quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vercauteren, mais um nome para a revolução


Começam a ser conhecidos os nomes propostos por Godinho Lopes para a recomposição da SAD, após o abandono de Luís Duque e Carlos Freitas. O presidente assume a responsabilidade directa do futebol, Paulo Farinha Alves assume o cargo de Director do Futebol Profissional, Silva Costa é dado como provável e a qualquer momento surgirá a confirmação de Vercauteren como o novo treinador da equipa principal até ao final da época.

Não tarda que os nomes propostos sejam sujeitos a um intenso escrutínio e não terminará o dia sem que muitos deles estejam já no cadafalso das opiniões. Seria assim caso o treinador fosse Mourinho ou até Guardiola, para falar dos que constituiriam a unanimidade na generalidade dos clubes excepto, claro está, no Sporting. Se essa é uma característica cada vez mais reconhecida por todos nós como já fazendo parte da nossa identidade, não se pode dissociar o facto de estas decisões estarem a ser tomadas por um presidente cuja capacidade de liderança e de assertividade estão completamente postas em causa.

A pergunta que mais ocorrerá aos Sportinguistas no momento é “o que percebe esta gente de futebol?” Em particular, claro está, sobre aquele que será o director profissional, Paulo Farinha Alves. Além de ser advogado sabe-se que também que integra o órgão de disciplina da AF Lisboa, mas ambas as qualificações dirão pouco das suas habilitações para dirigir homens e tomar decisões. 

Por outro lado não podemos deixar de nos confrontar com a saída de Luis Duque e Carlos Freitas, nitidamente por, pela ausência de resultados, verem postas as suas decisões em causa. Goste-se ou não são dois nomes incontornáveis nos títulos mais importantes alcançados nos últimos anos e, aquando da sua nomeação,a muitos pareceram decisões correctas. Como elogiadas foram então as medidas tomadas na construção do plantel do ano passado e, em larga medida a deste ano, descontando a questão do ponta-de-lança. O mesmo se dirá da escolha do treinador Domingos. Tanto assim é que ainda hoje há quem seja capaz de defender o seu regresso.

A virtude das decisões devem ser apreciadas no momento em que são tomadas porque ser profeta do passado é fácil mas não tem nenhum mérito ou merece credibilidade. Não seria pois mais importante tentar perceber porque se tomaram boas decisões e se falhou, ao invés de partir para a incorporação de novos protagonistas?

Voltando aos novos protagonistas, a pergunta que eu faço vai um bocado mais longe: 

Quem é que, no universo do Sporting, estaria hoje melhor habilitado para as funções? 

Ou um pouco mais longe ainda: quem é que se disporia a abandonar uma profissão para abraçar um projecto  (cuja existência faz todo sentido questionar, à luz do que tem sucedido) em nítida falência? 

Cada um responderá como quiser, para já eu prefiro acreditar que quem dá um passo em frente o faz pelas mesmas razões que qualquer um de nós se disponibilizaria: por amor ao clube e por vontade de poder ser útil e contribuir. E, porque não, retribuir também a honra inestimável de ser Sportinguista de todos os momentos.

O que foi dito acima remete-nos para uma realidade muitas vezes ignorada na hora analisar o porquê de tantos erros que redundam em fracassos. O Sporting é uma referência mundial na formação e jogadores, mas é exactamente o inverso no que à formação de dirigentes e gestores desportivos diz respeito. Tem preferido a ruptura ao primeiro fracasso, o recomeçar do zero após o primeiro revés, deitando fora de uma penada o trigo e o joio. Já me havia referido aqui anteriormente a este aspecto na semana passada, no post "Sporting, um clube em permanente reconstrução".

Há alguma instituição que se tenha constituído como referência seguindo este modelo? Não creio e, a menos que consigamos alterar radicalmente esta forma de proceder, passaremos o resto do tempo seguindo o actual 'on-the-job training' e, salvo uma conjunção muito favorável das estrelas, obtendo os mesmos resultados. Isto seja quem for o presidente ou direcção.

De notar que já assim se havia procedido aquando do abandono de Paulo Bento. Nessa altura não saiu apenas a equipa técnica, saiu Ribeiro Telles e Pedro Barbosa, que havia substituído Carlos Freitas há pouco tempo na direcção desportiva. Tudo acabaria por redundar na demissão de Bettencourt. No Sporting o processo mais comum não é debater os problemas, procurando soluções. Este é normalmente substituído pela procura dos culpados, afastando-os, como se os erros lhes fossem exclusivos e partissem com eles. Infelizmente não é assim tão fácil.

Vercauteren é o homem que se segue. Não conheço o suficiente do seu trabalho - para lá de saber que foi campeão no Anderlecht (normal) e no Genk (muito mais difícil) - para me pronunciar sobre o acerto da escolha. Foi um grande jogador, lembro-me bem. Compreendo que depois de tanta desilusão e dispêndio de recursos com treinadores como Domingos e Sá Pinto não se ofereça mais do que um contrato até final do ano. Mas temo que, mais uma vez, quando o treinador perceber melhor toda as especificidades do clube e do futebol português já não esteja cá... Boa sorte Vercauteren!

P.S.- Não é apenas na formação que nos tornamos uma referência. O Sporting continua a ser um clube onde tudo se sabe. Quando os comunicados chegam à CMVM já tudo se sabe já tudo foi amplamente debatido e escalpelizado. Já "toda a gente" sabia que Luis Duque ia sair, não se sabia era quando e como. Há dias alguém me perguntou se Paulo Alves era opção para o Sporting. Hoje sei que era, mas não para teinador. Era Paulo Farinha Alves.

49 comentários:

  1. LdA,

    "Cada um responderá como quiser, para já eu prefiro acreditar que quem dá um passo em frente o faz pelas mesmas razões que qualquer um de nós se disponibilizaria: por amor ao clube e por vontade de poder ser útil e contribuir. E, porque não, retribuir também a honra inestimável de ser Sportinguista de todos os momentos"

    és mesmo ingénuo ou és simplesmente romântico????

