segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O derby, a surpresa e a tragédia que ficaram por acontecer

A tragédia que felizmente não foi
Quem, como eu, julgava que já tinha visto de tudo num derby não estava preparado para a surpresa que nos estava reservada para ontem. E, sem qualquer necessidade de dramatização, pode-se dizer que, entre a tragédia possível e o adiamento do jogo houve, felizmente, muita sorte. Se os pedaços do revestimento isolante da cobertura do estádio não se tivessem encarregado de anunciar que algo estava mal, não sabemos o que poderíamos estar agora a lamentar. Os pedaços da cobertura que acabaram por cair, independentemente do seu peso, eram em tamanho suficiente para causar o pânico e este uma tragédia de proporções difíceis de prever.

Apurar os factos e as responsabilidades
O derby tem já uma data marcada, condicionada ao resultado de uma vistoria que se irá realizar durante o dia de hoje. Na minha modesta opinião o Sporting deveria fazer-se representar neste acto, como parte interessada, até porque já se prevê novamente mau tempo para a nova data. Isto porque não é a primeira vez que ocorrem problemas com a cobertura daquele recinto desportivo. 

Há sensivelmente um ano um jogo da equipa B do SLB foi adiado por motivos semelhantes. No site MaisFutebol imputava-se a ocorrência ás consequências do incêndio provocado pelos adeptos Sportinguistas no famoso derby da gaiola, no topo norte.

Porém há aqui algo que não bate certo com o que ontem sucedeu: 

1- Em consequência do incêndio o Sporting sofreu uma dura penalização, tendo que pagar os custos da reparação dos danos causados. 

Essa reparação foi efectuada na totalidade? 

Uma vez que depois de qualquer intervenção deste tipo, é suposto haver uma vistoria, quem a realizou e quem deliberou sobre a viabilidade do recinto?

2- Pelo que ontem se pôde observar os problemas na cobertura não têm apenas origem no topo Norte, onde ocorreu o incêndio. Aliás, os problemas manifestaram-se com particular acuidade precisamente no polo oposto.

Isto leva-nos a interrogar com legitimidade se o problema que ontem ficou à vista de todos não é de natureza muito mais profunda que "uns pequenos danos" provocados por causa de más condições climatéricas, como consta no comunicado do SLB. 

Não está em causa apenas a segurança dos adeptos do Sporting que, na pior das hipóteses têm que se deslocar 4 vezes por ano àquele recinto. Está em causa a segurança de TODOS os espectadores e, em particular, claro está, dos benfiquistas. O futebol dispensa bem mais tragédias.

A surpresa de Jardim
Pelo menos para mim foi uma surpresa a composição da equipa. Aliás não foi uma mas sim duas. A inclusão de Heldon não é menor do que a de Slimani. Talvez Jardim já tivesse deixado a pista para estas alterações quando, na conferência de imprensa, vincou a necessidade de um Sporting com uma postura mais afirmativa do que a tem conseguido nas últimas presenças na Luz. 

Parece-me que Jardim procurava duas coisas: numa primeira fase condicionar a saída de jogo do SLB, com Slimani perto dos centrais e Montero perto de Fejsa a isolá-lo do resto da equipa, obrigando o SLB a bater longo, onde Dier estaria à vontade. Dessa forma impediria as chegadas com a bola controlada de Markovic e Gaitan, impedindo estes de servirem Lima e Rodrigo com acerto. Ter Slimani como referência para um jogo mais directo, à semelhança do que sucedeu na segunda parte do jogo para a Taça de Portugal e, certamente, com Montero e Heldon a movimentarem-se entre as linhas média e defensiva, das alas para dentro.

Para esta estratégia dar resultado é necessário grande espírito de sacrifico e capacidade de sofrimento de todos. Mas muito em especial de Heldon e Montero, para se juntarem ao meio-campo sempre que fosse necessário recuperar a bola. Dessa forma obtinha-se superioridade numérica essencial para a redução do espaço e do tempo para os jogadores adversários executarem. Porque sempre que lhes for permitido um e outro, o perigo e o sofrimento serão inevitáveis. 

