Há quem não saiba ou quem não se lembre que o Sporting tem o seu nome para sempre associado à história das competições entre clubes na Europa, e não apenas porque ganhou uma Taça das Taças. Corria o ano de 1955, quando teve lugar a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, a precursora da actual Champions League. O seu jogo inaugural foi precisamente no Estádio Nacional, entre o Sporting (equipa na foto) e o Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro. O primeiro golo na competição foi marcado por João Martins (terceiro, em baixo, a contar da esquerda). A nossa participação nesta competição teve a particularidade de ter tido lugar por convite, motivado pelo enorme prestígio internacional de que o clube então gozava. É que o campeão em título era o nosso rival do lado de lá da 2ª circular, mas eram as nossas cores as que mais brilhavam então.
Fecha-se mais logo em Berlim a primeira etapa da Liga Europa. Ao contrário do sentimento que me parece generalizado, não acho que seja um jogo a feijões ou que não conte para nada. De facto o Sporting pouco pode ganhar mesmo vencendo, mas perderá sempre prestígio se não o conseguir. E além do prestígio o Sporting tem uma equipa para ganhar, por cima dos escombros de uma época que tem posto à prova o nosso orgulho. Acresce ainda o facto de o Hertha precisar do resultado para definir a sua continuidade, obrigando desde logo o Sporting a uma postura competitiva adequada, de forma a respeitar de forma leal todos os envolvidos.
Carvalhal prescindiu de Liedson e Caicedo por razões diferentes, abrindo a porta à possibilidade de fazer rodar jogar menos utilizados. Num plantel curto como o nosso não se afigura muito fácil fazer grandes transformações. Seja quem for que jogue, exige-se respeito pelo adversário e pela camisola que envergam. É que o Hertha vale mais do que o lugar que ocupa neste momento na tabela classificativa da Budesliga. E o Sporting é muito grande para caber no buraco pequenino onde este contra-ciclo com a sua história nos quer enfiar.
Um jogo tão pequeno para uma fotografia tão grande...
ResponderEliminarHoje estou com as expectativas em baixa, só me apetece ganhar.
LMGM:
ResponderEliminar:-)
Estou de acordo, só não sei se o herta é assim tão melhor do que a posição que ocupa na tabela.
ResponderEliminarJá o Sporting é ENORME e precisa de começar a jogar de acordo com a sua grandeza!
Abraços
Principalmente exige-se respeito pela camisola que envergam e que significa tanto para milhões. É que o prestígio e a dignidade estão sempre em campo, ainda que muitos não se apercebam, seja na Taça da Liga ou na Liga dos Campeões.
ResponderEliminarLdA...vamos ver se é hoje que o nosso amigo nos mostra do que é capaz...oxalá, por ele e pelo Sporting!!
ResponderEliminarEspero que apesar de "ser a feijões" a equipa encare o jogo como se de uma final se tratasse...porque é o nome do Sporting que está em jogo, não só o de cada um dos jogadores.
Manuel do Porto:
ResponderEliminarO Hertha ficou em 4º a 6 pontos do campeão Wolfsburg se não estou em erro e lutou quase até ao fim com um dos possíveis vencedores. Já começou a pontuar com maior regularidade, deixando de estar isolado em último, dando indicações que poderá estar em retoma. Terá piorado tanto de um ano para outro?
Dina:
Está na hora, está na hora...
LDA:
ResponderEliminarNo meu ponto de vista sempre achei o campeonato alemão muito estranho.
Um campeonato no qual recém promovidos são campeões, 5 vencedores diferentes numa só década, resultados estranhos..não sei. Percebo o teu ponto de vista mas não deixa de ser assinalável o facto de ser uma equipa com 1 vitória, 3 empates e 12 derrotas!
Se calhar nem tão para cima nem tão para baixo.
De qualquer forma o que eu espero é que o Sporting ganhe, jogue bonito e, acima de tudo, que os jogadores se motivem.
O meu caro Manuel do Porto está com as expectativas altíssimas "espero é que o Sporting ganhe, jogue bonito e, acima de tudo, que os jogadores se motivem."
ResponderEliminarRepito que hoje estou muito modesto, só quero uma vitória.
Manuel do Porto:
ResponderEliminarHá quem veja nesses resultados estranhos elevada competitividade. Pelo menos não é tão entediante como o nosso campeonato. Quanto ao Hertha, há que ter a noção da valia do campeonato alemão e do nosso. Que lugar poderia lutar o Hertha, em condições normais? Não sei, mas julgo que a seguir aos 3 grandes não andaria muito longe disso.
Será um bom teste para nós, uma vez que eles precisam do resultado.
LMGM:
ResponderEliminar:) devia trocar o "espero" "por gostava".
LDA:
Percebo o teu ponto de vista, e como não sigo o campeonato alemão com regularidade vou "acreditar" nas tuas palavras, pois já me apercebi que por várias vezes concordo contigo em relação a outros assuntos.
Abraços
^^ Ups, era Manuel do Porto
ResponderEliminarLdA & Dina,
ResponderEliminarPostiga começa no banco pelos vistos. Tenho pena, gostava que fosse o titular.
Manuel do Porto,
Até era agradável termos um campeonato com tantos vencedores numa década como na Alemanha. Só gosto de hegemonia quando ela é do SCP. Algo que nunca vi.