A escolha do dia de hoje, véspera do clássico com o FCP, para o público se referir ao Sporting,
(Sporting forrou acesso a balneário com imagens que exaltam violência) será casual apenas para quem acredita ainda no pai natal ou em histórias da carochinha. Ao publicar a noticia em vésperas de jogo,
dando conta de um facto que nem é novo mas como se o fosse, e sem sequer cuidar de saber nem a opinião do Sporting nem o que fazem os outros clubes – nem vale a pena discutir a classificação das imagens –
o Público decide jogar por um dos lados do campo.
Apesar da gravidade do acto, obviamente deliberado (a notícia vem na 1ª página), não é nada a que o Sporting não esteja habituado, da parte do Público (que tem um histórico de mau relacionamento com o Sporting, com quem já se bateu longamente em tribunal), ou até mesmo com o árbitro designado para o jogo, Pedro Proença (não é preciso puxar o histórico muito atrás, basta lembrar o que foi o jogo deste ano com o Marítimo, ou célebre lance do pretenso atraso para Stojkovic, no Dragão).
Igualmente lamentável é que Vicente de Moura, conhecido sportinguista, se tenha aprestado a servir de muleta na estratégia coxa do Público. Quando ele afirma que "o clube sempre pautou a sua conduta pela hospitalidade e confraternização com equipas adversárias" certamente se refere ao tempo em que os corredores de Alvalade podiam ser confundidos com os de uma vulgar piscina municipal, sem qualquer referência ao Sporting, e um paraíso para os adversários, onde só faltava estender uma passadeira vermelha. Ou azul...
Caso o sr. Vicente de Moura se se queira informar, não há passadeiras estendidas nos estádios onde o Sporting se desloca. E, como infelizmente não se apercebeu, a noticia em si é a prova de que há quem jogue permanentemente do lado de fora e nos relvados sem as mãos limpas mas que tal, até agora, não parece incomodar nem o sócio do Sporting que é Vicente de Moura nem o presidente do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto, que também é.
Nem mais.
ResponderEliminarConfesso que algumas fotos são de gosto duvidoso, mas que eu saiba o bom/mau gosto nunca deu machetes...
Bem sei que é um frase típica do lampião fanfarrão, mas "se se preocupam tanto connosco é porque somos grandes".
Sinceramente??
ResponderEliminarGosto muito de saber que já não temos anjinhos em Alvalade!
Somos constantemente mal recebidos por ai a fora, vide o caso da gaiola, mas nós é que sempre somos os errados, hipocritas é o que eles são, com o Vicente Moura a cabeça.
Só peço é que os nossos dirigentes não se deixem intimidar e sigam o seu caminho sem desvios.
Caro Leão de Alvalade, não concordo e, como sócio, envergonho-me do que hoje constatei. Descemos ao nível de todos os outros. Exibimo-nos deste modo a turistas.
ResponderEliminarEstou-me borrifando para as intenções do Público (não sou assinante e leio-o de borla, como merece) e para os efeitos que tenha no Clássico.
As imagens documentam posse de artigos proibidos em estádios, divulgação de uma ideologia condenada na Lei. Eu não pago 12 euros por mês para o nosso Clube os gastar ‘nisto’.
Envergonho-me de ver um jogador ser apresentado em pleno Auditório Joaquim Agostinho com um cachecol da JL simbolizada por uma caveira.
Quanto a Vicente de Moura, só lamento que a incompetência seja recompensada como é, mas isso já não tem nada a ver com sportinguismo.
Auditório Artur Agostinho, corrijo.
ResponderEliminarEu por acaso também não concordo nada com as imagens. Para quê colocar uma foto dum adepto de cara tapada? Temos algo a esconder?
ResponderEliminarDeveria ter havido mais bom senso na escolha das imagens.
O que não invalida o mau trabalho do jornal Publico, que faz isto com intenção de caluniar, como é óbvio.
Ricardo,
ResponderEliminarpodemos discutir o bom gosto das imagens e se de facto há ou não implícito o apelo à violência.