Grande parte do efeito já se perdeu, falta agora saber se Jardim vai insistir no mesmo alinhamento e se Jesus vai, por sua vez, manter inalterada a  composição da sua equipa inicial. Se me parecia um risco grande ontem, agora com a surpresa desfeita ainda mais. Heldon treinou 1 semana com os colegas. E Slimani e Montero na equipa não correspondem aos melhores momentos da equipa, antes sim a soluções de recurso que umas vezes deram resultado outros não.

7 comentários:

  1. Eu acertei no 11 que entrou em campo e espero que LJ o mantenha. Para mim é o melhor 11 para vencer o SLB.

    ResponderEliminar
  2. Obviamente que nao seria pelas condicoes climatéricas que nao se realizaria o jogo.
    Já quantos jogos se realizaram em condicoes muito piores?
    Se nao fosse o estadio ter cedido teria havido jogo. Nao há duvida nenhuma nisso. Ja as equipas tinham feito o aquecimento e ja estavam prontos para o jogo. Nas bancadas os naturais adereços e coreografias. Estava já tudo preparado, sem problemas de maior!

    Agora, acho bem, pelos menos pelos motivos que dizem, que nao se tenha evacuado os adeptos do Sporting.
    Queria ver quem seriam as forças de seguranca que conseguiriam controlar 3.000 adeptos do Sporting em dia de derby no estádio do adversário em qualquer outro sitio que nao fosse naquela parte das bancadas?
    A nao haver um perigo naquela parte do estadio e acredito que nao havia, acho que se fez o que se tinha que fazer.

    ResponderEliminar
  3. A mim envergonha-me que o Sporting assista a tudo isto e tenha saído da Luz com o rabinho entre as pernas sem dizer uma palavra. O Bruno quando vai à luz devem-lhe por qualquer coisa na água que ele entra e sai mansinho que nem o cordeiro. Desta vez nem lhe faltou a lã.
    JP

    ResponderEliminar
  4. Mas alguma vez, se "isto" se tem passado em Alvalade, o jogo seria adiado para apenas dois dias dps?

    O estádio de Alvalade ficou interdito por causa da pala do antigo EJA e NUNCA caiu nada daquela cobertura... Agora imagine-se o que seria se tem caído... Ainda por cima pcs minutos antes de um derby!!!

    Mais uma vez se assiste a um despudorado encolher de ombros / branqueamento da gravidade das ocorrências de ontem por parte da imprensa. Estranho seria se não acontecesse, a ter em conta o historial de proteção de que o SLB é alvo.

    Ainda relativamente ao adiamento do jogo para amanhã: e nós, aceitamos? Defendemos intransigentemente os nossos interesses? Eu acho que não... Carvalho e até Jefferson poderiam via a ser utilizados…

    Sobre o jogo realmente acontecer, já não digo nada. É que parece que a Stephanie vai voltar "atacar" esta noite... E não sei se a cosmética realizada hj pela empresa responsável pela “Manutenção” será suficiente para assegurar a segurança dos espectadores.

    Por fim, o efeito surpresa do alinhamento do SCP obviamente que se perdeu. Existe mais do que tempo para JJ preparar a sua equipa contra essa(s) surpresa(s).

    SL

    ResponderEliminar
  5. * Mais uma vez se assiste a um despudorado encolher de ombros / branqueamento da gravidade das ocorrências de ontem por parte da imprensa E ENTIDADES RESPONSÁVEIS.

    ResponderEliminar
  6. O Bruno está cada vez mais croquete. Apertar com os da casa como fez com a AAS ainda vá lá mas tê-los no sitio para não ser comido pelo orelhas tá quieto. E ainda veio o palhaço das barbas dizer que não estamos cá para instabilizar ninguém.

    ResponderEliminar
  7. A questão essencial é mesmo a da autorização das entidades publicas. Interditaram o velho Alvalade por causa da pala e agora ningurpem diz nada. É a Martifer quem decide que o estádio está em condições? Uma empresa privada, ainda por cima envolvida na construção do estádio? É inadmissível!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)