Desde a última disputa eleitoral que se tenta colar a Godinho Lopes a imagem de alguém com pouca apetência para liderar. Imagem essa que resultaria da prestação nos debates, onde o agora presidente tinha a posição mais difícil. Exposto pela herança genética da costela roquettista, de que não se conseguiu livrar, foi sempre o alvo preferencial dos restantes concorrentes. Ainda durante esse período foram-lhe prognosticadas grandes dificuldades em gerir a plêiade de egos e personalidades dos elementos constituintes da sua lista, pela seu inegável peso e visibilidade. O episódio Luís Duque parecia ser a confirmação de todos estes problemas. A verdade porém é que Godinho Lopes foi capaz de gerar o consenso de forma a que todos os elementos se reunissem e parece, até prova em contrário, também capaz de os gerir.
Em mais do que uma ocasião e sempre em circunstâncias diferentes pude observar pessoalmente e de forma muito próxima a postura de Godinho Lopes e confesso que nunca deixou transparecer essa fraqueza, bem antes pelo contrário. O que me ficou foi uma enorme vontade de mudar a face do Sporting, associada a uma também grande capacidade de trabalho. Por outro lado não me pareceu revelar receios nos confrontos de opiniões, sem abdicar da sua postura habitualmente cordata, o que nem sempre é muito bem entendido. Não me enganarei muito se disser que os portugueses em geral confunde tiques de autoritarismo com liderança. A par disso, e porque também tive oportunidade de o testemunhar presencialmente, parece-me que em Alvalade se trabalha em equipa, com muito empenho e muitas vezes contra o tempo e contra a estagnação ou até ao retrocesso a que o clube estava sujeito. Testemunhos de pessoas em quem confio corroboraram as minhas impressões.
Mas, como em quase toda a actividade pública, as aparências contam. Por alguma razão o chavão “o que parece é” se aplica. É por isso incompreensível que Godinho Lopes, na qualidade de presidente do Sporting se continue a dirigir aos associados de forma pouco cuidada. Refiro-me aos vídeos colocados na página oficial do clube, em que o último acabou por ser pior que os anteriores. Acredito que, a nível pessoal, Godinho Lopes não tenha grandes preocupações a esse nível. Mas, como presidente do Sporting, há matérias que saltam da esfera das escolhas pessoais para passarem a ser obrigações. Mais ainda quando se conhece, a expensas próprias, o gelo fino em que se caminha.
Parece-me difícil de conceber que sendo já generalizada a opinião pouco favorável sobre a forma como a ferramenta de comunicação vem sendo usada e que quem tem a obrigação profissional de prevenir para não ser obrigado a remediar pareça estar distraído ou ausente. O argumento que estamos em família não me parece que possa ser invocado, especialmente quando há consciência de quão retalhado está o tecido leonino. Por mais assertiva que seja a actuação e por melhor que seja o trabalho realizado corre-se o risco de a mensagem se perder no imenso “ruído” que a acompanha, (imagem de pouca qualidade, discurso de improviso, para lá da ausência de outros cuidados…) especialmente em fase de maus resultados. Se Godinho Lopes não quer ser tido como cordeiro que não lhe vista a pele.
P.S. - Os agradecimentos a todos quantos se deram ao trabalho de celebrar connosco o terceiro aniversário!
pelo que percebi 5f vai estar no auditorio a responder as perguntas dos socios
ResponderEliminarConcordo a 100% com este post. Godinho Lopes surpreendeu-me pela positiva pelo bom trabalho que tem realizado.
ResponderEliminarDe facto a parte da comunicação parece ser onde estamos mais mal servidos, mas como não percebo nada do assunto, não sei dar melhor opinião.
LdA,
ResponderEliminarPor razões profissionais conheço o Godinho Lopes há mais de 25 anos, tendo retido a ideia de que se trata de um trabalhador incansável, extremamente inteligente, de boa convivência e óptimo negociador.
Como a maioria das pessoas da nossa geração (dos 50 anos de idade) os temas da comunicação não são totalmente valorizados ou vistos em toda a sua extensão, funcionando normalmente como um grande calcanhar de Aquiles. O caso vertente não é excepção.
Verdade seja dita que no caso das redes sociais só muito recentemente se começou a perceber o seu real impacto. No caso de um clube como o Sporting este impacto revela-se, de imediato, na notória capacidade de mobilização, com tradução em manifestações claramente orquestradas, dos adeptos para desincentivar/repudiar de forma sistemática determinados jogadores, treinadores, etc. . (temos falado dos assobios, apupos, etcc., mas nunca sob este ponto de vista).
Não querendo alinhar em teorias da conspiração, por vezes chego mesmo a pensar se estas mobilizações não são até orquestradas por quem não é adepto do próprio clube.
