Um pequeno post, porque a frustração não convida a mais, para dar conta do empate que acabamos por ceder ante a Académica.
Começo justamente pelos adversários que estudaram bem a lição para o jogo de hoje. Goste-se ou não do autocarro que acabou estacionado em frente ao guarda-redes, é justo considerar que nem sempre ele esteve ali parado. Aproveitou todos os nossos defeitos e hesitações enquanto pode, batendo forte ou feio e colocando rapidamente a bola na direcção da nossa baliza. Não foram particularmente ousados e nem precisaram de o ser para conseguirem levar de volta o que queriam.
Jogo frustrante em que construímos mais em quantidade do que em qualidade. É certo que amanhã, ou nos restantes dias da semana, lá aparecerá uma capa qualquer a lembrar a crise de golos de Montero. Se ela é um facto também o é constatar que não perdeu golos feitos porque a equipa também não os conseguiu criar. E quando ele inventou os lances que podiam dar golo, ou os defesas apareceram no caminho ou Slimani não foi feliz. O argelino hoje não conseguiu não conseguiu ser nem fazer-nos felizes como anteriormente.
Não foi um jogo feliz. E não o foi porque perdemos um dos nossos pontos fortes - Jefferson - acabamos por perder William Carvalho - um bocado infantil ver-se assim impedido de jogar o derby - e Jardim não foi muito feliz nas suas opções.
Mané de inicio com Capel e Carrillo no banco é um pouco estranho. Mantê-lo noventa minutos a produzir tão pouco foi a teimosia que todos os treinadores têm e que quem observa de fora não consegue perceber. Optar por Capel, que vem perdendo fulgor e preponderância, para o lançar num jogo onde não havia espaços para as suas correrias também foi incompreensível. Faltou um Schikabala qualquer, que bem poderia ter sido Carrilo, opção que me pareceria maís óbvia que as outras que tomou.
Jardim precisa de afinar melhor esta opção de incluir Slimani e manter Montero. A equipa perde identidade, abdicando de outra forma de jogar que não seja o pontapé para a frente e fé em Slimani. Já no jogo com o Nacional se sentiu esse problema e hoje, mal a substituição se realiza, o Sporting andou uns minutos perdido em campo. Deixou de ter tanta bola, de conseguir criar qualquer lance de perigo e foi concedendo mais espaços atrás. Acabou por se reequilibrar mas já apenas no registo de bola bombeada.
Pode-se falar num lance de mão na área que era penalty e quase se transformava em auto-golo. O Paulo Baptista tem um longo historial de nos aparecer ao caminho em ocasiões em que podemos chegar a "mais qualquer coisa", como era o caso de hoje. Parece-me contudo se ele viesse mal intencionado que poderia ter aproveitado um número de circo de Fernando Alexandre na nossa área no final da primeira parte.
Este é oitavo ponto perdido em casa. Se com o Rio Ave, Nacional eles nos
foram retirados por decisões absurdas, e se com o SLB se aceita a
divisão, este parece-me que foi o jogo em que a responsabilidade de
ficar a marcar passo é inteiramente nossa.