    O amor ao clube e a vontade de ser útil e contribuir na SAD NÃO EXISTEM! Essas virtudes valiam 250.000 € / ano ao Duque ( e mais não sei quanto ao Freitas!

    O amor ao clube no dirigismo SADico pós 1995 já foi chão que deu uvas!

    Estas manobras ridículas de ultima hora são a dança das cadeiras duns pseudo-gestores que todos juntos apresentam uma semelhança verdadeiramente notável e que no caso era indispensável: NÃO PERCEBEM NADA DE FUTEBOL!
    E para ajudar à festa o Godinho vai assumir a pasta do Futebol! Que tragédia! Mas o que não é preciso mesmo é defender os interesses do SCP! Isso que se lixe! O que é mesmo preciso é agarrar o tacho com unhas e dentes e esta do Paulo F. Alves faz-me lembrar a nomeação do Rui Meireles ( outro expert em Futebol) pelo Alzheimer da Cunha!

    Um case study a nivel mundial de Flexibilidade a 1000% é o caso de Silva e Costa!!! O homem deve ser um gestor do outro mundo ( ou então deve saber muitos segredos) para conseguir ser COOPTADO 2 vezes em menos de 1 mês!!! Primeiro para o CD e agora para a SAD!!! ISTO SÓ NO SPORTING!

    Bem... pode vir a ser pior que no tempo do Cotonete/Bettencourt!

    Em relação a Vercauteren: um Treinador com experiência e palmarés? O gajo sempre ganhou 3 campeonatos da temível liga Belga (um campeonato inferior ao nosso)! Para mim é outro Waseige! Sem experiência e categoria para o Sporting e futebol português! Mas louve-se ao menos um detalhe: não assinaram por 2 anos, também já não devia haver $$$ para as negociatas e comissões de Freitas+Duque...

    Boa sorte Vercauteren!

    ResponderEliminar
  2. "A pergunta que mais ocorrerá aos Sportinguistas no momento é “o que percebe esta gente de futebol?” Em particular, claro está, sobre aquele que será o director profissional, Paulo Farinha Alves. Além de ser advogado sabe-se que também que integra o órgão de disciplina da AF Lisboa, mas ambas as qualificações dirão pouco das suas habilitações para dirigir homens e tomar decisões."

    Há uma questao que me faz muita confusao nalgum tipo de comentários que pelo menos nas redes sociais pude ver sobre as nomeaçoes: o anátema "ninguém o conhece de lado nenhum" como atestado de incompetência.

    Dito isto, eu nao o conheço de lado nenhum mas acho que o problema é meu. Nao posso culpar o tal Paulo Farinha Alves do facto de eu nao saber quem ele é. O que pude perceber, para além do que dizes, é que como advogado tem experiência no âmbito desportivo e que assessorou a transferência do Paulo Machado. Junto a isto uma série de textos no SportingApoio. Dos poucos que li, percebo que está em consonância com o trabalho desenvolvido nesta direcçao, que pelo menos se presta a debater e que, concorde com ele ou nao, é um entusiasta do clube.
    Tudo isto significa que nao serve? A meu ver nao: significa que nao faço ideia se serve ou nao.

    Mas também nao sei nao apenas porque nao conheço a experiência dele mas por outro motivo ainda mais grave, que parece ser esquecido por quem se apressa a julgar o homem: nao sabemos ainda o que vai fazer. Enfim, os que sabem apenas o que vem nas notícias, como eu, claro.

    Sabemos que tem um cargo com um nome taxativo de Director do Futebol mas que a responsabilidade do futebol será do Presidente (comunicado bastante bizarro) mas nao sabemos nem funçoes nem nada mais. Ora, sem saber o que vai fazer, como julgar a capacidade ou experiência prévia para isso?

    Acho que com o que vem sendo noticiado nas últimas horas, podemos queixar-nos de falta de informaçao, podemos desconfiar de quem decidiu colocá-lo aí, estar em conta de toda a estratégia mas acho acho que se têm usado nao-argumentos para descredibilizar o profissional em si. Tempo ao tempo.

    Sobre Vercauteren, nao recordo ver as equipas dele mas pelo que me pude informar esta manha cumpre com alguns requisitos que se vinham avançando: estrangeiro, culturalmente outsider, palmarés (tanto como jogador como treinador), atento ao trabalho com jogadores jovens. Parece também uma aposta contratualmente prudente (final da época com outra de opçao). Há também quem diga que gosta de treinos intensos e que tem uma relaçao de tensao com os jogadores.
    As minhas dúvidas prendem-se sobretudo com os relatos que ouvi do futebol do seu Anderlecht, do Genk e do que tentava implementar no Al-Jazira: um futebol directo, muito pressionante, assente num jogo pelas alas de cruzamentos intensos e 2 referências no ataque, em 4-4-2. A ser assim, e desconhecendo a flexibilidade para outros sistemas, é uma mudança importante nao só a um passado recente (resta ver com que resultados) como ao que vem sendo implementado nos escaloes inferiores a começar pela equipa B. Pode significar também prescindir de um médio interior para acrescentar um avançado, desiquilibrando talvez as opçoes de jogadores à sua disposiçao.

    Um detalhe interessante: na sua curta estada no Al-Jazira, o seu adjunto era Hugo Broos. Desconheço se virá com ele mas é uma configuraçao muito curiosa, se tivermos em conta que Hugo Broos ganhou 3 ligas e 2 taças com o Anderlecht a treinador principal e foi considerado 4 vezes treinador do ano na Bélgica. Eliminou, por exemplo, o Benfica da Champions League em 2004-2005.

