segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vender jogadores da formação e a sua integração nos seniores

A formação do Sporting continua a ser fonte de controvérsia entre os Sportinguistas, pese embora seja o sector do clube que, quer em visibilidade quer em títulos alcançados mais se aproxima do que consideramos ser "normal" para um clube indiscutivelmente grande como é o Sporting.

Recentemente, ao serem conhecidas as vendas de Edgar Ié e Agostinho Cá, muitas foram as vozes que se levantaram a proclamar a indignação pela venda de mais "umas pérolas da Academia". E, quando neste fim-de-semana a selecção (número normalmente inflacionado, se atendermos a que, por exemplo, Custódio veio de Guimarães fazer apenas a última época de júnior) se apresentou no particular ante a Macedónia, lá se voltou à habitual contabilização de jogadores que a compõem e têm origem na nossa formação e dos quais não retiramos muito proveito.  Em comum ambos os factos são apontados como "problemas por resolver no Sporting". 

Começando pelos manos Ié e Cá os valores envolvidos no negócio estão longe de poderem ser considerados maus, se atendermos ao estado actual das suas carreiras, ao seu potencial, as dúvidas sobre a sua idade e até à vontade dos jogadores, que parecia ir no sentido de querer sair. 800 mil, num negócio que poderá ir até aos 3 milhões, e detendo ainda nós direito de preferência sobre os jogadores. O Sporting, mesmo com o projecto da equipa B a arrancar, não pode ficar com todos os jogadores que forma e é pelo menos razoável que, entre a voracidade dos clubes concorrentes e dos representantes dos jogadores, vá retirando alguns dividendos.

Relativamente ao número de jogadores que compõem o lote de seleccionados para o Europeu a situação é bem diversa. Se jogadores como Ronaldo, Quaresma, Nani seriam impossíveis de manter nos nossos plantéis, praticamente todos os outros poderiam ainda jogar de leão ao peito. E também é verdade que quase todos eles, com excepção de Nani, e eventualmente Veloso, pouco conforto nos deram aos depauperados cofres.Por regra atribui-se aos dirigentes as culpas dos maus negócios, o que faz sentido, tendo em conta que são eles que tomam as decisões e assinam os contratos. Mas convém não esquecer o papel desempenhado pelos adeptos nessas tomadas de decisão. 

Dizia Quaresma no final do jogo com a Macedónia que está habituado a ouvir assobios desde os 17 anos, e todos sabemos em que clube jogava então o jogador. O mesmo passou Nani, talvez até um pouco mais. E certamente nos lembramos do sucedeu com Veloso, como saiu Custódio ou, o pior exemplo de todos, o que penou Rui Patrício e o que ainda sofre Pereirinha. Ou que sucedeu com Adrien.

Tudo isto para dizer que é urgente um novo olhar e consequente novo relacionamento com a formação e os jogadores que ajudamos a crescer. A grande virtude da nossa escola não está tanto em descobrir jogadores excepcionais como Figos, Ronaldos ou até Quaresmas, mas em formar bons jogadores em quantidades muito razoáveis, preparados para, quase todos eles, jogarem ao mais alto nível da nossa liga e, eventualmente, em ligas no exterior. 

O momento crucial nas suas carreiras não é quando jogam nas camadas de formação contra jogadores em iguais circunstâncias, onde normalmente se distinguem pelas suas qualidades inatas, potenciadas pela nossa capacidade em formar, tão justamente elogiada. O que decide o destino profissional de quase todos eles é a sua integração no futebol sénior, onde encontram a concorrência de jogadores mais experimentados e fisicamente consolidados e para quem perdem por comparação. Não será por acaso que esse é o momento em que os nossos jogadores mais sofrem no difícil tribunal de Alvalade.

Demonstrar consideração pela nossa escola de jogadores é saber perceber esse momento definidor que é potenciado ou ameaçado pelas características individuais dos jogadores, como sejam as suas características físicas, a personalidade e o carácter. De pouco serve acarinhar os jogadores nas escolas, achá-los os melhores, para depois, precisamente quando eles mais precisam, sová-los com criticas demolidoras e assobios. O tempo, quando os voltar a colocar ao mesmo nível que os demais, encarregar-se-á de os colocar outra vez em lugares de destaque.

P.S.- Voltando à selecção, é no mínimo intrigante que Paulo Bento seja precisamente o mesmo treinador que abdicou de Varela, Carlos Martins e preferiu Angulo a Hugo Viana e agora, com um leque maior para escolher os tenha convocado. Maior mistério do que esse só a não convocação de Moutinho para o Mundial da África do Sul, nos meses que antecederam a sua saída, da forma que se sabe.

