quarta-feira, 12 de março de 2014

Se isto é o Basta! para mim basta!

O meu post de hoje, escrito como quase sempre de véspera, versava as nomeações antecipadas de forma provocatória de Olegário Benquerença e do prémio atribuído a Manuel Mota (com viagem à Madeira incluída, certamente pelos bons serviços prestados) permitindo-lhe arbitrar aquele que, diz-se, é o seu clube do coração.

Porém, ao ler a comunicação pessoal de Bruno de Carvalho no Facebook, vejo-me obrigado, por uma questão até de orgulho pessoal, a deixar esta nota. 

Até dou de barato que se anunciem novas eras sem nenhuma garantia ou mesmo probabilidade de elas virem a ocorrer. O trabalho que se exige para alteração do actual estado do futebol português e as suas relações de poder, vai conhecer forte oposição dos mais diversos quadrantes e por isso requer uma boa estratégia, massa critica e, uma vez estas condições reunidas, tempo. Estas condições estão longe de estar reunidas e o tempo necessário para levar a cabo a tarefa excederá em muito, estou certo,  um mandato de uma direcção. 

O que não tolero é a acusação de "atitude conformista" que "ao longo dos anos (...) os sportinguistas foram moldando". A afirmação não só é infeliz como não representa a realidade dos factos e é até insultuosa*. Uma coisa é classificar o trabalho desenvolvido neste âmbito, ao longo dos anos, sobretudo a partir do abandono de João Rocha, pelas sucessivas direcções, e que Dias da Cunha ainda tentou reerguer. Outra bem diferente é entender que os Sportinguistas têm não só comido e calado, como desistiram entretanto de lutar pela mudança. Não é isso que tenho sentido quer na opinião pública leonina, quer nos estádios, tertúlias, núcleos ou qualquer lugar onde me cruze com Sportinguistas.

Se isto é o Basta! que se anuncia, começa mal. O problema não são os Sportinguistas, o problema está lá fora e o mais que os adeptos e sócios podem fazer é respaldar os dirigentes. Cada vez que são convocados os Sportinguistas têm dito presente. O trabalho, a luta árdua, essa cabe a quem nos representa nas instituições onde ele tem que ser levado a cabo, e não vai lá com manifestações ou gritaria. É isso que tem falhado  - por falta de um trabalho permanente e coerente - e que  se continuará a falhar, a menos que o Sporting, como clube, encontre a estabilidade que não tem há muitos anos, especialmente nos últimos cinco, seis anos. 

Como estou certo que Bruno de Carvalho já sentiu e vai continuar a constatar, ninguém tenciona entregar o poder que actualmente detém numa bandeja. Bem antes pelo contrário, essa luta tem, à partida, muito mais condições para ser mal sucedida que o oposto. Pelo que se vai vendo - e os sinais estão aí para quem os quer ver... - é até muito mais provável que o poder mude das actuais mãos, para outras de cor diferente, mas onde não aparece o verde e branco...

Ainda assim estimo que essa era chegue já amanhã, se não for possível já hoje à tarde. 


*No que a este blogue diz respeito podem ser consultadas pelo menos as seguintes etiquetas que desmentem esse conformismo: 




Sistema

-----------------------------------------

Nota importante:

SPORTING CP x FC Porto
O Solar do Norte vai organizar excursão a Alvalade para o jogo com o FC Porto. Preços, condições e reservas estão em consulta no respectivo site:
Solar do Norte

9 comentários:

  1. Creio que a tua interpretação das palavras de BdC também não será muito feliz. O que escreves no teu post estaria correto se o sentido fosse o que lhe aplicas. Eu interpretei de forma diferente. Não se trata de uma critica à tentativa de muitos sportinguistas (como tu) procurarem desmascarar o sistema corrupto em que vivemos mas a forma como o fazem. Repara, nós consideramo-nos diferentes dos outros porquê? Somos mais pacíficos, mais compreensivos, colaboramos com faciludade, resignamo-nos com mais facilidade: Demonstramos uma atitude mais conformista! Principalmente os presidentes anteriores demonstraram essa atitude, influenciando também sócuos e adeptos. É a hora de sermos mais firmes, mais consequentes, não podemos baixar a guarda, senão continuarão a "comer as papas em cima da cabeça", com o nosso consentimento. Eu sou tanbém da opinião que temos deminstrado uma atitude masoquista. Foca-te por exemplo no nosso consócio Rui Oliveira e Costa. Cromos como esses, infelisente temos muitos. Ou achas que cumpre bem no seu papel(ão) de sportinguista?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Por este caminho ainda vai para a jarra antes de começar a apitar.

    ResponderEliminar
  3. Antes de comentar o post duas notas, primeira, ainda não recuperei do último jogo e admiro esta tua capacidade de escrever frases com sentido após desilusões como aquela (mas estou cheio de vontade de ir domingo a Alvalade), segunda, não gosto de comunicações via facebook, é uma praga, aquilo é um desabafo pessoal? É o resumo da conferencia de imprensa? É um anunciar de estratégia? Ou é facejacking? A evitar.

    Realmente o que fica pior naquela mensagem (vou utilizar esta denominação) é o "Sportinguistas", Bruno Carvalho, ainda mais que o Presidente do Sporting, devia saber que os Sportinguistas nunca estiveram conformados, se alguém o esteve ou se queria atingir os seus devia ter dito o "Sporting", aqui não deixava de lhe dar razão, institucionalmente o Sporting foi diversas vezes conformistas, mas ao sê-lo era perante a incredibilidade, estupefação e muitas vezes revolta dos Sportinguistas.

    Não será, com toda a certeza, nos Sportinguistas que Bruno Carvalho irá encontrar limitações ao que tem anunciado que pretende para a reforma das estruturas do futebol português.

