Foi com alguma decepção que olhei para a constituição da equipa. E bastaram os primeiros 15 minutos para perceber que os meus receios eram fundados. E também não ajudava muito a disposição colectiva, ao jeito de excursionistas em piquenique, com a ideia de que farnel estava garantido. Matias e Postiga e Veloso, postados diante de Adrien e Moutinho, dificilmente permitiriam a profundidade necessária e desejável para fazer chegar à baliza contrária com qualidade suficiente para fazer golo.
Esse quase surgiu numa jogada típica de Liedson, ao não dar como perdida uma bola uma tentativa de atraso de uma defesa holandês para o seu guarda-redes. Um lance fortuito, e único, o que diz muito da incapacidade atacante da equipa. Sem profundidade, sem velocidade, o Sporting tinha o jogo controlado, desde que a bola não se aproximasse do nosso corredor defensivo do lado direito, onde Pedro Silva era literalmente comido de forma quase pornográfica. Quando chegou o intervalo ainda se esperava que o jogo começasse.
E seria num lance verdadeiramente indecoroso que o lateral-direito permitiria o lance que ditaria o inaugurar do marcador, praticamente na abertura da 2ª parte. Era difícil pedir pior. Não que o golo tivesse mudado a disposição defensiva dos holandeses. Mas fez abanar a equipa, como se viu nas bolas consecutivamente perdidas.
No primeiro lance que conseguimos aproximar a bola da linha de fundo, por Izmailov, chegou a primeira oportunidade construída apenas com a nossa intervenção. Liedson permitiu a defesa do guarda-redes holandês. De seguida o mesmo Liedson, após boa jogada de entendimento, em tabela, com Postiga, deixou claro que está longe dos melhores dias. E terminou aí o discernimento, mal tinha começado. O Sporting conseguia encostar os holandeses, mas estes davam-se bem com isso, não se inibindo de permitir cantos atrás de cantos, porque aí dominavam como queriam.
O prémio estava reservado para a melhor jogada do encontro. Jogada envolvente, a arrastar a defesa holandesa para o seu lado direito, com Izmailov a servir atrasado Liedson, e a este a endossar para Grimi, a fazer golo, calcule-se, com o pé direito.A provar que se fica mais perto de marcar quando se joga bem.
Quem esperava milagres vai ter que continuar sentado. É que estes dão muito trabalho e este, para ser bem feito, precisa de tempo. Ora tempo é coisa que não existe em futebol. É preciso começar a ganhar ontem. Mas não deixa de ser miraculoso termos sido salvos por Grimi, conseguindo assim o apuramento.
Jogo fraquinho...
ResponderEliminarhttp://visaodemercado.blogspot.com/2009/12/inercia-do-pouquinho.html
Parece que alinhamos novamente em losango, segundo os entendidos da TV. Curiosamente, voltamos a jogar sem garra, sem vontade, sem chama. Alguém tem que assumir o jogo. Faltou profundidade e velocidade. Problemas que bem conhecemos de há muito. Saúdo o regresso de Izmailov, bem falta nos tem feito e saúdo também a conferência de imprensa do treinador antes do jogo, que tem incutido uma nova atitude, dinâmica e cultura de vitória que há muito o clube necessita. Não há milagres, mas há estrelinhas. Em Janeiro, nos Reis, precisamos de prendas.
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminarO Pedro Silva tem que começar a pagar bilhete para assistir aos jogos do Sporting!
E dos mais caros, daqueles que só se cobram aos espectadores com direito aos lugares mais previligiados. No golo do Heerenveen então, deve-se ter divertido à bruta, até deu para ver a jogada do holandes em slow mo...
Enfim, ao SCP valeu um golo nos descontos e do pé mais improvável dos 44 que se encontravam dentro daquele miserável relvado...
A cachimbada está difícil...
Abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMas o q é q se passa com esta cx q está a replicar os meus cometários, carago?
ResponderEliminarLeão Transmontano,
ResponderEliminaros entendidos da televisão devem ter visto um jogo diferente daquele que vi há bocado em Alvalade...
Ainda antes de um comentário mais profundo queria dizer é injusto bater-se exclusivamente no PS5. Ele é mau, muito mau, mas não é o único responsável do golo do Heerenveen. O passe para o médio-centro holandês que coloca a bola nos pés do médio-direito é do LG18.
E, por uma questão de justiça, devemos dizer: LG18 é tão mau quanto o PS5. Não é por ter marcado um golo (totalmente por acaso) que deve ficar imune às críticas.
PS5 e LG18 na América do Sul, para ontem!
PLF:
ResponderEliminarA critica ao PSilva está lá e não podia ser mais clara, do título do post ao "milagre".
