terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Que 11 inicial para receber o Braga?

As ausências forçadas de Montero e Adrien constituem uma grande contrariedade para Leonardo Jardim. Pelo momento em que ocorrem - a recepção ao Braga - e pela simultaneidade. Trata-se de dois jogadores em quem Jardim deposita enorme confiança ou não faria deles os jogadores com mais minutos na equipa. O seu tempo de participação só é superado por Rui Patrício e isso diz tudo da sua importância. Como contrariedade para Jardim acresce ainda o facto do adversário ter mudado de treinador, pelo que todas as observações feitas até agora se podem vir a revelar inúteis. O inicio do jogo vai requerer muita atenção.

A substituição de Montero não coloca qualquer dúvidas nem ao adepto mais distraído. Slimani fará a posição quando, pela eficácia que vem exibindo, já ameaçava, pelo menos para alguns, a titularidade do colombiano. Como creio que se irá notar durante o jogo, o que o argelino pode oferecer limita as opções à equipa, embora o jogo aéreo possa ganhar outra dimensão. 

Mas, independentemente do que cada um pode dar, é claro que as opções de Jardim para mudar com o decorrer do jogo ficam muito mais limitadas. Jardim poderá recorrer a Mané para jogar no lugar que Montero costuma fazer quando Slimani está em campo. Vítor ou Carrillo poderão também ser chamados a desempenhar o lugar. Mas com eventual perda, tendo em conta que nenhum dos três tem as rotinas do colombiano. Contudo a opção inicial não deverá passar por nenhum deles nessa posição (atrás de Slimani).

Onde Jardim provavelmente gastará mais tempo a pensar será a quem entregar o lugar de Adrien. Seguindo o lugar comum de que "um problema é uma oportunidade", quem sabe não passará por aí a atribuição de novas funções a André Martins, talvez até mais recomendáveis face às suas características. Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente. Perderíamos talvez poder de recuperação, onde Adrien tem estado insuperável, mas haveria eventual ganhos na melhor definição no último terço.

Como treinador de bancada apostaria em Vitor para o lugar de Martins, mas não exactamente para as mesmas funções. Preferiria um triângulo com William na sua posição habitual, com Vítor e Martins em cada um dos outros dois vértices. O papel até agora entregue no condicionamento da construção do jogo adversário a partir de trás ficaria entregue aos dois extremos. Estes jogariam da linha para interior em movimentos de aproximação e apoio a Slimani, deixando os corredores para a subida em apoio aos laterais.

Os nomes dos dois extremos sairiam de uma lista por ordem decrescente de prioridade: Carrillo, Capel, Mané e Héldon, partindo do principio que Capel está apto. O jogo do espanhol não evoluiu o que precisava mas a importância que assume para os adversários - as faltas que lhes ganha - e até para os adeptos é uma arma desequilibradora. Mané não me parece jogador para o jogo todo, mas será de grande preponderância tanto como titular como a partir do banco. O mesmo se aplica a Carrillo. Como já aqui disse em posts anteriores, Héldon não justificou a titularidade que lhe foi oferecida em bandeja, pelo que não lhe faria mal sentar-se no banco.

Feito o exercício especulativo qualquer adepto gosta de fazer, o meu palpite é que Jardim mudará quase nada. A solução conservadora é a mais provável porque o treinador já demonstrou em ocasiões anteriores preferir acima de tudo a estabilidade e a confiança. E ele tem demonstrado que confia no trabalho que executa durante a semana.

Assim, não me surpreenderia que mudasse apenas aquilo que tem que mudar: Silmani no lugar de Montero, com Martins em "su sitio", recaindo a escolha para o lugar de Adrien entre Magrão e Vítor. Algumas dúvidas se insistirá em Wilson Eduardo face ao que este produziu nos últimos jogos. O resto ficará como em Abrantes, tudo como antes.

