segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A sorte do Sporting nos pés Rinaudo

31 a 6
Já era comum ouvir os adeptos suspirarem por Rinaudo, ontem chegou a vez de Domingos. Parece que a panaceia para todos os males se resume à ausência/regresso de Rinaudo, o que me parece uma falácia. Isto porque reduzir os problemas de uma equipa de 11 à ausência de 1 jogador é já si admitir que algo está a funcionar mal. E é também injusto para o jogador uma vez que, por muito bom que seja, não conseguirá estar à altura do que dele se espera. Rinaudo é de facto bom, mas nem sequer é genial, não fazendo por isso qualquer sentido esperar-se assim tanto dele. E admiti-lo, como ontem fez Domingos, além de parecer a leste dos reais problemas, confessa um mau planeamento, como se pode ver pela ausência de um jogador ou um plano que substitua Rinaudo. Renato Neto, que não cresceu naquele lugar, é um erro infeliz, acumulado com a embirração com André Santos. Até a dormir faria melhor que o Neto, mesmo não sendo o ideal para o lugar.

O que poderia ser diferente com Rinaudo?
Quando rebobino os jogos recentes do Sporting pergunto-me o que poderia o argentino, com as funções que tem habitualmente atribuídas, melhorar a prestação da equipa onde ela tem sentido mais dificuldades, que é na organização ofensiva. Isto porque o problema não me parece ser deste ou daquele jogador mas sim da concepção do jogo. 

Como jogamos com os mais pequenos?
O Sporting sai normalmente para o ataque através do central (Polga e ontem Rodriguez) que ou opta pelo passe médio/longo por endossar a bola ao lateral, que avança enquanto pode para entregar ao extremo. Em norma este procedimento, há muito identificado pelos adversários, redunda num regresso da bola atrás, até ao central ou eventualmente ao 6, que varia de flanco, até encontrar as mesmas dificuldades. Raras vezes o 6 é chamado a intervir no processo e quando o faz encontra os companheiros de sector muito distantes, vendo-se obrigado a efectuar lançamentos de mais de 15/20 metros, ou devolver a bola ao central. Se a bola chega ao destinatário este encontra-se de costas para o jogo e tem dificuldades em prosseguir verticalmente, vendo-se pois obrigado ou a fazer regressar a bola ao ponto de partida ou a arriscar voltar-se para a baliza, elevando o risco de perda de bola. Quando tal não acontece faz o passe demasiado pressionado, com elevada percentagem de poder vir a falhar ou fazê-lo de forma menos assertiva, criando um problema para quem vai receber a bola. Com isto, chegar às imediações da área é mais difícil do que dobrar o cabo das tormentas e o ponta-de-lança um parente afastado.

Talento à deriva
Pode Rinaudo mudar tudo isto? Não creio e quem o faz pode vir a ter uma grande desilusão… Daí o titulo do post, uma vez que sendo o futebol o miocárdio do clube, qualquer enfarte ou bloqueio faz perigar a sua saúde, como se vai notando em alguns movimentos oportunistas… O mesmo acontece já relativamente à forma como é olhado o valor dos jogadores, dos quais Elias é o melhor exemplo. O mesmo sucede com Ribas, de quem é dificil, ao fim do terceiro jogo, fazer uma avaliação. Alguém se lembra de um momento em que foi bem servido nestes 3 jogos? Podia dizer o mesmo de Capel, cuja importância para a equipa vem decaindo, parecendo-me que falta quem, da equipa técnica, lhe elucide o óbvio: ficar colado à linha à espera do jogo faz dele um “sitting duck”. E receber a bola e correr numa paralela à linha lateral não só serve de pouco, como foi chão que deu uvas. Repararam há quanto tempo não vemos sequer um centro “à Capel”? Mesmo que Ribas seja um exímio cabeceador (parece-me mais do que isso, embora sem a mobilidade de Wolfswinkel) como o vai poder demonstrar?

Des(confiança)
Como Domingos já declarou que “não vai mudar nada” vejo com pessimismo o futuro imediato do Sporting nas 2 competições onde ainda pode fazer alguma coisa, que são as taças da Liga e de Portugal. Porque quer Gil Vicente quer o Nacional ( a quem temos mesmo que ganhar ou empatar por mais de 2 golos) são equipas que já nos viram jogar e são capazes de nos fazer a vida negra. Os resultados são fundamentais, mas jogando bem está-se sempre mais perto de ganhar, o que não vem acontecendo. Duvido que, com as dificuldades sentidas, a vitória de ontem tenha reforçado a confiança da equipa.