Eu vi pessoalmente algumas das transformações operadas pelo clube no defeso e na sua generalidade aprovo-as. Acho até incrível que os corredores de Alvalade fossem até esse altura tão "inócuos" sendo quase impossível distinguir se estávamos em Alvalade ou numa qualquer piscina municipal.
E o que são os corredores dos outros estádios e o que fazem os nossos adversários quando lá nos deslocamos? Essa é uma parte da história que convém saber. O Sporting tem de facto uma postura diferente dos seus principais rivais mas que não deverá ser confundida com ingenuidade.
Não é inocente é o timing da noticia que em si mesmo é mais apelativo da violência que as imagens que estão colocadas desde o inicio da época e que "só" agora o público descobriu.
Não gosto de algumas dessas imagens e envergonho-me se existir uma clara conotação com a extrema direita e se os mesmos tiverem o apoio do nosso clube. (odeio as apresentações com os cachecois da JL)
ResponderEliminarNo entanto, porquê que eu nunca vi uma notícia dessas (ainda mais na véspera de um clássico) sobre a sigla NN na principal claque (não legalizada, por acaso) do SLB? E porquê que nunca saiu uma notícia destas sobre as claras relações entre Madureira, Bruno Pidá (gente boa, portanto) e o FC Porto? E, já agora, onde é que esteve uma notícia destas quando o SLB resolveu reviver o Gueto de Varsóvia, engavetando seres humanos na sua casa, há cerca de 1 mês atrás? Isso não será violência?
Até posso concordar com o "timing" da divulgação da notícia, em vésperas de clássico é, no mínimo estranho...para não dizer outra coisa! Culpa do Benfica, por certo!
ResponderEliminarNo entanto nada que os dirigentes do Sporting não mereçam. Basta recordar que foram esses Srs. que em vésperas de derby ( o derby da Luz ) que apesar de estarem ao corrente e terem participado um diversas visitas ao local (caixa de segurança) sem colocar quaisquer questões não tiverem qualquer problema de fazer disso um "caso lesa pátria" e iniciar o Derby fora do relvado, com as consequências que todos sabemos.
Com as mais cordiais Saudações Gloriosas,
Eu gostaria de rectificar a conotação dada às fotografias, que não passam apenas de publicidade à empresa Prosegur... :)
ResponderEliminaraté que enfim que mostramos alguma raça, so falta aquele corredor estar um bocado mais escuro, tem luz a mais e não passa a mensagem . . .não há nada como fazer pressão psicologica...
ResponderEliminarCaro Leão de Alvalade
ResponderEliminarNão é uma questão de gosto. Há tochas incendiárias nas imagens. Temos um ex-PJ como responsável de património que, caso quisesse, encaminharia a mesma para investigação.
As alterações foram quase todas boas. Mais verde, mais 'nosso'. As tarjas gigantes nos dois topos, o 'SPORTING' nas laterais. Gosto.
Eu também já percorri aqueles corredores como turista. Em primeiro lugar, nem deviam estar abertos a gente de fora. Nem gostei de poder entrar no nosso balneário. É um local sagrado, de acesso a eleitos, aos que vestem a nossa camisola.
Naquelas imagens vejo Partizan, Estrela Vermelha, coisas desse estilo. Não vejo o Sporting.
O que mais lamento? É não me sentir confortável para escrever isto ao nosso Clube. Não sei a quem seria passado o mail, a quem seria passada a minha morada. É neste esquema que entrámos. O problema é esse.
O timing da notícia é irrelevante. Não há timings nestas coisas.
Também apresentámos um PL a quatro dias de um jogo crucial e não sei se o Ricky van W., o Bojinov ou o Rúbio se sentirão confortáveis com isso.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarUma coisa é certa: o objectivo da notícia do Publico foi um sucesso.
ResponderEliminarEstamos aqui a discutir isto em vez de apoiar o Sporting em vésperas do jogo que nos vai dizer para que posição vamos jogar no campeonato, e, mais uma vez, criou divisão entre os sportinguistas.
Magalhães, aqui vens com a tradicional mania das grandezas lampiónic que vos enviesa a visão.