No caso dos meios de CS tradicionais, é necessário reconhecer que o Sporting tem uma má imprensa, certamente por culpa própria, mas também por razões por vezes não descortináveis. Basta ver a valorização feita aos activos adquiridos pelo Sporting em comparação com os dos seus rivais mais próximos.
Para não exemplificar com jogadores de agora e até para demonstrar que este é um problema que nos atinge há muitos anos, lembro-me que quando o Sporting adquiriu o Ricardo Rocha (futuro capitão da selecção do Brasil e jogador do Real de Madrid), este foi posto num dos últimos lugares das melhores aquisições nesse ano.
Os prejuízos que resultam deste tipo de abordagem da CS são enormes, permitem desvalorizar activos e/ou valorizá-los. Por sistema verifica-se que com prejuízo do Sporting.
Concordo em absoluto com o sentido do post de que o Sporting precisa, com muita urgência, de se profissionalizar nestas matérias, se possível recuperando o tempo perdido. Voltando ao principio, acho que o Godinho Lopes é suficientemente inteligente para perceber esta realidade e para tomar as medidas correctivas necessárias, pelo que tenho as mais fundadas esperanças.
Ab
António
Cada dia que passa o Canal Sporting TV se torna imprescindivel.
ResponderEliminarCusta nos primeiros tempos 1 minhão por ano? Isso é o preço dum jogador mediano!
E os beneficios serão incalculáveis. Alguns exemplos:
- Levar o clube a todo o mundo
- Transmissão de jogos em directo de várias modalidades
- Possibilidade diária de contraditório face às noticias da comunicação social que nos é adversa
- Promoção dos jogos, para aumento de espectadores no estádio e consequentemente mais receitas
- Promoção constante e motivação dos nossos jogadores
- Melhoria da comunicação institucional do nosso clube para com o universo dos adeptos
AMendes,
ResponderEliminarAinda hoje se pode ver no Record a noticia de que " os reforços tardam em justificar o investimento". Estamos na 3ª jornada e se formos ver não há nenhum caso de óbvio mau investimento, mas enfim...
Ora assim sendo mais se justifica que comunicação interna seja feita com outro cuidado. Especialmente quando os resultados não aparecem porque como bem sabemos quando tudo corre bem até calado se ouvem ovações.
ED:
A TV Sporting não prestaria um bom serviço se este fosse prestado ao mesmo nível.
LdA,
ResponderEliminarNem mais.
No entretanto, fui vasculhar outros blogues e a imprensa.
De facto, tudo se confirma e é claro que a situação tem rapidamente que ser invertida sob pena de cairmos em esquemas obscuros de agentes que procuram mais valias utilizando o Sporting neste processo como simples entreposto.
O futebol hoje não é só paixão e temos que analisá-lo em toda a sua plenitude como grande negócio que é.
Ab
Antonio
LdA:
ResponderEliminarO GL não é especialmente dotado a comunicar. Pode até ser um bom líder, mas qd se dirige às massas (nação sportinguista) falta-lhe claramente carisma. Dito isto, e analisando mais especificamente a imagem que ele transparece através dos meios audio-visuais (TV, vídeos, site...), é assim pró fraquinha. E essa imagem não vem apenas dos debates durante a campanha eleitoral. Na verdade, já se vem arrastando desde aí e nc a conseguiu ultrapassar. Por exemplo, a mim, a única vez que me deixou satisfeito foi na Conferência de Impressa sobre a arbitragem, onde, em traços gerais, esteve bem. Ainda assim podia ter feito melhor, ser mais incisivo e agregador.
Apenas vi ultimo video publicado no site este domingo e, se tiver que classificar o seu desempenho numa palavra, diria que GL esteve "horrivel"...
A querer comunicar recorrendo a estes meios, GL terá que melhorar imenso, sob risco de passar uma imagem que poderá não corresponder à forma como ele exerce a sua liderança, adulterando a sua qualidade enquanto líder... Será que não se pode recorrer a um teleponto, p. e.? Escrito com um discurso editado previamente, mais cuidado e revisto por outras pessoas especializadas em comunicação via video ou Tv? Para além disso pode treinar a sua postura em frente à câmara, e publicar a gravação mais 'bem conseguida'... Nem que para isso tenha que gravar várias vezes... Já que GL não é um actor nato, vai ter que arranjar esse talento com trabalho, mt trabalho... mas de preferência sem suor... pelo menos ao ponto de que se note nas futuras gravações... ;)
SL
Virgilio,
ResponderEliminarEstamos no oposto de um PSL. Será que não conseguimos um intermédio.
Ab
Antonio
AMendes:
ResponderEliminarSem dúvida! Bem lembrado... Um gajo que reunisse as melhores características de ambos é que era... Sendo que no caso de PSL acho que característica boa resume-se à capacidade em comunicar e fazer passar a "sua mensagem"... hehehe...
