terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sinais de Inverno


João Pereira e Pongolle já cá estão e outros devem estar a caminho, sendo que nas últimas horas se tem ouvido bastante o nome de Alberto Rodriguez, defesa-central ao serviço do Sporting de Braga.

O que é que têm em comum todos estes jogadores? Em primeiro lugar, o facto de serem todos de 1984 deve ser mera coincidência, mas parece também a indicação de um traço primordial para as contratações. Jogadores relativamente jovens que poderão ainda ter alguma margem de progressão, que já jogam há algum tempo ao mais alto nível e que, por essa razão, contam já com uma dose significativa de experiência.

Por outro lado, note-se que qualquer um destes jogadores são potenciais seleccionáveis para as suas equipas nacionais (Rodriguez é um "habitual", João Pereira se calhar já merece uma oportunidade e Pongolle depois da sua estreia, continua à espreita do regresso). Em suma, jogadores que poderão facilmente atingir outro patamar de visibilidade ao serviço de selecções nacionais e neste lote podemos incluir outros nomes que têm sido colocados em cima da mesa como Ruben Micael, Manuel Fernandes e Asier Del Horno ou o trio do Correio da Manhã - tudo atletas que podem estar à procura de uma oportunidade de jogar ao mais alto nível para chegar ao Mundial (excepto Gareth Bale).

Qualquer um dos jogadores indicados está certamente referenciado por clubes de outros campeonatos da Europa e como tal, após um par de boas exibições ora no Sporting ora nas respectivas seleçcões, poderá ser alvo da cobiça internacional.

Em suma, seja qual for o investimento realizado será certamente de risco pois no mundo do futebol dificilmente existe retorno garantido. No entanto, os sinais que dão para ser avistados demonstram que as contratações aparentam ser tratadas com alguma estratégia apesar de também implicar alguma coragem.

Resta-nos esperar e aguardar pacientemente que a estratégia dê resultado. Apesar de alguma descrença ou mesmo dúvidas e críticas, certo é que os sportinguistas ganharam novo ânimo com estes sinais de inverno.

EM FRENTE SPORTING!

67 comentários:

  1. Excelente post, Hugo. Há várias coisas de interesse neste mercado de Inverno, o facto de olharmos pela 1ª vez em alguns anos para o mercado interno, o de procurarmos jogadores para as posições carenciadas do plantel (um dos grandes erros de Julho passado), e não se estarem a comprar jogadores de difícil colocação posterior pelas razões que apontam.
    Outras excelentes notícias, a continuação das observações de jogadores emprestados pelo treinador (agora D.Rosado) e a troca de empresário de Miguel Veloso.
    Estou como tu, mesmo com algumas dúvidas pontuais (achei o francês demasiado caro, por exemplo) parece-me que finalmente o Sporting se começa a mexer no mercado, e a comportar-se como o grande clube que é, deixando uma posição de permanente expectativa que, mesmo quando é lógica e sensata, acaba por criar hábitos e baixar as expectativas dos sócios e adeptos, que é coisa a que não nos podemos, nunca, dar ao luxo de deixar acontecer.

    ResponderEliminar
  2. Quanto não nos podia render um patrocinio de uma grande empresa como é feito no futebol americano... em pleno relvado??

    http://marcelopaniago.files.wordpress.com/2009/07/futebol-americano.jpg

    ResponderEliminar
  3. Olá Hugo,

    Por acaso, já tinha reparado que a faixa etária dos jogadores contratados e futuras contratações andam muito próximas.

    Uma coisa é certa, Pongolle e João Pereira só serão caros se falharem no Sporting (coisa que não acredito). O francês tem poder de explosão e chega a um clube em que pode demonstrar tudo aquilo que sabe. JP, só espero que jogue o seu normal.

    Rodriguez, R. Micael, e o agora falado Manuel Fernandes (de novo) são outros dois bons exemplos que falas.

    E tens toda a razão quando dizes que no mundo de futebol o retorno nem sempre é garantido.

    É com muito agrado que vejo Diogo Rosado e Rabiu a treinarem com a equipa principal.

    Este Sporting estava amorfo e precisa de um grande abanão.

    Que 2010 nos traga muitas alegrias. Força Mágico SPORTING

    ResponderEliminar
  4. "Este Sporting estava amorfo e precisa de um grande abanão."

    Completamente de acordo.

    ResponderEliminar
  5. JVL,

    temo que estejamos a abanar um velho de 100 anos.

    Sinceramente, acho que teria sido muito melhor ideia fazer um lifting generalizado - substituir fígado, pâncreas, um pulmão e fazer uma plástica - do que enxertar um conjunto de anéis nos dedos. Isto é, fazer esse abanão através da substituição de muitos dos consagrados que pouco acrescentam, em vez do fazer acrescentando mais consagrados aos consagrados anteriores.

    Se ainda não viram, vejam aqui uma boa forma de se colocar em causa os nossos preconceitos (repetirei à exaustão que estes estarolas se divertiram a fazer uma crítica descabida do disse noutro espaço). Fala-se também do JP21, do Sinama-Pongolle e do BP25:

    http://entredez.blogspot.com/2009/12/liedson-saleiro-e-postiga-um-estudo.html

    ResponderEliminar
  6. Li agora o post do Nelson com atenção e lembrei-me de um comentário de um jornalista brasileiro.
    O Nelson quando diz que: "...parece-me que finalmente o Sporting se começa a mexer no mercado, e a comportar-se como o grande clube que é..."; lembrou-me o tal comentário do jornalista desportivo brasileiro.

    Estava eu a ver um certo jogo quando oiço o seguinte comentário:
    " – Mas ó meu caro Junior, como é que este time (equipa/clube) se considera um grande quando não tem dinheiro para comprar um jogador mediano. Este time está se arrastando em campo"

    Ele continuava. " – Time grande tem que chegar lá e bater com a grana na mesa." O Junior respondeu afirmativamente dizendo que os times não podem viver do passado.

    Conclusão que tiro é a seguinte. Hoje se não há dinheiro e/ou alguma margem de manobra no mercado, não nos podemos considerar grandes.

    O que acham disto?

    ResponderEliminar
  7. O Pavlyuchenko também não vai ao Mundial 2010, pois a Rússia não foi apurada.

    ResponderEliminar
  8. Quem lê hoje "OJogo", onde se indica o nome de Jorge Mendes como o nome por detrás desta súbita inversão de rumo e leu uma entrevista que o mesmo deu há pouco tempo a propósito das contratações deste ano do nosso clube perceberá melhor o que está a acontecer. O risco por esta nova postura perante o mercado é equivalente à valia desportiva dos jogadores e por isso o Sporting só será prejudicado se não conseguir que estes jogadores baixarem o nível que já atingiram e não evoluam como é permitido esperar.

    Por acaso já tinha lido o post do Entredez a que o PLF faz referência e tencionava dar-lhe aqui o devido destaque, uma vez que faz observações pertinentes e que merecem destaque. Voltando ao caro PLF, se há algo que tem estado mal na nossa politica de gestão de activos é precisamente não saber vender a tempo e horas. Polga e Liedson são jogadores que só muito dificilmente nos trarão mais valias por não se ter sabido fazê-los render a tempo e horas. Acresce o facto de ganharem valores que nos impedem de abordar o mercado com outra disponibilidade. Veja-se o que o fcp fez com o Lucho e Lisandro.

    Num clube formador como o nosso é importante que os jogadores que cheguem sejam valores firmes em fase de ascensão na carreira, ao invés de jogadores acabados ou de valor duvidoso, que mais não farão do que ocupar o lugar dos mais novos, mais para justificar a aquisição do que pelo valor que trazem à equipa.

    ResponderEliminar
  9. Compram o Pongole por 6,5 Milhões, depois de terem dispensado o Varela, que não lhe fica nada atrás...senão mesmo à frente! Por estas e por outras é q esse clube está como está! Será q não tem departamento de prospecção?? Todas as últimas aquisições feitas, são de jogadores já com nome, que foram xutados de outros clubes...e claro...q como tem já um certo estatuto, isso reflete-se nos salários tb....Pongole, Angulo, Matias, Caicedo, Caneira, Postiga, Rochemback! Tudo gajos dispensados de outros clubes. E q não devem ganhar assim pouco. Não são capazes de Não são capazes de tirar um coelho da cartola como Maxi Pereira, David Luiz, Di Maria, Hulk, Lisandro, Anderson, Fernando, entre muitos mais. O departamente de propecção parece-me ser a lista de dispensas dos outros clubes! Uma vergonha! E os resultados depois, são o q são!!

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    reiterando que os autores daquele blog me fizeram umas críticas rasteirinhas, diria que concordo com 90% do que dizem. E até acho normal, porque fundamentam o que escrevem (e ao fundamentar, pensam no que dizem) e por isso é mais fácil estar-se de acordo. Os 10% de discórdia é o que os leva a preferir uma dupla Castro-DC3 a uma dupla Ricardo Carvalho-Pepe. Acham que ficam um pouco prisioneiros das suas próprias reflexões.