Quanto à equipa não teria sido mais proveitoso termos tido Pereirinha à direita, Matias ao centro, do que aquilo que vimos? Embora também deva dizer que Adrien e Veloso estiveram muito abaixo do que podem e sabem. Com adversários como este, que jogam atrás da bola, caber-lhes-ia assumir mais o jogo, não ficando à espera que as coisa aconteçam.
Apesar dos comentários ridiculos dos maduros da SIC, que chegaram a sugerir o chuveirinho (????), o Rui Santos disse algo com que concordo: para alguns destes jogadores está na hora de mostrarem o que valem, na hora da verdade. E para isso, digo eu, tem-se que jogar com o Heerenveen como se fosse com slb ou com uma grande equipa.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminaro seu post e comentário acerca da constituição da equipa diz tudo. Precisamos de ser nós a explicar ao CC?
Quando em Alvalade se fizer o que manda o bom senso e as coisas continuarem a correr mal, aí fico preocupado. Até lá...
Dizia, ao intervalo, que com aqueles 11 jogadores (que nunca colocaria em campo!), jogaria de 3 formas diferentes antes de escolher aquela disposição táctica. E são, por ordem decrescente de preferência:
3-4-1-2 com RP1; DC3, AP4, MC12; PS5, JM28, AS6, MV24; MF14; HP23, L31.
4-1-3-2 com RP1; PS5, DC3, AP4, MC12; MV24; JM28, AS6, MF14; HP23, L31.
4-1-2-1-2 com RP1; PS5, DC3, AP4, MC12; MV24, AS6, JM28; MF14; HP23, L31. Fixando os 3 do centro, deixando os 3 da frente procurar os espaços e o MF14 cair para as laterais.
Agora, este 4-4-2 clássico, com MV24 e MF14 nas laterais nunca teria profundidade. Na prática MV24 jogou a defesa-esquerdo com o MC12 nas costas e o Sporting atacava em flagrante inferioridade numérica.
O que ficou de preocupante de ontem é que CC passou 45min a olhar para um conceito de jogo que não estava a resultar e não mudou nada. E quando foi ao banco buscar alternativas, colocou o LG18 no lugar no MC12. São 2 erros de uma assentada. A entrar o LG18 deveria ser para o lugar do PS5 (pelo menos ficava-se apenas com um jogador fraquíssimo), mas isso já seria violar a regra não escrita do "não meter o LG18" (porque é fraquíssimo).
Seria diferente se as substituições tivessem sido BP25 e MI7 para os lugares de PS5 e MF14? Seguramente.
A jogar com estes holandeses, justifica-se manter o Adrien, Veloso e Moutinho os 90 minutos ?
ResponderEliminarAcho um sinal muito preocupante, pareceu-me ver mentalidade de treinador de equipa pequena.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarmas quero ver o LG18 a apanhar pela mesma medida! Porque são os 2 miseráveis!
FCS:
ResponderEliminarEssa observação não me parece fazer sentido, uma vez que não estamos a falar de 3 trincos, como parece sugerir.
PLF:
Creio que o Caneira saiu lesionado, até porque a substituição esteve para acontecer antes do intervalos. A não ser isso é muito difícil de compreender a substituição.
No último comentário queria dizer "A critica ao Grimi está lá e não podia ser mais clara, do título do post ao "milagre" e não PSilva, como ficou.
LdA,
ResponderEliminarestou a pensar tomar medidas drásticas. Uma petição?
Pessoal,
ResponderEliminarChegado de Alvalade posso dizer-vos que mais do que a táctica que jogámos, ou a figura aritmética que queiramos utilizar para a mesma, uma constatação é evidente.
Muito trabalho espera a CC para levar a bom porto esta nau desgovernada. É mau demais aquilo que nos tem sido dado a presenciar e hoje não foi mais do que uma cópia "pirata" e já gasta destes cinco meses da época 2009/2010.
Muito mau tudo aquilo que presenciei esta noite. Valeu o apuramento para me animar um pouco.
Mas são três jogadores de características muito semelhantes, que jogam basicamente pelo meio ou para o meio (Veloso).
ResponderEliminarE quanto a mim o Adrien realizou um jogo bastante fraco.
As minhas substituções teriam sido:
Pereirinha pelo Pedro Silva
Tirar o Caneira, passar o Veloso para LE e lançar o Izmailov
Caicedo pelo Postiga
PLF:
ResponderEliminarNão sei se é a sério ou a brincar. Olhando a sério, parece-me contraproducente. Todo o barulho que se possa fazer à volta da equipa ou de algum jogador em particular parece-me condenada a desestabilizar e algumas daquelas cabeças nem precisam de tanto, como se vê.
O encontro de 2ª feira vai ser mais difícil ainda, porque MFernandes viu este jogo e saberá tirar o seu proveito. Se os jogos que se seguem são com adversários ao nosso alcance, e por isso aparentemente mais fáceis, esta equipa já deixou claro que só se parece motivar e jogar concentrada com adversários fortes. Preocupante, uma vez que o campeonato é disputado na sua maioria com adversários desse género, e muitas vezes ganhos aí.
