terça-feira, 3 de janeiro de 2012

3 ou mais um sportinguista que regressa a casa

Apesar do tempo poder ser linear, a percepção deste não o é de certeza. Nao era suposto centrar um comentário do 2011 futebolístico leonino numa idiossincrasia pessoal mas a verdade é que nesta altura de fecho de anos e de balanços, olhar para o ano anterior do sportinguismo é-me bastante complicado. Isto porque no caso da minha relação com o meu clube, este último ano durou mais que um ano: durou um ano, nove meses e nove dias, o tempo entre o encontro entre o Sporting e o Vitória de Guimarães da temporada de 2009/2010 e o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal 2011/2012 entre o Sporting e o Marítimo.

Como dizia, nao era suposto pensar num balanço do ano que finda exactamente hoje a partir de um episódio pessoal, neste caso o afastamento de quase dois anos do Estádio de Alvalade, mas a ideia foi ganhando sentido à medida que pensava nos vários pontos de contacto entre um encontro e o outro, assim como no facto de, para muitos sportinguistas, haver um longo período de, pelo menos, desorientaçao, estupefacçao e indefiniçao entre a saída de Paulo Bento justamente no começo dessa temporada 2009/2010 e o princípio desta. O balanço, no fundo, é isso mesmo: regressar a esse período, constatar essa viragem e formular os auspícios do ano que virá, tudo a partir desses dois jogos e do tempo, tao maleável, entre eles.

Três. Falamos de um período entre dois jogos, sim, mas que atravessa três épocas. E falamos de dois jogos nos quais o Sporting vence e marca três golos, por três jogadores distintos e, ao mesmo tempo, tao parecidos, quase dois anos depois. Mas já lá iremos.

Tanto na noite de 14 de Março de 2010 como na de 22 de Dezembro de 2011, o Sporting é orientado por uma promessa dos bancos portugueses - Carlos Carvalhal e Domingos Paciência -, a orientar pela primeira vez um grande clube nacional. Mais que isso, em ambos os jogos defronta e ganha com contundência a um rival de quem tem muito pouca distância na table classificativa, e a equipas orientadas por outro treinador em ascensao cujos méritos até aí já lhe merecem augúrios de voos maiores. No caso do adversário de 2010, o Vitória de Guimaraes de Paulo Sérgio, esse voo seria mesmo o próprio Sporting.

Ambas vitórias precedem um encontro muito importante para a temporada do clube: actualmente, a aspiraçao de confirmar a luta pelos lugares da frente e fazer um bom jogo e um bom resultado contra o campeao em título, e em 2010, a segunda mao dos oitavos de final da Liga Europa contra o Atlético de Madrid, numa eliminatória ainda em aberto e o último grande repto de uma temporada de enorme instabilidade.

Voltandos aos jogos em questao, em ambos se verificou uma afluência mais elevada do que o (tristemente) esperado para a circunstância da época - com aproximadamente 35 mil espectadores no jogo de Março de 2010 e os pouco mais de 20 mil na quinta-feira de dezembro de 2011 - e em ambos os encontros, o Sporting dominou sem grandes preocupaçoes e conseguiu uma vitória incontestada, assim como uma exibiçao convincente, novamente tendo em conta os parâmetros da época - e no caso do jogo de 2010, tendo em conta a época que se seguiria. Entrando com um onze repleto de internacionais, os golos foram marcados, em ambos os casos, por um lateral argentino de impacto recente, por um goleador com lugar cativo no espaço emocional sportinguista (salvaguardando as devidas distâncias, como é evidente) e por uma promessa à espera de uma explosao com a camisola do clube.

Deixando de lado questoes estatísticas e de classificativa, poderíamos concluir a paralaxe, dizer que as grandes semelhanças entre os dois encontros nao seriam mais do que estas. A grande diferença, assim em singular, porém, é o sentido em que vai cada uma destas equipas e, porque nao dizê-lo, o rumo de cada um destes projectos desportivos. O Sporting de 14 de Março de 2010 e o de 22 de Dezembro de 2011 encontraram-se algures nestas intersecçoes trazidas aqui à luz, mas o primeiro descia nessa altura a ladeira que o de hoje em dia faz o que pode por escalar. A época seguinte, de resto, com a equipa simbolicamente liderada pelo treinador derrotado nesse domingo de Março, viria a confirmar essa descida a um tempo sem tempo nenhum para grandes feitos, nem pensar nem implementar grandes ideias. A um tempo de esforço, de desagregaçao e de profunda desconfiança e algum amadorismo na gestao do futebol professional. Um tempo cujos efeitos negativos acabaram por alastrar à percepçao do clube como um todo, tendo no futebol formativo e nalgumas modalidades as suas primeiras vítimas e no clubismo dos adeptos uma espécie de pandemia da qual a custo tentamos agora livrar-nos.

