segunda-feira, 3 de março de 2014

A verdade desportiva é uma treta

Faltam apenas nove jornadas para o final do campeonato e não se afigura nada provável que o SLB venha a perder os seis pontos que detém de vantagem sobre o Sporting ou os nove sobre o FCP. O campeonato está por isso quase entregue e, tal como já havia dito aqui oportunamente, parece-me que, neste momento, a questão não é tanto se o SLB pode conquistar o campeonato, mas se não é suficientemente competente que o leve a perdê-lo.

A minha análise de então era baseada em argumentos estritamente desportivos. Não me custa reconhecer as evidências: Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses e tem à sua disposição o melhor lote de jogadores. Jogadores daqueles cuja capacidade individual é capaz de, num dado momento, desfazer os equilíbrios ou, se quisermos, desatar os nós que as equipas e técnicos adversários recorrem para anular vantagens.

Nesse raciocínio não eram tidos em conta factores extra-desportivos, porque essa é uma matéria que causa alergia a quem gosta do futebol que se joga estritamente dentro das quatro linhas, como é o meu caso. Porém no nosso futebol, com mais ou menos comichão ou urticária, esse é um tema incontornável.

No que à verdade desportiva diz respeito tivemos mais um fim-de-semana de luto carregado. Para demonstrar a minha afirmação nem preciso de recorrer a todos os jogos, basta-me centrar em apenas 3 deles. E, ao contrário do que possam pensar, não serão os erros arbitrais os pontas-de-lança dos meus argumentos.

Carlos Xistra - Vejam o golo anulado ao Vitória de Setúbal, que lhe daria o empate nos últimos minutos em Barcelos.

Abdoulaye - Enquanto esteve emprestado ao Vitória de Guimarães estava sempre indisponível por lesões súbitas quando a equipa que lhe proporcionava a evolução que o seu clube não lhe podia dar. Ontem, na primeira oportunidade que surge para defrontar o Vitória, não lhe faltaram as forças. Nada que não tenhamos visto antes com jogadores emprestados pelo FCPorto.

Miguel Rosa - Ontem o ex-jogador(?) do SLBenfica foi subitamente afectado pelo "síndroma de Abdoulaye" e que já o havia vitimado na jornada da primeira volta. O clube da Luz pode até alegar que nada fez para que o árbitro anulasse um golo limpo à equipa da casa ou que se "esquecesse" de exibir o segundo cartão amarelo a Fesja e quem quiser acredita ou não. Mas já não pode assobiar para o ar relativamente a este comportamento batoteiro deliberado e persistente. Fazê-lo quando nem precisa desse tipo de expediente é revelador. Querer, a par disso, arvorar-se em arauto da transparência e da moralização do futebol português é, como dizem os brasileiros, conversa para boi dormir. 

Este e outro tipo de comportamentos semelhantes  - "pode ser Ferreira", etc, - fazem de Luis Filipe Vieira um "Pinto da Costa wanna be", mas com muito eficácia nos bastidores e com muito menos títulos. 

À atenção dos corpos sociais do Sporting. A credibilidade da luta que o clube empreendeu, encabeçada pelo Presidente, também passa por aqui. O Sporting não pode apontar baterias ao FCPorto e ignorar o que se passa a poucos quilómetros do seu estádio. Até porque sabemos já que resultados deram no passado acções semelhantes.

38 comentários:

  1. Mas o Miguel Rosa não é jogador do Belenenses a título definitivo?

    O que torna tudo mais nebuloso e vergonhoso. Ninguém vai investigar?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses ou tem há 5 épocas à sua disposição o melhor lote de jogadores, daqueles cuja capacidade individual é capaz de resolver qualquer jogo? Se Jorge Jesus fosse assim tão bom não precisava só desses jogadores e dos árbitros para resolver uma série de jogos. Que esse tipo de golos também aconteçam é normalíssimo agora mais nadinha tantas vezes e contra super equipas? Se Jorge Jesus fosse um dos melhores treinadores portugueses para lá da garganta ao fim de 5 épocas era campeão com a equipa B. Não é por acaso que também há quem pense que Vitor Pereira também é um dos melhores treinadores portugueses. Que remédio.

    ResponderEliminar
  3. O golo anulado em Belém é qualquer coisa de escandaloso!

    Como escandaloso é o Miguel Rosa ser jogador do Belenenses e não jogar ontem! Aliás também não tinha jogado na Luz. Um jogador que já não tem qualquer ligação ao Benfica!

    Luis Filipe Vieira não é muito diferente de Pinto da Costa. Não tenho grandes dúvidas disso. Ganhar a qualquer custo é o que defendem os dois.

