domingo, 8 de janeiro de 2012

Sporting - FCP: dores de crescimento?

Quem teve a sorte de presenciar ontem ao vivo o clássico dificilmente poderá, ao fazer o balanço dos ganhos e perdas, ter dado o seu tem por mal empregue. É indiscutível que o Sporting não obteve um bom resultado, face às suas pretensões e posição na tabela classificativa, e isso é bem evidente ao poder, no fecho da jornada ver o SLB mas longe e o SCBraga encostar-se no terceiro lugar. Mas do jogo no relvado ficou reforçada a ideia de que o Sporting cresceu face aos seus rivais, ideia essa já vincada no derby, e das bancadas foi indiscutível o sinal de força de um grande clube. Não fosse assim e seria impossível assistir-se ao espectáculo proporcionado, com um Alvalade cheio e vibrante, com quase 50 mil batendo o recorde assistências em jogos do campeonato no novo estádio.

Quanto ao jogo propriamente, foi um jogo forte de emoções, mas sem grande riqueza técnica. Domingos acabou por dar mais de 45 minutos de avanço a um Vitor Pereira sagaz na forma como montou a equipa, revelando conhecimento das nossas virtudes e fraquezas. A colocação de Neto a 6 pareceu-me despropositada, confirmando que falta ao jogador a agressividade e rapidez de raciocínio para a função, mais evidente ainda quando o FCP lhe devotou particular atenção, impedindo-o quase sempre de jogar de frente para o jogo. Com Shaars naquela posição o Sporting viveu os seus momentos mais estáveis e com isso conseguiu construir mais do que havia feito até aí. Beneficiou e muito também, há que dizê-lo, da colocação de Matias sobre a esquerda, ensaboando o pobre Maicon, coisa que Capel nunca conseguiu fazer. 

No futebol não resultados justos ou injustos. Há quem marque e quem não marque. Desta feita nenhuma das equipas o conseguiu fazer, embora o golo pudesse ter acontecido am qualquer das balizas. Embora me pareça que o adversário tenha estado genericamente mais confortável no jogo, revelador talvez de maior maturidade, o maior número de oportunidades e a sua qualidade pertenceu ao Sporting.

Apesar da vontade revelada pareceu-me evidente a falta de discernimento e frieza no momento de definição das jogadas, em todo o campo mas em particular no último terço. Terão sido provavelmente esses os factores que, mais do que a pressão do adversário, que conduziram a um elevado numero de perda de bolas e consequente morrer de jogadas capazes de levar o perigo à defesa adversária. Izmailov, que se lesionou novamente, podia ter matado o jogo nos minutos finais, assim como Wolfswinkel, que paulatinamente vem perdendo acerto e fulgor. Esse tem sido o principal problema do Sporting nos últimos jogos do campeonato onde perdeu pontos (Luz, Coimbra e ontem) onde a eficácia faltou. 

O mau resultado acaba por penalizar mais o Sporting, e com o decorrer do tempo para o final do jogo o FCP pareceu dar-se por satisfeito com o empate. Esse é um sinal de que, apesar da distância que nos continua a separar, nos reconhecem qualidade. Muito diferente de um passado recente em que o Sporting se remetia a uma toada demasiado cortês quando tinha que atacar adversário e sempre muito angustiado quando se remetia à defesa. Sinal evidente de crescimento (que se estende à demonstração de vitalidade do clube dado pelos adeptos) e cuja dores ficam patentes num resultado adverso e penalizador. Saber  viver com essa adversidade e procurar evoluir é o próximo desafio de Domingos e da equipa que comanda.

Apesar da diferença para os da frente  acredito que o Sporting ainda está na luta pelo campeonato e será um dos actores principais na sua decisão.

Nota: O jornal Públicoteve o tratamento que se esforçou por merecer. Quem não nos respeita fica à porta de casa.
Ficha do jogo:

12 comentários:

  1. Óptima análise!

    "Embora me pareça que o adversário tenha estado genericamente mais confortável no jogo, revelador talvez de maior maturidade, o maior número de oportunidades e a sua qualidade pertenceu ao Sporting."

    "pareceu-me evidente a falta de discernimento e frieza no momento de definição das jogadas, em todo o campo mas em particular no último terço"

    Estas duas apreciações resumem no geral o que achei do jogo.Concordo também que Neto a 6 foi uma perda de tempo e acho que Capel tem perdido muito fulgor e discernimento nos últimos jogos. Talvez os adversários já o tenham mais estudado, contudo parece-me que se tem mostrado muito menos inconformado.