18 comentários:

  1. Excelente post! Concordo a 100%! Muitos dos que criticavam e assobiavam Veloso, Patrício ou Custódio e que achavam que Varela não teria lugar no Sporting, são os primeiros a vir dizer que não aproveitamos os jogadores das camadas jovens! Ronaldos faremos 1 de 10 em 10 anos, Nanis 1 de 5 em 5 anos. Mas provavelmente com Custódios, Varelas e Pereirinhas, (que podemos fazer todos os anos) com o devido apoio e com alguns reforços estrangeiros, poderemos formar equipas fortes! E ter jogadores da casa, formados por nós, que possam transmitir o que é o Sporting! Muitas vezes continuamos a ser o nosso pior inimigo!

    ResponderEliminar
  2. Sou 100% favirável à venda de jogadores da Academia.
    A média de aproveitamento de jogadores da Academia para a equipa principal deve rondar os 1% / 2%.
    A grande maioria perde-se nos caminhos da formação e acaba nas distritais, por isso o risco é sempre diminuto.

    ResponderEliminar
  3. Bom post.

    O que devemos questionar é a razão porque Veloso, Moutinho, Martins, Varela, Viana não estão no Sporting. (falo destes porque, sem ser Nani, Ronaldo e Quaresma, que estão noutro mundo, porque acho que são os único ex-leões com capacidade técnica para integrarem o nosso plantel).

    O que levou à sua não continuidade?
    E, respondendo a esta questão, teremos que colocar a mão na consciência e afirmar que, nós adeptos, não fizemos tudo. Mas não somos nós que decidimos.

    Viana, Martins e Varela estão fora pela cabeça da pessoa que agora os põe a jogar (Bento) e Moutinho e Veloso pelas razões que se sabem e pela (in)competência de Costinha. Curiosamente o meio-campo do Euro 2000 (Bento e Costinha) conseguiram ser catastróficos para o Sporting.

    Quanto ao PS, achas que é intrigante? Não creio. É tudo muito claro e óbvio. Bento juntou-se ao Sistema que tanto o prejudicou. Não rumo na selecção. O que há são convocatórias feitas para a agradar a 2 clubes (Porto e Benfica) e a um agente desportivo (Mendes). O Braga vem a reboque do Porto e de Mendes, logo também sai a lucrar. Um dia será enviado para o lixo como foi o Boavista e, de certa forma, o Leiria (tal como foi o Belenenses - quem não se recorda dos múltiplos negócios vergonhos Porto-Belenenses?).

    Selecção feita por clubes tem sempre resultados vergonhosos. A honrosa excepção ocorreu entre 2004 e 2008, onde se fez os mehores resultados, possivelmente, com o pior treinador.

    Cantinho do Morais

    ResponderEliminar
  4. cantinho

    o costinha era suplente no euro 2000, a dupla que jogava era o paulo bento e o vidigal

    ResponderEliminar
  5. Os jogadores são seres humanos numa etapa de vida em constante evolução, como homens e como jogadores! Em relação ao treinador não há aqui nenhuma pretensão em defender Paulo Bento, ele próprio um treinador em evolução, sem qualquer espécie de curriculum que justifique a chamada a uma selecção nacional!

    Quem conhece minimamente a equipa de juniores, que se sagrou campeã nacional, facilmente antevê que houve propostas melhores por outros jogadores que acabaram por não sair. Só as vendas são noticia, até por obrigação legal! A vontade de dizer mal é uma coisa completamente diferente!

    ResponderEliminar
  6. Riga,

    Vidigal e Costinha fizeram o mesmo número de minutos e jogaram, cada um, 3 jogos a titular. Só jogaram juntos, a titular, no jogo contra a França.

    A dupla pode não ter sido Costinha e Bento, pois também jogou o Vidigal e o Paulo Sousa. Bento foi quem jogou mais, seguido de Costinha e Vidigal.

    Cantinho do Morais

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao que levou a escrever o pst posso dizer que o primeiro factor para manter os jogadores é eles quererem continuar, o que parece que não foi o caso, pois exigiam valores para renovar ao nivel dos mais bem pagos do plantel, vamos ver se não estão ali mais um Fabio Ferreira ou Ricardo Fernandes,(aqueles dois que sairam quando o Adrian ia para o Chelsea)um joga na segunda divisão australiana e o outro no Marinhense.