    Jesus pode ser bom treinador mas é uma pessoa sem valores. Quando ganha é sempre limpinho. Eles que ganhem o campeonato "à Porto" com as ajudas que quiserem. Tenham é respeito e não o dediquem a Mário Coluna, porque ele é de outra estatura moral, não merece isto.

    ResponderEliminar
  4. Jesus tem sido um ás na Taça da Liga portuguesa, com um abismo de estrutura para os adversários. Na Champions entra e sai e na Liga Europa com que parte do orçamento é que até o Domingos foi finalista? Um dia volta ao mercado e vamos ver a que distância fica realmente dos melhores treinadores portugueses ou é só em Portugal?

    ResponderEliminar
  5. Não se aflijam tanto com a minha opinião sobre o JJ. É apenas isso mesmo, uma opinião pessoal.

    ResponderEliminar
  6. PM

    O fora de jogo, segundo novas normas da FIFA, e o proença foi explicar, o jogador do belenenses estava a obstruir Oblak. Agora se era o suficiente ou não, aí é que vem a dúvida. Por mim, não fico feliz em ganhar assim, mas fico quando perco da mesma maneira!
    Quanto ao Miguel Rosa, o dragão de ouro é que tem de explicar. Não acredito que o dragãozinho aceitasse um "pedido" do Benfica, mas alimentem-se disto para distabilizar.
    O Jesus pode não ser grande pessoa, mas como treinador é dos melhores.
    O ganhar á porto, como falas, é algo que o teu sporting fez durante anos e não te queixaste. Lembraste da última vitória sobre o Benfica, em que no primeiro minuto de jogo o árbitro não assinalou um penalty escandaloso sobre o Gaitan, como não "viu" outro sobre o Luisão? Nesse mesmo jogo ganharam á porto com um penalty fantasma! Falas sem te aperceberes que tens pés de barro e telhados de vidro!
    De qualquer maneira, podes sempre continuar a falar barbaridades contra o Benfica, que é o que te faz feliz.
    Já agora, no próximo scp-fcp, quando os azuis e brancos marcarem, grita como gritaram no golo do Kelvin. O fcp não é o vosso segundo clube?

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  7. E o golo do Belenenses na Luz não é, esse sim, fora-de-jogo? Just sayin...

    ResponderEliminar
  8. um lote fabuloso de jogadores?eram assim tao bons? quem os moldou? o coentrao? o ramires?o matic?o javi? melgarejo? o enzo?....n tem merito? ja eram assim tao bons? e n tou a defender o jj..que acho uma besta....qt ao miguel rosa....era melhor meter guito na conta n era?

    ResponderEliminar
  9. Krueger,
    conheces os sportinguistas errados, nunca gritei um golo do FCP contra o SLB ou vice-versa.

    ResponderEliminar
  10. porque será que os do campo pequeno só gostam de ganhar eles de forma ilegal ....

    ResponderEliminar
  11. Voltando ao jogo do Restelo...
    Os talibans da internet assim como a cs adestrada, nota-se, estão que nem se podem sentar! Convinha, porém, que nos conseguissem explicar o seguinte...




    Se quando o Benfica é roubado com um golo em fora de jogo como; com o Belenenses já esta época, na Luz. Com o Marítimo também esta época, no Funchal. Com o lagartedo ainda esta época, em alvalade. Com o Guimarães na final da taça (taça roubada) na época passada. Com o golo do empate do Estoril em casa, também na época passada (campeonato roubado). Com o golo sofrido (Maicon) em casa para o campeonato com os corruptos (campeonato roubado) duas épocas atrás,. Com o golo de Hulk em fora de jogo, na Luz para a taça (taça roubada) três épocas atrás...

    PS: respostas precisa-se .

    ResponderEliminar
  12. Ok Leão, mesmo assim é uma opinião que vale mais a pena tentar ser rebatida que a de muitos encartados comprados.

    E já estava a tardar muito o derradeiro mito dos jornais e do Mendes, JJ o grande fazedor de craques. Os internacionais que eram bons como o Ramirez continuam bons e os que nunca deviam acabar sequer um jogo como o Javi continuam os mesmos carroceiros de sempre. Os mais novos com muito talento como o Di Maria ninguém os conhece hoje. Qual é o mérito de um jovem como Matic não ter cabido no Chelsea que já o tinha topado há 3 anos mas não tem tempo para desmamar putos? Até nós evoluímos ou não? E também ninguém disse que o SLB só compra merda até porque gasta bem ou que o JJ é o pior treinador do mundo. Mentiroso é, ontem faltou estar sempre online.

    ResponderEliminar
  13. A Verdade Desportiva não é uma treta, é Vermelha.
    Já foi azul mas agora (e será por muito tempo é Vermelha.