ResponderEliminarE o que dizes relativamente os dirigentes do Sporting é mentira que não tenham colocado objecção à vossa miserável gaiola quando, em solidariedade com os adeptos, decidiram antes do jogo, ir para as bancadas.
Aliás no teu comentário contradizes-te: por 1 lado :
"apesar de estarem ao corrente e terem participado um diversas visitas ao local (caixa de segurança) sem colocar quaisquer questões"
e por outro,
"iniciar o Derby fora do relvado, com as consequências que todos sabemos."
Enfim, nada a que não estejamos habituados.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarRicardo,
ResponderEliminar"Eu também já percorri aqueles corredores como turista"
Ora aí está. O turismo nos balneários de Alvalade acabou. Tal já não é possível desde o inicio de época.
Só espero que a Prosegur tenha pago para ter publicidade nos corredores de Alvalade.
ResponderEliminarDe resto, não vejo qual o problemas das imagens...
Se tivessem uma foto do Estádio ad Luz a arder.... vá lá... agora adeptos nossos????
Qual o stress????
JR
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCentenas de pessoas, dirigentes e jogadores já têm passado por aqueles corredores, nunca ninguém se manifestou. Agora o Público, qual virgem ofendida, vem com estas tretas. Qual violêcia? Imagens reais, que se vêm todos os dias em anúncios, nas fotografias do Público, de todos os jornais, na TV. Qual é a intenção do Público? Está com medo do SPORTING? Tenham calma, que os senhores árbitros da Liga vão conseguir fazer o seu trabalho. O(s) clube do Público, cuja moralidade sobre o tema da violência, é indesmentível (já contam mortos no currículo), vão conseguir os seus objectivos. Não necessitam de ajudas dessa natureza. SL(comentário da notícia no próprio pasquim).
ResponderEliminarEu acho muito bem, ora se até está uma saudação de boas vindas explicita.....
ResponderEliminarTambém acho uma vergonha a publicidade gratuita à empresa de segurança. O gajo da tocha está como eu, precisa de emagrecer...
ResponderEliminarJá agora se por azar um dos variados personagens em pose de apoio à equipa (felizmente cada um vê o que quer), com a cara devidamente destapada, aliás só lhes falta o cartão de sócio e o BI, tivesse o azar de ter o punho fechado seria um apelo vil ao comunismo? Ou pior, segundo a Moddys, ao socialismo?
@Leão de Alvalade, não vou responder à pequena provocação com que iniciou a sua resposta ao comentário. Não foi para alimentar discórdia ou coisa que o valha que resolvi hoje comentar o vosso Post. Para mais tenho dito, há muitos anos, a amigos Sportinguistas, que a "luta" entre Benfica e Sporting só beneficia os de lá de cima..adiante!
ResponderEliminarO meu caro Leão de Alvalade talvez não tenha percebido o que tentei dizer ( ou eu não me expressei da melhor maneira)...
Sobre o assunto que voçes apelidam "miserável Gaiola" cumpre referir o seguinte: Bem sabem que a 3 semanas do Derby, vários dirigentes ou funcionários do Sporting foram verificar a caixa de segurança, não colocaram questões, sugestões ou propostas de alteração; No dia do jogo, nova visita e nada a questionar. O que "inquinou" esta questão foi a tomada de posição do Sr. Dr. Eduardo Barroso que, sem saber de anteriores demarches efectuadas por pessoas do Sporting, resolveu, no Jornal A Bola, "incendiar" os ânimos e alguns dirigentes do Sporting resolveram "cavalgar" a Onda ( do meu ponto de vista cavalgaram a onda errada, até porque a relação entre clubes estavam pelo menos cordiais),à revelia do Presidente e fazer disso um caso antes do jogo... 2ª questão: sobre o timing da colocação da "Zona de Conforto" como a UEFA lhe chama", aconteceu com o Sporting porque não antes tinha o Benfica recebido qualquer claque organizada nesta época, só e tão só. Não disponho de informação previligiada mas acredito que não teve como objectivo provocar o Sporting... Alguns Sportinguistas é que assim entenderam.
3ª questão: No Pós jogo só aconteceu o que se verificou porque o Sporting, por falta de eficácia, não venceu nem empatou o jogo.
Gloriosas Saudações...
