terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estamos sempre convosco!



O fim-de-semana passado estava preparado para ser uma enorme festa. A juntar ao clássico Sporting-Porto tinha adquirido bilhetes para ver o espectáculo do Cirque du Soleil no Pavilhão Atlântico na sexta-feira, podia assim fazer o fim-de-semana lúdico que a minha mulher há tanto tempo reclamava. Saída dia 6 após o almoço, passeio por Lisboa, espectáculo, revisitar o Lisbon by night, acordar com pequeno-almoço de hotel, de novo usufruir dos soberbos espaços da capital, almoçar tarde na margem esquerda e ao fim da tarde, enquanto a minha cara-metade visitava os saldos, encontro com a rapaziada para ir à bola.

Na terça passada tudo desmoronou! Durante o meu desporto semanal, pressão agressiva sobre o adversário, movimento lateral de acompanhamento e “plack” o sr. Aquiles resolveu entrar em rotura comigo e com os meus planos. Visita directa aos HUC e saída com um belo pé de gesso pelas 2 da madrugada. No dia seguinte, enquanto tentava saber quem seria a alma caridosa a emprestar-me um par de canadianas veio a pergunta fria:

- “Como é que vamos fazer no próximo fim-de-semana?”

- “O próximo fim-de-semana! Meu deus! Sporting-Porto! Não posso falhar!”

- “Não. O Cirque du Soleil, já temos hotel?”

- “Já, marquei ontem mas vou já anular! Arranjas alguém para ir contigo?”

- “Se vais à bola também vais ao espectáculo!”

- “…Vais trabalhar à tarde, não vais? Eu trato disso…”

O tempo, esse bem perecível, tornou-se de imediato escasso.

Primeiro, anular hotel, segundo saber como se procede para entrar nos dois espectáculos sendo PDM (pessoa com dificuldade motora). Pavilhão Atlântico, tudo bem, há entrada, acessos e soluções para esse efeito. Estádio José Alvalade, pânico, por razões de segurança não podem entrar no estádio pessoas com gesso ou canadianas, porque não conseguem garantir a evacuação em caso de emergência.

Entretanto via facebook, sms, etc., a “gozação” começava, “Estás pior que o Izmailov!”, “Dá-me a tua gamebox!”, “Só eu sei porque ficas no sofá!”, não podia ser, respondendo rápida e inconscientemente aos andrades garanti, “É mais certo eu ir a Alvalade que vocês entrarem em campo para vencer o jogo!”.

Quinta – feira, há que tomar medidas drásticas, aprofundar contactos, acalmar a esposa, garantir apoio dos amigos e subitamente uma luz ao fundo do túnel. A única hipótese é ter bilhete de acesso para o sector dos incapacitados motores!

Tudo bem! Por mim até posso ir para o túnel de acesso dos balneários ao campo! Já sei que vou ficar atemorizado com as fotografias mas desde que veja o jogo “in situ”, vamos embora! Só então comecei a pensar na logística, as mãos já doíam, subir a escadaria até ao escritório era um tormento, o pé afectado não pode poisar no chão porque está a 45 graus, as paragens têm de ser frequentes e o jeito para andar de canadianas é nulo (é a minha estreia!).

Seja o que deus quiser! Vou avisar as tropas que para um Leão cair é preciso mais que uma rotura no Aquiles! Sexta-feira, bilhete no bolso, indicações de como entrar no estacionamento do estádio, onde são os acessos às entradas para incapacitados motores, partida, largada, fugida, aqui vou eu!... Sexta-feira à noite, terminada a primeira odisseia no Pavilhão Atlântico, onde tudo era um bocado mais complicado do que fui informado, cheguei finalmente arrasado ao hotel, perna inchada, mãos doridas, o pé bom a perguntar que mal tinha ele feito. O conselho feminino veio frio como a anterior pergunta:

- “Não é melhor amanhã ir para Coimbra e dás a gamebox a alguém?”

- “Amanhã vê-mos isso.” – foi a ultima coisa que disse antes de dormir, o corpo estava de acordo com a minha mulher, mas o espirito não queria admitir a derrota.