    Tal como já disse em outro espaço, o pior de tudo é que o lance do golo anulado ao Belenenses é escandaloso. É que não deixa dúvida. Não é um lance de limite. E na imagem vê-se bem que o fiscal está no sítio certo e a olhar para lá.

    Isto deixa transparecer que nada incomodará o Benfica na sua caminhada (quando, matematicamente, forem campeões, lá virá 1 ou outro erro). Se o Belenenses marcasse de livre directo, algo serviria para anular (o árbitro que, afinal, não apitou; a barreira que não estava à distância, a cor dos calções do Belém que se confundem com a bola, etc).
    Tal como o penalty em Barcelos aos 96 minutos (que correu mal porque o agressor de treinadores falhou), vale tudo, sem qualquer vergonha, para o Benfica vencer.

    É que promessas e mais promessas (por cumprir), bem como 450 milhões de passivo não se escondem atrás de títulos falhados.

    ps: também acho que Jesus é um treinador excelente. Aliás, nós sportinguistas somos aqueles que mais o valorizam e reconhecem a sua qualidade. Pelos lampiões, ele já tinha ido para a rua (tal como o Cardozo, outro que odiavam mas agora já gostam) e estava lá o Camacho, esse grande treinador.

    ResponderEliminar
  14. Krueger,

    Eu sou sportinguista. Tu és um palerma. Então eu critico-te a forma como o Porto ganhou nos últimos 20 anos e tu dizes que o Porto é o meu segundo clube? Se me garantires que tens menos de 10 anos, dou-te desconto e paro aqui a discussão.

    Essa versão de haver um jogador "a obstruir" o Oblack também é boa. E ridicula. Essa é versão dos lampiões, não dos benfiquistas. Vê o golo outra vez e diz isso sem te rires.

    Tás a falar do Benfica-Sporting do Duarte Gomes ou do Benfica-Sporting do Capela?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 15.10

    Por partes:

    "Se quando o Benfica é roubado com um golo em fora de jogo como; com o Belenenses já esta época, na luz"
    Confirma-se. Golo mal validado ao Belenenses. Sabe a data? 28 de Setembro. De lá para cá, nem um jogo em que 1 erro arbitral teve influência no resultado. Com o Porto há razões de queixa mas como ganharam não teve influência no resultado. 28 de Setembro... Já passaram 15 jornadas desde então e 5 meses.

    "Com o Marítimo também esta época, no Funchal."
    Aqui enganou-se. Queria dizer luz, em vez de Funchal. É verdade, há um golo de Rodrigo que parte do meio-campo, depois de Markovic roubar a bola ao último jogador do Marítimo e dar para a frente, onde estava Rodrigo. Fora de jogo claro. Fica-lhe bem esse acto de consciência. Não é normal.

    "Com o lagartedo ainda esta época, em alvalade, está em fora de jogo"
    Montero, recebe a bola de Martins (antes de a devolver a Martins, que depois cruza e Montero marca) é que está fora de jogo. Aí, o lance deveria ser anulado. A jogada que antecede o golo tem ser anulada. sem dúvidas.
    Mas olhe, é como dizer que o golo de Markovic nesse jogo é ilegal (que não é), só porque a falta que lhe dá origem foi mal marcada (creio que William sobre o Cortez). O lance da falta foi mal assinalado, mas o golo não é ilegal, tal como o do Montero.

    "Com o Guimarães na final da taça (taça roubada) na época passada."
    Bem, já mudamos de época. Parece que a actual não tem assim tantos elementos que digam que o Benfica foi muito prejudicado. Roubados contra o Guimarães? Então era isso que o Cardozo estava a dizer ao Jesus e ao André Almeida... E o Artur vai gostar de saber que não deu um frango.

    "Com o golo do empate do Estoril em casa, também na época passada (campeonato roubado)."
    Mais um engano ou omissão. Pensei que estava a falar do penalty, não assinalado, de Artur sobre o jogador do Estoril, perto da linha de fundo, na 1ª parte.

    "Com o golo sofrido (Maicon) em casa para o campeonato com os corruptos (campeonato roubado) duas épocas atrás. Com o golo de Hulk em fora de jogo, na Luz para a taça (taça roubada) três épocas atrás..."
    Bem, aqui, vou analisar como um todo. Até pode ter razão. Mas 1 parágrafo com 7 linhas deu para mostrar os "roubos" que o Benfica sofreu em 3 anos, em competições diferentes. Realmente é dose... Faça um DVD e leve à Assembleia.

    7 linhas... só isso não dava para narrar o Capela na época passada e o Duarte Gomes na Taça de Portugal. E tudo na mesma casa e com o mesmo adversário.

