Devo ser um dos muitos a quem esta noite foi longa e penosa. Depois da forma inqualificável como a sua equipa principal foi roubada a revolta interior acumulada é muita e isso reflecte-se inevitavelmente no que deviam ser as horas de descanso dos adeptos.Pelo menos de alguns entre os quais me conto.
Ainda antes de dormir procurei perceber o sentimento geral no sentido de aferir se o que me foi dado ver e a consequente reacção era desajustada. Verifiquei que não. Mas fiz duas constatações que me surpreenderam: para alguns o problema principal eram os jogadores do Sporting e a sua qualidade. E a crónica do jogo no site do clube.
A qualidade dos jogadores do Sporting
O tema daria pano para mangas. No entanto não creio que o jogo de ontem seja o momento ideal para a ter. Não apenas porque o estado do relvado não permitia um jogo mais ligado, mas porque foi um mau jogo colectivo, onde todos fizeram muito menos do que sabem e podem, mas também porque o Sporting não jogou sozinho. Há tanto mérito do adversário em contrariar o nosso jogo como demérito nosso. Jogar futebol directo à procura de Slimani pode até resultar de vez em quando, não vai resultar sempre e não é muito bonito de se ver. E, como disse ontem, as opções de Jardim também ajudaram muito pouco. Mas a má prestação colectiva não pode servir de escape à forma como a equipa foi espoliada dos três pontos em disputa.
Quantos jogos do SLB e do FCP foram ganhos com jogos medíocres?
E se, nesses jogos, tivessem apanhado pela frente uma arbitragem como a de ontem, essas vitórias teriam sido possíveis?
Quanto à qualidade dos jogadores propriamente dita houve até um maduro, que não se quis identificar, que deixou aqui no blogue um comentário que é muito semelhante a outros que se vêm amiúde, com os jogadores da formação em destaque.
Não sei qual a razão que leva a destacar negativamente Adrien ou até André Martins, que nem jogou, e se esquece a nulidade das acções de Héldon ou Magrão, por exemplo, mas podiam ser mais os citados. Também ainda estou a tentar perceber porque se acha sempre que os que estão não prestam (ouvimos isso desde Hugo Viana, Nani, Veloso, Moutinho, Patrício) e os que estão para vir é que são bons. Sobre a questão do valor de Adrien para ser seleccionado aceito qualquer argumento que não ignore que, para as mesmas funções, Paulo Bento já convocou ao André Gomes ou convoca assiduamente o Ruben Micael, por exemplo.
Que reacção do Sporting?
Como é natural a atenção concentra-se na reacção do Sporting face ao sucedido. Não é muito crível que o clube possa ser prejudicado desta forma e fique calado. É meu entender que, agora com a questão do titulo praticamente arrumada, o Sporting demonstre de forma clara o que se passou neste campeonato, dando um relevo muito particular atenção à diferença de tratamento que lhe é dedicada, face ao que acontece com os seus mais directos oponentes.
Alguém acha possível que o SLB ou FCP fossem assim tratados?
E, se por qualquer razão, tal se verificasse, o que seria a reacção geral?
Por acaso tiveram a oportunidade de dar uma vista de olhos às capas dos jornais de hoje e constataram a placidez das referências ao que ontem sucedeu em Setúbal?
Pois é uma reacção muito semelhante e até mais tímida que desde ontem está plasmada no site do clube. Mesmo as palavras de Adrien no final do jogo são muito pouco face ao sucedido.
Vejamos o que diz a crónica do jogo:
O golo anulado ao Sporting:
Adrien apareceu ao segundo poste e de joelho fez o golo, mas o árbitro Vasco Santos anulou por suposto fora-de-jogo… não estava!
O golo de Slimani:
o esférico chegou, de novo, à cabeça de Slimani,
que disparou certeiro para a baliza… foi rente ao poste, do lado de
dentro, houve dúvidas, mas a bola entrou e, assim, estava feito o 0-1.
O golo do empate do Setúbal:
O «camisola 99» dos da casa apareceu mais rápido na direita e rematou sem hipóteses para Rui Patrício, que ainda se esticou.
Sobre os penalty's:
(...)até que, à entrada para os últimos cinco minutos,
houve dois lances algo discutíveis. Um para o Sporting, outro para o V.
Setúbal. Aos 86 minutos, Diego Capel foi derrubado na área e
Adrien, chamado a converter, fez o 1-2 para os «leões»; a seguir, aos 89
minutos, um setubalense caiu na área por suposta falta de Maurício e
Ricardo Horta, com a hipótese de empatar o encontro, não falhou.
Num jogo cheio de casos que, de forma objectiva, prejudicaram declaradamente o Sporting, é apenas isto que se lê no site do clube. Casos esses que não se ficam pelos golos ou pelos penalty's mas que acima dos erros de interpretação deste ou daquele lance, revelaram uma nítida má vontade contra o Sporting no juízo até do mais simples lance no meio-campo.
