quinta-feira, 27 de março de 2014

Sobre William Carvalho e a naturalização/convocação de Fernando

Será com certeza um dos pontos polémicos da convocatória de Paulo Bento: a chamada de William Carvalho e a convocação ou não de Fernando, jogador do FCPorto.

A não convocação de William é neste momento uma não-hipótese. O que o jogador vem fazendo na época em curso garante-lhe um lugar nos 23 convocados. Ninguém no seu perfeito juízo admitirá outra possibilidade. No seu perfeito juízo, que goste da selecção nacional e que entenda que nesta devem estar os melhores jogadores num dado momento, independentemente do que possam ser os interesses dos clubes de origem dos atletas. 

Há outra questão que se podia colocar como óbice à convocatória de William: a possível presença de Fernando. Contudo não acho que esta o seja. Serão provavelmente os melhores naquela posição, "os que ofereçam melhores garantias ao seleccionador". 

Aqui devo dizer que se a questão for apenas o valor dos jogadores, em condição normais o luso-brasileiro leva vantagem. Se dúvidas houvesse, bastava ver o que jogou ontem no clássico, naquele que foi o regresso ao seu melhor, depois de uma época muito abaixo do que pode e sabe fazer. Dificilmente não será considerado o melhor naquela posição em Portugal e um dos melhores no computo geral dos campeonatos europeus. 

A comparação, que pode "fazer impressão" a alguns, nada tem de depreciativa para William Carvalho, bem antes pelo contrário. O William de hoje é bem melhor do que o jogador que Leonardo Jardim começou a adaptar à posição no inicio do campeonato. A forma célere como evoluiu diz muito da visão do treinador mas também das qualidades do jogador.

Não há agora apenas mais à-vontade (segurança? experiência?) no desempenho do lugar. Há uma evolução notória na forma como interpreta as suas funções, nomeadamente na ocupação dos espaços, na gestão da posse de bola - se deve soltar rápido ou temporizar, permitindo a equipa subir -  na qualidade do passe, qualquer que seja a opção que tome: passe curto, longo, de ruptura, etc. São cada vez mais visíveis aparições em sectores mais avançados do terreno, fornecendo apoios ou aparecendo a explorar espaços entre linhas, em particular em jogos com adversários menos habilitados.

É contudo nos momentos defensivos que ainda denota ter algum caminho a percorrer. Sobretudo no capitulo da agressividade sobre a bola onde, contudo, já denota também progressos assinaláveis em relação ao comportamento revelado no inicio do campeonato. Porém, ainda distante do que é o desempenho de Fernando neste capitulo e ontem foi um dia bom para o constatar. 

Acontece que Fernando, com a idade de William, andava também ele a dar os primeiros passos, depois do empréstimo ao Estrela da Amadora. Trajecto que teve que cumprir no complemento da sua formação para melhor adequação às necessidades do futebol europeu, bem diferentes das que havia crescido. Não era então o jogador que hoje é. Ninguém pode negar que William, quando tiver os 26 anos que hoje Fernando tem, não seja tão bom ou melhor que o luso-brasileiro. Neste capitulo será decisivo o próximo passo, onde se afigura difícil a permanência no Sporting. 

O dinheiro com certeza ditará a sua lei. Porém, no estrito sentido do interesse do jogador e da sua carreira, não tenho pejo em afirmar que essa, a permanência, será bem melhor do que um ManUtd de Moyes em reconstrução, depois do desastre que se avizinha. Ou de um Mónaco cheio de dinheiro mas quem o gere não percebe ainda o essencial: o papel de um treinador é determinante para o sucesso de um projecto e meter continuamente dinheiro na fornalha só resolve os problemas de quem vive à volta dela e não propriamente da dita. Ficará para outra ocasião aquele que me parece ser o valor a cobrar pelo Sporting numa futura transferência. Isto para não divergir mais do ponto principal.

A questão essencial nesta matéria da convocação ou não de Fernando/William não tem nada a ver com o valor individual de cada um deles ou do seu valor relativo. Assim como a convocação de Rui Patrício com o valor de Artur ou Helton. Ou a de Bruno Alves com Maicon e por aí fora. Nem tem qualquer semelhança com o caso de Pepe que, ao contrário de Fernando, não é internacional brasileiro nos escalões de formação. E, também em trajectória oposta expressa em declarações, quando disse inequivocamente que preferia a "amarelinha", Pepe demonstrou sempre com clareza querer ser internacional português. 

