domingo, 31 de agosto de 2014

Derby: satisfação e preocupação

Duas ideias fortes que sobressaem do jogo e do resultado final do derby que acabou há pouco na Luz:

Satisfação pelo resultado alcançado, que interrompe uma série negra e embaraçosa naquele estádio. Não é o resultado mais desejado mas foi um resultado que minimiza impactos psicológicos negativos resultantes dos 4 pontos de atraso que a partir de agora nos distanciam do FCP.

Preocupação pela falta de qualidade patenteada pela nossa defesa, em particular de Sarr. Sempre ausente dos lugares que devia ocupar, marcações homem a homem absurdas que o desposicionam, abrindo grandes buracos no centro da nossa defesa. Maurício, que tem as limitações que se sabem, precisava de outro companheiro a seu lado. Talvez seja suficiente para adversários mais fáceis mas com a actual dupla, em jogos como os da Champions, que encontraremos adversários mais fortes do que os de hoje, qualquer jogo se pode transformar numa terrível dor de cabeça para nós.

Uma pequena nota para Nani: sem fazer um jogo brilhante, foi determinante na recuperação da confiança da equipa no pior momento na segunda parte, quando o adversário estava completamente por cima do jogo. A importância de o termos connosco também se avalia nestes pormenores.

36 comentários:

  1. Discordo completamente, é precisamente o contrário, aliás o Mauricio é o pior central do Sporting, que o Rojo disfarçava.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente em desacordo em relação ao Sarr. Concordo em relação ao Nani. Sarr tem mais presença, força, não tem tanta classe que o rojo,. mas vai ser melhor, e vai dar mais receita, é um monstro. Tivemos bem.

    ResponderEliminar
  3. Sim, também achei que Mauricio esteve pior que Sarr, principalmente a deixar jogadores a fugir pelas costas.
    Mas concordo que neste momento é o nosso sector mais fraco.

    ResponderEliminar
  4. Comentário completamente ridículo sobre o Sarr mas vindo de que vem não era de esperar outra coisa.

    ResponderEliminar
  5. Estive na Luz e na minha opinião está fraquinha esta zona central da defesa. Com a saída de Rojo faz muita falta o...Dier!

    Estou é em desacordo com a apreciação individual, LdA. Maurício farta se de cometer erros e o Sarr ainda está muito verdinho para ser titular. O Sarr ainda lhe reconheço potencial, falta lhe tarimba...o Maurício já não vai evoluir muito mais. Não tem qualidade para ser titular duma equipa como o Sporting.

    William muito longe do que foi na época passada!

    Completamente rendido a Slimani! Ele e o Patricio melhores em campo!

    ResponderEliminar
  6. Discordo também em relação a Sarr

    Já Mauricio corre serios riscos de sair do "11" quanto a mim

    Temos dois pontos perdidos que foram coma academica - o Porto também tem de ir à luz

    ResponderEliminar
  7. Chirola,

    o teu comentário fez-me lembrar a última vez que vieste aqui comentar, precisamente no mesmo estilo o que, vindo de quem vem, não era de esperar outra coisa.

    Foi no post sobre contratação do Paulo Oliveira. Infelizmente a actualidade corre a meu favor, mas o Paulo Oliveira, com toda a dificuldade que vem demonstrando em afirmar-se no Sporting está uns bons furos acima do que Sarr é capaz.

    ResponderEliminar
  8. Andas a ler demasiados blogues de 'especialistas' da bola.

    Os teus comentários sobre o Sarr são irreais.

    ResponderEliminar
  9. Dier também esteve hoje em grande. E sempre a jogar a defesa direito.

    Mas por Sarr e Mauricio a jogar juntos é ter uma dupla de centrais que coincidem nas qualidades.....e nos defeitos.
    Acho que se precisava de qualquer coisa diferente para ali.

    ResponderEliminar
  10. Vi o jogo com comentário em inglês porque vivo fora.. E aqui na minha TV o Sarr jogou bem.. O Maurício falhou um bocado, o William não esteve cá e o Nani pode fazer melhor

    ResponderEliminar
  11. Kovacevic,

    os teus comentários aos meus comentários são reais demonstrações da tua obsessão. Não te posso ajudar nem que quisesse o que até nem é o caso porque a seguir desligo e não penso mais no teu caso.

    O teu problema e o do Chirola é verem nesta apreciação a um jogo de nível quase zero a Sarr uma questão politica quando é uma mera apreciação técnica para a qual nem é preciso ser especialista, basta ver o jogo e não olhar apenas para a TV.

    Tratem-se que isso é capaz de ter cura.

