segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5 notas após o clássico

Reactivação do vulcão "Alvalade"
 1. O Público. Admirável. Nota-se, à vista desarmada, que os sportinguistas estão de novo unidos em torno do seu clube e isto é uma sensação maravilhosa. Estivesse eu sentado numa das ‘curvas’ e quase que jurava que ontem estava a viver um dos quentinhos jogos grandes no ‘antigo’ José de Alvalade. O povo leonino vai continuar a acompanhar e a envolver-se com a sua equipa de futebol, mesmo depois do empate de sábado, com sabor a cerelac. Escrevo isto convencido de que os razoáveis resultados desportivos têm ajudado, claro, mais ainda quando comparados com as duas miseráveis épocas que deixamos para trás, mas estou verdadeiramente persuadido de que o que fez (e faz) regressar e compele os sportinguistas a acarinhar ainda mais o SCP, resume-se no capital de confiança que todo o actual elenco do futebol profissional conseguiu granjear.


2. A equipa. Coesa. Ao invés de se navegar em ‘piloto automático’ e deixar que o destino se encarregue do futuro da nau, percebe-se um rumo que apenas sofre ligeiras alterações de maneira a contornar os escolhos e obstáculos que sempre surgem (ou nos colocam…) no caminho que queremos trilhar. Hoje há critério, onde ontem existia confusão. E hoje, há defesa intransigente dos interesses do Sporting, onde ontem existia incúria e, pior, subserviência. Quando assim é, quando os sportinguistas sentem que os seus dirigentes apresentam um rumo para o futebol com um mínimo de coerência e defendem o clube com unhas e dentes; quando sentem que a equipa técnica que os dirigentes escolheram e que orienta a equipa dá mostras de possuir as capacidades necessárias; quando sentem que os jogadores da equipa se esforçam e produzem um futebol decente, os sportinguistas estarão sempre presentes! De modo que sim, o Sporting está mesmo de volta, apesar de ainda apresentar falhas e dores de crescimento, o que é compreensível.

3. O jogo. Equilibrado. Ao vivo é sempre outra coisa, não só porque o ambiente é muito mais electrizante, mas também porque, por um lado, nos permite observar muito melhor a posição global da equipa e ver como funciona e combina colectivamente nas várias fases que o jogo exige e, por outro, permite notar a acção individual de cada um dos jogadores presentes no relvado, principalmente quando não estão na posse da bola ou nas suas imediações. E estes importantes factos dão-nos mais elementos de avaliação. No aspecto colectivo parece-me que defensivamente o SCP apresenta-se seguro, coeso, organizado. Anteontem, jogando contra um adversário de respeito, foi apanhado em desequilíbrio muito poucas vezes. Já ofensivamente, há ainda muito para engrenar e aperfeiçoar. O dia também não esteve famoso noutro aspecto que pode ser decisivo em jogos equilibrados: a sorte, que pendeu sempre mais para o FCP, como se pode exemplificar nos inúmeros ressaltos, carambolas, bolas divididas, segundas bolas que, sem justificação objectiva, invariavelmente acabavam na posse dos jogadores portistas… No entanto, a sensação final que levei para o autocarro e trouxe de regresso a casa, madrugada de sábado adentro, foi a de que também nos faltou um pouco mais de auto-confiança e ambição para levar de vencida um jogo, cuja vitória esteve perfeitamente ao nosso alcance. Agora, está mais complicado chegar ao topo e recuperar os pontos de diferença que distamos dos dois da frente. Mas há que continuar a lutar. Convém também não esquecer as outras competições, imitando um famoso sound-byte da vida politica 'tuga' diria que há mais época para além da Liga Zon.

4. Os jogadores. Batalhadores. Individualmente pude confirmar que Ricky, o jovem lobo, passa por fase de desinspiração e notei-o em perda resolutiva à medida que se caminhava para o final do jogo. Um golo, de bola corrida, urge! Movimenta-se bem, é lutador, procura participar mais no jogo, é solícito ao passe dos colegas e tenta sempre desmarcar-se, mas… continua um desastre na finalização. Mais uma jogada em que aparece isolado sem conseguir concretizar, mais um remate falhado na pequena área. Está difícil.

