Ao impor a sua vontade em marcar o penalty e de seguida falhar Bojinov acabou por ajudar Domingos ( e quiçá a Matias, caso este tivesse marcado o penalty e, como ele, falhado). Hoje o foco estará nesse momento quase tragicómico e, mais uma vez, se desviará do que realmente importa: como é que o Sporting não ganha o jogo a uma equipa da Liga Orangina, que se apresentou em Alvalade com apenas 3 titulares? Por quanto tempo mais os erros individuais desviarão a atenção do essencial?
Castigo para Bojinov
Que necessidade tem o Sporting de tornar público o processo disciplinar ao jogador, para apurar o que sucedeu à vista de todos, que não seja servir a cabeça do búlgaro uma bandeja aos que espumam por sangue, ou aumentar o ruído à sua volta? O castigo para Bojinov, para lá de uma multa pecuniária pesada, deveria
ser jogar já em Olhão. Fora de casa e longe dos adeptos, o búlgaro teria
a oportunidade de ajustar a factura que ontem deixou em aberto.
O que é que se quer castigar?
A menos que, no lugar de se punir a desobediência se queira punir o falhanço. Aí então o Sporting recorre a mais uma originalidade, das tais que nos fazem "infelizmente diferentes", da qual sairá indubitavelmente a perder. Nesse caso use-se o mesmo processo para apurar as responsabilidades de Polga no empate com o Nacional e a Onyewu, João Pereira e Rodriguez na derrota em Braga. Levante-se um processo disciplinar a Onyewu e João Pereira para apurar onde estavam no golo Ghilas ontem e por aí fora.
Como sair do buraco
"Agora mais que nunca devemos estar unidos. Força Sporting!!!" A receita não é minha, foi dada por Jeffren ontem através de uma das redes sociais. Essa deveria ser a receita de Domingos, para lá de apurar e punir inevitável mas justamente as responsabilidades de Bojinov. Não desistiria para já de nenhum jogador, Bojinov incluído, porque o plantel do Sporting tem jogadores de muito valor e nível. Ao invés de dividir reuniria. Isolar o plantel e proteger Domingos, de si mesmo e da comunicação social é o trabalho para Pedro Sousa, Duque e Godinho Lopes. Mais do que nunca o silêncio é necessário.
Teste à liderança
Lembro-me de um episódio sucedido com Domingos, quando foi preterido numa convocatória de Humberto Coelho. Reagindo ao que considerava uma injustiça, declarou que o então seleccionador "não tinha unhas para o Ferrari vermelho" que lhe tinham oferecido. Devo dizer que concordava com Domingos, quer quanto à injustiça, quer quanto às aptidões do seleccionador. Hoje Domingos tem em mão um problema semelhante. O Sporting pôs-lhe nas mãos um conjunto de peças de boa qualidade para montar um bólide. Depois de se ter visto algumas voltas em bom estilo, o carro passa mais tempo encostado às boxes. Passado 7 meses o mecânico diz que desconhece as peças? Repetir sempre os mesmos processos até à exaustão resolverá o(s) problema(s)?
Por muito perniciosas que sejam as criticas, não são elas que treinam os jogadores e dão a táctica. Os fados do João "Guimarães" Braga podem ser desafinados, os bisturis dos cirurgiões rombos, os carpinteiros não destingirem uma plaina de de uma régua, mas têm muito pouco a ver com a forma como a equipa (não) joga.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarO seleccionador nacional no EURO de Inglaterra (1996) era o Antonio Oliveira e não o Humberto Coelho.
ResponderEliminarDe acordo, parece-me que tocas no essencial, servirá este episódio para desculpar uma estratégia falha de resultados ou para finalmente começar a ver para além do fumo? Só uma pequena correcção, sem grande importância quanto ao essencial, em 96 no euro em Inglaterra o seleccionador era o Oliveira, H. Coelho foi em 2000 e, sem unhas, ficou em 3.º.
ResponderEliminarJá corrigi o lapso, mas o episódio existiu de facto.