    E, relativamente à gestão dos activos, parece-me que nem eu seria tão drástico na necessidade de apenas ter jogadores que sejam transaccionáveis no futuro. E precisamente porque o valor de mercado também é uma função da idade e da susceptibilidade de ser transaccionado no futuro. Isto é, um jogador de 31 anos vale pouco no mercado, porque dele não se extrairá seguramente qualquer mais valia, pelo que o único rendimento que pode trazer é desportivo. Contudo, o rendimento desportivo um jogador de 31 anos sem mercado pode ser bastante superior ao de um jovem que valha uns milhões. E como a performance desportiva do colectivo influi na valorização individual de cada um, este factor também deve ser tido em conta.

    Isto para dizer o quê: depois de muito pensar nisso - e isso seguir-se-á na minha rubrica "Zidanes y Pavones" - para que a composição de um plantel seja racional, deve haver um rácio de jogadores susceptíveis de ter mercado que seja elevado. Ainda estou a debater internamente quantos, mas diria que 1 sem mercado, tem de haver 3 com mercado. Assim, 1/3 da equipa titular - estatisticamente - teria mercado, i.e., 8 jogadores, o que disseminaria o risco da não captação de receitas pelos jogadores sem mercado.

    Aliás, só assim se justificaria a contratação que (ainda) me parece essencial: Desmarets.

    E diz também a verdade quando refere que o Sporting tem de saber gerir os tempos das vendas e que a "transferência" do MV24 para o Jorge Mendes isso parece indicar. É óbvio que isso implica vender os jogadores quando atingem níveis muito aceitáveis de valorização. Mas exige também, na minha opinião, que se coordene com o próprio jogador o seu plano de carreira. Protecção aos activos individual e colectivamente. Por exemplo, chamava-se o MV24 e o AS6, cada um à parte, e dizia-se que se pretendia pô-lo a jogar X vezes, na posição Y, para que possa render Z, no tempo T, o que lhes permitirá aumentar o respectivo ordenado para S. Estipulam-se objectivos ao nível do treino e mesmo incentivos (monetários) para fazer determinadas funções ou cumprir satisfatoriamente determinados parâmetros (por exemplo, para corrigir defeitos de posicionamento, défice físico, etc.). E depois, candidatos que são a lugares semelhantes, reúne-se com ambos e diz-se "o nosso objectivo é proporcionar-vos uma vida melhor, agora vão à luta... aquele que agarrar a oportunidade mais rápido vai ter uma vida melhor mais rápido também".

    Paradoxalmente, o Sporting andou a tentar "vender" o MV24 quando estava em baixa, pouco jogava, tinha fama de indisciplinado, estava tapado por um gordo que 1 mês e meio depois sairia, e era frequentemente desterrado para uma posição que o desvalorizava. Vá lá entender-se esta lógica.

    ResponderEliminar
  11. PLF, sobre rendimento desportivo de um "velho" de trinta anos, o professor de Tonel e José Castro a quem a Académica deve algumas manutenções está livre! Ah, e sabe bem que se a bola estiver nos pés de Pedro Silva vai ser preciso manter o companheiro em alerta para o ir dobrar.

    "O defesa português José António, que recentemente rescindiu com o Racing Santander, da primeira Liga espanhola, pode estar próximo de regressar aos relvados portugueses. Sabe o "Futebol O desporto rei" que o jogador de 32 anos, tem duas propostas de equipas portuguesas, do V. Guimarães e da Académica, sendo que os "estudantes" são de momento quem estão melhor colocados, uma vez que a proposta apresentada é até agora a que mais agrada ao atleta. Antes de rumar ao Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, em 2005/06, José António jogava na briosa, pelo que a confirmar-se o seu ingresso na Académica, será um regresso a casa e um reforço importante para Villas Boas."

    ResponderEliminar
  12. LMGM,

    do que me lembro, é sem dúvida um bom jogador. Será um bom reforço para a AAC.

    ResponderEliminar
  13. Se bem me lembro, estava ele a aparecer no Alverca há uns 10 anos e terá sido supostamente disputado entre o Sporting e o Porto.

    ResponderEliminar
  14. PLF,

    É preciso é que haja lucidez.

    Compreendo o que dizes mas não considero nenhum destes 2 reforços consagrados, ao contrário de um que já foi dispensado.

    Apesar de ser favorável a um maior investimento na equipa do que o que tem sido feito até agora, preocupa-me se não estaremos a comprar jogadores inflaccionados. Seja pelo campeonato que a anterior equipa estava a realizar, pelo anúncio feito pelo SCP que tinha dinheiro ou pelo CV.
    O meu receio é o mesmo de sempre: não sabermos gastar o dinheiro que temos.

    ResponderEliminar
  15. Em 2006/2007 foi eleito o melhor defesa estrangeiro do futebol alemão, nunca entendi como não foi melhor aproveitado por cá, talvez por não ter empresário... Tem Classe, qualidade muito, muito rara!

    ResponderEliminar
  16. LMGM,

    como disse hoje noutro espaço, há vezes em que ter uma oportunidade faz a diferença. Não chocaria ninguém que a pudesse ter tido no FCPorto, embora o facto dos seus colegas de posição se terem destacado - apesar de poder oferecer estabilidade - diz também que não possui algumas qualidades (técnica, velocidade, excelência nas decisões) exigíveis para um jogador de topo. Mas não chocaria no plantel de um grande, como não choca ninguém o T13.

    Quer outro de que gostava muito, e cujo percurso posterior veio confirmar as qualidades que nele via (e nem sempre é o caso): Hélder Rosário.

    Hugo,

    Torreense.

    JVL,

    qual dos dispensados, Stojkovic ou Angulo?

    Como dizia ontem, não há quem seja desfavorável a bons investimentos. O problema é que - em particular neste ramo de actividade - o contexto determina e muito a bondade do investimento.

    Mas eu até vou um bocadinho mais longe: acho que um bom investimento ficar no caminho da oportunidade de criar um excelente jogador.

    O Cédric e o Nuno Reis são como o algodão...

    ResponderEliminar
  17. JVL,

    quero acreditar que esta incursão pelo mercado tem respaldo na venda do MI7. Era bom que assim fosse. Porque nesse caso perder-se-ia um excelente jogador (para o qual há alternativas) e ganhar-se-iam jogadores para posições mais carenciadas. O tempo dirá se do nível do MI7l mas é um risco que deve correr-se.

    Leão de Alvalade,

    outra coisa que não referi há pouco. Acho que, mais do que saber vender, o que aquele post demonstra é que a participação de um jogador pode ser sobrevalorizada aos olhos da crítica ou dos adeptos para níveis não consentâneos (excessivamente elevados ou diminuídos) com o seu real contributo desportivo.

    L31 já renovou 2xs o contrato desde que chegou ao Sporting. Uma das quais (a mais recente), pelo menos, recebeu €1,9M de prémio de assinatura e tem contrato até 2012. Não tenho de cabeça quando renovou pela 1ª vez o contrato, mas vamos imaginar que foi sem prémio (o que não deve ser verdade) e a seguir à época 2005/2006 (renovando por 4 anos seria até 2010 e o período inicial teria sido de 4 anos também). Vamos ainda supor que o L31 ganha €100mil (deve ganhar mais):
    - até ao final do contrato, tem a receber €3,5M;
    - junte-se o prémio de €1,9M; e
    - salários recebidos após a 1ª renovação (desde 2005/2006, portanto 3,5 temporadas) = €4,9M.

    No total, o L31 terá garantido do Sporting, desde a 1ª vez que renovou, €10,3M. É dinheiro!

    E é o dinheiro de um "insubstituível"?

    Obviamente é impossível de saber. Mas é importante colocar a questão: será que não haveria por aí 2 avançados a ganhar €50mil que, colectivamente, fariam um melhor trabalho que o L31? E que, colectivamente, poderiam gerar um rendimento desportivo e financeiro superior ao L31?

    Há coisas que me fazem confusão. Por exemplo, a euforia benfiquista pelo David Luiz, quando é o Luisão quem segura aquele barco.

    Em futebol tudo tem um preço e um custo de oportunidade.

    ResponderEliminar
  18. PLF:
    Para lá dessas considerações, com que concordo, ainda falta avaliar quanto não perdeu o Sporting , em dinheiro e oportunidades de aumentar o rendimento desportivo, a tentar arranjar o "tal" parceiro para o Liedson...

    ResponderEliminar
  19. Pois...

    Estranha esta massa adepta sportinguista. Ninguém chorou a partida do Sá Pinto, do João Pinto, do Pedro Barbosa (ninguém choraria se se tivesse retirado uns anos antes), mas o L31 tornou-se uma espécie de vaca sagrada.