Fazer o balanço é por isso constatar que as principais semelhanças sao também parte das diferenças entre descer e fortalecer-se de novo, entre esse 2010 e este 2011. Grande parte dos internacionais desse 11 de Carvalhal, alguns formados no clube, acabariam em breve a sua ligaçao ao clube, nalguns casos entre traumas colectivos - como Liedson - e controvérsia já histórica - como Moutinho. Alguns dos internacionais, porém, resistiram até hoje e vivem o seu melhor momento no clube e quem sabe da sua carreira desportiva, como Rui Patrício ou Joao Pereira, e outros, de história recente no clube, nao se cansam de louvar a grande estructura, profissional e humana, que os acolheu.

Em ambos encontros, dizíamos, marca um lateral argentino, mas Insua tem hoje mais crédito e mais estabilidade para progredir do que Grimi em 2010. Também nos dois jogos marca um jogador que inspira expectativas mas novamente, o peso da responsabilidade sobre os jogadores em formaçao é hoje muito diferente: enquanto que o golo de Saleiro nao foi suficiente para fazer crer, a uma maioria mas sobretudo a si próprio, que poderia ir mais longe com camisola verde-e-branca vestida, o golo de Carrillo permitiu juntar a concretizaçao a uma lista de qualidades que, potenciadas, lhe trarao a ele e à equipa um futuro mais optimista.

Finalmente, em ambos os encontros marcou um goleador. É verdade que Van Wolfswinkel nao é Liedson. E que Liedson nao é Jardel. E que Jardel nao é Acosta. E que Acosta nao é Manuel Fernandes e por aí fora até Peyroteo, quem sabe. Mas Liedson sairia do clube menos de um ano depois, conseguindo aquilo que noutras alturas já teria feito questao de deixar claro, o seu desejo de voltar ao Brasil. Sairia sem cumprir a promessa de ganhar um título mas como internacional português, com mais anos que o 31 da sua camisola e com a devoçao absoluta dos adeptos do Sporting. E Van Wolfswinkel, que nao é Liedson, marca golos, gera jogadas, admira os adeptos e os companheiros e é admirado por todos. Tem tudo por alcançar, tanto no clube como na selecçao e transpira confiança e potencial para o conseguir. Encarna, por isso, aquilo que todos esperamos e este todo é hoje mais coeso, uníssono e metódico que o de 2010 e o que se seguiria no resto desse ano e na primeira metade de 2011.

Resumindo, com todas as mudanças a nível directivo e na gestao técnica do futebol do clube, este período foi de queda e recomeço, de recuperação de princípios de gestão fundamentais para um modelo que se quer de sucesso e até mesmo de repensar o que é o sucesso de um clube como o Sporting. De beber do trabalho bem feito que se continuou a fazer noutros quadrantes menos visíveis do clube, de algumas modalidades que continuaram a ter êxito desportivo durante este período e que conseguiram mesmo feito inéditos na história leonina, casos do futsal, do atletismo, da equipa de natação, do andebol e do renascido hóquei em patins, para citar alguns exemplos. Indícios de três elementos fundamentais, o trabalho, a uniao e a confiança, base das outras três insígnias, o esforço, a dedicação e a devoção que forjam a glória intemporal do Sporting.

Talvez por isso este balanço seja, nao o de um Sporting que voltou, mas o do regresso de valores algures adormecidos entre um momento e o outro. Um balanço que afinal nao é mais do que a formulaçao de que algumas ideias nao voltem a dormir. E, a título pessoal, que nao eu nao volte a estar tanto tempo sem ir ao estádio e possa assim ajudar um pouco mais a mantê-las despertas, com o resto de nós. 

Bom 2012 e saudaçoes leoninas!

31 de Dezembro de 2011

Texto escrito por Tiago Romeu (adepto do Sporting radicado na Catalunha) para o A Norte de Alvalade.

3 comentários:

  1. Grande Tiago,

    Parabéns pelo que escreveste, precisas de publicar mais textos.

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo texto, Tiago. E um agradecimento sentido por teres escolhido o "ANorte" para o publicar. Ganha o blogue e os seus leitores com esta tua participação.

    Para já, que o meu tempo é (infelizmente) mt curto, gostava de realçar este aspecto: mt engraçado e, mais importante ainda, pertinente a comparação entre os dois jogos indicados no post e as considerações que encontras a partir desse pressuposto: dois momentos das ultimas três épocas de SCP, com factos curiosamente coincidentes enquadrados numa lógica, ou melhor dito, em conjunturas, completamente distintas. Gostei da ideia e gostei do seu desenvolvimento. Basicamente tb concordo com as observações evidenciadas.

    Sábado, se Deus quiser, lá estaremos no nosso santuário, certo? :)

    Cumprimento e SL!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos dois pelo comentários, fico contente que tenham gostado.

    Infelizmente, nao sei quando poderei voltar a Alvalade, tenho sempre a má sorte de, quando estou em Lisboa, haver ou jogo fora ou haver paragem de campeonato (Verao, Natal...). Gostava muito de poder ir lá no sábado mas infelizmente estarei a torcer à distância, como estive nesses quase 2 anos entre os dois jogos. Um afastamente totalmente circunstancial.

    Um abraço e saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)