É-me mais ou menos indiferente o que diz Bruno de Carvalho. Ou antes, é-me tão importante o que ele diz sobre o Sporting como o que diz qualquer outro associado porque é essa a qualidade que lhe reconheço. E nessa qualidade tem todo o direito a pronunciar-se sobre a vida do clube como qualquer um de nós. Mas convenhamos que as comunicações de Bruno de Carvalho têm 2 problemas que se relacionam entre si.
Sempre que Bruno de Carvalho fala questiona-se o timing da sua intervenção. Ora este só é um verdadeiro problema por causa do conteúdo. É que, desde que perdeu as eleições, o consócio Bruno de Carvalho sempre que escolheu falar sobre o Sporting apenas conseguiu demonstrar azedume e algumas vezes mau perder, parecendo-se esquecer que o acto eleitoral decorreu há quase um ano.
Contrariamente à maioria dos associados, Bruno de Carvalho nunca falou para demonstrar satisfação com a recuperação da equipa da modalidade mais representativa ou pela obtenção de bons resultados, mesmo que ainda parciais. E também se esqueceu de levantar a voz para defender o clube dos ataques que vai sendo alvo, pelo menos com a sonoridade com o que o faz para mostrar o seu desacordo, por muito legítimo que seja, com a gestão de Godinho Lopes. É isso que descredibiliza a sua mensagem junto dos sportinguistas, especialmente por estar sempre muito solicito junto dos órgãos de comunicação social que, aparentemente, só o escutam porque a sua mensagem, que é mais ou menos indiferente para o clube e o momento que se vive, cria ruído e por isso se vende.
Este não é o único mas é o principal problema de Bruno de Carvalho: o conteúdo da sua mensagem. Claro que o timing também conta, e por isso não terá passado despercebido a ninguém que Bruno de Carvalho esperou mais de uma semana para discorrer sobre a entrevista de Godinho ao Expresso e fê-lo precisamente a seguir a um resultado adverso para o clube. Fica a dúvida se o faria se tivéssemos ganho ou se seria mais veemente nas criticas caso tivéssemos perdido. E foi a dúvida o principal adversário de Bruno de Carvalho nas eleições que perdeu...
O principal problema de Bruno Carvalho é que, contra todas as expectativas, Luís Godinho Lopes tem sido um excelente Presidente do Sporting. E isso deve deixá-lo desesperado...
ResponderEliminarNão sei se houve chapelada ou não. Mas se houve ainda bem que houve. Vocês não estão mesmo a imaginar este cavalheiro como nosso Presidente, pois não?!
Não concordo com o timing, o Bruno esteve muito mal e ainda mostra bastante ressentimento e um ligeiro sentimento de vingança para com a direcção actual, ainda por causa das eleições. Mas disse uma verdade...os resultados e qualidade do futebol podem estar bastante melhores, mas em termos de gestão financeiro podemos ir parar ao buraco se continuamos assim...
ResponderEliminar...foi não ter vencido as eleições! Negar a confiança ao actual presidente, que ele próprio já reclamou e reclama. E sobretudo não compreender que os sócios depois de elegerem o CD, devem contribuir para o sucesso do mesmo. Que é o que a grande generalidade dos sócios está a fazer, porque acreditam que o trabalho da actual direcção vai precisamente no sentido contrário do que ele apregoa, estando hoje muito mais isolado do que já esteve.
ResponderEliminarSou e sempre fui contra todos os tipos de unanimismos e penso convictamente que da discussão de ideias nascem coisas melhores.
ResponderEliminarIsto não quer dizer que concorde com a actuação do BC, isto porque o faz a despropósito, nos locais errados (claramente permitindo a instrumentalização), utilizando argumentos duvidosos e pior que tudo não apresentando nenhuma proposta de alternativa.
Faz lembrar os "velhos" no camarote dos Marretas, só que esses davam para rir e este não!
Há coisas que nos escapam:
ResponderEliminarhttp://sportingnocoracao.blogspot.com/2012/01/porque-tanto-medo-de-bruno-de-carvalho.html
Tiago:
ResponderEliminarSe se confirmar essa perseguição à TV, tal configurará uma situação vergonhosa.
