terça-feira, 5 de agosto de 2014

Digressão egipcia de resultado esfingico serviu para acentuar... dúvidas

Dois factores positivos nesta digressão relâmpago ao Egipto, mais propriamente a Alexandria: o prestigio de ser convidado para a comemoração do centenário do clube anfitrião, o Al Ittihad, bem como o valor do cachet, uns importantes 300 mil euros. O jogo em si não terá fornecido grandes indicações para o futuro, uma vez que o facto de Marco Silva ter optado por um misto maioritariamente constituído por um grupo de jogadores que dificilmente se encontrarão juntos em jogos a doer distorce não só as ilações a tirar do ponto de vista da movimentação colectiva como as prestações individuais. O facto de o jogo se disputar sob condições atmosféricas adversas - temperatura e humidade altas - antecedido de uma viagem, longa também não terá ajudado. Serviu no entanto o jogo um dos objectivos primordiais de uma pré-época, o de dar algum ritmo competitivo aos jogadores, o que só resulta jogando.

Muito diferente teria sido se a opção fosse a inversa, isto é, se o treinador optasse por integrar alguns jogadores que têm aparecido menos. Uma equipa com rotinas oferece um outro suporte aos jogadores que buscam uma maior integração para poderem revelar o melhor das suas qualidades, esbatendo as debilidades que a falta de adaptação e o jogo sem dinâmica colectiva acentuam. Daí que as conclusões sobre as prestações individuais que resultam da observação do jogo de Alexandria devam ser algo relativizadas. Ainda assim ficam algumas referências esparsas que, mais do que serem conclusivas, acentuam as dúvidas anteriores, que só o tempo permitirá esclarecer.

André Geraldes: As suas participações não têm sido famosas, bem antes pelo contrário. Cada vez sua participação ocorre no mesmo jogo que Esgaio acentua-se a legitimidade da pergunta: para que se gastou despendeu o valor da sua aquisição? Terá ainda muito que melhorar para a pergunta deixar de fazer sentido.

Nabbi Sarr: Não é legitimo retirar conclusões do primeiro jogo de um jogador recém-chegado, ainda por cima jogando numa equipa secundária. Algumas hesitações e posicionamento deficiente parecem indicar que está ainda verde por dentro, sendo evidente que, do ponto de vista físico, tem todas as condições para singrar. A rever.

Paulo Oliveira: Talvez a melhor observação que já li feita a este central é de que parece que a camisola lhe está a pesar. Isso e a ânsia de triunfar, o que o levará a cometer erros que não lhe eram comuns no Vitória. Ontem foi uma dessas noites.

Rosell: É o jogador em destaque do lado das aquisições. Ontem alternou o bom com a descrição, o que não deve ser alheio o facto de estar a jogar numa equipa sem rotinas.

João Mário: Um regresso que será seguramente muito útil. Uma espécie de seguro para um treinador que, no decurso de um jogo, pode ter, por necessidade,  - lesão de um colega, alteração das características do jogo,  do resultado, etc. - de mover uma peça de 10 para 6 ou até um 8. E até faz golos.

Shikabala: Um jogo de sensações mistas. Um faraó no seu país que tarda em ser um sequer um príncipe com ou sem sorte entre nós. A nota mais positiva deste jogo pareceu-me ser a tendência menos acentuada para querer fazer tudo sozinho, procurando ser mais disciplinado tacticamente, o que talvez denuncie que já ouve melhor o que Marco Silva lhe pede. Porém, a falta de entendimento com as movimentações dos colegas não o ajudaram.

Tanaka: Não se espere exuberância de Shikabala nem sequer o despontar meteórico de Montero, no ano passado, porque esse não é o seu estilo. Porém a sua eficácia tem sido o pão que muitas vezes tem dado de comer à equipa. Jogou grande parte do segundo tempo ao lado de Montero, no que pode ser uma opção para alguns jogos - ou mais do que isso? - para Marco Silva. Curiosidade para ver como se dá com as equipas fechadas e que batem em tudo o que mexe do nosso campeonato.

Slavchev: Mais uma "falta de comparência"...

Mané: Voltou mais trapalhão do que o que vimos fazer o ano passado. Talvez porque jogue mais afastado do centro, ou em movimentos que o aproximem desde a linha até ao interior, que o ano passado fez tão bem e com alguns bons resultados.

Fokobo: Não fez nada de especial, nem teve tempo para isso. Fica só como sinal de satisfação por ter prolongado a sua ligação ao clube. Não é um Rosell nem um William, mas tem muito a ganhar se, olhando para o que eles fazem, perceber que o futebol precisa de mais do que apenas força e impetuosidade. Se assim for será um jogador útil no médio prazo.

