sábado, 9 de agosto de 2014
27 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Bem, o 1º golo...
ResponderEliminarQue amadorismo.
A equipa vem a decrescer desde do jogo com o Utrecht.
Há 1 mês como agora, não passam de treinos.
No próximo sábado é a doer. E aí não se pode falhar.
(não vou falar dos centrais, pois acusam-me de "criticas persecutórias". Cada um que veja por si.)
A única coisa que verdadeiramente me agradou nesta pré-época foi a intensidade colectiva, algo que hoje esteve totalmente ausente.
ResponderEliminarAssim, imaginando que essa intensidade será recuperada, as duas grandes falhas que vejo nesta equipa e que não vislumbro a sua rápida resolução, são a ausência de um 10 criativo, disruptivo, imprevisível, e um ala acutilante, mortífero, capaz de aparecer nas zonas de finalização com qualidade. Esse ala era claramente o Kostic, mas esse já era... Quanto ao 10, sejamos honestos - é quase impossível recorrer ao mercado para apanhar um jogador de grande qualidade ao preço que podemos pagar. Como tal, e como quase sempre, resta-nos a formação. E aqui só vejo um gajo verdadeiramente genial, o Iuri Medeiros. Gostava que ele fosse testado mais vezes a 10, pois acho que nas alas ele será apenas mais um bom jogador. Entretanto vamos esperar que o Gauld não tenha sido um grande barrete e que já esta época possamos disfrutar de um 10, que anda arredado de Alvalade desde Matías Fernandez (e muito a espaços...)
SL
Só são sinais preocupantes para quem andava iludido. E o Sporting ainda nem sequer jogou contra uma equipa de topo, imagine-se como será quando for a sério. Preocupante para mim é que os pontos fortes do ano passado, como o espírito de grupo e a coesão, foram quebrados por causa da política de contratações. A maioria dos contratados não tem qualidade para jogar no Sporting, vindo apenas acrescentar despesa e quantidade, e ainda por cima desmoralizam os jogadores da formação que foram básicamente a razão por que o Sporting conseguiu atingir os objectivos mínimos em 2013/14. Vejo a linguagem corporal de um Carlos Mané (jogador que era importante que mantivesse e até aumentasse os níveis exibicionais da época passada) e vê-se um jovem desmotivado e intranquilo, prestes a ser o próximo alvo da maralha populista que é a base de apoio deste presidente. Uma maralha intolerante com os jovens que o clube forma, mas pronta a idolatrar qualquer jogador que venha pela mão do Bruno de Carvalho.
ResponderEliminarTemos ainda que a contratação mais cara desta época, o escocês que quanto a mim só foi contratado para fazer "esquecer" a saída planeada (pela direcção) de Eric Dier, e cuja justificação da sua contratação foi que era mais "experiente" do que os outros jogadores da formação e por isso merecia vir ganhar mais do que eles, afinal vai rodar na equipa B. Patético!
Ah, e não esquecer a novela Shikabala, que promete vir a ter muitos "capítulos". Se ainda acrescentarmos que vão certamente ocorrer saídas, e dado que se perdeu a coesão da época passada e a equipa é igual ou pior à anterior, eu pelo menos não sou enganado.
Preocupante:
ResponderEliminar- Exibição individual e colectiva a piorar em vez de melhorar ao longo da pre-epoca.
Gostei da equipa até ao jogo com a Lazio, apesar da derrota com o Twente que mostrou uma equipa demasiado fatigada. Mas hoje... não havia essa desculpa. Mesmo na primeira parte, com a equipa mais próxima daquela titular, a intensidade foi baixa, equipa lenta, fraca atitude. A pressão alta constante que Marco Silva parece querer incutir... nem isso funcionou bem. Foi um domínio inconsequente.
- A defesa. Estamos piores a defender. Muito mais permeáveis. Se a equipa joga mais subida, exige-se melhor controlo defensivo. A segunda parte então... que susto. Leonardo Jardim era um "doutorado" na organização defensiva. Marco Silva já mostrou saber colocar uma equipa a jogar bom futebol ofensivo... mas temos obrigatoriamente de melhorar muito! Os golos aos pares que temos vindo a sofrer são um sério aviso de que muito ainda tem de ser feito na organização defensiva.
-Os cantos a nosso favor. Quando seria de esperar que um canto a nosso favor constituísse perigo para a equipa adversária acontece o inverso! Ressalto para o adversário e contra-ataque perigoso. Porquê?? Será mau posicionamento dos nossos jogadores? Aconteceu demasiadas vezes... assim mais vale não haver cantos a nosso favor!
