Aproxima-se a hora do sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, embora haja ainda jogos a disputar que definirão adversários possíveis, já é possível avaliar o que nos pode esperar na competição.
Objectivo mínimo a cumprir: dignificar o nome do Sporting Clube de Portugal é o primeiro de todos. Depois o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. Pode parecer pouco ambicioso mas, avaliando adversários e o actual plantel à disposição de Marco Silva, pode, aos mais realistas, já parecer uma corda no limite da tensão. Acresce à valia individual e colectiva do plantel a falta de experiência em jogos internacionais, o peso dos cenários também contará, e muito.
Neste momento os potes contêm os seguintes "rebuçados"( a bold os clubes nacionais que nesta fase não podem ficar alinhados no mesmo grupo e com asterico os que creio virem a ser apurados, os do pote 3, onde estamos incluídos, também não contam):
POTE 1
Real Madrid
Barcelona
Bayern Munique
Chelsea
Benfica
Atlético Madrid
Arsenal*
FC Porto
POTE 2
Schalke 04
B. Dortmund
Juventus
Paris SG
Shakhtar Donetsk
Basileia
Zenit
Manchester City
POTE 3
Bayer Leverkusen*
Olympiacos
CSKA Moscovo
Ajax
Nápoles*
Liverpool
Sporting Clube de Portugal
Galatasaray
POTE 4
Anderlecht
Salzsburgo*
Roma
Steaua Bucareste*
Apoel Nicósia
Bate Borisov
Maribor
Mónaco
Adversário do pote 1: Arsenal ou Atlético de Madrid. Todos os adversários são fortes, em teoria deveríamos considerá-los apurados e capazes de nos causarem sérios embaraços. O clube de Wenger não é o mais acessível é apenas o que me parece ser mais plausível de poder ter um dia não. Já dois será mais difícil. O Arsenal tem ainda o atractivo de transplantar por um jogo o cenário dos grandes jogos, para os quais fizemos o novo Alvalade.
Talvez o Atlético de Madrid, pelo que vi na passada jornada da Liga Espanhola, se aproxime de um adversário mais ao nosso nível, especialmente se os obrigarmos a ter que assumir o jogo. Todos os outros me parecem "dispensáveis". A minha escolha, apesar de prever uma eliminatória quente dentro e fora do relvado.
Adversário do pote 2: Shaktar ou Basileia. É ao olhar para o segundo pote que os adeptos começam a por os pés no chão e a perceber a dificuldade da tarefa. Alemães, não obrigado. Italianos, não obrigado. Paris é uma cidade linda para passear. St. Petersburgo é monumental mas muito longe. Shaktar seria uma guerra dura de travar mas apostava na instabilidade reinante, que dificilmente não se estende à equipa, que jogará longe (em principio, embora as últimas noticias possam fazer crer que a situação ucraniana está a estabilizar) da Donbass Arena. Uma ida a Basileia não seria a procura do chocolate de leite, teríamos que funcionar como um relógio suíço. Mas se não podermos para estes dois, mais vale nem pensar sequer na... Liga Europa e ficar em casa a pensar na... Taça da Liga.
Adversário do pote 4: Todos menos a Roma. Sentimentos mistos em relação ao Mónaco. Se for para os deixar para trás na classificação e acertar umas contas com o Jardim: a contratação do Magrão, a titularidade do Maurício sobre o Dier (espero que tenhas bons streams...), o equívoco do Héldon, adjudico. Se for para lhe agradecer o resultado final do seu trabalho, também, porque a gratidão é um sentimento nobre, assim o é também o Sporting Clube de Portugal.
por mim é Bayern para vingar os 12-1, zenit e outro qualquer
ResponderEliminarO Arsenal é, depois do Bayern, o maior "goleador" do futebol europeu. Será que o nosso frágil ego está pronto para a eventulidade de levar uma cabazada em Highbury, como já aconteceu com os nossos dois rivais? SL
ResponderEliminarEu apostaria num grupo com Arsenal,Schalke 04, Sporting e Anderlecht. Parece-me o mais acessível e ao mesmo tempo mais emocionante.
ResponderEliminaratletico de madrid basileia e uma qualquer menos a roma e o monaco
ResponderEliminarAtletico Madrid, Basileia e maribor
ResponderEliminarO meu grupo ideal:
ResponderEliminarReal Madrid
Juventus (eu queria mesmo era o Liverpool no pote 2...)
Sporting CP
Steaua Bucareste
Contrariamente a ti quero o Arsenal longe e com distância, dos tubarões é aquele, para mim, mais perigoso. Explicando, os colossos financeiros do futebol europeu fazem na fase de grupos da Champions muita gestão de plantel, nomeadamente nos jogos fora com as equipas de 3º e 4º pote, sabem que se fizerem o pleno em casa mais um ou dois pontos estão apuradas para a fase seguinte. Por essa razão quero duas equipas o mais forte possível dos dois primeiros potes. O Arsenal como clube menos titulado daquele pote ainda não aprendeu a gerir esforços e continua a dar o máximo nestes jogos pagando o preço no final de cada época.
Escolho a Juventus com a memória do golo de Caneira ao Inter num jogo deste tipo, imaginando o Jefferson a marcar de forma igual. O que queria mesmo era o City, mas esses tiveram o seu correctivo connosco há muito pouco tempo, a memória ainda está fresca.