    Mas vamos ver, isto ainda agora começou e ele nem sequer está confirmado ainda.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  3. "Cada um responderá como quiser, para já eu prefiro acreditar que quem dá um passo em frente o faz pelas mesmas razões que qualquer um de nós se disponibilizaria: por amor ao clube e por vontade de poder ser útil e contribuir. E, porque não, retribuir também a honra inestimável de ser Sportinguista de todos os momentos."

    Por amor da santa, que mais será preciso para que se perceba que estes senhores não estão lá por amor ao Sporting? Acabar com o clube de vez?

    ResponderEliminar
  4. Luis Magalhães Pereira,

    Posso até ser ambas as coisas. A única coisa que posso dizer em meu favor é que a benevolência que uso na apreciação de Paulo Farinha é a mesma que uso contigo quando leio os teus comentários e demais Sportinguistas que não conheço bem: Todos estarão dispostos a fazer o melhor pelo seu clube.

    ResponderEliminar
  5. LdA... Podes crer que Mourinho ñ seria consensual. Não por razões técnicas, claro, mas porra, um gajo q rasgou o nosso querido manto sagrado? Ora fdx lá pró gajo... Longe... A ñ ser q se penitenciasse (q nem um Cristo às mãos dos romanos) antes...

    Qt a Vercauteren, q apenas me recordo enquanto jogador (era um gajo mais raçudo q técnico), acho bem... Vem do Al Jazira pró SCP? Bem, pelo menos já está habituado a zonas de... guerra... :P Sem dúvida uma excelente mais valia para actuar no SCP de hj em dia...

    Sem piadas: Que sejam tds mt felizes no SCP. Já merecemos umas “lágrimas ao contrário”.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Luís Magalhães Pereira,

    Tu também não percebes patavina de futebol, tu e 95% das almas que escrevem na net. E no entanto comentas cada decisão como se estivesses no papel de decisor.

    "Em relação a Vercauteren: um Treinador com experiência e palmarés? O gajo sempre ganhou 3 campeonatos da temível liga Belga (um campeonato inferior ao nosso)! Para mim é outro Waseige! Sem experiência e categoria para o Sporting e futebol português!"

    Vês? Comentários patéticos como este. Não conheces o agora treinador do Sporting para emitires uma sentença estúpida como essa, tal como eu não conheço. Nem quase ninguém em Portugal. Da mesma forma que na Bélgica ninguém conhece Jorge Jesus, nem Vitor Pereira.

    O campeonato Belga é melhor que o Português (?), em quê, ao certo? É por causa de andorinhas como tu que é difícil no Sporting perceber-se a credibilidade de uma qualquer alternativa (seja ela qual for).

    ResponderEliminar
  7. Tiago,

    Excelente comentário mais uma vez, como já tive oportunidade de te dizer.

    ResponderEliminar
  8. Só o modelo da liga Belga é indício suficiente de que será um campeonato muito mais interessante que o Português. Mesmo que por lá, tal como em Portugal, 80% dos jogos sem fracos (o que duvido), a forma como a competição está organizada torna-a muito mais atraente.

    É ao contrário LMP, por motivos de ordem sobretudo cultural, seria por exemplo muito mais difícil a um treinador de topo Português como Jorge Jesus chegar a um clube Belga como o Genk e fazer dele campeão.

    ResponderEliminar
  9. "O campeonato Belga é melhor que o Português (?), em quê, ao certo? É por causa de andorinhas como tu que é difícil no Sporting perceber-se a credibilidade de uma qualquer alternativa (seja ela qual for)."

    Não é evidente que ele estava a ser irónico ao dizer que a liga Belga é terrível? Até disse que era inferior à nossa. O que é coerente com a opinião manifestada.

    ResponderEliminar
  10. "Posso até ser ambas as coisas. A única coisa que posso dizer em meu favor é que a benevolência que uso na apreciação de Paulo Farinha é a mesma que uso contigo quando leio os teus comentários e demais Sportinguistas que não conheço bem: Todos estarão dispostos a fazer o melhor pelo seu clube."

    E quem escolheu o Paulo Farinha para o cargo de director do futebol profissional? Ainda não o conheces bem também?

    ResponderEliminar
  11. "O campeonato Português é melhor que o Belga (?), em quê, ao certo?", assim é que é. Sim Anónimo, é evidente, e mesmo que não fosse a parte que diz "(um campeonato inferior ao nosso)!" dissiparia dúvidas.

    E não, não é coerente. Não é uma opinião, sequer. Para sê-lo precisa de justificá-la. E justificá-la bem, não basta dizer meia dúzia de coisas parvas.

    ResponderEliminar
  12. Incrível como num espaço dedicado ao Sporting, e sempre com dedicação de todos os que o mantém, se comenta sempre a pensar no presidente A ao invés do presidente B, e se esquece o que de facto é importante...Sporting Clube de Portugal!!

    Parabéns por este grande espaço LdA

    ResponderEliminar
  13. Basta olhar para o ranking da UEFA para perceber que o campeonato português é melhor que o belga.

    ResponderEliminar
  14. Isto às vezes até é giro...

    Longe de mim defender esse tal Paulo Alves q ñ conheço de lado nenhum...

    Mas se fosse 'cromo repetido' era mais um lambuças que praí vinha contaminar a SAD. Como o gajo é um completo desconhecido, é um advogado amigalhaço do 'présedente'... Ou seja, quem dirige tá sp lixado e bem lixado (com F grande).

    Metam uma coisa na cabeça: com o conhecimento do mercado igual a CF há pcs. Mas, como se percebeu, ele gosta mais do Duque d q do Godinho e pôs-se na alheta. Adeusinho e até à próxima (just Kidding...)

    Eu, por mim, só peço que o Franky meta a equipa a jogar à bola...

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,

    Como sabes também penso o mesmo relativamente a Mourinho, pelas razões que invocas, obviamente e pelas que deixei neste post de 29/04/2011:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2011/04/porque-nem-todos-servem-para-o-sporting.html

    Relativamente à escolha do PFA é óbvio que a escolha redundaria sempre nisto. Talvez fosse melhor perguntar quem seria uma escolha melhor. O que acabaria por nos remeter para a questão fulcral do post mas que quase todos passam ao lado.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo, o ranking da UEFA olha para o que fazem as equipas Portuguesas nas competições Europeias. 4 clubes, por norma.

