A conferência de imprensa de Domingos ontem será um marco na sua passagem pelo Sporting. Ao afirmar que é muito fácil bater no Sporting o treinador juntou-se aos muitos sportinguistas que há muito o constataram. Mas fê-lo pela motivação, no momento e em tom errados, embora sem fugir às suas responsabilidades.
As criticas que incidem sobre o seu trabalho são, na generalidade, tão justas como foram os elogios quando os resultados eram os melhores.
O momento não me parece o adequado para balanços e estes, a existir, não podem ser muito diferentes daqueles que foram feitos por Luís Duque e Godinho Lopes. Não vejo como contornar o óbvio: a primeira volta terminou aquém das expectativas e do que a equipa provou ser capaz. Tentar contrariar a realidade é um mau prenúncio.
O tom emotivo, ou até mesmo acossado, revelam um Domingos distante da serenidade que era a sua imagem de marca. A mesma imagem que já havia deixado ficar no inicio de época, por exemplo, no jogo com o Marítimo e Paços de Ferreira.
Em muitos dos aspectos da conferência de imprensa de ontem recuei aos piores momentos de Paulo Bento no Sporting. Com uma grande diferença: como bem nos lembramos todos, PB, com os seus defeitos e virtudes, estava sempre ou quase sempre sozinho, fosse contra árbitros, jornalistas ou até contra os moinhos de vento, se preciso fosse. E Domingos é, das bancadas aos gabinetes, um treinador respaldado e benquisto.
E em termos de estratégia parece-me errado abrir uma frente interna ao apontar o dedo a João Braga e Eduardo Barroso, mesmo que se lhe reconheça razão. Não sendo médico nem fadista, serei com certeza um dos "carpinteiros" a quem se referia Domingos. Mas durmo tranquilo porque as criticas que lhe faço me parecem justas e razoáveis.
Como todos já sabíamos a camisola do Sporting, com todos os prós e contras, é mesmo muito mais pesada que a do Braga, ou até mesmo da AAC.
Paradoxalmente a conferência de imprensa caiu bem na generalidade dos adeptos e será por isso também um marco na sua passagem pelo clube. Compreendo as razões, afinal Domingos falou como um de nós.
Pessoalmente talvez preferisse um treinador mais sereno e objectivo, a pensar que estamos apenas no intervalo e o que contará para a história não é a primeira volta mas sim quando aparecer a letras grandes a palavra FIM e de preferência com final feliz. Porque para gritar, cantar, chorar estamos lá nós, que de treinos e tácticas percebemos pouco e por isso não nos podemos substituir à acção do treinador.
Nota: Eu gosto de Domingos e continuo a acreditar nas suas qualidades profissionais e humanas.
Ao menos um carpinteiro que enfiou a carapuça na carpintaria on-line.
ResponderEliminaros meus parabéns mais uma vez pela lucidez e pela coragem.
ResponderEliminarÉ tão prejudicial virar as costas na dificuldade como abdicar do sentido crítico.
MLT
Sinceramente acho que esta semana foi muito triste para o Sporting:
ResponderEliminar- derrota em Braga com exibição rídicula, desnorte táctico e bloqueio mental de Domingos que ainda não sabe quem usar e como;
- declarações de Duque; não o timming (excelente na cobertura à equipa técnica), mas na redução da nossa condição de "Grande"; podia afirmar que estamos patamares abaixo de Benfica e Porto, a nível de preparação da equipa de futebol, mas nunca nos rebaixar como rebaixou;
- declarações do sócio e ex-dirigente Costinha; e ele que se dizia que havia muitas pessoas de fora que falavam do Sporting... "Faz o que eu digo e não o que eu faço";
- conferência de imprensa de Domingos; totalmente irracional, descontrolada e a responder a todas as provocações. Não foi grande, foi pequeno, foi adepto. Não tinha que responder a tudo e nunca pode atacar adeptos (sejam eles do nível "escória" como é o pseudo-fadista João Braga); Não pode remexer num passado que queremos morto; Tem de apelar à confiança mas, acima de tudo, tem de revelar serenidade na ocupação do seu cargo, o mais difícil da sua vida como treinador. Ao desnorte em orientar a equipa, juntou o desnorte em lidar com a dimensão do Sporting e da forma como este é (constantemente) atacado.
- resposta de João Braga; ao nível de Leonor Pinhão e João Gobern; está tudo dito;
- novas imagens no corredor de Alvalade; se os dirigentes responsáveis tivessem 10 anos eu compreendia, assim não. Ridículo e ridículo. Ao nivel das papas cerelac. Mais um bom motivo para se ser gozado. Somos masoquistas.
Veremos como continua a semana. Espero que hoje se comece a alterar esta nuvem negra.
ps: Leonardo Jardim, Hugo Viana e Mossoró são acéfalos. É a conclusão que tiro após a interpretação que tiveram das (únicas boas) declarações de Domingos na conferência de imprensa.
Estou perfeitamente de acordo com as declarações do Domingos, que sem ser sportinguista, demonstrou também "ser um dos nossos" ao defender o Clube com o qual fez contrato...e não deixou dúvidas de que é um profissional a 100%...