Caros,
ResponderEliminarNão gosto particularmente das imagens. Embora se perceba o objectivo legítimo de intimidar e "assustar", a escolha não foi feliz.
São claramente incitadoras à violência, e por causa de gente como aquela que ali aparece eu não levo a minha filha de 4 anos ao estádio (e tenho de a levar rapidamente pq já se diz do carnide...)
Há muito mérito na forma como se tem blindado o futebol, o balneário, os jogadores, mas neste caso em concreto não me agrada o que foi feito.
Mas isso não quer dizer que repudie e lamente o timming escolhido pelo Público AINDA POR CIMA EM MANCHETE para publicar esta notícia. Não é inocente...
SL
saint
Ah, e se o pasquim não souber eu digo, na saida da cabine dos árbitros esta uma mensagem sobre justiça. Não sei qual é, por mim podia ser:
ResponderEliminar"Olho por olho, dente por dente!"
Ou então, dado o árbitro designado:
"Sei em que shooping vais estar no próximo fim de semana." Com uma foto do Rinaudo a fazer um carrinho a ilustrar.
Correcção:
ResponderEliminaronde está "que repudie" devia estar "que não repudie".
SL
saint
Eu só acho que o adepto em destaque na foto, não está em forma, denota obesidade e uma postura pouco autoritária, além de usar óculos.
ResponderEliminarPor isto a foto foi mal escolhida.
Do outro lado não percebo porque escolheram uma foto com um agente da prosegur em destaque. Acho péssimo.
O pavimento é horrível, parece dos anos 50 e o tecto falso é manhoso.
Vou repetir aqui o que escrevi no meu blogue (anda tão abandonado...) e no FB:
ResponderEliminarNão percebo a polémica em torno das imagens que estão colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade. Estão lá desde o início da época, segundo li e só agora estão a dar que falar? Vou fazer uma proposta à direcção...retirem essas imagens e coloquem umas florzinhas...de preferência que possam mudar consoante o clube que recebem...papoilas, rosas, lírios...talvez assim ninguém se sinta tentado a apresentar queixa. Ou será que depois apresentavam por se sentirem atingidos na sua "masculinidade"?
Entre estas notícia, as notícias referentes à vida privada de Rui Patríco no CM e agora à pouco à "possível" ida de Djaló para o Dragão...é uma maravilha. É sempre no mesmo sentido...por isso só espero que o Sporting dê a devida resposta mas amanhã em campo.
FORÇA SPORTING!!
Estaria muito admirado se nada acontecesse para tentar desestabilizar o Sporting. Pelos vistos, os andrades estão com medo de levar na pá e já encomendaram uma notícia ao Oliveirinha para tentarem sair do jogo com uma vitória moral, já que em campo, mesmo com a ajuda da praxe, não há garantias. Já é típico deles, armarem-se em virgens ofendidas quando eles são aquilo que toda a gente sabe. Portanto fica a minha sugestão: unam-se em torno da vossa equipa e não liguem a estas merdas. O momento a que prestam atenção a esta porcaria é o momento em que perdem.
ResponderEliminarE o Sporting respondeu muito bem ao Público:
ResponderEliminarO Sporting Clube de Portugal reage com alguma estranheza e perplexidade à polémica que se quer instalar, em vésperas do clássico Sporting Clube de Portugal-Futebol Clube do Porto, relativas às notícias veiculadas hoje pelo jornal Público. Em relação a isto, cumpre esclarecer o seguinte:
1 - Consideramos que a notícia deste jornal é insidiosa, tendenciosa e parece ser feita com o claro propósito de incendiar ânimos e provocar polémicas inúteis em véspera de um clássico;
2 - As imagens seleccionadas pelo jornal são do Estádio e dos adeptos. A escolha específica do jornal Público destacando um ou outro adepto num conjunto alargado de imagens nota um claro princípio de má fé, quando há outras imagens onde se vêem em sã convivência adeptos de todas as raças e credos, uma diversidade que muito nos honra e que espelha o sentimento comum de todos os que vivem o Clube: o amor ao Sporting Clube de Portugal!
