terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comunicados fortes, decisões fracas

Já depois de publicado o último post de ontem tomei conhecimento do comunicado do Sporting, publicado na página oficial do clube. Infelizmente ele revela no essencial que o Sporting se deixou ultrapassar pelos acontecimentos, ao não cuidar de, no momento próprio, de os modificar em seu favor, como podia e devia ter acontecido. Ao dar o seu beneplácito a que o jogo se realizasse hoje sem cuidar de avaliar outras possibilidades à sua disposição, o Sporting auto-condicionou-se e não defendeu, como lhe competia, os seus interesses.

E é isso mesmo que, em jeito de conclusão, o comunicado explica quando afirma que "a manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria" etc... Independentemente das condições - inclusivé as que os seus adeptos se venham a ter que sujeitar - não resta outra alternativa senão jogar quando o SLB e a Liga disserem que tem que o fazer. O SLB já deixou clara ontem a sua posição e o presidente da Liga já pré-anunciou a sua decisão e de que lado está nesta questão ontem num programa de televisão. 

E que interesses eram esses?

Podia colocar desde logo a possibilidade de ganhar o jogo na secretaria, explorando a possibilidade que os regulamentos prevêem e que vêm explicados no post anterior. 

Como é mais ou menos evidente o Sporting não chegou sequer a colocar essa hipótese, provavelmente por desconhecimento do próprio regulamento. Reconhecer, como vem expresso no comunicado "que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si" é, no mínimo, um argumento pífio.  

Como óbvio o Sporting poderia e deveria conseguir para si uma ocasião mais favorável para jogar com o SLB, aproveitando a oportunidade que o próprio SLB lhe concedeu ao não cuidar devidamente da manutenção do seu recinto, colocando-se a jeito do que prevêem os regulamentos. No nosso lugar essa seria uma possibilidade que o clube encarnado não só não enjeitaria como agarraria com unhas e dentes.

Devo dizer que ganhar o jogo na secretaria é uma possibilidade que a mim não me agradaria de todo, mas não me parece que se, no nosso lugar, o SLB lhe pudesse deitar mão, a desdenharia. As vitórias que me agradam sobre o SLB são as que são obtidas com pelo menos mais um golo, ponto final.

Com William Carvalho castigado e Jefferson lesionado o Sporting fica se não mais fraco pelo menos de opções limitadas. Jogar mais tarde, em que pelo menos William pudesse, de castigo já cumprido, dar o seu contributo à equipa e com o adversário imerso em momentos decisivos nas diversas competições em que ainda participa, era procurar uma melhor ocasião para si e logo uma pior para o seu adversário.

Esta era uma forma óbvia de melhor zelar pelos seu melhores interesses, mas parece que a preocupação primordial no passado domingo no estádio foi de ser simpático e cordato com a Liga e com o SLB. Precisamente com o SLB, que ainda há cerca de um ano não usou da mesma simpatia e nos obrigou a jogar com menos de 48 horas de descanso. Não o fez então apenas na defesa do que lhe pareciam ser os seus interesses - adiar o jogo por um dia também o podia ser - mas com o óbvio intuito de marcar uma posição que, a prevalecer, como veio a suceder, significaria uma vitória sobre um rival. A rivalidade alimenta-se de vitórias, das grandes e das pequenas. 

O problema do comunicado é a contradição. O Sporting veio falar grosso mas, quando podia fazer alguma coisa por si, preferiu ser simpático e cândido e piou fininho.

23 comentários:

  1. Muito boa análise a todo este caso, bastante lúcida. Resta-nos desejar boa sorte para o jogo de logo à noite, isto, se o vento assim o permitir.

    ResponderEliminar
  2. Desta vez, tenho de concordar.
    BdC precipitou-se....espero que não nos saia caro.

    ResponderEliminar
  3. Acho que todo este barulho está a ir, paradoxalmente, contra nós.

    Sao os comunicados/palavras do Sporting, as decisoes/acçoes do Sporting, o onze (surpresa!?) do Sporting....que estamos aqui a discutir.

    Curiosamente, ninguem fala do Benfica e nem o próprio Benfica parece interessado em falar...

    Só espero que isto nao repercuta em campo negativamente!!!



    ResponderEliminar
  4. Estou em total desacordo com o post. Se queremos ser diferentes temos que agir diferente. Não concordo com o comunicado mas acho essencialmente que deveremos estar sempre pela verdade desportiva. Forçar o adiamento do jogo para com isso beneficiar é faltar também à verdade desportiva.
    Se as galinhas o fariam na nossa posição não pode contar para um juízo da ética e correcção, porque todos sabemos que eles são uma merda no que a isso diz respeito (ver p.e. a entrevista ao Silvio ou, na mesma linha, alguns adeptos que para se defenderem do triste espectáculo de Domingo foram buscar imagens do incidente no EJA em que morreram 2 pessoas).
    Não quero ser confundido com merda deste calibre e portanto não assumo as suas posições como benchmark para as minha.

