quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alianças: de um lado chove do outro faz vento

É no mínimo com muita perplexidade que leio a noticia que dá conta da vontade de Filipe Soares Franco de se candidatar à presidência da F.P.F. e que, diz-se, conta já com o apoio de um belo ramalhete constituído pelo Porto, Braga, Rio Ave, Gil Vicente e Nacional! Porém, e fazendo fé no relato, o ex-presidente do Sporting não terá ainda falado com o actual líder leonino, Godinho Lopes. Este, juntamente com Luís Duque, esteve ontem reunido com LFV num restaurante de um hotel da capital alegadamente para combinar a estratégia que leve Fernando Seara à presidência da FPF.

Vai ser necessário esperar ainda algum tempo para perceber as motivações e as consequências das diversas alianças em curso. Mas, sendo indiscutível que o Sporting não pode continuar arredado dos centros de decisão do futebol português, para bem do clube e da indústria, antevejo desde já enormes dificuldades na defesa desses interesses.

Por um lado o Sporting precisa de um interlocutor confiável que busque um parceiro e não apenas uma muleta. O passado diz-nos que LFV e o SLB não têm procurado mais do que fazer o mesmo que o FCP, agindo de forma tosca e incompetente. Se o Sporting pretende fazer um acordo de cavalheiros deve assegurar se está realmente na presença de cavalheiros.

Do outro lado estão os poderes óbvios e ocultos do futebol português que há muito vampirizam a indústria, distorcendo a verdade da competição. É uma máquina oleada que age pela calada e jogando em vários tabuleiros, de forma a garantir a manutenção da perniciosa hegemonia que fere de suspeição o futebol português, com as consequências que estão à vista de todos.

Por tudo isto não consigo perceber porque razão Filipe Soares Franco se possa dispor a andar de braço dado com tão más companhias, ele que as conhece tão bem do tempo em que foi dirigente do Sporting. A minha perplexidade é ainda maior quando constato que há sempre alguém que se assume como Sportinguista disponível para credibilizar estratégias de organizações e indivíduos cujo historial os coloca na lista de inimigos do Sporting. Veja-se os casos de António Garrido, os irmãos Oliveira, Vítor Pereira e tantos outros.

20 comentários:

  1. nao esquecer que o duque e o seara se dão bem, ou seja será uma ideia meter o duque também na federaçao se o seara ganhar.

    e para mim, a ideia do soares franco ser apoiado pelo porto, pelo que o rui gomes da silva deu a entender, é para dividir os sportinguistas, ou seja apoiar o ex presidente que é apoiado pelo porto e ficamos vistos como os amiguinhos do pinto da costa( é que o grupinho que se está a juntar são os clubes que o porto quase controla e se dao bem com o pinto da costa), mas por outro apoiar o seara seriamos vistos com alguem que nao apoia os seus

    ResponderEliminar
  2. concordo com tudo o que disseste mas DEVIAS SABER QUE DEPOIS DE SOARES FRANCO DAR A FACADA NAS COSTAS DE DIAS DA CUNHA (ultimo presidente decente que tivemos, esperemos que o actual também o seja) PARA TOMAR O PODER NO SPORTING, ELE SE REVELOU COMPLETAMENTE PERMISSIVO PARA COM A DEFESA DOS INTERESSES DO CLUBE.

    O SOARES FRANCO É VERDE, MAS NÃO SPORTING, ELE É VERDE DINHEIRO, QUE É A UNICA COISA QUE VÊ Á FRENTE.

    POSSO NÃO GOSTAR DO LFV, MAS RESPEITO O SEARA ATÉ PROVA EM CONTRARIO, E NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE DUQUE GANHARÁ BASTANTE PODER NA FPF SE SEARA GANHAR COM O NOSSO APOIO.

    A LISTA DE CLUBES QUE PELOS VISTOS APOIAM O FRANCO É DE VOMITAR (tirando Rio Ave e Gil obviamente) e sinceramente prefiro uma união seria com o slb do que perder de vez a guerra com o calor da noite que cada vez mais ameaça a industria futebol (porto, braga, nacional).

    se vierem os ruis oliveiras e costas desta vida e apoiarmos o franco desisto e passo a esperar pelo proximo presidente so SCP para ver se o meu clube se reergue de vez.

    acredito que teremos infinitamente mais poder pa limpar o futebol se Duque estiver com Seara do que se continuarmos a fechar os olhos á corrupção e falcatruas e apoiarmos quem o porto apoia.