    ResponderEliminar
  16. o jogador do belenenses estava a obstruir o oblack e ninguém iludiu o Douglas na semana passada?

    ResponderEliminar
  17. O Proença deu a explicação com ou sem dentes?

    ResponderEliminar
  18. Com dentes para se poder rir.

    ResponderEliminar
  19. Já agora, no golaço de Gaitan neste fim de semana, a movimentação de Lima, em fora de jogo, tem ou não influência no desenrolar da jogada? 2ª pergunta, o golo em fora de jogo do Cardozo no derby que nos eliminou da taça de portugal pode entrar para a estatística do colinho ou é proibido?

    ResponderEliminar
  20. O Golo foi anulado curiosamente pelo mesmo arbitro que anulou o Golo de slimani contra o Nacional...

    ResponderEliminar
  21. Concordo que se Jesus é um dos melhores treinadores portugueses o Jardim é um dos melhores da Europa. De Jesus diz-se que foi um treinador muito mau até ao Belenenses e outro depois do Belenenses, porque entretanto investiu mais a sério na sua formação. Mas o que é que fez a mais logo a seguir em Braga que Domingos que o sucedeu? Mas Domingos chegou a fazer muito mais em Braga e na mesma época com Jesus no Benfica e quem o afirmou na altura foram muitos notáveis do SLB, como o Manhoso. É preciso não terem vergonha nenhuma na cara para ainda virem agora invocar o Proença, depois de solicitarem ao CA a dispensa do mesmo árbitro.

    ResponderEliminar
  22. Ena, ena... tanto lãpião comichoco... Pudera! Não é para menos... Eles nem sabem o que inventar para tentar disfarçar a maior escandaleira jamais vista neste tipo de lance, isto é, na anulação de um golo por fora de jogo... é que não era nem um nem dois, nem sequer três gajos a colocar o jogador do Belém que rematou em jogo, não, eram 5 (CINCOOOOOOOOOOO!!!), quase meia equipa...

    Só mesmo um APAF da categoria do gajo que tb nos anulou um golo limpo ao Slimani contra o Nacional... deve ser a especialidade do bicho: anular golos que favorecem sempre o mesmo clube, directa ou indirectamente. Siga o andor!

    ResponderEliminar
  23. "deve ser a especialidade do bicho: anular golos que favorecem sempre o mesmo clube, directa ou indirectamente. Siga o andor!"


    * anular golos LIMPOS, claro está...

    ResponderEliminar
  24. Os blogues leoninos estão cheios de comentários lampiónicos. Eles vêm a blogues sportinguistas para aprender a escrever, para poder dizer que comentam em blogues sportinguistas o que é logo visto como um avanço intelectual. E por último, tentarem-nos convencer que ganham de forma limpa, apesar de todos vermos que andam a ser levados ao colo, ganhando alguns jogos de forma sujinha, sujinha! São actualmente, os donos do SISTEMA. Custou mas conseguiram expulsar os andrades! Até ao fim do campeonato vai ser um passeio...

    ResponderEliminar
  25. Leão de Alvalade

    Não me estava a dirigir a ti, mas sim aqueles que gritaram golo do fcp o ano passado.

    PM

    Deves tar com algum problema mental. Vejamos o que escreveste:

    O golo anulado em Belém é qualquer coisa de escandaloso! (para ti, que não sabe as novas leis)

    Como escandaloso é o Miguel Rosa ser jogador do Belenenses e não jogar ontem! Aliás também não tinha jogado na Luz. Um jogador que já não tem qualquer ligação ao Benfica! (aqui, como já disse antes, o dragão de ouro é que tem de dar explicações. e não acredito que fizesse um "favor" ao Benfica, e o Benfica nunca "pederia" que um jogador ignorado por Jesus não joga-se, se não servia para o Benfica...)

    Luis Filipe Vieira não é muito diferente de Pinto da Costa. Não tenho grandes dúvidas disso. Ganhar a qualquer custo é o que defendem os dois. (aqui concordo com o facto do vieira não ser melhor que o alzheimer da costa, mas querer ganhar a qualquer custo? se fosse assim, já iamos no 40º ou mais título)

    Jesus pode ser bom treinador mas é uma pessoa sem valores. Quando ganha é sempre limpinho. Eles que ganhem o campeonato "à Porto" com as ajudas que quiserem. Tenham é respeito e não o dediquem a Mário Coluna, porque ele é de outra estatura moral, não merece isto. (acredito que não assobiaste aquando do minuto de silencio ao Eusébio como agora ao Coluna, mas falares disto é o desespero da tua mente. o que é que tem isto a ver com o contexto? o Jesus não presta como pessoa, mas os teu treinador só fala de arbitragens quando joga com o Benfica, há-de ser melhor pessoa, não?)

