quinta-feira, 28 de agosto de 2014
13 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Nem quero imaginar o post quando o Capel for emprestado/vendido!!!!!
ResponderEliminarNani é outra coisa diferente.
ResponderEliminarAcho que Paulo Oliveira, Geraldes, Tanaka, Rosell, Jonathan Silva não vêem com uma perspectiva de futuro. São já opções para os titulares do Sporting
Gauld e Sacko claramente sim, Sarr teve que ser lançado já, talvez Slavchev necessite mais tempo do que a "estrutura" estivesse a pensar. Rabia necessitará obviamente de mais tempo.
São soluções para o banco e aprender.
ResponderEliminarSer candidato ao titulo com este plantel é reconhecer que para ganhar a época passada o que mais faltou foi banco.
Como politica de futuro, parece bem.
SL
J, Sporting com filtro,
ResponderEliminaralguma coisa aqui está mal. Para aprender era suposto estarem os jogadores da equipa B. Vi ontem o jogo da equipa B e os jogadores contratados para a equipa A só lá jogam por decreto. E, ao invés do que me parece ser o mais aconselhável, não são os jogadores da equipa B que de vez em quando sobem à A, mas o contrário, ficando aqueles a marcar passo.
Ainda falta aí o Rabia
ResponderEliminarRuben,
ResponderEliminarObrigado, está acrescentado.
Vamos lá ver a formação do Sporting nestes ultimos 2 anos deu:
ResponderEliminar- 3 jogadores que foram vendidos ( Dier, Ilori e Bruma);
- 5 jogadores que jogam no onze titular ( Patricio, Cedric, W.Carvalho, Adrien, A.Martins)
- 3 jogadores que vão completando o onze sempre que preciso (Esgaio. J.Mario e Mane)
Quer dizer neste espaço de tempo o sporting soube rentabilizar alguns activos (25 milhões em 2 anos), manter ainda o nucleo duro da "casa"(o tal ADN do Sporting) no onze inicial e ainda lancar mais jogadores que se prepararam para ir entrando ( com as naturais vicissitudes sobre o que é lançar um jogador).
Eu sei que queremos sempre ver mais e melhores e talvez num ou noutro caso se possa ter razão, talvez Tobias e Wallyson merecessem mais em comparação com P.Oliveira e Slavchev, mas daí a dizer que o Sporting esqueceu a sua formação parece-me um exagero.
Ahhh, já agora. Que grande grupo nos calhou. Quando saiu o Maribor até saltei.
:-)
Título lamentável!..
ResponderEliminarTanto que admirava este blog! Uma pena...
J. há uma conta que nunca vi ser feita que é, "E quanto custam os jogadores da formação?". Ou seja, quanto custa ao Sporting ter uma Academia, ao nível que tem hoje, para dela fazer esse aproveitamento.
ResponderEliminarQuando tínhamos uns campos de treino espalhados pelos arredores do estádio José Alvalade, com os putos a terem de atravessar a estrada e o passeio publico para ir tomar banho no fim do treino não deixámos de ter Futre, Figo, Peixe, Morato, Fernando Mendes, Litos, Carlos Xavier, etc., etc..
É inegável que há hoje um aproveitamento financeiro dos jovens formados em Alvalade incomparavelmente superior ao de antigamente, Simão, Viana, Quaresma, Nani, Ronaldo, Moutinho, Dier, Ilori e Bruma, etc., deixaram verbas nos cofres de Alvalade incomparavelmente superiores às gerações formadas antes da construção da Academia.
Mas continuo a não saber quanto realmente custaram financeiramente. Desportivamente o lucro tem sido muito pouco, o Sporting dá oportunidades raras a jovens para brilhar ao mais alto nível mas não tem a mínima capacidade para $mobilizar$ aqueles que criou para ter lucro desportivo.
Vamos imaginar que tínhamos o cofre do Barcelona e imaginar o tika-taka de Alcochete:
Patricio
Cedric, Dier, Ilori, Veloso
William, Adrien, Moutinho
Nani, Quaresma
Ronaldo
No banco:
Beto, Pedro Mendes, Esgaio, Mané, J.Mário, A.Martins e Bruma
Venha lá o pote 1 inteiro da Champions!!!!
