terça-feira, 25 de março de 2014

A coacção e o futebol que temos

video

Há poucos dias a sentença de um tribunal alemão caiu com estrondo: Hoeness, "apenas" o presidente do maior clube daquele país, um dos maiores clubes mundiais e antigo internacional cumulado de êxitos, era condenado a três anos de prisão por fuga ao fisco, prática que ocorreu no decurso da sua actividade de dirigente do clube bávaro. Pensava-se que o estrondo era grande mas maior foi ainda sua decisão: não recorrer e acata-la. Se a decisão se mantiver cumprirá 3(!) anos de cadeia, ou equivalente, uma vez que é provável que a sentença não seja cumprida na integra e possa beneficiar das amnistias habituais por bom comportamento. Mas cumprirá tempo certamente.

Obviamente que tal seria muito difícil de ocorrer em Portugal. Desde logo porque um crime de evasão fiscal só tem sentenças aplicadas a "pilha-galinhas" e não a quem vive com a boca e as mãos no pote das bolachas. Mas adiante, que este não é o local para grandes delongas sobre o tema. 
Mas estamos a falar do país que assistiu já a diversos escândalos da arbitragem, devidamente comprovados e conhecidos de todos, sempre com o mesmo protagonista. Ao contrário do que acontece noutras paragens, ao invés de, pelo menos uma semana que fosse, lhe fosse concedida estadia paga e uma nova perspectiva de vida através de quadradinhos, ainda se permite lições de moral. É provável até que, a julgar pelos recentes desenvolvimentos, que ainda venha a ser indemnizado.

Hoje Jaime Pacheco veio exortar ao presidente do Sporting para que não arraste o futebol pela lama. Antes ainda teve tempo para fazer lobying para a presença de Fernando e Quaresma no Mundial. 
Eu até compreendo que um treinador como ele não tenha melhores argumentos para exibir numa palestra de treinadores, porque todos sabemos das qualidades exibidas pelas suas equipas e como conseguiu chegar ao titulo nacional. Mas é caso para lhe perguntar, parafraseando Baptista Bastos, "onde estavas tu meu menino no Apito Dourado?"

Quanto à coacção que o FCP acusa o Sporting, "largos dias têm 30 anos". Desses dias podemos sempre retirar um qualquer episódio para lembrar quem é o quê no futebol português.

Nota: o video e o artigo de onde tem origem podem ser vistos aqui, com os agradecimentos a quem enviou o link.

9 comentários:

  1. O Jaime Pacheco, que "ganhou" um campeonato" graças aos árbitros e ao doping, não tem autoridade moral sequer para se dirigir ao Presidente do Sporting Clube de Portugal. Na lama é onde o futebol tem estado. Em especial para que um clube tão merdoso como o Boabosta, e com os métodos supracitados, tenha conseguido ser "campeão". Esta corja não se enxerga.

    ResponderEliminar
  2. No post anterior, não disse que estava farto do cara de fuinha do vosso presidente falastrão, disse que não gosto do cara de fuinha do vosso presidente falastrão.

    Por mim, ele que fale à vontade, seja o campeão da capas dos jornais, esteja sempre a chorar na tv pelos próximos 100 anos, desde que continue do mesmo jeito, com comunicados e conferencias de imprensa, mas sem nenhuma taça para mostrar...

    É bom para a bola e o record terem dois falastrões, um verde e um vermelho, vende mais papel, e se juntarmos o presidente da associação de futebol de lisboa, aquele que disse que o vosso clube só tem bailarinas ou coisa do gênero, melhor ainda...