    O ranking da UEFA diz no fundo respeito a Sporting, Porto, Benfica e Braga. Não ao campeonato Português.

    ResponderEliminar
  17. O PFA já é conhecido pelos textos que escrevia no SportingApoio e por algumas atitudes em AGs. E não sou eu que o digo. É o Rui Calafate, entre outros. Se calhar também não o conhecem. Pronto erro meu!

    Enfim, PFA não é nenhum desconhecido. São-lhe desconhecidas sim competências para o cargo depois de se analisar o seu currículo.

    Podem optar por andar informados e depois sim opinar. Ou podem simplesmente não andar informados e depois mandar bitaites.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo:

    O Rui Calafate é seguramente uma autoridade na sua área profissional mas não o é no que ao futebol diz respeito, é um adepto como qualquer um de nós.

    E por mais respeito que a opinião dele me mereça eu não faria depender a minha opinião sobre a capacidade que alguém tem para desempenhar um cargo no Sporting do facto de me ter ou não boas relações pessoais com ele.

    Esse problema dos egos muito grandes e que incompatibilizam é um problema muito antigo no Sporting, quase tão grande como o próprio clube.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 15:11,

    E são quais as competências que são exigíveis para o cumprimento do cargo para que o Paulo Farinha Alves foi nomeado? Sabe dizer-nos quais serão as suas incumbências? É que eu agradeceria, porque não sei (o Tiago acima também não sabe e, acrescento, qualquer pessoa que apenas tenha acesso a informação pública também não sabe).

    E já agora, porque não vale apenas criticar quem se nomeia, diga-nos quem acharia que seria uma boa pessoa para ocupar o cargo (já agora, especificando as incumbências).

    ResponderEliminar
  20. "Anónimo, o ranking da UEFA olha para o que fazem as equipas Portuguesas nas competições Europeias. 4 clubes, por norma.

    O ranking da UEFA diz no fundo respeito a Sporting, Porto, Benfica e Braga. Não ao campeonato Português."


    Curioso. Olhando para esse ranking eu diria que reflecte a relação de qualidade entre os diferentes campeonatos. E, actualmente, Portugal encontra-se em 6º e a Bélgica em 11º. Não é uma diferença que se possa considerar insignificante digo eu.

    Para além disso, também contam as pré-eliminatórias. Nesta época, de 6 clubes apurados, Portugal mantém 6. Isso corresponde quase a 40% das equipas da nossa liga. Já o mesmo não se pode dizer da liga belga.

    ResponderEliminar
  21. Leão de Alvalade,

    Acha que alguém já se deu ao trabalho de se interrogar se o Rui Calafate tem algum "conflito de interesses" na opinião que debita sobre o Sporting. Se pretenderá alguma, sei lá, com um ex-candidato. Vamos chamar-lhe por mera hipótese académica Pedro Baltazar.

    E já reparou como as figuras outrora odiosas, quando se viram contra a actual Direcção, passam a ser portadores da verdade revelada? Este meco do Rui Calafate, o Carlos Barbosa, o Futre, o José Eduardo, o Venâncio, o Eduardo Barroso, o Tomás Aires... e isto só para falar dos que intervieram nas últimas 48h.

    E já reparou que esta malta blogosférica é a que mais se insurge contra este clube de "notáveis" mas depois quando aparece um que diga remotamente aquilo que lhes pareça ser um ataque à "dinastia croquetteira" é tratado com a maior lisura e desprendimento? E o que dizer daqueles que, outrora muito críticos, têm actualmente uma visão próxima do que está a ser realizado?

    Sobre o post em si, como para todos, a minha presunção sobre o trabalho dos que integrarão o Sporting é positiva. Primeiro falem, depois façam e depois podemos julgar.

    ResponderEliminar
  22. Devolvo as perguntas feitas com uma outra: como é que avaliam a competência de um médico? Eu diria que pela experiência. Vocês confiam mais num médico que tem pouco tempo de experiência numa determinada especialidade ou num que tem muitos anos de experiência?

    PFA no seu currículo não tem nada que indique vir a ser um bom director para o futebol. Pode vir a dar. Mas também eu posso vir a acertar no Euromilhões. Não é impossível. Agora provável é que não é.

    Já agora as referências aos textos do SportingApoio e à posição manifestada por Rui Calafate, entre outros, é um indicador de algo que não está relacionado com competência, mas sim com as motivações que levam alguém a correr por um lugar no Sporting. Pode ser só amor ao clube como pode não ser. Aí cada um é livre de tirar as suas ilações tendo em conta a postura que espera de um representante do Sporting.

    ResponderEliminar
  23. PLF,

    Já hoje, noutro local, tinha feito esta observação:

    "O momento no Sporting é isto: até os que diziam que o Barbosa era um escroque agora lhe acham razão: http://bit.ly/QWFolf".

    ResponderEliminar
  24. Anónimo, nada tem de curioso:

    O ranking da UEFA diz respeito a (por norma, porque contempla um intervalo de anos consecuuivos) Sporting, Benfica, Porto e Braga.

    É só mesmo isto. E repare que só concerne ao que estes clubes fazem em provas da UEFA. Não é sequer ao que fazem em Portugal, mas na UEFA.

    Não existe, que eu saiba, um único ranking que meça campeonatos. O mais é inventar para falar mal do 'gajo' (nas palavras de Luís M. Pereira), 'gajo' que é treinador do Sporting.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo,

    Agradeço a resposta com um exemplo, mas continuo sem ficar esclarecido: quais são as incumbências do Paulo Farinha Alves?

    E além do médico com experiência(?), quem é que sugeria para o cargo - explicitando, já agora, quais as incumbências desse cargo.