3 - Não deixamos, por isso, de condenar e estranhar a escolha selectiva deste Órgão de Comunicação Social e o timing de publicação desta notícia, quando as fotos escolhidas pelo jornal decoram este corredor desde Agosto, tendo já passado por este diversos jogadores e dirigentes desportivos nacionais;
4 - Todas as imagens que decoram os corredores dos balneários fazem parte de uma decisão da Direcção de mostrar respeito pela história do Clube e dos seus adeptos. O respeito pelo Clube e a sua História, a sua massa associativa e os jogadores, actuais e antigos, fazem parte do ADN do Sporting Clube de Portugal e são um património que não renegamos e defenderemos sempre. Também por isso, a Direcção do Clube admitiu em Alcochete um conjunto de antigos jogadores para que estes, de forma transversal, pudessem ajudar a transmitir aos jogadores da formação o que é ser Sporting;
5 - Ainda relativamente a estas imagens, cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários;
6 - Refira-se ainda que o Sporting Clube de Portugal entregou ao Ministro da Administração Interna três dossiers com protocolos assinados com os três grupos organizados de adeptos, e respectivos CD com a identificação de todos os elementos que os compõem, situação esta que pensa ser única em toda a Liga;
7 - Consideramos que a forma como o texto do jornalista Hugo Daniel Sousa é construído, a forma como as imagens são apresentadas e a coincidência desta notícia surgir em vésperas de um Clássico é um comportamento irresponsável do jornal e do seu jornalista. Induz em erro quem a lê e é provocatória e potencialmente catalisadora de violência. O texto expressa também mentiras referindo-se a aspectos xenófobos completamente inexistentes;
8 - O Sporting Clube de Portugal tem um nome e uma história a preservar e defender. Por isso e pelo que acima foi exposto o Sporting Clube de Portugal lamenta e condena veemente o mau serviço prestado ao jornalismo pelo jornal Público, bem como a falta de oportunidade do artigo cujo conteúdo é atentatório e provocador;
9 - Continuaremos, como até aqui, a defender princípios de fair-play e sã convivência. Esforço, Dedicação, Devoção e Glória não são para nós palavras vãs. Estamos concentrados no jogo de amanhã e apelamos a que adeptos e massa associativa compareçam em força no Estádio para que, com o nosso exemplo, mostremos aquilo que sempre fomos: um grande Clube!
Sem tempo para ler os comentários, correndo o risco, portanto, de repetir ideias, apenas pergunto:
ResponderEliminar- Onde é que a mensagem "BEM VINDOS" apela à violência? Mas anda td parvo?
- Qt às imagens, apenas mostram adeptos apaixonados pelo SCP em exaltação... Não se pode?
Até amanhã bravos leões, vemo-nos num vulcão verde de paixão!
Abraço.
P.S. - mt medo tenho eu do desdentado do gel... (Alô Maritimo?). è mt pior que o Xistra, disso não me restam dúvidas.
Se calhar temos que começar a fazer como alguns faziam á uns anos atrás que empestavam o balneário adversário obrigando os jogadores a equiparem-se no corredor…ou então começar a colocar cabazes de natal no balneário dos árbitros com envelopes brancos e uma pétalas rosas no chão.
ResponderEliminarAbram os olhos, problemas já tiveram o túnel da luz com porrada até dizer chega ou o tão conhecido “túnel da antas”…em Alvalade colocam-se uns placares nas paredes e faz-se barulho?!
Óptimo, é sinal que o Sporting está mesmo vivo e começa verdadeiramente a incomodar a raça vermelha e azul deste pais.
O Sporting está de volta.
Sporting Sempre!!!
Ps:. Para o circo ser completo, era colocar o corrupto nortenho e todos os mafiosos que o acompanham dentro do fosso com merda até ao pescoço.
O Publico que não sai do vermelho desde a 1ª edição, é um veiculo para o seu dono como outro qualquer, como por exemplo a sgps, que os portugueses começam agora finalmente a compreender. Visam ambos a mesma coisa. Também desde a a 1ª edição e para amortizar de algum modo o prejuizo que recorre ao mecenato privado.
