segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Caso Derby: se isto é verdade falta que alguém o explique

Duas questões no topo da actualidade e que decorrem do sucedido ontem no Estádio da Luz:

Questão 1

No Jornal Sol (e noutros órgãos de comunicação social):

"O Regulamento Disciplinar da Liga abria espaço para o Sporting reclamar vitória no dérbi frente ao Benfica, mas, ao concordar com o adiamento do jogo, o clube de Alvalade abdicou dessa possibilidade legal.

Segundo o art. 94.º do citado regulamento, sobre a não realização de jogos por falta de condições do estádio, de segurança ou dos equipamentos, "quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota", além de uma pena de multa.
(...) 
No entanto, o Sporting preferiu aceitar os termos do artigo 22.º do Regulamento de Competições da Liga, relativo ao adiamento de jogos e casos fortuitos, em vez de seguir para uma batalha jurídica com o eterno rival. De acordo com este artigo, "quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie (...), este realizar-se-á (...) no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes salvo se os delegados dos dois clubes declararem no boletim do encontro o seu acordo para a realização (...) do mesmo noutra data".

Sendo verdade, o que não parece deixar dúvidas, quem tomou a decisão de acordar a realização do jogo para amanhã era conhecedor dos regulamentos?

Ao anuir ao adiantamento do jogo os resposáveis do Sporting estão certos que o SLB tomaria a mesma decisão, caso o episódio tivesse ocorrido no Estádio José Alvalade?

Questão 2
Ao Sporting bastarão as declarações do Benfica, (escudado por sua vez na palavra da Martifer, a empresa que hoje realizou vistoria às instalações) para a realização do jogo, ou vai requerer o envolvimento das entidades oficiais que tutelam o desporto e a realização de espectáculos?

13 comentários:

  1. Questão 1:

    Claro que não. O Benfica, além da imediata vitória (não o milhafre mas os 3 pontos), exigiria a suspensão/interditação do Estádio, indeminizações ao clube e adeptos que lá se deslocaram e um castigo severo à instituição Sporting Clube de Portugal (tipo suspensão de toda a actividade desportiva realizada naquele complexo desportivo).

    Questão 2:

    Tendo em conta as declaração do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, onde não mencionou/defendeu, uma única vez, os adeptos e sócios leoninos que, propositadamente (ordens de slb e, suponho, PSP), ficaram retidos na "jaula" cerca de 1 hora e 40 minutos após as 18h (hora do início do jogo) e ainda elogiou/condescendeu perante a responsabilidade do slb na organização do jogo e salvaguarda do seu recinto desportivo, parece-me óbvio que bastará a "palavra" do slb para crerem que o recinto está apto para o efeito para que foi construído, já amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Bem.. Qt à questão 1 não sei se os n/s responsáveis conheciam o Regulamento, mas admitindo que sim, concordo em adiar o jogo e não querer vencer devido à incúria alheia na manutenção dos seus recintos desportivos... Se proclamamos que somos diferentes, temos que, na prática, demonstrar isso mesmo. Eu quero e gosto de ganhar dentro das 4 linhas e não na secretária ou através das movimentação dos bas-fonf do futebol tuga (nem seria o caso…)… Fica aqui o exemplo que duvido muito que fosse realizado caso se invertessem os papeis. Diz-nos a prática do passado que nunca os actuais dirigentes do SLB deram a mão a torcer sempre que em disputa legal com o SCP. Ainda tenho bem recente na memória o jogo das pedradas em Alcochete e a forma como agiram os responsáveis lã-piões na altura… Só para citar um exemplo.

