O Armistício Carvalhal
Confesso - acho aliás que deixei bem evidente -, que o meu acordar nesse domingo foi bastante penoso e amargo. Fiquei em choque ao descobrir o nome de CC para futuro treinador dos leões. A imagem que vinha associada a Carvalhal era muito negativa, resultante dos seus mais recentes insucessos. A estatística do Marítimo apresentava um cartão de visita nada aconselhável, senão mesmo aterrador. A ideia era a de que CC andava a ser ‘corrido’ de todo o lado desde a sua partida da península de Setúbal… Acresce, a este cenário já de si pouco recomendável, que a expectativa da maioria do universo dos sócios e adeptos leoninos, comigo incluído, apontava para outro tipo de solução, reforçada pela ‘surpresa’ que JEB prometera de véspera. Admito que já cogitava com um Co Adrianse ou um José Pekerman e foi com essa esperança que adormeci no sábado…
Como eu, muitos duvidaram do valor do nosso novo treinador. Era, pois, muito pouco plausível que, passados tão poucos dias, se formasse uma agregação (prematura?) como a que já se verifica em torno de CC. Muito do mérito é de Carvalhal que, com os seus actos (treino, mudança de sistema de jogo, confiança nos e dos seus jogadores…) e palavras (conciliadoras, motivantes e cheias de bom senso) conquistou as boas graças dos adeptos sportinguistas. O último exemplo, aqui apontado pelo LdA reflecte bem a inteligente estratégia que vem utilizando. CC também tem transparecido muita auto-confiança, cujo expoente máximo consiste no assumir, ele próprio, a responsabilidade pela preparação física da equipa. Parece querer agarrar esta oportunidade com garras e dentes… de um verdadeiro leão. Haja sorte, que para tudo é necessária, mais ainda para quem é treinador de futebol em Portugal...
Para o ambiente pacífico, que parece querer instalar-se, também tem contribuído JEB. Mais que não seja, por ser o máximo responsável pelo risco da contratação de CC, mas, será justo realçar, que com a chegada do sucessor do seu Paulo Bento, JEB parece ter finalmente encerrado a espiral de disparates que começavam a caracterizar as suas intervenções públicas. O tempo, incessante, não falha em dar razão a quem a tem e o meu ‘nortenho’ companheiro LMGM, bem que afirmava que, nalguns casos, o silêncio não é só o melhor conselheiro, é mesmo de ouro.
Recordo que o meu último post declarava o estado de guerra civil que se instalara no nosso clube, muito por culpa da polémica ‘Forever’. Está pois na altura de enterrar o machado de guerra bentiano e promover uma boa cachimbada pela paz. Para tal, de forma a consolidar o armistício promovido pelo advento de Carvalhal, nada melhor que uma convicente vitória hoje contra os calmeirões do Heerenveen e a consequente conquista da primeira posição no grupo D (de Determinação) da Liga Europa!
LdA,
ResponderEliminarHá muito tempo que uma determinada franja da massa sportinguista demonstrava o seu descontentamento face ao trabalho do "Forever", não totalmente pelo seu historial, mas sobretudo pela incapacidade de trazer algo novo ao Sporting.
Levámos agora uma dose de vitamina C - eu como tu também não depositava grandes esperanças - e ao menos recuperámos o nosso estado anímico e temos algumas esperanças (remotas diga-se de passagem) que o Sporting ainda consiga fazer uma boa figura. No entanto, ainda só passaram dois jogos que deixaram indicações positivas.
Pessoalmente, espero que seja uma "Onda Verde" que esteja para ficar e contará com o meu apoio. Mas a comparação com o antecessor será sempre feita: Às vezes, há que saber bater na mesa e dizer "Basta".
Para já está cá para ficar, mas um dia poderá ter de partir. Espero que esse dia venha tarde e que isso seja sinal de resultados reais e não um sinal de paciência e reconhecimento superficial.
SL
Assino por baixo este post!
ResponderEliminarAté porque precisamos de paz e de voltar a ser simplesmente sportinguistas, confiando em quem dirige o clube e deixando de sentir que temos que fazer ouvir a nossa voz! Haja confiança em quem dirige o clube, a todos os níveis (tecnico, directivo,...) e nós calamo-nos para reservar as nossas energias para um apoio incondicional, até porque é isso que queremos fazer, mais que tudo!
Virgílio
ResponderEliminarExcelente reflexão. Tudo o que o Clube mais precisa, neste momento, é de pacificação. A atitude calma e ponderada de CC, e o comportamento da equipa, tem destoado totalmente com o que se vivia há um mês atrás.
