segunda-feira, 24 de março de 2014

Sobre os 70 pontos possíveis e o futuro que aí vem

Nota: Apeteceu-me fazer esta partida ao meu amigo LMGM e promover o comentário dele no post anterior a post. E digam lá se não merece...

Ponto prévio, é criminoso dizer que qualquer jogador deste grupo não rende perante a enormidade daquilo que estão a fazer esta época... Mesmo sendo verdade :)

É perante a contradição do meu ponto prévio que nós vivemos, faltam 6 jogos e 18 pontos, no inicio da época, disse aquilo por que gostaria que o Sporting lutasse este ano... 70 pontos. Era (e é) sob qualquer ponto de vista um objectivo utópico, algo que necessita de todas as superações para ser atingido... e não é que a seis jogos do final a utopia ainda é possível... e até superá-la!

E ainda, os dois melhores jogos da época (não só nossos, de todas as competições) ditaram o nosso afastamento das taças, no clássico da taça da liga os números são tão avassaladores que são o melhor exemplo de que no futebol a lógica é uma batata, como foi possível não vencer aquele jogo e vencer o clássico do campeonato num jogo fraco de ambas as equipas?...

Mas, convém descer à terra, este rendimento é o mínimo que podemos ter para tentar lutar por títulos e acrescido de jogos europeus, sendo que, mesmo assim, não são garantidos (muito pelo contrário).

Cada vez mais se fala de vendas e de verbas gordas a entrar em Alvalade, numa equipa que está a render a este nível os reforços têm de ser de enorme valia, os locais fundamentais para mim são, centro da defesa, é provável que Rojo saia o que possibilita refazer a dupla central, não há nada a apontar a Maurício e Dier, nem sequer a Semedo quando veio de emergência ajudar a equipa, mas todos sabemos o que é ter ali um Luisinho, um Valckx, um André Cruz, ou ... o Rojo.

Meio-campo, se William sair, sonho que não saia, não só porque vai ser extremamente difícil de substituir mas principalmente porque não vai ser titular do tubarão para onde for e vai atrasar o seu desenvolvimento e estatuto, mais um ano ao nosso serviço, na montra da Champions e ... o Messi que tenha cuidado :)) Mas se sair todo o meio-campo será repensado, João Mário, Zezinho, Rinaudo, Elias, são opções da casa, Shikabala tem contrato de longa duração, quem e que tipo de jogadores para asfixiar adversários e dar aos nossos atacantes mais oportunidades para facturar. No mínimo melhores que André Martins, certo? Pois, e quem?

No centro do ataque o mundo é cor de rosa, esta quebra de rendimento de jogadores vindos da América na segunda fase do campeonato no seu primeiro ano é normal (não tiveram férias), se conseguirmos segurar Slimani e Montero é menos uma dor de cabeça num sector fundamental, mas as laterais precisam de upgrade, Heldon não trouxe nada que já não tivéssemos, Carrillo não explode, Wilson dá tudo o que tem mas nunca será mágico e Capel é o Heldon com o carinho dos adeptos.

Muito para trabalhar, se este ano 70 pontos era uma utopia no próximo já é uma cobrança normal a fazer a este conjunto, não seja ele estraçalhado por ofertas milionárias.

Ah, e não contem com Paulo Fonseca ou com equipas adversárias fracas, nós é que ainda temos muito para melhorar.


10 comentários:

  1. Ora bolas...
    ia eu comentar o comentário do LMGM no outro post e ela passa a post. Acho bem!

    LMGM,

    sempre que há uma vitória ou existiram aqueles maus resultados no fim do ano, Benfica e este com Setúbal, começo logo a fazer contas aos 70 pontos. Se isso está em mim (mérito teu), espero que tenha o mesmo efeito em outros leões e, quem sabe, dentro do próprio Sporting.

    Não acredito que se chegue lá (aquele empate em Setúbal ainda não passou da garganta). Empatar 1 jogo em 6... Coloquei a meta em 65,66,67. Chegará para manter o 2º lugar?
    Veremos como correm estes jogos da Taça de Portugal. Se vão abanar quem está em cima ou quem está em baixo.

    É curioso aquilo que dizes sobre os jogos que nos colocaram fora das taças. Ainda nem tinha pensado assim. É bem verdade... Um pouco como aquela eliminatória que perdemos com o Real Madrid onde fomos muito fortes nas duas mãos. Triste fado...

    Também acho que é preciso um central. Rojo ainda não me convence ao ponto de estar descansado quando o vejo a jogar. Ainda na Madeira se ajoelhou perante Derley (ele que me explique como é que gostaria de sacar a bola da cabeça do brasileiro daquela maneira). Sei ver quando joga bem e certo que tem vindo a subir.

    Se William, Patrício, Rojo e Adrien sairem, é quase uma equipa nova que tem de vir. E digo tem de vir porque não há substitutos. Admito que Esgaio e João Mário estão prontos para o plantel, mas será que estão para 22 vitórias na Liga mais 5 ou 6 na Europa (isto se formos à Champions e, depois Liga Europa), mais 10 entre Taça da Liga e Portugal?

    Onde estão as mais valias?
    No mercado. É essa nossa política? Com que recursos?

    Relembro que o regresso de Caneira a Valência e a inesperada saída de Tello levou a que se contratasse 3 jogadores (Pedro Silva, Had e Gladstone). Ficamos bem servidos com algum? Como será com William (por favor, até ao Euro 2016 fica por cá), Patrício, Rojo e Adrien?