    Krueger,

    Eu sou sportinguista. Tu és um palerma. (o desespero, começas logo a ofender) Então eu critico-te a forma como o Porto ganhou nos últimos 20 anos e tu dizes que o Porto é o meu segundo clube? (diz-me lá onde criticas as vitórias do fcp nos últimos 20 anos?) Se me garantires que tens menos de 10 anos, dou-te desconto e paro aqui a discussão. (tenho idade suficiente para perceber o que vejo e vi neste últimos 20 anos do futeluso, algo que tu só sabes a engravidar pelos ouvidos)

    Essa versão de haver um jogador "a obstruir" o Oblack também é boa. E ridicula. Essa é versão dos lampiões, não dos benfiquistas. Vê o golo outra vez e diz isso sem te rires. (é melhor reveres com o artigo da nova lei junto de ti, mas como disse antes, e lê bem, se foi o suficiente para o Oblak não ver o lance, deixa dúvidas. e não sou como tu e os tripeiros, que ficam extasiados por ganhar de qualquer maneira. ou vais-me dizer que em 2001/2002 não ficaste assim com o penalty inventado pelo Jardel? o penalty, que não houve, na final da taça da liga em 2009 não me fez vibrar, foi a única vitória que não festejei, ao contrário de ti noutras ocasiões, aposto)

    Tás a falar do Benfica-Sporting do Duarte Gomes ou do Benfica-Sporting do Capela? (aqui nem vale a pena dizer qual é. o capela foi mau, mas o duarte gomes é que foi bom, como o artur soares dias)

    Não sei que idade tens, nem se pensas pela tua cabeça, mas mostras que tens azia e és faccioso. Um clube como o teu, segundo os adeptos, que é diferente e que aposta na prata da casa (porque não têm dinheiro, lembraste como foi após o Paulo Bento sair?), não vai em primeiro? "Lutam" com dois clubes que estão nas competições europeias e nas taças nacionais, e nem assim descolam para o titulo? Imagino como seria se tivessem a disputar outra competição...

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  26. Cantinho do Morais

    Fala muito dos lances do Benfica em que, para si, fomos beneficiados, mas os do scp já não. Então e os golos que o montero marcou em fora-de-jogo? O penalty fora das quatro linhas? Fala como quem fala só para destabilizar. Antes de abrir a boca, tem que estudar mais.
    Tenho consciência que o meu clube em algumas situações é beneficiado, os 3 grandes são, mas se formos contabilizar nestes últimos 20/30 anos, sem contar com o fcp que é de longe o mais beneficiado, o seu clube tem uma boa vantagem. Não se esqueça do projecto Roquette!
    Já agora gostava de saber porque só fala do duarte gomes do jogo da taça e não quando vos deu o último titulo? Memória selectiva...

    LMGM

    E o golo do Capel? Só o que convem...

    Virgílio

    Muito gostam de falar do Benfica. Quando ganharam ao mesmo belenenses com o penalty fora das quatro linhas, não "apoiaram" o clube de Belém. Porquê?

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  27. Cantinho,

    Tenho que te dar razão. Os lampiões quando são beneficiados vão buscar o golo do Jardel em 2001/02 (!!). Estamos em 2014. Ou o lance do penalty mal marcado contra o Belenenses, jogo em que ganhámos 3-0 (não 1-0) e houve um penalty sobre o Montero não assinalado.

    Agora há novas leis, diz o artista. Tem dúvidas que o Oblak não veja a bola (este para mim é o melhor argumento). Ahah Muito bom! Está aqui a prova que assobiam para o lado como fazem os outros corruptos. Não é preciso ler mais nada.

    Krueger,

    Já percebi que tens que pouco mais de 10 anos. Vai dormir que amanhã é Carnaval e tens de te mascarar de boi preto com apito na boca e palas nos olhos. Brinca com os outros meninos ao fora de jogo e ensina-lhes "as novas regras".

    ResponderEliminar
  28. O Jesus ser um grande treinador é altamente discutível. Tem graves falhas, bem dissecadas, nem vale a pena estarmos aqui a repetir. Acredito que, inserido numa estrutura profissional, renderia mais porque se limitaria a fazer aquilo que sabe: treino e táctica. Mais nada.

    Tenho sérias dúvidas que Jesus vingue em algum lado. Já não vai para novo :)

    Em relação ao Miguel Rosa, é vergonhoso se existir um compromisso entre os clubes para que ele não jogue contra o Benfica. Ao mesmo tempo, é bem elucidativo do trabalho que é feito no clube: um jogador ostracizado consecutivamente, sem ter a mínima chance de se mostrar na equipa A é por fim vendido, supunha-se que por não interessar tecnicamente.