    Por exemplo o Derlei... não sendo um jogador caro, conjuntamente com o HP23 e o L31 contribuía decisivamente para afastar o rácio de 1/3 de jogadores com mercado. Em avançados, sem mercado, o Sporting tinha €225mil/mês (€100mil do L31, €75mil do HP23 e €50mil do Derlei). O único avançado com (algum, actualmente, muito anteriormente) mercado era o YD20... aquele que era mensalmente mais barato.

    Ah! E acho esta história toda do Manuel Fernandes (de quem estou longe de morrer de amores como jogador) bastante rocambolesca. Cheirou-me a especulação de imprensa (porque só não joga porque está a recuperar de lesão, porque o Unai Emery lhe deu a titularidade na época passada, porque rejeitaram um pedido de empréstimo do Everton e porque aquilo que o Sporting não tem dinheiro para pagar...), por isso nem fiz referência, mas as sucessivas notícias que têm saído obrigam-me a dizer isto: o Manuel Fernandes tem uma inteligência como jogador igual à do Pelé (que agora está no Maoirca), i.e., muito baixa.

    Ficarei particularmente desgostoso se o Sporting trocar o MV24 pelo Manuel Fernandes...

    ResponderEliminar
  20. http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futstojkovicemprestado_291209_57461.asp

    Stoj no Wigan

    A mim agrada-me a ideia do Manuel Fernandes. Jogador de combate. A troca não me deixaria feliz também. Mas precisamos de jogadores com mais fibra.
    Por isso gostei da contratação de João Pereira. MF, seria mais um.

    ResponderEliminar
  21. PLF,

    Espero bem que não pois não temos alternativas credíveis ao Marat, como foi possível observar enquanto ele esteve ausente.
    Já que o fim de ano está aí à porta, numa das 12 passas, pedirei que a sair alguém seja o Vuk. Porque apesar de em princípio, não conseguirmos obter pelo montenegrino, a mesma verba que pelo russo, será menos sentida a sua ausência - por mim pelo menos - do que a do Izmailov, a melhor contratação do SCP dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  22. Todos,

    Em relação ao Manuel Fernandes, o que me preocupa é o seu comportamento. Numa perspectiva de troca, ficarei verdadeiramente decepcionado. O MV vale mais que o MF e caso saía, terá sempre que ser vendido e por uma boa verba. É o jogador que mais dinheiro nos pode dar a ganhar do plantel actual.

    ResponderEliminar
  23. Leão de Alvalade,

    e esta, só para chatear.

    Assumamos que o L31 só garantiu €10,3M para jogar as temporadas 2006/2007 a 2011/2012 no Sporting (e sabemos que é bem mais do que isto). Portanto, 6 temporadas custarão ao Sporting €10,3M, à razão de €1,7M por temporada.


    Por coincidência, na época em que estipulámos que o L31 renovou (2005/2006), o Sporting vendeu um jogador (por €25,5M, uma excelente venda) chamado Nani.

    Não teria sido mais pertinente, desportiva e financeiramente, oferecer esses €10,3M ao Nani, por exemplo, por um contrato de 5 épocas (€2M/época = €145mil/mês)?

    A resposta a esta pergunta não é fácil, porque assume que o Sporting teria capacidade de oferecer os tais €10,3M ao L31 sem vender o Nani...

    Mas espero que pelo menos, colocada a questão, possa fazer os leitores aqui A Norte de Alvalade (que já se percebeu serem pessoas com uma capacidade crítica acima da média) pensar...

    JVL,

    a minha opinião sobre o MI7 está documentada. Acho que é um excelente jogador que tem duas óptimas opções em alternativa, à espera de serem valorizadas: BP25 e YD20.

    Para o abanão que propugnava, também era gajo para emprestar o SV10 com opção de compra (dos 50%) nos €3M. É que, pelo menos, entre saídas (Angulo = €75mil, Stojkovic = €50mil, Caicedo = €50mil) e entradas (Sinama-Pongolle = €100mil e João Pereira = €50mil) as coisas ficavam equilibradas no sentido da poupança...

    ResponderEliminar
  24. The LC,

    também tenho de dizer isto: de que serve o nervo, a fibra, a raça, o caparro, o músculo, a intensidade... se leva um jogador para fora da sua posição e se leva um jogador a decidir mal?

    O nervo/fibra é um pouco como os golos do L31. Golos todos reconhecemos que são importantes. Cortes de carrinho espectaculares à David Luiz também, porque cortam jogadas de perigo iminente. Mas a participação no processo ofensivo ou a capacidade de posicionamento táctico já todos (e incluo-me a 100%, por isso nunca faço juízos de valor sobre GR ou defesas-centrais antes de os observar durante muitos jogos)) temos mais dificuldades em perceber. Por um lado, porque os cortes e os golos têm uma importância que nos entra pelos olhos dentro, por outro lado porque sabemos pouco acerca do posicionamento desejável e ainda menos sobre o que foi preparado pelo treinador para determinado jogo.

    O Manuel Fernandes - e nisto respondo ao JVL - é burro a jogar futebol. Por isso estava tão bem no Everton e no Portsmouth. É que o nível de futebol daquelas equipas é muito fraquinho.

    ResponderEliminar
  25. PLF,

    Nenhuma das alternativas que apontas têm sequer, metade da qualidade do Marat, logo, espero que o Izma continue no SCP. É que teremos muitas saudades do Marat, se forem esses os seus substitutos.
    De tal modo que durante a sua ausência, nenhum deles o fez esquecer. E o (possível) argumento PB não justifica tudo.
    Além disso, Pereirinha denota uma falta de confiança tremenda, Djaló de qualidade.

    ResponderEliminar
  26. PS: Em relação ao MF lembro-me de ser indisciplinado, dentro e fora de campo. Quanto ao resto, sinceramente, não.

    ResponderEliminar
  27. JVL,

    aí não chegaremos a qualquer consenso e parece-me que já discutimos isto várias vezes.

    Sobre o BP25 digo apenas que - até no link que acima deixei - se constatou que ainda não foi passada para o BP25 a confiança que ele precisa para fazer o seu futebol explodir. Se em vez dele, fosse o MI7 a jogar 10', 15', 20' por jogo, quando as coisas estão complicadas ou quando é preciso segurar um resultado, também estou convencido que não se destacaria por aí além. E mais, no link que acima deixei, notou-se (ou na entrevista do Luís Martins, que hoje estive a reler) notou-se que o BP25 esteve a ser dos melhores (foi o melhor em Berlim, considerado pela crítica) e - pumba - afastaram-no de titular e contrataram um jogador que pode jogar na posição dele...

    ResponderEliminar
  28. PLF:
    A questão é pertinente, claro, mas duvido que os nossos jogadores saiam apenas pelo dinheiro, antes sim por poderem jogar a um nível que não lhes é permitido por cá. O Ronaldo seria sempre um grande jogador, mas teria evoluído o mesmo que evoluiu se não tivesse os desafios e oportunidades que teve pela frente?

    ResponderEliminar
  29. JVL,

    quanto ao Manuel Fernandes, o tipo de indisciplina que é mais danosa é a táctica. Repito que me parece um jogador bastante burro a jogar futebol.

    ResponderEliminar
  30. Leão de Alvalade,

    não tenho dúvidas que o engodo de jogar num campeonato mais competitivo seja fundamental ou uma motivação importante, caso contrário haveria mais jogadores a rumar às arábias no auge da carreira. Nem questiono que para o próprio jogador isso possa ser bom, pese embora o percurso para Manchester do Nani e do Anderson (que era um jogador fabuloso e hoje parece banal) não pareça tê-los feito crescer desportivamente assim tanto.

    Mas (sobretudo) quando coloco a questão, não a coloco em termos de ficar cá para sempre. Aliás, isso é um erro que também referi acima não dever ser cometido, que o Sporting tem mesmo de ser vendedor (caro).

    Porém, o mesmo não é dizer (e essa tem sido a lógica com o JM28) que não teria sido possível estender a duração do contrato para fazer render financeiramente o mesmo (ou menos) mais tarde, conseguindo extrair entretanto rendimento desportivo.

    A grande diferença entre os €10,3M para o Nani e os €10,3M para o L31, é que, para o L31, o único rendimento possível será o desportivo, enquanto para o Nani manter-se-ia a possibilidade de render desportiva e financeiramente.

    Nem quero sugerir que é fácil. Será seguramente muito difícil fazer parar aquelas cabeças de andar à roda com os grandes clubes. Mas a verdade é que me parece que seria mais fácil estabilizar emocionalmente o jogador oferecendo-lhe um montante semelhante ao que receberia em Manchester (não deve ganhar muito mais do que os tais €150mil), mostrando-lhe que a sua própria valorização desportiva ainda tinha tempo de se concretizar, mas que a financeira já estaria assegurada. O Nani, quando saiu do Sporting, ganhava €12mil por mês. Em 2 épocas ganhou sensivelmente o mesmo que o Angulo em 4 meses (€300mil).

    E o meu ponto é este: não seria também este "insubstituível"?