- Algumas contratações a mostrar pouca qualidade ou, numa visão mais optimista, dificuldades de adaptação! Desde o primeiro jogo que teimam em não me convencer. Oliveira e Geraldes. Hoje, sobretudo em relação a Geraldes, acho que o melhor para o Sporting e mesmo para os 2 atletas será o empréstimo. Não os vejo como alternativas à altura do clube para o inicio de época.
-O que se passa com Mané? Porque insiste ele em ser menos um no jogo colectivo? Porque vira as costas ao jogo na altura de ajudar os colegas no processo defensivo?
Sinais positivos neste jogo:
- Esgaio. Contra mim falo. Já referi que tinha dúvidas se poderia vingar como titular, mas ficarei extremamente feliz se o miúdo conseguir mostrar que errei nessa avaliação. Mas também referi que entre ele e Geraldes, a escolha parece fácil. Para mim é. Nem admito ficar-se com Geraldes no plantel e remeter Esgaio de novo para a B. Se for para pensar na sua evolução e se se considerar (juntamente com o jogador) que a titularidade é mais importante do que ser suplente do Cédric, então que se empreste numa equipa de primeira liga.
-Carrillo. O nosso melhor extremo neste momento. Muito participativo em todos os momentos de jogo. A jogar bem, quer na ala, quer pelo interior. Boas combinações com Esgaio. Quanto a mim, a sua exibição, juntamente com Esgaio, foi o melhorzinho que o jogo ofereceu.
- Rosell. Muito cumpridor na primeira parte. Assertivo. Bem posicionado. Sofreu na segunda parte com a as entradas, mudança de sistema tático e quebra da equipa e, de facto, a sua exibição caiu a pique perto do final.
Um abalo no meu optimismo! Agora... pés bem assentes na terra e muito trabalho. Trabalho sério. Foi um abrir de olhos para quem julga que a equipa actual é capaz de ganhar tudo!
PS: Nem quero pensar que Rojo possa sair. Bem como William. Será muito difícil cumprir os mínimos exigíveis a uma equipa grande como o sporting sem peças chave como são Rojo, William e Adrien.
Foi claramente uma derrota que estava fora das contas e que lança certos alarmes em Alvalade.
ResponderEliminarO Sporting não pode perder desta maneira, nem a feijões.
Se calhar, estou só a supor, mas acho que BdC deve ter ido ao balnéario, dar um grito para dizer que isto não é o Sporting.
Dizer que Mané está desmotivado por não concordar com a politica de contratações não faz qualquer sentido.
Mandar para a fogueira Gauld. Medeiros ou Chaby´s será por certo um erro nesta altura.
Kostic custou 8 milhões, logo é jogador para outros campeonatos.
Mas estou de acordo em algumas das criticas. Demasiada gente nova, que vai ter que ficar a "apurar" enquanto o onze já está definido e não dá grandes sinais de progressão,
Teriamos 2 posições que teriamos sempre que reforçar.
O lugar do Capel e do André Martins. Talvez se pensasse que seria para ali que Mané e João Mário explodissem. E logo teriamos a formação que todo queriamos. Mas para já não está a acontecer...
"...acho que BdC deve ter ido ao balnéario, dar um grito para dizer que isto não é o Sporting."
ResponderEliminarLOL
O que é que não é o Sporting, pá? O equipamento realmente não parece o do Sporting. Muitos adeptos, antes tão exigentes, de repente estupidificaram. Só tenho pena que a macron não tenha escolhido o monocromático castanho, porque seria engraçado ver a carneirada dizer que gostava dos equipamentos com cor a m****, a condizer com o planeamento desta época.
Deviam era ter jogado com o Massamá ou outra seleção dos Açores...
ResponderEliminarÉ o equipamento, a pré-temporada, o Geraldes....bufff, tanta incompetência junta.
ResponderEliminarEu acho que era já para avançar para a demissão.
:-)
Até agora é mt fácil fazer o balanço do "reforço" da equipa:
ResponderEliminarCentrais: com a saída de Eric Dier, estamos pior.
Onze principal: basta que saia um dos titulares e ficamos com um onze mais fraco, visto que nenhuma das contratações é superior aos titulares da época transacta.
Considerando que o n.º de jogos será superior ao ano passado e, consequentemente, o tempo de treino inferior, não posso afirmar que esteja optimista. A "falta de adaptação" será mais complicada de ultrapassar...
Das contratações só Uri e Tanaka me convenceram e nem um nem outro são superiores a quem já cá estava nas respectivas posições. Falar em reforço do plantel é, desta forma, completamente utópico.
