sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sá Pinto sai - 1 decisão incompreensível

É-me muito difícil de perceber o que se pretende com a substituição de um treinador a 48 horas da realização de um jogo de futebol. Fosse qual fosse o jogo, mesmo que até a feijões. Mais ainda sendo um jogo como o de domingo, onde se jogam sempre muito mais do que os 3 pontos. 

Quem toma decisões destas deixa-me muito pouco tranquilo, sabendo que serão os mesmos a quem caberá a tarefa de escolher o próximo treinador. Uma decisão incompreensível, reveladora de que não é apenas a Sá Pinto que faltava a clarividência.

Nota: Já depois de publicado o post tomei conhecimento das declarações de Godinho Lopes, revelando que Oceano assume o comando técnico apenas no jogo no estádio do dragão. Ora isto ainda reforça mais a ideia expressa anteriormente: o desnorte é total.

36 comentários:

  1. Como poderia um treinador , que todo o país sabia que ia ser despedido, impor respeito a um grupo de jogadores?
    Então o Sá Pinto ia comandar uma equipa com os jogadores a olharem para ele e dizerem ---"está bem amanhã já cá não estás".

    O problema é que se deixou isto arrastar . Ele nem devia ter começado a época.

    ResponderEliminar
  2. A solução foi interna e acabou por ser normalíssima. A direcção não podia fazer outra coisa. Bem também ao entender manter Sá Pinto na estrutura, revela antes demais reconhecimento.

    Soluções muito dignas nesta altura e que estou certo a generalidade da massa adepta leonina saberá compreender e apoiar, que ainda é o mais importante nesta fase.

    ResponderEliminar
  3. Pouco tranquilo deixam-me os comentários a todas as decisões do Sporting.

    Qualquer decisão no Sporting é escrutinada até à exaustão e sempre no sentido depreciativo.

    Isto tem acontecido ao longo dos ultimos anos, qualquer que tenha sido o presidente, dirigente, treinador ou até jogadores.

    Nada, nem ninguém presta no Sporting.
    Tudo são más decisões.
    Eu é que faria melhor! Mas depois a história mostra-nos nunca fez!

    Ed

    ResponderEliminar
  4. Também não compreendo como poderia Sá Pinto ficar mais um jogo no banco, sabendo ele e os jogadores que seria o último. É necessário um choque/ uma reacção para domingo.

    ResponderEliminar
  5. É totalmente irrelevante se sai antes do jogo do Dragão ou depois do jogo do Dragão.

    Uma decisão incompreensível seria:

    a) prescindir de Sá Pinto, junto de quem entende ser a pessoa certa para conduzir o Sporting.
    b) não prescindir de Sá Pinto, junto de quem entende serem o mau futebol e os maus resultados da sua (Sá Pinto) responsabilidade (é o seu caso Leão de Alvalade, pelo que a decisão deverá deixá-lo satisfeito).

    Consumar-se a saída 2 dias antes ou depois do jogo com o FCP não tem qualquer relevância.

    Sobre a decisão, a estrutura do Sporting prova com isto andar primeiro a reboque dos adeptos, e depois a reboque de resultados. "O Sporting não pode perder mais pontos", declaração populista quando a mudança de treinador não é em si antídoto para a perda dos pontos e vinculando (mal) a perda de pontos ao treinador Ricardo Sá Pinto.

    O presidente do Sporting é muito boa pessoa, tem muito boa vontade, faz o melhor possível e mostrou mais em 1 ano do que outros para trás em 2 ou 3, mas ao fim do dia o somatório dos contributos de cada uma das pessoas que integram aquela estrutura não passará disso mesmo: o melhor possível, melhor esse que à falta de sorte em 2 ou 3 decisões chave ficará aquém do necessário.