Abraço
LdA,
ResponderEliminarSó mais uma insistência sobre as dualidades na imprensa.
O Bruno César faz um hat-trick num treino e vem nos destaques d'A Bola. O Wolfswinkel faz o mesmo, só o sabemos porque alguém o põe num blogue do Sporting.
Palavras para quê?
Ab
Antonio
"No caso dos meios de CS tradicionais, é necessário reconhecer que o Sporting tem uma má imprensa, certamente por culpa própria"
ResponderEliminarTouché
"Só mais uma insistência sobre as dualidades na imprensa.
ResponderEliminarO Bruno César faz um hat-trick num treino e vem nos destaques d'A Bola. O Wolfswinkel faz o mesmo, só o sabemos porque alguém o põe num blogue do Sporting.
Palavras para quê?"
Porque o Departamento de Comunicação do Benfica é melhor que o do Sporting, existe maior capacidade de trabalho, resposta, informação, interactividade com os jornalistas, etc, etc, etc.
No site Sporting tens uma área chamada PRESS CENTER que informa os jornalistas de situações como as descritas acima (treinos, boletins clinicos, etc), essa área do site não funciona há meses, no Benfica tal coisa seria impensável.
Eles no Benfica informam melhor a CS, daí têm melhor impresa. No Sporting agora começaram com o disparate dos treinadores só falarem ao Jornal Sporting (que tem apenas 12.000 leitores) como resultado os activos do clube são menos divulgados e dá igualmente mais espaço para especulação (e erro) uma vez que menos informação flui para fora através dos canais oficiais do clube.
O Sporting é péssimo na sua comunicação, já é assim há imenso tempo.
SL
Caro AMendes, mas acredite que há muitos tapadinhos na SAD SCP que estão completamente convencidos que os jornais embirram com o Sporting apenas "porque sim", quando na realidade 90% se deve a falta de recursos humanos, meios e estratégia no seu Dpt de Com.
ResponderEliminarPessoas com a mentalidade descrita acima nunca poderão ajudar o clube pois nem sequer aceitam a possibilidade do problema do Sporting ser interno em vez de externo, é mais fácil acreditar que os jornalistas são todos lampiões do que acreditar que existe uma enorme décalage entre o Dpt Com do Benfica e o do Sporting.
Aliás, há gente no Sporting que diz que o Benfica é uma rebaldaria e que o Sporting é que é bom. Quanta arrogância em face da realidade, gente assim sem humildade nunca vai perceber que faz parte do problema.
SL
O grande problema do Sporting está exactamente nas margens do que focas no post e é tocado em vários comentários.
ResponderEliminarOs Sportinguistas caíram no egoísmo, passaram a ser clientes do Sporting, deixaram de ter a paixão pelo Sporting. Durante algum tempo considerei que era o Sporting que tratava os sócios e adeptos como clientes, agora penso precisamente o contrário: os Sportinguistas querem ser tratados como clientes: pago (as quotas), logo exijo (contratações, vitórias, exibições, etc.).
Perguntam-me o que tem isto a ver com a comunicação de GL. Tem muito. Também eu não gostei da apresentação da comunicação de GL. Mas pergunto: não haverá entre 3 milhões de Sportinguistas um técnico de comunicação, que por amor ao Clube, se aproxime do Presidente e lhe diga que a sua politica comunicacional está muito mal trabalhada. E que voluntariamente se ofereça, sem encargos para o Clube, a trabalhá-la. Tenho a certeza que GL aceitaria de bom grado.
Podem-me dizer: então e os profissionais a quem o Clube paga? Esses têm duas hipóteses: ou são Sportinguistas e aceitam os conselhos, colaboram e aprendem, ou só estão ali para ganhar dinheiro, estão pouco preocupados com os interesses do Sporting e só vejo uma solução: saírem.
E o que aqui se diz em relação à comunicação pode-se dizer em relação a muitas outras áreas do Sporting: profissionais chegam e alapam-se na sua cadeira, vão controlando e criando os seus tentáculos, os dirigentes vão passando e eles vão ficando, dirigente que chega, por falta de experiencia e conhecimentos, fica nas suas mãos (lembram-se do”Sim, senhor ministro”?), e quando alguém voluntária e gratuitamente se aproxima e quer ajudar o Clube é afastado, boicotado, até se saturar e desistir.
Desculpem-me, mas hoje estou demasiado irritado.
Viva o Sporting!
8:
ResponderEliminarA displicência dos 'profissionais' é tanta, que nem avisam GL para, por exemplo, se... pentear... antes de iniciarem a gravação. Fica um exemplo de que até as coisas mais óbvias aos olhos de um leigo e comum observador como eu, passam despercebidas aos... 'profissionais'...
Percebo bem o teu estado de irritação. Com situações destas a repetirem-se, não deve ser fácil evitar erritarmo-nos...
Abraço.