    ResponderEliminar
  8. É pena que todos os jogadores que não seguem carreira em Alvalade vindos da Academia...não rendam pelo menos 800 mil...!!

    E é verdade que muitos dos adeptos que se insurgem contra o facto de deixarmos sair os que mais tarde nos dão pena por vê-los a vencer noutras pareagens...são muitas vezes os responsáveis por terem saído, devido a fazerem parte também...da orquesta do assobio...!!

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente.
    Não podemos exigir que tudo o que mexa na academia seja o novo Ronaldo, assim como deve ser dada alguma margem de erro aos mais novos.

    Na teoria tudo isso é fácil. O problema são mesmo os Sportinguistas, que por vezes são bichos muito esquisitos.

    Quanto ao PS é simples. Mesmo com quase 80 anos, o Jorge Nuno ainda se mexe muito,muito bem.

    ResponderEliminar
  10. Para muitos sportinguistas a formação só importa quando 1) dá predestinados como Figo ou Ronaldo, ou 2 ) dá milhões mesmo em jogadores que objectivamente analisando estão num patamar claramente inferior àqueles, como não podia deixar de ser.
    Para tudo o resto a Academia só serve para criticar: se apostamos é porque não podemos ombrear com FCP e SLB com jogadores tão jovens, se vendemos é porque estamos a dar pérolas a porcos. Por isso é que acredito que jogadores como o Carlos Martins, o Custódio, o Viana ( que pelo menos duas vezes esteve perto de regressar ), o Nani ( menos ) e outros que daqui sairam não tenham grandes saudades do tribunal de Alvalade apesar de estarem gratos pelo que o clube por eles fez. É que com gente que só acarinha os seus jogadores quando os vê partir, mesmo que sejam um Cá ou um Ié, que 99% dos sportinguistas nunca viram dar um pontapé numa pedra da calçada quanto mais numa bola, mas que juram serem uns predestinados para a prática desta modalidade como eram o Zeferino, o Tinaia, ou os nossos Rabiu, Labarthe e quejandos. 800 mil euros pode ser pouco mas tb pode ser muito só que as facturas essas estão aí todos os dias para ser pagas

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Mais uma vez bem haja por colocar o dedo na(s) ferida(s). Sem liderança, sem projecto de futebol não há talento na academia que resista, nem adeptos que o sustentem. Os abutres continuam por aí, dentro e fora do clube ... e o sportinguista médio continua a não saber distinguir o trigo do joio.

    O investimento do último ano, o repescar de jogadores já dados como moribundos, as ideias de SP, o plantel de juniores, o projecto de equipa B, vêm todos no sentido positivo. Mas o caminho é longo e difícil, a direcção parece estar fragilizada, a equipa B é ainda uma incógnita (e LD ainda não explicou o que pretende), a época que espera SP muito exigente e complicada.

    Resta aos adeptos que tanta paciência tiveram com Domingos, que tanto elogiaram as "jogatanas" de OO e os raids "demolidores" de DC como apontaram a "fragilidade" de AM e a "apatia" de BP, unir-se, aplaudir e estar com a equipa sempre. Havendo caminho, só pode haver confiança no futuro.

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  12. Porque q a comunicacao social nao faz rportagens e entrevistas a esses jovens q foram p o chelsea? Ta quieto q isso nao e noticia. Talvez abrissem a mente a mts jovens e adeptos.

    ResponderEliminar
  13. A formação devia garantir uma Champions por época, se esta venda extraordinária existe (venda de Cá e Ié) é porque existiu uma nova competição onde estes miudos se valorizaram. Aliás, João Carlos já tinha sido vendido ao Liverpool esta época (1,2 milhões). Esta equipa que ainda tem talento para dar quer à equipa B quer à equipa principal já "rende".

    O que é estranho é não conseguir rentabilizar, Tiago Pinto, Diogo Rosado e outros imensos etc..

    Bruma, Esgaio, Betinho, para citar alguns exemplos dos mais talentosos ainda cá estão e poderão ter uma valorização ainda maior seja desportiva, seja financeira.

    Há risco de errar, claro que sim, desde que um dia saiu Futre para apostar em Litos que estes erros limitam as opções de quem decide e foi maior o numero de erros do que de acertos.

    Das vendas que mais gostei foi BoaMorte no seguimento de um torneio de Toulon, do nosso grupo de estrelinhas verdadeiramente mal vendido foi Quaresma.

