Quando, na sequência do jogo com o Nacional, decidi não fazer a crónica não foi pelo facto do resultado ter sido desfavorável. Aliás este acabou até por ser lisonjeiro face ao sucedido. As verdadeiras razões para não escrever uma linha que fosse sobre o jogo expliquei-as no dia seguinte.A jogar como o vinha fazendo o Sporting hipotecava o seu futuro imediato, prognóstico facilmente conferido nos jogos lamentáveis que se seguiram, e que culminou na actuação vergonhosa de hoje.
Não vale a pena bater mais no ceguinho. Ceguinho é uma classificação que assenta perfeitamente a Domingos, sem dúvida o principal responsável pelo actual estado de coisas. Domingos deixou de "ver" as coisas e revela, nas suas decisões, e cada vez que fala nem perceber o que se passa à sua volta. E fico-me por aqui, para não estragar...
Ficha de Jogo
Liga Zon Sagres: 16ª jornada
Estádio José Arcanjo, Olhão
Árbitro: Vasco Santos (AF Porto)
Olhanense
Fabiano Freitas; Mexer, André Pinto, Maurício e Ismaily; Rui Duarte, Fernando Alexandre e Cauê (89'); Salvador Agra (83'), Yontcha e Wilson Eduardo (79').
Suplentes: Bruno Veríssimo, Regula, Toy (79'), Djalmir, Jander, Dady (83') e Vasco Fernandes (89').
Treinador: Sérgio Conceição.
Sporting
Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Oguchi Onyewu e Emiliano Insúa; Daniel Carriço, Renato Neto (64') e Matías Fernandez (75'); Andre Carrillo, Jeffrén (64') e Diego Capel.
Suplentes: Marcelo Boeck, André Santos (74'), Evaldo, Pereirinha, André Martins (64'), Ribas e Rubio (64').
Treinador: Domingos Paciência.
Lda,
ResponderEliminarE então resignamo-nos?
É nesta altura que se vê a fibra de quem dirige. É agora que vamos ver o que valem o Godinho Lopes, o Luis Duque e o Carlos Freitas!
Quanto ao Domingos, infelizmente está apenas a confirmar como reais as más indicações do inicio da temporada.
SL
Ceguinho? Nã...
ResponderEliminarComo é que se adjectiva um gajo que prefere o Renato Neto ao André Martins?
E que mantém o João Pereira a titular qd só faz burrada à n jogos seguidos? (por mt menos castigou Polga e ... Rodriguez... E Ribas... E...
E como é q se apelida um gajo q coloca Jefren a ponta de Lança?
Eh pá... É demais...
P.S. - Agra que se sabe que o Jpereira não sai, não se arranja um cabrão dum árbitro que me faça o obséquio de expulsar o Pereira?
E que troca constantemente os extremos qd só perde com isso?
ResponderEliminarManteve o Rubio no plantel, para quê? Queimar o puto lançando-o em jogos destes a pcs minutos do fim? Quer que o miúdo faça o q?... Milagres? O puto precisa de rodagem... E não é pouca...
Do mal o menos: para já a coisa estanca no quinto lugar...
Virgilio, é fácil condenar o Bojinov e eu não pretendo justificar a acção dele. Mas o que pensa ele agora ao ver que foi preterido por Ribas e hoje Domingos chega à conclusão que o Ribas está sem ritmo e o deixa no banco?...
ResponderEliminarpensei que não ias bater no ceguinho... podias aproveitar o espaço e bater mas era nos vesgos, pés-tortos e descoordenados motores que temos na nossa frente de ataque(?)
ResponderEliminarMas não... bateste no ceguinho, o desgraçado...
LdA,
ResponderEliminar"Ceguinho é uma classificação que assenta perfeitamente a Domingos, sem dúvida o principal responsável pelo actual estado de coisas. Domingos deixou de "ver" as coisas e revela, nas suas decisões, e cada vez que fala nem perceber o que se passa à sua volta."
Concordo com as frases, mas começo a ter dúvidas se não vê, ou se não quer ver. E se o que diz não será em breve substituído por frases como "eu bem que queria, mas não me deixaram...", "se eu tivesse os meios / jogadores dos outros...". Junte-se a isso a sua relação com o fcp, a bênção do accionista e a forma como vítor pereira é visto pela massa adepta dos corruptos e teremos uma candidatura dele a homem de mão do "capo del nord".
