terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hora dos líderes, se os houvesse...


Dizia eu na crónica do jogo de sábado passado com o U.Leiria que no futebol é preciso muito mais do que simples atitude ou disposição para o jogo. Sem elas é difícil ou impossível uma equipa triunfar, por melhores que sejam as condições técnico-tácticas, ou a classe individual. É precisamente isso que me parece faltar no colectivo do Sporting, onde este substantivo não faz sentido. Não me refiro à entrega ao jogo, à forma como se disputa os lances ou pelos quilómetros que se correm. Parece-me isso sim que esta equipa se comporta como uma menina mimada, incapaz de reagir perante as dificuldades.

É pois a falta de carácter para a competição que me parece ter faltado mais uma vez no sábado. Não tendo entrado mal no jogo, foi ao esbarrar nas primeiras dificuldades que todo o edifício colectivo ruiu, passando cada jogador a actuar sem qualquer articulação com os demais, denotando igualmente falta de concentração como a que se pode observar no lance em que se sofre o golo. Tendo Patrício actuado mal, como se pode classificar a apatia geral reinante, em que ninguém bloqueia a acção dos 2 jogadores leirienses, como obrigaria a defesa à zona?



Se repararem bem, no lance estão envolvidos os nossos jogadores mais experientes: Polga, Abel, Caneira. Certamente um a pensar como é bom o Natal nos trópicos, outro a desejar os coscorões à lareira no Alto-Minho e outro a pensar que estava tão bem quietinho a comer leitão de Negrais, para que raio foi fazer o favor ao lampião do Seara. É destas cabecinhas de vento que devia sair a voz de liderança em campo, sempre que as coisas corressem mal. Ao invés, são os bebés Adrien e Pereirinha, abdicando precocemente das fraldas e chupetas, acolitados pelos imberbes Moutinho e Veloso, que têm que empurrar a equipa para a frente. Podemos discutir tácticas e modelos de jogo, mas sem preencher esta lacuna dificilmente chegaremos a algum lado.

Faltam líderes em campo, nitidamente. Sem líderes e sem caracter para dar a volta aos reveses de cada jogo vai ser dificil inverter o actual rumo. Não é a aposta na formação que tem falhado. O que tem falhado é a chamada política de contratações, que a única coisa que tem reforçado é a despesa, com salários de jogadores que pouco ou nenhum valor acrescentam ao nosso futebol. Diz o Presidente que há dinheiro, digo eu que não há espaço para mais flop´s.

22 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    vinha para casa a dizer que a responsabilidade do golo tinha de ser repartida pela equipa, exactamente pelas mesmas razões que alude (a imobilidade dos defesas do Sporting).

    Mas quando vi as declarações do RP1 só posso aceitar e dizer que a responsabilidade pelo golo é 100% do RP1. Mas não a responsabilidade pela derrota. Essa é da equipa.

    Estou totalmente de acordo com o resto, com uma única excepção. Acho que no sábado o Sporting entrou muito mal. A 2ª parte - ao contrário do jogo contra o Heerenveen, por exemplo - é que foi de modo a pensar que as coisas poderão melhorar.

    E o nosso líder, penso-o de há muito, é MC12. O problema era que o sargentão-bento não admitia contra-poderes dentro do balneário e tratou de o silenciar. Já não se vê aquele MC12 que entrava em campo, mesmo lesionado, para ajudar a equipa. É preciso recuperá-lo porque o MC12 é o (bom) jogador que é sobretudo pela sua personalidade.

    Agora... tempo, paciência e estabilidade, é o que o Sporting precisa.

    ResponderEliminar
  2. Um lance destes, pode acontecer num jogo. Numa marcação à zona, às vezes vai um ou vai o outro e depois não vai nenhum... Neste caso em concreto, além do evidente erro do Rui Patrício, parece-me que o Caneira podia ter feito mais qq coisa...
    Mas como acima disse, não passa de um lance... e por isso preocupa-me mais a forma como jogámos praticamente toda a primeira parte...
    Apesar de eu gostar muito do Moutinho, continua a achar que não tem personalidade e feitio para ser capitão do Sporting.
    Falta-nos um Sá Pinto com menos 10 anos... digo eu!