Uma equipa que lateraliza constantemente o seu jogo, os extremos vão à linha e vai biqueirada para a área (plano A). A equipa quando o plano A não funciona entra Slimani, o jogo é lateralizado, os extremos vão à linha e vai biqueirada para a área...Ou seja o plano A é igual ao plano B (!!!). umas vezes há uma cabeçada feliz e ganhamos o jogo (estou a falar em jogos em casa com equipas fechadas). Onde estão os extremos que vão no um para um, entram na área e ou centram, ou dão para trás para o médio facturar, ou eles próprios marcam golo? Jefferson fez um mau jogo até sair (o que não é normal nele). O apitador deixou a Académica perder tempo, e todos no Estádio sabíamos que mal o William Carvalho fizesse uma falta "mais vistosa" levaria o C. Amarelo, assim aconteceu a meio campo como todos esperávamos...Erámos 36.000 advinhos... SL
ResponderEliminarJardim foi esta noite o nosso pior elemento. As opções iniciais revelaram-se inadequadas. Não consigo aceitar a opção de deixar Capel tanto tempo no banco. Devia entrar de ínicio. Mané, ainda está muito verde e este tipo de jogos com equipas fortes defensivamente é demasiado para as suas possibilidades actuais. As substituições com Jardim repetem-se e nunca são feitas no tempo acertado. Slimani levou uma eternidade a entrar. Aliás porque não jogar de ínicio com ele? Será que Jardim teme que algum adversário possa ignorar a forma como a equipa joga? Quatro empates em casa é um registo a começar a parecer fracote. Se Jardim não mudar alguma coisa outros empates se seguirão. Lamentável a perda do William Carvalho e o treinador também aí teve responsabilidades. Mau dia. Com a liderança ali tão perto.
ResponderEliminarO Sporting joga sempre da mesma maneira. Nalguns jogos vai lá na raça, noutros, como ontem, não chega. Não sei até que ponto não estamos a desperdiçar uma oportunidade de ouro para ganhar o campeonato. Uma oportunidade que pode não se repetir tão cedo. O Benfica e o Porto (principalmente este último) estão a fazer um campeonato abaixo das suas potencialidades, o que tem mantido o Sporting na corrida. Ainda por cima o Braga não nos pressiona em baixo. Nada garante que para o ano seja assim, porque quando o Paulo Fonseca sair, o Porto só pode melhorar. Mesmo o Braga pode subir de nível na próxima época.
ResponderEliminarEste projecto pode ter o mesmo destino do do tempo do Paulo Bento, que durou enquanto os nossos rivais andaram por baixo e até as outras equipas se adaptaram ao nosso losango. Depois, como o Sporting nunca evoluiu, perdeu a "carruagem" dos outros grandes. Estamos sem soluções para os jogos em casa contra "autocarros", e houve falta de esperteza na abordagem ao jogo com a Académica. Por exemplo, o William Carvalho, que jogou a medo durante toda a partida (e outros, incompreensivelmente), para não levar o 5º cartão amarelo, foi meter o pé numa jogada a meio-campo depois do minuto 90. Parabéns.
Agora certamente que o Benfica tudo fará para encostar o Sporting na luta pelo título. Pusemo-nos a jeito para isso. O jogo de ontem era para ter outra atitude, pelo menos, já que futebol, é que se está a ver, de há dois meses para cá. Infelizmente, parece que nesta época o Sporting já deu o que tinha a dar.
Correndo o risco de me tornar repetitivo, era de esperar que isto acontecesse, e irá certamente acontecer mais vezes.
ResponderEliminarSe no inicio da temporada aparecemos de rompante, surpreende-mos toda gente com um processo de jogo dinamico, e com um goleador que em 3 acertava 3, tinhamos de ter noção que esse processo, e como acontece com todas as equipas, iria ser anulado mais cedo ou mais tarde. Tivemos o primeiro cheirinho disso contra o rio ave.
Isto acontece com qualquer equipa, e em portugal onde os treinadores nao sao burros nenhuns ainda mais. e neste momento estamos mais que estudados por toda a gente. Acontece-nos a nos, ao benfica, ao porto.
É aqui que entra a capacidade individual dos jogadores em desbloquear os jogos, em inventar jogadas, em ter momentos de magia( e os arbitros tambem...), e nós tanto hoje como a 5 meses atras, nao temos ninguem para fazer isto. Ontem vimos isso, e ja o tinha-mos visto antes. Alias só nao ve quem nao quer.
Wilson eduardo...mané(para já pelo menos...)...e mesmo capel, sao bons jogadores, mas nao sao grandes jogadores. Carrillo é o que se aproxima mais ao que precisamos, mas infelizmente muitas vezes ainda joga menos que os outros. Portanto não sao jogadores para desbloquear um jogo como o de ontem, fazer uma jogada rompante, partir 3 ou 4, e servir os bons pontas de lança que temos. Esta é a verdade.