    Não obstante, cumpriu-se a vontade da generalidade dos adeptos e associados. Por isso em frente, discutam opções, vejam quem deverá ser o novo treinador, dêem uso a todos os conhecimentos de futebol que sem dúvida possuem e ajudem os dirigentes do Sporting: o momento é delicado e eles estão a ler-vos.

    ResponderEliminar
  6. este post não faz sentido LdA.

    como podia um treinador fazer um jogo importante quando toda a gente sabia que ele tava virtualmente despedido? como o ouviriam os jogadores?

    há aqui muito pa criticar a direcção mas manter um treinador "morto" depois de uma humilhação era pior ainda.

    ResponderEliminar
  7. Penso que o sá pinto deveria ter ido ao dragão não sei como é que o oceano vai escalar um 11. Acredito na vitória!

    ResponderEliminar
  8. Faz pouco sentido o Sá Pinto orientar a equipa no dragão sabendo-se que vai ser despedido na 2ª feira, mas já faz sentido ser o Oceano a fazê-lo, que nem conhece os jogadores e que se sabe que segunda-feira também não está lá? Está bem, pronto.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de que foi neste tipo de jogos onde o Sá Pinto mais brilhou, não acredito que fosse fazer melhor no Dragão que o Oceano pois nos últimos jogos o desnorte já era total.

    Os próprios jogadores deviam estar desorientados e com falta de confiança na pessoa que os liderava, as exibições estavam numa espiral descendente e os resultados não eram menos dramáticos...

    O quê que a direcção podia fazer? Manter o treinador e sujeitar nos a mais humilhações? Acabar com o crédito que o SP ainda goza junto dos adeptos?

    Esta decisão só peca por tardia...

    Não sou inocente ao ponto de achar que o Oceano, ou outro treinador qualquer, seja capaz de dar a volta completa ao rumo que o futebol do SCP seguia num espaço de tempo tão curto como aquele que nos separa do clássico de Domingo mas pelo menos penso que será capaz de trazer outro ânimo a um grupo descrente em si próprio.

    ResponderEliminar
  10. Oceano, um técnico da estrutura não conhece os jogadores? Vai ler aos registos.

    ResponderEliminar
  11. MM,

    Obviamente que o treinador tem responsabilidades nas exibições e nos resultados.

    Como disse ainda esta semana, após o jogo com o Estoril, tem faltado muito Sá Pinto este ano, ele que o ano passado tinha tido um percurso que permitia as melhores esperanças.

    Daí a dar-me por satisfeito com a saída dele vai uma longa distância, mas não fico nada surpreendido que me queira colar a essa ideia.



    ResponderEliminar
  12. Não concordo.

    Qual o desnorte em colocar o Oceano um jogo? Não vejo desnorte nisso.

    Só veria desnorte se a intenção fosse manter o sá e ver o que dá no dragão

    ResponderEliminar
  13. Ele á cada post, mas então o sá conheçe o plantel, como??, pois tem se visto que sim. Gelson a defesa direito, pranjic a defesa esquerdo, 442, ou 433, coerencia?
    O oceano faz todo o sentido, até porque deverá ser o adjunto do treinador que vier, se vier, quem sabe se não poderá ser o proprio oceano.

    ResponderEliminar
  14. Se há blog que sigo com alguma atenção e concordado, em algumas ocasiões, com o relativo bom senso que expressa, é este ANA. Contudo hoje não posso concordar minímamente com este post.Na verdade não vejo que outro caminho podia ser tomado pela direcção, quando mesmo aqui li ( leia-se subentendi) por mais q uma vez q o futebol do Sporting não tomava rumo.
    Concordo plenamente com os primeiros comentários que referem a oportunidade da decisão, independentemente de ser véspera de um clássico.E mais, também corroboro a ideia de q parece q tudo o que se faz é mal feito. Será que o homem ainda não acertou em nada desde que entrou no clube? Tenham paciência, já chateia tanta certeza absoluta. SL

    ResponderEliminar
  15. PORRA...tá tudo parvo.Como é possível o SPORTING ser grande,se eu só leio comentários com desculpas "disto e daquilo",chega...EXIGÊNCIA(claro que isto é só para quem quer ser grande).