Os resultados não todos iguais
Os resultados nem sempre dizem tudo. Lembro-me dos jogos com o Olhanense, um adversário acessível mas com o qual perdemos 4 pontos. Quando empatamos em casa na primeira volta fiquei convencido que, jogando como o fizemos, ganharíamos quase todos os jogos com equipas abaixo dos outros 2 rivais. Ao ver o jogo da jornada passada em Olhão pareceu-me que, ao contrário, iremos sofrer muito na 2ª volta, onde teremos que discutir os pontos renhidamente. O que não me parece fazer muito sentido face ao talento disponível e que me parece cada vez mais desperdiçado.

9 comentários:

  1. Onyewu e André Martins, de maneira diferente, mostraram aquele que pode ser uma das vias para se sair da espiral negativa e perigosa em que a equipa se meteu: um com Golos (ingrediente essencial) e o outro com Futebol (que tem andado tão longe da nossa Praça).

    E numa maneira totalmente contra-natura, o que ontem foi possível constatar é que a existência de um desses elementos (o golo) pode ser produzido sem a presença do seu elemento essencial, o Futebol.
    Mas isto é errado e é uma excepção bem longe da regra. É uma ilusão e uma mentira.

    ResponderEliminar
  2. Toralmente de acordo quanto a Rinaudo: bom jogador, muito importante pela atitude no Sporting, mas que pouca ou nenhuma difença gera naquela que tem sida a pecha clarissima desta equipa -a construção ofensiva. É exasperante ver os centrais recorrentemetne a olharem para a frente, à procura de soluções, sem saberem o que fazer à bola... e depois admiram-se quando sai chutão...
    mas também me parece que Matias ou Schaars deviam ter um papel mais claro nessa construção.
    Ah, e André Santos... O Neto passou o jogo a perder bolas comprometedoras... entrou o André, que me lembro, só perdeu uma bola (pressionado por 2 adversários, foge a 1 com finta, cai-lhe o 2º em cima e rouba a bola) - levou logo a assobiadela dos do costume...
    Foi a parte triste de ontem: as assobiadelas ao João Pereira, ao André Santos. Apetece-me chegar ao pé destes que assobiam e pedir-lhes para sair, ou para irem para o espaço da claque adversária

    ResponderEliminar
  3. Acho que certas pessoas que menosprezam a influência de Rinaudo no jogo devem estar esquecidas das suas exibições e da sua filosofia de jogo. O homem além de roubar bolas como mais ninguém, dá-as jogáveis, desmarca colegas, avança com elas. É uma dinâmica completamente diferente quando ele está em campo. E era nisso que o Sporting era bom antes de ele se ter lesionado: no pressing, na velocidade. É o que penso, mas isso sou eu que não percebo nada de bola. De qualquer das maneiras, fica aqui um lembretezinho do que o rapaz fazia e que anseio desesperadamente que volte a fazer:

    http://www.youtube.com/watch?v=cmA7cQvmPZE&feature=related

    PS - Se se dignarem ver, tirem o som. A sério...

    ResponderEliminar
  4. Quando um único jogador tem que carregar a equipa às costas...mal vai "a coisa".
    Esperemos (ou será melhor dizer...rezemos) por melhores dias.

    ResponderEliminar
  5. Estão a transformar o Rinaudo no D. Sebastião.Um bom jogador ajuda mas, não resolve tudo! Continua a falta de alegria e garra na equipa. Ontem nunca dominámos o meio campo ,e assim dificilmente se ganha. Actualmente o jogador mais positivo da equipa ficou no banco: Carrilho. Assim que A.Martins, A. Santos, e Carrilho (principalmente este) entraram o futebol foi outro! O jogo para os lados continua, não se joga pelo meio, em dribles ou tabelas. O Matias não se viu. O melhor jogador do ano passado e que foi à Selecção por isso: A. Santos não joga nem com meia equipa lesionada?!A maioria dos jogadores faz 1 jogo bom,1 jogo assim assim e 1 jogo mau. A diferença entre um bom jogador e um jogador vulgar, é a regularidade! Estive em Alvalade com a família a apoiar e no próximo jogo lá estarei!Apesar das criticas acredito que os erros vão ser corrigidos e vamos conseguir fazer uma boa 2º volta.S.Leoninas.



























    nhdrible ou tabelas. O Matias

    ResponderEliminar
  6. Parece-me a mim que o problema não está só ao nível da ausência de Rinaudo, o problema dos últimos tempos tem sido mesmo a ausência de muitos dos jogadores que normalmente seriam titulares.