Capel muito apagado. Nem aquilo em que costuma ser melhor, conseguiu realizar: mexer com o jogo, aproveitar a sua velocidade para desposicionar o lento defesa que o marcava: Maicon.

Ao contrário de Ricky e Capel, está Onyewu, em crescendo e com muita confiança. Tal e qual como Rui Patrício com manifestos progressos no seu jogo com o pé. Quando foi preciso, disse sempre presente, com grande autoridade e estilo.

Insúa, um poço de força, de firmeza, mais uma vez o flanco esquerdo funcionou muito melhor com a sua subida, após entrada para a lateral-esquerda do (voluntarioso) Evaldo. Em dia de comemorar o seu 23.º aniversário, o argentino foi dos jogadores que mais batalhou para receber um presente extra: a vitória no clássico. Merecia.

Por fim, faço a análise a Stijn Schaars. Um senhor, com muita classe. Anotem nas vossas agendas: em todos os momentos, mesmo quando longe da bola, nunca desliga, está sempre focado no que tem para fazer e fá-lo especialmente bem. Possui um sentido colectivo elevadíssimo, um espírito competitivo invulgar e uma cultura táctica que o leva a ocupar os espaços de forma magistral. Depois, no passe, esteve sempre muito acertado e pertinente. Quando falava na importância de se assistir os jogos ao vivo para perceber a importância de toda a acção de um jogador, que pela Tv passa muitas vezes despercebida, um dos alvos que tinha em mente era precisamente o holandês. É o nosso Super 8 e está tudo dito…

5. A arbitragem. Gelatinosa. Não gosto de coisas gelatinosas e colunas vertebrais feitas desse material ultra maleável, ainda menos. Pedro Proença protagonizou mais uma arbitragem à portuguesa. Na dúvida a sua decisão foi sempre contra o mesmo, ou seja, a equipa da casa. Muita falta e faltinha de caca, daquelas que irritam e só se sancionam no nosso campeonato e em situações já tipificadas… No Estádio, alguns dos foras-de-jogo marcados ao ataque do Sporting, principalmente no decorrer da segunda parte, deixaram-me logo com muitas dúvidas. Confirmam-se, através das imagens da Tv, os clamorosos erros. E a coerência na disciplina? Essa fica para o dia de “São Nunca à Tarde”…

13 comentários:

  1. Excelente post. Há algo que não tenho visto falarem muito e que parece ser uma lacuna que se tem instalado na nossa equipa: remates de fora de área, chegamos a ver Insua, Scharrs; Ismailov e algum outro no iníco da época...mas agora nada, e sábado não me lembro de nenhum. Há que treinar isso e sobretudo..arriscar! Viva o Sporting e parabéns pelo vosso trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Grande análise Virgílio, subscrevo por baixo.

    Salientar ainda a excelente exibição dos nossos centrais contra um ataque composto de jogadores perigosos e rápidos onde sobressaíu obviamente Hulk.

    Insua é um tremendo jogador, quer a defender quer a atacar, um pulmão tremendo e entrega total.

    Wolfs está lá sempre na luta, ganha bolas aos centrais mas continua a falhar muito. A ver se quarta-feira marca o tal golo de bola corrida de que tanto se fala para voltar a ser o matador que precisamos.

    Quarta-feira é necessário que o público corresponda novamente em massa.
    A resposta do Sporting tem de ser convincente com uma vitória clara sobre o Nacional, voltando a impor respeito e temor aos adversários.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo estes calimeros para se queixarem da arbitragem depois do Polga ficar em campo e do penalti sobre o Otamendi não ter sido marcado.
    Chorões continuarão a chorar, até porque o título, mais uma vez, já era.

    ResponderEliminar
  4. em relação à arbitragem, a marcação de um fora de jogo ao Ricky quando no momento do passe ele está no meio campo da própria equipa diz tudo!

    ResponderEliminar
  5. Calimeros são os que quando não ganham apontam sempre para a arbitragem. Mas mil vezes calimeros do que corruptos e outros que tais. Isso é uma etiqueta que vos ficará gravada na testa e que vos serve de cartão de visita em qualquer lado onde se apresentem.

