quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Hadi(r) para o Sacko

Depois de Paulo Oliveira, André Geraldes, Junnya Tanaka, Ryan Gauld, Slavchev, Naby Sarr, Oriel Rosel, Ramir Rabia e Nani, chega agora Hadi Sacko. Como o próprio reconheceu já, vem para aprender. 

Felizmente há Nani para contrariar a impressão generalizada de que a ideia base da politica de aquisições foi o futuro. Logo num ano em que se assume declaradamente a candidatura ao titulo e há o regresso à Liga dos Campeões. No futebol o futuro é o próximo jogo.

13 comentários:

  1. Nem quero imaginar o post quando o Capel for emprestado/vendido!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Nani é outra coisa diferente.
    Acho que Paulo Oliveira, Geraldes, Tanaka, Rosell, Jonathan Silva não vêem com uma perspectiva de futuro. São já opções para os titulares do Sporting

    Gauld e Sacko claramente sim, Sarr teve que ser lançado já, talvez Slavchev necessite mais tempo do que a "estrutura" estivesse a pensar. Rabia necessitará obviamente de mais tempo.

    ResponderEliminar
  3. São soluções para o banco e aprender.

    Ser candidato ao titulo com este plantel é reconhecer que para ganhar a época passada o que mais faltou foi banco.

    Como politica de futuro, parece bem.

    SL

    ResponderEliminar
  4. J, Sporting com filtro,

    alguma coisa aqui está mal. Para aprender era suposto estarem os jogadores da equipa B. Vi ontem o jogo da equipa B e os jogadores contratados para a equipa A só lá jogam por decreto. E, ao invés do que me parece ser o mais aconselhável, não são os jogadores da equipa B que de vez em quando sobem à A, mas o contrário, ficando aqueles a marcar passo.

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá ver a formação do Sporting nestes ultimos 2 anos deu:
    - 3 jogadores que foram vendidos ( Dier, Ilori e Bruma);
    - 5 jogadores que jogam no onze titular ( Patricio, Cedric, W.Carvalho, Adrien, A.Martins)
    - 3 jogadores que vão completando o onze sempre que preciso (Esgaio. J.Mario e Mane)

    Quer dizer neste espaço de tempo o sporting soube rentabilizar alguns activos (25 milhões em 2 anos), manter ainda o nucleo duro da "casa"(o tal ADN do Sporting) no onze inicial e ainda lancar mais jogadores que se prepararam para ir entrando ( com as naturais vicissitudes sobre o que é lançar um jogador).

    Eu sei que queremos sempre ver mais e melhores e talvez num ou noutro caso se possa ter razão, talvez Tobias e Wallyson merecessem mais em comparação com P.Oliveira e Slavchev, mas daí a dizer que o Sporting esqueceu a sua formação parece-me um exagero.

    Ahhh, já agora. Que grande grupo nos calhou. Quando saiu o Maribor até saltei.
    :-)

    ResponderEliminar
  6. Título lamentável!..

    Tanto que admirava este blog! Uma pena...

    ResponderEliminar
  7. J. há uma conta que nunca vi ser feita que é, "E quanto custam os jogadores da formação?". Ou seja, quanto custa ao Sporting ter uma Academia, ao nível que tem hoje, para dela fazer esse aproveitamento.

    Quando tínhamos uns campos de treino espalhados pelos arredores do estádio José Alvalade, com os putos a terem de atravessar a estrada e o passeio publico para ir tomar banho no fim do treino não deixámos de ter Futre, Figo, Peixe, Morato, Fernando Mendes, Litos, Carlos Xavier, etc., etc..

    É inegável que há hoje um aproveitamento financeiro dos jovens formados em Alvalade incomparavelmente superior ao de antigamente, Simão, Viana, Quaresma, Nani, Ronaldo, Moutinho, Dier, Ilori e Bruma, etc., deixaram verbas nos cofres de Alvalade incomparavelmente superiores às gerações formadas antes da construção da Academia.

    Mas continuo a não saber quanto realmente custaram financeiramente. Desportivamente o lucro tem sido muito pouco, o Sporting dá oportunidades raras a jovens para brilhar ao mais alto nível mas não tem a mínima capacidade para $mobilizar$ aqueles que criou para ter lucro desportivo.