FCS,
ResponderEliminarhonestamente, para mim a sua afirmação sobre o jogo do AS6 é incompreensível. Não foi apenas quem mais correu no meio-campo, foi quem mais deu bolas a jogar, quem mais se preocupou em catapultar a equipa para a frente e quem fez mais passes de rotura. Foi também, juntamente com o DC3, o único jogador preocupado em verticalizar o jogo e foi o único jogador a colocar a bola entre as linhas.
Jogadores assim não fazem apenas muita falta, são muito raros.
Infelizmente como a última imagem é a que fica, falhou alguns passes a partir dos 80min de jogo, quando estava já esgotado. Mas ainda assim fez uma abertura para o MV24 na esquerda e continuou a pautar o jogo, quando o JM28 já estava mais encostado à direita do que deveria.
AS6 foi simplesmente o MVP de hoje.
Grande Juvenal:
ResponderEliminarNão te quero estragar o resto da noite, mas a pergunta que me faço é para que serve o apuramento a jogar desta forma...
Resta esperar que as mudanças se consolidem, mas CC hoje inventou, mas o resultado não merece nenhum Nobel.
Grande abraço!
LdA,
ResponderEliminarera a brincar. Embora estivesse disposto a cumprir uma promessa dolorosa só para ver o LG18 e o PS5 longe de Alvalade.
LDA,
ResponderEliminarTens razão amigo. A jogar assim o apuramento é só para o ego. Não sei que te diga perante tamanha mediocridade.
Olha, temos que aguardar que CC mesmo sem Nobel seja premiado com alguma melhoria de atitude de alguns jogadores, que com esta ou outra táctica, esta ou outra opção, não querem mesmo nada com aquilo. Uns por falta de classe e outros por falta de crença.
Vamos aguardar por melhores dias/noites.
Grande abraço para ti e domingo tens aí o andebol perto. Dá lá uma saltada a apoiar os rapazes.
Juvenal:
ResponderEliminarNão é assim tão perto como isso, mas a única coisa que me tirará de lá será o facto de estar de serviço de motorista ao basquetebolista cá do sítio. Já estive no dragão caixa e, apesar de termos perdido, acho que temos equipa para ir até ao fim, com pretensões.
PLF:
Também estaria nessa disposição, desde que a seguir não tivesse que fazer outra para me livrar dos substitutos. Neste momento ponderaria encostar o Veloso à esquerda e Caneira ao lado oposto.
PLF:
ResponderEliminarA quantidade de passes que o Adrien falha.... e a falta de pernas que mostra com 20 aninhos, deixa-me de pé atras.
LDA,
ResponderEliminarEu sei que não é tão perto assim, ainda terias uns kms ida e volta para palmilhar, e o serviço ao basquetebolista é uma causa justíssima.
Quem sabe não terás aí em casa um futuro leão na "nossa" modalidade.
FCS,
ResponderEliminardesculpe a imputação, mas é típico dos sportinguistas procurar assacar responsabilidades a quem menos deveria tê-las e esses são - normalmente - os jogadores da formação do clube. É uma coisa que me deixa fora de mim.
O PS5 não sabe defender? Pois, é um facto.
O LG18 acerta 1/3 dos passes? Sim, mas nem se refere porque já é habitual.
O HP23 passa 70min em campo sem que se desse por ele (tocou 5xs na bola na 2ª parte, uma das quais bem!, estive a contar). Pois, mas pelo menos não fez "asneira".
O AP4 não acerta um passe de mais de 10 metros? Claro, mas também já estamos habituados.
O MF14 esteve tão presente em campo que ninguém se lembra que jogou os primeiros 45'? Sim, mas é um jogador de rasgos.
O JM28 deixou o trabalho defensivo do meio-campo exclusivamente para o AS6? Sim, mas era preciso alguém para desequilibrar.
Agora... o AS6, que além de ter recuperado inúmeras bolas, as colocou quase todas jogáveis e procurou dar profundidade ao jogo, é que tem de levar na tola. Falhou uns passes e estava roto a partir dos 80' (porque seria?...).
Hoje houve 4 jogadores a merecer vestir a camisola do Sporting e por ordem de esforço foram AS6, DC3, MV24 e JM28.
PLF:
ResponderEliminarPosso tratar-te por tu ?
Apenas fiz um comentário ao Adrien, é alias um jogador que aprecio.
Hoje apenas pude assistir pela TV, mas no sabado no estádio voltei a ver a mesma situação.
FCS,
ResponderEliminarclaro que sim.