Curiosamente eu até acho que os jogadores fizeram o que puderam, mas de facto a equipa escalada foi miserável, a leitura de jogo foi fraquíssima e as explicações / desculpas na entrevista rápida seguiu o mesmo registo das suas últimas intervenções. Felizmente, o Dia de São Patrício foi antecipado.
O jogo foi um desconsolo.
Um abraço.
Falharam golos? E o Olhanense não falhou os mesmos ou mais? Mesmo que o SCP viesse a ganhar, já se esquecia a miséria de futebol praticado? É isso?
ResponderEliminarNão há... paciência.
LdA:
ResponderEliminarO Boji9 vai pensar o mesmo que o Polga pensou qd foi preterido pelo Rodriguez, o memso que este q agora foi preterido pelo...Polga... E o Ribas tb deve andar cheio de confiança após ser preterido pelo ... Jefren...
Haja... paciência e alguém q me consiga explicar tanta 'injecção de confiança'...
Virgílio, só vi a segunda parte. E o Olhanense só falhou golos (aliás, o Patrício defendeu) depois de um falhanço do Polga e outro do Jéffren. O nosso jogo foi uma cagada, sim, mas a nossa equipa está de rastos: física e animicamente. Ganham-se jogos a jogar mal.
ResponderEliminarHoje jogámos fora com um clube da nossa liga e empatámos.
ResponderEliminarNa 5ª passada jogámos com as reservas do Moreirense!!!!
Se fosse o treinador forcado o que não teria sucedido em Alvalade...
Parece que estamos todos a Xanax!
O Sundays é mediocre.
ResponderEliminarenough said.
Virgílio,
ResponderEliminarO problema é exactamente esse, a pobreza de futebol praticado. Uma equipa em fanicos, diferente todas as semanas, tácticas surrealistas (três extremos sem ponta de lança!?!) e no fim "os árbitros...", a "juventude..."
Gaita! Parece um aprendiz, ele que não é propriamente um gaiato no futebol, por muita paciência que tenha custa-me sinceramente a compreender o que raio é que ele anda a fazer!
"Ganham-se jogos a jogar mal."
ResponderEliminarRealmente ganham-se, Ana. De vez em qd... Mas o SCP de Domingos... Nem isso.
Não é só o de Domingos. Foi o do palserge, o do carvalhal, o do paulo bento... há muito que o Sporting não joga a ganhar mal... nem assim-assim, mais precisamente. Temos que jogar bem, mesmo. E estou em crer que só o voltaremos a conseguir quando voltar o Rinaudo. Falam de o Schaars ser a voz de comando do meio-campo... na! Rinaudo, sim, mandava naquilo tudo. Quanto mais não seja pelo ímpeto que metia nas jogadas, no respito que metia nos adversários. Qualquer badameco passa pelo nosso meio campo. Tem tudo medo de meter o pé. O Rinaudo metia o pé, io joelho, a cabeça... tudo!
ResponderEliminarAna, se visses o jogo todo constatarias que o Olhanense jogou como quis e o Sporting não.Não deveria ser ao contrário? Criaram mais e melhores oportunidades de golo. Não conseguimos continuidade no nosso jogo, há opções desastrosas na escolha dos jogadores, na táctica e na abordagem aos jogos.
ResponderEliminarJá condenamos ao fracasso jogadores como ASantos, Carriço e Pereirinha. Só Patricio se safou e Moutinho e Veloso porque sairam a tempo. Não dou muito tempo para fazerem o mesmo a bons jogadores que se fundam de jogo para jogo.
A questão animica é importante e agora faz-se sentir.Mas isso só acontece porque Domingos não tem estado à altura das exigências.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAna,centrar o problema de uma equipa,formada por 11, na ausência de 1 jogador diz tudo do quanto o trabalho de Domingos tem deixado a desejar.
ResponderEliminarcomo podemos justificar que não ganhamos às reservas do Moreirense ou hoje ao Olhanense porque não temos o Rinaudo,ou o Schaars ou sei lá quem?
Caso Boji9.