O que já não me parece utópico é contratar-se um jogador por 8M€ que entrasse de caras no onze. Preferia assim... Pq? Pq já gastamos isso (ou acima) com malta que apenas veio encher e que no seu conjunto consumirá mais salários, logo sai mais cara ao clube... Contratações cirúrgicas é isto... Apostar pouco mas em qualidade. E não é isso que tem vindo a ser feito.
Infelizmente, do que tenho visto, Geraldes e Oliveira são os próximos Wender e Magrão... Que o barato sai caro, começa a fazer sentido no SCP.
"O que já não me parece utópico é contratar-se um jogador por 8M€ que entrasse de caras no onze. Preferia assim..."
ResponderEliminarE quantos jogadores de 8 milhoes de euros precisava-mos nós de contratar para ter um 11 de qualidade superior? E o risco de não vingarem iria na mesma existir.
Já fomos por esse caminho...com os resultados que todos nós conhece-mos. E se hoje não podemos contratar jogadores de 8 milhoes de euros, foi por causa das borradas que fizemos no passado.
Não há dinheiro...não há vícios infelizmente. E o maior erro que BC fez, foi ter anunciado a candidatura ao titulo...
Ora bem, "se hoje não podemos contratar jogadores de 8 milhoes de euros, foi por causa das borradas que fizemos no passado" diz o emérito PedroC.
ResponderEliminarMoláver...
Paulo Oliveira = 1 milhão de euros
Tanaka = 700 mil euros
Naby Sarr = 1 milhão de euros
Simeon Slavchev = 2.5 milhões de euros
Ryan Gauld = 2.5 milhões de euros
André Geraldes = 800 mil euros
Oriol Rosell = 1 milhão de euros
Rami Rabia = 750 mil euros
Jonathan Silva = 2.5 milhões de euros
Pelas minhas contas, isto dará algo como 10,25 milhões de euros. Para quem apregoa aos 7 ventos que não há dinheiro (não é só o PedroC, o Sporting também o disse recentemente), isto é uma pipa de massa.
Está visto que isto da aposta na formação, do plantel com 20 jogadores e das contratações cirúrgicas durou até que houve alguma margem para "fazer o dinheiro circular". O que vale é que todos acreditamos que quando o Bruno deixar o clube, nos deixará dar uma olhadela nos relatórios do departamento de scouting e sociológico acerca da "mais-valia clara" destes jogadores "não adaptados ao futebol português".
Aliás, a bem da transparência, seria bom que disponibilizasse já esses relatórios. Podemos querer saber quem achou que era boa ideia gastar 1 milhão de euros em salários, comissões e preço de transferência, com o André Geraldes, enquanto continuava a pagar ao Miguel Lopes para ganhar forma na equipa B.
"E quantos jogadores de 8 milhoes de euros precisava-mos nós de contratar para ter um 11 de qualidade superior?"
ResponderEliminarEssa é fácil: bastava um. Um que fosse nessas condições e já terias um 11 mais forte, desde que não saia ninguém, o que tb não está assegurado...Logo, o risco actual é o de passada a pré-época ficarmos com uma equipa de valor desportivo abaixo do da época anterior.
O clube não tem dinheiro para jogadores de 8M€, mas tem 8M€ para jogadores de medianos (e por isso de preço mais reduzido)... Lógica excelente! Não haja duvida...
Não gasto tempo com o passado, a não ser sobre as promessas por cumprir da actual administração. E relativamente à pré-época, o que se prometeu foi isto: contratações cirúrgicas e aposta na formação. E, de uma vez por todas, basta de atirar a pedra e esconder-se a mão atrás da incompetência do passado.
SL
A realidade é severa com certas análises. O Sporting não se reforçou com jogadores capazes de entrar de caras no onze e de constituírem mais-valias. O Sporting perdeu, para já. um jogador que até estava a ser titular na pré-época - Eric Dier - e corre o risco de perder pelo menos um outro - William ou Slimani. O Sporting gastou cerca de 11 milhões de euros a "reforçar-se". Esta "estratégia" parece mais ser uma não-estratégia.
ResponderEliminarEu acho que agora já toda a gente conhece o Kostic e por certo que os 8 milhões que dariamos era muito mais justificado que o dinheiro que gastamos por aí.
ResponderEliminarCurioso também é que se discute que o Sporting precisa de um 10 e de uma alternantiva a Capel.
Os mais directos substitutos serão Mané e João Mário. Isto é, dois produtos da formação, mas calculo então, que tal como os reforços que não contratamos, os que contam serão os jovens que não lançamos.