    ResponderEliminar
  12. Para já apostava em Paulo Oliveira. Não acredito que seja pior do que se viu hoje na Luz. Além de já ter a experiência de 2 epocas a titular na 1a Liga (julgo até que era um dos capitães).

    E depois "rezar" para que Rabia seja o que dizem dele! Central ainda novo mas já com um bom curriculum.

    Uma coisa é certa, a dupla titular não pode ser esta que tem jogado até agora...

    ResponderEliminar
  13. O Sarr tem muitos momentos de mau posicionamento, não sei se intencionais, dado que os nossos alas pouco ajudam na defesa, se apenas de falta de experiência. No entanto, ter um elemento como o Sarr ajuda no resto e tem de ser o treinador a corrigir esses problemas. Mas tem muito mais qualidade com os pés do que por exemplo o Mauricio, que nem na 2ª divisão tem lugar... Espero que de tanto central que se contratou, haja alguém para jogar no lugar dele! Outro caso gritante foi o André Martins... Mas enfim...

    ResponderEliminar
  14. Sarr foi simplesmente o nosso melhor defesa na luz. há muito que não tínhamos um central tão poderoso fisicamente. ainda comete erros de posicionamento, mas tem um bom pé esquerdo e é rápido (para a sua estatura). aliás só não foi herói, porque a bola bateu nas costas do luisão, quando ia direitinha para a baliza.

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    é a tua opinião, mas a opinião geral parece-me ser mais assertiva, sarr fez um bom jogo.

    Vai errar? Claro que vai errar! Às vezes vai-nos custar pontos? Muito provavelmente! Mas fez hoje o terceiro jogo pelo Sporting, num campeonato que desconhece.

    Também reparei que nem sempre esteve posicionado corretamente, mas que raio isso tem de ser orientado pelo seu colega de defesa, que tem outro conhecimento do campeonato e dos adversários. Afinal quem é o patrão da defesa? Quem organiza os colegas?
    Também ganhamos com ele em outros aspectos, como no jogo aéreo.

    Continuo a achar que o André Martins tem de dar mais, ocupa posição crucial para deixarmos de atacar unicamente pelos corredores. Tem de assumir mais o jogo.

    ResponderEliminar
  16. O Sarr foi o melhor na defesa, dobrou o Jeff....o Maurício (péssimo ) e até o Esgaio em duas ocasiões.
    Viste outro jogo. O jogo deu na btv1....

    ResponderEliminar
  17. na minha opiniao, nem rojo nem mauricio sao defesas para o Sporting..e o Qilliam era quem disfarçava ali a mediocridade daqueles centrais, o Sarr eh dar tempo pra ver o q sai dali mas ate agora nao me abriu o olho

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente acho que a nossa defesa esteve uma bela cagada... Com excepção talvez de quem se julgasse mais frágil pela falta de experiência em jogos deste calibre e da posição: o Ricardo Esgaio cumpriu. O exemplo disso mesmo foi o golo sofrido... O Jefferson comido indecentemente e o Sarr completamente deslocado e aos papeis. Já o Maurício tb demasiado "passivo". Não papamos mais um ou dois golos em jogadas praticamente semelhantes porque não calhou. Isto ainda na primeira-parte.

    Na segunda parte Patrício voltou a ser enorme! Curiosamente só não acabamos por ganhar o jogo pq o frangueiro do Artur (Obrigado, cara!) redimiu-se com 2 grandes defesas: livre directo de Nani e defesa para canto de Slimani (com mt sorte à mistura).

    Jogo fracote com resultado justo.

    ResponderEliminar
  19. sergio_m

    A avaliação de um jogador não é um processo democrático e mesmo num cenário desses as maiorias enganam-se muitas vezes. A minha opinião não é formada pela percepção da maioria mas apenas pela minha, pelo que me é indiferente se há muita gente a pensar como eu. O tempo ajuda a clarificar as coisas e correrá a favor de Sarr se ele foi inteligente e souber aprender. Infelizmente com a idade dele o Sporting tem e já teve no passado recente jogadores muito mais preparados para enfrentar a titularidade do que ele.

    Essa história do "patrão da defesa" ajudar a corrigir os movimentos do colega do lado é mais complicado de acontecer do que de dizer. Em jogo corrido é praticamente impossível, o tempo real em que as coisas acontecem não se compadece com chamadas de atenção. Em bolas paradas será diferente.

    Concordo com a avaliação de André Martins, ontem foi completamente engolido pelo meio-campo do SLB e nem ajudou à frente nem atrás. Outro jogador que passou ao lado do jogo foi o Jefferson, raras vezes defendendo como devia e não conseguindo ser útil no ataque.

    ResponderEliminar
  20. Perdemos uma boa oportunidade para sair da luz com uma vitória.