ResponderEliminarTive um treinador que durante a semana treinava os lances de bola parada. penalties, cantos, livre directos, etc, etc. Tds sabiamos quem é que marcava esses lances. Antes dos jogos dizia: malta as bolas paradas estão definidas, MAS, se alguém se sentir com feeling ou um dos habituais marcadores com falta de confiança, pode avançar outro...
O instinto, o momento fazem parte de um jogo de futebol. O Boji9 sentiu esse instinto (errado como se viu) e quis marcar. O erro foi insistir qd existiram ordens expressas vinda do banco que o impediam... Mas não vamos matar o homem por causa de um erro, dum feeling errado, ou vamos?... À boa maneira suicida leonina?
Deixam o bulgaro em paz, porra. Por mim iam-lhe ao bolso, levava dois berros do Domingos e estava o caso arrumado... mas não... a burrice prevaleceu.
Ana... O Rinaudo é que é bom! É ele e o... Messi.
ResponderEliminarLeao, admite que há jogadores únicos, que fazem a diferença, que mexem com toda a dinâmica de uma equipa. Explica lá a coincidência de nos termos afundado após a lesão do Rinaudo? Se ele voltar em forma, teremos a prova dos nove. Com ele em campo o nosso jogo era "avassalador", em pressing, em velocidade. É que ele rouba as bolas e não as passa para o lado. Desmarca logo colegas na frente, apanhando a equipa adversária em contrapé. Os centro-campistas que lá temos, quando roubam a bola, passam para o lado ou para trás...
ResponderEliminarVirgílio estás chateado com o jogo? eu também. Queres desconversar, daqui já não levas mais troco.
ResponderEliminarJá agora por onde andava o capitão para impor a ordem vinda do banco?
ResponderEliminarA ralhar com o árbitro, que acabara de marcar um penalty a nosso favor não era, com certeza... Nem com o colega Jefren que, não lhe passou a bola, tentou a jogada individual e arrnajou o dito cujo penalty falhado...
Nem sei que dizer...hoje quando o jogo começou só pensei...a falta que nos fazem o Postiga e o Yannick...posso estar errada mas eu pelo menos posso errar que daí não virá mal ao mundo, pelo menos no que diz respeito à equipa do Sporting.
ResponderEliminarNão estou a desconversar, estou a falar da panaceia que tu arranjaste... O Rinaudo agora é a solução para tds os males desta equipa? è isso q verdadeiramente pensas? OK...
ResponderEliminarÉ como tu achares que o Domingos é a fonte de todos os males...
ResponderEliminarA ver vamos quando o rapaz voltar à competição.
Pois... A ver vamos, como diz o cego... Enquanto vemos e não vemos, vemos é o Braga a fugir.
ResponderEliminarmas acho q percebi a táctica do Domingos. Está a poupara as vitórias prás Taças... "E vão NOVE. Noves fora, nada."
As minhas dúvidas:
ResponderEliminar- Como explicar o mau (péssimo mesmo) momento do scp? Problemas psicologicos, motivacionais? Incapacidade do treinador? (custa-me a acreditar pois mostrou num passado recente aquilo que vale)
- Como explicar que um conjunto de jogadores como Onyewu (internacional A EUA), Joao Pereira (internacional A PT), Insua, Rinaudo (convocados selecção A da Argentina), Elias (internacional A Brasil), Schaars (internacional A holanda), Capel, Carrillo, Matias Fernandez (internacional A Chile), VW não consegue formar uma equipa que ocupe a porra de um lugar no pódio da liga portuguesa neste momento???
... Não se percebe.
A minha convicção:
Quem tem de perceber o porquê deste momento infeliz, quem deve recuperar a equipa e fazer regressar o bom futebol já demonstrado esta época, quem tem a RESPONSABILIDADE e obrigação de solidificar esta equipa formada por optimos jogadores, de motivá-los... é o Domingos... mais ninguém. Tem bons jogadores à sua disposição. Faça novamente uma boa equipa. Faça-a evoluir. Os jogadores estão desanimados, tristes? Domingos que os anime, que traga de volta a alegria de jogar! A equipa passou a jogar mal, sem fio de jogo? Domingos que recrie esse fio de jogo!
Mais uma vez reitero que a bola está do lado de Domingos. Cabe a ele recuperar e sair deste buraco!
A direcção está com ele. A única "desculpa" atenuante (mas que não justifica, de todo, o descalabro actual da equipa) é o infortúnio das lesões.
