sexta-feira, 14 de março de 2014

Fazer da guerra aos árbitros uma peça rococó

O Sporting decidiu "proceder litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, 7 pontos no Campeonato Nacional, o que associado à atribuição indevida de pontos aos adversários do Sporting justifica a actual posição do Clube na tabela classificativa. As Taças de Portugal e da Liga também serão alvo de análise."

A itálico o excerto do comunicado que o Sporting acabou de emitir no site do clube. 

Que o Sporting tem razão quando invoca diferença de tratamento por parte da classe em causa e até dos organismos que a tutelam não restam dúvidas a ninguém, mesmo até dos que fazem de conta que não o percebem. Mas até para ter razão e preciso saber tê-la e conservá-la.

Por acaso também acho que alguns dos jogos, sobretudo da parte final do campeonato, sofreram alguns desvios, dos quais o jogo "à Capela" ficou como monumento evocativo. Mas vir desenterrar a época transacta, em que o Sporting se arrastou em muitos jogos pelos campos de futebol, não é propriamente muito avisado. O Sporting jogou muito pouco para ter o direito de invocar "razões de arbitragem" para ficar afastado das competições da UEFA.

Por outro lado a oportunidade. Creio que seria mais útil concentrar neste momento os esforços na subida de rendimento da equipa para, caso se continuem a registar erros dos árbitros, ganhar o direito a reclamá-los, sem que tal pareça uma desculpa para o que não conseguimos fazer. É que para ganhar aquele que pode muito bem ser o jogo mais importante da época vai ser preciso jogar um bocadinho mais do que temos feito.


18 comentários:

  1. Desde já digo que tb não gostei deste comunicado.

    Mas não percebem qual é o objectivo disto tudo? Fazer barulho pressionar os árbitros e concentrar a imprensa na direcção deixando em paz os jogadores.

    Desde que estes não se afectem por estas histórias, o resto é "peaners"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... Mas parece difícil de entender por alguns que antes pareciam mais iluminados.

      Eliminar
  2. porque se jogou mal nao se pode criticar arbitragens??
    really???
    só contam os pontos perdidos com más arbitragens se tivermos jogado bem???
    really??
    o facto de se ter ficado a um ponto de ir Europa, (com consequente perda de entrada de dinheiro em sociedade cotada em bolsa), depois de pelo menos 5 ou 6 arbitragens claramente tendenciosas(para ser simpatico), nao pode ser rebatido porque se jogava mal??
    really??
    esperava criticas mais inteligentes...sinceramente...

    ResponderEliminar
  3. Espero que toda esta algazarra sirva para alguma coisa. Efectivamente, o resultado do jogo Sporting-Porto é importantíssimo. Com um jogo difícil na Quinta, o Porto estará mais fragilizado. Espero que o Sporting não perca o jogo, caso contrário começa a cair-lhe o céu em cima.
    Se o Sporting não perder fica em condições de discutir o segundo lugar com o Porto e para o ano terá árbitros internacionais em alguns dos seus jogos. Efetivamente, nesta época o Sporting não teve jogos com árbitros internacionais e gostaria de ter tido. Mas na época anterior jogou mesmo mal e não ganhou acesso a jogos com árbitros internacionais.
    Boa Sorte aos Sportinguistas no próximo jogo.
    Saudações desportivas de um Benfiquista.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. Acho que a ideia aqui é forçar outra greve de árbitros contra o SCP, para dar mais força ao clube e meter cá árbitros estrangeiros.

    ResponderEliminar
  5. 14.18 plenamente de acordo, eu por vezes lei cada post, em blogs pretensamente de sportinguistas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão de Alvalade, há dois dias atrás criticavas a posição do Sporting e dizias que "o trabalho, a luta árdua, essa cabe a quem nos representa nas instituições onde ele tem que ser levado a cabo, e não vai lá com manifestações ou gritaria".

    Aqui está ela, a luta nas instituições, segundo as regras dessas instituições, sem desrespeitos e sem gritarias.

    Do meu ponto de vista, é a atitude mais acertada.

    Quanto ao jogo de Domingo, acho que se as duas equipas jogarem dentro do que têm feito e não ocorrerem fenómenos estranhos, o Sporting ganha com naturalidade.

    ResponderEliminar
  7. Relva,
    Supostamente sportinguista era a tua tia, não sei se casou mas sei que tem um sobrinho parvo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 14:18,

    também esperava comentários mais inteligentes. Nos meus posts, anteriores foquei esse tema várias vezes e afirmei que não cabe ao árbitro introduzir justiça no resultado. Em Setúbal, por exemplo, não jogamos grande coisa, o empate até seja um resultado justo face à qualidade do jogo, mas fizemos o suficiente para sair de lá com os 3 pontos. Não saímos graças à intervenção do árbitro.

    Ir buscar o que sucedeu o ano passado, de que o facto mais notório para a generalidade da opinião pública e em particular da Sportinguista é que foi a pior época de sempre é dar argumentos aos adversários/inimigos e não sei mesmo se não é expor o Sporting à chacota. E nem foi preciso esperar muito, o fulaninho da APAF, já veio dizer que o Sporting se serve dos árbitros para justificar as suas faltas de organização.