    O problema não fica resolvido com a recuperação dos jogadores lesionados, até porque além de estarem sem rotinas e sem preparação física, entram na equipa numa altura em que a confiança escasseia e as coisas saem mal com muita frequência.

    Quando Rinaudo voltar, os problemas não se vão resolver como que por magia.

    As questões resolvem-se com vitórias, primeiro de forma pouco convincente (frente ao Beira-Mar), depois, espramos nós, já mostrando algum futebol contra o Gil e Nacional.

    Estas vitórias certamente moralizarão o grupo e quem reentrar na equipa terá mais facilidade em jogar bem.

    Mas estas vitórias e a melhoria do futebol praticado só se alcançará com o apoio do público como ontem aconteceu em Alvalade.

    Este apoio faz a diferença!

    Voltando a Rinaudo, para lá de jogar bem naquela posição, o que mais me agrada é a sua garra e entrega em campo.

    Melhor que os seus passes é esta entrega ao jogo que contagia toda a equipa e isso, meus caros, é de um valor incalculável.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  7. A ausência do Rinaudo tornou-se mais problemática após o jogo com o Belenense quando o José Mota ensaiou algo que desde então praticamente todos os treinadores têm forçado o Sporting a fazer - baixar as linhas, tapar os corredores, deixando a batata quente aos centrais do Sporting. É aqui que as caracteristicas que o Rinaudo vinha demonstrando até à lesão ganham especial relevo. Mostrava imensa confiança e já agora qualidade a variar de flancos, sempre com bastante fluídez ao mesmo tempo que conseguia ter uma boa dose de imprevisibilidade porque também saia bem a transportar a bola. Quando fazia asneira que as fazia, também tinha quase sempre uma capacidade impressionante de correr atrás e resolver a situação.

    O Sporting com ele em campo tinha a capacidade de recuperar muito mais cedo a bola e mais à frente.

    E realmente não há mais nenhum jogador com estas carecteristicas no plantel.

    Agora, já houve tempo suficiente para encontrar um plano B.

    A aposta no Reanto Neto (neste Renato Neto) para mim é incompreensível.

    ResponderEliminar
  8. No futebol actual um bom jogador na posição 6 é fundamental, se mais exemplos fossem necessários veja-se os milhões que o orelhas despejou em dream teams até um dia, por acaso, lhe ter saido em sortes Javi.

    Rinaudo permite duas coisas, a equipa avançar 10 metros no terreno estando mais disponivel para actuar em pressão no último terço do terreno (onde se decidem jogos) e cria mais jogo no centro do terreno, pela sua capacidade de transportar a bola e principalmente pela sua capacidade de reagir às perdas de bola que efectua ao arriscar no passe.

    No fundo Rinaudo dá mais variabilidade ao jogo da equipa libertando os laterais que neste momento estão "trancados" por ausência de jogo na zona central.

    Será Rinaudo o único jogador a ser capaz de dar isto à equipa? Julgo que sim, Carriço ou André Santos podem juntos fazer as funções de Rinaudo, o primeiro está a surpreender naquela posição mas é pobre na construção o segundo é pouco reactivo à perda de bola.

    Renato Neto tem muito para crescer, não tem estado mal mas não faz a diferença no grupo nem na qualidade de jogo da equipa.

    ResponderEliminar
  9. Adoro o Rinaudo! É craque! Mas apesar de temos vários craques, eles têm de ser bem treinados e bem preparados fisicamente e acho que nem uma coisa, nem outra, sendo que o Domingos que é o responsável da equipa técnica é quem devia assumir a responsabilidade pela loucura das lesões musculares que têm arrasado a equipa e que destroem e desvalorizam jogadores!

    São activos, jogadores, pessoas. No final do dia, sejam o que forem, são nossos e devem ser preservados.

    Em Braga, ainda há um ano atrás, com outros jogadores, com outras cores, com outros dirigentes, o calvário das lesões era idêntico:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=684206

    http://correiodominho.com/noticias.php?id=43242

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/domingos-sp-braga-fc-porto-lesoes/1232888-1304.html

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.html?id=1218858

    O SPORTING NÃO DORME, PRINCIPALMENTE COM TRIPEIROS OU LAMPIÕES SENTADOS NO BANCO.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)