Temos ganho muito jogo à rasca, e as vitorias têm impedido muita gente de ver isto. A nivel defensivo temos estado muito bem(apesar de achar que os centrais nao sao tambem grandes jogadores...safam-se contra os pequenos...esperemos que assim continuem na luz).
Sempre nos foi dito que não passariamos da pior epoca de sempre para a melhor. Na época passada batemos no fundo, e nao vai ser assim tao facil sair de la. Nem na proxima epoca se calhar isso vai acontecer. O que temos agora, e que nos tinha sido prometido, é empenho e dedicação, e tem sido isto que nos tem levado muitas vezes a ganhar jogos.
Enquanto isto for havendo, temos de ter paciencia, porque ao não tê-la deitamos tudo a perder. E nunca se sabe se de fininho, jornada a jornada, e tambem porque os rivais apesar de serem superiores(como os jogos em que fizemos com eles mostraram), não têm estado ao melhor nivel, não poderemos ter um surpresa, ou pelo menos morder-lhes os calcanhares até ao fim.
Ainda a respeito dos tais 2 minutos e 40 segundos da taça da treta, vou relembrar aos esquecidos ou com amnésia que, em 2007, na última jornada, para decidir quem seria o campeão, Porto-Aves e Sporting-Belenenses estavam marcados para começar à mesma hora, mas não foi isso que aconteceu.
ResponderEliminarAdvinhem qual jogo começou 5 MINUTOS ATRASADO???
Mas em 2007, não vi ninguém indignado!!!
http://2.bp.blogspot.com/-fD36rbHXkzg/UuwoQHEWg8I/AAAAAAAAN0k/r8CrTqYmJkY/s1600/mourice.jpg
Como sempre, é branqueada pelos pseudo jornalistas/comentadores que vegetam e parasitam na CS portuguesa...
ResponderEliminarEntrada bárbara e assassina, autêntica agressão intencional, sem bola, perpetrada por um energúmeno sarrafeiro vestido com a camisola da Académica, merecedora de cartão vermelho directo e de irradiação permanente dos campos de futebol ao jogador Jefferson do Sporting Clube de Portugal.
OMITIDA INTENCIONALMENTE PELOS MEDIA!
Para os árbitros do jogo, como é habitual e coincidente, não viram nada... Passaram o jogo a olhar para o William Carvalho.
Tudo normal.
Pena que também os adeptos, orgãos sociais, os blogs afectos ao clube, e a prória instituição, o deixem passar em claro por estarem... (anestesiados?)
A culpa do empate é minha... Não pude ver o jogo, só ouvir o relato na RR...
ResponderEliminarSuperstições aparte, passei por aqui apenas para deixar uma impressão pessoal em forma de comentário:
Deu para perceber que imprensa roscof não é só o rascord e correio da manha... O lance na área do SCP, para o relatador / comentadeiros de serviço, foi penalty clarinho, clarinho, já a mão na bola do defesa da briosa em plena área academista... ñ passou de lance duvidoso.
São apenas dois exemplos, numa forma de relatar onde é notória uma permanente má vontade para com o SCP... Até na intensidade com que se relatam os ataques duma e doutra equipa. O jogo a aproximar-se do fim e eles a insistirem que se o SCP não ganhasse ontem, ficaria mt provavelmente a 5 pontos do Benfica a partir da próxima jornada... As contas que aquelas cabecinhas fazem. O wishful thinking indisfarçável daquele gente, conseguiu irritar-me ainda mais que as decisões do Batista, que no fundo já esperava… Incluindo aquele cartão amarelo mesmo no finalzinho já qd julgava que a, pelo menos isso, tínhamos escapado…
Não aconselho ouvir relatos do SCP para o campeonato nacional. É das coisas mais irritantes, enervantes e provocadores de ansiedade que experienciei ultimamente. Hoje, com mais calma, posso dar-me por contente: cheguei são e salvo a casa.