    Digo-lhe sinceramente, não sei como avaliar a entrada do Paulo Farinha Alves na SAD e a principal razão é não saber concretamente o que vai fazer. Quem lhe diz que ele vai fazer algo para que não tem experiência?

    ResponderEliminar
  26. O problema do SCP são os sócios e adeptos, sem dúvida. Quem critica sem conhecer a pessoa e o seu trabalho, apenas porque aceitou o cargo que vários terão recusado, nem vale a pena ler o respectivo comentário.
    Certamente se fosse escolhido para director desportivo o Bruno de C (esse sim, domina todos os conceitos do futebol e tem um curriculum vitae extenso nessa área, seria uma escolha acertada, ou talvez o Inácio, esse grande sportinguista!! com provas dadas como director despostivo...)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo, nada tem de curioso.

    O ranking da UEFA diz respeito ao que por norma fazem (norma porque contempla um intervalo de épocas consecutivas) Sporting, Benfica, Porto e Braga.

    Naquilo que fazem em provas da UEFA, e não em Portugal. Não só concerne estes 4 clubes e nenhuns outros, como mede as suas prestações em palcos fora de Portugal.

    Não existe que eu saiba um único ranking que meça campeonatos. O ranking da UEFA seja lá por que prisma for não permite esse exercício: fala-se na qualidade do campeonato Belga (supostamente inferior, vá lá saber-se porquê) para somente deitar abaixo o 'gajo'. O 'gajo sem experiência e categoria' (usando-me das palavras do Luís M. Pereira) que é treinador do Sporting.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo,

    "Devolvo as perguntas feitas com uma outra: como é que avaliam a competência de um médico? Eu diria que pela experiência. Vocês confiam mais num médico que tem pouco tempo de experiência numa determinada especialidade ou num que tem muitos anos de experiência?"

    Pessoalmente, nao "avalio a competência de um médico": vou ao médico que a segurança social diz que tenho que ir e confio que o sistema que mo atribui tenha filtros para assegurar que nao tenho que me preocupar com isso.

    Com isto nao quero dizer que confio tanto na direcçao do clube para escolher directores como na Segurança Social para seleccionar médicos, claro, mas lá está, nao fui eu que fiz a comparaçao.

    No entanto, a questao da experiência é interessante, importante mas também falível, tanto quanto se trata de médicos ou de directores da bola. Acho que este facto devia ser mais do que suficiente para esbater certezas e mais ainda num momento complicado em que toda a opiniao tem um rastilho que a pode fazer explodir e tornar-se só em ruído.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  29. Porra, não consigo perceber, não dá para acreditar que todos os que aqui escrevem são Sportinguistas, deculpem mas não dá.

    Então e deixar as pessoas trabalhar. Seja o treinador, seja o director.

    Até aqui o problema era não termos treinador, já temos. Era o Duque que ganhava muito e nada fazia, já não temos.

    Agora é o curriculum do director, pergunto eu, e não tenho nada contra o Carlos Freitas, que acho que fez boas contratacções, mas também fez algumas asneiras, das várias vezes que passou pelo Sporting. Não acham estranho o Carlos Freitas nunca ter trabalhado para o porto ou para o benfica? Se é assim tão bom, mas adiante.

    Resumindo, deixem-nos trabalhar, acham que pode ficar pior do que está?

    Não pertenço aos croquetes nem aos outros, só sócio à 25 anos e tenho gamebox desde de sempre, tenha isso o valor que quiserem dar.

    A minha única preocupação neste momento é só uma e acho que é o que refletem sistematicamente os textos deste espaço, concorde eu ou não com eles. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  30. Não costumo comentar o que aqui se escreve porque vivo na ... Bélgica. Estou pois muito longe para conhecer bem a realidade do SCP a não ser pelo que se lê.

    Venho só tentar esclarecer quem não conhece bem o futebol belga : a campeonato está muito longe do nível da Liga portuguesa.

    Joga-se com muito menos intensidade e técnica. Mesmo as equipas portuguesas chamadas pequenas mostram coisas que se vêem muito raramente aqui: agressividade, velocidade, técnica, cultura tática. E não será por o Sporting vir a perder em Genk que vou mudar de opinião.

    A equipa nacional belga está agora a crescer com jogadores de muito bom nível mas, que na maioria, tiveram que ir para o estrangeiro para progredir.

    Quanto a Vercauteren : tem fama de ser muito profissional, muito exigente em termos disciplinares e aprecia particularmente trabalhar com jovens. Não tem "papas na lingua", é frontal com todos inclusive a imprensa.

    Aqui fica o meu conributo para o esclarecimento sobre Vercauteren e futebol belga.

    Desculpem os erros ortográficos ...

    ResponderEliminar
  31. Achei o post um bocadinho pessimista,com todo o respeito pelo autor,embora tenha muitas razões para isso.

    Quanto ás escolhas da SAD é evidente que precisa de alguém que compreenda o balneário,os jogadores,o que é um grupo de trabalho,o jogo em si e o que está à volta dele.
    É manifesto que não existe.Estou esperançado que ainda venha.Chamem-lhe o que quiserem,Director Desportivo,Dir. Geral,como quiserem.
    Penso que Couçeiro estava destinado para este lugar.
    Ser GL o principal responsável pelo futebol é natural(é assim nos nossos rivais)mas precisa de trabalhar com alguém que perceba do assunto e não se vê quem é.

    O treinador não é de top mas tem um bom curriculum ,uma boa ideia de jogo,é exigente.Parece-me uma boa escolha.
    Nunca acreditei nos Valverde,Scolari,etc
    Não temos dinheiro para esses treinadores e nunca viriam com contrato até ao fim da época.

    Quanto a GL,está fragilizado mas é a vida.
    Isto é para quem pode não é para quem quer.
    Vamos ver se tem unhas para tocar guitarra.