    SL,
    BVRS

    ResponderEliminar
  5. As deficientes condições do estádio são responsabilidade do Benfica. Como explicou o autor do projecto ao Record a estrutura está projectada para ventos a rondar os 200km/hora, muito acima dos verificados. O projectista deixa claro que o problema esteve nas chapas de revestimento e na solidez da sua fixação à estrutura de suporte. Erros previsíveis na construção e desleixo na manutenção. Bruno de Carvalho devia ter deixado claro que o Sporting queria jogar o jogo e não reinvindicaria a vitória na secretaria, que os regulamentos lhe possibilitavam, mas que em nenhumas circunstâncias aceitaria jogar num tão curto espaço de tempo sem que entidades independentes tivessem feito o seu trabalho de fiscalização da situação actual e de validação dos trabalhos de reparação.

    ResponderEliminar
  6. Jose Guinote, acho que é mesmo isso!

    Acho que em poucas linhas acertaste naquilo que deveria ter sido a posiçao do Sporting

    ResponderEliminar
  7. Discordo do texto.
    Não basta apregoar que somos diferentes.
    Ao aceitar agendar o jogo para esta 3ª feira, não só fizemos o mais correto, como mostrámos que somos, de facto, diferentes. Pouco me importa o que fariam Benfica ou Porto em situação semelhante.
    Se tivermos de ganhar que seja com os disponíveis agora.

    saint

    ResponderEliminar
  8. Saint, BVRS,

    Há uma diferença abismal entre ser "diferente" e não saber defender os seus interesses dentro da legalidade, que é o que as ideias expressas nos post querem dizer.

    Assim, entender dessa forma o diferente é assemelhar-se a um diminutivo qualquer.

    ResponderEliminar
  9. Leão que ruge contra os seus inimigos11 de fevereiro de 2014 às 11:52

    Não sei se repararam que possivelmente no mesmo dia em que o Sporting se desdobrava em comunicados (contei 3), o Bruno de Carvalho rugiu fortemente contra o sistema e contra todos os inimigos do seu projecto no Sporting: as pessoas que não seguem o seu chamamento, os sportinguistas que geriram o clube nos últimos 20 anos (e possivelmente aqueles que neles votaram durante 20 anos) e (talvez) os produtores de software de protecção de computadores contra programas maliciosos.

    Esses sim são os verdadeiros inimigos.

    O Benfica? O Benfica é um parceiro na luta contra o sistema. E por isso merece a maior das considerações e empatia pelas dificuldades na manutenção das suas infraestruturas.

    ResponderEliminar
  10. Somos uns tótós, é o que é e eles até gozam... Fosse ao contrário e já tínhamos perdido na secretaria (e muito bem! que os regulamentos existem para alguma coisa...)
    Contemplações para com um clube que há 2 anos queria ser campeão de juniores através de uma invasão do nosso campo, lembram-se?...

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não concordo nem discordo do seu texto.
    Vai numa linha que o caracteriza e pelo facto respeito.
    Compreendo igualmente que comunicados "a mais" são tão maus como comunicados "a menos".
    No entanto, e sob pena de estar a opinar sobre algo que desconheço, acredito que há muito mais para além deste comunicado. Porque senão caímos no ridículo...não acho que estejamos a ir por esse caminho.
    Serenidade que os nossos adversários, ao contrário de transparecerem alguma "galhofa" cada vez que falamos, no íntimo deles é só para saberem que "estamos vivos"
    SL


    ResponderEliminar
  12. Caro LdA,
    Eu percebo o seu ponto.
    Ainda assim, acho que BdC já comprou guerras que cheguem, e além do que acima referi, parece-me que seria sempre discutível se a aplicação do regulamento invocado seria assim tão linear, ou pelo menos que isso não fosse motivo para mais uma "guerra".
    Neste caso, parece-me que a decisão foi a mais acertada.

    Amanhã estaremos todos aqui a "falar" da grande vitória de hoje, pelo menos assim o espero.

    Aceite as minhas Saudações Leoninas.

    saint

    ResponderEliminar
  13. Na minha opinião fez-se o que tinha de ser feito. Se iamos jogar no domingo com determinados jogadores, então é nas mesmas condições que devemos jogar mesmo com o jogo adiado.

    Não vale a pena estarmos com variações a guitarra, até porque pelo que se diz ai, o tal regulamento que podia dar a vitoria ao Sporting nem sequer ia ser aplicavel nesta situação.

    Como tal vamos a jogo e mais nada. As acções que os outros poderiam ou não tomar ficam para eles mesmos. Se andamos a apregoar medidas e a tentar estabelecer boas relações com outros clubes, então esta é a forma correcta de agir.

    Se de hoje para amanha alguém se comportar de forma diferente connosco...ai sim responderemos em conformidade, e tenho a certeza que o faremos.

    Se hoje ganharmos, é a maior chapada de luva branca que poderamos dar ao futebol nacional. Se perdermos, perdemos com a cabeça erguida.

    Não devemos de tornar um incidente fortuito que podia ser grave na chave para a vitoria num jogo. O futebol joga-se em campo, o resto é folclore e politica.

