As ausências forçadas de Montero e Adrien constituem uma grande contrariedade para Leonardo Jardim. Pelo momento em que ocorrem - a recepção ao Braga - e pela simultaneidade. Trata-se de dois jogadores em quem Jardim deposita enorme confiança ou não faria deles os jogadores com mais minutos na equipa. O seu tempo de participação só é superado por Rui Patrício e isso diz tudo da sua importância. Como contrariedade para Jardim acresce ainda o facto do adversário ter mudado de treinador, pelo que todas as observações feitas até agora se podem vir a revelar inúteis. O inicio do jogo vai requerer muita atenção.
A substituição de Montero não coloca qualquer dúvidas nem ao adepto mais distraído. Slimani fará a posição quando, pela eficácia que vem exibindo, já ameaçava, pelo menos para alguns, a titularidade do colombiano. Como creio que se irá notar durante o jogo, o que o argelino pode oferecer limita as opções à equipa, embora o jogo aéreo possa ganhar outra dimensão.
Mas, independentemente do que cada um pode dar, é claro que as opções de Jardim para mudar com o decorrer do jogo ficam muito mais limitadas. Jardim poderá recorrer a Mané para jogar no lugar que Montero costuma fazer quando Slimani está em campo. Vítor ou Carrillo poderão também ser chamados a desempenhar o lugar. Mas com eventual perda, tendo em conta que nenhum dos três tem as rotinas do colombiano. Contudo a opção inicial não deverá passar por nenhum deles nessa posição (atrás de Slimani).
Onde Jardim provavelmente gastará mais tempo a pensar será a quem entregar o lugar de Adrien. Seguindo o lugar comum de que "um problema é uma oportunidade", quem sabe não passará por aí a atribuição de novas funções a André Martins, talvez até mais recomendáveis face às suas características. Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente. Perderíamos talvez poder de recuperação, onde Adrien tem estado insuperável, mas haveria eventual ganhos na melhor definição no último terço.
Como treinador de bancada apostaria em Vitor para o lugar de Martins, mas não exactamente para as mesmas funções. Preferiria um triângulo com William na sua posição habitual, com Vítor e Martins em cada um dos outros dois vértices. O papel até agora entregue no condicionamento da construção do jogo adversário a partir de trás ficaria entregue aos dois extremos. Estes jogariam da linha para interior em movimentos de aproximação e apoio a Slimani, deixando os corredores para a subida em apoio aos laterais.
Os nomes dos dois extremos sairiam de uma lista por ordem decrescente de prioridade: Carrillo, Capel, Mané e Héldon, partindo do principio que Capel está apto. O jogo do espanhol não evoluiu o que precisava mas a importância que assume para os adversários - as faltas que lhes ganha - e até para os adeptos é uma arma desequilibradora. Mané não me parece jogador para o jogo todo, mas será de grande preponderância tanto como titular como a partir do banco. O mesmo se aplica a Carrillo. Como já aqui disse em posts anteriores, Héldon não justificou a titularidade que lhe foi oferecida em bandeja, pelo que não lhe faria mal sentar-se no banco.
Feito o exercício especulativo qualquer adepto gosta de fazer, o meu palpite é que Jardim mudará quase nada. A solução conservadora é a mais provável porque o treinador já demonstrou em ocasiões anteriores preferir acima de tudo a estabilidade e a confiança. E ele tem demonstrado que confia no trabalho que executa durante a semana.
Assim, não me surpreenderia que mudasse apenas aquilo que tem que mudar: Silmani no lugar de Montero, com Martins em "su sitio", recaindo a escolha para o lugar de Adrien entre Magrão e Vítor. Algumas dúvidas se insistirá em Wilson Eduardo face ao que este produziu nos últimos jogos. O resto ficará como em Abrantes, tudo como antes.
R.Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo, Jefferson; William, A.Martins, Mané; Heldon, Slimani e Carrillo
ResponderEliminarEm 4-4-2 - R.Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo, Jefferson; William, A.Martins, Wilson E, Carrillo; Mané, Slimani
ResponderEliminarUm que tenho o Carrillo!