    Mas então, porque não o deixam jogar? Afinal é bom? Ou foi afastado por questões pessoais, em detrimento daquilo que é o interesse máximo do clube? O desnorte é assustador.

    É o arrastar o clube para a lama sem necessidade, seguido de um silêncio macabro, mas habitual.

    Em relação ao lance capital do jogo: mal ajuizado, obviamente, nem sequer tem discussão. E o Benfica ganhou dois pontos mal ganhos, assim como já perdeu pontos mal.

    Sobre o resto: o Benfica de repente manda na arbitragem, é levado ao colo, o Sporting é sempre prejudicado e o FCP morreu. E é isto, desculpas atrás de desculpas.

    Digo isto porque vejo sportinguistas que são equilibrados embarcarem facilmente no discurso ridículo da protecção dada ao Benfica.

    Seria preciso que entendessem uma coisa: erros arbitrais sempre existiram. Sempre existiram árbitros do Benfica, do Sporting. Que gamaram para o Benfica, contra o Sporting, contra o Benfica e para o Sporting.

    A influência arbitral não advém de um, dois ou três jogos. Isso num campeonato com 30 jogos não é nada e não ganha campeonatos.

    A influência arbitral é assistirmos reiteradamente a lances mal ajuizados em benefício constante do mesmo clube. O FCP é um exemplo disso mesmo. Talvez o melhor exemplo de todos, do futebol mundial, até.

    Ontem, com o benefício directo do Benfica, ganhámos 2 pontos que não deviamos ter ganho. Mas a lenga-lenga que vem a seguir é simplesmente patética.

    Falam do lance que deu o 2-0 contra o Marítimo mas não falam do penálti sofrido por Markovic transformado em falta atacante e amarelo para o sérvio nesse mesmo jogo.

    Falam do penálti contra o Gil, que não seria, quando nem sequer foi marcado um outro sobre o Rodrigo, quando estava 0-0 e 11 para 11. Porquê? Simples: basta dizer que o Rodrigo faz falta primeiro, pronto. É assim que esta gente discute futebol e lances de arbitragem.

    Outro, sintomático: empate com penálti muito duvidoso sobre Sulejmani contra o Arouca. Na primeira parte há um corte claríssimo com a mão na área do Arouca. Penálti que ficou por marcar. O que diz um sportinguista? Foi fora da área. E pronto.

    Em Alvalade, golo que nasce de um fora-de-jogo de Montero? Mas a falta sobre o Markovic não existiu, diz o Sportinguista. E pronto. Está feito (a compensação que agora não gostam que se faça). O penálti sobre o Cardozo? Epá. Não interessa. O Maxi devia ter ido para a rua porque o Maxi devia ir para a rua.

    O penálti fora da área contra o Belenenses? Ganhámos 4 zero, pá. Diz o sportinguista. Então mas o golo do Rodrigo contra o Marítimo foi o 2-0 mas aí houve benefício? E pronto.

    Contra o FCP há um penálti igual a um do Sporting, penso que contra o Rio Ave. Não conta porque foi golo no canto a seguir. Ah, mas o árbitro não deu a lei da vantagem ao Jackson. Benfica beneficiado. E pronto.

    O Sporting marca um golo fora de jogo e abre o activo. Mas ganhámos por dois e um gajo da Olhanense devia ter sido expulso e o Maxi também. Pronto.

    É que nunca são beneficiados. E são sempre prejudicados.

    ResponderEliminar
  29. LdA (se puderes publicar de seguida, para não se perder a lógica do texto)

    O Benfica é tão beneficiado/prejudicado como o Sporting por um motivo muito simples: o poder da arbitragem está no FCP, e os de Lisboa vão alternando com os acasos dos erros humanos e os outros que acontecem cirurgicamente.

    Vamos ser honestos: quantos sportinguistas se indignaram com a arbitragem do Académica-Benfica de há dois anos e no ano passado? Duas das maiores roubalheiras a que assisti na minha vida? O campeonato foi lá para cima e por isso até deu jeito.

    Este ano, com a mudança do SCP, o FCP voltou a fraquejar, e não é coincidência.

    E não vou estar a responder a ninguém porque acredito mesmo que teria tantos lances para vos apontar como vocês a mim. Há gente que acredita em benefícios orquestrados sem resultados (títulos) e contra isso, chapéu.

    ResponderEliminar
  30. É tanta a faltinha de cultura no nosso País, que não alcanço razões, para que a desportiva fuja à regra...!


