terça-feira, 11 de março de 2014

A conferência de imprensa e o que pode fazer o Sporting

Como era de esperar o Sporting tomou uma posição oficial sobre o sucedido no jogo com o Vitória de Setúbal.  Deixo aqui algumas notas que decorrem da conferência de imprensa ontem realizada no Estádio de Alvalade.

Como falou Bruno de Carvalho
A primeira nota vai para o tom em que decorreu a comunicação do presidente Bruno de Carvalho. Muito diferente das suas primeiras aparições já depois de investido no cargo, afastando-se do estilo "pintodacostiano" na forma de interagir com os jornalistas. É uma questão de gosto pessoal, no meu caso entendo que se adequa melhor à imagem que projecto de um presidente do Sporting. Se há modelo a seguir esse é o de João Rocha, cujo desaparecimento ocorreu há cerca de um ano e não de alguém que desde a primeira hora declarou guerra ao Sporting. 

Fez bem em realçar o tratamento desigual dado ao Sporting em relação aos outros rivais: 

"Se o campeonato está decidido? Penso que há várias lutas: a luta pelo primeiro lugar, pelo segundo e o prémio de compensação, que é o terceiro. São tantas forças a puxar para cima (Benfica) e para baixo (FC Porto) que não tenho dúvida"

O primeiro lugar é agora uma miragem e, se as coisas continuam como estão o segundo seguirá o mesmo caminho. 

Fez bem em realçar o facto de a equipa não ter jogado bem em Setúbal, da mesma forma que FCP e SLB não jogaram bem alguns jogos. Não cabe aos árbitros introduzir, pela sua acção, a justiça no resultado.

Para quem falou Bruno de Carvalho?
No seu essencial a conferência de imprensa foi dirigida mais para dentro do clube, com um apelo dirigido aos sócios e adeptos do clube do que propriamente para o exterior, como seria de supor. Talvez se possa perceber mais adiante, em poucos dias, que objectivos específicos se pretendem com este apelo uma vez que, por si só e no geral, o apelo é desnecessário. Não há sportinguista que não repudie o actual estado de coisas, que não se sinta indignado e que, por essa razão, não se sinta mobilizado, falta apenas dizer o que se pretende que façam.

Isto constatado, parece-me que o presidente deveria ter visado mais longe e utilizado outros meios ao seu dispor. As imagens valem mais do que mil palavras e teria preferido que as usasse para documentar e contextualizar as suas/nossas mais que justas reclamações. Tinha ao seu dispor as imagens ainda frescas do jogo de Setúbal, mas poderia também socorrer-se das do jogo com o Rio Ave, Nacional, Académica, do jogo com o Benfica, na Taça de Portugal. Dessa forma aproveitar-se-ia melhor o horário de prime-time e cortava o pio aos verdadeiros calimeros, cuja casca de ovo em frente aos olhos só é retirada para ver o que lhes interessa, quando lhes interessa.

Espero que tenha falado muito em particular para Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem. Como Sportinguista que é espero que lhe doa a consciência. O trabalho que vem fazendo à frente deste organismo ainda não conseguiu melhorar o desempenho médio dos árbitros a nível nacional, deitando por terra a projecção internacional de Proença. E isso é assim porque não tem conseguido afastá-los da imagem de comprometimento, do nevoeiro de suspeição que há muito envolve o futebol português porque continuam - até ele próprio - a tratar de forma diferente o que é e quem deveria ser tratado por igual. 

O que pode fazer o Sporting?
Muito pouco, como o próprio Bruno de Carvalho deu a entender, pelo menos no curto/médio prazo. As eleições na Liga têm um interesse residual, mas, atenção, não são de todo despiciendas. Para se produzir alterações no actual regime o Sporting tem de lutar pela conquista de apoios, de forma a garantir alguma massa critica e a Liga é o local onde se reúnem os clubes. Um clube formador como o Sporting tem activos que podem ser importantes para parcerias que não se ficariam apenas pelo empréstimo de jogadores, esse podia ser apenas o pretexto para a confluência de interesses e união de esforços.

As eleições na Federação, onde está agora localizado o poder, vêm ainda longe e é sempre tarde para começar a pensar numa estratégia de médio/longo prazo. Isto no que diz respeito ao meio futebolístico propriamente dito.