ResponderEliminarNa opinião do Leão de Alvalade o acto de Bojinov (empurrar o Matias) deveria ter sido louvado e enaltecido, pois foi um acto de coragem !!??. Ah, grandes treinadores de bancada. Com tantos destes o SCP não precisa de Mourinhos, Guardiolas ou Fergusons...
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminarBoa análise!
É altura de Domingos mostrar o que vale, apenas e só, não é altura de dar música aos adeptos.
Como já disse noutro blog, o Carlos Carvalhal, em menos tempo, fez mais e melhor à equipa...
Anónimo das 9:43, escrevo o que penso pela minha cabeça,e não escrevo para ninguém. Quem me quiser fazer o favor de ler deve pelo menos fazer mais do que juntar as letras e as palavras.
ResponderEliminarJPDB,
Muito bem lembrado! Ah e convém assinalar que Carvalhal fez tudo isso num ambiente adverso.
A questão abordada no post põe-se desde o início da época.
ResponderEliminarNos primeiros jogos (alguns também por causa da mãozinha dos amiguinhos da APAF) era visível que a equipa utilizada, em quase tudo semelhante à da época anterior, não produzia aquilo que se pretendia. Daí as criticas, sobretudo aos inefáveis Postiga e Djaló.
A continuada insistência nestes jogadores, ainda hoje, é para mim um mistério, situação agravada pelos contornos do negócio que conduziram à sua saída.
Lembro-me de na altura de ter comentado que tal insistência se devia ou a uma imposição ao Domingos ou de uma simples teimosia do mesmo, sendo que nenhuma das duas situações era tranquilizadora.
Seguiu-se um período de alegria e exuberância, em grande parte motivada pelo surgimento do Wolfswinkel. Todos pensámos que os maus momentos eram coisa do passado.
No entanto, o desaparecimento progressivo deste avançado e do Rinaudo refletiu-se também no desaparecimento da equipa, iniciando-se um novo ciclo com a derrota com o Benfica (último jogo em que estivemos francamente bem).
Poder-se-á admitir que a equipa é nova apesar de já termos meia época e que temos muitos lesionados. Mas ontem jogámos com aquela que será a nossa atual principal equipa contra as reservas do Moreirense e nada serve de justificação.
Estamos perante um caso em que, tal como ensino aos meus filhos, as desculpas já não servem para nada!
Algo está muito mal, se é do treinador se são os jogadores, se são estes que não gostam do treinador, não sei! Sei é que como adepto tenho obrigação de exigir mais, muito mais, do que aquilo com que me presentearam ontem.
Sei que também não os devo desculpar, porque o tempo para essa atitude já se esgotou.
Assim, e como em tudo na vida, e por muito que me custe, quem está no poder tem que verificar o que está mal e atalhar a direito, porque se está a passar é muito pior do que aquilo que sucedeu o ano passado. Ao menos o ano passado nem jogadores tínhamos!
Por fim, quanto ao Bojinov, o problema não foi só de ontem - sendo que ontem a situação ultrapassou os limites. A verdade é que para todos nós o Bojinov é um peso morto, que ninguém conta com ele, e como qualquer outro problema desta natureza, ou outra, para o qual não temos solução, o que se deve é cortar o mal pela raiz.
Agora é que vamos ver a capacidade do Luís Duque, Carlos Fritas e Godinho Lopes, porque agora é que surgiu o verdadeiro problema, cuja solução será verdadeiramente dolorosa.
Se Bojinow continuar a jogar sera o fim do Balneario.Despedimento com justa causa sera a melhor solucao.Arruaceiros destes so estao bem fora do Sporting.o Sporting e grande demais para gente tao pequena.Saudacoes Leoninas
ResponderEliminarJPDB,
ResponderEliminarExplica-me lá isso do Carvalhal ter feito melhor. É que ficamos em 4º nessa época e dos jogos que jogamos com ele a treinador tivemos 8V 3E 5D.
Mike,
ResponderEliminarO Domingos também fez os mesmos pontos que o Paulo Sérgio na 1ªvolta. Não quer dizer que o Paulo Sérgio não tivesse uma concepção de jogo a roçar o inútil e exasperante para os adeptos, e que o Domingos seja tão mau como o Paulo Sérgio.