Sábado, dia lindo de Inverno como só Portugal sabe oferecer, Lisboa brilhava sedutora mas o primeiro contacto com as canadianas fez acordar a realidade, porque raio não arranjei eu uma cadeira de rodas… “Vamos passear?”, não, a pergunta não congelou o ambiente foi feita com um sorriso malandro, trocista mas cúmplice. “Siga! Temos de fazer horas até às 17.00 e eu estou a morrer por um café.”.

As horas foram passando e a minha malta chegou dos mais variados destinos, a cerveja foi infelizmente proibida (obriga a muito movimento!). Papéis em cima da mesa, preparar a estratégia, vamos embora, objectivo conquistar Alvalade de muletas! Todos os que ajudaram a esta empreitada ser possível me deram o mesmo conselho – Vai cedo! – a primeira tarefa foi deixar o carro no estacionamento do estádio, depois de quase atropelar uns elementos da policia de intervenção lá descobrimos a entrada para o piso -1.

Surge agora o grande dilema, vamos para o lado Norte ou Sul? A porta de entrada não vem mencionada no bilhete e tínhamos de explicar aos seguranças a cada passo que era uma situação pontual de possibilitar a entrada de um “difícil de mover” para um sector reservado a “incapacitado de mover”. Utilizamos a lógica (observada por um dos meus companheiros) que tínhamos de ir para Norte porque todos os sectores ímpares são situados no lado norte do estádio e os pares do lado sul, assim fizemos e acertámos. A entrada foi feita pelo Pavilhão multiusos o que me permitiu conhecer mais este pedaço de Sporting e ver “in loco” a azáfama dos atletas das modalidades de combate, só mais tarde descobri que eles iam estar presentes no relvado antes do jogo e durante o intervalo, excelente ideia por sinal, cruzar-me com uma série de personagens públicas do Sporting e até ter recebido o cumprimento fugaz de Isabel Trigo Mira pela fisga do elevador.

Claro que chegar cedo foi fundamental, claro que manter a calma e a simpatia de cada vez que tinha de explicar a situação também ajudou (e foram muitas). Invariavelmente, na primeira abordagem, me diziam que não era possível entrar, aprendi (à terceira) que o melhor era deixar os seguranças mostrar o seu pleno conhecimento dos regulamentos e só depois de lhes dar toda a razão explicar o porquê da minha situação. Chega finalmente o momento da última etapa, são 18.30 H, os seguranças estão “fresquinhos”, subir o elevador até ao piso 2 e ser de imediato barrado por três seguranças, conversa para cá, conversa para lá, chamar o “chefe” tudo em ordem e sou encaminhado para o meu lugar. Magnifico! Devo ter sido, talvez, a vigésima pessoa a entrar, missão cumprida, Alvalade estava aos meus pés e eu tinha mais uma loucura cumprida.

O jogo decorreu como já foi por demais debatido, queria apenas acrescentar alguns pontos, primeiro sobre Polga e os seus já famosos passes longos, enuncia José Mourinho que passes com mais de 10 metros têm uma percentagem de sucesso próxima dos 30 % e isto independentemente de ser Polga ou outro qualquer jogador mundial a executá-lo, o problema não está nele, está na necessidade que a equipa tem de utilizar esse recurso (onde se perde a bola, em média, 70 por cento das vezes). Seguinte, Capel e o seu abaixamento de forma, o Porto defendeu as laterais com quatro ou cinco jogadores contra Capel/Insua/Scharrs ou JPerreira/Carrillo/Elias, normalmente eram dois contra cinco. Há um lance na segunda parte já com Izmailov em campo em que ele recebe a bola junto da linha do meio campo e tem um rectângulo de quatro jogadores do Porto na sua frente e nenhuma opção de passe ofensiva. Os adversários já perceberam que a nossa força actual está nas laterais e encheram aquelas zonas de gente! Por fim, Wolfswinkel, sem jogo nas laterais, sem bolas a fluir para a área ou pelo menos para o centro não há golos, seja com o nosso lobo seja com Jardel. Fernando Santos ao serviço do Estrela da Amadora, provou como era fácil marcar Jardel, bastava não lhe ligar nada e apenas impedir Drulovic e Sérgio Conceição de centrar… Ficam as notas à atenção de Domingos.