    O Sporting esteve mal na defesa, ou em futebolês, no processo defensivo, individualizar parece-me um erro porque esta é ainda uma defesa nova, com gente nova em idade e calo. William também ainda está longe da sua forma o que atrapalhou ainda mais.

    Deixámos o adversário ganhar a entrada da área o que só não foi fatal porque Patricio foi corrigindo como pode, remates da marca de penalty costumam ter outro destino do que as mãos do guarda redes, vide Portugal - Alemanha do último mundial.

    No ataque falta killer-instinct, outra vez o futebolês, no ataque não, no processo ofensivo, as melhoras com Nani são enormes mas talvez apostar em Montero no lugar de Martins.

    Gosto muito de Jefferson, independentemente de todos os seus erros, pelo menos na perspectiva ofensiva continua a dar sempre sinal à equipa do caminho. Tem de aprender a estar calado, já colecionou um numero de cartões amarelos excessivo por palavras, não pode. O Inácio na sua época de treinador trabalhou isto, dar uma palavrinha ao Marco talvez não fosse má ideia. Ou então cura de banco...

    4 pontos perdidos fora, convinha fazer o pleno de pontos em Setembro para equilibrar.

    ResponderEliminar
  21. Virgilio...
    Eh pá, defesa defesa era um Onyewu e um Boulahrouz a centrais e um Pranjic a defesa esquerdo...tinhamos ganho por 3-0...limpinho! Ah, espera
    E a falta que um Schaars nos fez lá no meio-campo...tsss
    E empatamos, nem quero imaginar se tivessemos perdido... #menosfacciosismo

    ResponderEliminar
  22. Eu acho que tb muito se tem empolado as ausências do lado do Benfica.
    Dos que sairam, na minha opinião, apenas Garay não teve substitudo á altura.
    E tem jogadores como Enzo, Gaitan e Salvio que teriam lugar em quase todas as grandes equipas da Europa.
    O certo é que o Sporting com uma equipa low cost já consegue discutir resultados na Luz e isto apenas 6 meses despois da "goleada" de jogo jogado que levamos na ultima vez que lá fomos jogar.

    ResponderEliminar
  23. Serei o único a achar que a defesa do Sporting até esteve razoável??
    É certo que houve falhas, mas do outro lado estava o benfica e não uma equipa qualquer.
    Jogámos na luz com um extremo adaptado a lateral direito, um defesa esquerdo que só sabe atacar e um central com idade de criança.
    Tirando a jogada do golo e aqueles 10 minutos a meio da segunda parte em que toda a equipa tremeu (e não apenas a defesa), até estivemos sólidos.
    Curiosamente, até gostei do Sarr e não concordo nada com a opinião de que é muito parecido com o Maurício: o francês é muito mais posicional e o brasileiro é muito mais rápido (embora ainda me esteja atravessada aquela comidela do salvio pelas costas).
    Têm as suas limitações e talvez não estejam à altura de um clube como o Sporting, mas não me parece que isso tenha ficado assim tão evidente no jogo de ontém.

    ResponderEliminar
  24. No golo do Benfica, o Sarr está na esquerda a fazer a dobra ao Jefferson... porque o Carrillo não acompanha o Maxi Pereira... no início da jogada o Carrillo deixa o Maxi meter a bola nas costas da defesa do Sporting (para o Salvio) e depois ainda deixa o Maxi entrar na área e fazer a assistência para golo...

    Isto para dizer que é fácil criticar a defesa e especialmente criticar patinhos feio como o Maurício e o Sarr... mas as falhas defensivas, ontem, parecem-me falhas colectivas

    Quanto ao Sarr, falamos no final da época... 3 jogos parece-me pouco para avaliar

    ResponderEliminar
  25. Meu comentário a este post: o Stevie Wonder era menino para perceber melhor o que se passou dentro do campo.

    Comentário alternativo: Lol.

    ResponderEliminar
  26. Caro Mestre de Cerimónias:

    Corroboro o que disse o Anónimo das 23.25. Também vi o jogo com comentários em inglês, onde o comentador disse, a propósito de Sarr: "bom, parece que o Sporting descobriu mais uma pedra preciosa, que está a lapidar".
    SL

    ResponderEliminar
  27. Alguns devem pensar que o benfica estava ali para jogar o berlinde.
    Aquele trio dos gajos ( gaitan, salvio, Enzo) é excelente. E normal, que a jogar na casa deles, não tenhamos o domínio durante 90 minutos. se alguém se lembrar de um jogo destes onde nos mandamos naquilo tudo durante o jogo inteiro, que avise. Gostava mesmo de ver ou rever isso. E o golo deles é um grande golo. Circulação de bola, passes curtos e rápidos, muita gente a oferecer linhas de passe...muito bom, infelizmente para nos.
    Adiante....
    Sarr fez um mau jogo? Deve ser tanga. De certeza. vá lá ver os cortes que ele fez. Vá ver. Veja quantas vezes ele se cobriu erros de Maurício. Veja quantas vezes ele dobrou Jefferson.
    O único defeito que se pode apontar, é a tranquilidade na saída se bola. De vez em quando prega cada prego na bola que até dói.
    Contrariamente ao seu parceiro defensivo, que por momentos meteu água por todo o lado. Esse sim, esteve francamente mal, e podia ter custado caro, não fosse o Sarr ( o tal que diz ter jogado muito mal) e o patrício a remendar a coisa.