    Saudações Leoninas.
    saint

    ResponderEliminar
  3. Lda:

    Completamente de acordo. Falta liderança, dentro e fora do campo.

    Qt ao que o presidente diz, tb se escreve? Eu bem dizia que JEB andava bem era caladinho...

    Agora que a época (pelo menos o título mais importante) é uma autentica miragem é que a miragem do dinheiro aparece... 'Raios parta' q andamos sp todos trocados, fosga-se.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro Virgilio,

    Segundo li a liquidez financeira advém da reestruturação financeira.

    "Agora... tempo, paciência e estabilidade, é o que o Sporting precisa.

    Acho que é essa a eterna esperança de qq adepto Sportinguista, mas sem resultados positivos com as guerrinhas internas que abundam no nosso clube ... vamos ver se os ventos mudam e sopram mais a nosso favor.

    SL,

    ResponderEliminar
  5. Sérgio,

    o maior problema do Sporting é que andaram a pedir tempo, paciência e estabilidade em suporte de soluções que eram claramente inexequíveis: as soluções do PB que passavam por desvirtuar o Modelo do Sporting.

    Admitindo que agora é difícil pedir mais, porque já se pediu antes, é necessário fazê-lo para verificar se o regresso ao Modelo de jogo do Sporting traz os frutos que se pensa poderem trazer. Eu estou convencido que sim.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    Totalmente de acordo na questão essencial: faltam-nos verdadeiros líderes em campo. O Moutinho, que eu queria que fosse o capitão na altura do Custódio, não tem perfil. Neste jogo, vi mais vezes o Postiga abordar o árbitro, ou em primeiro, para o anti-jogo leiriense que o Moutinho.
    Um dos que me parece ter o melhor perfil para este papel, não tem jogado e chama-se António Leonel.

    PLF,

    Um líder que concorre a uma junta de freguesia é tão bom como um que diz na pré-época que se quer ir embora. Não servem.

    ResponderEliminar
  7. JVL,

    tanto o T13 como o A78 têm essa preocupação. Falta-lhes o talento.

    O MC12 precisa de ser recuperado para e pelo grupo. Nada é imutável. Como não o facto do actual capitão do Sporting ter dito que queria sair, ou o sub-capitão se ter recusado a jogar, ou o sub-sub-capitão ter um histórico disciplinar longo, etc.

    Como disse, o PB tinha o condão de fazer alterar as percepções. Não quis que o MC12 lhe fizesse sombra e apagou-o.

    Mas há um líder naquele balneário. Só não tem senioridade: DC3.

    Ele, muito mais do que o HP23, tem uma personalidade unânime junto dos colegas. Os capitães não são aqueles que ostentam a braçadeira nem aqueles que refilam com os árbitros. São aqueles que lideram os colegas e que os levam a superar-se. Nisso, JM28 apesar da sua indesmentível dedicação, não se transforma num exemplo para os colegas. T13 sim, mas HP23 não. A inteligência que lhe falta como jogador é a inteligência que lhe falta como líder.

    ResponderEliminar
  8. PLF,

    Usei o exemplo do Postiga interpelar o árbitro apenas como isso: um exemplo de algo que o capitão faz durante o jogo. É um facto que o Moutinho nunca tem este tipo de intervenções e isso faz parte do seu papel de capitão.

    ResponderEliminar
  9. Caro Sérgio:

    Hummm... A reestruturação financeira foi realmente aprovada em AG, mas já foi implementada? É q ñ se deu por nada... Consta que ia ser adiada por uma porradona de meses... Pelos vistos, não foi. Mas avisem lá o presidente do Concelho Fiscal s.f.f. q o homem ainda ñ sabe de nada.

    Mas a minha questão nem era bem essa. O q eu queria era ver estratégia, planeamento e, claro, reforços a tempo e horas e não à pressa na reabertura do mercado e a meio de uma época praticamente arrumada, para calar alguns 'terroristas' e curar eventuais depressões...