    SL

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    É preciso ter calma na análise. Repare:

    a) É irrealista pensar que o Sporting pode sozinho montar uma estratégia de poder. O Porto controla e tem o apoio de 9 clubes da 1ª Liga. Todos eles são hoje, por uma razão ou outra, satélites daquele clube;

    b) a candidatura de Soares Franco, de per-se, só serve para lhe preencher o ego. O apoio que o Porto lhe dá tem como contrapartida o domínio total da arbitragem;

    c) o apoio do FCP a Soares Franco pode ser visto como uma aliança nossa com aquele Clube, sendo essa aliás parte da estratégia do FCP. Sabendo quão mal isso é visto pelos Sportinguistas, dividir para reinar;

    d) só uma articulação com os lampiões (por muito que isso nos custe), pode impedir que a estratégia do Porto vingue;

    Sejamos claros: este é um meio de navegação política muito difícil para nós e onde levamos décadas de atraso. Godinho Lopes sabe isso e sabe que só um trabalho de fundo o poderá inverter.

    É preciso que fique bem claro que, uma candidatura de Soares Franco pode não significar necessariamente uma candidatura apoiada por Godinho Lopes. Mas também pode querer dizer que, nesse quadro, o Sporting está a tentar jogar em dois tabuleiros, dada o atraso com que parte.

    Temos de ter calma e ser inteligentes, porque "comidos" já fomos, por definição.

    ResponderEliminar
  4. Leão Justiceiro,

    Em nenhum momento advoguei que o Sporting deveria ir à luta sozinho. Julgo até que os clubes de Lisboa têm razões históricas para se associarem na luta contra o status quo do futebol português mas também motivados pela rivalidade histórica não o têm conseguido.

    No mais concordo com a análise.

    ResponderEliminar
  5. Amigo LDA,

    O que move Soares Franco, que avançou com uma candidatura independente do Sporting - porque, até ao momento é independente do Sporting - somente o próprio saberá. Porque razão o status quo o apoia, somente os intervenientes saberão. Contudo, poderemos, melhor, deveremos reflectir no que tem sido o passado. Há balanças que não se equilibram somente com base na indignação e no protesto. Globalmente, Nós e os outros, temos vindo a ser prejudicados, pelo que, se a rivalidade é histórica, o interesse estrutural é comum. Pensei escrever interesse conjuntural, porém, a questão é absolutamente estrutural.
    Creio que a pedra de toque do que se vier a passar estará nos pelouros.
    Neste momento, o Sporting não tem, porque historicamente a perdeu nos últimos anos, influência para avançar com uma candidatura autónoma. Seria romântico, mas se queremos que algo mude temos de ser realistas. Creio que é esse um dos principais desafios que se colocam a todos os Sportinguistas: temos capacidade de ser realistas e fazer o caminho que temos de fazer, ou preferimos queixar-nos?
    Com as devidas ressalvas, até porque Soares Franco é um dos anteriores Presidentes do Sporting, não assistimos a grandes revoluções na arbitragem pelo simples facto de Vitor Pereira ser (assuma-se que sim) do Sporting.
    Em resumo, não me preocupa nada a figura do Presidente, mas, preocupa-me bastante a quem serão atribuídos alguns pelouros. Confio em Godinho Lopes e em Luís Duque. Muito mais do que em apoios do Porto, Braga e Nacional.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Não acredito que listas nascidas de "cozinhados" sirvam para fazer algo que mude a vergonha que é o futebol nacional, mesmo que o cozinheiro seja Sportinguista ou até o Presidente do Sporting.

    O poder instalado nunca será substituído ou purgado por um outro poder, irá um dia cair de podre com a prisão de uns chicos espertos a fuga dos ratos gordos.

    O Sporting a querer melhorar a sua importância na estrutura organizativa do futebol nacional (eu ficaria o mais longe possível do esgoto) deve trabalhar:

    Por cima - A nivel de governo, denunciando, provando e associando quem vive da imagem às diabrites que por cá se passam.

    Por baixo - Apoiando os projectos desportivos de um alargado numero de clubes das divisões inferiores onde talvez o desporto ainda tenha algum valor. Futuramente o sucesso desses clubes (como p.ex. Sp. Covilhã) seria capitalizado em votos.

    Por fora - Financeiramente na comunicação social, nos programas de futebolês, comprando páginas e páginas de publicidade, comprando minutos de som e imagem.

    Sobre os pseudo-candidatos a candidatos Franco e Seara venha o diabo e escolha, um quer ser cardeal do papa o outro fugiu sempre de assumir responsabilidades destas.

    P.S. - Será que há mais alguns estádios para construir ou remodelar?

    P.S. II - Alguém quer vender a sede?