Mau resultado, num jogo quezilento na relação dos jogadores com a bola. A saída do estádio correu ainda melhor que a entrada, partilhei o elevador com dois culés um deles com uma cadeira de rodas de fazer inveja a muitos carros, provando mais uma vez que só fica em casa quem quer! Temos realmente um estádio 5 estrelas que permite a todos usufruir de belos espectáculos ao vivo!

Não quero terminar sem deixar alguns agradecimentos, primeiro à minha mulher por aturar as minhas pancadas, depois à AAS – Associação de Adeptos Sportinguistas na pessoa do nosso Hugo Malcato por terem dado um apoio inexcedível sem o qual esta aventura não seria possível.

Obrigado a todos e venha o próximo jogo. Estamos sempre convosco!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O querer é poder! ...e o amor ao Sporting tambem.

    Mas deixa-te de conversas:

    Põe-te bom depressa para vires a Alvalade sem essas mordomias (mariquices) todas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. "Põe-te bom depressa para vires a Alvalade sem essas mordomias (mariquices) todas."

    LOL...

    LMGM:

    Gdes aventuras...

    Gdes fotos...

    Gde post...

    Gde empreitada...

    Ctg é td à grande. Até a lesão no aquiles...

    Só o resultado do jogo é q não foi gde coisa. Fica para a próxima.

    ah... que tenhas uma gde recuperação. Se for à Fito Rinaudo, tanto melhor!


    P.S. - és tu na ultima foto, não és? Reconheci-te-te por causa do ar feroz... Na foto do meio tb dá para ver que o aquiles até está com bom aspecto, apresenta-se de túnica alva e tudo... :P

    Gde... abraço!

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    As coisas que tu inventas para conhecer o Multidesportivo, os elevadores, veres o pessoal das amadoras a treinar etc.

    Fonte bem informada garante-me que te viu em Coimbra à noite a fazer gelo... no copo!

    Abraço e as melhoras.

    (boa ideia para ir ver o jogo a Braga e chegar cedo a casa...)

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre convosco... estamos sempre convosco....

    ResponderEliminar
  6. http://www.youtube.com/watch?v=kU5gaTeikQE

    ResponderEliminar
  7. Fora do contexto:

    Acabei de enviar para o trio de ataque a seguinte mensagem:

    ...

    Penso que a direcção do Sporting já decidiu a substituição das imagens dos corredores.

    Godinho Lopes já encomendou imagens do “Menino da Lágrima” para encher as paredes do acesso às cabinas., pediu emprestados stewarts ao túnel da Luz e entrou em contacto com o fornecedor de creolina do Estádio da Dragão para receber os adversários nos próximos jogos.

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Não faço parte de nenhuma claque, mas podia.

    Boa gestão do espaço.

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    Sempre disponível para ajudar e para que um dos nossos possa visitar com dignidade a nossa casa ;)

    Um forte abraço e as melhoras,
    Hugo

    ResponderEliminar
  10. "LMGM,

    grande texto, grande espírito. Mais uma experiência que enriquece a tua história sportinguista e um pouco da nossa também. Quem quer bolota trepa, e em vontade e querer, ninguém bate os sportinguistas.

    Grande abraço!

    LdA,

    Pensa lá nessa ideia de Braga com carinho!
    Aproveito para avisar que o Núcleo de Braga vai reabrir, em novas instalações, e o Presidente Godinho Lopes vai lá estar às 15:30. Antes disso, passa ainda pelo Núcleo de Gondomar, que faz agora 10 anos.

    Abraço"

    Bruno Martins

    ResponderEliminar
  11. LMGM...grande aventura mas o importante é que conseguiste, só foi pena no final não teres sido recompensado com uma vitória.
    As melhoras e depois dessa aventura nem te atrevas a dizer "tem pena de mim que estou lesionado" porque duvido que aí em casa alguém caia nessa...:):):)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)