    Sobre o aspecto 2 é que estou completamente contra a realização do jogo amanhã. Primeiro pq não pode, em tempo algum, ser a empresa responsável pela manutenção, ser juiz em causa própria, mais ainda quando tem falhado sucessivamente e de forma estripitosa… Ou seja, relativamente à segurança estamos conversados sobre a credibilidade da mesma. Mais ainda qd se anuncia novo ataque da Stephanie já a partir desta madrugada e que, já se viu, não é menina para brincadeiras com o péssimo feitio que tem… Em termos desportivos tb podíamos capitalizar este episódio, nomeadamente através da utilização de atletas nossos cruciais que estão impedidos de actuar. Dito isto, acho que o SCP deveria agir da seguinte forma:

    a) Só actuar se identidades independentes e com responsabilidade garantirem, sem margem para dúvidas, a segurança do recinto onde irá decorrer o jogo.
    b) Caso não exista uma vistoria “oficial” a garantir a alínea a), o SCP não deveria jogar amanhã, marcando-se nova data para a realização do encontro.


    Sorte, muita sorte teve o SLB… Não só pq se “evitou uma tragédia” da qual teriam que ser fortemente responsabilizados, como por este episódio ter acontecido com um clube de gente honesta, com respeito pelo desporto e pelo futebol profissional, mesmo sendo tantas vezes mal tratado por esse mesmo futebol…

    SL

    ResponderEliminar

  3. De acordo com o comunicado oficial do SCP:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcomunicado_100214_123928.asp

    ResponderEliminar
  4. Olhem só, estou mesmo pasmo!!!!

    Voces ATÉ AGORA choram, xingam, choram reclamam, se descabelam e choram por 2 minutos e meio, querem levar 2 minutos e meio ao MP, à PJ, às Forças Armadas e ao Obama e à Merkel, e aceitam sem pestanejar, sem sequer fazer cara feia, o adiamento do jogo, tendo AGORA SIM, O REGULAMENTO NA MÃO para ganhar 3 pontos na secretaria, quando está mais que provado que foi FALTA DE MANUTENÇÃO a causa da queda de lã de vidro e pedaços do "tejadilho", conforme disse o lã pião no link abaixo.

    http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=459129

    Aceitaram porque não querem brigar o com os benfas em tribunal, mas com o Porto, vão até ao fim, não é???

    Caiu a máscara dos "somos fidalgos", porque se isso acontecesse no Dragão, certeza absoluta que não levava 2 minutos e 45 segundos e o vosso burrinho de carvalho ia direitinho à sala de imprensa EXIGIR A VITÓRIA, invocando o tal artigo 94º!!!

    A coisa é mesmo PESSOAL contra o Porto, caiu a vossa máscara de fidalgos e esta treta toda de clube diferente...brigar contra o Porto dá CAPAS DE JORNAL E TEMPO DE ANTENA!!!

    ResponderEliminar
  5. Uma nota: nao havia qualquer possibilidade de invocar um facto imputável ao Malfica. Perante a declaração de alerta publico, isso nunca pegaria.

    O que nao sei se fizeram, e s nao fizeram erraram, foi clarificar que a vistoria teria de ser efectuada por uma entidade publica independente (e competente), nao por uma empresa privada que participou na construção do estadio

    ResponderEliminar
  6. Virgilio,

    Quando publiquei o post não era conhecido ainda o comunicado do Sporting. Contudo creio que ele não responde às questões que coloquei antes sim procura uma justificação para as posições tomadas. Muito pouco.

    Hy,

    O vento não é imputável ao SLB mas a falta de condições do recinto perante ele já é obviamente. Estou convencido que se fosse ao contrário era por aí que eles se teriam atirado ao Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho certeza absoluta que, se fosse em Alvalade ou no Dragão, o orelhudo lã pião que mamou 17 milhões de euros ao estado, em conluio com a imprensa amiguinha, já TINHAM INVESTIGADO O PORQUE DO LIXO QUE CAIU DO TETO e já estavam fazendo CONTAS aos 3 pontos na secretária, sem dó nem piedade.

    E se fosse no Dragão, o vosso burrinho de carvalho já tinha colocado a BOCA NO TROMBONE!!!

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade, o Hy disse tudo.