    Se aquele espaço virtual tem de ser usado, podia Bruno Carvalho fazer dele um uso de opinião mais ligeiro, como por exemplo, após as declarações do palerma da APAF sobre como os árbitros eram os mais castigados e sacrificados (coitadinhos), perguntar se o castigo para Olegário Benquerença após a inenarrável arbitragem (mais uma do seu longo currículo) do recente jogo da Taça da Liga entre Rio Ave - Sp. Braga, era apitar um clássico.

    É que até Montero, que tem a sua qualidade comprovada por todos os quadrantes, mas também falha, teve como prémio, como é normal em todos os jogadores que falham uma cura de banco. Ah, e os treinadores são despedidos, vide o do nosso próximo adversário e os Presidentes substituídos, com muito maior regularidade do que qualquer árbitro incompetente que vê a sua carreira subir, subir, subir até aos jogos grandes e estatutos europeus.

    ResponderEliminar
  4. Por este caminho ainda vai para a jarra antes de começar a apitar.

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com o Post, e penso que é uma interpretação errada do que o Presidente quis dizer. E o comentario do Juba diz tudo aquilo que penso sobre o assunto.

    O que me continua a preocupar mais nem é a arbitragem, é a capacidade que os nossos as vezes têm de pegar numa coisinha sem importancia, e fazer dela um problema. Dos 3 milhoes só 2 ou 3 é que se aperceberam da grande ofensa que o presidente fez. O resto pensou só "vamos para a guerra".

    Se calhar causa estranheza, porque há muitos anos que não tinhamos ninguem capaz de dizer isto que o Bruno de Carvalho disse e da maneira que disse, que não tem de ser vista como uma critica, mas sim como um apelo as pessoas para irem aos estadios apoiar a equipa.

    Mas claro...tem de haver sempre alguma coisa mal. No inicio da semana começou com a falta de reacção do Sporting. Agora é pela reacção a mais. Não entendo sinceramente o que voces querem meus caros. Começo a pensar que nem Deus dava para Presidente do Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Também não sou grande fã desta política de mobilização e criação de grupos de pressão.
    Acho que, a longo prazo, o seu efeito será pouco mais que estéril, mas ao menos é limpo e transparente e, no curto prazo, tem o efeito de colocar o árbitro do Sporting-porto sobre brasas, o que pode ser bom ou mau. Veremos no Domingo.

    Por outro lado, não vejo outra solução para além de, claro, entrar no jogo sujo dos nossos adversários. Espero que o Sporting não enverede por aí. Não é esse o nosso ADN.

    Quanto à atitude conformista dos Sportinguistas, apesar de achar que o foco da mensagem era tudo menos isso, concordo totalmente com o BdC.
    Acho, e sempre achei (não é de hoje, nem de quando começamos a festejar segundos lugares), que os Sportinguistas são os adeptos mais resignados do futebol português e que isso se reflete no nível de exigência que se coloca no clube e nos jogadores.

    Está na hora de mudar. Se é este o melhor método, duvido.
    Mas também não vejo outro.


    ResponderEliminar
  7. Como sou um pouco burro, ainda não percebi bem, então o Manuel Mota beneficia o Nacional, e agora vai apitar o Nacional-Benfica?'

    ResponderEliminar
  8. "Começo a pensar que nem Deus dava para Presidente do Sporting."

    Mau? Mas não temos já o Todo Poderoso a comandar os nossos destinos? Eu nem percebo pq é q se lamuria no FB... Ou o FB é à prova da ubiquidade e omnipotência de Sua Excia?

    Agora mais seriamente: páh, não vou estar com meias palavras. Mais um “alívio” do Bruno que, em termos práticos, ajuda o SCP em... isso mesmo: ZERO! Aliás, só não ajuda, como prejudica a imagem do cargo que ocupa... È que, continuo a dizer, custa ler os post no FB do meu presidente escritos sem cuidado e, desta vez, até com erros ortográficos!!!! Pode parecer uma coisa de somenos para alguns, mas não é.

    Depois, digam-me uma coisa... É coerente, é eficaz, começar uma mensagem a chamar o(s) respectivos destinatário(s) por "conformistas" (porque não mansos???) e acabar essa mensagem a querer mobilizar a audiência? Hummm. Manda o “bom senso” afirmar que não, não é…

    Diz o Bruno:

    “Um novo tempo onde os sportinguistas vão começar a dizer basta de sermos prejudicados por aqueles que tinham obrigação de defender o futebol Português e que afinal com a sua actuação o impedem de progredir.”

    Vão começar a dizer basta???? O Bruno nasceu para o Sportinguismo activo apenas quando se tornou “notável” ou presidente? É que eu (e mts mais sportinguistas que conheço) já andei, já corri e já mts vezes desesperei de tanto dizer BASTA… Mt sportinguista esqueceu-se (ou não viveu para o caso dos mais novitos) as lutas, as criticas, as demandas contra este sattus Quo do futebol tuga. Mas pronto, bem sei que exigência é o léxico da moda do actual mandato…

    Resumindo: ó Sr. Presidente, deixe lá o FB e faça por COMEÇAR a resolver o problema da arbitragem. Ou caso já tenho começado, continue ainda com mais força… Se assim fizer, pode estar certo de que nós (os sportinguistas) o acompanharemos.

    ResponderEliminar
  9. Os senhores foram sempre e todos uns grandes lutadores, nunca conformados e sempre ( mas sempre) atentos a todo o panorama da corrupção desportiva. Sempre ( mas sempre mesmo, Ahn) disponíveis para defender o clube . O que me intriga a mim, é a ineficácia e total inépcia das vossas valentes acções. Será também culpa do facebook?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)