ResponderEliminarJá o sujeito da ética continuar a prestar-se quando costuma estar calado perante as verdadeiras atrocidades...
Claramente encomendado este trabalho jornalístico.
ResponderEliminarVi as imagens e apenas foram citadas algumas imagens e não o quadro/mural inteiro.Se o objectivo é apelar a violência são claramente imagens erradas.
1-Do que vi veio-me a cabeça amor pelo clube, sacrifício, inclusive o rapaz do gorro fez-me lembrar mais Ski e os coitados dos Bombeiros em situações de fogo do que violência.
2- Imagens estão inseridas no caminho para o balneário visitante. E que queremos criar no adversário ao verem essas imagens?Medo? intimidação? Então se o objectivo é esse receio que tenha falhado, afinal o SCO foi a Alvalade empatar e o Marítimo ganhar....
Não tenham duvidas que isto foi encomendado, mesmo que as paredes estivessem forradas com rosas, o dito jornalista iria sempre indicar que seria imagens a incitar a violência uma vez que. a rosa tem espinho, pica e magoa e pode fazer sangue.
Só me posso rir com este trabalho do jornaleco, mas por um lado fico contente, finalmente os nossos balneários inspiram respeito e sobretudo pelo demonstrado pelo artigo, medo.
PS: houve gente que aqui mencionou possiveis ligações da extrema direita ao clube,devido a poses nas fotos.Mas se existisse os culpados por isso seria facilmente identificados:autoridades competentes, nomeadamente a policia, uma vez que sendo as claques do SCP as únicas legais no pais, e havendo conhecimento pormenorizado dos seus sócios/membros dessas mesmas claques, não os tenha identificado como membros de extrema direita e impedido de frequentar eventos desportivos
O mesmo sujeito que já veio falar da abertura do capital como uma opção e não uma inevitabilidade ao crescimento, centrando-se na futura distribuição do mesmo, já depois de GL assegurar que os sócios do clube continuarão a eleger o centro de decisão do futebol.
ResponderEliminarNuma analogia, ainda gora vimos o capital chinês manter a administração executiva na EDP.
Também no clube tudo está a ser feito para alcançarmos resultados o mais depressa possivel, esse sim o unico garante que não nos tornaremos meros adeptos das camisolas listadas verdes e brancas.
Amanhã contamos com um treinador, ainda agora
eleito entre os dez melhores, para de alguma forma atenuar a maior experiência da estrutura do norte.
E não é só o melhor treinador quando toma decisões do agrado de cada adepto, para além de manifestamente impossivél é ele quem trabalha diáriamente com o plantel.
Vicente Moura, o grande amigo das sucessivas administrações do Belenenses que colocaram o clube onde ele está hoje. Encarna na perfeição o verdadeiro espirito da belenização, do retrocesso!
ResponderEliminarPor acaso, vcs nunca foram a um estadio de futebol.Cara tapada com uma t-shirt por causa do fumo dos engenhos pirotecnicos. O jornal publico esta a atingir o seu objectivo que era dividir a Nacao Sportinguista. Sou caboverdiano e vivo nos EUA.A essa tal cruz e tb simbolo dos choppers.Da nojo este tipo de "jornalismo". Sejamos espertos na defesa do nosso clube.
ResponderEliminarPS: vejo aqui alguns com um certo "ciume" (justificado ou nao) da Juve Leo. Lembrem-se juntos seremos mais fortes.
Por acaso, vcs nunca foram a um estadio de futebol.Cara tapada com uma t-shirt por causa do fumo dos engenhos pirotecnicos. O jornal publico esta a atingir o seu objectivo que era dividir a Nacao Sportinguista. Sou caboverdiano e vivo nos EUA.A essa tal cruz e tb simbolo dos choppers.Da nojo este tipo de "jornalismo". Sejamos espertos na defesa do nosso clube.
ResponderEliminarPS: vejo aqui alguns com um certo "ciume" (justificado ou nao) da Juve Leo. Lembrem-se juntos seremos mais fortes.
Força Sporting. Vai Ser um grande jogo!! Temos que ganhar para não abandonar a perseguição ao título
ResponderEliminarCaro Leão de Alvalade:
ResponderEliminarSaúdo a sua coragem por denunciar, de forma muito clara, a óbvia intenção desta notícia do Público hoje.