16 comentários:

  1. R.Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo, Jefferson; William, A.Martins, Mané; Heldon, Slimani e Carrillo

    ResponderEliminar
  2. Em 4-4-2 - R.Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo, Jefferson; William, A.Martins, Wilson E, Carrillo; Mané, Slimani

    ResponderEliminar
  3. Eu apostaria em:

    R. Patrício;
    Cédric, Mauricio, Rojo e Jefferson;
    William, André Martins (8), Vitor(10);
    Mané, Slimani e Carrillo

    Seria o recuar do AM para uma posição em que rende mais e dar nova oportunidade ao Vitor. Convocava Ricardo Esgaio.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Oportunidade para A.Martins reivindicar-se a 8. Já que tem essa capacidade defensiva e a 10 fica demasiado colado aos da frente e longe da bola

    ResponderEliminar
  5. R.Patrício
    Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson
    William, Vítor, André Martins
    Carrillo, Slimani, Mané

    ResponderEliminar
  6. Eu deixava o Mané e o Carrillo para entrarem no inicio da 2ª parte...!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. "Assim, Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente. Perderíamos talvez poder de recuperação, onde Adrien tem estado insuperável, mas haveria eventual ganhos na melhor definição no último terço."

    Completamente de acordo Lda!

    Acrescento só mais outro pormenor sobre o jogo: o Braga não terá o seu habitual trinco (Custódio ficou amarelado) e terá de aptar um jogador para lateral esquerdo (Elderson vendido, Joãozinho lesionado e o jovem que jogou no último fds foi expulso). Situações que devem ser aproveitadas por Jardim.

    ResponderEliminar
  8. ------------- Patrício
    Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson
    ------------- William
    Mané A.Martins Wilson Heldon
    -------------- Slimani

    ResponderEliminar
  9. Rui Patrício

    Cédric Maurício Rojo Jefferson

    William Carvalho

    Vítor Filipe Chaby/Iuri Medeiros (para surpreender)

    Héldon Diego Capel/Mané

    Slimani

    ResponderEliminar
  10. Patrício
    Cédric; Maurício; Dier; Jefferson
    William
    Martins; Vítor
    Mané; Carrilo
    Slimani

    ResponderEliminar
  11. O meu 11:

    Patrício
    Cédric; Maurício; Rojo; Jefferson
    William; Dier
    Martins;
    Mané; Carrilo
    Slimani

    Acrescento que no Braga não jogam o lateral Nuria e Custódio.

    Caso vençamos os próximos 5 cincos jogos (Braga(c), Setubal(f), FrutaCornosPutas (c), Maritimo (f) e Guimaraes(c)) o SLB vai ter de fazer pela vida para ser campeão.

    ResponderEliminar
  12. Rui Patrício
    Cédric - Maurício - Rojo - Jefferson
    William
    André Martins . Vítor
    C Mané - Slimani - Heldon

    ResponderEliminar
  13. e porque não meter o Mané a avançado deixando o Slimani como "arma secreta" tal como se tem feito até aqui?

    Patrício
    Cedric, Maurício, Rojo, Jefferson
    William Carvalho
    Eric Dier, André Martins
    Carrillo (do lado direito do nosso ataque para explorar o lado esquerdo, debilitado, do adversário)
    Heldon
    Mané

    Slimani e Capel seriam as nossas armas secretas para este jogo

    caso Leonardo Jardim não queira surpreender com a velocidade do trio atacante (e também para não inventar):

    Patrício
    Cedric, Maurício, Rojo, Jefferson
    William Carvalho
    Eric Dier, André Martins
    Carrillo
    Capel (com Slimani na frente de ataque temos de ter alguém que vá à linha cruzar...Capel é esse extremo..ou então Wilson Eduardo, se bem que este tem-me enervado bastante nos últimos jogos)
    Slimani

    Carlos Mané e Heldon serão as armas secretas

    ResponderEliminar
  14. "Quem sabe não passará por aí a atribuição de novas funções a André Martins, talvez até mais recomendáveis face às suas características. Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente."

    Um tira-teimas. Uma oportunidade para AM mostrar (a alguns) que não desaprendeu...

    RPatrício
    Cedric-Mauricio-Rojo-Jefferson
    WCarvalho-AMartins
    Carrillo-Mané-Capel
    Slimani

    ResponderEliminar
  15. Aos 0 min., Magrão-Slimani e + 9
    Aos 45 min., Magrão-Slimani-Mané e + 8
    Aos 60 min. Magrão-Slimani-Mané-Carrillo e + 7
    Aos 75 min. Slimani-Mané-Carrillo-Dier e + 7

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)