Isto é, bons são aqueles que não cá estão, pq os que contratamos ou os jovens em que apostamos não são aqueles que deviam ser. São sempre os outros....
E depois ainda acham que isto não é claramente uma manifestação contra tudo aquilo que se faz em Alvalade. É o poder do contra.
Estão a cair num erro fácil de análise.
ResponderEliminarA teoria de que contratávamos poucos , mas bons... e esses seriam caros , morre logo à partida pois o Sporting tem de respeitar um teto salarial , de 500 mil euros limpos.
Jogadores que custam 8M , ganham quanto??
Eu acho isto um problema , e acho que a direção devia renegociar isto do teto salarial , desde que atingisse os objetivos propostos, porque 5+5 = 10 e 7 + 3= 10 , para mim a questão de uns ganharam mais que outros , é uma falsa questão.
O teto salarial imposto por credores, mais até do que o poder de aquisição , é que está a impedir o Sporting de ser mais competitivo.
m1950,
ResponderEliminarisso do tecto salarial e' um falso problema, porque foi a Direccao que o instituiu, e nao os bancos. Os bancos o que lhes interessa e' o total de despesas e nao quanto cada jogador recebe. Se o clube decidiu comecar uma politica de tecto salariais individuais, isso e' apenas e so da responsabilidade da Direccao.
Mas gosto do argumento: esta direccao, coitadinha, nao pode contratar jogadores melhores por causa de um tecto salarial que ela propria impos de livre vontade. Tadinhos, que a culpa e' dos bancos e nao de toma decisoes. As desculpas amontoam-se cada vez mais.
Joao
ResponderEliminarPois , eu não sei quem instituiu o teto salarial , nem muito menos estou a desculpar alguém.
Para mim este teto salarial é problemático para o Sporting e para a sua competitividade , os jogadores que fazem a diferença que era o precisávamos de 2 ou 3 no 11 , ganham todos acima do teto salarial. Já agora eu descrevi muito bem o pensava , mas quem vem intencionado ou com pré conceito é sempre dificil conseguir ler.
Desculpas sr joao?
ResponderEliminarEntao mas ha dinheiro nos cofres de alvalade para se pagar mais aos jogadores e nos nao sabemos?
Esta direccao tem.algum fetiche em.ter um orçamento baixo?
Continuo a dizer...se nao estao la bem estes. Se acham que ha quem faça melhor, porque nao correm.com.estes e metem la uns melhores?
Sr inocencio, entao o que voce sugere para melhorar as coisas?
ResponderEliminarEspero que depois caso algum.desses jogadores que referiu valorize como o slimani, ou o montero, voce venha aqui dar algum merito a esta direccao, que é coisa que neste espaço nao se ve muito infelizmente.
Pedro, sugiro que o Bruno de Carvalho cumpra as suas promessas eleitorais.
ResponderEliminarCaro PedroC, voce deve ter graves problemas em perceber um texto escrito em portugues.
ResponderEliminarO que m1950 disse e' que nao se pode contratar jogadores bons porque ha um tecto salarial, tecto salarial esse que foi lhe imposto pelos credores.
Certo? Compreende ate aqui?
Bom, seguindo...
Eu respondo que a questao do tecto salarial e' uma falsa questao, pois foi imposta pela direccao e nao foi imposta pelos credores. E continuei dizendo que aos credores nao interessa quanto ganha cada jogador individualmente, mas tem interesse e' no total gasto no plantel.
Recapitulando, ha uma grande diferenca entre impor um tecto salarial, impondo tectos individuais (ninguem ganha mais que X) e impor um tecto salarial global (toda a gente junta nao pode ganhar mais que Y). Nao percebo como pode ter percebido que eu disse que havia mais dinheiro ou qualquer outra interpretacao mirabolante que teve. Da proxima vez, leia mais devagar para perceber um texto.
A diferenca entre as duas abordagens e' que a segunda e' mais inteligente e da mais trabalho e a primeira e' menos inteligente e feita a bruta.
Mas la esta, o que o maralhal gosta e' de quem faz caras de mau, como o comentador acima que ja imagina o "bruno" a ir ao balneario dar uns berros. Isso e' que os deixa contentes. O unico problema e' com essa abordagem, a bruta e' que os melhores, os que teem opcoes, nao estao para aturar essas brincadeiras e vao se embora.
Mas quem é que se foi embora?
ResponderEliminarAlgum dos titulares desta equipa? O Slimani? O Carvalho?
Ahhh, o Dier....teriamos que ter oferecido o mesmo com o Tottenham.