    SL!

    ResponderEliminar
  10. PLF,

    Neste caso não partilho da sua opinião. Se há qualidade que acho que o Postiga tem, essa qualidade é a inteligência. E sinceramente, neste momento preferia tê-lo como titular do que ter o Liedson, que acho que está francamente fora de forma.

    ResponderEliminar
  11. Bruno,

    não são 2 jogadores que sejam particularmente inteligentes a decidir.

    Ao L31 falta escola e sentido de jogo colectivo. Ao HP23 falta compreender melhor o jogo e as suas próprias movimentações. Porque senão aliaria o seu talento técnico (que é alto) à sua qualidade técnico-táctica (que é baixa). E por isso tem sido recambiado de todos os clubes até ao Sporting...

    Por isso, a menos que veja nas movimentações do HP23 muita inteligência (e vejo-o fazer várias decisões, desde a forma de se desmarcar até ao momento de chutar à baliza que são de fazer corar um Escola), acho que não discordamos.

    ResponderEliminar
  12. O Daniel Carriço é, sem dúvida, um líder. Mais do que o Tonel, mais do que o Polga, mais do que o Liedson e muito, muito mais do que o Moutinho. A liderança não se adquire, não se constrói, não se impõe; é inata, natural. O Carriço tem-na. Com ou sem braçadeira. Faz-me lembrar em muito o Beto!

    ResponderEliminar
  13. Sem qualquer dúvida construía uma equipa em torno de Daniel Carriço.

    Sobre Abel acho que ainda vai dar um post. O tema é a incapacidade do Sporting gerir o fim de carreira dos seus bons profissionais e aqui entra Abel, é um jogador que já não consegue ser o dono da lateral direita, está esgotado como titular de um candidato ao titulo, mas já foi e tem experiência e conhecimento suficiente para ser útil ao Sporting a enquadrar jogadores no balneário e a cobrir as faltas de um jogador titular.

    Contudo está a ser trucidado em lume alto e vai sair, como outros, perfeitamente esgotado e destroçado connosco e nós com ele.

    ResponderEliminar
  14. Tendo chegado tarde, vou tentar responder a todos de forma genérica:

    Antes de mais convém salientar que o lance do vídeo serve para demonstrar acima de tudo a falta de concentração com que a equipa abordou o lance. Basta ver os olhares de surpresa dos intervenientes, como se não soubessem de onde tinham caído os jogadores da UDL.

    A questão de liderança é diferente e para o exemplificar teríamos que nos socorrer de mais do que um lance. Mas notou-se que, quando o nosso jogo começou a "emperrar", não houve uma voz dentro de campo que rectificasse posições, acertasse marcações ou apelasse ao sangue frio. Vi o jogo pela televisão, mas até por aí foi visivel o desnorte, conseguindo apenas rectificar a partir do intervalo, por intervenção notória do treinador. É pura especulação dizer que se podia, com uma intervenção dessas, ter evitado o golo, mas ter-se-ia evitado ou atenuado a imagem deixada na 1ª parte.

    Sobre quem deve transportar a bandeira da liderança, aceito que ela tem por tendência impôr-se naturalmente e, sem conhecer pessoalmente os elementos do plantel, torna-se dificil de fazer grandes juízos. Ficando pela observação da prática sou levado a concluir que essa uma lancuna a preencher. Quanto antes melhor.

    ResponderEliminar
  15. Ficando pela observação da prática sou levado a concluir que essa uma lacuna a preencher. Quanto antes melhor.

    ResponderEliminar
  16. leaodealvalade, experimenta, amanhã, seguir os movimentos do Carriço. No jogo contra a Leiria, nos vinte minutos finais que vi, dei por ele a gritar para os companheiros, a mandá-los avançar... e já não é a primeira vez que o vejo fazer isso.

    ResponderEliminar
  17. Ana:
    Na televisão perde-se muitos pormenores como esse de que falas. Mas reconheço os predicados de Carriço de que falas, já o vi fazer isso ao vivo. A observação da idade, feita pelo PLF faz sentido, uma vez que devemos dar-lhe espaço para crescer futebolisticamente, sem preocupações adicionais. Mas está ali o futuro capitão, pelo que vem demonstrando até hoje.