A maior certeza de todas:
- Não sei, não consigo, nem quero, viver sem o Sporting! Sporting faz parte da minha vida. Ontem, hoje e amanhã.
SL
Quando um dos grandes problemas do Sporting é a criação de jogo pelo meio e se começa a jogar com Carriço e Renato Neto com um André Martins no banco começamos logo mal o jogo. Só faltou o Evaldo a 10.
ResponderEliminarNem sou grande adepto de André Santos a 6 mas perante os problemas que estamos a ter é de voltar a considerar esta opção.
Na frente Domingos já conseguiu queimar o Ribas e o Rubio. Hoje disse que o 1º não tinha ritmo de jogo. Não era óbvio? Então porque foi titular em Braga? O Rubio ou se aposta no puto desde inicio e 3 ou 4 jogos consecutivos ou não é aposta nenhuma, pelo contrário.
O Neto chegou, é titular, vai para a bancada, volta a ser titular. Mas isto é alguma coisa?
Espero bem que Domingos pense bem no que tem feito!!
Pedro M
Alma,
ResponderEliminarDe acordo! mas apenas noto o seguinte:
"A bola está do lado" do Domingos já há mts semanas. Ele é q "anda a engonhar" e nc mais passa a porra da bola... Está quase a perder "uma jogada altamente prometedora"... Está ali msm "rés vés campo de ourique"... Vamos "ver se escapa". Mas "pelo andar da carruagem" temo um "alívio" da defesa adversária...
É giro falar com frases feitas, não é? ;)
O Domingos tem que demonstrar mt mais que aquilo q tem feito. Até a maneira como tem exercido a liderança nesta fase negativa tem sido uma desilusão...
SL
Agora podem me bater.
ResponderEliminarO melhor treinador do Sporting nos últimos anos foi de longe o Carvalhal.
Não sei se, como clube, resistiremos à débacle que se vislumbra.
ResponderEliminarMTP
Placido: Bater?
ResponderEliminarEu aplaudo. cd vez mais convictamente. Sem apoio rigorosamente nenhum! Aliás, sp altamente desconsiderado por costinhas & cotonetes... O gajo até conseguiu a proeza de colocar o Yannick a jogar futebol com qualidade! Se hj ainda tenho dúvidas relativamente à qualidade do Yannick a Carvalhal o devo.
Curiosamente à Dina (q disse outra notória verdade, pelo menos nas circunstâncias desta noite ng o pode negar) tb ng bateu...
boas. podia pedir ao blog para ir ao histórico ver a minha opinião do domingos. para verem que o que critico agora critiquei na sua chegada. mas...adiante. temos dois domingos. um do 1º ano do braga em que as equipas jogavam de igual para igual sem baixar demasiado o bloco. nesse caso o pragmatismo do domingos (que começou muito mal a época ao sair prematuramente da europa) era o ideal. marcar depressa e sair rápido para o ataque, sem que fosse necessário ter "jogo de paciência" ou qualquer pingo de criatividade para furar defesas fechadas. depois temos o braga do 2º ano. e temos também uma abordagem diferente das equipas que jogam contra o braga internamente. bloco baixo e um braga incapaz. um braga a 30 pontos do 1º. um braga com bons resultados contra os grandes. aquele pragmatismo era muito útil nesses jogos.aquele futebol que não precisava de muitos toques para chegar à frente porque tinha todo o espaço que precisava. assim também foi na europa. e com mérito. é um treinador talhado para esses jogos. é esse o seu mérito. chega para o Sporting? claro que não. disse-o na altura e digo-o agora. 95% das equipas contra quem jogamos colocam a muralha lá bem atrás e lá bem fechada. depois o nosso tipo de jogo trata do resto. meio campo sobe e deixa a construção para os centrais. elias e schaars (transportador por natureza um, pivôt de construção o outro)) encostam ao ponta de lança. carriço esconde-se atrás dos adversários e anda dum lado para o outro na linha dos 30m. os extremos ficam sem espaço e o ponta de lança fica perdido no meio dos centrais. basta portanto ao adversário deixas os centrais do Sporting à vontade para construir que eles fazem o resto da desconstrução. um futebol sem movimentação e sem criatividade, mas com muita teimosia. joão pereira continua a cometer faltas desnecessárias e agora até dá os lances por perdido demasiado cedo. mas não sai da equipa. andré