O que digo é que não se deve criticar quem em 80 passes falha 10, com um jogador (como o HP23) que tocou 5xs na bola na 2ª parte. É muito difícil falhar passes quando não se tem a bola, mas é muito indicativo da qualidade da movimentação de um jogador que nem sequer se cheire a zona onde esta vai parar.
O HP23 hoje fez erros com os Escolas do Sporting não fazem. Hoje, na 2ª parte, o HP23 esteve a levar nas orelhas do DC3. E merecidamente!
A estatística de passe do AS6 é para melhorar? Sem dúvida.
Achar que ele jogou mal ou apontar-lhe o que quer que seja, quando foi o melhor do Sporting, é branquear as exibições miseráveis e o custo tremendo de jogadores como PS5, LG18, HP23, FC11...
Não partilho das critícas ao Adrien mas aos pseudo-laterais Grimi e PSilva, sim.
ResponderEliminarSó de pensar que se renovou com este último pelo episódio do arremesso da medalha, que no fundo é a repetição da continuidade do Tiui mas esse ao menos, marcou 2 golos que nos permitiram a conquista de uma Taça de Portugal, só me faz pensar que o PBento tem muita mas mesmo muita culpa no cartório. A juntar a estas imbecilidades, o facto de não se reforçar a defesa, sendo que as laterais eram o caso mais urgente.
LdA,
Também "gostei" de ouvir o apelo ao chuveirinho. Se por acaso tivéssemos enveredado por essa "estratégia", teríamos sido criticados por não levarmos a bola até à área. E a festa feito aquando do golo do Heerenveen? Pena não haver um botão que nos permita ficar apenas com o som do estádio.
LdA & Juvenal,
Continuamos sem jogar um caracol mas tínhamos que nos apurar. Já viram o que seria se não o conseguíssemos? Ainda por cima com equipas fraquíssimas como o Ventspils e o Heerenveen? Eu sou sempre a favor de se chegar o mais longe possível, em contraponto com a "teoria": "se era para perder na final, mais valia termos ficado na fase de grupos". Isto dá-nos prestígio, dinheiro e experiência. Além de que já chega de anos a fio a sermos eliminados na 1ª e 2ª eliminatória.
Há muito a melhorar e Carvalhal hoje teve bastante sorte. Ninguém, incluindo o próprio Grimi, acreditava que seria ele a resolver.
Para finalizar, jogo péssimo de Liedson. A entrega está lá mas os falhanços que hoje teve, não são nada característicos. E as declarações que teve, que não as ouvi em directo, não me parecem as mais correctas. Será possível vivermos sem casos? Acho difícil.
Mas eu estou totalmente de acordo quando dizes que o PS5, LG18, HP23, FC11, MA17 deviam ser imediatamente rifados.
ResponderEliminarRepara que eu praticamente nunca "bato" nos jogadores formados no Clube, apenas fiz uma critica a algo que eu vejo (se calhar mal) muitos passes falhados e um menor fulgor fisico (já com o benfas pareceu-me ter estoirado aos 70 minutos).
Sempre disse que para ter jogadores como o abel, pedro silva, grimi e angulo prefiro correr o risco de perder com o André Marques, João Gonçalves, Cedric, Rosado etc
FCS,
ResponderEliminara questão é que o AS6 não joga sozinho. E se os outros não só são maus, como fazem maus jogos, que ajuda tem o AS6 - que faz o seu 2º jogo seguido a titular - para fazer um bom jogo? É que hoje nem o CC ajudou: o Sporting com pouca profundidade ofensiva, sem 10, não consegue espaços no meio-campo. E por isso é natural que falhe mais passes.
Assim como é natural que rebente, e não é estranho por ter 20 anos, é normal por ainda não ter a maturidade suficiente para gerir o seu próprio esforço físico, principalmente numa situação em que o Sporting está a perder! Se me perguntar se o HP23 suou a camisola, sou incapaz de responder, porque tendo a seguir a bola e ele nunca aparecia nessa zona. Agora, o AS6? Deixou a pele em campo.
LdA,
tenho de pedir desculpas porque sei que o estima, mas hoje perdi a cabeça com o HP23. Poderia dizer-se que o AS6 é talento mal aproveitado. O HP23 é talento não aproveitado. Não faz nada em campo. Irra.
Ah! E a saída do Sporting do PS5 e do LG18 não me assusta quanto às opções que serão contratadas para os seus lugares (e digo já que o Nelson do Bétis é um jogador que não tem inteligência para jogar num clube como o Sporting), porque como para o PB, é impossível ser pior. Quanto muito, é igualmente mau (o que seria dramático, mas igualmente mau...).
Por isso, entre hoje e anteontem, faço esta súplica ao Lima: chame o Cédric para jogar nos seniores. Defensivamente não será pior que o PS5, ofensivamente é muito melhor.
e eu a pensar que algo estava a mudar....que decepção....leoa sofre e muito com este SPORTING
ResponderEliminar