    ResponderEliminar
  32. Bom post. O importante é a limpeza que está a ser feita, não é precisa tanta gente a mamar à conta! Não custa nada (é assim nos andrades) o treinador diz o que necessita e o presidente contrata! ah ganda Godinho (e não votei nele)! E aqueles que estão sempre a dizer que está tudo mal, que o clube está falido, blá,blá,blá, são os mesmos que querem ir para o poleiro a qualquer custo! Precisam de emprego! SL

    ResponderEliminar
  33. Objetivamente (e independentemente de não jogarmos nada) é interessante verificar o que um penalty (num jogo decisivo) "não marcado" despoleta num clube em apenas 3 ou 4 dias.

    Estamos mesmo fragilizados, desiludidos, desconfiados, etc.

    Mas se calhar era interessante perceber como tudo isto começou, só para falar na era Godinho.

    Domingos o ano passado, no inicio do tal projeto para o futebol de Godinho, foi logo brindado nas primeiras jornadas com 3 ou 4 jogos de arbitragens "duvidosas" para ser simpático. Depois disso nunca mais se endireitou, nem a equipa, nem os dirigentes e os adeptos passaram a ver o futebol com muitas duvidas.

    Estava o trabalho feito.

    Veremos com este treinador, o que o SISTEMA nos reserva nos momentos certos. Espero que a qualidade do futebol supere os obstáculos externos e internos que o esperam.

    Ed

    ResponderEliminar
  34. Depois de ler com a atenção a discussão que o post do LDA provocou volto a comentar.

    Tudo isto já é um ocaso. Antes de comentar se Farinha é ou não uma boa escolha e se tem capacidade é mais importante olhar para quem o escolheu.

    Ano e meio depois todos os seus grandes trunfos eleitorais já se foram. Ano e meio com alguma euforia mas com muita depressão.
    3 treinadores e ausência de estratégia desportiva para o futebol. Uma fuga para a frente com o aumento da massa salarial mensal do futebol para níveis incomportáveis mas acima de tudo incomportável com os resultados obtidos. Dois vices já abandonam e os dois grandes mentores do futebol também já se foram. Por isso mais que questionar as suas escolhas convém questionar a capacidade de escolha e de gerir de Godinho Lopes....

    SL

    ResponderEliminar
  35. MM,

    Primeiro não o conheço de lado nenhum para me tratar por tu!

    E como você não me conhece nem eu sei o seu nome ( MM até pode ser uma marca de chocolates tipo Smarties)não faz a mínima ideia se eu sei ou não sei de futebol, se já tive alguma função no clube ou se já estive envolvido na vida institucional do Sporting! Ou se acompanho ou não o campeonato belga e a carreira de Vercauteren para tecer os comentários que teceu, esses sim estúpidos porque agressivos, pouco ponderados e vazios de argumentação.

    Até ao parágrafo em que falei do novo treinador do SCP tudo aquilo que digo é factual ( com excepção da "provocação" ao Leão de Alvalade)!

    Relativamente ao campeonato belga também é factual que é qualitativamente inferior ao nosso ( para tanto basta ver nos últimos 15 anos os resultados das principais equipas dos 2 países nas competições da UEFA - é absolutamente incomparável.

    Você não deve ser muito inteligente ou talvez seja dificuldade de concentração ou tensão ocular, ao não perceber quando se escreve com ironia ( temível liga Belga)! Obviamente que não estava a menorizar Vercauteren ao chamá-lo de "gajo" ( haverá termo mais português?). E sim, considero subjectiva a minha ideia de que Vercauteren é mais um Waseige mas não vale a pena explicar-lhe porquê, seria uma perda de tempo!

    Agora a afirmação de que eu não posso conhecer ou acompanhar a carreira do técnico belga ou que cidadãos belgas não podem conhecer ou acompanhar a carreira de J. Jesus ou V. Pereira é totalmente imbecil e essa sim patética! Então em 2012 em plena sociedade da informação em que as pessoas estão online quase 24 hrs/dia não se tem acesso a toda a informação publica ( como é a desportiva) que se quer??? Basta ir aqui (http://www.tvgolo.com/ - passe a publicidade) para se acompanhar os campeonatos do mundo inteiro! Que idade é que você tem? 85?

    Como diz o provérbio: "por morrer uma andorinha não acaba a primavera". Em sentido figurado se você fosse a andorinha e um leão lhe desse uma patada e a deglutisse a leonina digestão seria certamente muito indigesta! Falou um Leão com 25 anos de sócio e 41 anos de Alvalade, e que, modéstia à parte, já retribuiu alguma coisa daquilo que o SPORTING lhe deu!

    ResponderEliminar
  36. Luis Magalhaes Pereira, nao sejas assim.

    Se acompanhas a carreira de Vercauteren e se es entendido no tema explica com argumentos minimamente validos o porque de ser, nas tuas palavras, "o gajo que ganhou 3 campeonatos da temível liga Belga (um campeonato inferior ao nosso)! Para mim é outro Waseige! Sem experiência e categoria para o Sporting e futebol português!", porque isto dito desta forma nao e nada (esquece o www.tvgolo.com, nao pescas nada de futebol e o assunto fica assim).

    Percebi a ironia, percebi que afirmaste ser a liga Belga inferior a Portuguesa. Es tu quem nao entende nada, ou a parvoice da afirmacao.

    Agora a afirmação de que eu não posso conhecer ou acompanhar a carreira do técnico belga ou que cidadãos belgas não podem conhecer ou acompanhar a carreira de J. Jesus ou V. Pereira é totalmente imbecil e essa sim patética! Então em 2012 em plena sociedade da informação em que as pessoas estão online quase 24 hrs/dia não se tem acesso a toda a informação publica (como é a desportiva) que se quer??? Basta ir aqui (http://www.tvgolo.com/ - passe a publicidade) para se acompanhar os campeonatos do mundo inteiro! Que idade é que você tem? 85?