    ResponderEliminar
  28. Muito honestamente gostei do nosso Sporting. Preocupação de jogar por dentro (embora ainda longe do que o MS pretenderá), pressão alta e critério com bola. Podíamos ter perdido ou ganho. Concordo em absoluto com a análise aos centrais: falta de qualidade para sair a jogar (illori deve estar orgulhoso da escolha que tomou). Sarr nao e central para sair com bola nem maurício. Esgaio esteve muito bem. Nani também jogou muito bem e para a equipa (aquele passe para o Slimani....).

    No geral, acho que a equipa cresceu e esperemos que com a pausa arranquemos para uma série de jogos com vitórias!!

    SL

    ResponderEliminar
  29. Curiosamente o Dier hoje já não parece tão bom. O Sarr tem 20 anos, mas pelos vistos tem de ser o mais maduro e infalível dos jogadores porque veio substituir e tão amado Dier. Enfim...a minha lógica é puxar os que vestem de verde e branco.

    ResponderEliminar
  30. Boa noite,

    LdA, não concordo consigo em relação à apreciação que fez ao Sarr, no jogo que eu vi, ele e Esgaio foram os melhores elementos da defesa do Sporting, aliás Sarr para além de ter estado bem defensivamente, podia ter feito um golo na sequência de um canto, em que ele se eleva bem, cabeceia, mas a bola que ia na direção da baliza, bateu nas costas do Luisão.

    Vírgilio:
    O livre que o Artur defende é marcado pelo Jefferson e não pelo Nani.

    SL

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  31. Diz o meu amigo que Sarr o preocupa? Percebe muito de futebol está visto.

    ResponderEliminar
  32. Kova,

    O Sarr saiu a a dobrar o Jefferson, sem qlq dúvida, mas fê-lo notoriamente mal, não controlou nem bola, nem adversário nenhum, nem o espaço, tendo deixado um buraco de todo o tamanho nas suas costas!

    É evidente o facto do processo defensivo ser um problema colectivo e ng afirmou o contrário... O desiquilíbrio provocado por Maxi é o ponto de partida, e aí o Carrillo podia e devia ter feito mt mais oposição, mas isso não invalida que mts dos protagonistas seguintes estivessem igualmente mal, com o Jefferson em destaque mais evidente.

    Emanuel Silveira,

    Não revi o lance e em directo pareceu-me que tinha sido o Nani. Tendo sido o Jefferson fico a dever-lhe uma desculpa. Obrigado pelo alerta.

    SL!

    ResponderEliminar
  33. Que contradições...

    "tendo deixado um buraco de todo o tamanho nas suas costas!"

    "É evidente o facto do processo defensivo ser um problema colectivo e ng afirmou o contrário... "

    1...2...3...

    ResponderEliminar
  34. O caro António Gomes, como mestre da táctica que é, vai certamente evidenciar as contradições...

    Para já provou que sabe contar até 3. parabéns!!!


    ResponderEliminar
  35. Caro amigo,
    Com o devido respeito, não se percebe a sua leitura acerca do Sarr.
    Não sei se o meu amigo alguma vez jogou futebol ou praticou algum desporto, o que, na verdade, pode explicar a falta de leitura do jogo (o que é comum à esmagadora parte dos adeptos).
    De facto, o Sarr apareceu muitas vezes deslocado da sua zona de acção (defesa central do lado esquerdo). Porém, tal deveu-se, especialmente na 1ª parte ás sucessivas compensações que teve de fazer na lateral esquerda da nossa defesa. De salientar a má exibição do nosso lateral esquerdo. Na verdade o Sarr foi o melhor elemento da nossa defensiva e poderá vir a ser um caso sério porque conjuga uma série de competências e características físicas raras. Por último, diga-se que o Sarr foi, notoriamente, o melhor elemento da defesa do Sporting.
    P.s. Não concordando com a forma como o Sporting bate os cantos, registe-se a grande dificuldade do guarda-redes do Benfica ganhar os lances a Sarr, aliás creio que perdeu dois.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)