|
Gooch vira costas à adversidade |
RIO AVE, 1 ; SPORTING, 1
Não entrou bem o SCP no ano 2012. O resultado final, um empate a um no Estádio dos Arcos em Vila do Conde, acabou por ser o mal menor, numa competição, a Taça da Liga, ou BwinCup como foi baptizada na edição 2010/11, que favorece as equipas mais cotadas. Seguem-se dois jogos em Alvalade contra Gil Vicente e Moreirense para cumprir as três jornadas deste Grupo A.
O início do jogo apresentou um Sporting displicente, num jogo que começou morno. Ainda assim eram os vila-condenses quem mostravam maior vontade. Aos 15 minutos, num segundo livre de Jorginho pelo lado esquerdo do ataque do Rio Ave, seria inaugurado o marcador, após recarga de João Tomás à defesa de Marcelo Boeck.
O Sporting despertou e começou a sair para o ataque com mais qualidade. Os lances de perigo começaram a surgir a partir dos 20 minutos: Carrillo chega atrasado a um cruzamento de Insúa na primeira oportunidade leonina. Estavam decorridos já 22 minutos… Depois, é Elias, desconcentrado, quem desperdiça, quando tinha tudo para facturar. Ao contrário do jogo para a Liga Zon, hoje não seria dia sim para os holandeses e nem Schaars nem Wolfwinkel aproveitariam as suas chances de empatar o jogo. Insúa num remate potente faria brilhar Paulo Santos mesmo ao soar do gongo para intervalo. O Rio Ave ía para o intervalo em vantagem rentabilizando bem, ao contrário dos leões, o tempo em que esteve por cima no jogo.
A segunda parte começava prometedora, com um Sporting mais rápido, mais incisivo, com mais genica, mas sem conseguir criar lances de golo eminente. Foi preciso um erro defensivo para Diego Capel se isolar e, mais uma vez, desperdiçar o empate. Mérito de Paulo Santos que conseguiu desviar o remate do espanhol. O jogo corria sem que se notassem grandes alterações e Domingos, que cumpre hoje 43 anos, resolve arriscar para não ver o seu aniversário estragado por uma inesperada derrota. A entrada de Matias e, um pouco mais tarde de Marat Izamilov, a quem se saúda o regresso e se deseja melhor sorte, alterou a dinâmica atacante do Sporting. A maior criatividade destes dois elementos e a boa adaptação de Schaars como médio mais recuado fazia acreditar, novamente, os fervorosos adeptos leoninos, sempre presentes, sempre entusiasmantes.
O golo, no entanto, não chegava e foi já numa fase tardia que Onyewu, com o pé esquerdo, marcaria após bom lance de entendimento pelo lado direito entre Matias e João Pereira. Estava estabelecido o resultado final num jogo pouco conseguido do Sporting. Até ao fim do jogo foi a vez de Marcelo Boeck voltar, por fim a reaparecer numa segunda parte até aí descansada… Apareceu e de que maneira! Conservou, por três vezes e de forma decidida, o empate já em fase de descontos.
Por fim, fica a nota de algum sub-rendimento, que se vem notando já há algum tempo de elementos chave do SCP desta época: o que se passa com Elias, Wolfie e Capel?
Menção honrosa para Insúa, Schaars, Polga e Boeck. Oniewu, apesar de algo trapalhão, acima de todos pelo golo marcado, num Estádio que lhe é talismã. Bons indícios de Matias e Marat.
FICHA DE JOGO:
Estádio: dos Arcos em Vila do Conde.
RIO AVE: Paulo Santos, Jean Sony, Gaspar, Jeferson, André Dias, Tarantini, Wires, Jorginho, Yazalde, João Tomás e Christian Atsu.
Treinador: Carlos Brito.
Substituições: 66 m – Saiu Jorginho e entrou André Vilas Boas; 72 m – Saiu João Tomas e entrou Kelvin; 88 m – Saiu Atsu e entrou Saulo.
Não utilizados: Huanderson, Braga, Bruno, China e Eder
Disciplina: Cartão amarelo a Atsu (30 m), Jean Sony (32 m), André Dias (57 m), André Vilas Boas (72 m), Tarantini (82 m), Saulo (90 m), Gaspar (90 m).
Golo: João Tomás (15 m).
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: Marcelo Boeck, João Pereira, Onyewu, Polga, Ínsua, Elias, André Santos, Schaars, Carrillo, Diego Capel e Wolfswinkel.
Treinador: Domingos Paciência.
Substituições: 52 m – Saiu André Santos e entrou Matias Fernandez; 64 m – Saiu Capel e entrou Izmailov; 73 m – Saiu Elias e entrou André Martins.
Não utilizados: Rui Patrício, Evaldo, Bojinov e Pereirinha.
Disciplina: Cartão amarelo a André Santos (33 m), Schaars (60 m), João Pereira (80 m), Polga (84 m).
Golo: Onyewu (87 m).
três notas que me estão a revirar por dentro, por diferentes motivos, e uma quarta em registo de sugestão:
ResponderEliminar1) que andava o martin onyewu king a fazer na grande área contrária num lance de bola corrida!? (isto é bom)
2) que se passa com o elias!? (isto é mau)
3) que transmissão foi aquela da sic, que informa os telespectadores num jogo da taça da liga que o "o sporting não tem legitimidade para pensar no título [de campeão nacional]" e depois impede-nos de saber se o golo do j. tomás é legal e se há penálti sobre o lobo!? têm metade das câmaras dos outros canais!? (isto é nojento)
4) todos a Alvalade no sábado...