    Vamos imaginar que tínhamos o cofre do Barcelona e imaginar o tika-taka de Alcochete:

    Patricio
    Cedric, Dier, Ilori, Veloso
    William, Adrien, Moutinho
    Nani, Quaresma
    Ronaldo

    No banco:
    Beto, Pedro Mendes, Esgaio, Mané, J.Mário, A.Martins e Bruma

    Venha lá o pote 1 inteiro da Champions!!!!

    Mas, como isto não passa de um sonho, vamos ver o rendimento, esta imaginária equipa rendeu, com contas feitas de grosso modo, € 70 M aos cofres de Alvalade, e tem potencial para render outro tanto. Será que chega para manter o Sporting a formar a este nível?

    Aparentemente não, o prejuízo acumulado pede mais e melhor e para o conseguir é obrigatório ter sucesso desportivo, apenas assim os valores de receita obtidos na venda de jogadores podem cobrir os custos da sua geração.

    O que falta para o tal sucesso desportivo? Para mim falta estabilidade, a todos os níveis e transversalmente ao Sporting, dos adeptos à cúpula directiva, passando obviamente pela face mais visível do futebol profissional.

    Acertamos num técnico, sai o técnico, equilibramos a defesa, sai a defesa, consolidamos o meio-campo, adeus meio-campo... e assim sucessivamente. Os 11 atletas contratados até agora são um sintoma real que a montanha russa que tem caracterizado o Sporting ainda está longe de se transformar num transatlântico majestático. Atacamos uma nova época que deveria ser de estabilização e crescimento, de novo com enormes pontos de interrogação no horizonte.

    Pior, não vejo que seja possível, ou que esteja sob o controlo da Direcção do Sporting, inverter esta situação no curto/médio prazo. Continuaremos a ter sacos de jogadores jovens a chegar à equipa principal, sem tempo para integrarem progressivamente a estrutura do clube e a serem chamados à titularidade imediata com a emergência dos resultados no imediato.

    Entretanto, inevitavelmente, vamos vendendo os melhores para pagar o dia a dia.

    Venha lá o derby e o golo do Sarr na cara do Luisão!

    ResponderEliminar
  8. LMGM, seria uma conversa para outros dias.

    Mas gostaria apenas de comentar um aspecto daquilo que dizes.
    É impossivel ter sucesso desportivo e financeiro e ter a estabilidade que referes.
    Porque obviamente a necessidade de vender faz com que se tenha que construir uma equipa técnica nova, com um novo plantel periodicamente.
    É esse o segredo dos rivais até agora. Á saida de grandes jogadores, têm conseguido manter ano após ano o caminho dos titulos

    ResponderEliminar
  9. J. atenção que eu não equivalho estabilidade e imobilismo. Até o Real Madrid tem que vender alguns dos seus excelentes jogadores (Ozil, Xavi, etc...) mas estamos a competir há vários anos contra estruturas rivais minimamente estáveis, mais a nível directivo e técnico do que de jogadores. Nós ainda nem esse patamar atingimos, ainda há muita volúpia para puder encher a boca com candidaturas ao titulo.

    A venda de Rojo era óptima com Eric na calha para assumir o seu lugar, e a posterior (final da próxima época) venda de Eric com Sarr (ou Tobias, ou Oliveira), já com um ano de tirocínio, pronto a explodir. Assim continuamos a queimar etapas e o sucesso só será alcançado por acaso.

    Pior, como disse antes, não sei se as direcções têm algo real que possam fazer para alterar esse cenário dada a dimensão dos problemas que vão herdando mandato após mandato.

    Tem sempre de existir realismo e devemos manter as expectativas "controladas" para não cair em depressão a cada percalço, flop ou saída de jogador de referência.

    ResponderEliminar
  10. Muito prematura esta análise. Ninguém consegue prever tanto assim, nem para o bem nem para o mal

    ResponderEliminar
  11. Javardeiro,

    mais fácil é acertar no totoloto ao domingo. Mas neste post não qualquer exercício de adivinhação. Não há qualquer negação de valor do jogador. Exprimo a certeza de que neste momento dificilmente será um jogador titular capaz de fazer mais e melhor do que os demais que já constituem o plantel.

    Para o fazer não preciso ser advinho, basta atentar aos factos: não é titular da sua equipa de origem, não tem um curriculum notável. E depois o preço: os jogadores frnaceses mais promissores da sua idade não saem por estes valores.

    Depois a própria afirmação do jogador declarando, em humildade que se saúda, que vem para aprender. Mais um, daí o titulo. Já cá estavam muitos na B nessa posição e mais chegaram tidos como "reforços" este ano nessa condição.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)