Circula hoje o rumor de que a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol "responsabiliza do FCPorto pelo atraso de 3 minutos" que se registou no inicio do último jogo da fase de grupos da Taça da Liga. Há uma versão que não indica qual o castigo proposto e uma outra que aponta para a exclusão do referido clube da competição. A acontecer, isso faria com que o Sporting disputasse a meia-final com o SLBenfica.
Acho pouco provável a versão do Correio da Manhã, que refere a segunda possibilidade acima descrita. Por razões que se prendem com a credibilidade do jornal obviamente, mas também porque se me afigura muito difícil de provar o dolo ou intencionalidade. Acresce que, a acontecer uma decisão desse teor, seria apenas uma decisão de primeira instância, passível portanto de recurso. Tal contribuiria para que as meias-finais da competição fossem sucessivamente adiadas, podendo inclusive não serem disputadas ainda esta época. Se, depois de recurso, a decisão se mantivesse favorável, podíamo-nos ver confrontados com a necessidade de disputar jogos dessa competição encaixados num calendário muito mais exigente do que é o da época em curso. Dos actuais 8 poderíamos ver-nos envolvidos num 80 que em nada favorecia os nossos interesses.
Falta ainda saber qual seria, perante este cenário, o comportamento do FCPorto. Não tenho como liquido que o clube de Pinto da Costa contestasse a decisão de ser afastado da competição. A braço com inúmeros problemas, dos quais a sua capacidade competitiva é apenas um de muitos, não me surpreenderia que, aproveitando o ensejo, se deixasse cair da competição, não prescindindo da devida encenação e cortina de fumo, ganhando assim tempo e espaço para outras competições mais apetitosas.
Estes são apenas alguns dos cenários que se podem vir a colocar porque, como sabemos, o futebol português é capaz de superar a imaginação dos melhores argumentistas de Hollywood. Nessa conformidade, o meu interesse para que a decisão venha a ser favorável ao Sporting é nulo. Marcamos uma posição, expusemos a trapaça e não gostaria de ver o clube prejudicado porque teve razão, como pode, pelo exposto, vir a acontecer. Eles que levem lá a taça e a carica da Taça Lucílio.
"...o meu interesse para que a decisão venha a ser favorável ao Sporting é nulo. Marcamos uma posição, expusemos a trapaça e não gostaria de ver o clube prejudicado porque teve razão, como pode, pelo exposto, vir a acontecer. Eles que levem lá a taça e a carica da Taça Lucílio."
ResponderEliminarNem mais. Fiquem lá com ela. Não queremos esmola.
Esta saída da Taça era o melhor que podia acontecer ao Porto que, se depender da nossa performance desportiva (positiva, claro), vai penar muito até ao final da época.
Como está atravessado o empate com a Académica...
ps: reparem como já se está a colocar em discussão o eventual adiamento do jogo do slb em Penafiel, devido ao mau tempo e estado do terreno. Isso já não se colocou em Arouca.
Peço desculpa caro "Leão de Alvalade" mas essa questão de que é muito difícil provar o dolo começa a tornar-se viral nos meios comentaristas desta praça, a começar pelos especialistas de direito desportivo. Eu pergunto: então se se tiver sempre de provar o dolo, e não constatar o mesmo pela evidência da prova factual, para que é que no regulamento disciplinar existe o nº2 do artº 116? Não seria preciso, meu caro, porque é óbvio que a causa do atraso só o próprio "arguido", neste caso o pode provar...confessando talvez.Para mim, o atraso foi intencional. Que outra prova é necessária que a omissão de justificação? Por favor, deixem-se de lateralizações. O comunicado do Sporting foi claro e a real intenção sabemos nós todos. Se será isto que interessa ao CD e CJ, só eles saberão.
ResponderEliminarAgora uma coisa é certa. A Taça da Liga é sempre uma taça e eu nunca a menosprezaria, de modo nenhum! Isto não é ser desportista, não é meu caro Leão de Alvalade?
Um sportinguista
Anónimo,
ResponderEliminarAcha possível que o FCP confesse? Eu não.
Para si o atraso foi intencional, para mim também. Se o FCP alegar, como parece que vai fazer, que o atraso se deveu a um problema com uma hipotética lesão de Fernando, como se pode comprovar o contrário?
Eu já dei a minha opinião, mas por mim acho bem que o FCP seja castigado com multa ou interdição do estádio, mas não com eliminação da prova. Isto porque eu não quero que o SCP jogue a meia final da taça. Quero sim, que SLB e FCP se defrontem, tal como vai acontecer na taça de Portugal e se cansem mutuamente. Isso dar-nos-á algumas hipóteses de ainda sonhar com o título.
ResponderEliminarEstá visto que isto aqui é ditadura editorial!
ResponderEliminarEnganei-me na janela de discussão por uns momentos. Desculpe lá amigo nortenho mas o "amianto" do dragão deve andar a poluir por aí algumas mentes ditas esverdeadas. Por aqui somos mais democráticos e mais sportinguistas e menos contaminados (sou tanto contra o SLB como contra o FCP!)...pelo que, deduzo que a sua omissão e recusa de debate, com quem tem outra opinião sobre que valores o Sporting deve defender, e que é coincidente com a direcção, foi deliberada.
Viva a Taça da Liga!...uma taça como outra qualquer...e sem carica nenhuma quando a ganharmos.
Até um dia!
Ps. Luto sempre contra quem não defende INTRANSIGENTEMENTE o louvável Sporting, apenas isto. De resto continue a debitar textos que não o vou incomodar mais.