martins mesmo tendo mostrado valor continua a apanhar pó e a aprender com a magnífica experiência de estar no banco. os extremos (li aí que não paravam de trocar mas não é verdade) trocam de lado e assim ficam. não voltaram a destrocar mais uma única vez hoje. capel ficou para sempre na direita e carrillo no inverso amputando permanentemente as suas principais características de desequilibrar junto à linha para virem (anti)naturalmente procurar o interior. jefren hoje foi o sacrificado mas a culpa nem pode chegar ao ponta de lança (pobre bojinov) porque este nunca tem uma bola de jeito para fazer ou finalizar jogo. conclusão. domingos vai ser excelente no campeonato inglês onde não há autocarros. este plantel do Sporting tem mais que soluções para ganhar a qualquer equipa do campeonato português. incluindo benfica e porto (o pragmatismo de domingos ia surtindo os seus efeitos nesses jogos). se noutros casos os cozinheiros se queixavam de falta de ovos neste podemos queixar do cozinheiro macdonalds quando temos condimentos para uma estrela michelin! se há casos em que temos de nos resignar porque os treinadores fazem o que podem, creio que estes dois últimos não tinham jogo para nós. paulo sérgio foi um completo erro de casting. já domingo tem os seus valores mas falta-lhe a criatividade necessária para 95% dos nossos adversários...
ResponderEliminaro benfica joga sem aimar, até o porto sem hulk, vão à merda todos aqueles que pensam que o problema desta equipa reside totalmente no facto do rinaudo não jogar.
ResponderEliminaro carriço sem ser nenhum maldini não é de todo mau central, vai ver a sua carreira estragada por causa desta brincadeira de 'jogar' a trinco.
deixem de inventar caralho, o domingos tem transformado a formação tactica de uma equipa de futebol numa ciencia com contornos paranormais.
não tem equipa para os outros 2 concorrentes directos mas foda-se, não tem equipa para um olhanense? para um nacional (em casa), para um moreirense? tomem todos vergonha na puta da cara.
«Temos de levantar a cabeça e continuar a trabalhar»
ResponderEliminarnos últimos anos ouvi isto quantas vezes? 10, 20, 30, 40, levantem a cabeça mas é no campo, na rua andam de cabeça levantada porque não tem vergonha cabrões do car...
A continuar assim, vamos definitivamente deixar de ser o 3º clube Português.
ResponderEliminarA história de que estamos a construir uma nova equipa e é preciso esperar, não desculpa tudo, designadamente não pode explicar um 5º lugar, atrás do Braga e do Marítimo.
A incapacidade para marcar golos é incrível!
As frequentes lesões também são inquietantes. Será que não temos um preparador físico competente?
O atual Presidente não merecia isto!
DUARTE
Ontem fiquei com pena de ver um Rui patrício tão grande para um Sporting tão pequeno. Jogadores deste calibre não podem estar tantos anos com Polgas á sua frente e sem ganhar títulos. Se o cabeça de cotonete ainda lá estivesse, podia ser que fosse vendido ao porto e assim poder finalmente jogar como um verdadeiro campeão nos tempos que correm.
ResponderEliminarA boa hora Moutinho abriu os olhos…
Ontem depois de mais um jogo miserável, dei por mim a pensar (coisa muito rara!). Foda-se! Mas com tanta qualidade que se comprou, corremos o risco de esta merda acabar igual ou pior que no passado recente?! Mas como?! Porquê?!
ResponderEliminarCheguei à seguinte conclusão: Estivemos tão habituados a jogadores e treinadores com má qualidade, que quando nos aparecem jogadores e treinadores medianos pensamos que estamos perante qualidade suprema.
Pior que tudo isto, estou convicto que esta é mesmo a nossa realidade. Um plantel ridiculo e miserável quando comparado com o do Benfica e com o do Porto. Os nossos directos adversários passaram a ser o Braga, Marítimo, Guimarães e Nacional. Vão 13 para o primeiro, 11 para o segundo, 5 para o terceiro e os mesmos pontos que o quarto. Quão fundo bateremos?!
Só espero que isto seja apenas um longo e horrível pesadelo e que acordemos a tempo de salvar qualquer coisinha.