O Basileia joga estes jogos com uma intensidade brutal! Esse factor obriga-nos a jogar, no mínimo, de igual modo para garantir a oportunidade de uns pontos, como para mim, este ano continuam a ser mais importante a intensidade nos jogos com os Penafieis, Vitórias e Paços cá do burgo, não quero equipas que nos possam fazer frente nesse particular, apenas quero desníveis na qualidade dos executantes.
Do 4º pote, com a nossa sorte vai dar Roma, mas... tirando esse, venha quem vier, escolho o Steaua pela memórias de jogos antigos, quando o Leste tinha equipas fortíssimas, CSKA, Steaua, etc. e que davam grandes jogatanas em Alvalade.
A definição do objetivo só pode ser definido após o sorteio.
ResponderEliminarE não é pelas hipóteses do pote 1, mas sim pela combinação das equipas do pote 2 e 4…..
Consoante o adversário do Pote 2, poderemos dizer se teremos hipóteses meramente matemáticas, remotas ou reais de poder passar o grupo….
Consoante o adversário do Pote 4, poderemos dizer se temos “obrigação” de pelo menos garantir o acesso à Liga Europa ou se existe o cenário real de sermos últimos no grupo….
Um cenário: Bayern, PSG, SPORTING e Roma é tentar ser 3º na melhor das hipóteses.
Um cenário: Bayern, PSG, SPORTING e Maribor é ser 3º obrigatóriamente.
Um cenário: Bayern, Basel, SPORTING e Maribor é para tentar ser 2º.
A que horas é ? E é hoje ??
ResponderEliminarm1950, é quinta-feira, julgo que será da parte da tarde mas não sei o horário correcto.
ResponderEliminaranonimo, o Sporting no domingo vai jogar contra uma equipa do pote 1, há medos?
E só a Espanha tem mais equipas no pote 1 do que Portugal, se eventualmente o Arsenal se qualificar a Inglaterra terá duas tal como nós. O nosso campeonato tem qualidade, não tem é dinheiro. Para o dinheiro aparecer tem que se ir ao fundo...
Obrigado LMGM.
ResponderEliminarCom sorte no sorteio, podemos lutar pelo segundo lugar, com azar (não muito) a passagem à Liga Europa
ResponderEliminarLMGM - Portugal mete 2 equipas no pote 1 da Champions, mas pelos resultados na Liga Europa
As hipóteses de passar são sempre ínfimas pelo que o ideal é juntar dois muito fortes dos potes 1 e 2 (ex: barça ou real e dortmund ou City) com uma equipa pacóvia tipo malmo ou apoel (que mesmo assim já não é fácil)
ResponderEliminarUm grupo assim permitia agradar a gregos (bruninho, vendedores de merchandising e adeptos que gostam de bola) e troianos (adeptos que gostam de achar que a LC também serve para se tentar ganhar algum jogito (outra vez o bruninho, credores e a maioria dos adeptos)
Os gregos querem a casa cheia, adeptos com o bandulho cheio mesmo que se saia com uma derrota, enquanto os troianos querem pensar que se ganham algum jogo e por conseguinte algum dinheiro.
Se o SCP tiver um adversário do pote 4 que lhe permita discutir dois jogos atė pode levar forte e feio nos outros 4 que, desde que jogue e se bata de igual para igual, o adepto leonino fica sempre satisfeito. É a típica vitória da honra e do caráter, típica da arte marcial (karaté shotokan): leva-se uma tareia no final mas de peito feito e cheios de dignidade. E na LC isso faz muita falta. Ou se faz.
Se nos calhar o Basileia e a romã ou o Mônaco, nem um jogito ganhamos e depois lá vem a hora do presidente Bruno Chavez justificar porque é que os da B, nunca rodam, porque é que temos 7 centrais e nenhum de jeito, porque é que os extremos são mais do que muitos e principalmente porque é que a aposta no Martins a 10 é fulcral. Enfim...
Eric D...
ResponderEliminarTudo espremido no seu post deu...nadinha!
É que nem deu para perceber o que "queria" para o "seu" (tive alguma dificuldade em perceber os tempos verbais empregues) Sporting. Estes "adeptos"...top
Falando a sério:
Arsenal (sem William de preferência)
Dortmund
Sporting
Anderlecht
(viagens "curtas")
Jorge Alemão, eu sei, e não fizeram mais do que a sua obrigação. Se há clubes "ricos" ou importantes demais para aproveitar a Liga Europa isso não é problema nacional. Se há essa possibilidade de aumentar o nosso ranking através dessa competição só temos de ir aproveitar esse ouro.
ResponderEliminarSerá optimo se o Sporting conseguir garantir a continuidade nas competições europeias vindo da Champions, mas eu continuo a por o tónico em que muito mais importante é garantir o acesso directo à Champions por via da classificação do campeonato nacional.
Parecendo que não é mais simples vencer o Moreirense do que o Maribor.
Eu preferia jogar contra o Chelsea do que contra o Arsenal.. e também sou apologista de ter uma equipa forte que ganhe (quase) todos os jogos.
ResponderEliminarNesse caso pode ser que sobre o segundo lugar para o Sporting.
Por esta lógica a minha escolha seria- Chelsea, Shaktar, Sporting, Ludogorets