    Jô,
    A resposta acima também é para ti. Esclareço ainda que no post aludido não faço nenhuma critica, aponto caminhos, que são coisas bem diferentes. E não há nenhuma contradição entre o que aí apontava e a critica que agora faço a este comunicado. Há alguém que acredite que levar os árbitros a tribunal - se isso alguma vez acontecesse - é um caminho que signifique a resolução dos actuais problemas ou sequer algo de bom para o Sporting.

    ResponderEliminar
  9. No meio do comunicado, só concordo com uma coisa: chamar a atenção da UEFA para o que se passa em Portugal a nível de arbitragens. Há muito que defendo isso, embora acredite que não valesse de nada, porque o futebol em causa é português, e o seu peso é quase nulo na Europa.

    Completamente em desacordo é dizeres que não temos direito a reclamar de arbitragens quando jogamos mal. Os jogos ganham-se a jogar bem, mal ou assim-assim. Não se devem é perder por consecutivos erros de arbitragem.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Posso ter interpretado mal, os teus posts, mas não sou assim tão estúpido.

    Primeiro, o teu post anterior era uma crítica. Basta ler o título.

    Segundo, se nesse post se indicam caminhos e se esses caminhos não eram a luta nas instituições, então são muito subtis, tão subtis que não os encontro. Nem tu, aposto. Mas, claro, o caminho da crítica é sempre o mais fácil.

    Terceiro, não faço ideia de que tipo de processos estamos a falar, mas no futebol actual um erro de arbitragem pode acarretar consequências financeiras graves para os clubes. Se se provar que o árbitro actua com culpa (e não precisa de ser dolo, basta negligência), faz sentido que o clube seja indemnizado.
    Ou seja, se se provar que, por exemplo, o Sporting ficou arredado da Liga Europa por erros de arbitragem, então faz sentido que seja indemnizado, em montante equivalente ao valor das receitas perdidas.
    Isto, claro, no plano dos princípios, pois admitir este tipo de indemnizações seria abrir uma caixa de pandora sem qualquer interesse para a UEFA ou para a FIFA.
    Mas a coragem e o arrojo é que fazem este mundo avançar.
    Em tempos, houve um tal de Bosman que se atreveu a seguir contra as leis da UEFA e revolucionou o futebol.

    ResponderEliminar
  11. Jô,

    o post a que me refiro é este:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/03/a-conferencia-de-imprensa-e-o-que-pode.html

    As instituições que me refiro são as do futebol como é óbvio

    Quanto ao resto do teu comentário só me ocorre dizer o seguinte: cada um acredita no que quiser. Eu não acredito que este seja o caminho nem acredito que alguma vez uma instância judicial produza qualquer decisão de qualquer sentido e tenho dúvidas que o Sporting chegue sequer a intentar qualquer acção.

    ResponderEliminar
  12. Se eles têm feito e fazem a vida negra, prejudicam e menosprezam o Sporting Clube de Portugal e os sportinguistas, é lógico que não podem sair desta história impunemente.Está na hora de prestar contas. Deve ser feito tudo, a nível de tribunais, UEFA, FIFA, opinião pública mundial do que se tem passado e o que se está a passar. Os sportinguistas estão unidos e vão lutar, pacificamente, mas com estoicismo e abnegação pela isenção e verdade desportiva. Doa a quem doer custe o que custar!...PORQUE A NOSSA FORÇA É BRUTAL...

    ResponderEliminar
  13. De facto, ó Leão de Alvalade!...
    Estiveste muito mal neste post!
    Então, já que o SCP joga mal, pode ser prejudicado à vontade pela arbitragem que nós só temos é que ficar caladinhos?!?!?!
    Que raio de lógica!
    Infelizmente, não és o único sportinguista a dizer isso, muitos o dizem.
    E se calhar por causa dessa mentalidade é que todos gozam com o SCP.

    ResponderEliminar
  14. Louvo-te a paciência LDA!
    É que não é nada fácil escrever da forma clara como o fazes, vir aqui explicar a quem não consegue perceber, e ainda ter que aturar certos comentários. Quanto ao assunto do post de hoje isto é conversa para manter a turba entretida. Enquanto isso ninguém repara que a equipa não joga nada, que a ida ao mercado nem foi a prometida aposta em jogadores da formação ou "contratações cirúrgicas" de entre muitas promessas eleitorais que aos poucos vão caindo no esquecimento.
    JP

    ResponderEliminar
  15. Eu pensava que rui gosma da selva era a coisa mais estúpida e ridícula que já tinha visto na vida, mas este comunicado é imbatível...

    ResponderEliminar
  16. JC,
    se lesses os meus comentários anteriores não terias escrito esse comentário. Ou então leste e não compreendeste ou não quiseste perceber. E ai é-me indiferente o que quer que penses.
    Duvido que o que escrevi venha a ser motivo de chacota para o clube. Já comunicados como este tenho poucas.

    ResponderEliminar
  17. A sério estão assim com tanto medo do Porto que até publicam estes comunicados surreais?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)