quarta-feira, 5 de março de 2014

A lição do Professor Jesualdo

Foi com enorme prazer que ontem tive oportunidade de assistir à participação de Jesualdo Ferreira naquele que é talvez o único programa de televisão sobre futebol e em que realmente se fala de futebol. Sem desculpas nem subterfúgios Jesualdo abordou a sua passagem por Braga, demonstrando solidez nos conhecimentos e convicções. Os resultados foram os que todos sabemos mas confesso que, depois de o ouvir, mais me interroguei sobre o que terá levado o presidente do clube arsenalista a trocá-lo por Paixão. Os resultados podem até a vir a ser melhores, o que duvido. Do que não duvido é que, para um plantel em construção e com um lote de bons jogadores como é o do Braga, o clube precisaria mais de um treinador como ele do que o que agora tem no seu lugar. 

Algo que também tem escapado à minha compreensão é a forma pouco grata com que vejo aqui e ali alguns sportinguistas referirem-se ao treinador.  Há quem provavelmente entenda que  o Sporting ficou a dever a Jesualdo aquela que foi a sua pior classificação de sempre. Tal parece-me profundamente injusto quando me parece que, face ao que era a trajectória da equipa até ao momento em que ele assume o comando técnico, o espectro da linha de água era muito mais real que o lugar alcançado no final, conseguindo até que a possibilidade de atingir a Europa chegasse a ser real. Como ele ontem lembrou essa possibilidade foi, por força de erros próprios e de arbitragens em momentos cruciais, tornada impossível. 

A impressão que o seu trabalho me deixou foi extremamente positiva e ainda por cima conseguida em condições extremas. Num clube em chamas e a viver um dos períodos mais conturbados da sua história, a análise do seu trabalho não se deve extinguir na constatação do mal-fadado sétimo lugar. No pouco tempo que dispôs foi também responsável pela projecção de vários jovens jogadores com talento, tendo por isso quota-parte na valorização de Bruma e Illori que, por razões conhecidas de todos, optaram por continuar as suas carreiras noutras paragens.

Jesualdo aproveitou a ocasião para explicar a sua saída do Sporting em duas razões principais: estar de alguma forma marcado pelo facto de ser uma escolha do presidente anterior e, face à classificação final, ficar com uma margem de manobra muito limitada face a qualquer percalço. Uma análise lúcida de que poderia prescindir, retirando daí lucros pessoais. Análise também reveladora de que, no curto espaço da sua passagem, Jesualdo percebeu bem as idiossincrasias leoninas.

Quando instado a pronunciar-se sobre a época que a equipa principal tem estado a realizar Jesualdo foi claro: a trajectória não o surpreendeu, o mérito é da administração e de Jardim, por saberem "encerrar-se do exterior" com o plantel. Terminou reafirmando o  que já havia dito anteriormente: foi uma honra trabalhar no Sporting!

As razões da minha gratidão para com Jesualdo estavam já mais que justificadas. A forma elevada como se continua a referir ao meu clube, apesar das parcas condições de trabalho que encontrou ao seu dispor, ainda mais a reforçam. O Sporting teve nele um profissional de mão cheia e os resultados do seu trabalho deram disso testemunho.

11 comentários:

  1. Engraçado como Jesualdo suscita ainda paixões, quando o seu trabalho foi mediano - na verdadeira aceção da palavra. Não foi nem tão mau que justificasse ódios nem não tão bom que deixasse saudades. Travou o colapso que vinha das eras Sá Pinto e Vercautern mas nunca conseguiu imprimir um mínimo de regularidade no desempenho da equipa. Tendo afastado rapidamente o espetro de uma luta desesperada pela manutenção, acabou por falhar a Europa - que, convenhamos, estava longe de ser um objetivo impossível. A decisão de o substituir foi lógica - e, face ao que sucedeu desde o Verão em Alvalade e em Braga, penso que ninguém contestará que foi acertada.

