sábado, 8 de março de 2014

Quando o homem da mala do dinheiro anuncia um novo 25 de Abril

Não terá constituído grande surpresa o desfecho da reunião de presidentes dos clubes que constituem a Liga. E também não é surpreendente que, durante o conclave, se tenham trocado insultos pois tal acontece de forma subliminar ou declarada com relativa frequência. Do pouco que se sabe aparentemente a maioria terá optado pela destituição do actual presidente, Mário Figueiredo.

Do que ontem sucedeu ressaltaram-me dois factos que a seguir descrevo.

O novo 25 de Abril no futebol português 
No final da reunião Eduardo Simões veio anunciar a vontade de realizar um novo 25 de Abril no futebol português. No mínimo estranho. 

Para quem não sabe ou o tempo fez esquecer, Eduardo Simões foi apanhado com boca na botija - isto é, com a mala do dinheiro - servindo-se da sua posição de director municipal da Administração do território na C.M. de Coimbra para, em troca de favores a construtores imobiliários, angariar dinheiro para o clube daquela cidade. No fundo tratou-se de trazer aos olhos da opinião pública um situação há muito tempo tipificada e percebida da maioria, mas que ainda não tinha um exemplo tão real como o que este senhor protagonizou. 

Pois parece que é gente deste calibre que agora se propõe realizar um novo 25 de Abril. Até pode ser, mas numa primeira análise, e feito o paralelismo o com a Revolução dos Cravos de 1974, poderá ser um 25 de Abril qualquer, mas de 1973, 1972 ou anterior. Uma espécie de "primavera "eduardosimonista" que, depois de bem espremida, mas não será do que fazer alguma coisa para que tudo fique na mesma. Se não é parece mais o "velho sistema" a agitar-se para manter o " in statu quo res erant ante bellum". Como também parece mais ou menos óbvio que Eduardo Simões, Júlio Mendes, António Salvador e outros são meros peões de brega nesta tourada, estando muito bem identificados os interesses que representam. 

Por isso Pinto da Costa nem precisa de falar. Há mais de 30 anos no futebol não se lhe conhecem quaisquer outras acções ou pensamentos estruturantes sobre o futebol português que não fossem os movimentos para o controlar. Os senhores de que falei acima mais não são hoje dos que os Valentins e Pintos de Sousa e outros de outrora.

A posição do Sporting
Bruno de Carvalho saiu da reunião sem se pronunciar, pelo que não se percebe muito bem qual é a posição do Sporting. Provavelmente fá-lo-á nos próximos dias, o que eventualmente nos permitirá perceber melhor onde estamos e o que precisamos de fazer. Sem essa informação devo dizer que também vejo com alguma estranheza a companhia actual do Sporting nesta luta pelo poder, porque é disso que se trata.

 O historial de Luís Filipe Vieira no que às relações com o Sporting diz respeito tem já demasiados exemplos para que possa ser considerado um parceiro confiável.

O mesmo se aplica ao presidente do Maritimo Carlos Pereira. Foram estes dois os mentores da candidatura de Mário Figueiredo à Liga e por isso não se isentam de responsabilidade por um dos piores mandatos que o organismo conheceu. A Liga perdeu credibilidade, perdeu influência e perdeu patrocinadores. Perante isto creio que seria crucial que o Sporting se demarcasse de forma clara de uma gestão incompetente e ruinosa, que também o prejudicou.

Além disso não me parece que correr por fora seja o melhor caminho para o Sporting  fazer vingar as suas ideias para melhorar o futebol português. Para tal acontecer o Sporting tem de estar lá dentro. Quer para demonstrar as virtudes do que pretende, de forma a conseguir os votos necessários para que se produzam as alterações, quer para se opor a que tudo fique como está. Aguardemos pois pelos próximos desenvolvimentos.

14 comentários:

  1. Excelente análise. O Bruno que não abra os olhos que não vale a pena.
    JP

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Isto já deu tanta volta, que já há volta a dar...


    Aliás, as voltas qd (e se) se dão, são sp de 360º...