    LEI 11 - FORA DE JOGO (pequeno excerto)

    Infração :

    ... o jogador, na opinião do árbitro, toma parte ativa do jogo:

    • interferindo no jogo
    ou
    • influenciando um adversário
    ou
    • tirando vantagem dessa posição

    Um atacante que está em posição de fora de jogo (A) (com desenho explicativo) tapa o campo de visão do guarda-­‐redes.
    O atacante deve ser punido porque tem influência na ação do adversário, não o deixando jogar ou poder jogar a bola.

    - P.S. -

    O fora de jogo, ao jogador do Belenenses é muito bem assinalado.

    Nem sempre há é a coragem de fazer cumprir as Leis do Jogo.

    http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/PT/LeisdoJogo2012_2013.pdf

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. é permitido que este monte de estrume slbosta insulte o Sporting neste blog? pensava que havia moderação dos comentários...

    ResponderEliminar
  33. Boas tardes.
    Há muito leitor deste espaço, deixo aqui, pela primeira vez, a minha opinião sobre o tema em discussão.
    É CLARO como água que o jogador do Belenenses está em jogo. No estádio tive algumas dúvidas, admito, embora, já então, ficasse com a clara ideia de que assim seria, o que confirmei pela TV.
    Se tal golo nos teria roubado 2 pontos (sim, sou benfiquista), não sei e nunca saberei, muito embora preferisse perdê-los a alimentar esta polémica. Mas não sou hipócrita e por isso não direi que fiquei triste com a vitória, porque seria mentira.
    Seja como for, a verdade é que, tirando óculos graduados a alguma das cores predominantes e tentando ser isento na observação do futebol, não me parece que a vantagem do Benfica se justifique pelas arbitragens, até porque, com excepção deste Domingo, todos os restantes erros, quer a favor, quer contra, são aqueles que quero acreditar se devam a erro humano, vulgo incompetência. E isto aplica-se a todos os outros clubes que lutam pelo título. Existem inúmeros sites e blogues onde é feita uma "liga da verdade" (afectos às várias cores envolvidas) e, invariavelmente, o Benfica surge com a mesma vantagem e por vezes mais.
    Não tenho visto todos os jogos do Sporting, mas dos que vi, sinceramente, fica-me a recordação do golo frente ao Benfica, já aqui falado, do golo do Markovic, que também me pareceu nascer de uma falta inexistente (pese embora, com rigor, não tenha o mesmo impacto de um fora-de-jogo, já que só o Prof. Karamba é que poderia saber o que dali viria), do penálti tão ridículo quanto o golo anulado ao Belenenses, também contra estes, da mão do ex-jogador do Guimarães contra o FCP, este Domingo, que daria a expulsão deste mesmo jogador e, com a atitude vista durante o jogo, não me é difícil acreditar que daria igualmente a vitória ao Vitória, o que vos deixaria algo confortáveis no 2º lugar.
    Nos resumos do fim de semana vejo que vos foram espoliados alguns penáltis, assim como, contra a Académica, que antecedeu (creio) o jogo com o Benfica, vos foi espoliado o golo da vitória.
    Claro que nós também nos queixaremos, quer de um penálti por marcar na 1ª jornada contra o Belenenses, o golo irregular nesse jogo, o penálti espoliado contra o Guimarães que podia ter evitado a nossa vitória.
    Depois há o contrapeso, para nós, vocês e para o FCP, porque convém não esquecer, por ex., que no jogo do Marítimo, em que temos um golo irregular, também temos um penálti que ficou por marcar a nosso favor; que no jogo contra o Arouca, o golo que vos dá o empate nasce de um canto inexistente; assim como no jogo com o Rio Ave não vos marcam um penálti já perto do fim que poderia dar a vitória, no jogo com o Olhanense o 1º golo é fora de jogo e sabe-se lá como seria até ao fim, etc, etc, etc.
    Sei é que, no final, o fiel da balança está quase sempre equilibrado. Vejam a "Liga Real" do Rui Santos (pessoa de que não gosto, mas, admito, tenta ser isento) em que, até ao jogo connosco, tínhamos menos 3 pontos na liga zon sagres e vocês mais menos um na mesma liga. Agora, actualizando o jogo deste fim-de-semana, deveríamos ter menos 1, assim como vocês, o que, em termos práticos, nada muda...
    Posto isto, desejo um fim de campeonato sem mais incidentes, pois este tipo de situação só nos faz desviar do essencial: todos gostamos de futebol e queremos ver as nossas equipas ganhar, jogando bem e de forma legal.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  34. Em aditamento ao meu post anterior, só deixar mais uma ideia: sou totalmente apologista da rivalidade, daquela que o meu Pai me transmitiu, em que queremos ser melhor que o rival, em que queremos que o rival perca (nunca mais do que querermos que a nossa equipa ganhe, evidentemente), em que o derby é o momento mais apaixonante do ano, com as insónias e as taquicardias a começarem uma semana antes, com as normais picardias entre amigos, antes e depois, com as velhas e sempre irresolúveis discussões sobre quem mereceu mais, quem jogou mais, etc, etc.
    O que me custa ver, e que tem aumentado exponencialmente, desde o advento da blogosfera e a carga anónima que lhe é permitida, é um total desrespeito pelo ser humano. E aqui não há anjinhos, somos todos culpados.
    E, entre outras razões, esta também concorre para o respeito que tenho pelos escribas deste blog, que, até ver, se pautam pelos mesmos valores.
    É que palavreado como "lagartedo", "slbosta", "porquistas", etc, em nada beneficiam o constructo que pretende alcançar com uma saudável tertúlia, pessoal ou cibernética.
    Saudações desportistas, renovadas e reiteradas.
    Rui P.