    Subimos muitos degraus em relação às últimas épocas, estamos mais perto dos nossos adversários directos mas ainda nos falta algumas coisas. Acho que temos um óptimo treinador, talvez o mais completo dos 3 grandes mas falta-nos ainda mais qualidade no plantel. Mesmo assim, se tivéssemos todos à disposição sem lesões e em forma, principalmente Rinaudo, Izmailov e Jéffren, parece-me que poderíamos estar muito melhor classificados.
    Espero que esta nova lesão do russo não seja grave pois, para mim, é o melhor jogador que nós temos.

    SL

    ResponderEliminar
  2. " o FCP pareceu dar-se por satisfeito com o empate"

    Para quem meteu James e Kléber no final, não é verdade. Sim, o FC Porto esteve sampre cómodo no jogo.

    O resto fica para cada um. Até a arbitragem, que por alguma razão nem é citada.

    Quanto ao Público, saliência para o "cluibe diferente".

    Fica para cada um essa saliência também.

    O campeonato acabou para o Sporting. A não ser a luta pelo 3º lugar, sim o Braga...

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís,

    não falei na arbitragem para que tal não parecesse desculpa, como faz o FCP que, quando ganha os árbitros são uns heróis e quando perde aponta logo os canhões.

    A arbitragem errou e não foi pouco e, tal como com as melhores oportunidades de golo, os maiores erros foram contra o Sporting. O Vitor Pereira queixa-se da falta de 1 segundo cartão amarelo ao Polga mas esqueceu-se convenientemente de assinalar situações análogas que aconteceram com os seus jogadores que mereceram também o 2º amarelo.

    Mas o pior foi não ter expulso o Otamendi, cujo lance sobre o Carrilo é vermelho directo óbvio, e os tiques do juiz de linha do lado do banco do Sporting, cujo emprego à semana deve ser guarda de passagem de nível da CP. Qualquer ataque do Sporting era parado com fora-de-jogo e um lance do Elias e outro do Wolfswinkel são nitidamente uma grande muleta para o FCP ter saído de Alvalade a zero.

    ResponderEliminar
  4. O post tem tudo o que deve ser dito. Falar de arbitragem é pisar no óbvio. Proença é fraco e os seus assistentes sabiam ao que iam. Hulk ganhou bolas no encosto (normal), Wolfs quando ganha bolas dessa maneira é falta (há sobre o Rolando que é de rir).

    Falar com o Zé Luís é retroceder e encolher o cérebro. Mas agradeço-lhe a preocupação pela nossa luta neste campeonato.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,

    Antes demais queria a agradecer a boa companhia que foi nesta viagem de "regresso" a Alvalade.

    Quanto ao jogo aspectos neg.:
    - Continuamos com um prblema na posição 6

    - Continuamos a falhar golos faceis

    aspectos pos.:
    - Já estamos num nivel em que conseguimos ombrear com o SLB e o FCP

    - A enchente de Alvalade o acreditar nesta direcção e equipa

    - desta vez o Proença consegui ser mais comedido e tentou nivelar os erros para ambos os lados, pena os fiscais de linhas nao partilharem esse sentimento.

    Agora há que continuar a trabalhar para melhorar temos ainda uma longa época pela frente, com uma margem de crescimento muito grande (penso eu).

    No final se farão as contas,

    Sl,
    Sérgio Palhas

    ResponderEliminar
  6. Eis a minha opinião sobre o nosso Sporting actual:

    - o principal problema é que o Volfs. está a cair de produção. Por outro lado, no sistema do Domingos (extremos a bombear bolas para a área), o Volfs não é o tipo de Ponta de Lança ideal:é muito fraco de cabeça. Portanto, este treinador de bancada pensa que, ou se muda o sistema ou se muda o "Ponta". Nenhuma das hipóteses me agrada.

    Esta é, apenas, uma opinião.

    ResponderEliminar
  7. Emanuel,

    Parece-me que reduzir o problema ao Wolfswinkel, é um tanto ou quanto...redutor.
    A mim parece-me que o sistema que se está a implementar na equipa não é o mais forte para vencer jogos, e se calhar nem é aquele que mais beneficia alguns jogadores. Ontem houveram muito poucas oportunidades claras de golo, não podemos culpa o Ricky por todos os males, se ele não resolve jogos sozinhos. No futebol, as equipas é que têm que resolver jogos.