13 comentários:

  1. Esqueceste-te do Ryan Gauld....:-)

    Concordo em quase tudo, apenas acho que o Paulo Oliveira esteve bem melhor neste jogo (mais calmo e sereno) que nos anteriores.
    E também acho que este Tanaka com Montero a jogar assim, merece ser titular. Isto enquanto dura a novela Slimani....

    ResponderEliminar
  2. Neste momento, para mim e para este modelo de jogo, Tanaka e Montero seriam ambos titulares.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a introdução mas há coisas que se percebem de olhos fechados. O Geraldes é fraquinho, o Sarr para lá caminha, o Oliveira joga todo borrado e depois tem aquele ar de cepo com pernas porque deve estar a fazer trabalho muscular que o torna mais lento e mais pesado. O Slavchev ficou na Bulgária a fazer vídeos para o Youtube e mandaram o irmão gémeo dele jogar para o Sporting.

    Muito boas foram as declarações do BdC sobre a falência do BES e a reestruturação financeira: "A reestruturação financeira do Sporting está fechada mas pendente de um pedido de isenção do IMI às Finanças". Ora se está fechada não está pendente se está pendente não está fechada.

    ResponderEliminar
  4. J,

    Parece-me quem se esqueceu do puto escocês foi o Marco Silva...

    Pronto, aqui está a minha opinião: tocou duas vezes na bola e acertou os dois passes de fácil execução. 100% de eficácia, portanto... :)

    ResponderEliminar
  5. JPM, eu se fosse o BdC pedia já a demissão.
    É só incompetência!
    :-)

    ResponderEliminar
  6. Alguns toques pessoais:

    Uma falha imperdoável não teres realçado a excelente assistência de Tanaka para o golo de João Mario.

    Geraldes não me tem convencido, mas por todos os jogos que tenho visto de Esgaio considero-o cumpridor e abnegado, mas duvido que algum dia se consiga impor na nossa principal equipa.

    Paulo Oliveira parece daqueles jogadores que brilham em clubes menos importantes, mas quando chegam ao grande Sporting ficam envergonhados e não dão o salto.

    Acredito que, se Rojo não ficar, Sarr, lá para o meio da época, garantirá a titularidade. Obviamente que estou a falar sem conhecer o valor de Rabia, que até ontem era central e hoje, como dá jeito a uma notícia sobre William Carvalho, joga a medio defensivo no seu clube.

    Quanto a Carlos Mané durante o defeso foi à praia e penso que se esqueceu lá da sua toalha, do bronzeador e, fundamentalmente, da sua arte de jogar futebol. Ou então ainda continua em férias e é algum sósia do CM que tem estado a jogar. Irreconhecivel!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho gostado bastante do Tanaka e do Rosell. E ontem claro gostei do Esgaio, não engana! Tem de subir rapidamente aos A.

    De resto para estragar contra ataques é dar a bola ao Capel ou ao Heldon. E pronto não volto a bater mais no(s) ceguinho(s).

    ResponderEliminar
  8. Mais uma palhaçada. Deixem-no lá ficar, que não faz cá falta nenhuma.

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/08/05/sporting-shikabala-impedido-de-regressar-a-portugal

    ResponderEliminar
  9. Deixo algumas ideias/ opiniões pessoais:
    Não gostei do jogo. Demasiado "irregular". Tão depressa apresentámos bons períodos de futebol com lances de qualidade no ataque como depressa evidenciámos fragilidade defensiva e más trocas de bola.

    Slavchev foi menos um. Caramba, mesmo reconhecendo a menor qualidade do futebol praticado na Bulgária, não quero acreditar que aquele que foi considerado o melhor jovem a participar na primeira liga daquele país só consiga oferecer o que tem mostrado até agora. O miúdo até tinha melhorado bastante no jogo prévio, mas neste esteve péssimo. Por vezes nem passes curtos conseguiu acertar. Acredito que seja "nervos" e que possa melhorar. Há que confiar na opinião do nosso saudoso Balakov, pelo que tenho imensa esperança neste jogador!
    Mas a verdade é que melhoramos bastante no controlo de meio campo quando ele foi substituído (por Montero, creio). O meio campo foi superior sem ele, apenas com Rosell e João Mário.

    Não compreendo muitas das críticas a Shika após este jogo. Para mim, esteve bem. As suas prestações não me têm desagradado. Aliás, reconheço que é um dos melhores jogadores a nível técnico. Falhou alguns lances, mas todos falharam neste jogo. E combinou bem com os colegas na maioria das vezes. Nem me pareceu ter sido demasiado egoísta. Considero que decidiu bem na maioria das jogadas que passaram por ele. E ajudou a fechar o corredor. Aliás, nesse aspecto, acho que tem ajudado mais do que o nosso Manezito (comparo com Mané pois ambos têm sido os "suplentes" de Carrillo e Capel).
    Aliás, acho que piorámos com a sua substituição por Heldon. O jogo ficou ainda mais incaracterístico e partido.