    ResponderEliminar
  16. Um post compreensível.
    Afinal os amigos são para as ocasiões.

    ResponderEliminar
  17. Quantos aqui não defenderam o ano passado quando Domindos saiu, o Marcelo Bielsa.

    O Athletic Bilbao têm 5 pontos em 6 jogos na Liga Espanhola e 1 ponto em 2 jogos na Liga Europa. Fosse o Argentino treinador do Sporting, também seria despedido?

    Penso que sim, E o seu valor é inquestionável.

    Então qual é o nosso problema? Falta de paciência, união e discernimento.

    Ed

    ResponderEliminar
  18. Para alguns lambuças disfraçados de "paineleiros", a direcção do Godinho não tem culpa de nada: se contrata (mal), despede (mal) ou nada faz (mal), não lhe podem ser assacadas responsabilidades. Então para que raio foram (mal) eleitos?

    ResponderEliminar
  19. Leão de Alvalade, não quero colá-lo a nada, mas se quiser desenvolver a ideia sinta-se por favor à vontade. Escolhi meramente o melhor dos cenários: seria estranho achar que os maus resultados e exibições aparecem em resultado de opções do Sá Pinto e não desejar a sua substituição. Sei que nunca a exprimiu abertamente, talvez por timidez.

    Lógico, persigo o timbre das evidentes culpas, falhas e nalguns casos (imagine-se) "erros de palmatória" aqui apontados ao treinador do Sporting em mais de 3 e 4 vezes ocasiões que ditaram outros tantos resultados negativos.

    Estar convencido que Sá Pinto é o responsável e ao mesmo tempo desejar que fique é simplesmente parvo, ou não será?

    ResponderEliminar
  20. Já cá faltavam os ressabiados dos "brunetes".Tratem-se e fundem um clube para vocês. Desapareçam

    ResponderEliminar
  21. Mas que alternativa havia, o Sá no Dragão levamos uns seis. O oceano é temporario, espero que venha um estrangeiro, eu gostava de pekermen..
    Agora o candidato derrotado é uma melga, faz lembrar o Louçã no parlamento fala fala mas toda a gente sabe que não é uma alternativa credivel.

    ResponderEliminar
  22. Que tal S.C.C sporting clube de carvalho..!!!

    ResponderEliminar
  23. A claque oficial "ultra brunettes"

    ResponderEliminar
  24. Gosto mais Klu Klux Karvalho é menos abichanado..

    ResponderEliminar
  25. Independentemente de se estar de acordo com a saída ou não do Sá Pinto, importante é analisar o que se estava a passar esta época.
    Porque a equipa não apresentou só maus resultados, a equipa não apresentou futebol.
    Volto a dizer que ninguém acredite que vai aparecer um técnico estrangeiro com currículo e que tudo vai mudar da noite para o dia, currículo só por si não ganha jogos.
    Eu ponho muito em causa a qualidade dos jogadores do Sporting, mas acima de tudo a sua motivação e brio profissional.
    A meu ver Oceano entra em ação para não se queimar um possível futuro treinador do Sporting.
    Alguém acredita que o Sporting vai ganhar no Dragão, onde não ganha desde de 2007 com Paulo Bento ao comando?

    ResponderEliminar
  26. O SCP está morto? ná está fortissimo..

    ResponderEliminar
  27. LdA

    Considero que RSP não tinha o mínimo de condições psicológicas para orientar a equipa nos treinos de hoje e de amanhã, nem no jogo de domingo. Depois do desastre de ontem, acompanhado por uma imagem de desorientação, quer nos sistemas de jogo praticados, quer na utilização dos jogadores, por muitos discursos honestos e bonitos dos jogadores a dar-lhe solidariedade, no seu intimo os jogadores já não acreditam em Sá Pinto.