    ResponderEliminar
  7. Caro LMGM, a primeira coisa que o Sporting deve fazer, caso não gostemos daquilo a que Dias da Cunha Chamou de "sistema" é votar contra. Exercer a capacidade eleitoral activa para o depor. Porque carga de água é que isso há-de equivaler a um cozinhado?
    Pessoalmente, prefiro um sistema equilibrado de checks and balances ou de détente, se preferir, ao modelo actual. Este touro, gostaria de ver ser pegado pelos cornos e não de cernelha. Sem prejuízo de tudo o mais que, bem, refere.
    Não gostamos, votamos contra e procuramos um modelo consonante com os princípios que defendemos.

    ResponderEliminar
  8. Caro BAR, o meu problema é pura e simplesmente não acreditar que seja possível corrigir o sistema instalado e quem o pretender atacar tem duas probabilidades ou age com uma tal agressividade (e prova) que o mata ou então é morto em combate.

    Morrer em combate é uma morte honrosa mas felizmente há outras formas de actuar deixando o sistema tranquilamente a marinar sem levantar ninhos de vespas que nos possam prejudicar.

    É costume ouvir dizer que Dias da Cunha apenas referiu Pinto da Costa e Valentim Loureiro, é falso. No dia seguinte a essa entrevista há um edital de duas páginas no jornal do Sporting, devidamente assinado onde é descrito todo o sistema que gere o funcionamento da Liga nos seus vários conselhos e no particular da arbitragem toda a teia de relações que envolvem, dirigentes, árbitros e observadores.

    Esta teia não se resolve com eleições de novos dirigentes (principalmente federativos), como diria o Luis Duque é necessária uma vassoura e cheques. Diria eu que também é necessária uma boa protecção contra as ferroadelas consequentes de mexer num ninho de interesses instalados.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo,

    Concordo consigo. Porém, se fosse fácil...

    ResponderEliminar
  10. LMGM:

    A sua análise é, em tese, correcta.

    O problema é outro: o sistema auto-alimenta-se e perpetua-se.

    Como? É simples. Quem vota pela Liga na eleição para a FPF? O plenário de Clubes. Plenário esse em que pelo menos 56% dos clubes, só na 1ª Liga, são satélites dos donos do sistema.

    Acreditaria se lhe dissesse que alguns treinadores desses clubes satélites foram contratados directamente pelo dono do sistema, não falando sequer na já famosa prole de jogadores emprestados?

    Os meandros do futebol português são muito mais complicados do que parecem. O polvo tem muitas cabeças e ainda mais tentáculos.

    Não! Esta não é uma guerra que se vença com vassoura e cheque. E não tenhamos dúvidas: pegar o touro pelos cornos tem custos muitos elevados.

    Os Sportinguistas não suportam mais vitórias morais nem ficarem para a história como os heróis, mortos em pleno campo de batalha, por terem defendido os seus valores.

    Esta guerra só se vence contando espingardas e transaccionando. Por muito que nos custe.

    Este é um trabalho de fundo e que demorará anos a fazer. Asseguro-lhe que, mais do que nele confiar, acredito que o nosso Presidente sabe disso.

    Acrescento que, fiéis aos valores do Sporting Clube de Portugal, esta é uma guerra da luta pela verdade desportiva. Queremos verdade e transparência e não "caldinhos" a nosso favor. É para isso que lutamos.

    ResponderEliminar
  11. Leão Justiceiro, conheço o sistema bem demais para o meu gosto. É exactamente por o conhecer e saber como funciona que tenho a convicção de que é impossível de vencer por dentro ou pior ainda com as mesmas armas.

    Mais do que generais, quem quiser vencer o polvo tem que ter muitos sargentos e dos bons!

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o LMGM, há muito para fazer que não andar em más companhias, mas esta é de facto uma batalha que urge travar e da qual nos arredámos há demasiado tempo, com nefastas consequências.

    Também não atinjo as motivações de FSF (a casa das selecções? as estórias obscuras das antigas amizades roquettianas?) mas anda em péssimas companhias e duvido que seja o sportinguismo que o motive. Gostava de ouvir a opinião de Dias da Cunha e de João Rocha a este respeito, mas tenho para mim que seria um absoluto erro estratégico apoiá-lo. Não se negoceia com o padrinho, ponto final.

    Do outro lado, também, nem tudo são rosas. Mas sou capaz de confiar na capacidade de GL e na experiência de Luís Duque para saber como jogar este jogo de forma adequada. Será um trabalho de profundas consequências e certamente muitas armadilhas, que talvez nos conviesse evitar neste momento, mas não vejo que possa ser adiado e nessa perspectiva Luís Duque é o melhor trunfo que poderíamos ambicionar ter. Pena que o tenhamos ouvido tão pouco nos últimos tempos.

    Por todas as razões, prefiro Seara na FPF refém do Sporting, a FSF refém dos corruptos!