Acontece que o futebol, apesar de viver num mundo muito próprio, não vive isolado. Há pontos de intersecção e quase todos eles, pelo menos os mais importantes, têm a ver com a economia. O Sporting tem nas suas fileiras sócios e simpatizantes que são lideres no meio empresarial, no comércio, distribuição, na Justiça e até no governo. Se Bruno de Carvalho quer convocar os Sportinguistas julgo que chama todos sem excepção. Sentar todos à mesa e pensar em duas vertentes:

- Pedir a contribuição de todos, auscultando-os sobre como se pode alterar o actual estado de coisas.

- Pensar em como TODOS podem contribuir para fazer sentir que a importância do clube se pode fazer sentir muito além do mero espaço delimitado pelas linhas de um campo de futebol, que o Sporting representa uma força social alargada, despertar todas as forças vivas do Sporting Clube de Portugal.

Tal não limitaria o poder decisório dos actuais órgãos sociais, mas poderia significar um mais vasto leque de opções do que as estão a ser consideradas no presente e poderia constituir um reforço do espírito de corpo e da vitalidade do clube.

No curto prazo pouco mais podemos fazer que jogar muito mais e melhor de forma a precaver-nos dos erros dos árbitros. Umas vezes chegará, no caso do jogo de Setúbal deveria ser muito difícil. Essa é a realidade nua e crua e cuja alternativa não o chega a ser: acomodar às circunstâncias, desistir.

A ideia de manifestações públicas de repúdio são-me pouco atractivas. São úteis para vazar o descontentamento, exibição de estados de alma que, na sua maioria tendem mais a ridicularizar a imagem do clube do que a surtir qualquer efeito prático.

-----------------------------------------

Nota importante:

SPORTING CP x FC Porto
O Solar do Norte vai organizar excursão a Alvalade para o jogo com o FC Porto. Preços, condições e reservas estão em consulta no respectivo site:

16 comentários:


  1. "Espero que tenha falado muito em particular para Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem. Como Sportinguista que é..."
    Dizem as más-linguas que é benfiquista dos 7 costados; sócio desde criança por gosto do seu pai apenas, mas que infelizmente degenerou, como tantos outros.
    a partir de determinada altura, se calhar até acabou por lhe dar jeito a conotação de Sportinguista...

    ResponderEliminar
  2. Ao Vitor Pereira, dói-lhe tanto a consciência que acabou de nomear o olegário benquerença, para o jogo com o Porto...

    ResponderEliminar
  3. Gostei que se tivesse "chamado os bois pelos nomes".
    Não percebi porquê que a solução está nas mãos dos sportinguistas. O que é que ainda temos de fazer mais do que já fazemos?
    Também sou contra manifestações públicas pois só servem para nos humilharem mais.


    Relativamente à Liga, como se nada tivesse acontecido...

    http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=46&did=141700

    Não sei porquê que ainda se dão ao trabalho de fazerem os jogos que faltam para o fim do campeoanto.
    Olegário em Alvalade e Mota na Choupana (o Nacional vai perceber que não é assim tão especial para este senhor)

    ResponderEliminar
  4. E quem apita o Nacional-benfica? Pois.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da conferencia de imprensa(só achei que podia ter sido mais curta),e estou curioso em ler o Jornal do Sporting, para ver se realmente estão la, para alem dos erros contra nós tambem os que nos beneficiaram, como foi dado a entender pelo Presidente do Sporting.

    Por se assim for, é a maior estalada, não de luva branca, mas mesmo coma a palma da mão, que damos a esta tralha toda que imunda o futebol português.

    Eu pessoalmente não gosto da atitude de so falar quando somos beneficiados. É uma coisa que me causa muita impressão. E se queremos ter moral para falar, então havemos de o fazer sempre, mesmo que o saldo indique que são muitas mais as vezes em que somos prejudicados do que o contrario.

    Outra coisa que gostei foi da mensagem para dentro do plantel...fomos prejudicados sim senhora, mas também era bom termos jogado melhor.

    Outra coisa que os verdadeiros calimeros nunca fazem, e que na minha opinião é uma boa mensagem para um plantel que ja evidenciou mais atitude do que evidencia neste momento.