Onde quero chegar que o Carlos Carvalhal fez mais e melhor à equipa, é que no pouco tempo que esteve no Clube, conseguiu por a equipa a jogar futebol, notou-se evolução para muito melhor, todos os jogadores jogavam melhor, a equipa parecia quase ter mais soluções de jogo do que tem actualmente. O que queria mostrar era isto, Carvalhal trouxe evolução continuada e sustentada, e o que me deixa preocupado em Domingos é, não ver evolução positiva nenhuma, desde Setembro! O CC com todas as condicionantes que teve no seu "consulado" nunca apareceu perdido numa conferência de imprensa, como o Domingos tem aparecido nesta semana. Domingos tem uma estrutura toda do lado dele, os adeptos do lado dele, só tem que provar que percebe de futebol e fazer a equipa evoluir. O jogo de ontem foi miserável, e já em Braga o final também foi. Como disse o PLF, "os jogadores estavam de braços caídos", parecia que ninguém sabia o que fazer...
Está a faltar o modelo Sporting:
http://www.coachcarvalhal.com/site/pt/artigos/modelo-de-jogo
Realmente Leão de Alvalade, os sportinguistas são um case study..
ResponderEliminarNão está no comunicado do Sporting que houveram factos após o jogo que levaram a que a SAD procedesse ao levantamento do processo? É porque as coisas não foram só o que aconteceram no relvado, mas mesmo que fossem, não acha que a vedeta em causa mereça um processo disciplinar? Vê-se perfeitamente em vários vídeos que a indicação para que fosse o Matias a marcar o penalty veio do banco, sendo o portador do recado o Jefreen, logo essa vedeta não desrespeitou apenas um colega de equipa como foi desobediente para com o íder da equipa, do estilo "eu quero, posso e mando.."
Terá o seu castigo e muito bem merecido.
SL
danieL: onde é que eu disse que o Bojinov não merecer ser castigado? Repito: ler não é apenas juntar letras e palavras!
ResponderEliminarJPDB,
ResponderEliminarEstou esclarecido. Pensei que falavas de resultados.
Então achavas que o Carvalhal se viesse agora para cá poderia fazer um melhor trabalho que Domingos, já que tem jogadores de muito melhor categoria?
Achas que Domingos deve ficar até ao fim da época independentemente dos resultados?
Mike,
ResponderEliminarNão sei.
Não sei.
O que me parece óbvio é que as coisas não podem continuar por esta via. É que uma série de jogos menos conseguidos ou bem conseguidos, mas com resultados menos bons, é uma coisa. Outra coisa, é uma série de jogos péssimos, com resultados confrangedores, com uma demonstração de total incapacidade para dar a volta ao jogo. Isto é que me preocupa. Como é óbvio não estou à espera que Domingos resolva os problemas deste jogo, já no próximo. Mas se analisarmos bem, já há muito tempo que a equipa estagnou! Não sei o que vai na cabeça do Domingos, mas o meu cepticismo em relação a ele, cresceu exponencialmente com as opções por dar a titularidade ao Renato Neto, encostar certos jogadores, etc...
Termino com esta ressalva: os jogadores que o Carvalhal tinha, era assim tão piores que os do actual plantel? Não sei, não sei...
Se os resultados entrarem numa espiral negativa, como é óbvio acho que o Domingos terá que sair, para "libertar" a equipa da tensão que irá crescer à volta do treinador...
"O que é que se quer castigar?
ResponderEliminarA menos que, no lugar de se punir a desobediência se queira punir o falhanço. Aí então o Sporting recorre a mais uma originalidade, das tais que nos fazem "infelizmente diferentes", da qual sairá indubitavelmente a perder. Nesse caso use-se o mesmo processo para apurar as responsabilidades de Polga no empate com o Nacional e a Onyewu, João Pereira e Rodriguez na derrota em Braga. Levante-se um processo disciplinar a Onyewu e João Pereira para apurar onde estavam no golo Ghilas ontem e por aí fora."
Leão de Alvalade, se isto não é, pelo menos, pôr em causa a justiça e o motivo do castigo, então também lhe digo que escrever não é só juntar letras e palavras.
