sexta-feira, 28 de março de 2014

O que ficou da espuma da entrevista de Bruno de Carvalho

Por razões que se prendem com a minha vida pessoal não me tem sobrado muito tempo para dedicar à actualização do blogue da forma que gostaria. É essa a razão de fundo, porque não me faltam assuntos para escrever novos posts ou interagir com os leitores. Um dos temas obrigatórios teria que ser o ciclo de um ano de presidência de Bruno de Carvalho que agora se completa. Espero poder fazê-lo já durante a semana e deixá-lo aqui a quem faz o favor de ler e quiser debater.

A data tem sido assinalada pela generalidade dos blogues leoninos e como é óbvio pela comunicação social. Foi isso que aconteceu ontem (escrevo o post após a entrevista) com Bruno Carvalho a ser entrevistado pela TVI.

Mais do que um debate sobre o que foram os últimos 12 meses da vida do nosso clube o acontecimento tem surgido mais como uma comemoração. A isso não será alheio o momento da vida do clube, com os resultados que ninguém se atreveria a prever (não apenas há um ano, mas até mesmo há seis meses, quando a época se iniciou) a destacarem-se, influenciando as análises e absorvendo praticamente as restantes matérias. Dificilmente poderia ser de outra forma.

O percurso do Sporting no último ano tornou-se um assunto incontornável para os média. Mas para quem segue a vida do clube com atenção e de perto a entrevista não trouxe praticamente nada de novo. O modelo procura sobretudo satisfazer os interesses dos promotores, neste caso a TVI, na procura de audiências. Infelizmente o conhecimento das matérias é muito superficial e assim decorre a abordagem ao entrevistado. Daí que grande parte do tempo foi consumido a falar dos dossiers mais mediáticos, como as relações com os rivais, com a arbitragem, etc.

Bruno de Carvalho vive o seu melhor momento como presidente do clube, sente-se respaldado pelos adeptos, pelo que está como peixe na água neste modelo, dominando a quase hora e meia que durou a entrevista. A dada altura quem parecia mais incomodado era o entrevistador e não o entrevistado.

Do muito que foi dito o que me mereceu particular atenção, e de certa forma me surpreendeu, foi a revelação da manutenção do orçamento de 25 milhões. Neste contexto foram estas as palavras do presidente:

"Vamos estar mais bem preparados do que os restantes. O objectivo passa por fazer melhor com menos recursos, aquilo que se dizia que não se podia fazer. Passou um ano e está-se provado que se consegue fazer."

Convém recordar que 25 milhões é pouco mais do que o orçamento do SCBraga e pouco mais do que 1/4 do orçamento de FCP e SLB. Julgo que todos entenderam as razões pelas quais o Sporting teve que reduzir custos. Sabemos que o Sporting não pode igualar os orçamentos de FCP e SLB mas julgo que também ninguém duvida que a diferença de orçamentos também se reflecte no que as equipas fazem em campo. 

A minha dúvida é como é que o Sporting vai abordar o próximo ano a fase de grupos da Liga dos Campeões - que todos desejamos  se confirme - e a candidatura ao campeonato nacional, ontem já assumida por Bruno de Carvalho. 

Isto é, como é que o Sporting promoverá a melhoria necessária do seu plantel, quando esta terá obrigatoriamente que ser feita em quantidade - por força dos muitos mais jogos que terá que realizar - mas também em qualidade, mantendo o mesmo orçamento, mesmo que possa vir a contar com receitas extraordinárias com a alienação de alguns activos, leia-se jogadores. 

Adenda: Tendo-me sido colocada a questão de a verba acima referida, os 25 milhões, serem respeitantes à totalidade do orçamento - o meu entendimento, reforçado pelo que entretanto foi veiculado pela C.S. - ou apenas à despesa com pessoal, aproveitei a hora de almoço para rever a parte da entrevista que lhe dizia respeito. Aí constatei que a referência feita por Bruno de Carvalho foi a despesas com pessoal, após elencar as verbas respeitantes aos anos transactos. Feita a devida correcção, creio que a mesma não altera substancialmente o raciocinio expresso no post: 

Pode o Sporting aumentar a sua competitividade, face aos compromissos que tem e face aos seus adversários directos, mantendo o mesmo orçamento de uma época com os contornos excepcionais como a que decorre?