    O grande busilis é acertar com os prolongamentos de contratos e não deixar que situações como a de Ronaldo se repitam (subir um talento à primeira equipa só com um ano de contrato).

    ResponderEliminar
  14. Há uma questão que ficou fora do post mas que em certa forma vai ao cerne desta questão da relação dos adeptos com os jogadores da formação e da qual o Patricio e o Adrien servem para exemplificar:

    Dizer hoje que são bons jogadores e com valor para jogar no Sporting tem o mérito de adivinhar o totobola à terça-feira.

    Vislumbrar-lhes essas qualidades no momento em que subiram a seniores e cedo foram chamados a responsabilidades que outros mais experimentados não conseguiram cumprir é que era meritório. Ou pelo menos não atrapalhar já não era mau.

    ResponderEliminar
  15. Do pouco que vi o mais "maduro" daquela equipa é João Mário todos os outros terão que crescer muito para ser viáveis numa primeira equipa do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Eu não costumo escrever em blogs, mas depois de ler este post sinto-me forçada a escrever!
    Antes de mais nada muitos parabéns pelo excelente trabalho, por ser uma pessoa isenta e com uma franca noção da realidade.
    Neste trabalho acerca da formação tirou-me todas as palavras da boca, escreveu publicamente aquilo que eu digo à muitos anos infelizmente.
    Não tenho pena destas saídas, apesar de considerar que (principalmente) o Agostinho Cá poderia vir a ser a um grande jogador no Sporting apesar da sua baixa estatura que na posição que ocupa se podera vir a considerar relevante.
    Obviamente que os dirigentes terao tentado renovar com eles e que eles nao estariam interessados em tal, assim considero que foi um bom negocio, pois nao conheço nenhum jogador do sporting que tenha saido nesta fase de formação e tenha brilhado la fora.
    O Sporting tem uma grande capacidade de formar enormes jogadores mas tem-se revelado incapaz de formar homens. É uma grande verdade que a maioria dos grandes negocios realizados pelo Sporting se deveu a jovens oriundos da formação, mas tambem nao é menos verdade que a grande maioria deles quer no espaço de 1/2 anos sair de la.
    Podiamos ter ainda varios jogadores no nosso plantel dos que se apresentam na selecção, mas é bom nao esquecer as varias declaraçoes de Miguel Veloso, ou de Joao Moutinho, ou ate de Nani... obvio que jogadores como Viana, Custodio, Varela, Beto poderiam la estar ainda hoje mas que nao estao por culpa propria ou dos dirigentes do Sporting que os "escorraçaram" de lá para fora.
    O Capel ja fez maus jogos? Ja! mas corre, luta, esforça-se... Ja o Vuckevic era adorado pelos adeptos pelo mesmo motivo.
    Os adeptos sao culpados? Sim, tambem. Custa-me imenso estarem sempre a criticar o Pereirinha que NUNCA, repito NUNCA o vi fazer 2 jogos seguidos naquela que considero ser a sua posição, a de lateral direito.
    Nesta fase entra o treinador, que tera de os saber proteger e nao desistir deles. Ja imaginaram onde estaria Patricio se tivessem desistido dele? Melhor, se tivessem tido dinheiro para um sul americano qualquer? Apesar de tantos assobios ele manteve-se la e agora é admirado por todos.
    Sao miudos, temos de lhes dar espaço para crescerem, eles ainda vao errar muito mas tem qualidade para singrar! O Carrillo enerva-me muito por vezes? Oh se enerva, mas depois volta a jogar e ja faz muito melhor.
    A culpa é repartida por todos, desde as pessoas da Academia que nao lhes incutem a mistica do clube, aos treinadores, aos dirigentes e acabando nos adeptos!
    O Adrien vai voltar, o Cedric tambem, assim como o N.Reis ou o Wilson pois fizeram grandes epocas, mas nao estejam à espera que nao errem pois vao errar muito mas é assim que se cresce... Afinal, não é assim que todos crescemos?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo, o ano passado foram buscar o Hildebrand para o lugar do Rui Patricio..não foi assim a tanto tempo que ainda o queriam escorraçar

    ResponderEliminar
  18. Exacto... Daí a questão... Nunca deixaram de acreditar nele! O hildebrand nunca calçou. Tambem podiamos depreender que o Marcelo teria sido contratado pelo mesmo motivo, mas a ideia era dar-lhe a competitividade que Tiago nao lhe podia dar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)