    Não acredito no futebol português, e só ainda não desisti por três Razões, a saber:

    1. Sporting
    2. Clube
    3. de Portugal.

    No resto, falando em bom português: caguei. Caguei no "homem da mala", "no velho gágá", no "orelhas", no "julio_paga_o _que deves_mendes"... É tudo farinha do mesmo saco e já nem perco tempo com gente desse calibre.

    Só o Amor ao SCP é que permite que ainda me desloque ao Estádio José de Alvalade (quando posso) e assista às transmissões televisivas dos jogos em que participa. Para mim chega. Façam lá o 25 de Abril que quiserem...

    Gde abç

    ResponderEliminar
  3. Qt à posição do BdC... saiu mal acompanhado, é certo, mas se ficasse não ficava em melhor companhia... O BdC vai esperneando, faz barulho, atira balas de pólvora seca... No fundo é o que está a fazer e, para ser justo, não sei se poderá fazer mt mais do que isso... Para já não lhe revejo capacidade para impor alguma justiça e decência a td isto. E esta minha opinião não é só pq está sozinho numa luta tremenda, É tb pq ele próprio tem mostrado tiques de pequeno tiranete e tendencia para proferir afirmações de carácter popularucho e demagogas... Ora assim, dificilmente, congregará apoios significativos.

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, houve um homem de mala verde que também foi pego com a boca na botija no BANIF, um tal PPC, portanto volto a (re)lembrar que todos temos telhados de vidro...

    Dito isto, quem realmente acreditar que os clubes AGORA vão estar "unidos" pelo bem do futebol portugues, e que basta remover o cancro Mário Figueiredo que vai estar tudo resolvido, também deve acreditar que o salário de todos nós vai triplicar a partir de abril...

    Mário Figueiredo está lá, eleito pela maioria dos clubes pequenos que estavam pensando única e exclusivamente neles próprios, queriam ter mais regalias e levar vantagem em alguma coisa, nem que pra isso aprovassem o campeonato com 18 clubes, e se calhar, 20 pra dar jeito a mais alguns!!!

    Ou alguem realmente acha que os presidentes do marítimo e nacional, inimigos pessoais e profissionais, vão ficar agora amiguinhos pelo bem do futebol nacional, quando nem no futebol deles na ilha do jardim conseguem se entender?

    Esta reunião foi treta, nunca na vida qualquer deles foi lá a pensar no bem do futebol, mas sim tirar o Figueiredo de lá e depois arranjar um gajo "comum a todos", o que convenhamos, é impossível, pois haverá sempre as teorias da conspiração, seja ele quem for.

    E por exemplo, acham que Fernando Seara, Manuel Serrão ou Eduardo Barroso seriam isentos e imparciais naquela cadeira de presidente?

    nem eu...o futebol portugues só vai melhorar quando os dirigentes da federação inglesa de futebol vierem cá tomar conta disto, fora isso, é guerra e polemica todos os anos...a pasquinada agradece, interessa a guerra e a polemica porque vende papel e dá audiencia nas tvs...

    ResponderEliminar
  5. "Pois parece que é gente deste calibre que agora se propõe realizar um novo 25 de Abril. Até pode ser, mas numa primeira análise, e feito o paralelismo o com a Revolução dos Cravos de 1974, poderá ser um 25 de Abril qualquer, mas de 1973, 1972 ou anterior."

    Essa não, Leão de Alvalade.
    Não queira imputar ao regime anterior ao 25 de Abril qualquer conotação com corrupção.
    Os corruptos, principalmente os politicos corruptos, apareceram após a Revolução de Abril.
    Ou quer insinuar que Marcelo Caetano ou António Salazar corruptos?
    Ou que depois do 25 de Abril temos sido governados por politicos sérios que apenas pensam no bem comum e não no bem próprio (deles)?
    Ou que Sócrates foi o maior exemplo de virtude e de honestidade de todos os chefes de governo da República?

    ResponderEliminar
  6. LdA, a companhia do PdC e sus muchachos, nem pensar. A do LFV nao pode dar nada de bom. Correr por fora de nada serve...bem, nao será de lembrar aquela velha frase que diz que a política é a arte do possível? Ou reler Clausewitz e Sun Tsu? Por vezes temos de aceitar um mal (aliado) menor para evitar um maior, nao podemos guerrear todos ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
  7. BdC saiu sozinho...
    LFV saiu com o gajo do Marítimo.