Mas nada disso invalida a critica nem desculpa as atitudes e os discursos reprováveis de BdC. Eu estou à vontade e sou insuspeito para classificar BdC no pós-eleições até pq votei nele, apesar de já ter admitido o erro. O BdC teima em dar razão em quem nele ñ votou, alegando falta de credibilidade ou maturidade, p.e., e a quem nele votou mas já se arrependeu. É que ele vem agindo como um menino mimado e birrento a quem lhe tiraram o brinquedo e com isso vem comprovando, sistematicamente, pelo menos uma das acusações que lhe apontam com maior frequência: a falta de maturidade para exercer tamanha responsabilidade (e de alguma inteligência tb tem dado mostras, há q admitir...).
Já GL também esteve mt mal. Aquela afirmação do SCP acabar se ele ñ tem assumido a presidência foi catastrófica... Esteve quase ao nível do antecessor... Mas já leva quase um ano de mandato e foi a primeira 'jebardice' que me lembro de lhe ouvir. Ora, tds somos humanos e tds erramos, a não ser aqueles que não dizem nem mexem uma palhinha.
Qt à sua gestão, nomeadamente a financeira, há que estar atento sempre. Julgo que o facto de se assistir a menos criticas, qd comparado com as anteriores gestões, terá a ver como cuidado que o actual CD teve em explicar a sua estratégia, a qual foi sufragada em eleições e tem vindo a seguir. É arriscada, levanta mts dúvidas? Pois é, mas tds pedíamos uma mudança de paradigma e ele protagonizou-a. Se é o melhor caminho tb não sei dizer, mas rezo a tds os santinhos que resulte...
SL!
Não havendo perfeição no universo, nem no leonino, sempre prefiro certos defeitos a outros. É a diferença entre a pessoa poder escudar-se em trabalho ou não, quando abre a boca para dar opinião. Assim sendo, só mesmo BdC para destruir ele mesmo a "aura" que apesar de tudo construiu junto de uma franja substancial de adeptos há um ano atrás. A palavra a BdC, gostamos de te ouvir ... e estou confortável para escrever isto, porque não votei em GL.
ResponderEliminarSL, MTP
Infelizmente as coisas discutem-se pela rama e a essa tentação parece não ter fugido o Bruno de Carvalho. O que Godinho Lopes disse ao Expresso não foi que sem ele o Sporting acabava o que ele disse (a entrevista está colocada aqui ( http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/12/godinho-lopes-se-nao-tivesse-vindo-o.html )
ResponderEliminar"Se não tivesse vindo para cá, se não tivesse a equipa que tenho, se não tivesse feito o investimento que fiz, o Sporting tinha acabado."
Pessoalmente acho que não devia ter dito o que disse mas não tenho dúvidas que o Sporting que temos como referência correu sérios riscos de ter acabado e, com Godinho Lopes ou com outro presidente que tivesse sido eleito esse risco não está definitivamente posto de lado, e com a actual conjuntura vê esse risco alargado.
Quanto ao resto julgo que deixei claro no post a minha posição.
Virgílio,
ResponderEliminarEu não sei quem tem razão. Ambos erraram: Godinho não devia ter dito o que disse, nem o Bruno devia ter dito aquilo naquela altura. Há sítios e alturas indicados para cada situação.
Agora, ninguém pode negar que estamos numa frágil situação financeira. E se ficamos todos cegos com o bom futebol que a equipa está a praticar nem nos apercebemos disso...e depois do nada a casa vem abaixo. Acho sinceramente que está a ser essa a intenção do Bruno, tentar lembrar-nos, aos sócios e adeptos, que o clube é nosso e não uma empresa com a qual pessoas podem andar a brincar.
Volto a dizer, não sei quem tem razão. Mas nós, sócios e adeptos, não podemos ficar cegos e tapadinhos pelo bom momento pelo qual o clube passa (desportivamente).
Caro LdA,
ResponderEliminarCritica o "timing" de BdC para falar. Qual seria o timing ideal? Não acha que imediatamente a seguir às declarações (no mínimo desnecessárias) de GL, este post poderia estar escrito praticamente da mesma forma, com o argumento de timing errado devido à desestabilização que pode provocar na equipa antes de um jogo fundamental?
Quando é que seria propício um comentário de BdC sobre este assunto?