SL
estamos a cair...e por este andar será a pique. já lá vão 6 jogos seguidos sem ganhar fora, e depois do Porto vem jornada dupla fora com boas equipas... Por este andar daqui a 2 ou 3 semanas tamos a mais de 10 ptos dos 1ºs. Enfim...
ResponderEliminarE n é só o Elias que enerva por n jogar nenhum. O wolfs não faz golos a ng se n houver penatys. O Carrillo tá trapalhão. Epa, tou desiludido. desculpem o desabafo
e é verdade q temos mtas oportunidades e q qd marcamos primeiro conseguimos ganhar mais tranquilos, mas ja viram q todos os jogos os nosos gr sao o melhor da equipa? A sério. Já n me lmbro d um jogo em q n tenhamos cnosentido 3 ou 4 lances de golo iminente. Salva-se estarmos mm bem servidos na baliz!
ResponderEliminarVirgilio,
ResponderEliminarQuando fui ver o jogo já suspeitava que a equipa fosse entrar de mansinho por 2 razões: as férias natalícias e o jogo de sábado. É impossível que esses 2 factores não se fizessem sentir.
As férias natalícias provocaram a debandada geral e um inevitável desligar com reflexos na concentração. O jogo de sábado, pela importância que tem, não deve sair do subconsciente dos jogadores.
Mas, depois de bem vistas as coisas, nos minutos iniciais o desligar foi quase total e em muitos momentos confrangedor. E, no computo geral, tivemos muita sorte para segurar um empate que em nada belisca as nossas pretensões na prova e isso é o mais importante.
Quanto ao abaixamento de forma de alguns jogadores por um lado é natural por outro pode ser também o facto de jogadores como Capel e Wolfs serem agora mais conhecidos pelos defesas e isso os obrigar a reinventar os recursos.
Não me parece já natural extrapolar-se o resultado e exibição de ontem com o próximo jogo. Estamos a falar de um jogo da 4ª competição nacional com um dos jogos de maior importância e tradição do campeonato nacional. Não acredito que os jogadores encarem os 2 jogos da mesma forma. Não devia ser assim mas é.
Jogo fraco da equipa. Não vejo grande baixa de forma em Wolfs o que ele tem é muito menos jogo, o centro do terreno é um deserto a bola só anda pelas laterais e é dificil marcar golos com a bola tão afastada do miolo.
ResponderEliminarFoi um jogo de repelões e precipitações, muita bola perdida, pouco controlo do jogo e do adversário.
Há dificuldade de jogar contra ataques rápidos, já tinha sido assim no jogo anterior em Vila do Conde e continuou. Nunca conseguimos impedir as transições do Rio Ave, nunca percebemos o que fazer, de novo, faltou miolo no nosso meio campo.
Matias e Izmailov se vierem curados resolvem esse problema.
Sábado vai ser para sofrer... todos juntos!
Só uma dúvida: o baptismo Bwin Cup, não começou na edição 010/011 ?
ResponderEliminarQuanto ao regulamento favorecer os "grandes"; não é assim desde a 1º edição... talvez, 2ª...?
Rui Coelho:
ResponderEliminar"Martin Onyewu King" está soberbo... Eu bem notei o cartaz com a figura de MLK entre os adeptos do SCP. Imaginação não nos falta! Até já o estou a ver a iniciar um discurso... "I have a dream..." Eu tb tenho um sonho... :)
LdA, LMGM:
Não me preocupa tanto a pc participação no jogo da equipa de Ricky, preocupa-me mt mais as oportunidades flagrantes que vem desperdiçando de uma forma absurdamente incrível...
Entre Capel e Elias, percebo menos o 'abaixamento' de forma do brasileiro, talvez pq, sinceramente, espero sp muito dele. Acho que 'o profeta' me habituou mal... :)
Pai da Leoa:
1.ª dúvida. Não o consigo esclarecer. Talvez, nem sei se começou em 2010/11 e, sinceramente, pc me importa, para o caso, o patrocinador da famosa taça de bejeca. ;)
Uma coisa é certa: só ontem dei conta disso... LOL! Se ainda assim quiser confirmar, agradeço. Esteja à vontade. O rigor é sp bem vindo, mesmo na 3.ª competição nacional...
2.ª questão. 1.º aspecto: no post não se afirma que a competição favorecia os "grandes" (suponho que se refere aos 3 gds) , mas sim as equipas mais "cotadas" segundo o critério que a LPFP usa no sorteio e que, apesar de pc provável, pode não coincidir; 2.º aspecto, tb não se afirma que essa situação é exclusiva desta edição.
Obrigado a tds pela participação.
SL!
Mas não é "crime" dizer que os Grandes são beneficiados na competição... da forma como se enquadram os Grupos.
ResponderEliminarE 3ª competição... se calhar até é a 4ª... até a Supertaça tem + carisma... verdade... e decência!!!
http://www.lpfp.pt/bwincup/Pages/Jornada.aspx?epoca=20102011
ResponderEliminarSim, começou a época passada, a BWin Cup.
Pai da Leoa:
ResponderEliminar"Sim, começou a época passada, a BWin Cup"
Obrigado pela confirmação.
"E 3ª competição... se calhar até é a 4ª... até a Supertaça tem + carisma... verdade... e decência!!!"
Que eu saiba essa, o SCP, não disputou... Para o ano, sim, será a terceira! Pelo menos assim esperamos...
SL