    ResponderEliminar
  35. Se fosse lampião estava bem calado com a vergonha dos 2 pontos gamados ao Belenenses. Alguns lampiões ainda têm a lata e o descaramento de vir para um blogue sportinguista, defender o indefensável...E defender o apitador que os beneficiou. Para muitos deles (os sportinguistas já o sabem) vale tudo para ganhar. Não são melhores que os andrades, são iguais ou piores. Diria até que são a outra face da mesma moeda! Agora que tomaram conta do SISTEMA vai ser um passeio até ao fim...

    ResponderEliminar
  36. Luís,

    Não te precipites nem confundas as coisas.

    1.º ponto. ng esqueceu o fcp... Mt longe disso. O post é bem elucidativo nesse aspecto.

    2.º ponto. É vdd que a discussão, a paginas tantas, se centrou num único lance, mas, caramba, é compreensível que tal fosse inevitável… É que só encontro um adjectivo justo à análise desse lance: escandaloso. Nc vi na minha vida um golo tão mal anulado por fora-de-jogo como este no Restelo ao Belém. Surreal! Não vi o jogo em directo, evito ver jogos dos adversários do SCP precisamente para não me irritar com os gajos da APAF, mas qd vi as imagens do golo anulado nos resumos, julgava que tinha acabado de assistir a uma cena de um filme do David Linch… Por incrível coincidência, o responsável pelo”juízo” deste lance é o mesmo que participou na anulação de um golo limpinho ao Slimani contra o Nacional… E desculpa lá, mas já ando há uns anitos nisto para perceber que as coincidências no futebol tem um significado diferente, mt diferente, do seu verdadeiro significado. Aqui diria que é mais ‘paixão’… um liner tão apaixonado quanto o vosso referee amiguinho Bruno. Se isto é suficiente para afirmar que o SLB controla a arbitragem toda em detrimento do fcp, seguramente não, mas olha que este lance da apaf (em conjugação com outros anteriores do mesmo artista), aparenta demonstrar a existência de uns bons “pontas-de-lança” a trabalhar bem dentro da apaf… Lá isso, é difícil de negar…

    Outra nota: engraçado é notar que há gente que mais do que sustentar, acredita mesmo que o Fredy impediu o “campo de visão” do Oblack… Engraçado é pouco: é mesmo hilariante. Ou então não… Numa segunda análise mais reflectida, impressiona como a emoção gera tamanho nível de cegueira. Impressiona e, caso não estivéssemos a falar de futebol, assusta.

    ResponderEliminar
  37. Só para acabar com a ideia ridícula que o jogador do Belenenses interferiu com a visão do GR, deixo um link para uma imagem que pode ajudar a retirar algumas palas... SL
    https://scontent-a-fra.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1/1620957_10200664643218333_1926204999_n.jpg

    ResponderEliminar
  38. Rui P,

    Concordo plenamente. Houve um leitor que se queixou de ter deixado passar comentários insultuosos, creio que foi apenas um, por não ter lido a parte final do mesmo. Ainda assim vi-me obrigado a ter que enviar para o lixo mais de 10 comentários com origem quer em sportinguistas quer em benfiquistas. Não pela utilização de vernáculo puro e duro, que não me impressiona de todo, uma vez que não sou nenhum menino de coro. Mas promoverem o insulto entre comentadores que poderiam fazer disparar o número de comentários mas que tornaria a atmosfera deste espaço irrespirável. Como não faltam por aí espaços que o tolerem e até o promovam não me resta outra solução senão pedir a quem assim quiser proceder que os procure.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)