Os notáveis do bota-abaixo, não têm campo de manobra para falarem, JEB também resolveu, por bem, meter a viola no saco, e o próprio Sá Pinto, que tu esqueceste, tem mostrado um comportamento de grande qualidade.
Estas mudanças originaram um click, que fez com que a massa adepta, também se “reorganizasse” em torno da equipa, e acredito que rapidamente, voltarão os dias felizes, a começar por esta noite.
Hugo, obrigado pela deferência, mas acho que era ao Virgilio que te querias referir. :)
ResponderEliminarDeixo meu comentário para mais logo, porque também tenho uma achega a dar.
Abraço
LdA: LOL!
ResponderEliminarHabituas-nos mal... Sp a produzir post's uns atrás dos outros que às tantas a malta já nem liga a quem assina! hehe...
Hugo: acho que o LdA não foi assim tão ceptico com CC qt eu! :)
8: tens razão, Sá Pinto tb merece uma reverência pela sua atitude. Aliás foi comentada aqui 'ANorte' a excelente entrevista que deu ao rascord! Shame on me...
JG: estou confiante que o SCP continue a praticar um futebol que faça sentido. No actual momento é esse o gde catalizador para a pacificação e para nos centrarmos no tal apoio incondicional a que, tão bem, te referes.
SL!
1º Primeiro comecei a admirar a coragem do CC em aceitar o convite quando pelo que se diz muitos o recusaram e receavam !!!
ResponderEliminar2º A transformação da dinamica da equipa logo no 1º jogo reforçada com a exibição perante o SLB.
3º Pela gestão do balneário sem grandes ondas lá vai levando agua ao seu moinho !!!
4º Conseguiu em tão pouco tempo rejuvenescer as nossas expectativas em relação a equipa.
5º e último ponto conseguiu unir equipa e adeptos como à muito não se via.
Por isto tudo o CC já ganhou um adepto incondicional ... FORÇA CC!!
SL,
Amigo Virgílio,
ResponderEliminarMil pedidos de desculpa por tamanha insolência!
Excelente post!
O RESSURGIMENTO DO VERDADEIRO LEÃO!
ResponderEliminarhttp://estesportingfornever.blogspot.com/
Hugo,
ResponderEliminarNão há crise, amigo!
Gde abraço.
-----
Sérgio,
Sem dúvida que esses cinco pontos, resumem bem o eficaz trabalho realizado por CC até ao momento! Apenas faço uma ressalva ao 'pelo que se diz' do primeiro ponto, que me parece ter resultado de mt especulação da imprensa lampiã... ;)
SL!
Virgílio,
ResponderEliminarExcelente post! Como tu, também eu vi a escolha do Carvalhal com espanto e surpresa (não das boas), direi mesmo com desagrado, o que não me impede de o apoiar a partir do momento que passa a ser o nosso treinador.
Apesar de só terem passado 2 jogos, sente-se que a nação leonina não se encontra (tanto) em confronto. Como diz o JG, a necessidade de nos fazermos ouvir, já não é a mesma e estamos centrados naquilo que queremos fazer: apoiar.
Aqui o mérito é de CC mas também pelo facto de se ter dito "Chega!" a Paulo Bento, treinador que após um período de graça, nos dividiu tremendamente. A chicotada teve pelo menos o efeito de nos unir.
Quanto ao jogo de hoje, espero como sempre a vitória. Eles estão melhores mas nós somos melhores que eles e temos que o demonstrar em campo.
Convocar o Stoj é um risco mas se Carvalhal disse que contava com todos, algum dia teria que o fazer. Espero que a estabilidade do grupo se conserve e que paulatinamente comecemos a recuperar e a praticar bom futebol. Sim, porque jogar apenas bem não chega, são precisos resultados.
jvl,
ResponderEliminarEstava exactamente com isso em mente e tencionava escrever algo deste estilo: Carvalhal trouxe paz de alma ao Sporting e por ora, sentimos vontade de fazer aquilo que mais gostamos: Apoiar o Sporting.
SL
"...porque jogar apenas bem não chega, são precisos resultados."
ResponderEliminarJVL,
Por isso é que eu hoje peço uma vitória convincente. :)
FORÇA SCP!