O certo é que com argumentos como o do João, teriamos já Ilori, Bruma, Dier a ganhar salários á seria. Mas depois claro, se ganham uns, terão que ganhar outros....
Que justiça é que esta?
Então renovariamos então pela mesma tabela ao André Martins, João Mário e Mané, por exemplo.
Pq não?
Merecem o mesmo que os outros, ou não?
E seria sempre assim, um caso a seguir ao outro até não termos tabela salarial nenhuma e ficarmos novamente com salários nivelados por cima.
J.
ResponderEliminarTalvez para ti e para o presidente em medo todos devam ganhar mais ou menos a mesma coisa, especialmente se vierem da formação. Se vierem de fora,como o Gauld,podem ganhar mais, mesmo que seja para nem ser titular na B. Se em vez de tratar por igual o que é diferente o Ilori, o Bruma e o Dier ainda cá estivessem. Mas gastou-se dinheiro no Sousa, no Enoh, no Sambinha, no Perez, King, no Tziu, no Gazela, já sem falar no Cissé, Welder, Piris, Magrão e demais gangada que jogou mais na B que na A.
Quanto custaram ao clube entre empréstimos, passes,prémios de assinatura, comissões?
Tás a ver porque não há dinheiro? O dinheiro do Héldon não era melhor aplicado no Bruma? O que não há em Alvalade não é dinheiro, é competência, como não houve em muitos anos anteriores. Isto por mais que os moços de recados como tu se esforcem por não reconhecer.
Afinal mudamos para poder deixar estes fazerem as mesmas aneiras só porque são mais baratos, ou mudamos para melhorar?
Isso de misturar jogadores da equipa A com os da equipa B é na minha óptica incorrecto.
ResponderEliminarComparando com os nossos rivais, Porto, Braga e Benfica, passa-se exactamente o mesmo que vem da obrigação de ter 25 jogadores numa equipa B onde a formação não chega.
E já agora fala no Gauld. O problema é que não era o salário do Gauld que Ilori, Dier e Bruma queriam. Era 3 vezes mais. Logo esse problema também não se põe.
Que mais? Cissé, Welder, Piris e Magrao? Quanto custaram? muito pouco e certamente vieram pela necessidade que o Sporting tinha em buscar opções baratas para compor o plantel. Não resultaram e foram á sua vida sem grandes perdas para o clube.
Antes, tinhamos que pagar para que saissem. E não foi pouco....Oguchi, Boulahrouz, Pranjic, etc etc.
Só violando o teto salarial , é possível sermos competitivos , substituindo os altos ordenados ( capel , patricio , rojo , adrien) , por outros altos ordenados , pelo menos 1 por setor , Patricio custa ao SCP mais de 2M brutos , aliás como todos dessa lista , em vez de se pagar isto ao Patricio , tínhamos um avançado de topo e pagávamos a um redes de topo , ou no lugar do Capel tínhamos um excelente extremo pelo mesmo salário.
ResponderEliminarNão sei qual é a liberdade da direção , mas é impossível o Sporting campeão sem trutas , e a trutas ganham todas acima do teto salarial.
Como eu não sou nem a favor nem contra BdC , ou daqueles que torcem contra o SCP , porque querem ver o BdC desabar , não arrisco se há teto imposto ou não , se for pela direção , teem de rever isso imediatamente.
A linha de contratações sub22 , é tudo de miúdos que veem ganhar pouco , daí esta minha conclusão.
Sr joao, como sou uma pessoa educada nao vou estar a ligar a parte em que quase me chamou de burro. Que eu saiba n o ofendi para me estar a gozar ou a mnha compreensao. Mas tambem.n gabo a sua.
ResponderEliminarSe calhar tambem nao me percebeu bem ou eu nao me soube explicar.
Nao questiono quem impos o tecto salarial, porque nao sei. Credores ou direccao. É indiferente. O que sei é que que. Quer que tenha imposto, o fez porque nao ha dinheiro para mais.
Ou ha?
Nao me considero seguidista. Alias critico desde ja a candidatura ao titulo.
ResponderEliminarMas dou o beneficio da duvida a uma direccao que com menos dinheiro, menos condicoes, conseguiu logo no primeiro ano uma melhor classificacao do que outros nos 4 anos anteriores.
E contra todas as expectativas.
E acho sincerente que ha muita gente que ainda nao conseguiu engolir bem.o facto desta direccao nao ter caido ao final de meia duzoa de meses como muitos pensavam.
E numa situacao muito pior, muitas pessoas das que aqui comentam, deram muito mais tolerancia a direccao de godinho lopes do que dao por exemplo a esta.