    ResponderEliminar
  31. Estou a ver o Aston Vila - Liverpool e lembrei-me da pessima época qe o Liverpool está a fazer mas que não o impede de ter tido o estádio cheio no passado domingo e o Aston Vila perdeu 3-0 com o Arsenal e tem hoje o estádio cheio.

    Então pensei, até que ponto estes e outros (se vierem) reforços poderão empolgar os sportiguintas e que reflexo isto irá ter nas nossas assistências já a partir de domingo.

    Poderão dizer que é outra cultura. Ou o poder de compra. Mas é também uma forma de viver o clube e o desporto, nas vitórias e, sobretudo, nas derrotas.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  32. PLF,

    Com todo o respeito (até porque sabes bem da poda, dá para ver) acho que M. Fernades não é um jogador que decide sempre mal. Acompanhei o seu comportamento no benfica e no Valencia e sempre me agradou o seu jogo.

    Salvo as devidas comparações também nao acho o Gattuso um jogador "super-inteligente" mas dava tudo para vê-lo no Sporting.

    PLF, o que quero dizer é que Manuel Fernandes pode ser aquele jogador de combate, raça, intensidade, caparro, etc. e que em vez de decidir mal como dizes, seja um complemento para os jogadores mais avançados.

    Apenas não entendi o que quiseste dizer com "o nervo/fibra é um pouco como os golos do L31".

    Achas o Liedson um jogador à mais no Sporting?

    Abraço

    ResponderEliminar
  33. The LC,

    temos um jogador com essas características e que decide quase sempre bem (embora nem sempre execute bem). AS6 é 10xs o jogador que é o Manuel Fernandes. Já vai sendo tempo de apostarem decididamente nele.

    Não acho que o Manuel Fernandes decida sempre mal, mas estranho seria. Acho é que tem uma percentagem de más decisões que é demasiado grande para ser um jogador de grande nível. Isto é, que tem limitações ao nível intelectual que lhe impedem de ser o jogador que tecnicamente teria capacidade para ser.

    Já reparou que se perguntar a benfiquistas qual o último (bom) produto da formação dirão mais rapidamente o João Pereira, o Miguel Victor ou o próprio Rui Costa do que o Manuel Fernandes, que venderam por €15M! O Manuel Fernandes não deixou saudades no Benfica precisamente porque decidia mal...

    Não acho que o L31 seja um jogador a mais no Sporting. Acho é que todos os jogadores merecem uma análise objectiva do seu desempenho. E a que o L31 recebe muitas vezes é muito pouco objectiva, atendendo ao seu custo e idiossincrasias. Confesso que começo a ver cada vez mais problemática a capacidade de pôr a sua capacidade concretizadora ao serviço do colectivo. Mas essa é a tarefa de um treinador.

    Um grande jogador tem de ser um jogador relativamente completo nos vários aspectos do jogo. Mas os jogadores completos que não tenham qualquer capacidade distintiva não passam da mediania. Portanto, o L31 não é um grande jogador. Mas não deixa de ser um jogador com uma capacidade de concretização notável. Cabe ao treinador montar o colectivo de forma a suprir as suas insuficiências e a favorecer, para o colectivo, as melhores características de cada unidade. Com Jardel, o Sporting raramente jogava a bola na zona 9 (porque ele não tinha essa capacidade) e mesmo assim conseguia chegar ao último terço ofensivo, para cruzar bolas para a referência de área. Fazia-o inserindo muito bolas na zona 10, o que por encurtar o seu jogo, obrigava a movimentações diferentes na hora de disponibilizar várias linhas de passe verticais e laterais.

    Foi também porque o Jardel não era capaz de segurar a bola, que o Boloni raramente abdicava de duas unidades mais defensivas no meio-campo: de forma a manter o equilíbrio defensivo quando em ataque. O Fernando Santos queixou-se (amargamente) disso quando sucedeu ao Boloni.

    ResponderEliminar
  34. PLF,

    Não desgosto do Pereirinha mas não vejo nele sequer potencial para atingir o nível do Marat. Já em relação a Djaló, é verdade, nunca seremos da mesma opinião.

    Concordo que o Pereirinha foi retirado da equipa quando estava no seu melhor momento. Isto não invalida no entanto, que o considere globalmente inferior ao Izmailov. Ainda que a falta de confiança se reflicta no seu jogo, existem outros aspectos que permitem dizer que o Marat é superior.

    Quanto ao Manuel Fernandes, acho que o problema dos benfiquistas é outro. Afinal de contas, estão habituados a que todo e qualquer jogador de futebol, desde a Papua Nova-Guiné à Gronelândia, sonha jogar no slb. Assim, quando há um que se quer ir embora, aquilo causa-lhes um curto-circuito.

    ResponderEliminar
  35. JVL,

    Nunca? Porquê?

    Olhe, tenho muita pena que aquele exercício da análise comparativa entre CS9, HP23 e L31, não tenha sido feito com o YD20, porque possivelmente provaria o meu ponto relativamente às recepções de bola e às decisões de cada um. Prometo que quando ambos estiverem disponíveis (e tiver capacidade de gravação digital cá em casa) que lhe faço essa análise só para si.

    Eu tenho imensa confiança na explosão do YD20 se o Sporting passar a jogar num 4-3-3. Tenho menos na do BP25, que - paradoxalmente - considero ser um jogador bem mais completo e competente. Mas como não tem ainda a confiança para partir em velocidade para cima do defesa, e o YD20 faz isso mais naturalmente, os dados estatísticos mostrarão um YD20 a criar mais desequilíbrios individuais (ainda que nascidos de uma movimentação colectiva) do que o BP25, que depende mais do colectivo. E a estatística - que de há muito refiro não ser quantitativamente suficiente no caso do MI7 - será o n.º de cruzamentos, o número de vezes em que se ganha a linha final e força um 2x1 da defesa permitindo recuar a bola para o centro do lateral (este movimento a que poucos dão importância foi, entre outras coisas obviamente, o que fez do Figo um enorme jogador... saber puxar os adversários e dar a bola ao jogador livre!), o número de bolas passadas para a zona 9 e 10 com critério, a percentagem de passes certos, etc.

    É difícil medir níveis sem ser por estes dados. Como referi há umas semanas, são jogadores que oferecem soluções diferentes para a resolução do mesmo problema. E isso é bom para o Sporting. É bom que haja essa diversidade, como é bom que exista essa pluralidade de opções em todas as posições. Mas como isso não acontece nas laterais, cedo facilmente um excelente jogador para ter 11 bons jogadores em campo em vez de ter 8 bons jogadores, 1 excelente e 2 péssimos.

    ResponderEliminar
  36. PLF,

    Porque não acho que um jogador com as deficiências que o Djaló tem, venha alguma vez a explodir. Há quantas épocas esperamos que isso suceda? O Djaló é dos jogadores que mais oportunidades dispôs para singrar no SCP, nos últimos anos.
    Gostava bastante que isso acontecesse, uma vez que o principal beneficiado seria o SCP mas não acredito que isso venha a acontecer. E por falar em inteligência, o Djaló é dos jogadores mais burros que o SCP tem. Diria que ele e o Vuk lideram essa tabela.

    ResponderEliminar
  37. Apesar das limitações próprias q o mercado de Inverno encerra, parece-me boa a estratégia de investimento na equipa, mesmo com o SCP fora da luta do título desta época. A minha visão é a seguinte:

    1.º) Se a oferta do mercado internacional não é tão rica, a procura tb não é tão intensa. Talvez seja melhor ao SCP competir no pressuposto de ter que enfrentar menor competição, principalmente dos gdes tubarões da Europa, que, após investimentos avultados no Verão, estão mais interessados em se ver livre das ‘sobras’ do q propriamente em investir novamente... Mesmo assim, os preços das aquisições parecem-me excessivos, quer a do trombadinha quer a de Sinama-Pongolle. Mantenho que é mais discutível, no meu ponto de vista, a contratação do trombadinha pelas razões já amplamente discutidas, mas tb pq não me parece que seja o jogador que querem fazer dele. A defender, por exemplo, acho-o algo susceptível. E qt à estatura, um defeito grave no plantel do SCP estamos conversados… A favor, apenas o facto de vir a ocupar uma posição em que o SCP se encontra carenciado… Mas, contínuo a reafirmar, q 3M€ por um lateral direito pagos a pronto a um SCBraga é, à partida, pior negócio que os 6,5-7,5M€ dados por um ponta de lança com algumas qualidades, pago às prestações e que chega de um Atlético de Madrid… De qlq forma a aposta tem sido mais séria (no sentido amplo da palavra). Dai tb a preocupação com os gastos ser bem maior para os sportinguistas sensatos…

    2.ª A gde vantagem de se contratar agora e nas presentes circunstancias, é a de que os jogadores q agora chegarem, vêm numa altura em que as expectativas e a pressão já não são elevadas… o campeonato está perdido e msm os sportinguistas mais optimistas não esperam mt mais da época em curso (as Tacitas nacionais são fraco consolo e a da Europa augura-se ao nível duma miragem), pelo que podem fazer a sua adaptação ao SCP e ao futebol português com mais… aham… tranquilidade e, essencialmente, com muito mais tempo, tendo como gde objectivo um arranque em força e a todo o vapor na próxima época.