Leio os comentários que por aqui se escrevem e tenho pena. Já fomos, efetivamente, a melhor massa adepta do país e uma das melhores do mundo. Hoje não o somos nem de perto nem de longe. Querem caviar ao preço de lentilha, querem ganhar todos os jogos por 10 zero, querem que o mundo seja perfeito. Se nenhuma destas premissas se cumprir....já ninguém presta. Já o Jardim não percebe nada daquilo, já os extremos são péssimos, já os avançados são miseráveis, já o mundo vai acabar. Puta que pariu. Façam a vossa parte que é puxar para cima e não abandonando o estádio a dez minutos do fim só porque não estamos a vencer. Se assim for estaremos mais perto do objetivo. Sporting sempre caralho!!
ResponderEliminarParece-me muito exagerado andar a dizer que o SCP joga sempre da mesma maneira e que já não consegue surpreender os adversários porque o que poderá ser melhor que tudo é que este "jogar sempre da mesma maneira" seja cada vez mais aperfeiçoado para que então possa dar azo a variações que surpreendam os adversários. Foi bastante frustrante o jogo mas ainda estamos na luta e no início do campeonato não esperávamos estar aqui.
ResponderEliminarJRamos
É engraçado. Quando antes alguns saíam antes do fim do jogo por causa do Sporting não estar a ganhar, a culpa era das outras direcções, porque o Sporting não ganhava e não havia empatia. Agora quando acontece a mesma coisa, a massa adepta já não é boa. Não somos dignos do Bruno! hahaha
ResponderEliminarEstá mas é caladinho, porque há quem se lembre bem do que é que o actual presidente prometeu e não foi de certeza "caviar ao preço de lentilha", mas sim umas boas dezenas de milhões de euros para o clube.
Só para lembrar alguns pontos, a Académica já venceu o fcp nesta época, tem uma das melhores defesas fora, tem um guarda-redes que só não é visita regular da selecção nacional por cegueira do seleccionador, ou melhor ele prefere ir ver jogos com guarda-redes brasileiros e afins, e um central (João Real) que vem repetindo épocas ao nível de p.ex. Luís Neto, talvez quando for para a Rússia reparem nele com a atenção devida.
ResponderEliminarVoltando ao jogo, concordo com a análise final de Jardim, o Sporting criou situações suficientes para vencer o jogo, houve falha de finalização e competência defensiva, aliás foi um jogo muito parecido com outros onde perdemos pontos em casa (Rio Ave, Nacional). A pergunta que fica é essa, como resolver o problema dos jogos em casa com equipas tacticamente competentes? Futebol directo? Mais criatividade? Há de certo diversas hipóteses, eu ainda arriscava mais uma, maior eficácia nas transições ofensivas (nomeadamente após cantos) são dos poucos momentos onde os nossos adversários se desorganizam e invariavelmente nós travamos o contra-ataque dando prioridade à posse.
Kapu,
ResponderEliminarNo cabeçalho da caixa de comentários está explicito que não são tolerados insultos entre comentadores. O primeiro comentário ainda passou por ser precisamente o primeiro. O segundo que postaste às 17:24 não posso deixar passar. Se quiseres dizer o mesmo que lá está está expresso sem recurso ao insulto terei todo o gosto em publicar.
Se não, não faltam espaços na blogosfera que não só toleram como promovem esse tipo de comportamento.
RBN
ResponderEliminarE na 2ª parte o atraso no porto-maritimo ainda foi maior foi de 3 minutos e 15 segundos! Está a tentar branquear uma situação mas é quase missão impossível...
Virgilio
Experimente ouvir a Antena 1, que já vi apelidada de rádio benfica e ainda fica mais doente. Nunca a CS no geral, rádio, tv e jornais foi tão hostil ao Sporting!