    Tornou-se preferível, para um jogo 48 horas depois, um Oceano, mais calmo, que mais importante que pôr a equipa a jogar melhor futebol, consiga transmitir uma serenidade e um discurso que traga alguma tranquilidade e confiança aos jogadores.

    Para mim decisão incompreensível é o convite para Sá Pinto se manter na estrutura. Que pensará o treinador que no dia a dia do seu trabalho tem nas redondezas o seu antecessor? Na segunda derrota qual será a primeira ideia que vem à cabeça de dirigentes e adeptos? A presença de RSP será sempre desestabilizadora, por mais sincera, honesta e desinteressada que seja.

    ResponderEliminar
  28. Augusto Inácio a treinador, o único português que sabe ser campeão no Sporting

    ResponderEliminar
  29. O inacio esteve hoje num programa dos corruptos no porto canal.


    Não deve ter tempo para nos treinar.

    ResponderEliminar
  30. MM,

    parvo parece-me querer adivinhar porque faço ou não faço isto ou aquilo e mais parvo ainda é apontar a "timidez" como razão.

    Quanto aos erros de palmatória eles são evidentes.

    O mesmo em relação à responsabilidade, tendo em conta que as decisões são dele.

    Relativamente ao que seria melhor para o Sporting - ficar ou sair - não tenho ainda uma opinião formada, mesmo reconhecendo que, para as bancadas, o tempo dele tinha chegado ao fim.

    8

    Percebo mas as minhas dúvidas estão precisamente aí: se Sá Pinto ainda tinha crédito junto do plantel, como parecem indiciar as declarações dos jogadores, a chicotada pode ter o efeito inverso ao pretendido.

    Depois há outras questões: não há qualquer vinculo emocional do plantel com Oceano, era mais plausivel ver os jogadores darem tudo por um treinador que esteve com eles do que alguém que está de passagem.

    Oceano não conhece os jogadores como treinador e não é em 48h que isso vai acontecer.

    Acresce o facto de não ter observado o FCP, não ter por isso preparado o jogo e não creio que tenha tempo para tudo. É um grande tiro no escuro, oxalá dê certo. Mas a base é muito frágil.

    ResponderEliminar
  31. Eu nem quero acreditar que ainda há quem ache que o Sá Pinto merecia continuar e , pasme-se, que o problema foi falta de paciência dos adeptos. Por favor , basta 2 dedos de testa para ver que o culpado do despedimento de Sá pinto é exactamente o próprio Sá Pinto.
    Em 7 meses de treinador principal do Sporting o futebol apresentado variou entre o paupérrimo e o mau ( salvaguardo a 1ª parte em Manchester). Nos ultimos jogos o desnorte era total e mais que evidente. Desde o inicio da época que estava a queimar os jogadores mais influentes e melhores.
    Se virmos os jogos do ano passado como por exemplo, Setúbal , Gil Vicente , paços , beira-mar , Leiria, Feirense e Académica chegamos facilmente a conclusão de que o que se estava a passar agora já tinha sido anunciado. Recordo o jogo de Manchester em que após uma excelente 1ª parte , o Sá Pinto resolve fazer uma das suas duplas substituicões , e rapidamente passámos de uma posição confortavél no jogo para um jogo muito sofrido. Como sempre Sá Pinto mexe e a coisa piora.

    ResponderEliminar
  32. Meu caro, metendo-me um pouco na discusão com o "8" parece-me que a a sua lealdade ao SP (admiravel e evidente) está a toldar-lhe a visâo.

    Em primeiro lugar, se os jogadores estavam com ele, havia a ligação emocional que fala e era o que se via se calhar é melhor meter lá alguem que eles não conheçam.Se não têm ligação ao Oceano, têm que ter ao clube e aos adeptos que estão muito acima de Oceanos, Sa Pintos, etc.
    E certamente também terão um orgulho e uma imagem deles proprios a defender.