ResponderEliminarQuanto ao sr João Braga e outros, melhor seria que se limitassem a fazer o que parece que sabem e não se tornassem em mais uns inimigos do Sporting, embora convictos de que estão com as suas tomadas de posição... a defender o nosso Clube...
Quanto as fotografias no túnel, acho que a Direcção se deveria ter limitado a substituir as partes polémicas (e para mim também inaceitáveis...) das fotografias e deviam te-las substituido por fotos das outras claques (não entendo porquê só a Juve...), ou talvez uma fotos de um ou vários leões (dos de juba...) em acção de caça e a destroçar as suas vítimas...
Possivelmente talvez viesse alguém a dizer que isso era mais uma chamada à violencia...mas na nossa casa devemos mandar nós...não podemos é dar abébias...!!
Sporting Sempre...!!
Domingos apresentou ontem um preocupante nervosismo que lhe rouba lucidez no discurso e aparentando ser um homem confuso e confundido.
ResponderEliminarComo sócio e adeptos, não me reconheço em nenhum dos "paineleiros" profissionais, tão em voga nos formatos de televisão actual, aliás, muitas vezes sinto-me envergonhado com as declarações produzidas e não é nesse Sporting que me identifico.
Este meu pensamento é independente de estarmos a ser competentes ou incopetentes quanto à produção futebolistica apresentada no ou nos fins de semana anteriores (como é o caso actual).
Agora Domingos insinuou que o obscunrantismo é um pilar para o sucesso, a caça às bruxas tem de imperar, segundo Domingos e para esse peditório eu não dou - o direito à crítica é algo que aceito e ela não é sabotadora para com o clube e os seus profissionais.
De facto preocupou-me alguma colagem comportamental a Paulo Bento daquela fase tão negra em que o próprio não teve a dignidade de sair quando a competência do seu trabalho estava mais que esgotada.
Domingos está e estará no Sporting, o tempo do escurtinio não é agora e Domingos deve estar focalizado na competencia do seu trabalho, porque ainda tem tempo suficiente para o provar.
Concordo com o LdA, e também continuo a confiar em Domingos, mas acho tudo o que se passou esta semana bastante preocupante. Está no ar um sabor a déja vu ao melhor estilo do Sporting perdedor das últimas décadas, em que não há rei nem roque, cada um diz o que quer, e todos se sentem injustiçados.
ResponderEliminarTrilhámos caminho tão positivo nos últimos meses, que custa a entender quantas imprudências se deram nas últimas semanas para que se tenha chegado aqui desta forma.
Na minha opinião há culpas em muitos quadrantes, a começar por uma fraca presença e voz de comando de Luís Duque, que não compreendo, por um discurso desafinado com o presidente Godinho Lopes, com maus resultados e erros de palmatória de Domingos e de vários jogadores, enfim ... muita coisa. Acredito que Domingos saiba o que tem de fazer, apesar de ter tardado a entender ou pelo menos de ter tido receio de remexer numa estrutura que tinha começado a consolidar-se, mas que ruiu devido às suas próprias fraquezas, previsibilidade e obviamente as imponderáveis lesões. Era o plano B, fez o seu papel, mas urge ter um plano A. É claro que num ano de consolidação como este, resta aos jogadores trabalhar mais, cumprir e acreditar, e aos sportinguistas, todos, ter serenidade e apoiar. Cabe aos dirigentes fazer todo o possível para que isso possa acontecer, sem retirar a pressão, mas dando a cara e calando as críticas do exterior.
Foram muitos anos de hiato, estas coisas demoram a reaprender. Que a lição que se pode tirar deste ponto intermédio da época seja muito bem aproveitada para o que aí vem, que é muito, e não demora nada a chegar, sob pena de regressarmos ao passado!
SL, MTP
Cantinho, MTP
ResponderEliminarNão fora o resultado de Braga e o post de 2ª feira abordaria precisamente o vendaval comunicacional que se abateu sobre o Sporting. Voltando, como espero, mais logo à normalidade de resultados hoje, amanhã cá estará, com as devidas actualizações.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarAssim os espero (ao post e "à normalidade de resultados hoje").
Estamos claramente em sintonia com os problemas de comunicação que envolve, nesta fase, o Sporting. Já estivemos melhor. E isso não se pode só ver quando estamos a ganhar.
Antes de mais, quero sublinhar que continuo a acreditar no treinador e nos jogadores. E a direcção tem estado melhor do que pior nestes meses iniciais.
ResponderEliminarAgora, há coisas que não mudam no Sporting. Aquelas que o Domingos aponta e outras.
Por exemplo:
» voltámos a ouvir um dirigente dizer que não estamos ao nível de Porto e Benfica (a quem chamou grandes...)
» voltámos a ouvir um treinador dizer que o Sporting não tem o dinheiro que os outros têm
» voltámos a ouvir que o clube precisa de tempo
» e os jogadores voltam a ser minorizados: antes era por serem muito jovens, estes é porque estão há pouco tempo em Alvalade
De facto, soa a dejá vú.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQual é o problema????