    Há outra interpretação que faço a td este investimento, que é o sinal, mais ou menos claro, de que CC continuará como treinador do SCP após Junho de 2010. A não ser q, msm após a forte aposta de agora, o futebol do SCP não melhores a sua qualidade.

    A gde questão q se coloca nesta altura é: e o q se passará com os miúdos que estão a ser observados?


    Bom post, Hugo! :)

    Abraços.

    ResponderEliminar
  38. JVL,

    não acho nada.

    Acho que em termos evolutivos, estamos conversados: quem evoluiu nestes últimos 4 anos? RP1? DC3? BP25? AS6? JM28? MV24? YD20? O MV24 está a jogar melhor agora do que quando veio do Olivais e Moscavide?

    Quanto à qualidade das decisões, ainda que haja alguma subjectividade na análise, a sério que prometo fazer uma análise desapaixonada das participações no jogo, à imagem daquela feita pelo Entre Dez. Há uma dimensão do jogo que consiste em disponibilizar-se para o colectivo que é mais difícil de analisar.

    Pode ser que eu próprio mude de opinião...

    ResponderEliminar
  39. PLF:
    Também não considerei a hipótese de carreira única no Sporting. Temos que saber vender na altura certa, quer pelas receitas, quer para permitir a rotação dos jogadores da formação, caso os haja. No caso do Nani, tendo em conta os valores envolvidos, não me parece que houvesse possibilidade de dizer não. Estamos a falar da maior transferência de sempre do clube.

    Isso não invalida a pertinência de um plano de carreira. Devia ser obrigatório num clube que gosta de fazer gáudio da sua condição de clube formador.

    ResponderEliminar
  40. Leão de Alvalade,

    não estava a sugerir que o Sporting deixasse de vender por €25,5M.

    Estava antes a sugerir que se pensasse no que poderia acontecer se - ainda antes de aparecer qualquer proposta oficial ou oficiosa - o Sporting tivesse oferecido os (mesmos) €10,3M ao Nani que ofereceu ao L31.

    É impossível saber... possivelmente, mesmo ganhando os €150mil, o Nani quereria sair. No entanto, quer parecer-me (por ser lógico) que, se já ganhasse €150mil, que iria para Manchester ganhar mais. Se calhar o Manchester não ofereceria €25,5M, mas menos (porque teria de pagar mais em salários). Mas se calhar ele ficaria mais uma temporada ou duas. E seguramente não perderia valor desportivo. O que certamente ajudaria o colectivo.

    Pense-se apenas nesta possibilidade - excluindo a oferta do ManUtd mas integrando o valor desportivo e financeiro do Nani - o que faz mais sentido? Oferecer €10,3M por um contrato de 5 anos ao L31 aos 28 anos ou ao Nani aos 21?

    ResponderEliminar
  41. Hugo,

    Bom post, onde de forma sucinta abordas e bem a política de nercado do Sporting.
    Dos jogadores de que se fala vou confidenciar que gosto muito do Manuel Fernandes, um jogador que apesar de um feitio complicado tem uma enorme margem de progressão e com a particularidade de rematar bem de meia distância, uma das lacunas mais notórias da nossa equipa

    ResponderEliminar
  42. Meus caros:

    Ainda sobre o tema das contratações do defeso, parece-me que novamente vamos ter surpresas totalmente diferentes daquelas veiculadas pela imprensa. Estou convencido que de repente vão surgir dois ou três nomes absolutamente imprevistos. Vamos esperar para ver. Apesar do nervosismo, claro!

    Saudações leoninas a todos

    Jonhy Green

    ResponderEliminar
  43. PLF, com números pode-se fazer quase tudo, especulando um pouco mais, talvez Liedson nunca tenha tido uma oferta irrecusável como teve Nani, e se Nani só tivesse ofertas iguais às que teve Liedson provavelmente ainda jogava em Alvalade.

    Já houve ofertas por Moutinho, Veloso, Yannick e não foi por isso que foram vendidos. Para o rendimento de Liedson, golos, poucas lesões e suporte anímico da equipa penso que o valor que pagamos ao longo do tempo por ele perfeitamente comportável.

    Sobre a qualidade de Liedson, ele não é um privilegiado produto da Academia Sporting, mas sim mais um excelente produto das vielas e bairros Brasileiros, pela sua falta de formação qualitativa de base aceito muito mais facilmente uma "má opção" dele do que de Yannick por exemplo, este sim um privilegiado que tarda a impor-se.

    Para terminar sobre o Entre 10, e particularmente sobre o seu editor Nuno, penso que analisa o futebol de uma forma hermética e tal neste jogo como na vida não existe, eu adoro o erro e o acaso e quando eles acontecem não raras vezes quem reage melhor à adversidade é o jogador mais básico em oposição ao jogador das "boas opções" que se sente injustiçado pelo acaso. O Aston Vila - Liverpool de ontem foi resolvido por uma "jogada" pegada de erros e más opções efectuadas por alguns jogadores muito inteligentes.

    Se o futebol fossem só boas opções, Maradona nunca tinha marcado dois golos históricos à Inglaterra e ainda bem que ele foi "louco" suficiente para fazer aquelas asneiras todas.

    ResponderEliminar
  44. LMGM: muito bom o que acabas de escrever...muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  45. LMGM,

    tentei distinguir entre as ofertas de outros clubes recebidas pelo L31 e pelo Nani e aquilo que o Sporting ofereceu a ambos os jogadores.

    Não tenho dúvidas que se tivessem oferecido €15M pelo L31 que - ao contrário do que aconteceu com o JM28 - este teria sido vendido. Mas não é isso que quero colocar em questão.

    O que quero que se pense é sobre o custo de manter um jogador, tendo em conta (i) aquilo que ele oferece à equipa e (ii) aquilo que ele pode oferecer ao clube quando sair.

    Quando se renovou com o L31 pela última vez (no último defeso), valorizou-se em €5M o seu contributo desportivo. E é preciso ter bem presente que - não sendo esta soma um valor disparatado para a actividade em causa ou sequer para o jogador - num mundo em que os recursos são escassos, em que para o Sporting em particular são escassos, é "chocante" que não se tenha feito o mesmo investimento para conservar o Nani - que era um valor seguro e que era garantido que contribuiria financeiramente para o clube (naquele momento ou mais tarde) - que o investimento que foi feito no L31.

    Ou seja...

    Num mundo absurdo em que tivesse de escolher entre apenas estas 2 hipóteses: (a) oferecer €10,3M ao Nani por 5 anos de contrato e (b) oferecer €10,3M ao L31 por 6 anos de contrato, qual escolheria?

    O que aconteceu foi que o Sporting nem nunca se aproximou destes valores pelo Nani... Ao passo que o L31 já ganhava montantes dessa natureza...

    ResponderEliminar
  46. Há outro aspecto que se tem que ter em conta: o peso que cada um tinha no SCP na altura. A saída de Nani, ainda por cima pelos valores que foram, foi encarada como boa (pelos valores) e natural (pelo histórico). A de Liedson seria vista, estou em crer, como uma péssima medida.

    ResponderEliminar
  47. Permitam-me vir por foice em seara alheia mas a conversa está bem interessante.

    PLF, achas q o Nani pelo que fez em campo justificava um aumento salarial desse nível? Ultrapassar claramente o tecto salarial do clube e passar a ganhar bem mais q as "estrelas" da equipa?

    Defendes q o Sporting fez bem em manter o João Moutinho mas não te esqueças q o fez colocando-o como o mais bem pago da equipa, capitão e estatuto. Sempre foi um jogador mentalmente muito mais forte, menos polémico, etc q Nani ou Miguel Veloso. Penso que é um excelente jogador fundamental na equipa mas, verdade seja dita, estagnou completamente. O Moutinho de hoje é o Moutinho de há várias épocas, não houve evolução e, em termos financeiros, muito dificilmente o venderás agora pelos tais 15 milhões de euros que falaste mais acima.

    Com o Moutinho "arriscás-te" em ficar com ele e deste-lhe um ordenado e estatuto condizente com o que ele retribuía no relvado. Com Nani, podes discordar, mas acho que ele não valia nem pouco mais ou menos 150 mil euros por mês e se depois tb estagnasse? Se não tivesse a evolução que esperavas?

    ResponderEliminar
  48. Pedro,

    respondo com simplicidade.

    Rendimento desportivo à parte, acha que o Nani sairia por menos que €10,3M.

    E acha que o JM28 sairá por menos que esses €10,3M?