    E essa do Oceano não conhecer os jogadores e não ter observado o Porto...Quem é que não conhece os jogadores que temos ou não sabe como é que o Porto joga? Esse argumento seria valido se tivessem lá metido um estrangeiro a 48 horas do jogo, assim não. Que ele não os conheça como treinador, até lhe dou de barato, agora a necessidade de observação do Porto, não lembra a ninguem. Todos nós sabemos como o Porto joga...

    A base será sempre fragil nestas circunstâncias, mas quem sabe o Oceans' 11 não rouba o casino no proximo domingo? :)

    ResponderEliminar
  33. "Quanto aos erros de palmatória eles são evidentes".

    Guarda por acaso algum conhecimento (inato, vivido, apreendido) relevante do jogo que permita-lhe imputar erros de palmatória a quem nunca fez mais nada na vida do que jogar futebol (e muito bem), ser comandado por treinadores de futebol (e muito bem) e ser o próprio nos últimos 3 anos treinador de futebol (e muito bem)?, falemos de Sá Pinto ou qualquer outro?

    E não, a responsabilidade não é sua (Sá Pinto) por ser quem toma as decisões. Só é responsável porque foi demitido, tornaram-no responsável, porque de resto ou antes disso nenhum dos dirigentes do Sporting que o demitiram sabe se as decisões e o trabalho de Sá Pinto foram as causas para os maus resultados e jogo que a equipa produzia.

    Sobre a demissão e já que garante não ser timidez, volto então atrás: é estranho ou então não sabe bem o que pensa já que é garantidamente parvo achar que Sá Pinto era a causa dos problemas mas por algum motivo entender que deveria manter-se como treinador.

    Seja lá qual for o treinador, a partir do momento em que estiver (eu) convencido ser (ele) a causa de más prestações e maus resultados não desejarei que se mantenha em funções mais um minuto que seja.

    Encontra sentido nisto LdA?

    Ou será que não tem a certeza sobre se (Sá Pinto) deveria ficar ou sair porque no fundo você não tem a certeza de nada?, e os 3 ou 4 posts que publicou na sequência de 3 ou 4 derrotas onde imputa a Sá Pinto opções responsáveis por essas mesmas derrotas apareceram porque é preciso no fim de cada jogo do Sporting vir dizer qualquer coisa?

    Elucide-me Leão de Alvalade, se quiser evidentemente: como é possível perceber em mais do que um momento Sá Pinto como responsável pelos maus resultados e não entender a decisão que o verá substituído como boa?

    ResponderEliminar
  34. Ajorge73,

    comungo da ideia que a lealdade deveria estar acima de tudo ao clube e deveria prevalecer também o brio profissional.

    Do que conheço da minha própria experiência e da experiência relatada por quem viveu situações semelhantes a saída de um líder vista como injusta pelo grupo de trabalho tem normalmente consequências inversas às pretendidas com a chicotada psicológica.

    MM,
    Não preciso de ter conhecimentos semelhantes aos de Sá Pinto para lhe imputar erros. Por isso é mais fácil comentar do que treinar.

    Não posso, no momento, comentar ou responder-lhe mas tenciono escrever sobre o Sá Pinto e a sua saída na próxima semana.

    Como sabe sou leitor do seu blogue e por isso lhe digo que em relação a esta matéria devemos ter posições muito mais próximas do que supõe.

    ResponderEliminar
  35. O bielsa não é o treinador do bilbau, que aliás perdeu o javy para o bayer.

    ResponderEliminar
  36. Francamente, acho que esta medida pode dar para os dois lados. Assim como o manterem até depois do jogo do dragão. Acho que o resultado de domingo só vai depender dos jogadores. O Oceano pode não terinar a equipa, mas sabe perfeitamente do valor de cada um e respectiva função em campo. De resto, acho de muito mau gosto referires-te à aposta no Oceano como "um tiro no escuro"... lamentável! :P

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)