Espero por isso uma reacção mais adequada e em tempo útil ao que se passou ontem em Setúbal.
A falta de vergonha já é tanta que já nem sei que dizer...
ResponderEliminarCalimeros....
ResponderEliminarUm dos argumentos do Bruno era que a competência dele até os árbitros passavam a apitar melhor. Tem-se visto esta época. Afinal nem para reagir ao roubo foram competentes, isto já é gozo puro.
ResponderEliminarBardo
Vocês são uns palermas! Sportinguistas de meia-tijela!
ResponderEliminarEste silêncio é preocupante. A não ser que a "missão" esteja em Dias Ferreira e Eduardo Barroso.
ResponderEliminarÉ pouco.
O Sporting chega a Março afastado de tudo (em breve será afastado, também, do 2º lugar) e as causas são todas menos desportivas (isto é, as causas não são exclusivamente desportistas).
Liga: Rio Ave, Nacional, Académica, Setúbal (até agora). Aliado aos pontos ganhos pelo actual 1º lugar com o Arouca, Olhanense, Porto e Belenenses (até ontem houve lances de golo mal anulados - fora de jogo e penalty e expulsão de Fejsa).
Taça: 2 penaltys roubados na Luz e expulsão de Matic no prolongamento (tantas semelhanças com Fejsa...)
Taça da Liga: ainda é preciso dizer mais alguma coisa? Herculano Lima rules!!
E a direcção? Atacou sempre o mesmo quando o principal beneficiado nem veste de azul.
Quem viu a reacção de Adrien, Cédric, Carvalho e Maurício percebeu, finalmente, que os jogadores não são máquinas. São homens, profissionais e dedicados ao clube e profissão. Não é fácil correr, lutar e acreditar quando, semana a semana, nos seus jogos (e nos outros) vêem que a luta é desigual.
O futebol português quer que o Sporting desista.
Por este andar, um dia vai conseguir.
Ontem, no Bonfim, lembrei-me que já tinha visto este filme.
ResponderEliminarFoi aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=vDA6HvM-vbA
Afastou-se o principal adversário na luta pelo 1º lugar, deixando-o à vontade para as suas lutas europeias. Este jogo e consequências (castigos) ainda serviu para aproximar o 3º da Champions.
Coincidências.
Bardo, você ainda é mais merdoso do que os lampiões e que os tripeiros. É o mesmo verme que escreve em todos os blogues, radiante com cada desaire do Sporting, porque o centro da sua vida é que o Bruno de Carvalho falhe, como se a merda que você apoiou fizesse algum bem ao Sporting. Sei bem que é sempre o mesmo, quais são os seus "nicks", porque o seu estilo e a sua intenção são tão asquerosos, que não há mais ninguém igual.
ResponderEliminarFui a Setúbal apoiar o Sporting, não votei no actual presidente, mas ontem não preguei olho com o que aconteceu no Bonfim. Tal como não preguei das outras vezes que estas merdas aconteceram com outras direcções, por isso pessoas como você REPUGNAM-ME! E desengane-se que cada vez que o Sporting for pisado pelos nossos rivais que você e a sua a laia estão mais perto do regresso ao poder, porque os sportinguistas não querem de volta cínicos com a mania de que são "elite".
Numa conjuntura muito difícil, em que o clube foi deixado (quase) na falência, o Bruno de Carvalho tem pelo menos o mérito de ter os jogadores com ele e os adeptos continuem a apoiar o clube apesar das enormes frustrações que temos sofrido. O que é mais do que a oligarquia fez com muito mais recursos. Gozo puro? E antes? Metíamos dó¨, no mínimo. Por isso vá pró c¨¨¨¨¨¨!!
Cantinho,
ResponderEliminarIsso ou a arbitragem do António Costa no último jogo com o Nacional, na época 2004/05.
Calma Leão,
ResponderEliminarAinda temos a última jornada, em casa, com o Estoril, o nosso principal adversário na luta pelo 3º lugar. Veremos se o déjà vu não adquire contornos ainda mais macabros.
É, no mínimo, incompreensível tamanho silencio. De tão grande que é, torna-se ensurdecedor.
ResponderEliminarPorque é que com fcp na bejeca, BdC não se calou? Já com slb na Taça de Portugal, falou, mas, ao contrário da bejeca, depressa se ‘cansou’? Pq é q colaborou no adiamento do jogo da luz para o campeonato? E, finalmente, pq é q dps do maior roubo do campeonato, que nos afasta definitivamente da "rota do título", não se lhe ouve um piu q seja? Pq? Pq? e Pq?
É incompreensível que não exista a mesma "hostilidade" perante os dois rivais, qd somos alvo de roubos iguais (ou piores)...
Menos compreensível é o volume do ‘barulho’ se se fizer uma análise à importância da competição. Parece que o ruído é inversamente proporcional à importância da competição… Ou será que a Bejeca, p. e., é mais importante que a Taça e esta que campeonato? Não faz sentido…
Tb começa a cheirar cada vez mais mal esta atitude complacente com a vizinhança e começo a ñ gostar msm nada de ler os recorrentes comentários elogiosos dos lã_ps para com BdC (nc gostei, aliás)... É mau sinal, digo eu.
