disse sobre o sucedido no Solar do Norte, pelas razões expostas.

    Quanto às criticas que fazes parece-me que se lesses o post escusavas de fazer figura de "anginho".

    ResponderEliminar
  39. Isto é um contra-senso. Desde que me lembro, e tenho 32anos de sócio, TODOS os treinadores despedidos que passaram pelo clube, foram-no por pressão dos adeptos, mas os culpados são sempre a Direcção que no momento está em funções(?). Já passaram grandes treinadores no clube e alguns muito bons não vieram ou por falta de dinheiro ou por pressão dos adeptos. Meus amigos, embora seja importante, isto não se trata do nome do treinador, do currículo do conhecimento ou não do futebol português. Trata-se de adeptos, que são como o Relvas, são doutorados em futebol em todas as suas áreas, e então, como são muitos mas cada um tem as suas simpatias, o seu estilo de jogo, as suas opções tecnico-táticas, o burro (treinador), que fôr contratado só tem uma hipótese de singrar: É ganhar, no princípio, no meio e no fim, de preferência por 10-0. O árbitro não conta, a liga e a federação não contam, a (in)justiça desportiva não conta, a falta de carcanhol não conta e os próprios sócios e adeptos não contam para o êxito do clube. Quando acontecem os desaires, aqui d`el Rei que o treinador é coxo e a culpa é da Direcção. Deita-se a Direcção abaixo, fazem-se novas eleições e volta tudo ao mesmo. É um círculo vicioso.
    E o clube em vez de evoluir vai definhando e quando os "doutores dizem, a culpa é dos jogadores, ou do treinador, ou da Direcção, eu digo: Na minha opinião, todos têm a sua parte de culpa, mas OS PRINCIPAIS CULPADOS SÃO OS ADEPTOS! Por isso considero, mais ou menos irrelevante o debate sobre o perfil do futuro treinador do SPORTING. E pior ainda, enquanto a maioria dos adeptos de outros clubes hostilizam e maltratam os adversários, os do Sporting, como já se tornou célebre e indesmentível : "Rugem para dentro e miam para fora". Infelizmente, digo eu. SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)