domingo, 2 de março de 2014

Um Sporting de reviralho é do...

Um jogo de características e eventos estranhos este com os bracarenses. A primeira nota de estranheza vai para a fraca afluência de público a Alvalade. As férias de Carnaval estão longe de ser um fenómeno generalizado entre a população activa, pelo que não explicam nada. O mau tempo também me parece explicação curta.

Uma das melhores épocas dos últimos anos não tem estado a merecer o acompanhamento que é habitual nos jogos em casa, facto que não se verifica com tanta acuidade nos jogos fora, tendo em conta os valores médios habituais. A merecer análise cuidada por quem de direito. Perceber as razões que estão por trás do aparente alheamento é fundamental para se proporcionar um novo e melhor enquadramento.

Segunda nota estranha para um dos jogos em que o Sporting mais tenha dominado o Sporting de Braga nos últimos tempos mas que, por comparação, lhe proporcionaram muito poucas oportunidades de golo. Na primeira parte a melhor oportunidade foi do Braga, que haveria de redundar no golo quase patético às 3 tabelas: Rafa, poste e pé de Patrício. 

Esta é a terceira nota estranha, um golo como estes é raro, sobretudo ao nível de guarda-redes como Rui Patrício. Quanto a mim a única interpretação possível é que Patrício perdeu o contacto visual com a bola em algum momento ou foi traído pelo sentido do ricochete no poste. Um golo que o Braga pouco ou nada tinha feito para merecer. Uma punição imerecida e repetida em jogo consecutivo.

Como o futebol é um jogo de imponderáveis seria um penalty a repor alguma justiça no marcador, seguido de um golo de Slimani, de bem mais difícil execução e probabilidade de êxito do que outras oportunidades de que havia disposto. Um golo que aumenta as suas percentagens de eficácia/minutos de jogo e, dessa forma, coloca algumas interrogações sobre em quem recairá a titularidade no próximo jogo. Julgo que o presente jogo contudo serviu para reforçar as impressões anteriores: Montero e Slimani oferecem soluções diferentes à equipa, cabe ao treinador preparar a equipa de acordo com as características de cada um. Talvez, quem sabe, seja o momento de apostar naquele que está com melhor relação com o golo.  

Uma palavra final para a estranheza final: é pouco habitual ver o Sporting a jogar em casa com a aflição com que ontem acabou o jogo e que já se tinha notado também em Vila do Conde. Jardim explicou-a com a falta de maturidade. Eu encontro explicação na forma como mexeu na equipa. Jardim foi à procura da vitória num determinado momento, mas, quando esta chegou, a equipa estava longe de ser a que melhor estava habilitada para gerir o jogo. Essa gestão implicava forte reacção à perda e gestão criteriosa da posse  de bola. Com Martins, Vitor e Carrillo estaria, pelo menos em teoria, muito mais perto de o conseguir do que com Heldon, Magrão e Capel, embora a entrada do espanhol seja merecida e indirectamente responsável pela mexida na defesa de Paixão que haveria de ter influência no curso do marcador. É essa a importância tantas vezes subestimada de Capel.

Notas individuais:

Patricio - ficou quase tudo dito acima resta apenas dizer que soube mais uma vez responder ao infortúnio com grande serenidade, sendo importante ainda na manutenção da vitória.

Cédric - Faz quase tudo bem mas tem que tomar melhores decisões ao definir as jogadas e sobretudo centrar muito melhor. Muito do nosso jogo passa, por opção nítida de Jardim, pela execução desse tipo de lances pelo que só lhe resta aprimorar a sua execução.

Jefferson - centrar é o que ele faz melhor e desta vez estreou-se a marcar. Ficamos a aguardar pelos livres que o tornaram famoso.A defender tem de ser mais cuidadoso. Não que tenha falhado muito mas às vezes basta apenas uma vez e a de ontem podia ter comprometido a equipa num momento importante.

Maurício e Rojo - opto pela análise conjunta porque é nítida a empatia pessoal e o entendimento. Ontem foi um Rojo imbatível e concentradíssimo quem esteve por cima ao vir várias vezes limpar jogo à direita.

William Carvalho - Um caso em que o melhor é não dizer nada ou então tens que escrever muito. Imperial para o classificar parece quase um diminutivo.

André Martins - Não vou dizer muito mais do que já disse anteriormente. Continuo convencido, à semelhança do que disse no inicio da semana que, face à ausência de Adrien, o lugar podia ser dele, com ganho para a equipa.