Não há aqui qualquer chauvinismo, trata-se de escolhas bem claras que devem ser assumidas. Não duvido da sinceridade de Fernando em relação à "amarelinha", mas ao deixar falar o coração, o que se compreende, tornou claro que qualquer outra escolha é de mera conveniência. O moço aí que me perdoe mas ainda sou dos que acho que a camisola do meu País é para se vestir com o coração.

Claro que esta é uma matéria sensível. Ao contrário do que se vai dizendo por aí, ainda vou acreditando em Paulo Bento. Dizer isto desta forma é abrir a porta a outra eventualidade, bem sei. Mas tendo a confiar porque não vejo um Paulo Bento comprável. Pelo menos o que conheci dos seus tempos de Sporting, não me parecendo que traços de personalidade tão vincados como os que então demonstrou possam ser facilmente reciclados.

Como dizia alguém, o mais importante que se diz numa frase vem sempre a seguir ao "mas". E o "mas" aqui são os interesses de quem detém o dinheiro e de quem anda à procura dele, como quase sempre no futebol. Não é por acaso que, mesmo de forma timida, se vá notando um certo spin à volta da matéria. Ainda há dias o inefável Jaime Pacheco perorava sobre as virtudes de contar com Quaresma e Fernando. O próprio Fernando não mudou a agulha porque de repente passou a gostar mais da cidade do Porto ou de viajar pelo Pais. Eles todos sabem o que representa uma presença no Mundial num alienar de direitos ou na assinatura de um novo contrato.

5 comentários:

  1. Caro LdA,

    Com saberá, já deixei a minha opinião expressa no recém-post que publiquei sobre a Selecção e muito embora não esteja veemente oposto à chamada de Fernando - futebolisticamente uma indubitável mais-valia - não estou completamente convencido quanto à sua sinceridade em querer representar Portugal. Um cínico até poderia conjecturar que o timing do processamento da nacionalidade terá surgido por sugestão do próprio FC Porto, reconhecendo o valor da "montra".

    Quanto ao Paulo Bento, quero também crer que não é "comprável", mas nem por isso deixa de ser vulnerável ao "clima" cá do burgo. Algumas das suas escolhas na fase de apuramento - André Almeida e o Nélson Oliveira, a exemplo - deixam dúvidas. A sua insistência em Rúben Micael, contra lógica e razão, também é muito discutível. Uma disposição me parece certa: MIguel Veloso será convocado, sem dúvida alguma. E, então, estaremos perante um cenário de três "6", adicionando William e Fernando. Não obstante a dimensão deste último, não vejo a chamada dos três.

    Este assunto dá pano para mangas...

    Um abraço,

    Rui Gomes

    ResponderEliminar
  2. Quanto a Fernando:: as diversas vezes em que referiu, claramente, querer "a amarelinha", não deixam dúvidas sobre o que realmente pretende com a naturalização. Pensava que o comportamento de Deco tivesse servido de exemplo, mas não, agora gostamos de brincar às nacionalidades, aproveitando um futebol "prostituído".
    Sobre o estimado Bento...tenho muitas dúvidas. "Comprável" ou já "comprado", vem caprichando com as suas escolhas "esquisitas": para além dos já citados jogadores do Benfica, a que é necessário juntar, ainda, o André Gomes e o terrível Ivan, temos essa paixão pelo Micael e o odiozinho (de estimação?) pelo Adrien Silva -não andará por aqui o dedo, a mão, o braço, de ...Mendes, o Jorge? Pois!
    Penso que, neste momento, no atual momento, William já é mais completo do que Fernando.
    Faltar-lhe-á, ainda, alguma ratice a defender, apenas isso, porque na "limpeza" do desarme, na gestão dos tempos de jogo, na qualidade de passe, parece-me já superior.

    ResponderEliminar
  3. Acho de muito mau gosto andar a discutir isso de quem é mais português ou menos, e estabelecer critérios emocionais como critério para representar a selecçao.
    Reparem como a um rapaz nascido em Luanda, nao há qualquer dúvida sobre o seu "comitment" mas a outro que veio do Brasil, já muda a historia.

    ResponderEliminar
  4. Agora (6a feira 28 Março 10:15) na antena 1, entrevista do Bruno de Carvalho:
    http://www.rtp.pt/play/direto/antena1

    ResponderEliminar
  5. J., acontece que o William tem mais de 50 jogos pelas diversas selecções de Portugal (desde 2007), enquanto o Fernando ainda há pouco manifestava o seu desejo de jogar pelo Brasil. Haja coluna vertebral!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)