E para todos os que acham que as imagens são de mau gosto, eu chamo a atenção de que a própria interpretação do Público é bastante subjectiva. Senão vejamos:
a) a mão que parece estendida em saudação nazi não mais é do que apenas o braço direito de um adepto, cujo resto do corpo não está visível. Não é assim possível comprovar se o outro braço também está estendido ou não, o que muda por completo a conotação que lhe querem dar;
b) o próprio Público admite que o único símbolo polémico que surge nas imagens nem sempre é conotado com a extrema direita, sendo largamente usado noutras simbologias mais informais.
É evidente que as imagens tem um só objectivo: criar um determinado ambiente antes do jogo. Mas não se faça disso um caso de conotação hostil ou violenta ou até de ligação a ideologias extremistas porque essa é uma interpretação abusiva.
Para as virgens mais ofendidas, sugiro igual passeio pelos túneis da Luz ou do Dragão. Talvez ainda saiamos a perder.
De resto, algumas notas adicionais:
1) o Sporting já esclareceu em comunicado que a Liga e a UEFA aprovaram e até elogiaram a decoração;
2) é óbvio que o Sporting de hoje é uma instituição que se faz respeitar;
3) Vicente de Moura não é apenas um "conhecido Sportinguista". É também um "conhecido Sportinguista" que se esforça, amiúde mas com insistência, em se dirigir ao Sporting em moldes que não se atreve a usar com outros Clubes.
Em Alvalade mandamos nós. Isto é o Sporting!!!
LMGM:
ResponderEliminarA mensagem na saída das cabines dos árbitros diz apenas isto:
"A verdade purifica"
Lapidar.
Caro Leão de Alvalade:
ResponderEliminarNão me ficaria bem, como compreenderá, encetar diálogos com adeptos de outras cores.
Assim, remeto para si a resposta ao adepto de outra cor com quem trocou hoje opiniões, para que a verdade dos factos prevaleça.
Deve esse adepto tomar consciência, que a gravidade do que aconteceu no último derby não está relacionada com a gaiola, com a decisão dos dirigentes do Sporting em nela assistirem ao jogo, ou na forma como a hipoteticamente aprovaram em momento prévio.
A gravidade do que aconteceu nesse jogo prende-se pura e exclusivamente com a forma como os adeptos foram encaminhados, recebidos e instalados naquela zona do estádio e na forma degradante como foram tratados DURANTE o jogo. Esse foram os acontecimentos explosivos que serviram de rastilho para tudo o que, absolutamente condenável diga-se, aconteceu depois. Esta é a verdade dos factos que foram por nós constados no local, que não podem ser desmentidos por quem não os viveu e que forma posteriormente branqueados pelos dirigentes daquele Clube.
Para que a verdade prevaleça.
Um abraço para si.
Eu acho que algumas pessoas deveriam ter algum cuidado no que dizem para mais tarde não se terem de contradizer(embora bem sabemos que muitas vergonha é coisa que não tem).
ResponderEliminarAs imagens foram escolhas infelizes?Admito que sim,não vejo no entanto nenhuma clara saudação fascista como o Publico insinua(e isso sim seria grave).E certamente uma situação dessas não iria passar despercebida a responsáveis da UEFA por exemplo.
Isto só é noticia porque é o Sporting,pois eu sei de outro clube que não põem imagens nos corredores.É mesmo nos balneários dos visitantes,e embora o conteúdo seja diferente o objectivo é o mesmo(mas esses são os mestres das provocações e discórdia no futebol Português).
Como disse embora a escolha das imagens possa ser infeliz(eu teria optado por outras)o que registo é que tal como o autor do post diz e bem contra o Sporting os jogos agora já começam na véspra.
E isto denota claro medo(e esta história não passou disto).
E o que eles não percebem é que atitudes destas só nos tornam mais fortes e unidos na busca dos nossos objectivos.Eles são os primeiros a criar união num clube que não há muito vivia em plena discordia.
Estas tentativas de destabilização estão a ter o efeito contrário do objectivo de quem as cria.