    ResponderEliminar
  6. Olha que um gajo acusar outrem de 'calimerice', enquanto faz queixinhas do árbitro é obra!!!

    É obra de estupidez, pura e dura.

    Já de corrupção é que ng nos acusa. Paradigmático.

    ResponderEliminar
  7. 1. Eu estive lá e estou a ultimar o post!

    2. Falta criatividade, em termos de maturidade acho que a equipa já deixou as papas cerelac para trás e quer comer sarrabulho.

    3. Os adversários já leram o nosso jogo e se não existir variação por parte de Domingos (com a entrada de criativos) isto vai complicar-se.

    4. Individualmente não tenho nada a apontar a ninguém. As equipas encaixaram e o valor individual de cada jogador não venceu o do seu opositor (de parte a parte).

    5. Um dia ainda vamos marcar um golo com um fora de jogo milimétrico, daqueles à Lizandro ou à Falcão, que todos os comentadores desculpam porque se deve dar o beneficio a quem ataca, em vez de ter golos e jogadas anuladas com os nossos atacantes milimetricamente em jogo...

    ResponderEliminar
  8. 5 - Dream on... LMGM.

    1 - Curioso para conhecer a tua experiência. ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio:
    Comungo quase por inteiro com o que relatas acima.A sensação que tive no estádio foi idêntica à descrita.notando-se à légua a falta de um pensador-desiquilibrador a meio campo.Do nosso Schaars li hoje que andou 1 hora em deficite físico e não quis pedir para sair.
    Não era do Hulk que eu tinha mais medo,mas sim do sòcio do carnide que tinha as funções de apitador.Confirmou-se que trazia o recado bem decorado:ninguém podia vencer.Caricato ao mostrar amarelo a Otamendi quando Carrillo se isolaria e ao não amarelar o Hulk por prosseguir a jogada do golo anulado,marcando fora de jogo,quando o fiscal de linha marca falta de pé em riste sobre o J.Pereira.Estou por trás do banco dos visitantes e isto passou-se à minha frente,tendo por isso a certeza do que afirmo.Gelatinoso nâo,Habilidoso contumaz sim!

    ResponderEliminar
  10. Virgilio,

    Quanto mais não fosse o jogo sábado tinha valido pelo aquecimento feito antes de entrar, ainda por cima em grande companhia!

    Quanto ao resto lamento o empate, que é o que fica para a história. Mas estou longe de ter dado o tempo como perdido tal como aconteceu em ocasiões semelhantes. Assim como assinalo o facto de ter visto o jogo sem qualquer angústia pelo receio de não só perder como fazer má figura.

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida, LdA.

    Estive sp mt bem acompanhado. É sp um enorme prazer rever, msm se esporadicamente e em mt menor n.º de ocasiões face às q eu gostaria, gds amigos que o SCP me fez o favor de proporcionar. E conhecer, espero eu, novos amigos, alguns, companheiros longínquos da blogosfera. É sp giro conhecer e conviver para além do 'ciberespaço'.

    Olha, é como os jogos de futebol: ao vivo tem outro sentimento! :)

    Gde abraço!

    ResponderEliminar
  12. O SCP precisa de rotação e não há/houve devido ás lesões.Isto de ter o mesmo 11 a jogar meses seguidos sem grandes chances de mexer aqui ou acolá faz mossa.O SCP tem jogadores que estão claramente a pedir descanso.
    Com o terminus do flagelo das lesões a rotação da equipa ira ser uma realidade e os jogadores vão retornar à sua melhor forma.
    O Capel por exemplo já nem tem força para um arranque em condições.Precisa de banco e recarregar as baterias.Pena o azar constante de Izmailov.
    Rinaudo,Matias,Izmailov e Jeffrén vão colocar isto outra vez a carburar. :)

    ResponderEliminar
  13. Muito bem analisado, concordo quase plenamente com o post e com os comentarios, a equipa simplesmente precisa de rotação o que devido às lesões não tem sido possivel. Faltou um golo o que não é pouco mas no fundo foi só isso que faltou.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)