    Excelente desafio.

    ResponderEliminar
  2. Ia agora mesmo escrever ao LMGM dizendo que o comentário estava muito bom. Digo-o agora como comentário ao post: na mouche!

    ResponderEliminar
  3. Embora eu não goste nem um pouquinho da cara de fuinha do vosso presidente falastrão, o que eu realmente gostava de ver era na última jornada o Sporting depender duma vitória do Porto sobre os lã piões para se sagrar campeão, por um mísero pontinho.

    Mas reconheço que está difícil os lã perderem pontos fora, quanto mais jogando em casa, mas em futebol tudo pode acontecer...

    E o Sporting teria que somar os 6 jogos restantes por vitórias, também acho difícil...

    Enfim, os lã teriam que perder com o Braga e perder pontos em Arouca para que o Sporting se aproximasse perigosamente, e depois voces teriam que torcer pelo Porto, isso se vencerem o resto dos jogos que faltam...

    Tá difícil, mas não é impossível de acontecer, Kelvin que o diga...

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    Excelente comentário, .... quer dizer post...!
    Acima de tudo há que reter as duas últimas frases:
    - O que se tem feito este ano é muito bom, mas há que não esquecer o porquê!
    - Temos que passar a ver este "muito bom" como o mínimo exigível e para isso, temos mesmo muito que trabalhar...
    - Apesar do equilíbrio financeiro ser muito importante, há que resistir à tentação e limitar as saídas, até porque teremos a Liga dos Campeões como "cenoura" para manter a maior parte dos jogadores por cá. Se alguém bater os 45M pelo WC14, há que fazer o máximo possível para manter os outros por cá (eventualmente deixar sair o RP1, para fazer um contrato milionário) até porque nenhum deles irá jogar tanto e ter tanta importância na equipa como têm por cá!

    ResponderEliminar
  5. Agora tenho de tomar conta do upgrade! Cantinho, a equipa não parece ter perdido ambição, mesmo que os títulos sejam uma miragem e isso é um dos maiores elogios que se lhes pode fazer, a luta é com eles próprios, fazer mais mesmo sem ter o brilho da glória ao virar da esquina.

    Não é triste fado, num foi triste Fabiano (17 remates e nenhum golo, contra 3 remates e um golo no clássico seguinte), no outro... uma exibição de gala, uma arbitragem pavorosa, um erro colectivo a acabar num frango a ditar uma eliminação que de todo não merecíamos, o 3-3 ficava tão bem no placard final daquele jogo.

    Aquilo que quis analisar foi onde podemos melhorar, onde pode ser dado um impulso qualitativo que nos aproxime mais da glória, a facilidade com que se rematou no centro da defesa no último jogo revela carências há ali espaço para crescer e os actores actuais têm dado tudo, mesmo a nível disciplinar ou de lesões, são atletas competentes, mas existiram erros de base que penso só com outros actores podem ser corrigidos. E estamos a falar de uma das melhores defesas nacionais, para entrar ali não basta ser bom, tem de ser excelente.

    A pedra basilar do meio-campo (e talvez da defesa) é William, a sua saída, se acontecer, há espaço para pensar (para Leonardo pensar). Como vai aumentar o caudal ofensivo da equipa? Em muitos jogos, foi a eficácia que nos falhou, mas o numero de oportunidades claras é, na maioria dos jogos que empatamos, muito baixa (4/5). Esse numero tem de crescer até para não ficarmos dependentes de um erros de arbitragem que anule o lance onde fomos eficazes dos poucos que criamos.

    Ah, e este não foi um ano perfeito de contratações (nunca são), o que falhou em Weldon, Magrão, Vitor, não falo em Píris porque gostei dele principalmente a defender (eu sei que ele falhou no estádio que cai aos bocados).

    ResponderEliminar
  6. Frederico, o rendimento deste ano foi tão improvável como foi o descalabro do ano passado, não esquecer que há dois anos andávamos nas meias-finais da UEFA e na final da taça de Portugal, o normal seria que aquela equipa explodisse para títulos, mas explodiu para a desgraça.

    Continua a existir um espaço de crescimento por preencher, as bolas paradas, para lá de uns golos de cabeça de Maurício no inicio da época (e penaltys) o nosso aproveitamento de livres e cantos é pobre, com as limitações de investimento que existem é um ponto a corrigir. Imaginemos que André Martins era um bom marcador de livres, e rendia para lá de tudo o que já dá á equipa mais 6/7 golos ano neste tipo de lances.

    Jefferson, Eric e Montero, batem bem mas os golos não têm surgido... há que evoluir e ir conquistar estas migalhas que podem dar pontos em campos/jogos difíceis.

    ResponderEliminar
  7. RBN, já está farto do nosso "presidente falastrão"? Calma, prepare os ouvidos (e a bílis), como diria o poeta, largos dias tem cem anos, e ainda só passou um...

    É mais certo o Sporting precisar que o seu clube perca em casa na última jornada que o contrário e mesmo nessa condição aquilo que vou fazer é apoiar o Sporting que terá um jogo muito difícil em casa com o Estoril e despedir-me deste grupo que honrou a camisola, independentemente da qualificação final que conquistarem.

    ResponderEliminar
  8. Off-record, quem é que desenterrou o Jaime Pacheco?

    ResponderEliminar
  9. LMGM, é simples, o Jaime está na mesma situação que muitos outros portugueses, precisa de emprego.

    ResponderEliminar
  10. E deve ter feito uns amigos recentemente nas férias da neve...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)