    ResponderEliminar
  6. O Vítor Pereira já meteu a mão na consciência e decidiu nomear o olarápio para o clássico e o "magnífico" mota talhante para os lãzudos!

    Estranho esta semana as nomeações terem saído tão cedo...

    O tipo até pode ser sócio do SCP (e que jeito esta cortina de fumo lhe dá...) mas não é Sportinguista de certeza.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Tanto barulho e levaram com o Olarápio?

    Espero que tenham toda a sorte do mundo e que consigam ganhar ao clube currupto. Mas o Sistema está aí bem vivo para impedir isso.

    A partir de agora o Sporting vai ser prejudicado e o Benfica vai ser beneficiado pela arbitragem. Este benefício do Benfica tem muitas vantagens para o Porto: 1º podem sempre dizer que o campeonato foi oferecido pela arbitragem, sem mérito do Benfica; 2.º Criam a ilusão de que o Benfica controla a arbitragem; 3.º os Sportinguistas viram-se contra o Benfica pois julgam que o Benfica controla a arbitragem e que é por isso que são prejudicados; 4º é preciso justificar as arbitragens escandalosamente pró-Porto que se prepararão nas meias finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal (o Porto já começou a sinalizar que este ano abdica do campeonato, mas quer essas taças para poder dizer que termina o ano com mais títulos do que o Benfica).

    Saudações desportivas de um Benfiquista.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  8. Espero que no imediato, a direcção faça umas quantas reuniões no imediato:
    1 - Com os paineleiros que representam o Sporting, para tentar que eles passem a defender o Sporting de um modo mais efectivo;
    2 - Com os jornalistas que são do sporting, de modo a pedir-lhes que dentro do possível possam dar mais ênfase às diferenças de tratamento e puxem para as capas as notórias "manobras mafiosas" que os dois "papas" fazem!


    O que podemos fazer?
    Temos o IX Congresso agendado e podemos usá-lo exactamente para delinear uma linha estratégica a médio/longo prazo nesse intuito.
    Podem ser definidas tanto algumas linhas para o Sporting como instituição tomar e também algumas linhas gerais que os sportinguistas possam também tomar, nomeadamente aqueles que têm tempo de antena e jornalistas que de certeza também os há.


    Aproveito para deixar uma ideia:
    - De forma concertada, acho que os adeptos podiam não ir assistir aos encontros fora! Deslocavam-se à mesma para perto dos estádios de modo a fazerem o seu apoio ser ouvido pela equipa mas não dando assim dinheiro aos clubes visitados!
    Isto pode ser feito para mostrar duas coisas:
    1 - Fazer ver que os preços não são correctos - especialmente se isto fosse feito só quando há exagero notório no preço ou o estádio não passa de um campo da bola sem condições
    2 - Fazer ver os clubes pequenos que precisam do Sporting para sobreviver.

    ResponderEliminar
  9. Numa outra nota, tenho muito receio que os energúmenos vão aproveitar para começar a molhar a sopa!

    Assim de repente em 4 ou 5 blogues que abri já dois vinham a contar a história do Alhinho e do Carlos Lopes, bem como alguns comentários a sugerir "confrontações quando da entrada das equipqs de arbitragem chegassem ao estádio!

    Espero que a primeira reunião seja já com as claques dizendo que isso não pode acontecer!
    Nem violência física nem sequer cartas ameaçadoras ou algo do género...

    ResponderEliminar
  10. Excelente texto, propostas interessantes que saem da gritaria e da irracionalidade reinante. Parabéns.
    JP

    ResponderEliminar
  11. Olarápio? :)

    Fdx! que só não me sai o Euromilhões...

    ResponderEliminar
  12. PedroC,

    A contabilidade dos erros usada por BdC ontem na conferência de imprensa é a mesma que foi utilizada na última edição do Jornal do Sporting de 06/03 (como é óbvio ainda sem contabilizar a roubalheira de Setúbal). São contabilizados os erros graves a favor e contra para o SCP, slb e fcp.

    Por exemplo, no jogo SCP-slb da 3ª jornada contabilizam um ponto a mais para nós e dois a menos para os lãpiões (o que para mim é discutível...). É uma contabilidade conservadora e muito difícil de refutar por adversários e inimigos.