Entretanto, há uns anitos o Domingo "treinador" afirmou numa entrevista entender a atitude de Humberto Coelho que por sinal sem aptidões para o lugar conseguiu um 3º lugar.
ResponderEliminarBojinov mesmo que marcasse teria de ser castigado. Foi contra uma ordem de um superior!
ResponderEliminarQuando ao temos de estar unidos! oos jogadores é k têm de estar unidos. E nós temos de estar unidos com a direção e se não estamos é pk a direção não tem feito o que é necessário para tal.
JPDB,
ResponderEliminarQualquer treinador está sempre à mercê dos resultados. Se Domingos não conseguir dar a volta a isto, sairá naturalmente.
Bojinov é uma merda de jogador e mesmo que jogasse em Olhão só seria para fazer figura de corpo presente.
ResponderEliminarSejamos honestos, o Sporting apresenta uma carência forte: não temos um PL de top. O que mais se aproxima é Wolfs, mas mesmo este está ainda longe de ser de top.
De resto, Domingos está a fazer um trabalho razoável. Tem algumas opções que não compreendo: a obsessão por Rodriguez, o desprezo a Rubio, não resolveu a contento a perda de Rinaudo (se bem que de facto não tem substituto à altura), etc
Leão de Alvalade parabéns pela sua coerência e opinião esclarecida que coloca nos seus posts.
ResponderEliminarClaro q me irritou bastante o falhanço de ontem mas já não gosto da atitude em campo do Bojinov há alguns jogos. Ontem quis mostrar serviço e a coisa correu mal. Se pensa que é estrela, é bom que caia na realidade rapidamente. É que eu, sinceramente ainda não lhe vi nada.
O problema é claramente colectivo. As minhas perguntas para o Domingos são:
- Onde é que anda o André Martins? Um miúdo que joga simples, que vem buscar jogo, que procura linhas de passe e que é muito inteligente na tomada de decisão! Parece-me positivo que o Elias "descanse" contra a Olhanense, se não estou em erro levou 0 5º amarelo contra o Braga.
- face ao recuo das linhas dos adversários o jogador que fizer a posição 6 não tem de ser um construtor de jogo? Carriço é central. Ponto.
- Apesar de não se criarem oportunidades de golo neste momento, o Rubio não estará mais por dentro das ideias de Domingos que o Sebas?
- Não há sistemas alternativos a serem testados?
PS- LdA, qual a sua opinião sobre os corredores de acesso ao relvado? É que a mim pareceu-me uma atitude de criança, de amuo mesmo.
Pedro M
danieL, tenho pouco tempo para bate-bocas:
ResponderEliminar"Essa deveria ser a receita de Domingos, para lá de apurar e punir inevitável mas justamente as responsabilidades de Bojinov"
Pedro M,
Quem não ficou pelo menos irritado com o episódio Bojinov?
Sobre a questão das fotos, do Público e outras relacionadas com a comunicação do clube disse-o aqui ontem que tinha preparado para a passada 2ª feira um post, que tencionava colocá-lo hoje, com a devida actualização caso o resultado de ontem fosse normal. Infelizmente não foi, ficará talvez para 2ª feira.
Em relação ao valor do Bojinov não tenho opinião formada ainda mas não me parece tão mau como o pintam. Provavelmente não é o jogador para jogar no 4x3x3, como não me parece que seja Rúbio. O que não quer dizer que não pudessem ser úteis ao clube.
E não me parece que quer um quer outro tenham tido verdadeiras oportunidades: Oportunidades a sério é entrar em jogos a valer (na verdade são todos, mas quer se queira quer não é a mesma coisa jogar contra o Moreirense, o contra a Lázio com o apuramento garantido) e com a equipa a jogar em alta e não em perda.
castigar o bulgaro foi a maneira da direcçao e treinador ditrair os adeptos do que foi a palhaçada do tunel com as flores (vergonhoso) e da série de maus resultados do sporting....o penalty foi aos 93!! o jogo ja devia tar mais que resolvido nessa altura por amor de deus!! os suplentes do moreirense em alvalade?!?!?! ja la nao meto os meus pes este ano, acabou-se!
ResponderEliminarTens razão no teu post. E respondendo à tua pergunta aposto no Rodriguez como o próximo culpado.