ResponderEliminarEu apostaria em:
ResponderEliminarR. Patrício;
Cédric, Mauricio, Rojo e Jefferson;
William, André Martins (8), Vitor(10);
Mané, Slimani e Carrillo
Seria o recuar do AM para uma posição em que rende mais e dar nova oportunidade ao Vitor. Convocava Ricardo Esgaio.
SL
Oportunidade para A.Martins reivindicar-se a 8. Já que tem essa capacidade defensiva e a 10 fica demasiado colado aos da frente e longe da bola
ResponderEliminarR.Patrício
ResponderEliminarCédric, Maurício, Rojo, Jefferson
William, Vítor, André Martins
Carrillo, Slimani, Mané
Eu deixava o Mané e o Carrillo para entrarem no inicio da 2ª parte...!!
ResponderEliminarSL
"Assim, Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente. Perderíamos talvez poder de recuperação, onde Adrien tem estado insuperável, mas haveria eventual ganhos na melhor definição no último terço."
ResponderEliminarCompletamente de acordo Lda!
Acrescento só mais outro pormenor sobre o jogo: o Braga não terá o seu habitual trinco (Custódio ficou amarelado) e terá de aptar um jogador para lateral esquerdo (Elderson vendido, Joãozinho lesionado e o jovem que jogou no último fds foi expulso). Situações que devem ser aproveitadas por Jardim.
------------- Patrício
ResponderEliminarCédric, Maurício, Rojo, Jefferson
------------- William
Mané A.Martins Wilson Heldon
-------------- Slimani
Rui Patrício
ResponderEliminarCédric Maurício Rojo Jefferson
William Carvalho
Vítor Filipe Chaby/Iuri Medeiros (para surpreender)
Héldon Diego Capel/Mané
Slimani
Patrício
ResponderEliminarCédric; Maurício; Dier; Jefferson
William
Martins; Vítor
Mané; Carrilo
Slimani
O meu 11:
ResponderEliminarPatrício
Cédric; Maurício; Rojo; Jefferson
William; Dier
Martins;
Mané; Carrilo
Slimani
Acrescento que no Braga não jogam o lateral Nuria e Custódio.
Caso vençamos os próximos 5 cincos jogos (Braga(c), Setubal(f), FrutaCornosPutas (c), Maritimo (f) e Guimaraes(c)) o SLB vai ter de fazer pela vida para ser campeão.
Rui Patrício
ResponderEliminarCédric - Maurício - Rojo - Jefferson
William
André Martins . Vítor
C Mané - Slimani - Heldon
e porque não meter o Mané a avançado deixando o Slimani como "arma secreta" tal como se tem feito até aqui?
ResponderEliminarPatrício
Cedric, Maurício, Rojo, Jefferson
William Carvalho
Eric Dier, André Martins
Carrillo (do lado direito do nosso ataque para explorar o lado esquerdo, debilitado, do adversário)
Heldon
Mané
Slimani e Capel seriam as nossas armas secretas para este jogo
caso Leonardo Jardim não queira surpreender com a velocidade do trio atacante (e também para não inventar):
Patrício
Cedric, Maurício, Rojo, Jefferson
William Carvalho
Eric Dier, André Martins
Carrillo
Capel (com Slimani na frente de ataque temos de ter alguém que vá à linha cruzar...Capel é esse extremo..ou então Wilson Eduardo, se bem que este tem-me enervado bastante nos últimos jogos)
Slimani
Carlos Mané e Heldon serão as armas secretas
"Quem sabe não passará por aí a atribuição de novas funções a André Martins, talvez até mais recomendáveis face às suas características. Martins faria o lugar de Adrien, ganhando com isso passar ver o jogo de frente."
ResponderEliminarUm tira-teimas. Uma oportunidade para AM mostrar (a alguns) que não desaprendeu...
RPatrício
Cedric-Mauricio-Rojo-Jefferson
WCarvalho-AMartins
Carrillo-Mané-Capel
Slimani
Aos 0 min., Magrão-Slimani e + 9
ResponderEliminarAos 45 min., Magrão-Slimani-Mané e + 8
Aos 60 min. Magrão-Slimani-Mané-Carrillo e + 7
Aos 75 min. Slimani-Mané-Carrillo-Dier e + 7