Virgilio:
ResponderEliminarTens razão. Desde o inicio que não tenho tantas reservas como as manifestadas por grande parte dos Sportinguistas relativamente a CC. Porque "conheço" CC desde os tempos de jogador, e, como homem que vive a norte, sei o que dizem dele o que os conhecem, e, mais importante, conheço o seu percurso profissional. Se, tendo em conta o percurso de ambos, PB pôde ser nosso treinador durante 4 anos, CC merecia pelo menos a oportunidade. Lembro que CC é licenciado em Educação Fisica e Desporto, por isso é competente para ministrar a preparação fisica, é formador de treinadores, de muitos que hoje estão no activo
Mas o curriculum é apenas o passado e cabe-lhe a ele demonstrar as qualidades que muitos lhe reconhecem. Ao clube proporcionar-lhe as condições para que aquelas sejam potenciadas. CC revela para já bom-senso nas suas opções e um discurso actualizado e de acordo com o espirito necessário para este momento no clube. CC revela perceber as condições que enfrenta, tendo em conta o passado, em que o seu antecessor foi factor de profunda divisão.
A esse propósito diria que PB, conhecido como defensor do clube, depressa deixou cair a mascára, sobretudo na última entrevista que deu. Tão elogiado pela sua frontalidade, deixou bem claro que acima de tudo defendia-se a si próprio, não hesitando em deixar uma "bomba de fragmentação" que só não provocou piores estragos porque os Sportinguistas perceberam bem as suas intenções. Acima de tudo parece que há diposição interna para sermos "apenas" Sportinguistas, como bem idz o JG, isto enquanto não chegam inevitavelmente, novas discussões sobre património e alienações.
As coisas parecem de facto correr melhor, sobretudo porque "lá em cima" parece ter voltado o sentido de estado e o respeito pela função que se desempenha.
Como terminava o post de ontem, assim faço o de hoje: "Só" falta ganhar...
"...isto enquanto não chegam inevitavelmente, novas discussões sobre património e alienações."
ResponderEliminarLdA:
Esse é outro pomo de discórdia q para já, está adormecido… E que é bem mais difícil de solucionar. Ainda agora se resolveu um enorme foco de divisionismo inter-pares no ‘planeta’ Sporting, convém, tb por isso, não levantar agora outro machado de guerra que, ao contrário do bentiano, não está nem enterrado nem a 'desaparecer' rapidamente. Apenas se encontra pousado algures... lá para as bandas de 2010.
Qt à tua confiança em CC, folgo em saber dessas informações privilegiadas e que um gajo cá do “enterior desquescido e ostralixado” não tem acesso, hehehe! É bom saber que CC é mt considerado por esses lados. Como digo, q tenha mt sorte no SCP e como tu dizes só lhe falta ‘ganhar’. Que comece já hoje na senda das vitórias! :)
Porra q nc + chegam as 20:05 horas… :)
Abraço.
Muito bom Virgilio, é mesmo só para deixar este apontamento que o meu tempo anda desaparecido.
ResponderEliminarBem...que jogaço que estamos a fazer...
ResponderEliminar0 - 1
ResponderEliminarA ver se espevitam...
Aquele Pedro Silva é um espectaculo.
Virgílio,
ResponderEliminarE renovaram com ele...nós nem precisávamos de reforçar a defesa nem nada...
Agora vem ai alguém q vai por o sector defensivo td a mexer...
ResponderEliminarUiiii... Quase.
ResponderEliminarIncrível... Liedson falha dois golos feitos, primeiro de cabeça e agora com o pé direito. Assim, não!
ResponderEliminarÉ sempre um prazer ver as exibições do Grimi, fiquei extasiado com aquele centro.
ResponderEliminarAlguem mais entendido e conhecedor, consegue explicar-me os indices fisicos desta equipa?
ResponderEliminarA diferença que se nota em relação a sabado é normal ??
Grimiiiii... vá lá... conseguiram o pontinho q faltava.
ResponderEliminarLOLOLLLLLLL
ResponderEliminarRealmente....
O pior foi quem nos safou. Como diria o Carlos Manuel, o futebol é isto.
ResponderEliminarOra nem mais :)
ResponderEliminarA todos as boas noites! Está feito, certo? Próximo desafio: Setúbal! Apurados para outra ronda da UEFA é hora de começarmos a subir na tabela do campeonato! Fisicamente esta equipa está um desastre. Muito fute-volei na pré-época deu nisto! É necessário ainda muito trabalho pelas bandas de Alcochete!
ResponderEliminarBom post, amigo Virgílio.
ResponderEliminarApesar de hoje não ter corrido como esperávamos, saúdo esta lufada de ar fresco que há muito precisávamos em Alvalade. Há um novo discurso, fruto de uma nova cultura que se pretende instalar e isso é positivo. O post anterior do LDA, referenciando a conferência de imprensa antes do jogo é sinal disso mesmo. Está na hora de nos unirmos e pacificarmos em torno do nosso ideal que é o Sporting.