Em relação ao conteúdo, acho que não tem nada de negativo. Mal fora se perdessemos o direito a expressar a nossa opinião. Contudo, até percebo que aos olhos de alguns possa desagradar uma crítica a um presidente que, apesar de uma campanha eleitoral digna de um dirigente lampiónico e de afinações nas contagens dos votos, tem feito algum trabalho positivo em prol do clube.
Mas, caro LdA, dizer que BdC demonstra sempre azedume e mal perder ´e, no mínimo, estar mal informado.
http://www.sportingapoio.com/adeptos-do-sporting-foram-agredidos-e-humilhados-bruno-de-carvalho
http://relvado.aeiou.pt/sporting/bruno-carvalho-sporting-caminha-para-fazer-excelente-campeonato-279061
O BdC tem toda a legitimidade para se pronunciar sobre o nosso clube, não só como sócio do SCP como também como candidato derrotado com mais eleitores que o vencedor. Alguém tem de se pronunciar pela defesa do Clube, e não é o senhor das eleições antecipadas para entregar o clube a investidores desconhecidos.
SL
Também discordo da conversa sobre o timing. A meu ver, é uma parvoíce. Quer a equipa esteja a ganhar (desestabilizador!) quer esteja menos bem (abutre!), vai sempre ser criticado nesse aspecto.
ResponderEliminarExactamente por causa do conteúdo do que refere, como bem diz o Leão de Alvalalde. O Sporting estaria bem melhor sem GL? É um auto-elogio, ou a assumpção de que qualquer um faria melhor que ele?
É que o Passado não é assim tão recente quanto isso, e a memória não é, por norma, muito curta no que toca á dor de ver o Sporting... verdadeiramente mal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAnónimo das 16:22
ResponderEliminarCertamente não leu o post na íntegra.
Julgo que as questões da legitimidade ficaram bem claras, mas quanto a mim apenas no que diz respeito à sua qualidade de sócio. Não reconheço a figura de de candidato derrotado e, tanto quanto sei, não está prevista nos estatutos.
Quanto à questão da oportunidade BdC tem esse problema e cabe-lhe a ele escolher o momento que quiser para falar. O problema é, como digo no post, é que à questão do timing se associa o conteúdo, geralmente no mesmo tom. E, ao escolher este timing a dúvida é também legitima:
"Bruno de Carvalho esperou mais de uma semana para discorrer sobre a entrevista de Godinho ao Expresso e fê-lo precisamente a seguir a um resultado adverso para o clube. Fica a dúvida se o faria se tivéssemos ganho ou se seria mais veemente nas criticas caso tivéssemos perdido"
Não seria fácil tomar uma decisão mas esse foi o caminho que BdC escolheu, bem diferente, saliente-se dos restantes candidatos derrotados.
P.S- Se o "senhor das eleições antecipadas" colocar esse cenário à consideração dos sócios isso não é reconhecer a importância dos mesmos dando-lhes o direito de se pronunciar sobre o que acham mais vantajoso para o clube.
Ou preferia que ouvíssemos apenas o que o BdC a propósito do assunto e decidíssemos em conformidade ?
Ou que se fizesse uma cooptaçãozita?
Deixando as questões que estão a ser debatidas de lado (timing, legitimidades, etc.) e falando só das afirmações de Bruno Carvalho, não me recordo durante a sua campanha de qualquer medida que pudesse dar substância à sua afirmação que economicamente o Sporting estaria melhor.
ResponderEliminarAliás qualquer candidato tinha neste aspecto propostas muito semelhantes sendo que o único onde vejo capacidade de ser mecenas e por essa via injectar liquidez no clube seria Pedro Baltazar.
Bruno Carvalho tinha um fundo, o Godinho tem vários e o Sporting não tem dinheiro, nem com um nem com outro. Aliás, Bruno Carvalho não tem nada que o impeça de activar o seu fundo de 50 milhões e propor reforços ao Sporting, talvez em Junho...
As diferentes opiniões devem surgir nos locais certos (assembleias gerais ou outros meios para o efeito) não na praça publica. Acho tambem que nós sportinguistas nem devemos comentar e postar estas noticias. Por fim tenho pena que o Bruno perdeu o espaço de manobra que tinha portanto é menos uma solução além que nunca devemos desejar o mal de outros para o nosso bem ainda para mais quando o mal do outro tambem é o nosso mal. E até ver o Godinho não era o meu mas não tem estado mal (fora a declaração do acabar).
ResponderEliminar