Gerson Magrão - Compreendo as diversas razões subjacentes aos elogios de Jardim mas parecem-me exagerados face ao que produziu. Pouco intenso a defender, pouco exacto a definir, falta-lhe sempre alguma coisa. Nos momentos em que a equipa precisava de experiência é para jogadores com o seu estatuto que se olha. No caso de ontem "já não estava lá". Em seu abono fica a falta de ritmo, entrar e jogar ao mais nível é muito raro de se ver.

Mané - Jogador vital nos últimos jogos para a obtenção dos resultados. As suas acções directa ou indirectamente alteraram o curso dos acontecimentos. Que mais e melhor se pode dizer de um jogador da sua idade?

Carrillo - Um jogador especial e que merece atenção especial. No cantinho do meu sofá digo muitas vezes: ide assobiá-lo à ....

Slimani - Também já ficou quase tudo dito. Tem golos que têm valido muitos pontos. Chamar-lhe plano B nestas circunstâncias é ignorar que o A vem sempre antes do B, o mesmo é dizer que sem golos não 3 pontos. Para reflectir, sem dúvida.

Heldon - Não vou acrescentar nada ao que disse dele anteriormente, até porque o que fez ontem não trouxe nada de novo à colação.

Sobre a arbitragem uma palavra: gostei. Não que não tivesse isenta de erros pontuais mas percebeu-se da acção da equipa de arbitragem que não vinha com uma agenda escondida, como tantas vezes tem acontecido, até mesmo este ano em Alvaldade. Dizer isto do Soares Dias é um grande elogio, não é?

A maior nota de estranheza, e para rematar esta crónica, fica para o minuto de silêncio que não foi respeitado. O Sporting nunca foi isto e é uma pena que dê esta imagem de si mesmo.

13 comentários:

  1. Já o copiei para vários sítios, fica aqui tb...

    É de Sir
    http://1.bp.blogspot.com/-vCngo3vtzVQ/UxJpKzqHtTI/AAAAAAAACJU/GnLm6XNxvRs/s1600/william.gif

    Chamo a isto memória futura....

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler o teu post (coloquei o comentário anterior ainda sem o ter lifdo) e ver a tua apreciação a Sir William, que melhor ilustração para o descrever que o GIF que eu copiei no comentário anterior..

    Concordo com quase tudo, excepto com a apreciação ao heldon.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Menos gente em Alvalade deve-se à conjunção de dois factores: dissipação da crença de que é possível chegar ao título entre muita gente e redução do poder de compra de uma parcela significativa de frequentadores mais ou menos habituais em Alvalade - os funcionários públicos, que sempre constituíram uma das principais fontes da procura dos estádios dos três grandes, acabaram de levar uma bordoada monumental nos seus rendimentos líquidos.

    Quanto à cena "lamentável" das claques, não a subscrevo mas compreendo-a. Basta-me imaginar o que terá o conteúdo da interacção com benfiquistas a que os membros das ditas terão sido expostos nas últimas semanas desde o jogo da Luz. É difícil manter o "fair-play."

    ResponderEliminar
  4. "Uma das melhores épocas dos últimos anos não tem estado a merecer o acompanhamento que é habitual nos jogos em casa, facto que não se verifica com tanta acuidade nos jogos fora, tendo em conta os valores médios habituais. A merecer análise cuidada por quem de direito. Perceber as razões que estão por trás do aparente alheamento é fundamental para se proporcionar um novo e melhor enquadramento."

    Palavras que suscitariam certamente um debate interessante,mas a assistência reportada foi de 30 294,o que é uma boa casa.De facto,quando o estádio tem aquele aspecto,o resultado costuma andar em torno de 25 000.Não quero acreditar que não estejam a dizer a verdade, portanto foram... 30 294.

    A média é de 33 022(só Liga Sagres,baixa se incluirmos as outras competições),também um bom resultado.Portanto ontem houve algo semelhante a uma ilusão de óptica,O estádio costuma parecer mais cheio quando tem mais de 30 000.

    ResponderEliminar
  5. António Gomes,

    Fiquei sem perceber qual foi o motivo de desacordo relativamente à apreciação do Héldon:
    "o que fez ontem não trouxe nada de novo à colação." foi o que eu disse enão creio que possa ser desmentido.

    Anónimo:
    Não é uma questão de fair-play é uma questão de identidade. Logo qualquer comparação com quem quer que seja não se justifica.

    Leão G:
    Duvido que estivessem 30 mil em Alvalade.

    ResponderEliminar
  6. Eu tb tive duvidas nos números apresentados com o Arouca, Maritimo e Nacional, para citar 3 de alguns jogos onde estive...