    Leão de Alvalade e restantes sportinguistas do Norte de Portugal,

    queria perguntar se também sentiram na pele os relatos absolutamente "alucinantes" de perseguições de autocarros com adeptos do FCP, ou se já leram tais relatos, ou os ouviram da parte de alguém. Se aquilo é mesmo verdade, não percebo como tem sido abafado pela imprensa, e se dá tanto destaque a um apedrejamento a um autocarro com adeptos do FCP, que pode ter sido conduzido por adeptos de qualquer credo, ainda que seja também um acto condenável. Adeptos deste género não merecem o futebol...

    ResponderEliminar
  8. JPDB,

    na viagem de ida, feita no autocarro do Solar do Norte, não viajamos pela A1 mas pelas autoestradas junto ao litoral, desembocando na A8.

    A viagem de volta foi feita de carro e sem qualquer sobressalto, inclusive quando paramos nas estações de serviço, onde, por curiosidade, os adeptos sportinguistas eram vistos em maior número. Para esse "sossego" também terá contribuído o facto das claques portistas ficarem retidas em Alvalade, como é usual.

    Quanto à questão de Wolfswinkel concordo. Não lhe cabe a ele em exclusivo resolver os problemas que são colectivos. Até porque durante o jogo ele é pouco servido quer em quantidade quer na qualidade como a bola lhe chega.

    O que quis dizer com "paulatinamente vem perdendo acerto e fulgor" é que, contrariamente ao que vinha sucedendo, não tem aproveitado as raras ocasiões criadas.

    ResponderEliminar
  9. LdA:

    Presenciar Alvalade a ferver, viver aquele óptimo ambiente (do princípio ao fim), jamais será tempo mal empregue. E o jogo propriamente dito, tb não o foi. Apesar de que esperava um pc mais dos nossos rapazes.

    As tendências continuam: ao desperdício de soberanas oportunidades por parte do SCP juntou-se-lhe a tb habitual arbitragem gelatinosa à portuguesa. Para qd um critério uniforme no julgamento e disciplina de situações idênticas por parte das equipas de arbitragem em Tugolândia? Talvez no dia de São Nunca à tarde.

    A única consideração mais dissonante do post diz respeito à prestação de Renato Neto. Sem experiência, com uma ambiente daqueles num jogo de tanta responsabilidade, não me pareceu que tivesse estado particularmente mal. Não tremeu e mostrou-se aguerrido, principalmente na pressão sobre adversários para recuperação da posse de bola. Mas, correndo o risco de parecer um paradoxo, é verdade que o SCP melhorou qd saiu e viu Schaars recuar para a sua posição. Mas o Schaars é o nossos super 8... :)


    E, claro, a luta continua...

    FORÇA SCP!
    SL!

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Obviamente não achei que estava a culpar o Ricky. A minha nota era mais para o comentário do Emanuel.

    Num outro plano estou a começar a ficar um pouco impaciente com o Domingos, porque acho que a equipa anda um bocado estagnada. Alguns processos e mecanização da equipa parecem não melhorar. Parece-me um pouco "repetitiva" a mais a ideia que é uma equipa nova e assim.

    Noutro plano mais, parece-me importante vencer e convencer na 4ªfeira, de modo a deixar a eliminatória relativamente fechada para o Nacional. É importante ir ao Jamor, e uma boa campanha na Liga Europa para manter o Estádio como ontem!


    Numa nota mais "mafiosa": alguém viu a entrevista do maninho Oliveira ontem à noite? Aquilo sim é polémico, não os corredores de Alvalade.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. JPDB:

    Não se passou nada de anormal com o nosso autocarro. Tb não paramos na A1, apenas o fizemos na Área de Serviço de Abrantes, já em plena A23.

    Ao q parece, a msm sorte não teve a excursão do núcleo de Vila Real, cujo autocarro teve q refugiar-se na Mealhada...

    Tb julgo que já chega de papas cerelac... Está na hora d Domingos alimentar a equipa com comidinha consistente. Julgo que ela está preparada para o próximo passo.

    Qt ao off-topic: lá terei que rever outro gelatinoso (Rui caracolinhos) para ficar a conhecer as tais afirmações do Oliveira q tanta polémica prometem...

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)