    SL

    ResponderEliminar
  13. A "eficácia" da conferência viu-se com o revelar das nomeações para a próxima jornada! Já nem falo do escandalo que é a nomeação da pessoa que vai apitar o jogo do SCP, pois mais escandaloso ainda é a nomeação do árbitro que vai apitar o jogo do 1º classificado.
    Não é também menos relevante o facto de ter sido já hoje e não na sexta-feira, como vinha sendo habitual, que tenha sido feita a revelação de tais nomes, pois quem o fez, pretendeu acentuar que está nas tintas para o SCPe para as suas conferências de imprensa.
    O sistema continua no seu melhor e é cada vez mais vermelho e menos azul. Mas o presidente do SCP continua a acreditar em anjos.

    ResponderEliminar
  14. "O sistema continua no seu melhor e é cada vez mais vermelho e menos azul. Mas o presidente do SCP continua a acreditar em anjos."

    Este dá uma no cravo e outra na ferradura. Quem é que disse que o presidente do Sporting acredita em anjos? A realidade é só que o Sporting está nos primeiros lugares da classificação e por isso é que é alvo do sistema, enquanto que ainda não há muito tempo nem contava para o totobola. E já agora esclareça se quer que o Sporting também faça parte do sistema, que é para o Bruno de Carvalho saber se é preso por ter cão, ou por não ter.

    ResponderEliminar
  15. Para o anónimo das 16:45:

    Mas os Sportinguistas ainda não perceberam que os Benfiquistas querem que o Sporting ganhe ao Porto? Acham que se o Benfica controlasse a arbitragem o Olarápio seria o escolhido no jogo Sporting-Porto?

    O Sistema é esperto: agora que a vantagem do Benfica é grande, já não interessa prejudicar o clube. Assim leva com umas arbitragens agradáveis para os Sportinguistas pensarem que o Benfica controla alguma coisa e que está a prejudicar o Sporting. Não se deixem enganar.

    Saudações desportivas de um Benfiquista.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  16. A vergonha continua! o malquerença e o mota talhante para 2 jogos importantíssimos. vitor pereira é no mínimo incompetente. O que um sportinguista deve fazer para o bem do clube seria:1) Ser sócio. Só contribuindo podemos ter melhores equipas em todas as modalidades.

    2) inscrever como sócio um familiar. Quantos mais formos mais força teremos.

    3) Assinar ou comprar em banca o Jornal Sporting. Este não diz mal do Sporting!

    4) Não comprar pasquins ou assinar canais que de forma reiterada prejudiquem o Sporting. Só sentindo no bolso estes tenderão a ser isentos em relação ao Sporting.

    5) Encher Alvalade nos jogos em casa. O apoio à equipa e a receita do jogo são importantes para a equipa e para o clube.

    6) Neste momento, nos jogos fora os sócios e adeptos não comparecerem, não dando dinheiro a ganhar a ninguém. Os sportinguistas têm enchido os estádios onde o Sporting joga e a resposta do SISTEMA é a mentira desportiva. Só sentindo no bolso...

    7) O Sporting tem uma parceria no seguro automóvel chamada "Seguro de Leão" em que o clube tem uma percentagem de cada novo seguro. É ver se é competitivo se for é aderirem, é mais dinheiro que vai para o clube. Eu liguei, pedi para enviarem simulações por email, vi que poupava dinheiro e aderi. Cá em casa já são 3.

    8) Ajudar com 0,5% do IRS que pode ir para instituições de Solidariedade Social, os "Leões de Portugal" que apoiam sócios idosos e oferece bolsas de estudo a sócios estudantes. já são muitas centenas de bolsas oferecidas ao longo dos anos. Vejam qual o contribuinte de os "Leõs de Portugal" (não sei de cor)
    Esta e muitas mais coisas podem ser feitas pelo Sporting, algumas mais fáceis outras mais difíceis. Mesmo em tempo de crise é possível ajudar o Sporting sendo sócio A - São 12€/Mês ou seja se beber-mos menos um café por dia poupamos dinheiro para pagar 1 Mês e meio de quotas. Se formos para sócio B - São 6€/Mês ou seja poupando um café por dia dá para pagar 3 meses de quotas! Sei do que falo pois abdico de algumas coisas (eu e família) para apoiar o Sporting. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)