    A lama não é de agora, vem do tempo em que os 3 clubes de lisboa dividiam entre si a presidencia da federação, e aconteciam coisas como esta abaixo:

    "Decorria a época 1955/56 e eis que chegamos ao jogo do FCPorto contra o Sporting, tudo preparado mas…

    Com Travassos, o melhor jogador da equipa lisboeta, retido no aeroporto de Madrid, a FPF conduzida por Ângelo Ferrari, acelerou para comunicar o adiamento do FCPorto – Sporting. Fê-lo na véspera e de forma arbitrária, ainda irradiou o Presidente Cesário Bonito, suspendeu toda a direcção Portista e só não pôde evitar que, a 1 de Janeiro de 1956, o Sporting fosse castigado com “pena” de derrota por 3-1. Marcaram Carlos Duarte, Jaburu e Hernâni."

    Devagar, os podres aparecem, e nem mencionei (ainda) o Elefante Branco, o calor da noite lisboeta, onde "funcionárias bonitinhas" dos clubes da 2ª circular acompanhavam árbitros para lhes dar...fruta e cafezinho!!!

    Não viram ou ouviram???Pois vejam!!!
    Mas isso ninguém investiga, só interessa investigar quando é à Norte...de Alvalade!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=UG8e9qhHTec

    ResponderEliminar
  3. Caro,

    E se falasses dos casos fruteiros mais recentes? Das escutas que se ouviu... ou achas que são falsificações?

    Falares em situações com qs 100 anos da qual pouca informação se tem, é giro!

    MAS eu ouvi as escutas...

    ResponderEliminar
  4. Preferimos oh RBN (devem ser as iniciais de Rabeta, Bêbado e Naião) que não tenhamos taças, como as vossas à custa de corrupção, viagens ao Brasil, quinhentinhos, fruta e café com leite!!!!!!!!!
    Quanto ao J Pacheco parece que não se lembra de como ganhou o Campeonato de 2001!! Ele era cacetada durante 90 minutos (até dizem que havia uns pozinhos à mistura)!!! CORRUPTOS!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Vocês estão a ver a reportagem sobre o Pedro Proença na SIC? OK, o gajo prepara o jogo, antecipa o jogo das equipas, estudando-as para preparar a arbitragem, pergunta aos jogadores onde vão colocar as bolas, para melhor seguir a jogada, etc. Eu pergunto, se o gajo quiser condicionar o jogo de uma equipa, vai com a lição estudada, porque já a conhece. Um árbitro pode condicionar um jogo de muitas maneiras. Às vezes um lance que tem influência no resultado pode ser apenas um erro sem querer do árbitro. Já uma arbitragem pode ser manhosa, mesmo não tendo um penalty por assinalar, ou um penalty mal assinalado, ou um golo em fora-de-jogo, ou um golo mal anulado. Os árbitros podem usar essa "preparação" para quebrar o ritmo de jogo da equipa que mais precisa de vencer, ou deixar uma equipa dar pau e a outra não, cortar as jogadas de bola parada, e por aí fora. Just sayin'...

    ResponderEliminar
  6. A última vez que ouvi o jaime pacheco falar foi num desses programas de futebol na rtp. Na altura ele dizia "não tenho um ponta de lança/manager para me pôr na ribalta" - Sim, são palavras do próprio. Questionado se haveria convites para treinar algum clube.

    Levar com o pacheco e com a senilidade aka esquecimento do porto é mesmo uma faca de dois legumes.

    Imagino também como etoo no maiorca lidou este indivíduo. É capaz de ter sido cômico no minimo. Deve ter pedido ao Eto`o para jogar como o martelinho, por exemplo. Canelas até ao pescoço. Ou entao tentou dar um café forte à la erwin sanchez.

    Ver guilherme aguiar aliado ao protótipo de lampião só mostra como estamos no bom caminho. Finalmente! (sim ontem perdi tempo a ver este programa) :(

    ResponderEliminar
  7. Ao referires arbitragens dessas, manhosas, só me lembro do estoril x Sporting.

    Só não me lembro quem foi o árbitro.

    ResponderEliminar
  8. Abensoado sejas Bruno de Carvalho, mexes com estes inergumeros todos.

    ResponderEliminar
  9. Eu também "não" me lembro de quem foi o árbitro, mas agora faz tudo muito melhor sentido...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)