Caros,
ResponderEliminarEste era o último blogue que eu esperava ver entrar em depressão.
Compreendo que se tenham criado expectativas elevadíssimas em relação a este Sporting e sobretudo após a excelente fase de 11 vitórias consecutivas, mas sejamos realistas, alguém no seu perfeito juízo era capaz de ver este Sporting campeão nacional 2011/12 após a revolução do defeso?
Desde o início que se fala num projecto a 3 anos.
Este primeiro ano é claramente de reconstrução, de reaproximação a patamares onde se encontram actualmente Porto e Benfica.
Reparem que estes 2 clubes apenas cederam 3 e 4 empates respectivamente no actual campeonato.
De um ano para o outro queremos o nosso clube a passar de duas épocas em que termina a 30 pontos do primeiro para campeão nacional???
Impossível a meu ver.
Aquilo que pedi desde o início foi apenas:
- Reaproximação a Porto e Benfica
- Apresentação de um futebol condigno e que faça os adeptos quererem voltar a Alvalade
- Se possível, conquistar algum troféu
Perante o infortunio de tantas lesões, o primeiro e segundo objectivos começam a ser colocados em causa mas caberá a nós, adeptos, manter a confiança em Domingos e nos jogadores, apoiá-los para que os objectivos que restam até final de época sejam uma realidade.
Não peçam a cabeça do treinador numa época como tem sido esta.
Nenhum treinador, num plantel com grandes limitações, se pode dar ao luxo de consecutivamente ter menos 5 ou 6 titulares de fora.
Domingos comete erros mas certamente aprenderá com eles.
Qual o caminho que os sportinguistas vão escolher, o mais fácil de despedir o treinador ou aquele que o clube necessita, apoiar treinador e jogadores para alcançarem os objectivos que ainda nos restam?
SL
José
Jorge Plácido...também sou das que pensa que o Carlos Carvalhal deveria ter continuado no Sporting na época passada. Penso que com o reduzido, para não dizer inexistente, apoio que teve foi o treinador que melhor resultados obteve nos últimos tempos.
ResponderEliminarNormalmente não tenho medo que me batam por dizer o que penso, se assim fosse não tinha andado tantas épocas a proclamar aos 4 ventos a minha preferência pelo Postiga quando quase todos o assobiavam e queriam ver pelas costas. Ele saiu e qual é a mudança? Nenhuma...estamos na mesma ou pior ainda, sinal de que afinal o problema não era o Postiga nem o Yannick. Haverá com toda a certeza razões bem mais complexas para este estado a que voltámos novamente depois de pensarmos que o Sporting tinha encontrado o caminho de regresso às vitórias...
Espero por melhores dias...porque a esperança é sempre a última a morrer.
José,
ResponderEliminarNão posso concordar. O post seguinte responderá a algumas das questões que colocas. Não creio que a palavra depressão se aplique ao meu caso antes sim muita preocupação pelo que (não) vejo no Sporting em campo.
E os objectivos de que falas não passam de uma miragem se não se inverter rapidamente o curso dos acontecimentos.
Já que se fala do Rinaudo por aqui, é conveniente lembrar que desde que se lesionou a equipa veio sempre a descer.. Começou logo com uma difícil vitória contra o leiria em casa, depois perder na luz até chegar ao descalabro.
ResponderEliminarFizemos um bom jogo contra o marítimo, em Alvalade, para a taça. Dos poucos desde que se lesionou. Antes disso tivemos sem Rinaudo por opção e vem-me à cabeça o 2-3 com o marítimo em casa.
A questão é, não é só um jogador. É um líder, é um exemplo para os outros e acima de tudo não tem um suplente. E não tem mesmo, nem bom nem mau.
Comparando com a época do slb de 2010, em que fizeram um brilharete no campeonato, imaginem que o Javi Garcia se tinha lesionado com gravidade a meio de Novembro. Alguém acredita que conseguiriam fazer a época que fizeram? Talvez, mas tenho muitas dúvidas. Não tiveram, também nessa época, qualquer tipo de razões de queixas da arbitragem e dominaram os túneis. Imaginem que lhes tinham tirado 5 pontos nas três primeiras jornadas?
O JJ dizia que foi campeão na primeira época, mas os seus bébés têm as costas quentes. Os do Domingos, além de azarados são desprotegidos.