    Já tinha manifestado num outro post a minha opinião sobre a prestação de Mané nesta pré-época e reafirmo. Tem rapidamente que recuperar o nível. A insistência de Capel como primeira escolha por parte do treinador, quanto a mim, deve-se ao que o espanhol oferece em termos defensivos, de protecção do corredor. Capel é um poço de força fazendo de "Jefferson" várias vezes durante o jogo (em tom de brincadeira diria que poderíamos testá-lo a defesa esquerdo, por falta de de suplente nessa posição). Mané, nesse aspecto, pouco ajuda. Creio que tem de melhorar bastante o jogo defensivo para recuperar o estatuto de titular.

    Em relação ao novo defesa central, Sarr. Evidenciou-se sobretudo pelo excelente domínio no jogo aéreo. Aliás, foi até um alvo procurado pelos colegas nas bolas paradas ofensivas. Também não me pareceu mau "de pés" como já li por aí. Jogou bem e foi solicitado bastantes vezes pelos colegas. Falhou na velocidade e capacidade de reação aos lances (lembro-me de 2 lances em que se deixou antecipar pelo avançado contrário). A rever, mas não desgostei, de todo. Paulo Oliveira claramente a melhorar as suas prestações, mas ainda insuficiente, a meu ver, para aquilo que se exige de um titular do sporting.

    Geraldes também mostra ser insuficiente para titular e/ou alternativa válida a Cedric. Mas não posso chamar desilusão (como por exemplo o afirmo com Oliveira ou Slavchev, de quem tenho legitimas esperanças). Não é desilusão porque nunca tive expectativas em relação ao jogador. Também concordo com a "teoria" generalizada de que Esgaio não é inferior. Mas também tenho sérias dúvidas se Esgaio conseguirá atingir o nível de Cedric.
    Compreendo o carinho dos adeptos para com Esgaio e a vontade de vê-lo singrar na primeira equipa. O miúdo é certinho, trabalhador, não compromete, mas... ainda não estou certa se terá capacidade para atingir estatuto de titular do nosso clube. Da equipa B, reconheço mais capacidade de atingir esse nível a Iuri e Chaby, por exemplo.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite,

    Há já algum tempo que sigo o Blog dado que também sou do Norte do País. Tantas criticas à gestão do BC? Se entendem serem capazes de fazer melhor pelo (nosso) SPORTING apresentem ideias e deixem de criticas fúteis E ESCONDIDAS NA INTERNET.

    ResponderEliminar
  11. "E ESCONDIDAS NA INTERNET".

    E tu, estás "à mostra"? Estás com cagufa que queimem o "Bruno" em lume brando, como ele fez com os outros? Quem não deve, não teme. Nem os "croquetes" não tinham uma central de informação que infesta tudo o que é forum, blogue e rede social, e "hackers" a vasculhar a identidade dos críticos do "Bruno" na internet para lhes invadir a privacidade e infiltrar o computador com vírus.

    Outra coisa que reparei é nuns marmanjos que compram bilhete para a central poente, mas têm lugar noutra bancada. De vez em quando vêm ver como está o ambiente, para reparar em quem aplaude o presidente e quem não aplaude, quem é mais crítico, etc. Antes eram os assobiadores de serviço para arranjar caldeirada na central contra as direcções. Agora fazem o controlo da situação...

    ResponderEliminar
  12. Segundo o DN, a imprensa egípcia (mais do que um jornal alinha pela mesma versão) noticiou ontem que o Shikabala planeou e provocou a sua retenção no aeroporto, para poder ficar mais uns dias no Egipto, tanto que não mostrou surpresa pelo sucedido e os amigos foram com ele ao e levaram-no logo a seguir.

    E é esta TRALHA um símbolo do "marketing" do Sporting? Reles, muito reles. Não admira que os "putos" queiram bazar...

    ResponderEliminar
  13. Segundo o DN, a imprensa egípcia (mais do que um jornal alinha pela mesma versão) noticiou ontem que o Shikabala planeou e provocou a sua retenção no aeroporto, para poder ficar mais uns dias no Egipto, tanto que não mostrou surpresa pelo sucedido e os amigos foram com ele ao aeroporto e levaram-no logo a seguir.

    E é esta TRALHA um símbolo do "marketing" do Sporting? Reles, muito reles. Não admira que os "putos" queiram bazar...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)