    A única coisa que tenho a certeza é que o L31 sairá por menos que €10,3M. Muito provavelmente sairá por €0. A outra probabilidade é que saia antes de amealhar os tais €10,3M. Mas não estou a ver muitos clubes a pagar somas relevantes por um jogador com 32 anos. É assim o mercado.

    E, portanto, para o Sporting o que se gastaria com a renovação do Nani - suplantando o tecto salarial ou não - seria totalmente compensado com a verba que o clube receberia aquando da sua saída. Já o mesmo não se pode dizer do L31...

    É que é preciso mesmo meter isto na cabeça: para se ser campeão não basta começar com os mesmos pontos que os adversários, os campeonatos não partem todos do zero. Partem dos campeonatos que os antecederam.

    Um Sporting sem L31 e com Nani seria mais forte desportivamente? Não podemos dizer. Mas podemos dizer que seria um clube mais forte financeiramente. E se é tão comum equacionar capacidade financeira com a probabilidade de ser campeão, que se pense nisto também!

    ResponderEliminar
  49. Pedro,

    Sê bem-vindo. Apesar de discordarmos e muito, no sector, quando falas assim, o debate é possível.

    PLF,

    Assim como não podemos dizer que "Um Sporting sem L31 e com Nani seria mais forte desportivamente", não temos qualquer certeza que mantendo-o, seríamos compensados com a sua posterior venda. Há demasiados factores em jogo. Bastaria uma lesão grave ou um ano apagado - como o ano passado com MV - para o seu preço vir por aí abaixo.
    Tendo em conta os valores envolvidos, a venda do Nani foi no tempo exacto. Já não tenho a mesma opinião em relação à do CR ou a do Quaresma.

    ResponderEliminar
  50. JVL,

    não quero introduzir nenhum factor verdadeiramente bizarro na equação.

    O L31 também poderia ter tido uma lesão incapacitante (e era mais provável) ontem a sair do chuveiro. E, nessa circuntância, ficaria com o €1,9M de prémio que recebeu para assinar aqui há uns meses. E nesse caso, desde que renovou em 2005/2006, teria recebido €7M (quando ainda por cima sabemos que foi bem mais do que isso)...

    Seria verdadeiramente estranho que o Nani de repente passasse a ser um jogador banal, como o foi no ano passado com o MV24. Bastou que o tratassem com o respeito que ele sempre mereceu para ele vir provar que é um excelente jogador de futebol. E bastante mercado, embora as suas limitações de ordem física lhe coloquem um travão às ambições. Era fácil constatar em 2005/2006 que o Nani também era um portento atlético.

    Se me disser que é impossível - para qualquer jogador - recusar propostas de €25,5M, estarei absolutamente de acordo consigo. Mas completamente a 100%.

    Porém note que o Sporting já rejeitou uma proposta de €15M pelo JM28. Portanto entre o irrecusável e o recusável mediariam apenas (curiosamente) €10M.

    Mas não é isso que pretendia colocar em causa. Apenas a racionalidade com que se devem encarar determinados custos, ou determinados jogadores. Não havendo certezas no futebol, há probabilidades. A probabilidade de se vender um jogador de 34 anos por €25M é (tendencialmente) nula, a probabilidade de vender um jogador de 23 anos por €25M é real.

    E a racionalidade serve para quê? Para ponderar se não teria sido mais racional oferecer os tais €10,3M ao Nani, em vez de ao L31, porque se - ao contrário do L31 - o Nani ficasse mais tempo no Sporting, o Sporting ainda assim poderia reaver o dinheiro nele investido. Assim, o que podemos constatar é que o L31 fica com uma relação negativa por minuto jogado (é só custo financeiro, apesar da performance desportiva) enquanto o Nani ficou com um relação positiva. Nos meus cálculos grosseiros, o Nani terá rendido €4.500 por cada minuto jogado (na realidade, deve ter sido mais do dobro). Enquanto o L31 terá custado €x/min (bastante).

    Foi exactamente por ser emocionalmente difícil escolher entre 2 bons jogadores, entre 2 jogadores que dizem muito aos sportinguistas, que disse que esta "escolha" era mesmo só para chatear.

    Porque se emocionalmente é difícil conceber que o Nani poderia ter ficado, racionalmente - pesando o factor financeiro de estar a ganhar €150mil no Sporting e o seu valor desportivo, que a venda confirmou ser astronómico - é fácil dizer qual seria a escolha de um gestor criterioso.

    E essa, não duvido, teria sido criar ainda melhores condições para o Nani ficar no Sporting. Isso não aconteceu. O Nani foi mais outro caso clássico em que ascendeu à equipa principal com um contrato de baixo valor (€12mil/mês) e que por lá ficou, desta forma, durante muito tempo.

    Olhemos para o lado por 1 segundo. Há meses o Pinto da Costa referiu que o Bruno Alves tinha uma cláusula de €30M e que se aparecesse alguém a tentar exercê-la, que pediria ao Bruno Alves para não sair. Não seria também nestas circunstâncias uma proposta irrecusável?

    É sobretudo importante não hipotecarmos a possibilidade de pensar sobre as hipóteses em alternativa...

    Mesmo que isso nos cause alguma náusea, só analisando o que pensamos que se fez de bem se pode chegar à conclusão que o que se fez foi realmente bem feito.

    ResponderEliminar
  51. PLF,

    Com o meu comentário anterior apenas quis demonstrar que no futebol, como bem sabemos, é virtualmente termos certezas absolutas.
    Claro que na comparação que estabeleces, mais facilmente dariam 25M€ pelo Nani que pelo Liedson mas alguém poderia esperar essa oferta pelo Nani, ainda assim? Não creio, ainda por cima quando foi uma verba superior à sua cláusula de rescisão.

    Agora mesmo que o SCP tivesse proporcionado melhores condições salariais ao Nani, muito dificilmente - para não dizer que seria impossível - ele recusaria o MU (ou um clube de igual dimensão) ou um clube de um campeonato mais competitivo (en, es, it).

    ResponderEliminar
  52. PLF, mas a questão, numa equipa de futebol, dificilmente pode ser encarada assim de forma tão linear. Tentando abster-me das avaliações, sempre pessoais, à qualidade dos jogadores em causa, o Nani não tinha demonstrado em campo qualidade e importância na equipa para receber um chorudo aumento (lembro que, foi publico, o tecto salarial do Sporting era de 75 mil euros, q foi posteriormente ultrapassado por Liedson, Moutinho e agora Pongolle). Ao ser aumentado dessa forma iria causar "conflitos" no restante plantel. Liedson ser o mais bem pago não causa mossa no plantel pois é alguem que "resolve" e tem a massa adepta do seu lado. Isso não se passava com Nani que chegou a ser assobiado em Alvalade.

    Pesando tudo isto, qd nos surge uma proposta de 25 milhões por um jogador que nem sequer é indiscutível na equipa o clube, q precisa de dinheiro, nem pensa duas vezes. Eu acho que fizeram muito bem em segurar o Moutinho q era já um patrão na equipa e vender o Nani que era (e ainda é)apenas uma promessa.

    "acha que o Nani sairia por menos que €10,3M."

    Pegando no exemplo do Miguel Veloso acho que seria perfeitamente possível o Nani nem sequer ter ofertas aceitáveis.

    "E acha que o JM28 sairá por menos que esses €10,3M?"

    Acho que o Moutinho irá fazer a carreira practicamente toda no Sporting.

    ResponderEliminar
  53. Jvl, obrigado. O Sector é um "café" público onde todos discutem com todos.Aqui é a vossa casa, só tenho que respeitar.

    ResponderEliminar
  54. PLF, a minha dificuldade em discutir a questão nos moldes que a expôs é a seguinte. Os 10 milhões que investimos em Liedson nada têm que ver com Nani, quando muito eles deviam ser aplicados num seu substituto, logo, essa verba nunca iria sobrar para segurar Nani, basta ver o exemplo actual de Pongolle que à partida já consumiu uma verba idêntica (transferência + salário = 10 milhões) e para substituir Derlei um crónico lesionado e indisciplinado.

    Em última análise aquilo que permite manter jogadores (aumentar custos fixos) são aumentos de receita e não vendas de jogadores. O que permite manter Moutinho, Veloso, Patrício, Carriço, foram os tão odiados segundos lugares e não a venda de Nani.

    A venda de um jogador serve em primeira-mão para reforçar a equipa na posição que ficou em falta (nunca foi feito) e se for uma venda por uma verba extraordinária, como foi Nani, reforçar toda a equipa (o que foi feito).

    Aquilo que eu poria em causa são os 8 milhões da venda de Deivid, porque já se gastou uma verba muito superior em jogadores inúteis. Esse valor de receita sim podia ter sido aplicado na manutenção do próprio Deivid esperando por uma valorização superior e aproveitando a qualidade do jogador.