Sábado lá estarei a apoiar o nosso clube em mais uma vitória.
SL
Pois, há umas semanas também um clube, que não mencionarei o nome, também tentou uma estratégia idêntica de destabilização, arranjando problemas onde eles não existiam. Por isso, agora não se queixem. Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!
ResponderEliminarImpressionante a quantidade de comentários a mais um excelente post! Só pode significar que a nação leonina está alive and kicking, demonstrando a sua indignação quando "notícias" deste teor ocorrem nas vésperas de jogos importantes.
ResponderEliminarParece-me óbvio que mais do que imagens pseudo-violentas, seria mais eficaz mensagens nos corredores de acesso ao balneário dos árbitros tais como: "Sabemos a vossa morada de casa!"
Quanto ao jogo, que é o que de facto interessa, temos uma desvantagem óbvia que se prende com a ausência das principais apostas para o lugar de médio defensivo: Rinaudo e Carriço.
Espero o regresso de André Santos aos grandes jogos da época passada e que isso signifique a vitória do Sporting. Não me interessa que seja grande, pequena ou assim assim.
Quero e acredito numa vitoria efectiva e não numa vitória moral assente numa figura talismã que poderá ser Izmailov ou ... Domingos.
Quero e acredito num estádio de alvalade com mais de 40 000 leões a rugir abrindo caminho para uma vitória do Grande Sporting Clube de Portugal
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarSou benfiquista.
ResponderEliminarJá cansa, nos dias imediatamente anteriores aos jogos, os meios de comunicação social, abstraírem-se do acontecimento desportivo e realçam os ódios existentes entre claques e adeptos dos clubes, num país ridiculamente tão pequeno que perdemos mais com estas coisas do que sinceramente ganhamos.
Que há elementos de extrema direita em todas as claques não é novidade. Acabem sim com essas claques ou elementos.
Nem sempre me orgulhei das acções do meu clube, mas francamente começa-me a parecer mais seguro engaiolar toda a gente, porque cada vez menos são as famílias a preencher os lugares dos estádios, que como a minha tem pessoas de variados clubes.
Gosto muito de futebol e do Benfica, mas isto assim já cansa!
Abraço para todos, sem excepções!
Antes uma associação á extrema direita, que pelo menos mantém a honra deste país, que ter conotação a criminosos imigrantes que afundam este país. Tenho dito.
ResponderEliminarOra bem o mau gosto discute-se. Mas isto não foi mau gosto. Isto tem imagens de violência, não é apenas agressividade porque a agressividade não é necessariamente violenta. Imagens violentas, as máscaras nos adeptos são muito graves porque eles usam-nas para poder cometer crimes sem poderem ser identificados. Há adeptos na imagem a fazer a saudação fascista, e há elementos com a cruz de ferro tatuada que é um símbolo muito utilizado por movimentos racistas.
ResponderEliminarÉ grave. Quem achar que isto é normal, não está a ajudar ou defender o Sporting, está a sujar o nome desse clube. Eu sou Benfiquista, se acontecesse no meu clube eu iria procurar mobilizar as pessoas para colocarem os responsáveis por aquilo fora do meu clube. Acho que os Sportinguistas deviam fazer o mesmo.
Saudações desportivas.
Eduardo.
Eduardo,
ResponderEliminarComo benfiquista tens muita violência real, cujas imagens nem requerem interpretação, para te preocupares e com responsáveis para fora do teu clube que não sei como te sobra tempo para vires aqui comentar.
Não é embirração, mas devo voltar a este tema e complementar os meus comentários feitos a quente.
ResponderEliminarAlém de envergonhado com o tipo de sportinguistas que (não) me representam naquela foto, devo agora envergonhar-me também por o meu Clube ter sido desmentido como foi.
Eu sou doente pelo Sporting, mas o espírito crítico não tem clube. Identifico-me com os sportinguistas 'normais', os que dão a cara, e não posso olhar para aquele túnel sem sentir desprezo pelo(a) decorador(a) de interiores.
Para intimidação, pagava-se multa à Liga e a equipa visitante subia sozinha ao relvado.