    Tenho idade para saber que nao fazes ideia quem e o treinador do Sporting (conheces o nome, nos ultimos dias, ou possivelmente quando se discutiu o mesmo problema em 2009 e 2010), tu e 90% dos adeptos do Sporting. E sim, tal como 90% dos adeptos Belgas nao sabem quem e Jesus ou Vitor Pereira.

    Falou um Leão com 25 anos de sócio e 41 anos de Alvalade.

    Nao te da o direito nem absolve de dizer disparates. Os teus 25, a ti, ou os meus 17, a mim. Nao tem que ver uma coisa com a outra e so um pateta faz distincao entre sportinguistas socios e nao-socios.

    ResponderEliminar
  37. Luis Magalhaes Pereira, nao sejas assim, nao te tratei por 'gajo' ou nada que se pareca.

    Se acompanhas a carreira de Vercauteren e se es entendido no tema explica com argumentos minimamente validos o porque de ser, nas tuas palavras, "o gajo que ganhou 3 campeonatos da temível liga Belga (um campeonato inferior ao nosso)! Para mim é outro Waseige! Sem experiência e categoria para o Sporting e futebol português!", porque isto dito desta forma nao e nada (esquece o www.tvgolo.com, nao pescas nada de futebol e o assunto fica assim).

    Percebi a ironia, percebi que afirmaste ser a liga Belga inferior a Portuguesa. Es tu quem nao entende nada, ou a parvoice da afirmacao.

    Agora a afirmação de que eu não posso conhecer ou acompanhar a carreira do técnico belga ou que cidadãos belgas não podem conhecer ou acompanhar a carreira de J. Jesus ou V. Pereira é totalmente imbecil e essa sim patética! Então em 2012 em plena sociedade da informação em que as pessoas estão online quase 24 hrs/dia não se tem acesso a toda a informação publica (como é a desportiva) que se quer??? Basta ir aqui (http://www.tvgolo.com/ - passe a publicidade) para se acompanhar os campeonatos do mundo inteiro! Que idade é que você tem? 85?

    Tenho idade para saber que nao fazes ideia quem e o treinador do Sporting (conheces o nome, nos ultimos dias, ou possivelmente quando se discutiu o mesmo problema em 2009 e 2010), tu e 90% dos adeptos do Sporting. E sim, tal como 90% dos adeptos Belgas nao sabem quem e Jesus ou Vitor Pereira.

    Falou um Leão com 25 anos de sócio e 41 anos de Alvalade.

    Nao da o direito nem absolve de dizer disparates. Os teus 25 anos de socio, a ti. Ou os meus 17, a mim. Nao tem que ver uma coisa com a outra e so um pateta faz distincao entre sportinguistas socios e nao-socios.

    ResponderEliminar
  38. Waseige,quando chegou ao Sporting,com 57 anos, tinha no currículo um campeonato da 2ª divisão(isso,da 2ª divisão) em 75/76 e uma taça da Bélgica em 89/90:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Robert_Waseige

    http://fr.wikipedia.org/wiki/Robert_Waseige

    O seu a seu dono.

    ResponderEliminar
  39. Estes Luís Magalhães Pereira é um básico alucinado, que não tem respeito por ninguém, muito menos pelos antigos Presidentes do Sporting. Volto a dizer: O Luís Magalhães Pereira merecia uns bons tabefes na mona.

    Parabéns ao Tiago pelo bom-senso e lucidez na sua análise.

    Como todos sabemos os blogosféricos como bem diz o PLF, em 99% das vezes nem sabem do que falam e depois mandam umas postas de pescada para o ar.

    Para a maioria dos blogosféricos os Presidentes, treinadores, jogadores, etc dos outros é que são bons. Os nossos são sempre uma MERDA.

    Alguns até se dão ao desplante de comentar nomes; Paulo Farinha Alves, sem sequer saber o seu precurso profissional, no dirigismo desportivo e muito meno sem saberem quais as funções que vai desempenhar em Alvalade.

    Tenham vergonha Sportinguistas!!!

    PS: Não há ocasos , há é gajos covardes...

    ResponderEliminar
  40. Ps: nao há ocasos , há é gajos covardes

    Concordaria plenamente se nao fosse anónimo....
    Quanto as percentagens dos que sabem ou as que vivem na ignorância. Quem no seu bom senso pode já criticar o treinador sem ele ter apresentado trabalho? Eu critico o presidente por aquilo que deixou fazer e deixou de fazer até aqui. Gostei das palavras dele na entrevista de ontem mas será que ainda vai a tempo? Com este ano e meio encheu-se o plantel de jogadores estrangeiros , internacionais mas que não têm correspondido dentro de campo ao esforço financeiro que o clube fez ao contratar e ao pagar os seus serviços mensalmente. É tempo de repensar o futebol leonino dando 2 passos atras para dar 5 seguros em frente.

    SL

    ResponderEliminar

  41. É de facto mesmo uma patetice fazer distinção entre sportinguistas socios e não-socios, sendo que os não-sócios ( que podem ser igualmente grandes Sportinguistas)não votam e não decidem nada em A.G.'S...

    Já vi que foi uma perda de tempo falar com este "gajo idiota" e armado em esperto tipo carapau de corrida!

    ResponderEliminar
  42. Eu não me meto em discussões entre sportinguistas, mas já que o assunto veio à baila, vou dar a minha opinião: eu faço distinção entre quem é sócio e quem não é. Quem é sócio ajuda o clube,(pode até não poder ou querer participar na vida activa do Clube, nas AGs ou eleições) mas contribui para um clube maior e possivelmente melhor! Contribuindo tem moral para criticar, exigir ou aplaudir! Para mim o facto de se estar longe ou raramente ir a Alvalade não serve de desculpa. O Sporting, tem associados em África, Brasil, Canada, EUA e em quase toda a Europa. Tenho um vizinho com 70 anos e acamado à 15 que continua a pagar quotas por amor ao Sporting. Não concebo que quem ama o Sporting (não as diversas direcções) não seja sócio. Faço uma ressalva para os indigentes, sem abrigo e pessoas a passam grandes dificuldades económicas. P.S.- Se uma pessoa abdicar de um café por dia, o que poupa dá-lhe para pagar 1 mês e meio de quotas! Dá quase para dizer que só não é sócio quem não quer.SL

    ResponderEliminar
  43. Gosto de ver que os mesmos que apoiam o BdC a Presidente, e que dizem que esse é o verdadeiro Presidente, são os mesmos que criticam o Paulo F.Alves, o Belga e tudo o que chega por não ter CV. A coerência é bonita...