    Em homenagem ao "infiltrado" Pedro um pouco o que fez o slb com Cardozo (um investimento muito superior), soube esperar pelo retorno desportivo de um jogador que teve bastantes dificuldades de adaptação, mas que se percebia que tinha qualidades de finalização e marcação de livres e agora sim perspectiva-se a sua saída. A verba resultante não vai servir para segurar o Fábio Coentrão mas para encontrar outro Cardozo rezando eu para que venha um Bergesio.

    ResponderEliminar
  55. LMGM,

    não quero mais maçar as pessoas com esta alternativa (que como já mencionei várias vezes é irreal).

    No entanto, queria era deixar claro que a decisão de se investir no Nani - e o seu carácter de insubstituível ou não - tendo a ver com o seu valor desportivo e financeiro, não pretendia que fosse interpretada como uma má decisão a aceitação (que, disse-nos o MRT, face à cláusula de rescisão de €20M, era inevitável) da venda. Tão pouco quis dizer que a verba recebida pelo Nani serviu para pagar o L31 (o que é seguramente verdade, mas por decorrência lógica de ser uma receita adicional).

    Pelo contrário!

    O que queria dizer era que o Sporting tinha X para gastar (e não X por posição) e que preparou investimentos diferentes para 2 jogadores do plantel à altura: L31 e Nani.

    Eu acho isto pouco lógico, porque - se dermos de barato que são dois jogadores de valor igual - o Nani era mais novo e logo teria possibilidade de retorno do investimento.

    Tentei demonstrar assim que as prioridades de remuneração no Sporting têm pouco em conta aquilo que será a valorização futura do jogador.

    E isso é um incentivo a que os bons (jovens) jogadores que têm mercado, por verem piores jogadores (ou jogadores sem mercado) ganhar bem mais do que eles, queiram partir. Isto é claro como a água!

    Sinceramente, não sei se estou a conseguir passar a minha mensagem, mas a mensagem é esta: o Nani merecia mais que o Sporting lhe oferecesse €140mil/mês, por um contrato de 5 anos, do que o L31.

    Não está em causa o valor desportivo dos jogadores, mas está o financeiro! É que os €140mil/mês do Nani, o Sporting iria recuperar, os do L31, não! Simples.

    O Sporting tentou fazer isso? Parece-me que não.

    O tecto salarial nos €75mil ou nos €100mil é inteligente? Muito menos! Porquê? Porque gera um incentivo perverso de ter (vários) jogadores cujo valor de mercado é esse mesmo (€75mil ou €100mil) e de fazer os subavaliados (os jogadores oriundos da formação em regra) pagar o facto desses jogadores só muito raramente (para não dizer nunca nos últimos 10 anos) trazerem rendimento financeiro.

    Quer fazer mais contas (que assumo serem estúpidas mas não ilógicas)?

    O mercado - o Manchester Utd. - valorizou o Nani em €25,5M. Vamos imaginar que o Nani assinou por 5 anos a ganhar €150mil/mês (creio não andar muito longe da verdade), i.e., €2,1M/época e €10,5M durante a vigência do contrato. A contratação do Nani teria um custo potencial de €36M.

    Vamos assumir que o valor que se paga a um clube de origem é o valor do prémio que se tem de pagar pelo jogador - quer este pertença a um clube, quer esteja livre. E assumindo (erroneamente, mas serve o propósito do exemplo) que a valorização do ManUtd. de €36M por 5 anos de contrato com o Nani se mantinha, dividindo pelos 5 anos de contrato, a contratação custaria (o que poderia representar o salário ou o salário+prémio de assinatura) €514mil/mês (5x14 meses = €36M/70).

    Mais de €500mil/mês foi o que o ManUtd valorizou o jogador.

    O Sporting, para igualar a oferta, tinha apenas de valorizar os €10,5M.

    Está a ver onde está a vantagem comparativa?

    Fê-lo? Não.

    E a última (e infelizmente pertinente) pergunta é: porque valorizou o Nani para cima de €500mil por mês? Porque era novo, porque tem dinheiro e porque, caso não se revelasse a melhor aposta de sempre, sempre poderia recuperar algum do dinheiro investido. Não todo, seguramente, mas parte.

    O Sporting conseguirá fazer isso com o L31?

    ResponderEliminar
  56. Pedro,

    sem desrespeito (até porque não conheço as suas opiniões), diria que a tendência geral dos benfiquistas (e peço desculpa pela generalização) é achar que os jogadores do Sporting são fraquinhos, nomeadamente aqueles que vêm da formação (excepto o Simão, esse era um fenómeno) e que os sportinguistas os valorizam excessivamente. E imaginam que o Di Maria vale €30M e que o David Luiz é o Eusébio incarnado em defesa-central apesar de dar casas em todos os jogos. Um clube até pode dar esses €30M. Mas tem de ser um clube inglês, porque como jogador de futebol está longíssimo desse valor.

    Portanto é-me difícil argumentar na base do "pois, de repente eles até poderiam não valer nada". Parece-me que não é o caso.

    Muito simplesmente: o Sporting comunicou à CMVM a rejeição de 2 propostas pelo MV24 e JM28, de €10M e €15M respectivamente. A do MV24 foi quando estava desportivamente em baixo, jogava pouco e sobretudo a defesa-esquerdo e tinha sido encostado para dar lugar a uma das contratações da "experiência".

    Isto para dizer que algum valor eles terão. Se sairão do Sporting, dependerá da valorização que o Sporting fará do seu contributo ou de mais-valias futuras. Mas o valor individual não está em causa.

    O que me parece, para este efeito, pertinente dizer é o seguinte: para pagar a totalidade dos seus salários, e assumindo que o JM28 recebeu sempre €100mil durante os 5 anos que leva de equipa sénior (o que se sabe não ser verdade), o Sporting apenas tem de receber uma verba de €7M pela sua transferência. Acha irrealizável? Já para o MV24, assumindo os valores na ordem dos €30mil que ganha mensalmente, para que todos os seus salários sejam compensados, o Sporting apenas tem de receber €1,5M.

    E, para finalizar, se o Sporting (ou o Benfica ou qualquer outro clube) tivesse este rendimento com todos os jogadores - i.e., recuperar tudo o que despendeu com determinado jogador - o Sporting libertaria €22-€24M por ano para "investimento" (ou amortização ou dividendos).

    O L31 terá esta relação custo-benefício? Não.

    E com isto não quero dizer que o objectivo tenha de ser que todos os jogadores vejam os seus custos compensados. Isso é irrealizável.

    Mas é importante pensar neste ponto por forma a valorizar devidamente um jogador no seu contexto de mercado.

    ResponderEliminar
  57. PLF, eu tenho a opnião que primeiro que tudo está o rendimento desportivo e depois, por sequência lógica, uma possível venda por valores interessantes. E em termos de rendimento desportivo o Liedson tem tido um rendimento excepcional e que merece todo o dinheiro que ganha no Sporting. Não terás retorno financeiro com o gasto em Liedson mas tens o retorno desportivo q é mais importante. No meu ponto de vista claro. Por isso acho q o aumento de Liedson uma situação justa e normal enquanto que um aumento da mesma ordem a Nani seria uma loucura. Compreendo a vertente negócio que fazes mas acho que num clube de futebol, para além dos riscos que tal representa, é mais importante o resultado desportivo do que o resultado financeiro.

    Como deves compreender é complicado para mim falar aqui no vosso cantinho sobre a qualidade de jogadores do SLB. Mas isso que tu dizes sobre a opnião generalizada dos benfiquistas é igual à opnião que os sportinguistas têm em relação à sua "cantera". Tudo o q sai da Academia é bom e nem sempre é assim. Falas do David Luiz (claramente um central de excepção e nível mundial) e eu posso falar do Carriço que começa agora a dar os primeiros, muito timidos, passos e a maioria dos sportinguistas já acha q ele vale milhões. São situações perfeitamente naturais. Posso dizer-te q fiquei escandalizado com o preço q o SLB pagou pelo Simão mas o jogador acabou por convencer-me. Acho Moutinho um excelente jogador e Liedson um dos melhores avançados dos ultimos 15 anos em Portugal. Por outro lado acho que Miguel Veloso ainda não fez nada no futebol para ter tanta pretensão de estrela na cabeça. Já agora, e amigos meus sportinguistas podem confirmar, mal vi os primeiros toques na bola de Cristiano Ronaldo disse que estava ali um potencial fenomeno (a forma como procurava sempre a baliza era impressionante) ao contrário de Quaresma q sempre achei um "brinca na areia" com pouca objectividade no seu futebol.

    Em relação ao Di Maria acho que ele neste momento vale os 30 milhões pois a qualidade técnica q tem é soberba, algo q salta aos olhos de qqr um por mais faccioso q seja. E estando a equipa em alta, o jogador em alta, com o Mundial à porta, é altura de o vender. E pq vender? Pq apesar do extraordinário potencial que o jogador revela corremos o risco de ele não dar aquele salto que lhe falta em termos de consistência exibicional e jogo colectivo. E se ele estagna, se ele "apenas" fica este Di Maria, é lógico q apesar de ir encantando e fazendo coisas maravilhosas vai perder interesse de mercado e tornar muito dificil uma venda por valores astronómicos. Mas se crescer como jogador como por exemplo Ronaldo cresceu então estermos perante um jogador para entrar rapidamente no top5 mundial. Portanto é vender agora em alta para com algum dinheiro da verba angariada segurar outros jogadores como Javi Garcia, David Luiz e Ramires, por exemplo.