    ResponderEliminar
  8. Virgilio,

    Concordo, não é uma posição fácil. E se alguém pensava que o futebol português é passível de ser depurado de um momento para outro tem aqui um bom exemplo.

    RBN.
    Comparar o caso da mala com o que é imputado ao Paulo Pereira Cristóvão é querer comparar a torre dos Clérigos com o Burj Khalifa. Adiante.

    JC
    Este não é o espaço para esse tipo de discussão.
    No entanto para evitar equívocos contextualizo a expressão usada "primavera eduardosimonista". É consensual entre historiadores e politologos que a abertura havida aquando da "primavera marcelista" ficou aquém quer dos objectivos de quem a realizou quer dos anseios gerais.

    ResponderEliminar

  9. "Não queira imputar ao regime anterior ao 25 de Abril qualquer conotação com corrupção.
    Os corruptos, principalmente os politicos corruptos, apareceram após a Revolução de Abril.
    Ou quer insinuar que Marcelo Caetano ou António Salazar corruptos?"

    Afirmar-se que a corrupção não existiu antes do 25 Abril...das duas, uma:ou se é ignorante do passado deste País ou é-se conivente admirativo do fascismo.

    Eles não foram os corruptos do antes de 25 de Abril, mas foram os responsáveis pela corrupção que existiu nesse regime, da mesma forma que são agora outros depois do 25 de Abril, mesmo se nenhum deles corrompeu ou enriqueceu.

    A corrupção é um mal que sempre existiu em todos os tipos de regime (ditadura ou democracia) e contra o qual ninguém poderá eliminar.Se o remédio existisse...já se saberia!

    ResponderEliminar
  10. Corrupção? Náh.. O que havia mesmo era perseguições, assassínios, exílios, presos políticos, falta de liberdade de expressão, de desenvolvimento básico no País, e mt analfabetismo e miséria durante mais de meio século. Ou seja todos os direitos fundamentais faltavam, mas corrupção? Nadica de nada... Que saudades desses tempos.

    E julgava eu que era o RBN o cromo de serviço ao "ANorte deAlvalade", Fdx!!!

    Desculpa, LdA, mas não resisti.

    ResponderEliminar
  11. Obviamente que LdA nao pretendia insinuar nada disso, JC, é fácil de perceber. Também pois perceber que em ditadura nao há corrupção, meu caro. Nem é preciso, os detentores do poder fazem directamente aquilo que alguns fazem em democracia através da corrupção. São muito limpos, nao precisam sujar-se por causa do dinheiro. Só tem as mãos sujas de sangue....

    Se a sua concepção moral o leva a preferir tal estado de coisas, seja. Masnovo vale a pena transformar um espaço de discussão sportinguista em espaço de discussão política e muito menos dessa política...

    ResponderEliminar
  12. "Virgílio disse...
    Corrupção? Náh.. O que havia mesmo era perseguições, assassínios, exílios, presos políticos, falta de liberdade de expressão, de desenvolvimento básico no País, e mt analfabetismo e miséria durante mais de meio século. Ou seja todos os direitos fundamentais faltavam, mas corrupção? Nadica de nada... Que saudades desses tempos.

    E julgava eu que era o RBN o cromo de serviço ao "ANorte deAlvalade", Fdx!!!

    Desculpa, LdA, mas não resisti"


    Vai aprender a ler rapaz!

    Onde é que eu escrevi que não houve perseguições, assassinatos, torturas, etc?

    Eu apenas contradisse a afirmação feita mais acima e escrevi que também houve corrupção!

    Se calhar até estou melhor informado para escrever sobre esse triste passado, porque tive alguém da minha família que foi vítima desse regime.

    Abre a pestana e lê bem, antes de escreveres baboseiras.

    ResponderEliminar
  13. Óh meu caro Anónimo das 21:31H, que, suponho, seja o msm das 10:48H...

    Eu não lhe respondi a si...

    De modo que vai me desculpar, mas não sou eu "que tenho de abrir a pestana"! Aliás, eu apenas pretendi reforçar a sua opinião...

    Um abç.

    ResponderEliminar
  14. Se foi assim como diz, então peço desculpa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)