ResponderEliminarDomingos voltou a inverter o triângulo do meio campo, abdicando do duplo pivot e de Matias e voltou a perder criatividade.
Mais uma vez com Matias o jogo subiu de produção. A minha fórmula para Olhão mantém-se como disse relativamente a Braga. Duplo pivot a fornecer bola a um criativo.
Quais são os jogadores especificos? Problema do Domingos.
Sobre as polémicas envolvendo Bojinov:
ResponderEliminarProblema Matias/Bojinov - Resolve-se no balneário, à chapada se for preciso e termina numa jantarada, paga o Bojinov.
Problema Bojinov/Domingos - Resolve-se nos treinos, na convocatória e/ou no salário ao fim do mês.
Problema Bojinov/Adeptos - Resolve-se com golos.
LMGM,
ResponderEliminarNão há um problema Matias/Bojinov. Há um problema Bojinov/SCP.
Não estás a Norte, demonstras que estás a "leste" dos acontecimentos.O que é que se quer
ResponderEliminarpunir? Não o resultado evidentemente, mas a titude que teve com
o seu colega e a desobiência que teve em relação
qo seu treinador.Ou será que para ti isso não conta?!
Haja paciência para ler disparates destes!!!
Sinceramente!...
Porque será que o meu clube passa a vida a dar trunfos aos adversários, que lhes vão faltando ao respeito, em vez de se unirem no balneário e procurarem treinar até afinarem bem a técnica de jogar para a frente, marcar bem os cantos e lances de bola parada além de afinarem bem a pontaria em lances de longa distância?
ResponderEliminarIsto é que eu chamo preparação para uma boa equipa e não terem muito tempo para jogos de computador que esses não ajudam a ganhar campeonatos.
Que arrelia!!!!!!!
Peço desculpa, mas não entendo sequer esta discussão. Não vale a pena tentar racionalizar sobre comportamentos completamente irracionais como as conferências de imprensa de Domingos e as suas indecisões, as parvoíces de Bojinov, os processos disciplinares, a idiotice de muitos notáveis, ou o súbito encolhimento que a confiança dos nossos jogadores sofreu. Isto é o Sporting, bipolaridade!
ResponderEliminarOu o Domingos arranja 11 gajos com tomates de aço que sejam capazes de ir a Olhão de cabeça limpa, vence o jogo, estanca esta hemorragia, e põe ordem na casa, mesmo se com baixas pelo caminho, ou então o abismo é todo nosso, com ou sem girassóis.
Começo é a duvidar que a estrutura, e em concreto Domingos, sejam capazes de ter o discernimento necessário para tudo isto. No início da época deram-se uns cordeiros ao sacrifício e a coisa resultou. Como não acredito em magia negra, acho que é muito difícil que o efeito se repita.
Medo, muito medo!
SL,
MTP
Para mim a culpa do SPORTING estar na situação em que está é dos sportinguistas, que à mínima contrariedade destroem tudo a começar pelo treinador."
ResponderEliminarA equipa do Sporting joga em 4-3-3 puro com o futebol todo lateralizado, sem jogar pelo meio e que todas as equipas já conhecem e facilmente anulam...Até o moreirense!Uma equipa que jogue neste sistema tem que ter um ponta de lança fora de série e que jogue muito bem de cabeça, tipo Jardel, Falcão etc. Era necessário médios a romper (também) pelo meio em dribles ou tabelas o que não acontece! Vamos à linha e lá vai biqueirada para a área...E jogada perdida.para quando tentar o 4-4-2 com dois avançados?S.Leoninas.P.S.- Em todos os clubes existem actos de indisciplina, vejam o Benfica: Enzo Peres esteve "desaparecido" semanas no Brasil e foi reintegrado e Ruben Amorim, no Porto o Fernando que sair mais o jogador A,etc. E não lhes acontece nada! Sabem porquê? Isso mesmo, é preciso acautelar o investimento! Não sejamos tótós!
ResponderEliminarAté o "mestre da tactica", interrompeu o seu trabalho nos lampiões para se pronunciar sobre os nossos problemas. Só flta o Catroga dizer qualquer coisa!!!
ResponderEliminar