    ResponderEliminar
  7. Dando de barato que é "uma questão de identidade", Leão de Alvalade, não existem identidades não relacionais. A "identidade sportinguista" é um produto de uma rivalidade com mais de um século de existência, rivalidade que, na rede em que se tecem as "identidades de claque", inclui uma gramática de vexação/humilhação. Pedir/esperar que ela seja neutralizada na hora de prestar homenagem a um dos "grandes" do "clube rival" é pedir/esperar algo que, em si, é uma enorme violência.

    O ponto. Não vale a pena condenar estas formas inofensivas de boicote a esta "normalização normativa" a que os "bons mortos" sempre convidam.

    À margem. Fui ontem a Alvalade, como antes fui a todos os jogos da Liga lá jogados esta época. Também eu duvido que estivessem 30 mil espectadores em Alvalade.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 14:37,

    comentário pertinente, talvez até mais do que isso. Mas insisto na condenação. Coluna foi indiscutivelmente um grande símbolo benfiquista mas foi também um enorme jogador de futebol e um adversário leal, tanto quanto me foi transmitido. Mas justamente por reconhecer e descontar as questões relativas à rivalidade que não lhe dediquei mais do que 2 linhas incompletas.

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    De acordo em praticamente tudo.
    Lamentável o comportamento no minuto de silêncio, em memória de alguém que sempre soube respeitar o Sporting. O Presidente tem tido uma influência importante e pedagógica no sentido de se diminuirem os estragos nos estádios adversários e as consequentes multas, penso que desta vez deveria vir novamente falar. Aquele comportamento não é à Sporting, e o mesmo diria se o minuto fosse em memória do João Gabriel...

    Sobre o número de espectadores em Alvalade, eu só acredito no número que foi dado (30mil e tal), porque quem está no estádio pode reparar que as Superiores estão mesmo muito compostas. Este ano tem-se notado o vazio é nas centrais, sempre com muitas clareiras. Penso que a principal razão é que o preço das Gameboxes e, especialmente, de bilhetes de jogo para as centrais ser muito elevado. Diria que é um sintoma da crise. Além de que as centrais têm o problema de estarem cheias de lugares especiais, que estão "reservados" até 72 horas de qualquer jogo.
    A minha sugestão é tentar preencher ao máximo as centrais com "Gameboxes família" (tipo as primeiras filas, ou sectores mais laterais), e ser mais "flexível" com os preços, e com as regras para composição das famílias (em vez de ser pai+mãe+filhos, poder ser avô+avó+tia+pai+sobrinha+primos). Acho que era útil, dava mais juventude e convívio ao estádio, e fidelizava-se muita gente desde tenra idade.

    ResponderEliminar
  10. sobre o titulo arrisco a solução para as reticências: trabalho?...

    :)


    Sobre o minuto de silêncio, de acordo com a condenação e sublinho isto, escrito pelo JPDB: "Lamentável o comportamento no minuto de silêncio, em memória de alguém que sempre soube respeitar o Sporting."

    Como ontem só pude ver a primeira parte, excuso-me de tecer comentários sobre o jogo, mas folgo com a vitória e os 3 pontos alcançados.

    Publico: o facto de o próximo jogo em casa ser com fcp pode ter pesado na adesão a este jogo...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito deste blog, mas esforça-se tanto para ter uma análise imparcial, que às vezes é demasiado quer na visão dos jogos, quer individualmente dos jogadores. Vai um bocado atrás das modas dos rótulos aos jogadores.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 9:33,

    Aceito bem qualquer critica mas confesso que não percebi a tua, especialmente quanto às modas e rótulos aos jogadores, que me parece completamente desajustada, pelo menos.

    ResponderEliminar
  13. 30 mil espectadores numa noite como a de Sábado não é mau, é bom. Eu bem sei, que, mesmo na fila 29 da A, estava a apanhar chuva nos óculos, em vez de estar no quentinho da minha sala. Quanto às "teorias da conspiração", é evidente que estavam 30 mil no Estádio, o que se passa é que, em vez de, como é costume, estarem espalhados (parecendo mais), estavam concentrados nas filas mais altas, para não apanhar chuva, deixando muitas áreas vazias (as superiores da B estavam visivelmente lotadas). Exactamente o mesmo que aconteceu ontem no Restelo (entre outras coisas que nos deviam preocupar a todos). Muito bons o comentário ao jogo e a análise individual. O nosso treinador tem feito um trabalho extraordinário, construiu uma bela equipa e fez crescer jogadores, mas, se não mudar de atitude, arrisca-se a acabar como no Olympiacos. É que o Sporting, de facto, acabou o ano passado em 7.º, mas não é, nem nunca pode ser, um "timinho". SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)