    ResponderEliminar
  14. Pedro C,

    Como digo no post não queria que o Sporting ganhasse na secretaria. Isso não invalida que o Sporting aproveitasse o que dizem os regulamentos em seu favor, fazendo com que o jogo se disputasse num momento que lhe fosse mais favorável e em situação inversa ao adversário.

    Quanto à cabeça erguida e as derrotas mais vale não comentar.

    ResponderEliminar
  15. http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Desporto/Voltaram-a-cair-placas-da-cobertura-do-Estadio-da-.aspx

    ResponderEliminar
  16. O Sporting agora até faz comunicados conjuntos com as lamparinas. Isto vai terminar como terminaram os jogos anteriores a ser comidos como meninos da primária.

    ResponderEliminar
  17. Mas queriam mesmo que o Sporting se aproveitasse da situacao para jogar num momento mais favoravel? A isso eu chamo chica-espertice. O Sporting devia ter jogado no domingo. As condicoes eram aquelas (lesao do jefferson e castigo do william). Para que estar a tentar arranjar maneira de jogar em melhor momento?
    Importante é ter a certeza que ha seguranca. Foram muitas as entidades representadas e o Sporting nao pode estar a duvidar de todas. Isso é entrar em teorias da conspiracao.
    é o mesmo que ir a um medico e pensar que se tem um cancro mesmo depois do medico dizer que nao.
    se ha condicoes de seguranca, que se va a jogo e se ganhe caracas. parece que esta tudo com medo. sl

    ResponderEliminar
  18. Acho muito racional a sua decisão. Leiam o que JPR escreve no blog "Leão da Estrela" - econtro toda a lógica. Se guerrearmos ao mesmo tempo com todos, não venceremos nenhuma batalha...

    ResponderEliminar
  19. Estou de acordo com a posição da Direcção,,,
    Não quero ganhar jogos sem os jogar dentro das 4 linhas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  20. Caro LdA,

    dois comentários, para discussão, não como facto assente:

    Terá Leonardo Jardim sido consultado? Não sabemos. Teria ele preferido jogar noutra altura? Também não sabemos.
    A mim não me custa crer que ele prefira jogar já, depois de uma semana em que preparou a equipa para tal, ainda para mais com a necessidade de adequar o sistema tático à saída do William. E os jogadores não estavam já focados no jogo? Se há coisa que podemos dizer desta equipa é que tem entrado em campo bem concentrada no seu papel.
    Digo isto porque me parece muito simplista dizer que daqui a 1, 2 ou 3 semanas era melhor. Não tenho certeza que assim seja, mesmo com o regresso de William. Acresce que nessa altura podíamos ter outros indisponíveis por castigo ou lesão, e seria pior.
    Ou seja, acho que temos que dar o benefício da dúvida quanto ao timing.

    Relativamente ao regulamento, confesso reticências quanto à possibilidade de podermos imputar o erro ao SLB de forma objetiva. Se quiséssemos ir por aí teríamos que ter a certeza que houve erro de projeto, falhas de manutenção, etc., tudo dados que o SCP não podia reunir em tempo útil. Íamos entrear numa guerra formal com o Benfica, sendo eventualmente obrigados a jogar o jogo sob ainda maior pressão?

    Concordo que fomos ultrapassados pelos acontecimentos, mas tenho dúvidas que esta solução não seja efetivamente a melhor.

    ResponderEliminar
  21. O comunicado é mais uma fuga para a frente como foi o caso que está na Liga hoje. Os dirigentes do Sporting deixam-se comer e nem se apercebem que foram comidos. Depois vêm lançar a confusão com comunicados para salvarem a pele perante os adeptos. Se o Sporting não andasse a dormir na forma não tinha permitido que o jogo da 2ª jornada da Liga do Porto fosse depois da nossa. Não foi pelos 4 minutos da última jornada mas sim por isso.E agora os milhafres em conluio com a Liga põem e dispõem e sai mais uma pazada de linhas para entreter a maralha. O sporting é cada vez mais um clube de tontinhos.
    Bardo

    ResponderEliminar
  22. República das Brananas11 de fevereiro de 2014 às 17:53

    "Se quiséssemos ir por aí teríamos que ter a certeza que houve erro de projeto, falhas de manutenção, etc., tudo dados que o SCP não podia reunir em tempo útil."

    As placas de alumínio a voar para dentro do estádio não são prova suficiente?

    Só por curiosidade, o amigo não se quer voluntariar para cobaia nos testes de uma guilhotina que estamos a preparar aqui na empresa? O facto de já termos decepado umas pessoas, em directo, perante milhões de pessoas, não nos parece prova suficiente que a nossa guilhotina seja capaz de cortar um pescoço robusto como o seu...

    ResponderEliminar
  23. Acabou o jogo, os benfas deram um baile, dentro e fora de campo.

    Vou contar em quantos minutos o vosso burrinho de carvalho vai falar aos microfones depois do Jardim...se calhar, nem aparece lá, tem medo do orelhudo...

    O artigo 94 à mão, tudo quietinho, mas por causa do "dolo" de 2 minutos e 45 segundos, BOTAM A BOCA NO TROMBONE!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)