    O ideal era mesmo ir a Berlim, cidade fantástica, mas o financeiro aqui do blogue é um unhas de fome.

    ResponderEliminar
  18. Sempre ouvi dizer que a idade não é um posto... o Beto também foi capitão muito jovem e não me lembro de alguém pôr em causa o merecimento e as capacidades para merecer tamanha responsabilidade. E temo que o Carriço não permaneça no Sporting até atingir a idade que, pelos vistos, se pensa que é preciso ter para assumir o comando da nossa equipa...

    ResponderEliminar
  19. È um dos tais grãos de areia que emperra a máquina SPORTING.A falta de um líder que como o PFL disse o PB fez questão de silenciar os contra poderes dentro do balneário.Foi assim com sá pinto que teve que acabar a sua carreira fora de alvalade foi com beto e foi com derlei. Todos sabemos que ninguém fez força para o derlei continuar pois tratava-se de uma voz que dava garra e força lá para dentro..Não me esqueço daquela meia final contra as gaivotas que quando ele entrou deu a volta a equipa e lutava muito lá na frente e ajudava muito o levezinho..O PB não fez força para ele ficar e depois foi buscar aquela merda do caicedo..E é por isso que andamos no sétimo e que aí vém mais duas derrotas a seguir..Ou alguém acredita que vamos ganhar a naval depois de pouco tempo de recuperação?

    ResponderEliminar
  20. LDA,

    Faltam-nos líderes dentro de campo e fora dele. A estrutura do futebol do Sporting precisa na minha opinião de um director-geral que seja uma figura forte e com poder decisório sobre os mais diversos dossiers.
    No entanto e quanto ao essencial, que é a tal voz de comando, subscrevo na íntegra. Longe vão os tempos do Vitor Damas e do Manuel Fernandes, onde os miúdos recém promovidos se sentiam como peixes na água junto das suas referências. Longe vão esses tempos.
    Como dizia Manolo Vidal em relação a um ex-jogador nosso agora no Atlético Madrid, formamos jogadores falta-nos formar Homens.
    Essa é uma lacuna gritante

    ResponderEliminar
  21. Pego nas palavras do Sr. Manolo Vidal, citadas pelo Juvenal, porque para mim está aí a razão da falta de liderança, que efectivamente existe na equipa de futebol profissional do Sporting: falta um Homem à equipa.

    Há alguns, poucos, homens, há vários homenzinhos e muitos meninos. E dos que eu considero homens com capacidade para puderem liderarem a equipa, nenhum tem estatuto de titular, o que lhes retira algumas potencialidades de comando. Podem tentar ajudar no balneário, mas é necessária uma voz de comando dentro de campo, especialmente se vinda de alguém que seja desportivamente relevante.

    Vou dar um exemplo que apesar de ser uma modalidade diferente se passou comigo na minha chegada, vindo dos juniores, à equipa principal de basquete do Sporting. Num dos primeiros jogos da época em dois ataques seguidos a bola chegou à minha mão, com cerca de 5 a 6 segundos de ataque e lancei as duas vezes. Apesar de ter convertido ambas os lançamentos, o capitão de equipa passou por mim e disse-me textualmente:

    “Menino, calminha. Estás aqui é para jogares com os teus colegas de equipa. Se queres jogar sozinho vai para o atletismo”

    Saltam-me à memória dois nomes que em épocas diferentes, exemplificam bem o que se pretende de um capitão: Manuel Fernandes e Oceano. Acredito que se Carriço se mantiver no Clube terá todas as condições, para ser um grande capitão.

    ResponderEliminar
  22. Juvenal:
    Foi completamente intencional manter esta apreciação entre as 4 linhas do campo, evitando fazer comentários sobre a liderança do clube, num sentido mais lato. Infelizmente as últimas noticias não são muito inspiradoras, sendo até preocupantes.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)