O Sporting está a fazer um grande campeonato com os meios que tem e tem todas as condições de melhorar com os reforços apresentados. Às vezes a equipa não é tão eficaz, é culpa da própria equipa, mas isso acontece a todos. Mas a diferença também está nos apitadores, pois contra equipas fechadas que usam o autocarro e que um lance pode fazer a diferença no resultado, não marcaram uma mão na área contra o Rio Ave, não marcaram também um braço na área (que desviou a bola 90 graus) contra a Académica, anularam um golo limpo ao Slimani contra o Nacional, e contra o Estoril ficou um penálti por marcar sobre Montero. São muitos pontos não ganhos. Em Barcelos no jogo G.Vicente-Benfica ao minuto 90+2 penálti a favor do slb, que já vi 10 vezes e não vejo penálti nenhum. Em Alvalade ao minuto 90+2 uma falta de W.Carvalho (penso que apenas a 2ª em todo o jogo) a meio campo e junto à linha lateral e...Cartão amarelo e não joga contra os lampiões. Abram os olhos!
Pronto.
ResponderEliminarComeçam as criticas, as análises dos treinadores de bancada, os palpites sobre as opções do treinador.
Se tivesse entrado Carrillo em vez de Capel estava-se agora a criticar a insistência no peruano, que já mostrou que só joga quando quer, tendo-se deixado Capel no banco, esse que é o nosso melhor extremo, que cava cartões amarelos uns atrás dos outros (que, por acaso, até cavou dois mal entrou).
É esta a mentalidade dos adeptos do SCP.
Convencem-se que têm uma super-equipa e exigem este mundo e o outro.
Esquecem-se que FCP e SLB, com orçamentos incomensuravelmente superiores, perdem jogos (caso do Porto) ou empatam-nos (caso do Benfica) mesmo com penalties depois da hora.
"E na 2ª parte o atraso no porto-maritimo ainda foi maior foi de 3 minutos e 15 segundos! Está a tentar branquear uma situação mas é quase missão impossível..."
ResponderEliminarBranquear???
Por acaso não viste nas imagens da TVI que o FCP foi o primeiro a entrar no relvado para a 2ª parte e que teve que esperar pelo marítimo e pela equipa de arbitragem, pois não?
Por isso é que DE PROPÓSITO escrevi "para relembrar aos ESQUECIDOS E COM AMNÉSIA"...
Tambem serve para quem tem memória seletiva...
Não creio que ninguem aqui esteja a criticar o Sporting ou alguem ligado a ele. Antes pelo contrario, e falo por mim, estou a aceitar dificuldades que são visiveis à ja muito tempo.
ResponderEliminarPenso que para a equipa que temos, temos feito um excelente campeonato, e temos de estar preparados para mais jogos como estes. As equipas já nos conhecem, fecham-se bem, sao bem orientadas, os arbitros sao o que são, e as dificuldades só vao aumentar.
Temos de estar preparados para as dores de crescimento(como foi o caso de ontem) e continuar a apoiar enquanto virmos que do outro lado há o empenho e dedicação que vinham faltando nos ultimos anos.
Se assim for, mais cedo ou mais tarde vamos ter o sucesso que mercemos a ja muito tempo.
E eu sinceramente acho que o Sporting tem, tanto a nivel institucional como humano, um potencial maior do que qualquer um dos outros rivais. Assim o queiram aproveitar, e acho que podemos vir a marcar um nova era tanto a nivel nacional, como internacional. Estamos só 30 anos atrasados....