Mas, como isto não passa de um sonho, vamos ver o rendimento, esta imaginária equipa rendeu, com contas feitas de grosso modo, € 70 M aos cofres de Alvalade, e tem potencial para render outro tanto. Será que chega para manter o Sporting a formar a este nível?
Aparentemente não, o prejuízo acumulado pede mais e melhor e para o conseguir é obrigatório ter sucesso desportivo, apenas assim os valores de receita obtidos na venda de jogadores podem cobrir os custos da sua geração.
O que falta para o tal sucesso desportivo? Para mim falta estabilidade, a todos os níveis e transversalmente ao Sporting, dos adeptos à cúpula directiva, passando obviamente pela face mais visível do futebol profissional.
Acertamos num técnico, sai o técnico, equilibramos a defesa, sai a defesa, consolidamos o meio-campo, adeus meio-campo... e assim sucessivamente. Os 11 atletas contratados até agora são um sintoma real que a montanha russa que tem caracterizado o Sporting ainda está longe de se transformar num transatlântico majestático. Atacamos uma nova época que deveria ser de estabilização e crescimento, de novo com enormes pontos de interrogação no horizonte.
Pior, não vejo que seja possível, ou que esteja sob o controlo da Direcção do Sporting, inverter esta situação no curto/médio prazo. Continuaremos a ter sacos de jogadores jovens a chegar à equipa principal, sem tempo para integrarem progressivamente a estrutura do clube e a serem chamados à titularidade imediata com a emergência dos resultados no imediato.
Entretanto, inevitavelmente, vamos vendendo os melhores para pagar o dia a dia.
Venha lá o derby e o golo do Sarr na cara do Luisão!
LMGM, seria uma conversa para outros dias.
ResponderEliminarMas gostaria apenas de comentar um aspecto daquilo que dizes.
É impossivel ter sucesso desportivo e financeiro e ter a estabilidade que referes.
Porque obviamente a necessidade de vender faz com que se tenha que construir uma equipa técnica nova, com um novo plantel periodicamente.
É esse o segredo dos rivais até agora. Á saida de grandes jogadores, têm conseguido manter ano após ano o caminho dos titulos
J. atenção que eu não equivalho estabilidade e imobilismo. Até o Real Madrid tem que vender alguns dos seus excelentes jogadores (Ozil, Xavi, etc...) mas estamos a competir há vários anos contra estruturas rivais minimamente estáveis, mais a nível directivo e técnico do que de jogadores. Nós ainda nem esse patamar atingimos, ainda há muita volúpia para puder encher a boca com candidaturas ao titulo.
ResponderEliminarA venda de Rojo era óptima com Eric na calha para assumir o seu lugar, e a posterior (final da próxima época) venda de Eric com Sarr (ou Tobias, ou Oliveira), já com um ano de tirocínio, pronto a explodir. Assim continuamos a queimar etapas e o sucesso só será alcançado por acaso.
Pior, como disse antes, não sei se as direcções têm algo real que possam fazer para alterar esse cenário dada a dimensão dos problemas que vão herdando mandato após mandato.
Tem sempre de existir realismo e devemos manter as expectativas "controladas" para não cair em depressão a cada percalço, flop ou saída de jogador de referência.
Muito prematura esta análise. Ninguém consegue prever tanto assim, nem para o bem nem para o mal
ResponderEliminarJavardeiro,
ResponderEliminarmais fácil é acertar no totoloto ao domingo. Mas neste post não qualquer exercício de adivinhação. Não há qualquer negação de valor do jogador. Exprimo a certeza de que neste momento dificilmente será um jogador titular capaz de fazer mais e melhor do que os demais que já constituem o plantel.
Para o fazer não preciso ser advinho, basta atentar aos factos: não é titular da sua equipa de origem, não tem um curriculum notável. E depois o preço: os jogadores frnaceses mais promissores da sua idade não saem por estes valores.
Depois a própria afirmação do jogador declarando, em humildade que se saúda, que vem para aprender. Mais um, daí o titulo. Já cá estavam muitos na B nessa posição e mais chegaram tidos como "reforços" este ano nessa condição.