15 comentários:

  1. LdA,

    Se calhar o regresso de João Mário ou a aquisição de jogadores como Ricardo Horta, Evandro, Sebá, Rafa ou Paulo Oliveira (alguns deles já a fugir do nosso orçamento) possam responder à tua questão.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Entrevista Antena 1: http://www.rtp.pt/play/p517/e148810/entrevistas-manha-1
    Tanto quanto me foi dado perceber, muito similar à da TVI24

    ResponderEliminar
  3. João,

    A minha dúvida está precisamente aí: contratar jogadores como os que falas vão encurtar a nossa distância para FCP e SLB?

    Desses só consideraria reforço o Paulo Oliveira, de que não precisamos porque centrais para o lugar temos nós: Dier e Mauricio. Por acaso acho o Paulo Oliveira melhor que o brasileiro mas a menos que o vendamos não faz muito sentido ir buscar outro.

    O Evandro é interessante e o Rafa não acredito que o Braga o venda a não ser por uma pipa de massa, que não temos.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com o que escreve, claro que o sporting tem de seguir o seu rumo, nada de gastar mais, as diferenças podem e vão ser esbatidas, não pelo nosso aumento mas pela diminuição dos outros. O dito rafa, que penso foi o unico que nos fugiu estava no feirense, feirense, o tiba estava no tirsense. O orta era junior do benfica. Podemos vender o capel, o rojo, que ganham muito e comprar 3 ou 4 pelo mesmo. Importante é manter o wiliam. Caso sai vamos ao maritimo buscar o danilo. Não percebo com é que alguns ainda não percebem que não são os orçamentos que ganham jogos, o braga á uns anos provou, mesmo lá fora. Espero que o Bruno siga o mesmo caminho.

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo com aquilo que o João diz.
    É claro que a teoria de quem tem o maior orçamento tem maior probabilidade de ganhar.
    E não faltam exemplos por essa Europa fora......Man.Utd/Man.City/Chelsea em Inglaterra, Barcelona/Real Madrid em Espanha, PSG/Monaco em França, etc.

    No entanto também encontramos exemplos de clubes que bem geridos, conseguem competir com esses tubarões. Liverpool em Inglaterra, At.Madrid em Espanha, Roma em Italia, etc.

    O Sporting fruto das gestões desastrosas de JEB e GL principalmente, sabe que tão cedo não vai poder chegar ao orçamento de Porto e Benfica. Mesmo que consigamos a Champions regularmente, vender 60% do William por uma pipa de massa, e as melhores assistências nos próximos anos, temos ainda muita dívida ( e juros) por pagar.
    Assim que dar luta por essa vida, vai ser pouco provável nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    Acho que serviriam para encurtar a "distância qualitativa" face aos outros dois clubes, no sentido que seriam um upgrade face ao que existe atualmente no nosso plantel.

    Vejo, por exemplo, mais potencial em Ricardo Horta e Sebá do que em Heldon, Wilson ou Capel. Ou vejo mais qualidade em Evandro do que em qualquer n.º 10 que tenhamos (Tiago Silva, parece-me ser também um n.º 10 que irá alcançar rendimento elevado daqui a 1/2 anos).

    Quanto a Rafa, considero que já está num nível, ainda que sobrevalorizado, fora do nosso orçamento.

    Além destas contratações cirúrgicas, creio que há jogadores na equipa B que poderão afirmar-se como alternativas válidas em posições que estamos mais carenciados. Casos de Semedo, Ponde, Wallyson, Esgaio ou Iuri são aqueles que vejo como hipóteses no mais curto prazo.