    A única coisa que me incomodou na altura foi a incerteza quanto a uma eventual continuidade de Jesualdo ter sido mais uma oportunidade alguns sportinguistas mostrarem a pouca conta em que têm o clube. Sinceramente, espero que se tenha enterrado de vez a conversa indigna do "ninguém quer treinar o Sporting" e "já é um favor que o treinador x nos está a fazer em ficar". Bruno de Carvalho mandou a lamúria às malvas e foi buscar o treinador que quis, provando em pouco tempo que o Sporting continua a ser um clube altamente apetecível para qualquer profissional de futebol. Para mim, essa é a principal lição do episódio Jesualdo.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, LdA.

    Tudo dito!

    Aproveito para, mais uma vez, agradecer a Jesualdo Ferreira. Conseguiu alterar a opinião que tinha dele de forma radical... A vdd é que não simpatizava mt com ele, mas a sua (curta) passagem pelo SCP foi de tal forma marcante que conseguiu convencer-me de que não só é um trinador competente, como é uma excelente pessoa onde o bom senso (qualidade que tanta falta faz no futebol tuga) é uma das suas gdes marcas registadas.

    Desejo boa sorte e mts felicidades ao prof. para o resto da sua carreira, com a óbvia excepção caso encontre novamente o SCP como adversário.

    ResponderEliminar
  3. Devemos ao Jesualdo Ferreira o facto de o ano passado o descalabro não ter sido maior.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo.
    O professor Jesualdo Ferreira foi profissional serio e competente que passou pelo Sporting. Foi ele o grande responsável pelo estancar da crise no futebol. Quando o mesmo assumiu o cargo de treinador o Sporting estava um ponto acima da descida de divisão e com a equipa totalmente descapitalizada e a tremer. Só não fomos a europa porque não nos deixaram.
    Obrigado Jesualdo Ferreira.
    Sporting sempre.

    ResponderEliminar
  5. Do manager Jesualdo Ferreira guardo a sua decisão de lançar 2 jovens na equipa principal sem que tivesse acautelado os interesses do Sporting.

    ResponderEliminar
  6. FCS,

    essa teoria é no minimo um pouco vesga face à realidade dos números: O Jesualdo teve poucos meses no Sporting, valorizou a equipa, retirou-a de lugares incómodos, talvez tenha pensado que os superiores interesses do Sporting num dado momento fosse precisamente esse: retirar a equipa da situação em que se encontrava.

    Ambos os jogadores tinham vinculo ao Sporting como se provou na venda efectudada. Com isso teve uma quota de responsabilidade no negócio desses 2 jogadores que foi classificado como muito bom. Seria esse negócio possível pelos números que se conhecem pelo que fizeram antes de Jesualdo chegar?

    Pode ser uma boa desculpa para alguns mas não foi tanto pelo Jesualdo que os interesses do Sporting não foram acautelados.

    ResponderEliminar
  7. FCS, ia dizer precisamente o que disse o LdA e acrescento o seguinte: se um treinador tem no seu leque de opções um Bruma e um Ilori e os entende como necessários para impedir que o clube fique a lutar para não descer de divisão até ao fim da temporada, e mesmo admitindo que deve ter responsabilidades no que respeita à vigência dos seus contratos, deve alertar a administração para a necessidade de utilizar os jogadores e de serem acautelados esses temas. O que certamente não deve fazer é abdicar de utilizar esses jogadores quando o Sporting está a meia dúzia de pontos da linha de água e, by the way, não tem outros no plantel sequer de nível aproximado...

    LdA, também gostei de ouvir o Jesualdo. Só achei que exagerou na forma como punha o Bruno Prata no sítio. Podia tê-lo feito de uma forma mais subtil. Chegou a fazer pena

    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  8. Koba,

    aquilo são contas antigas ainda da passagem dele pelo FCP ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Koba,

    Eu não falei do Jesualdo enquanto treinador, mas sim como Manager, foi assim que entrou no clube, tendo depois acumulado com a função de treinador.

    E como Manager, na minha opinião, parece-me que deveria ter assegurado a renovação dos dois jogadores enquanto ainda era relativamente fácil.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    O meu comentário ficou esquecido?

    ResponderEliminar
  11. FCS,

    As minhas desculpas, não sei o que se passou, uma vez que fiquei com a ideia que dei ordem de publicação.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)