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  13. LMGM...

    Muda lá os generais e verás se os sargentos (bons e maus) não seguem, mais tarde ou mais cedo, os seus superiores hierárquicos.

    Infelizmente e por mt que me custe, tendo a concordar com o BAR e o LJ... Creio que só conseguiremos mudar qlq coisinha e de forma mais célere (leia-se no espaço de, vá lá, meia dúzia de épocas...) ao podre do futebol tuga, se nos juntarmos com a ‘vizinhança’... O teu método é-me mt mais simpático, seria o ideal, mas, para além de não termos certezas qt à sua eficácia, demoraria eternidades , e tds estamos conscientes de que o tempo corre contra o SCP…

    O SCP, sozinho, não consegue mover nem um tentaculozinho de 'La piovra' que se instalou vai para 3 décadas... Basta ter seguido e observado com atenção a batalha que o SCP empreendeu contra as malfadadas arbitragens deste início de época para o perceber . Trinta anos é muito tempo e vai custar bastante a desmontar completamente o actual status quo. O risco que corremos ao juntarmo-nos com a malandragem do lado de lá da rua, é o de podermos vir a ser endrominados mais tarde por esses sabugos… Como temos vindo a ser nos últimos anos pelo pito da bosta. Para evitar isso teremos que ser mais intervenientes, atentos, interessados, influentes, no fundo bem mais ‘espertos’ que eles no futuro (atenção que esperteza não é sinónimo de inteligência… é bem mais do que isso).

    No meio desta telenovela toda, só de uma coisa estou certo: NUNCA, JAMAIS, juntar o SCP na mesma lista de fcp, nacional e braga. Só se formos lorpas, cromos, mancos, zarolhos, parvos, totós, míopes, palermas, tudo isto junto e em simultâneo… Depois a confirmar-se como cabeça dessa lista inquinada, o nosso ex-ex-presidente , o Flipado Só-ares de Drunk (argh), teremos a cereja no topo dum bolo estragado e mal cheiroso que só nos fará afastar de qlq fatia, por mais gorda que seja, que nos ofereçam.

    Abraço e SL a tds.

    ResponderEliminar
  14. "Por todas as razões, prefiro Seara na FPF refém do Sporting, a FSF refém dos corruptos!"

    Bem dito! É isso mesmo, caro MTP.

    SL

    ResponderEliminar
  15. No meio desta movimentação toda de bastidores há uma coisa q se destaca... Apesar do afastamento das cúpulas do poder e da decisão do futebol, o peso institucional do SCP continua a contar muito... Se assim não fosse, nem o pito da bosta nem o orelhas andavam a disputar o nosso apoio. Temos que ser mt inteligentes para transformar esse facto a nosso favor e, duma vez por tds, não permitir que os outros se aproveitem disso...

    ResponderEliminar
  16. Se esta Direcção quer realmente mudar alguma coisa, não pode apoiar FSF com o fcp! Aguardo com expectativa, habilidade para resolver esta situação que nos foi criada. Chega de sermos instrumento dos outros!

    ResponderEliminar
  17. (Record, 15/10/2003) «Este senhor é indigno de representar Portugal numa comitiva de futebol, porque ofendeu o espírito da maior parte dos portugueses que têm uma admiração pelo homem, pelo Papa, ainda que tenha atenuantes devido à hora a que proferiu as declarações.» Acrescenta, ainda: «Nunca mais Filipe Soares Franco terá a oportunidade de me cumprimentar. Quem me ofende, eu esqueço, mas quem ofende de maneira tão estúpida Sua Santidade não tem a mínima hipótese de eu esquecer.»
    Estas declarações foram resposta à celebre frase de Filipe Soares Franco: "Ouvi dizer que o Papa está a morrer..." (14/03/2003)

    Sem mais comentários!

    ResponderEliminar
  18. Virgílio, basta ver a forma como Dias da Cunha foi afastado do Sporting para eu reconhecer os seus métodos como bons. Tão eficazes que foi necessário ser traído (com o apoio de muito soldado...).

    P.S.- Será que o general Franco já tem mais de uma hora por dia para dedicar à federação?

    ResponderEliminar
  19. Não sei porquê, mas a foto que encima o post só me faz lembrar aquela musica do Marco Paulo... que tinha na letra o seguinte trecho:

    "Eu tenho dois (de)tractores
    Que em nada são iguais
    Mas não tenho a certeza
    Do qual eu detesto mais"

    :P


    LMGM... Foi traído, logo, foi ineficaz.

    O teu P.S. fez-me sorrir. Às tantas as caçadas do General Franco pelas savanas africanas ainda se intensificava mais...

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)