    É importante (apesar de difícil) mantermos o núcleo da nossa equipa atual. Jogadores como Patrício, Jefferson, Rojo, William ou Adrien são aqueles que considero de mais difícil substituição. Os nossos avançados têm também características distintivas, mas, neste caso, não enjeitaria um bom negócio (um pouco acima dos 10 M).

    Jogadores mais jovens ainda com margem de progressão (e, consequentemente, de valorização) deveriam manter-se. São exemplos o Mané, Carrillo ou Cedric.

    Acho que jogadores como Maurício (uma surpresa, mas há Dier e Semedo à espreita), Capel, Wilson Eduardo, Heldon, Vitor, Gerson, Welder, Rinaudo ou Piris são transferíveis e poderão ser a fonte de financiamento para as contratações que sugeri.

    Resumidamente, a estratégia deverá passar por manter os jogadores nucleares e com maior potencial, contratar mais valias para as posições dos jogadores que forem transferidos e confiar em Leonardo Jardim para mais uma temporada de muito esforço, dedicação, devoção e, esperamos nós, de glória.

    SL

    ResponderEliminar
  7. "Somos o clube que mais defende a arbitragem em Portugal"
    "Se o Benfica for campeão, os Benfiquistas ficarão contentes, têm todo o direito, até agora e faltam 6 jogos não merecem estar no 1ª lugar".
    Com frases destas é para ser levado a sério? Está a inviabilizar qualquer acordo com o Benfica. Fará a cruzada sózinho.
    Até agora beneficiou do facto de os outros clubes considerarem o Sporting inofensivo. Daqui a 8 meses falamos...
    Saudações desportistas de um Benfiquista.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  8. Sérgio, és parvo, ou quê? O Bruno de Carvalho é presidente do Sporting, logo, defende o Sporting e puxa pelo Sporting. Ele deve estar a cagar para o que os benfiquistas pensam dele e para um acordo com o Benfica. Quem deve estar preocupado com um acordo és tu e o teu clube. E se o Sporting mesm levando com "capeladas" e arbitragens como a da Luz para a Taça é "inofensivo", faria se não fosse.

    ResponderEliminar
  9. LdA, bom post.

    Caro Sérgio

    Já nos chegou o manifesto. Obrigado.

    João

    concordo com os possíveis reforços que menciona. Rafa, infelizmente não conseguimos antes do começo da temporada. O engraçado é que o jogador parecia querer muito o Sporting. A verdade é que foi para o Braga. Heldon ainda pode ser uma boa solução, acho muito cedo despachar já no final do ano.

    Semedo, Ponde, Wallyson, Esgaio e Iuri parecem ser acima da média. Wallyson, julgo que é emprestado. Evandro, seria um jogador muito interessante.

    Os grandes reforços para o próximo ano seria manter (pelo menos mais um ano) Adrien e William Carvalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. por lapso esqueci mencionar o João Mário. Na próxima época espero que seja a explosão definitiva deste grande jogador.

    ResponderEliminar
  11. The Cure,

    Creio que sim. Os principais reforços seriam manter William e Adrien. Estes jogadores coadjuvados por André Martins/João Mário e, eventualmente, Evandro/Tiago Silva e um jogador da equipa B fariam um belo e barato meio campo.

    Uma vez que não há uma alternativa ao Jefferson, creio que é importante mantê-lo. E encontrar um lateral deste nivel pode não sair barato. E também não sei se o seu valor de mercado faz jus à sua real valia. O mesmo poderá suceder com Patrício.

    Quanto ao Heldon, percebo o que quer dizer. Não seria a minha primeira escolha para ser vendida. Apenas o considero transferivel, porque acredito que Mané e Carrillo, continuando a evoluir, serão alternativas de maior qualidade (desconheço por completo o valor de Shikabala, mas acredito que por questões taticas e do foro defensivo que são mais exigentes no campeonato portugues, ele acabe por ser hipotese nas alas).