    Eu apoio o Sporting e apoiarei sempre quem estiver à frente do Sporting. Chega um novo treinador, que eu não conheço e nem fez nada (bem ou mal) mas já todos criticam. Haja paciência.

    Espero que um dia TODOS os sportinguistas saibam por o Sporting acima das opiniões pessoais e dos seus interesses, só nesse dia poderemos sair deste marasmo!!

    Coerência e EM FRENTE SPORTING!

    ResponderEliminar
  44. Carrillo está doente?
    Está de castigo?
    É mais um tiro no pé à Sporting?

    DUARTE

    ResponderEliminar
  45. "Quem é sócio ajuda o clube,(pode até não poder ou querer participar na vida activa do Clube, nas AGs ou eleições) mas contribui para um clube maior e possivelmente melhor! Contribuindo tem moral para criticar, exigir ou aplaudir! Para mim o facto de se estar longe ou raramente ir a Alvalade não serve de desculpa. O Sporting, tem associados em África, Brasil, Canada, EUA e em quase toda a Europa."

    Anónimo, é um ponto sensível e controverso. Pessoalmente, nao acho que seja preciso ser sócio para ter moral pra criticar. Há muitas formas de contribuir para o clube e a possibilidade ou intencionalidade de pagar quotas mensais parece-me muito importante mas nao o suficiente para desprezar comparativamente muitas outras.

    Depois, fala dos sócios por esse mundo fora. É certo mas com um matiz importante: até às últimas alteraçoes no estatuto de sócio, promovido por esta direcçao, os sócios por esse mundo fora tinham a categoria de sócio correspondente. O sócio correspondente tinha uma quota mensal simbólica comparada com outros sócios mas nao podia votar nem em AG's nem em eleiçoes do clube. Também era a única possibilidade de, residindo no estrangeiro, ser sócio do clube, segundo a pesquisa que fiz na altura.

    Com a mudança dos estatutos corrigiu-se uma vergonha histórica e uma falta de respeito do clube para uma parte da sua massa associativa (ergo, para consigo próprio). No meu caso, se interessa alguém, fez-me voltar a ser sócio depois de vários anos a residir no estrangeiro. Nunca me afastei do clube mas o meu singelo protesto foi recusar ser sócio até ao dia em que o clube tivesse uma categoria que me respeitasse como tal.
    Por isso, é uma questao com mais faces do que parece. O Sporting precisa de uma descentralizaçao e de respeitar o seu carácter global, e isto tem tanto a ver com a geografia como com a qualidade da participaçao dos sócios. Acho que distinguir entre quem é sócio e quem nao é nesses termos de "qualidade" ou de "qualificativo de sportinguismo", acaba por excluir mais do que incluir, e acho que o Sporting é mais inclusivo do que exclusivo.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  46. Mais um momento triste....

    Depois de mais 90 minutos de pontapé na bola que mais uma vez meteu a evidencia a falta de qualidade de vários jogadores leoninos e a quantidade de golos sofridos em bolas paradas demonstra bem a falta de treino desta equipa.

    SL

    ResponderEliminar
  47. Só respondendo ao post estou em desacordo com bastante do texto. Quer se goste ou não estão ligados aos titulos recentes do sporting pareçe-me uma opinião a tendenciosa alem de dizer que foram elogiados nestas ultimas construcções de planteis. Eu nunca fui nesta conversa do Duque e Freitas, o 1º queria uma vassoura e um cheque mas era para ele porque a ganhar 250 mil euros ao ano decerteza que não estava ali por amor ao clube. o 2º é mau demais planteis sem sentido copmpra-se jogadores para posições preenchidas e não se vende ninguem (é uma autentica nulidade a vender) compra lesionados cronicos é uma besta e foram estes dois homens a bandeira da campanha além de que deixaram cair o Domingos ao primeiro sopro, muito mas muito fracos. Deapois dizes quem melhor habilitado há e eu volto ao ordenado, a ganhar esse balurdio preferia ter investido num ponta de lança. Voçês andam a comer gelados com a testa se acham que este plantel é uma maravilha se fosse e mesmo com maus treinadores pelo menos de vez em quando ganhava. Jeffren horrivel, Capel mediocre, centrais fracos, não temos 10 (pranjic e Izmailov para mim melhores opcções), ponta de lança vulgar e dizem que temos um plantel fabuloso. Bem e vai o homem para a tv falar de modalidades e camadas jovens a ver se engana a gente mas não engana, ele que pague a quem deve e se deixe de ser mentiroso.

    ResponderEliminar
  48. Não compreendo como dizem que Freitas é um conhecedor de mercado e temos de pôr isso na cabeça. Foi ele que descobriu o Falcão na america do sul? então esse gajo é supersonico porque o Freitas não foi buscar ninguem, nem um que depois conseguisse-mos vender. Eu acho é que ele é conhecedor de comissões isso é que ele é e o Duque era o protector do balneario etc e tal só que nunca vimos isso nem veio defender os seus escolhidos e ao contrario ainda se escondeu. Abram os olhos, falam mal dos socios e defendem essa escumalha, se eles fossem alguem com honra nunca receberiam esses valores e o Sá é outra desilusão cada vez gosto mais do Paulo Bento que abdicou do ordenado quando foi despedido e andava a levar com as balas todas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)