ResponderEliminarDiscurso preocupante, descontrolado, nervoso, perdedor????
Não percebo!! Qualquer coisa neste clube que se diga é o caos!!
Não me parece nada preocupante e compreendo perfeitamente o discurso de Domingos!
Defendeu o Sporting acima de tudo! Porque as referencias que tem são do clube que representou e que tem dominado o futebol português em todos os aspectos. Nesse clube, nos momentos difíceis, não se vê um batalhão de adeptos, os tais fadistas, médicos, comentadores, etc a deitarem abaixo tudo o que se faz. Pode-se ouvir um ou outro apontar o dedo e mesmo assim é com mais critério. E no Sporting é o caos porque tudo se põe em causa no momentos difíceis. E até aparecem os ex-treinadores amargurados deitar lenha na fogueira. Foi isto tudo que ele apontou como errado.
Eu preferia que ele cagasse mais para tudo mas a verdade é que esta mentalidade tem de mudar. Há que apoiar e esperar pelo fim para tirar conclusões. Estas coisas afectam o equilibrio emocional de todos, desde equipa até aos adeptos. E depois há consequências e menos ganhos a todos os níveis. É uma questão de mentalidade que tem de mudar no Sporting.
Foi isto que ele quis dizer. Podia estar calado e se fosse noutro clube talvez estivesse. Mas no Sporting é preciso mudar as coisas e ele teve a coragem de dizer de viva voz que é muito fácil no Sporting aparecerem os papagaios todos, muito entendidos, a deitar tudo abaixo e a criar um cenário medonho de tudo.
No inicio do campeonato, o porto passou por uma crise de confiança, nas exibições e nos resultados. Choveram críticas mas 99% delas vindas de não adeptos do clube mas sim de comentadores "independentes". O recado do clube foi sempre que eram de pessoas que não queriam o bem e mantiveram-se coesos até tudo acalmar. E acalmou. No Sporting vêm todos os notáveis adeptos assumidos dizer mal. Já não bastam os outros não Sportinguistas que aproveitam sempre para encravar o crescimento do Sporting..
Quanto aos girassóis do balneário...é lamentável e vergonhoso!!!
Já tinha sido lamentável as imagens agressivas e violentas quando se encontram por todo o lado, imagens maravilhosas dos adeptos e até mesmo das claques.
Agora estas flores é uma vergonha!!! Eu não tinha gasto um tostão, pintava aquele corredor de preto, do chão ao tecto. Era barato e tinha também um efeito psicológico.
SL
Do Domingos só peço uma coisa: que coloque a equipa a jogar bom futebol. Nem sequer peço resultados. E a verdade é que deixamos de ver isso há já mts semanas...
ResponderEliminarAcho mal Domingos ter-se pronunciado contra a critica de que foi alvo... Não por demonstrar nervosismo ou insegurança, mas por ter dado importância a fadistas, cirurgiões e papagaios... Foi o que fez ao rebater as criticas de gajos que, pelo menos num dos casos nem da função deles percebem (o fadista), qt mais de futebol profissional. O que esses paineleiros de caca debitam vale o que vale, e para mim, estou fartinho de dizer, vale zero a multiplicar por muitos zeros seguidos...
Ao responder a adeptos, mais ou menos "notáveis" (hei-de sp embirrar com este termo...), Domingos ampliou uma questão que não tinha qlq importância. Uma coisa é rebater jornaleiros e/ou pasquins e/ou outros Órgãos da CS, tarefeiros pseudo-entendidos que visam desestabilizar, a ele, ao plantel, aos dirigentes, ao clube... Outra, completamente diferente, é manifestar desagrado por criticas de adeptos... ainda por cima uns burgessos que não percebem uma pivia de bola (já o provaram tantas vezes...).
Qt à dissonância entre Duque e GL... Antes de avançar com a minha opinião, manifesto desde já a minha antipatia por Duque... Sou sincero: não vou com o trombil do gajo, pronto. Mas tentando por de parte essa questão, apenas recordava que já não é a primeira vez que o faz... No principio da época ainda andou armado em parvo e foi preciso GL mostrar firmeza para o colocar na ordem. Espero bem que o tipo atine e não ache q tem mais importância que aquela que efectivamente merece.
Qt ao resto: acabadinho de regressar da jornada de trabalho no campo, vou tomar uma banhoca rápida e assistir à boa exibição leonina na tv do café em frente. O jantar logo se vê como é que faço. Espero re-regressar a casa esgalmado de fomeca. Era bom sinal.
Força Leões... C'um catano.
Acabei de ver os girassóis e os malmequeres... Não gostei... Gostava mais se tivesse uma gajas 'bouas' tds nuas... Sp distraía mais e desconcentrava os jogadores adversários... e aposto que os publicos desta vida e os velhos da EUFA, só se voltavam a queixar daqui a uns valentes meses... Lá por alturas de receber os lampiões... Duvido é que publicassem as imagens... :P
ResponderEliminar