    Por outro lado, a equipa B e juniores têm vários extremos que poderão fazer parte da equipa A sistematicamente (Iuri, Esgaio, Drame) ou pontualmente (Gelson, Podence, Matheus).

    Em todo o caso, pelo seu valor de mercado e salário, transferia o Capel e ia buscar o Sebá. O Ricardo Horta (que tem a mesma idade do Esgaio por exemplo) poderia ser uma excelente aquisição para o futuro.

    O Wilson foi o extremo mais regular na primeira metade da temporada, mas hoje em dia é já a 5a esolha. Tendo em conta que tem 24 anos, a sua venda é uma hipótese a considerar.

    SL

    ResponderEliminar
  12. RBN,
    Se quiseres corrigir a parte respeitante do insulto ao presidente do Sporting publicarei o teu comentário.

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade, não tiro uma vírgula do que escrevi, porque o presidente do Sporting insulta e ofende o Porto e seu presidente a cada vez que tem um micro e camara de tv à frente...eu próprio já fui insultado aqui por um comentador que usou as minhas iniciais para fazer troça...

    Mas o que realmente importa nesses inúmeros monólogos a que chamam de conferencia de imprensa, é que apesar de todos os ataques, por vezes baixos, ao porto e ao seu presidente por parte do vosso carvalhinho, voces caminham a passos largos para a 5ª época consecutiva sem erguer qualquer troféu...

    Mas estou curioso para ver se serão tão rápidos com o documento que o Porto enviou dia 27 último, como foram no caso dos 2 minutos e meio na taça da treta...

    ResponderEliminar
  14. Leão, "entrevista"? Achas mesmo que aquilo foi uma entrevista? A gaja meteu a viola no saco (não tem pedalada, só serve mesmo para enxovalhar semanalmente o JJ no seu programa de merda). O gajo estava fodido, mas fodido, da vida. Que vendido miserável.

    BdC foi o que tem sido: frontal, directo e corajoso.

    Não sei se é o presidente certo para o SCP, vocês melhor poderão avaliar isso, mas tem mostrado tomates como ninguém. E defendido o clube o que, parecendo que não, é uma diferença abissal para as anteriores direcções.

    ResponderEliminar
  15. Estou de acordo com praticamente tudo o que aqui foi escrito pelos comentadores.

    O segredo está em dois pontos: capacidade de DETECTAR e depois de ADQUIRIR os melhores jogadores no mercado nacional. Já no defeso de 2013-14 o Sporting demonstrou a sua excelencia no primeiro ponto. Imaginem o que seria o nosso plantel se em vez de Vítor e Magrao tivessemos adquirido Rafa e Josué (custo nao seria muito diferente e o Sporting foi o primeiro a perguntar pelos jogadores), se tivessemos conseguido contratar Carlos Eduardo ou até Ghilas (se bem que aqui prefiro as solucoes Montero-Slimani) e Sílvio (em vez de Piris).

    Os bons jogadores estao aí, nao sao particularmente caros, e para consumo nacional chegam. O complicado é conseguir bater os rivais na corrida por eles (sobretudo em casos como o de Rafa, onde ficou CLARO que o Presidente do Feirense só aceitou negociar com o Braga porque recebeu dinheiro por debaixo da mesa).

    Depois, convém nao esquecer que em termos financeiros, se garantir o 2o lugar, o Sporting faz automaticamente um encaixe semelhante à venda do Bruma só no prémio de presenca da LC (10 M€).

    Por último, é preciso ser realista. Vamos provavelmente cair no pote 4. Com a sorte que temos nos sorteios, duvido que fiquemos num grupo em que tenhamos reais chances de passar aos 1/8. Provavelmente discutiremos o 3o lugar para tentar cair para a LE (que é uma excelente maneira de continuar a cansar a equipa a meio da semana depois de Fevereiro sem grande proveito financeiro). Nao veria como razoável uma mudanca de filosofia de gestao só porque vamos fazer 6 jogos contra equipas de orcamentos faraónicos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)