Se, repito: se existe aliança encapotada com o Orelhas, está na altura de os sócios e adeptos leoninos terem conhecimento dos seus contornos. Mas se realmente não existe, lá que parece (e muito), não restam gdes dúvidas. Para já, não me parece que nos esteja a ser ben(é)fica em rigorosamente nada, antes pelo contrário... Por ultimo, não podemos caminhar sozinhos. Mas seremos inpapazes de aprender com o passado?
Responda que quiser, ou souber… ou puder…
Certinho, direitinho é como diz o Cantinho: a época “é finito”… e estamos no início de Março…
Cantinho e LdA.
Este Vasquinho protagoniza a terceira arbitragem de merdice seguida no Bonfim contra o SCP… Começa a ser uma tradição estas horríveis actuações da apaf em Setúbal. Dps do Gralha num jogo com o Sá Pinto a treinar e do velho conhecido Baptista o ano passado…
Qt à luta pelo segundo lugar… Temos aí à perna um destes 3 artistas: o Jorge Super dragão Sousa, o Ólarápio Boiquerença ou o Pedrocas Gel Proença, para enfrentar já no domingo. Ou mt me engano, ou não é preciso esperar por outro Costa qlq contra o Estoril…
Virgílio e Leão,
ResponderEliminarParece que há conferência de impresa, às 20h.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=872189
Vamos aguardar e ouvir/ver.
Parece k o presidente vai falar dake a pouco. Vams ver o k vai dizer.
ResponderEliminarCantinho,
ResponderEliminarO clube não sei se desistirá, mas não tenhas dúvida que há adeptos que vão acumulando memórias de fdputices (desculpem o meu francês), que estão fartos de se sentirem enganados por espectáculos viciados e que se afastam. Para o jogo de ontem consegui convencer um amigo a ir ver o Sporting; ele, cujo último jogo que tinha visto ao vivo ainda o Damas era o guarda-redes, saiu com a certeza que não voltaria a pôr os pés num estádio.
Encontrei uma família inteira de amigos meus que foram ver o jogo, a mesma coisa...
E já nem falo das condições do suposto "estádio", no qual se pagou caro para ser mal servido, num campo miserável com piores condições do que aquelas que havia nos anos 80. Falo acerca do pretenso espectáculo futebolístico em que clubes como aquele e outros vão sendo mantidos artificialmente, com esquemas com os quais fingem que pagam impostos e segurança social e vão vivendo de favores de uns e de outros.
O futebol vai sendo cada vez mais um pretenso espectáculo em que - repetida e ingenuamente - renovamos a fé em cada início de época, mas cujo endurecimento dos esquemas viciosos vai sendo cada vez mais descarado, afastando progressivamente as pessoas de bem.
Qual o caminho? Lutar pela moralização. Estou cem por cento de acordo, mas que se faça de uma forma eficaz e inteligente.
Há que expor ambas as facções mafiosas e os respectivos fantoches de forma veemente, não pode haver alianças da treta com uma das facções, pois acabamos sempre... lixados. Se alguém julga que por não apontar o dedo de forma clara ao fantoche de ontem, não nos irão prejudicar tanto amanhã, está muitíssimo enganado.
Se este é um ano zero, que não nos doa a voz, porque há silêncios que são ensurdecedores e profundamente desmoralizadores para quem apoia incondicionalmente o clube.
Eu acho que esta' na hora de também nós, adeptos e sócios, passarmos a acção para um nível superior. O que podemos fazer em concreto e que seja eficaz não sei, mas isto não pode continuar a passar impune. Uma manifestação pública no Marques??
ResponderEliminarÉ uma grande frustração para mim (e julgo que para muitos sportinguistas) este sentimento de impotência perante os roubos constantes de que o Sporting é alvo. Esta noite foi mal dormida cá em casa ao lembrar-mos o que aconteceu em Setúbal. Ainda por cima sabendo que nada vai acontecer ao apitador e aos bandeirinhas. O que passa é a total impunidade desta gente, que nos prejudica não só desportiva como economicamente. É uma vergonha e um escândalo o que se passa no futebol português! Falo por mim e pelos meus: se pensam que vamos desistir, deixar de ir ao estádio ou ir fora apoiar a equipa, tirem o "cavalinho da chuva", ainda nos dão mais força para continuar a lutar pelo Clube e pelas suas equipas! Isto um dia vai mudar, não tenham dúvidas. Até lá não podemos desistir de lutar diariamente pelo engrandecimento do Sporting Clube de Portugal!
ResponderEliminarP.S. - Nem falo da prestação da equipa, pois podia ser a pior da época ou a melhor da época que com esta "apitagem" o resultado seria sempre o mesmo.
A conferência de imprensa http://m.youtube.com/watch?v=5XrZ2t0YKms
ResponderEliminar