    Estamos a falar de um alerta vermelho. Estamos a falar de pontes onde foram suspensas as travessias com comboios. Sou obrigado a ter segurança em minha casa, mas há factores que não controlo.

    Há limites para tudo, o Alerta Vermelho parece-me um bom limite, não achas?

    ResponderEliminar
  9. Germano,

    Não não parece. O alerta vermelho é um aviso. O jogo não deu porque o estádio não reunia as condições de segurança para se realizar porque as instalações não estavam em condições. Se fosse apenas pelas condições em si o jogo não teria sido autorizado.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Um aviso para ser levado a sério não? Tu eu não sei, mas eu, sendo Açoriano, aprendi a respeitar estes avisos. É tão simples quanto isto, se não tivesse feito o vento que fez, sim, fomos todos avisados dessa possibilidade, o tal alerta, a cobertura teria cedido? O Sporting sabia disso, e foi por isso mesmo que não se meteu por esses caminhos. Sabia que a razão não iria estar com eles. Estamos a falar de condições excepcionais. Não estamos a falar do "pão nosso de cada dia".

    Nós é que vivemos num país que só liga ás coisas depois da tragédia. Que sirva a que, num próximo alerta da protecção civil, a Liga de Clubes cancele os jogos que estão sob a sua tutela.

    ResponderEliminar
  11. O alerta vermelho era para o Norte e Centro do país. Realizaram-se centenas de jogos nestas 2 regiões e ao que consta não aconteceram situações semelhantes. Mais, existe um Estádio a 1.000 metros do Estádio da Lã, perdão da Luz que é o de Alvalade e não consta que lá tivesse caído alguma coisa, assim como não caiu nos outros Estádios do Belenenses, do Casa Pia, etc. assim sendo penso que se o Sporting invocasse o artigo 94 ganharia o jogo! Mas, ainda bem que não o fez pois não gosto que o Sporting ganhe na secretaria quando não existe batota à partida. Também tenho muitas dúvidas que se fosse ao contrário o Benfica não fizesse tudo para ganhar os 3 pontos sem ir a jogo. Mas, isso nunca saberemos. SL

    ResponderEliminar
  12. Incrível a falta de civismo que serve de argumento a procurar justificar 3 pontos na secretária. Há alertas vermelhos todos os dias? E mesmo que isso não servisse de limite para estabelecer o que pode ser imputável (que é o termo que vem no artigo) ao Benfica, bastava ao Benfica mostrar as certificações de segurança do recinto (que são realizadas todos os anos pela UEFA) para comprovar que a falha de segurança no estádio não são imputáveis ao Clube, que não é uma entidade certificadora.
    Para este último anónimo... se houver uma trovoada e cair um raio num estádio os estádios a 1km não são afectados e isso quer dizer que pode ser imputável a responsabilidade ao clube que joga no estádio atingido?

    ResponderEliminar
  13. Como Sportinguista estou abismado com tanta barbaridade do Leão de Alvalade, na tentativa infantil de tentar ganhar 3 pontos na secretaria a qualquer custo!!! Nem com o Benfica, nem com o Porto nem com ninguém.

    O Sporting vai a jogo e tem que ir a jogo e não tem que ter o comportamento de oportunismo, do qual o Leão é tão lesto a utilizar para criticar esta decisão, tentar ganhar os 3 pontos com tanto facilitismo.

    Tem que se ver a coisa por outro prisma... Em situação de meteorologia normal, o jogo seria anulado? Não! Existiam condições extremas e um problema de segurança relacionado com um problema estrutural do estádio? Sim! O Benfica fez de propósito levantar as chapas para adiar o jogo? Não me parece!

    Se os regulamentos permitem adiar o jogo, para que se agarram com as duas mãos a algo tão mesquinho como a anulação do jogo e a atribuição dos 3 pontos na secretaria! As consequências para nós e para o Sporting seriam bem piores, acreditem!!!

    Tanta mesquinhice junta num só post deste blog!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)