    ResponderEliminar
  58. Um espectacular 2010 prócêses todos!

    ResponderEliminar
  59. Pedro,

    é portanto um benfiquista típico.

    O David Luiz não é um central de excepção, o Luisão é. O Di Maria não vale €30M porque tem muito ar dentro da cabeça. Aliás, comparar o Di Maria ao CR9 é perceber muito pouco de futebol. Hoje em dia não há jogadores que queiram fazer carreira que assumam que o pé direito é para subir no autocarro. Limitações técnicas em jogar com o pé não-dominante só permitem chegar ao estrelato a jogadores com uma enorme compreensão do jogo (Maradona, Messi). Ao Di Maria falta o pé direito, a compreensão, e a inteligência para perceber que assumir isso mesmo é um tiro nos pés (e isso não é nada surpreendente). Portanto comparar um jogador potencialmente completo como o CR9 aos 18 anos, com um jogador intelectual e tecnicamente limitado como o Di Maria aos 21 anos, diz muito da forma como vê o futebol. Apaixonadamente. Diria que o CR9 só é 3 anos mais velho que o Di Maria? Pois... é uma diferença galáctica de qualidade.

    E aquilo que não vê é sportinguistas a dizer que o MV24 é o novo CR9. Já para os benfiquistas, o que é do Benfica é sempre o melhor do Mundo (como o Simão e o Nuno Gomes).

    Sobretudo, o rendimento mais importante na vida de um clube de futebol é o financeiro. Ou acha que o Blackburn campeão conseguiu manter-se no topo, ou o Deportivo, ou o Nantes, ou o Estugarda... O Hertha - caracterizada há dias na imprensa como uma equipa de casados, desde que saiu ao Benfica passou uma equipa de topo alemã e o Kakar um jogador cobiçado pelos maiores clubes europeus - esteve a 4 pontos de ser campeão no ano passado. E acha que o rendimento desportivo vem primeiro?

    Primeiro pagam-se as contas. O resto é conversa. A glória é muito importante mas não paga contas. Percebo que, para um benfiquista, isto seja bastante difícil de entender, face ao volume de endividamento me que o vosso clube se está a pôr. Mas eu não tenho nada a ver com isso e também consigo elogiar a acção do Benfica no lado da receita.

    €10M ofereceu o Bolton pelo MV24 numa má época. Se acha pouco, não sei o que lhe posso dizer mais. Tivesse o Sporting vendido todos os seus jogadores por esta verba irrisória e as condições seriam outras.

    E nem falemos da cantera. Conheço alguns benfiquistas que também são entusiastas da própria cantera, que diziam que o André Carvalhas era o novo Simão, ou que o Yu Dabao era o grande tesouro, ou que o Romeu Ribeiro era o melhor médio-centro europeu da sua idade, etc. Mania das grandezas à boa maneira benfiquista também não falta quanto aos produtos da formação. O que lhes falta (e não a todos) é alguma qualidade.

    Sinceramente, espero que os benfiquistas não venham aqui, porque podem aprender umas coisas sobre substentabilidade. Os benfiquistas não percebem que o pior inimigo do clube são eles próprios. É assim em todos os patamares competitivos e isso mesmo é reconhecido por treinadores. Querem sempre que seja tudo "à Benfica", vivem noutra era.

    Em contrapartida, espero que os sportinguistas consigam questionar tudo para construir um clube melhor. Esta provocação que fiz acerca do Nani é bem ilustrativa que há regras que aceitamos (como a do tecto salarial ou a forma como deve ser estruturada uma hierarquia salarial) que têm pouca sustentação na realidade valorativa do que se fala. E - para sportinguistas - é urgente inverter o paradigma das perdas financeiras sofridas com jogadores contratados. É a nossa sobrevivência como grande clube que está Sporting. E temos de fazer as coisas "à Sporting", e não à FCPorto ou à Benfica.

    Saibamos utilizar as nossas mais-valias e seremos como os melhores. Seremos, sobretudo, equilibrados e teremos condições para sermos cada vez melhores.

    ResponderEliminar
  60. PLF, mas eu não comparei o Di Maria ao Ronaldo. Apenas disse que se ele evoluir como jogador como o Cristiano evoluiu será um caso sério. Não disse q era melhor, igual ou pior. A comparação q fiz foi apenas e só em termos de evolução como jogador. Ou seja, corrigir todos esses defeitos q aponta.

    Duvido q algum benfiquista tenha dito q o Nuno Gomes é o melhor do mundo..hehehe.

    "Primeiro pagam-se as contas. O resto é conversa. A glória é muito importante mas não paga contas."

    Mas esta frase choca com a defesa da manutenção do Nani. A venda do Nani foi excelente para pagar as contas. Um jogador q não tem peso na equipa é vendido a bom preço q permite segurar jogadores q têm peso na equipa.

    O q eu defendo é q a "glória" acaba por pagar as contas. Se pensarmos só em pagar as contas dificilmente teremos glória e pouco tempo depois as contas terão dificuldades em serem pagas.

    Abraços e bom ano novo!

    ResponderEliminar
  61. Pedro,

    Evolução no Di Maria só se se tornar um jogador diferente. Também é preciso ser inteligente para se saber evoluir. E metê-lo no top-5 mundial, juntamente com CR9, Xavi, Iniesta, Messi, Ibrahimovic ou Kaká só mesmo ao alcance de um delírio apaixonado.

    Sobre os méritos desportivos pagarem as contas, ainda bem que pensa assim. Não desejo mal ao Benfica, porque só um Benfica forte valoriza as nossas vitórias. Mas se os próprios benfiquistas nos ajudam, tanto melhor.

    E parece-me que percebeu tudo mal quanto à defesa da manutenção do Nani. O que disse era que o Nani pagar-se-ia a si próprio e o L31 nunca o faria. Portanto, numa perspectiva puramente individual, se o objectivo (e não seria um objectivo estúpido) fosse que cada jogador se pagasse a si próprio, então seria absolutamente cristalino que, antes de se oferecer €150mil/mês ao L31, que o Nani teria recebido essa proposta. Não consigo explicar isto com mais simplicidade.

    Achar que o Nani não tinha peso na equipa, quando acabou por ser vendido por €25,5M, também me parece algo estranho. Mas é livre de achar isso.

    ResponderEliminar
  62. boas entradas para tds os amigos que conheci no magrico com o meu pai no derby.diogo

    ResponderEliminar
  63. Ena, ena! É engano meu ou temos a estreia do 'basquetebolista' nos comentário cá da casa?

    Se assim for, mt bem vindo, Diogo!... :D

    E pronto, queimam-se os ultimos cartuchos deste malfadado ano! Que 2010 seja infinitamente melhor para o SCP! :)

    A nível pessoal, que seja igualmente um Feliz Ano Novo para tds os meus caros amigos 'nortenhos' e para tds aqueles que aqui nos dão o prazer dos seus comentários e da sua companhia!

    SL!

    ResponderEliminar
  64. Para todos os editores deste grande Blog e para os sportinguistas em geral, desejo um ano de 2010 repleto de sucessos desportivos e pessoais, bem como muita saúde, paz e amor!

    PS - Diogo, tu treina que ainda vais lançar umas bolas em Alvalade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  65. BOM ANO PARA TODOS OS AMIGOS DESTE GRANDE BLOG DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!

    SPORRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTTTIIIIIIIIINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (8) 40anosdisto (4) 8 (88) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (52) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (6) andebol 24/25 (1) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) aquisições 2024/25 (2) arbitragem (113) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (13) basquetebol 22/23 (2) basquetebol 24/25 (1) Bastidores (85) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeões europeus (1) campeões nacionais 23/24 (4) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (9) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (3) clássicos (12) Coates (6) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (8) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) Debast (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (101) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (7) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (9) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) eterno capitão (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (11) futebol de praia (1) futebol feminino (7) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futsal 23/24 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (32) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (11) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (21) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hóquei em Patins 23/24 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (7) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (7) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kovacevic (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (26) Liga 24/25 (9) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões 2024/25 (4) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (3) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (10) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Martim Costa (1) Martinez (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) mercado 24/25 (1) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (126) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) Neto (1) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (10) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (8) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (9) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (4) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quenda (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (49) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (25) Rúben Amorim (3) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (45) seleccionador nacional (12) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça 2024 (1) Supertaça Feminina (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (14) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (5) Taça de Portugal 24/25 (1) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tetra futsal (1) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (5) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (15) VAR (5) Varandas (30) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (6) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)