LdA, o primeiro passou porque ter sido o primeiro?? Really?? Mas eu ofendi alguém no primeiro post? Foi o vernáculo que usei no final (por me enervar esta conversa do "é tudo uma grande defecação") que provocou urticária?? É que eu reli o que escrevi e, sinceramente, me parece explicito que aquilo é um "puxar para cima" da malta que ficou algo desiludida com o resultado da académica. E voltei a não ofender ninguém no segundo post. Principio da acção-reacção. Puro e duro. E expliquei por A+B donde apareceu a minha opinião. Para esclarecer os iluminados. Nada mais. Peço imensa desculpa se ofendi os vosso mui sensíveis ouvidos. É a tua casa e funciona sobre as tuas regras. Aceito isso perfeitamente. Não me peças é para concordar com tudo o que aqui se escreve. Saudações Leoninas. Saudações Leoninas car......pénis!!!!
ResponderEliminarKapu:
ResponderEliminar" gosto de ajudar quem sofre de um qualquer "handicap""
"Meu parvalhão, este problema de que falo não é de hoje"
"Sim, parvalhão"
Como disse anteriormente não faltam espaços na blogosfera que não só toleram como promovem esse tipo de comportamento. Resolver diferenças de opinião com insultos não me parece que leve a lado nenhum.
Exmo. Sr. Anónimo,
ResponderEliminarGostaria que me explicasse onde é que, no que eu escrevi, lhe terá parecido um manifesto "pró-Bruno Carvalho". Feliz por constatar que, por certo à base de muita cápsula de óleo de fígado de bacalhau, mantém uma prodigiosa memória que lhe permite ter em conta todas as promessas que o NOSSO (de todos. Os contra e os a favor) Presidente terá feito.
A menos que seja muito novo a mesma memória permitir-lhe-á recordar os tempos em que Alvalade apoiava até ao fim os nosso jogadores, premiando até o seu esforço ainda que o resultado não fosse o esperado com uma salva de palmas no final se assim se justificasse.
De há alguns anos para cá isto deixou de acontecer. "Comemos" Balacov´s, Figo´s, Paulo´s Sousa, Cherbakov´s, Valckx´s, Naybet´s, Amunike´s, André´s Cruz, Ronaldo´s, Quaresma´s, Nani´s, Sabrosa´s e afins e queremos agora, com o clube de rastos, ter jogadores com a mesma qualidade. Queremos as contas limpas e manter este nível. Mais, num momento de grande fragilidade económica não só do clube mas como do mundo em geral, exigimos que assim seja. Se assim não for, se não se chegar ao nível daqueles,achamos que se deve implodir tudo e mandar empalar e colocar nos portões da nossa fortaleza, todos os que lá andam na altura. Mesmo que se esforcem ao máximo por respeitar e dignificar a nossa camisola. Eu isto, peço desculpa, acho ridículo. Galinha gorda por pouco dinheiro? Sério??
Assim sendo, porque acho que os homens que lá andam, não tendo a mesma qualidade doutros tempos tudo têm feito por nos dar alegrias (e estão, a esta altura, a lutar taco-a-taco com equipas que lutam com outras armas - que não só de ordem económica. É preciso não o esquecer.) penso que no mínimo temos de lhes agradecer e ajudá-los o máximo que pudermos. Fazer a nossa parte. Se não compreendem isto então não compreendem os valores do Sporting.
Espero então, caso este comentário passe na censura, que tenha ficado bem expressa a minha opinião, Exmo.Sr. Anónimo. Perceba que o meu clube não é o "BC futebol Clube". O meu clube é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! E é este que merece que eu faça a minha parte, o que posso enquanto adepto, para o elevar mais acima.
Cordiais saudações Leoninas,
LdA, conforme te disse, é a tua casa e as tuas regras. E eu aceito.as perfeitamente. Sem ressentimentos, ok? Aceito que me excedi no "parvalhão" embora tenha sido, lá está, resposta a uma insinuação/ afirmação que, sem usar de palavras tão "feias" poderá ser tão ofensiva - ou mais ainda - quanto o que eu lhe chamei. Mas isso, por certo, são pontos de vista diferentes que temos sobre a coisa. Pode-se dizer o que quiser desde que não se use palavrões. Regra compreendida. ;)
ResponderEliminar